UNIDADE 6 Ásia: aspectos naturais e população

Fotografia. Diversos barcos agrupados em um largo rio. Neles há muitas pessoas e alimentos expostos. Nas margens, há árvores.
Conhecido como mercado flutuante, o comércio realizado por meio de barcos em alguns países da Ásia tornou-se uma tradição cultural e atração turística. Na foto, observamos êsse comércio no rio mêkongui, no Vietnã, em 2020.
Respostas e comentários

Antes que os alunos leiam a legenda da foto e respondam às questões da próxima página, faça os seguintes questionamentos.

a ) O que a foto está representando?

b ) Vocês acharam êsse modo de realizar comércio interessante?

c ) Como é o comércio que você costuma frequentar?

Respostas

a ) Incentive os alunos a descrever o que veem na imagem. Explique que o objetivo dêste e de outros barcos é vender seus produtos no mercado da cidade.

b ) Resposta pessoal. Instigue os alunos a pensar sôbre a adaptação que diferentes povos precisam fazer dependendo das características do lugar onde vivem. Comente que as especificidades de cada povo fazem com que seus costumes e tradições tornem o dia a dia interessante.

c ) Resposta pessoal. Espera-se que os alunos respondam que frequentam lojas, feiras etcétera

Comente com êles que o rio retratado na imagem se chama mêkongui. êle nasce no Tibete e, quando chega ao Vietnã, sua foz se transforma em delta. Diga-lhes que o comércio flutuante do Vietnã acontece nos braços do delta dêsse rio. Explique que os mercadores saem de suas propriedades com os barcos carregados de produtos e vão até o mercado para vendê-los.

A foto de abertura tem como objetivo despertar a curiosidade dos alunos sôbre as características naturais e culturais do continente asiático. Explore os aspectos do mercado flutuante, destacando o cotidiano e o trabalho das pessoas retratadas.

Se possível, utilize o planisfério político da página 302 para mostrar aos alunos a localização do Vietnã, no Sudeste Asiático; ou use o mapa da Divisão regional da Ásia, na página 190.

Em sua imensa extensão territorial, o continente asiático apresenta grande diversidade de paisagens naturais. Os contrastes são enormes: vão desde os climas extremamente frios na região dos polos aos quentes desertos, das florestas tropicais e equatoriais às coníferas, das extensas planícies às mais altas montanhas do mundo.

O continente asiático também é o mais populoso do planeta. êle abriga os países com as maiores densidades demográficas, mas também com grandes vazios populacionais. Características naturais e étnico-culturais são fatores que interferem diretamente no povoamento dêsse continente. Um dos aspectos da rica cultura asiática, como pode ser averiguado na imagem da página anterior, é o comércio realizado por meio de barcos no Vietnã.

Iniciando a conversa

  1. A foto mostra um aspecto cultural do Vietnã. O que mais chama sua atenção nessa foto?
  2. Que outras características do continente asiático você conhece? Compartilhe as respostas com os colegas.
  3. O que você sabe sôbre a população do continente asiático?

Agora vamos estudar...

  • as características naturais da Ásia;
  • o clima de monções na Ásia;
  • o crescimento demográfico e a urbanização da Ásia;
  • as condições de vida da população asiática;
  • as anamorfoses.
Respostas e comentários

Questões 1 a 3. Respostas nas orientações ao professor.

  • Promova uma roda de conversa para investigar o que os alunos sabem sôbre temas relacionados ao continente asiático, como diversidade étnico-cultural e religiosa, aspectos populacionais e contrastes socioeconômicos. Além disso, conversem sôbre questões que envolvam a geopolítica do Oriente Médio, como a importância econômica e estratégica dessa região devido à presença de jazidas e de áreas de exploração petrolífera, sobretudo no golfo Pérsico.
  • Embora as respostas das atividades propostas na abertura da unidade sejam pessoais, espera-se que os alunos consigam expressar-se quanto às características do continente asiático. O objetivo dêsses questionamentos é verificar o conhecimento prévio dos alunos sôbre o assunto a ser abordado na unidade 6.

Respostas

1. Resposta pessoal.

2. Resposta pessoal. Peça aos alunos que comentem sôbre aspectos naturais, econômicos e culturais, do continente. Cuide para que haja respeito em relação à participação de todos os alunos durante as discussões.

3. Resposta pessoal. Verifique se os alunos sabem que a Ásia é o continente mais populoso do mundo.

CAPÍTULO 16 Aspectos naturais da Ásia

Com uma área de aproximadamente 44,6 milhões de quilômetros2, a Ásia é o continente mais extenso da Terra, ocupando cêrca de 30% das terras emersas do planeta. êsse extenso continente, com terras nos hemisférios Norte e Sul, ocupa as três zonas térmicas do planeta. É atravessado por três paralelos importantes: o círculo polar Ártico (no extremo norte), o Trópico de Câncer (na parte central) e a linha do Equador (na porção sul do continente).

A Ásia tem como principais limites territoriais o oceano glacial Ártico (ao norte); o oceano Índico (ao sul); o oceano Pacífico (a Léste); e os montes Urais e os mares Cáspio, Vermelho, Negro e Mediterrâneo (a oeste). Levando em consideração as características histórico-culturais e de localização geográfica do território, podemos dividir o continente asiático em cinco grandes regiões. Confira no mapa a seguir.

Divisão regional da Ásia

Mapa. Divisão regional da Ásia. Extremo Oriente: Mongólia, China, Hong Kong, território pertencente à China, Coreia do Norte, Coreia do Sul, Japão e Taiwan. Sul da Ásia: Paquistão, Índia, Nepal, Butão, Bangladesh, Mianmar e Sri Lanka. Sudeste da Ásia: Laos, Vietnã, Tailândia, Camboja, Malásia, Cingapura, Brunei, Indonésia, Filipinas e Timor-Leste. Ásia Setentrional: Rússia (parte asiática). Ásia Central: Cazaquistão, Uzbequistão, Turcomenistão, Quirguistão e Tadjiquistão. Oriente Médio: Turquia (parte asiática), Líbano, Síria, Israel, Jordânia, Síria, Iraque, Arábia Saudita, Iêmen, Kuwait, Barein, Catar, Emirados Árabes Unidos, Omã, Irã e Afeganistão. No canto superior esquerdo, mapa de localização, planisfério destacando a região descrita. No canto superior direito, a rosa dos ventos e na parte inferior, a escala: 780 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: GIRARDI, Gisele; ROSA, Jussara Vaz. Atlas geográfico do estudante. São Paulo: éfe tê dê, 2011. página 109.

Questão 1.

Verifique a localização de alguns países que pertencem a cada uma das regiões do continente asiático, como China, Índia, Arábia Saudita e Rússia.

Respostas e comentários

Questão 1. Resposta: Verifique se os alunos identificaram corretamente a localização dos países no mapa. China: Extremo Oriente; Índia: Sul da Ásia; Arábia Saudita: Oriente Médio; Rússia: Países da ex-União Soviética.

Objetivos do capítulo

  • Conhecer a divisão regional do continente asiático.
  • Identificar e analisar as principais características do relêvo, da hidrografia, do clima e da vegetação da Ásia.
  • Compreender o fenômeno climático das monções.

Justificativa

No decorrer das páginas dêste capítulo, os alunos terão a oportunidade de compreender a divisão política da Ásia e suas principais características naturais.

conteúdos abordam aspectos da habilidade ê éfe zero nove gê ê zero quatro da Bê êne cê cê, pois permitem aos alunos associar as diferentes paisagens do continente asiático com a fórma de viver da população. Os conteúdos englobam, ainda, aspectos das habilidades ê éfe zero nove gê ê um seis e ê éfe zero nove gê ê um sete da Bê êne cê cê, uma vez que possibilitam o estudo das diferentes características naturais do continente asiático e abordam a utilização do espaço baseado nas diferentes características físico-naturais.


Explore as informações apresentadas no mapa que mostra as diferentes regiões do continente asiático. Destaque os países que pertencem a cada uma dessas regiões, tais como: Japão, China e Coreia do Sul (no Extremo Oriente); Índia e Paquistão (no Sul da Ásia); Cingapura, Indonésia, Malásia e Filipinas (no Sudeste da Ásia); Irã, Iraque, Turquia, Arábia Saudita e Israel (no Oriente Médio); Rússia (na Ásia Setentrional) e Cazaquistão (Ásia Central).

Por questões geográficas, três países têm seu território em dois continentes: a Rússia e a Turquia, com terras na Ásia e na Europa, e o Egito, com terras na Ásia e na África.

A Rússia é considerada um país europeu porque suas cidades mais importantes e a maior parte da população estão localizadas no continente europeu. Fatores históricos também aproximam o território russo da Europa. Pelos mesmos motivos, a Turquia é considerada um país asiático, pois é na parte asiática do território que se concentra a maioria de sua população.

O Egito, por sua vez, é considerado um país africano, mas uma pequena parte de seu território, a península do Sinai, pertence à Ásia. O Canal de Suez, construído para ligar o Mar Mediterrâneo ao Mar Vermelho, divide os dois continentes.

Fotografia. Um navio completamente carregado com contêineres, navegando no mar.
Embarcação no Canal de Suez, Egito, em 2019.

O Oriente Médio

O têrmu Oriente Médio foi estabelecido pêlo Império Britânico para designar uma região que ficava entre o Mar Mediterrâneo e as fronteiras da Índia, colônia inglesa na época. êsse têrmu, portanto, surge de uma visão eurocêntrica do mundo. Já o têrmu Oriente Próximo, também criado pêlo Império Britânico, se referia às áreas localizadas a oeste do Oriente Médio até a região dos Bálcãs (verifique no mapa desta página).

Os países que compõem o Oriente Médio podem variar de acôrdo com as diferentes regionalizações. Alguns atlas incluem os países do norte da África (Egito, Líbia, Tunísia, Argélia e Marrocos), se forem considerados aspectos geopolíticos, históricos e culturais.

O Oriente Próximo e o Oriente Médio – Início do século vinte

Mapa. O Oriente Próximo e o Oriente Médio – Início do século 20. Oriente Próximo: Albânia, Montenegro, Sérvia, Bulgária, Império Otomano, Anatólia, Síria, Palestina, Egito e Chipre. Oriente Médio: Pérsia, Mesopotâmia, Transjordânia, Kuwait, Arábia, Catar, Omã, Hadramaut. No canto superior direito, a rosa dos ventos. Na parte inferior, a escala: 370 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: SMITH, O atlas do Oriente Médio. São Paulo: Publifolha, 2008. página 89.

Respostas e comentários
  • Comente que a obra do Canal de Suez foi concluída em 1869, após dez anos. Desde então, o canal se tornou uma das mais importantes rotas marítimas para o transporte de mercadorias entre os países da região e com outras partes do mundo, sobretudo a Europa. Explique que antes da abertura dêsse canal as embarcações que faziam o comércio marítimo entre a Ásia e a Europa contornavam o extremo sul da África, passando pêlo Cabo da Boa Esperança.
  • Destaque ainda que, além da relevância econômica, o Canal de Suez tem grande importância geopolítica, devido a sua localização estratégica entre a África e o Oriente Médio; e militar, visto que permite a passagem de navios de guerra, com transporte de tropas, armamentos e materiais militares.
  • Comente com os alunos o episódio ocorrido em setembro de 2021, em que um navio ficou encalhado por seis dias no Canal de Suez. Explique-lhes que êsse navio, de proporções gigantescas, estava encalhado na porção sul do canal e, por isso, não havia como desviá-lo. As consequências foram atrasos em suprimentos de materiais industrializados, alimentos e combustível.
  • No tema O Oriente Médio, indique a localização dessa região em um planisfério político ou peça que os alunos localizem a região no mapa da página 302.
  • Destaque a colonização promovida pêlas potências imperialistas europeias na região, cuja explicação contribui para o desenvolvimento de aspectos da habilidade ê éfe zero nove gê ê zero seis da Bê êne cê cê, ao associar o critério de divisão do mundo em Ocidente e Oriente com o sistema colonial implantado pêlas potências europeias.

Atividade a mais

êsse tema propicia a realização de um trabalho articulado com o componente curricular de História. Convide o professor dessa disciplina para falar sôbre as civilizações antigas que floresceram na região, como os mesopotâmios, os hebraicos, os persas, os fenícios e os babilônios, destacando suas características sociais, culturais e econômicas. Sugira aos alunos que pesquisem sôbre êsse assunto na internet e, depois, elaborem cartazes ou textos sintetizados com as informações obtidas.

Relevo e hidrografia

O relêvo do continente asiático apresenta fórmas e altitudes muito variadas, destacando-se principalmente pêla presença de grandes cadeias montanhosas, planaltos elevados e extensas planícies.

Confira no mapa a seguir.

relêvo e hidrografia da Ásia

Mapa. Relevo e hidrografia da Ásia. Altitude (em metros). Acima de 3.000 metros: área central do continente com o Planalto do Tibete e Cordilheira do Himalaia. 1.201 a 3.000 metros: área central com Planalto da Mongólia, sudoeste com Planalto do Irã e áreas menores no nordeste e sudeste. 601 a 1.200 metros: áreas no sudoeste com Planalto da Arábia, e centro com Planalto Central da Sibéria e em menor quantidade no nordeste, sudeste e noroeste. 301 a 600 metros: sul com Planalto do Decã e diversas outras áreas. 0 a 300 metros: noroeste com Planície da Sibéria e sudeste com Península da Indochina e toda as áreas costeiras. Pico: K2 com 8.611 metros e EVEREST com 8.848 metros. No canto superior esquerdo, mapa de localização, planisfério destacando a região descrita. No canto superior direito, a rosa dos ventos. Na parte inferior, a escala: 820 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: ATLAS geográfico escolar. sétima edição Rio de Janeiro: í bê gê É, 2016. página 33.

As cadeias de montanhas do continente asiático originaram-se de movimentos tectônicos ocorridos ao longo dos últimos milhões de anos. Por meio de movimentos convergentes, as placas (Indo-australiana e Eurasiática) se chocam uma contra a outra, provocando a elevação do relêvo.

Assim se formaram as montanhas mais altas do mundo, localizadas na cordilheira do Himalaia, entre elas o Everest, com 8 848 metros de altitude (ponto mais elevado da Terra). mesmos movimentos tectônicos também deram origem a extensos planaltos elevados, como o do Tibete, com altitude média acima de .4500 metros.

Outros extensos planaltos antigos apresentam altitudes menos elevadas pêlo fato de terem sido mais intensamente desgastados pelos processos erosivos. Entre planaltos estão o da Mongólia, do Decã e do Irã.

Respostas e comentários
  • Auxilie os alunos na leitura e interpretação do mapa desta página, que mostra o relêvo e a hidrografia da Ásia. Peça que confiram a legenda e identifiquem no mapa as áreas em verde, que mostram as regiões do continente onde o relêvoapresenta altitudes mais baixas, e as áreas em marrom, que mostram as regiões com as maiores altitudes.
  • Explique que, nas regiões montanhosas, localizadas no centro do continente, encontram-se as nascentes de grandes rios que correm em várias direções: para o norte (rios óbi e ieníssei), para o Léste (rios , e ), para o sul (rios , e mêkongui), para o oeste (rio ).
  • Comente com os alunos que alguns picos da Cordilheira do Himalaia, tais como o Everest e o , são procurados por praticantes de montanhismo e escalada do mundo inteiro. Destaque que a escalada dêsses locais é uma atividade muito arriscada devido, principalmente, às condições naturais da região (baixíssimas temperaturas, avalanches, relêvo íngreme etcétera).

Algo a mais

Se possível, sugerimos que complemente o estudo sôbre o relêvo asiático com a apresentação do filme Evereste, que narra a trágica história real de dois grupos de alpinistas que tentam alcançar o cume da montanha mais alta do planeta.

> Evereste. Direção de . Estados Unidos: Universal Pictures, 2015 (121 minutos).

Atividade a mais

Reúna a turma em quatro grupos e distribua entre êles o nome das seguintes fórmas de relêvo: montanhas, planaltos, planícies e depressões. Peça aos integrantes de cada grupo que procurem imagens na internet e o nome das principais fórmas de relêvo do continente pêlo qual ficaram responsáveis. Por exemplo: montanha – Monte Everest; planalto – ; planície – ; depressão – Mar Morto. Comente com os alunos que a Ásia é um continente grande e por isso é possível trazer imagens de relevos diferentes. Em sala de aula, monte um mural com as diversas imagens trazidas por êles.

As planícies asiáticas encontram-se distribuídas pêlo continente e ocupam, principalmente, as regiões costeiras e os vales dos grandes rios da região, como as planícies dos rios Tigre e Eufrates (Oriente Médio), do Indo (Paquistão, China e Índia), do Ganges (Índia e Bangladesh) e do (China).

A hidrografia do continente asiático destaca-se pêla presença de muitos rios extensos. Vários deles nascem nas regiões mais elevadas dos planaltos e das cadeias montanhosas, que são divisores de água, localizados na porção central do continente. rios fluem em diversas direções: para o norte (em direção ao oceano glacial Ártico), para o sul (em direção ao oceano Índico), para o Léste (em direção ao oceano Pacífico) e também para o oeste (em direção ao Mar de Aral).

Grande parte da água que abastece rios tem origem no derretimento da neve e do gêlo acumulados nas áreas de maior altitude, de onde seus cursos seguem carregando volumosa quantidade de sedimentos erodidos das rochas. sedimentos se depositam nas planícies de inundação e nos deltas fluviais, fertilizam o solo dessas regiões e favorecem o desenvolvimento da agricultura. Confira na foto a seguir.

Fotografia. Vista do alto. Margem de um rio com plantações. No rio há embarcações navegando.
Trecho do rio na cidade de , China, em 2022.

Entre os principais rios do continente estão o Indo, o mêkongui, o óbi, o (Azul), o ruãng rô (Amarelo), o Tigre, o Eufrates e o Ganges. rios atravessam algumas das regiões mais populosas do planeta, sendo, por isso, aproveitados para diversos fins, como o abastecimento da população, a irrigação de lavouras e a geração de energia elétrica. Por outro lado, são intensamente poluídos por atravessar e receber os resíduos de áreas populosas e sem saneamento básico.

A rede hidrográfica asiática também é marcada pêla existência de muitos lagos, como o e o , e de mares internos, como o Cáspio, o Aral e o Morto. Como mares e lagos localizam-se geralmente em extensas depressões do relêvo, são abastecidos pêlas águas de rios que deságuam neles.

Respostas e comentários
  • Comente com os alunos que o Mar de Aral está desaparecendo em razão da ação do ser humano na natureza. êsse problema ambiental é decorrente, entre outros fatores, do uso intenso da água dos rios que abastecem o Mar de Aral. A água dêsses rios foi intensamente explorada para a irrigação de plantações, como de algodão e arroz. Tal fato tem ocasionado a redução da superfície do Mar de Aral, provocando a desertificação de uma grande área e trazendo prejuízos à fauna e à flora locais.
  • Comente com os alunos que as águas do rio Jordão deságuam no Mar Morto, que está em uma área de depressão absoluta, a mais de 400 metros abaixo do nível do mar. Explique que em suas águas há uma concentração de sal muito grande e que êsse fator se dá pêla alta evaporação que acontece na região desértica e semiárida.
  • Diga também que o Mar Morto é um ponto turístico e que pessoas do mundo todo são atraídas pêla singularidade de suas águas.
  • Explique aos alunos que as águas da bacia hidrográfica do rio Jordão, por estarem localizadas em áreas de clima desértico, são alvo de disputas entre os países da região, sobretudo entre Israel, Líbano, Síria e Jordânia. Se possível, mostre em um mapa físico a localização dessa bacia hidrográfica, identificando os territórios dos países banhados por essas águas.
  • Quanto à produção de energia na Ásia, comente com a turma que o continente possui a maior hidrelétrica do mundo, conhecida como Três Gargantas. Ela tem um reservatório de água com capacidade para 40 quilômetros cúbicos de água, porém sua capacidade de produção de energia é menor que a da usina hidrelétrica Binacional de Itaipu (Brasil-Paraguai), construída no rio Paraná.
  • O estudo sôbre o relêvo e a hidrografia da Ásia favorece o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero nove gê ê um sete, ao explicar as características físico-naturais de diferentes regiões da Ásia.

Clima e formações vegetais

Em razão de sua posição geográfica e grande extensão latitudinal (com o território se estendendo das altas latitudes polares do hemisfério Norte ao sul da linha do Equador), o continente asiático apresenta vários tipos de clima. Podemos encontrar desde climas extremamente frios (como o polar) a climas muito quentes (como o tropical); desde climas muito secos (como o desértico) a climas bastante chuvosos (como o equatorial).

Além da posição geográfica, vários fatores contribuem para essa diversidade climática. As cadeias montanhosas, por exemplo, impedem a chegada das massas de ar úmidas que vêm dos oceanos, favorecendo a existência de um clima mais sêco em algumas regiões.

Nas áreas de cadeias montanhosas, por sua vez, atua um clima frio devido à altitude elevada. Já os ventos sazonais das monções (fenômeno descrito com mais detalhes nas páginas 200 e 201) influenciam o padrão de chuvas dos climas tropical e subtropical. O mapa a seguir mostra os principais tipos de clima que atuam no continente asiático.

Clima da Ásia

Mapa. Clima da Ásia. Clima equatorial: áreas ao sul e região costeira das ilhas. Clima tropical: área ao sul. Clima subtropical: área no sudeste. Clima temperado: áreas no leste e noroeste e interior das ilhas ao sul. Clima mediterrâneo: áreas no sudoeste. Clima desértico: sudoeste e porção central. Clima semiárido: área central, oeste e sudoeste. Clima frio: porção norte. Clima polar: extremo norte. Clima frio de montanha: porção central. No canto superior esquerdo, mapa de localização, planisfério destacando a região descrita. No canto superior direito, a rosa dos ventos e na parte inferior, a escala: 920 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: FERREIRA, Graça Maria Lemos. Atlas geográfico: espaço mundial. quinta edição São Paulo: Moderna, 2019. página 22.

Questão 2.

De acôrdo com o mapa, a maior parte do território asiático está localizado em qual zona térmica do planeta: tropical, temperada ou polar? Justifique sua resposta.

Respostas e comentários

Questão 2. Resposta: A maior parte do continente asiático está localizada na zona temperada do planeta. Isso se explica pêlo fato de que a maior parte do continente se situa entre o Trópico de Câncer e o Círculo Polar Ártico.

  • O estudo sôbre o clima e a vegetação do continente asiático favorece o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero nove gê ê um sete da Bê êne cê cê, ao explicar as características físico-naturais de diferentes regiões da Ásia.
  • Nas explicações sôbre os climas da Ásia, peça aos alunos que confiram o mapa desta página e verifiquem quais são os principais tipos climáticos que predominam em cada porção do continente: no extremo norte, os climas frio e polar (por conta do efeito da latitude); nas porções central e oeste, os climas desértico e semiárido; na porção central, o clima frio de montanha; na porção sul, os climas tropical e equatorial.
  • Aproveite o mapa para retomar com os alunos os fatores climáticos que influenciam as características de cada tipo de clima, como latitude, altitude, maritimidade, continentalidade, massas de ar e correntes marítimas.
  • Explique-lhes, por exemplo, que a incidência de raios solares é diferente em médias, altas e baixas latitudes e, por isso, perto dos polos, predominam os climas polar e frio. Diga-lhes que o clima frio de montanha acontece por conta da diminuição da temperatura conforme o aumento das altitudes do relêvo.
  • Comente com os alunos a respeito da maritimidade e da continentalidade, relembrando-os de que, quanto mais próximo de grandes massas de ar, mais ameno é o clima. Em contrapartida, na continentalidade, há a amplitude térmica, em que a diferença entre as temperaturas alta e baixa é mais acentuada.
  • Ao explicar os fatores climáticos, peça aos alunos que analisem os climas do continente asiático e citem exemplos a cada fator explicado.

Em razão da diversidade de tipos climáticos, a Ásia apresenta uma enorme variedade de formações vegetais naturais. Nas áreas em que atuam climas quentes e chuvosos, por exemplo, surgem as florestas tropical e equatorial; no clima temperado continental (frio e sêco), crescem as estepes e as pradarias; no clima frio, ocorre a floresta boreal ou de taiga; enquanto no clima polar, desenvolve-se a tundra. Verifique no mapa a seguir.

Vegetação original da Ásia

Mapa. Vegetação original da Ásia. Florestas tropical e equatorial: porção sudeste, ilhas e faixas ao sul. Florestas temperada e subtropical: faixa no noroeste e porção leste. Floresta boreal (taiga): porção norte. Savana: áreas dispersas ao centro e no sudoeste. Estepe e pradaria: porção central e sudoeste. Vegetação mediterrânea: faixa costeira no oeste. Vegetação de altitude: porção central e no nordeste. Tundra: área ao norte. Deserto (quente ou frio): áreas ao sul e sudoeste. No canto inferior esquerdo, mapa de localização, planisfério destacando a região descrita. No canto superior direito, a rosa dos ventos e na parte inferior, a escala: 920 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: FERREIRA, Graça Maria Lemos. Atlas geográfico: espaço mundial. quinta edição São Paulo: Moderna, 2019. página 24.

Clima polar

Ocorre nas regiões do extremo norte da Rússia, na área do círculo polar Ártico, onde as temperaturas se mantêm baixas o ano todo, atingindo até –50 graus no inverno. As precipitações ocorrem principalmente na fórma de neve. A vegetação que se desenvolve nesse clima é a tundra, composta de musgos, liquens e plantas herbáceas adaptadas aos rigores do clima.

Fotografia. No primeiro plano, área plana com vegetação rasteira. Ao fundo, montanha com trechos cobertos por neve.
Paisagem de vegetação de tundra, no extremo norte da Rússia, em 2018.
Respostas e comentários
  • Relembre os alunos sôbre a relação que existe entre clima e vegetação. Peça que comparem os mapas e confiram os seguintes exemplos: > clima polar / vegetação de tundra; > clima frio / floresta boreal ou de taiga; > clima temperado / floresta temperada; > clima tropical / savana e floresta tropical; > clima equatorial / floresta equatorial; > climas desértico e semiárido / estepes e pradarias, ou ausência de vegetação.
  • No decorrer dessas explicações, peça que os alunos verifiquem as características das formações vegetais mostradas nas fotos apresentadas entre as páginas 195 a 199.
  • Relembre os alunos de que no Brasil também encontramos os climas tropical, equatorial, semiárido e subtropical. Se possível, destaque a relação mostrando as zonas climáticas em um planisfério, a fim de que fique mais clara a existência de climas em comum, tanto no Brasil quanto na Ásia. Essa comparação permitirá o desenvolvimento de aspectos da habilidade ê éfe zero nove gê ê um cinco da Bê êne cê cê, ao levar a turma a comparar diferentes regiões do mundo com base em aspectos socioambientais.

Clima frio

Atua nas regiões de latitudes elevadas, próximo ao círculo polar Ártico, com um inverno bastante rigoroso, temperaturas geralmente negativas e verões com temperaturas mais amenas, em tôrno de 10 ºC

.

A vegetação predominante é a floresta boreal ou taiga, composta principalmente de pinheiros resistentes às baixas temperaturas.

Fotografia. Floresta com muitas árvores, em diferentes tons de cor verde, algumas com cor laranja.
Paisagem de vegetação de taiga, onde se observa floresta de pinheiros, na região da Sibéria, Rússia, em 2020.

Clima frio de montanha

A presença de grandes cadeias montanhosas, como ocorre com o Himalaia, explica a existência do clima frio de montanha, que domina extensas áreas centrais do continente. êsse clima apresenta temperaturas baixas (médias térmicas inferiores a 10 ºC

) com inverno rigoroso e precipitação, geralmente, na fórma de neve.

As temperaturas extremamente baixas e a presença de neve impedem o aparecimento da vegetação nas partes mais elevadas dessas montanhas. Em altitudes menos elevadas, onde o frio é menos intenso, desenvolvem-se campos de altitude e também a floresta boreal, típica de climas mais frios.

Fotografia. Montanhas rochosas cobertas por neve.
Paisagem característica do clima frio de montanha, no monte Everest, Nepal, em 2020.
Respostas e comentários
  • A respeito do clima frio, comente com os alunos que sua vegetação característica é a taiga. As florestas de taiga, também conhecidas como boreais, são homogêneas, com porte alto e as folhas de suas árvores são aciculifoliadas, não permitindo o acúmulo de neve.
  • No estudo sôbre o clima frio de montanha, relembre os alunos sôbre a interdependência existente entre clima e relêvo: à medida que a altitude aumenta, a temperatura do ar diminui. Isso ocorre porque, nas altitudes mais elevadas da atmosfera, o ar é mais rarefeito, o que, consequentemente, provoca menor absorção da radiação solar. Isso também explica por que, mesmo nas regiões das baixas latitudes tropicais, os picos das regiões montanhosas mais elevadas ficam cobertos por geleiras e é frequente a precipitação de neve. Um exemplo disso pode ser observado no clima frio que predomina nas regiões montanhosas mais elevadas da cordilheira do Himalaia, na porção centro-sul do continente asiático.
  • Explique aos alunos que essa relação se estende para a vegetação, uma vez que o ar vai ficando mais frio e, em geral, somente as plantas formadas por pequenos arbustos e as plantas rasteiras conseguem suportar temperaturas mais baixas. êsse tipo de vegetação ocorre acima da linha de 1 200 metros de altitude.
  • Peça aos alunos que analisem a paisagem e destaque que os cumes congelados das montanhas mais altas se apresentam cobertos por geleiras e que, em virtude do frio intenso, há a ausência de vegetação.

Clima temperado

Na Ásia, êsse clima atua nas latitudes médias, entre o Trópico de Câncer e o círculo polar Ártico. Apresenta as quatro estações do ano bem definidas, com invernos com baixas temperaturas, verões com temperaturas médias elevadas e temperaturas amenas no outono e na primavera.

As precipitações são regulares ao longo do ano, com a ocorrência de neve no inverno. A vegetação predominante é a floresta temperada, também chamada caducifólia, pêlo fato de as árvores perderem as folhas durante o outono e o inverno.

Fotografia. Curso de um rio com uma floresta com árvores em tons de cor verde e laranja na margem. Ao fundo, montanhas também cobertas por árvores.
Paisagem de floresta temperada na província de Sixuãn, China, em 2017.

Clima mediterrâneo

O clima mediterrâneo está presente em uma pequena porção do continente. É caracterizado pêla existência de duas estações: verão quente (com temperaturas que podem atingir 30 ºC

) e inverno chuvoso e frio (com temperaturas que podem chegar a 0 ºC

).

Os índices pluviométricos geralmente variam entre 500 milímetros e .1000 milímetros anuais. Sob domínio dêsse clima, predomina a vegetação mediterrânea, composta principalmente de vegetação arbustiva, como maquis e garrigues.

Fotografia. Morros com árvores baixas e arbustos.
Paisagem de vegetação mediterrânea na Turquia, em 2017.
Respostas e comentários
  • Destaque as diferenças que podem ser observadas entre a floresta boreal e a floresta temperada. Explique que, enquanto a floresta boreal apresenta o predomínio de pinheiros (espécies que são mais resistentes ao frio), a floresta temperada apresenta maior diversidade de espécies: no estrato arbóreo (carvalhos, faias e bordos); no estrato arbustivo (amoreiras); no estrato herbáceo (capins e faias); no estrato rasteiro (liquens e musgos).
  • Comente que a flora da floresta temperada é composta por três grupos principais de árvores: decíduas, coníferas e de folhas largas. As folhas variam sua coloração durante a estação do outono, indo de avermelhadas até tons de marrom e dourados. No início do inverno, como fórma de reduzir o metabolismo, as árvores perdem suas folhas, que só voltam a aparecer na primavera. A êsse tipo de árvore, dá-se o nome de caducifólia.
  • Relembre aos alunos que o clima mediterrâneo que ocorre em certas regiões do continente asiático apresenta características semelhantes às do clima mediterrâneo, que domina o sul da Europa (ver explicações sôbre êsse clima na página 129).

Clima subtropical

Assim como no clima tropical, o clima subtropical do sudeste asiático é influenciado pelos ventos sazonais das monções, favorecendo a ocorrência de duas estações bem definidas: verão quente e bastante chuvoso e inverno bem sêco e mais frio. A vegetação predominante nesse clima é a floresta subtropical.

Fotografia. Morros cobertos por vegetação.
Paisagem de floresta em região de clima subtropical, Japão, em 2022.

Clima tropical

Ocorre predominantemente nas áreas entre a linha do Equador e o Trópico de Câncer, caracterizando-se pêlas elevadas temperaturas médias e pêla existência de uma estação mais sêca (o inverno). Nas áreas sob êsse clima, onde há maior umidade, desenvolvem-se as florestas tropicais, e onde a estação sêca é bem marcada predomina a savana.

Fotografia. Dois veados saltando em meio a uma vegetação rasteira amarelada e árvores baixas.
Paisagem de savana no Santuário , Índia, em 2019.

Clima equatorial

Ocorre nas baixas latitudes, em regiões próximas à linha do Equador. Com médias de temperatura elevadas ao longo de todo o ano e total pluviométrico também elevado, êsseclima favorece a mais exuberante vegetação, a floresta equatorial, rica em biodiversidade de flora e fauna.

Fotografia. Vista do alto. Floresta repleta de diferentes tipos de árvores.
Paisagem de floresta equatorial na Malásia, em 2021.
Respostas e comentários
  • As explicações sôbre a formação das monções e sua influência sôbre o clima que atua nos domínios florestais do sul da Ásia estão nas páginas 200 e 201.
  • Comente com os alunos que as florestas tropicais e equatoriais são formações de climas quentes e apresentam muitas características em comum, como a grande biodiversidade de espécies (fauna e flora) que abrigam. Relembre que essas formações florestais também ocorrem no território brasileiro, como a floresta equatorial Amazônica e a floresta tropical da Mata Atlântica.

Atividade a mais

  • Para finalizar o estudo dêste tema, realize a atividade a seguir.
  • Solicite aos alunos que, reunidos em grupos, pesquisem fotos dos tipos de vegetação mencionados nas páginas 195 a 199. Destaque a importância de que selecionem somente fotos que de fato correspondam às paisagens do continente asiático. Marque uma data para a entrega dos trabalhos. Verifique a possibilidade de os alunos imprimirem e fazerem um mural com as fotos pesquisadas.
  • Oriente-os a produzir uma legenda para cada imagem, apresentando o nome do lugar onde a foto foi tirada e o clima predominante nesse local.

Clima semiárido

Ocupa uma vasta área da Ásia e está disperso pêlo continente, apresentando baixo índice pluviométrico (entre 500 e .1000 milímetros por ano). Geralmente, exibe elevada temperatura ao longo do ano, mas, em algumas áreas, a amplitude térmica anual pode ser elevada (verão quente e inverno rigoroso).

A vegetação que se desenvolve nesse clima é a estepe, composta basicamente de plantas herbáceas.

Fotografia. Estrada em meio a uma área coberta por vegetação rasteira. Ao fundo há morros.
Paisagem de estepe na área central da Mongólia, em 2019.

Clima desértico

Ocorre em extensas áreas interioranas do continente asiático e se fórma pêla influência das grandes cadeias montanhosas que impedem a chegada das massas de ar úmidas dos oceanos. Atuando em extensas áreas do continente, êsse clima se caracteriza, sobretudo, por um baixo total pluviométrico (inferior a 250 milímetros anuais).

As amplitudes térmicas diárias são elevadas (calor intenso durante o dia e muito frio à noite) e as amplitudes térmicas anuais também, em algumas áreas.

Nos desertos, a vegetação é composta de espécies adaptadas à escassez de água, como as cactáceas. Nos locais em que a água aflora à superfície, formam-se oásis.

Fotografia. Deserto com pequenos arbustos e árvores dispersas em meio a areia.
Paisagem de deserto quente com vegetação esparsa, em Omã, em 2021.
Respostas e comentários
  • Nas explicações sôbre o clima desértico, ressalte as diferenças entre os índices pluviométricos do clima desértico, que ficam abaixo de 250 milímetros anuais, e os índices pluviométricos do clima equatorial, que ultrapassam 2 500 milímetros anuais.
  • Peça aos alunos que confiram as paisagens mostradas nesta página, comparando com as paisagens das florestas tropicais e equatoriais apresentadas na página anterior como fórma de identificar a influência da umidade (precipitação) nas formações vegetais.

Atividade a mais

  • Complemente os estudos sôbre os climas da Ásia com a atividade de análise de climogramas sugerida a seguir. Se possível, reproduza a atividade e distribua-a aos alunos.
  • Confira os climogramas a seguir e responda às questões.
Gráfico. Climograma. Mostrando a Precipitação (em milímetros) e a Temperatura (em graus Celsius). A precipitação varia entre 0 e 850 em milímetros, atingindo 850 em julho e 0 entre dezembro e abril. A temperatura se mantém na faixa entre 24 e 32 em graus Celsius com  aumentos em maio e outubro.
Gráfico. Climograma. Mostrando a Precipitação (em milímetros) e a Temperatura (em graus Celsius). A precipitação varia entre 15 e 80 milímetros, atingindo 80 em setembro e 15 em janeiro e fevereiro. A temperatura sofre um aumento gradativo partindo de 18 graus Celsius negativos no início do ano e chegando a 13 em julho e agosto, voltando a cair, ficando acima de 18 negativos em dezembro.

Fonte de pesquisa dos gráficos: . World weather information service. Disponível em: https://oeds.link/5DA0RO. Acesso em: 16 junho l 2022.

a ) Qual clima da Ásia cada um dos climogramas representa?

b ) Escreva as principais características de cada um dêsses climas, relacionando as informações apresentadas acima nos climogramas.

c ) Quais formações vegetais predominam nas áreas onde atuam os climas representados nos climogramas?

Respostas

a ) O climograma A representa o clima tropical. Já o climograma B, o clima frio.

b ) O climograma A representa um clima tropical, com uma estação sêca e outra úmida. Já as temperaturas médias permanecem acima de 25 graus Célsius ao longo do ano. O climograma B representa um clima frio, com inverno com temperaturas negativas e o verão com temperatura média de 10 graus Célsius.

c ) Nas áreas de clima tropical, predomina a floresta tropical. Já nas áreas de clima frio, desenvolvem-se as florestas de coníferas ou a taiga.

As monções e o cultivo de arroz na Ásia

O fenômeno climático das monções exerce influência sôbre os climas do Sul e do Sudeste Asiático. As monções são alterações na circulação atmosférica que ocorrem sazonalmente e derivam da variação de temperatura e de pressão entre áreas continentais e oceânicas. Durante o verão (no hemisfério Norte), as áreas continentais apresentam elevadas temperaturas, por isso se tornam áreas de baixa pressão atmosférica. No inverno, acontece o contrário, o continente apresenta baixas temperaturas, formando área de elevada pressão atmosférica.

Como os ventos se deslocam das áreas de alta pressão para as áreas de baixa pressão, as monções caracterizam duas estações distintas: a monção de verão (úmida) e a monção de inverno (sêca). Confira a seguir.

Entre os meses de maio e outubro, ventos quentes e úmidos sopram constantemente dos oceanos Pacífico e Índico (centros de alta pressão) em direção ao continente asiático (centro de baixa pressão). Ao atingir o continente, ventos carregados de umidade provocam chuvas torrenciais. Por trazer muitas chuvas, êsse fenômeno é conhecido como monção de verão, que é muito úmida.

Monções de verão (úmida)

Mapa. Monções de verão (úmida). Indicações com números: 1. Cordilheira do Himalaia: no oeste da China e norte da Índia. 2. Planalto do Tibete: oeste da China. 3. Deserto de Gobi: norte da China. Ventos de monções de verão (úmidos): partindo do Oceano Índico em direção ao sul da Ásia. Montanhas: oeste da China, Nepal e norte da Índia. Chuvas: Índia, Bangladesh, Mianmar, Tailândia, China, Filipinas e Indonésia. No canto inferior esquerdo, mapa de localização, planisfério destacando a região descrita. No canto superior direito, a rosa dos ventos e na parte inferior, a escala: 730 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: REFERENCE atlas of the world. nona edição Lôndon: dórlin , 2013. página 131.

A partir do mês de maio, no início da estação das chuvas, com o auxílio de arados de tração animal, os camponeses realizam o preparo do solo. Quando os canteiros já estão inundados pêla água das chuvas, as sementes começam a ser plantadas, como mostra a foto de uma lavoura de arroz na Indonésia, em 2019.

Fotografia. Dois bois presos a um arado caminhando em solo alagado com vegetação rasteira. Ao fundo, um homem com chapéu triangular, e terreno inclinado com degraus e palmeiras.
Respostas e comentários

Um texto a mais

Para enriquecer o estudo do tema As monções e o cultivo de arroz na Ásia, sugerimos a leitura do texto a seguir, sôbre o mecanismo de funcionamento do clima de monções no Léste e sudeste da Ásia.

reticências

     A circulação de monção é mais desenvolvida no Léste e sudeste da Ásia, por duas razões. A primeira é o grande tamanho do continente asiático, o maior do mundo. A segunda é o efeito do Planalto do Tibete sôbre o fluxo de ar. O Planalto do Tibete é uma vasta área de terras elevadas, que se estendem na direção oeste-Léste, formando uma barreira efetiva entre as massas de ar tropicais e polares (, 1977). Durante o inverno no hemisfério Norte, as perdas de radiação da superfície totalmente coberta de neve das porções setentrionais do continente asiático resultam no desenvolvimento de uma zona de pressão muito alta nesta região.

     Os ventos se movem para o sul e para o sudeste, a partir desta zona de alta pressão. Ao cruzar o equador, estes ventos volvem-se no interior dos ventos de oeste sôbre a Indonésia. reticências Exceto sôbre a Indonésia e norte da Austrália, onde os ventos de monção modificados são úmidos, quentes e instáveis, as monções de inverno asiáticas são geralmente sêcas, frias e estáveis e trazem frio e invernos bastante secos para a maior parte da Ásia.

     No verão, a circulação da monção asiática é mais complexa, mas esta circulação é de grande importância, pois é a principal fonte de precipitação em muitas partes da Ásia. Uma série de baixas térmicas se desenvolvem sôbre o continente asiático e, por este fato, os ventos de monção sopram em direção ao continente. reticências Todas as massas de ar que constituem a monção de verão na Ásia são úmidas e instáveis, por causa de suas longas travessias sôbre os oceanos tropicais quentes; elas produzem grandes quantidades de precipitação.

reticências

, J. O. Introdução à climatologia para os trópicos. Rio de Janeiro: Bêrtrãn Brasil, 1996. página 8891.

Entre os meses de novembro e abril, ventos frios e secos sopram constantemente do continente, das montanhas do Himalaia (centros de alta pressão nesta época), em direção aos oceanos Pacífico e Índico. ventos impedem a entrada dos ventos úmidos vindos dos oceanos; consequentemente, dificultam a ocorrência de chuvas, tornando o clima mais sêco no continente. Por isso, êsse fenômeno é conhecido como monção de inverno, quando o clima é muito sêco.

Monções de inverno (sêca)

Mapa. Monções de inverno (seca). 1. Cordilheira do Himalaia: no oeste da China e norte da Índia. 2. Planalto do Tibete: no oeste da China. 3. Deserto de Gobi: norte da China. Ventos de monções de inverno (secos): partindo do sul da Ásia para o Oceano Índico. Montanhas: oeste da China, Nepal e norte da Índia. No canto inferior esquerdo, mapa de localização, planisfério destacando a região descrita. No canto superior direito, a rosa dos ventos e na parte inferior, a escala: 645 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: REFERENCE atlas of the world nona edição Lôndon: dórlin , 2013. página 131.

À medida que o arroz vai crescendo, os camponeses trabalham intensamente nas lavouras, controlando as pragas e o nível da água nas plantações. A partir do mês de novembro, com o início da estação sêca, êles começam a colheita manual do arroz, como mostra a foto em uma lavoura no Vietnã, em 2019.

Fotografia. Pessoas em meio a uma vasta plantação. Elas usam chapéus e lenços ao redor de suas cabeças. Uma delas carrega uma criança nas costas. Ao fundo, casas e algumas árvores.

As lavouras de arroz plantadas no sul e no sudeste da Ásia, tanto nas encostas das montanhas (nos terraços) quanto nas áreas de planícies, são cultivadas com técnicas tradicionais, como o uso de arados de tração animal, enxadas, foices, entre outros instrumentos manuais, adaptados ao terreno e às condições climáticas.

A produtividade é bastante elevada por causa da irrigação, que permite controlar a quantidade de água necessária ao desenvolvimento da lavoura, e pêlo uso intensivo de mão de obra, que impede a ocorrência de pragas e doenças nas plantações.

As lavouras de arroz plantadas no sul e no sudeste da Ásia, tanto nas encostas das montanhas (nos terraços) quanto nas áreas de planícies, são cultivadas com técnicas tradicionais, como o uso de arados de tração animal, enxadas, foices, entre outros instrumentos manuais, adaptados ao terreno e às condições climáticas.

A produtividade é bastante elevada por causa da irrigação, que permite controlar a quantidade de água necessária ao desenvolvimento da lavoura, e pelo uso intensivo de mão de obra, que impede a ocorrência de pragas e doenças nas plantações.

Respostas e comentários
  • O estudo do tema As monções e o cultivo de arroz na Ásia permite o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero nove gê ê zero quatro da Bê êne cê cê, ao relacionar diferenças de paisagens ao modo de viver de diferentes povos da Ásia, valorizando identidades culturais regionais. Também propicia o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero nove gê ê um sete da Bê êne cê cê, ao explicar as características físico-naturais e os usos da terra em diferentes regiões da Ásia.
  • Comente que cêrca de 750 milhões de toneladas de arroz são produzidas no mundo e que, dos dez maiores produtores de arroz do planeta, nove são asiáticos, como mostram os dados a seguir.
Dez maiores produtores de arroz (2020)

Países

Mil toneladas

China

211.860

Índia

178.305

Bangladesh

54.906

Indonésia

54.649

Vietnã

42.759

Tailândia

30.231

Myanmar

25.100

Filipinas

19.295

Brasil

11.091

Camboja

10.960

Fonte de pesquisa: fáo. Crops and livestock products. Disponível em: https://oeds.link/WLRIrD. Acesso em: 14 julho 2022.

Algo mais

  • Leve os alunos ao laboratório de informática e peça-lhes que acessem o site Sustentarea, um projeto de extensão da Universidade de São Paulo (USP) sobre alimentação sustentável. Comente que esse projeto apresenta um podcast que pode trabalhar com os dois instrumentos.> DA ÁSIA para o mundo: a história do arroz até chegar em nossos pratos. Sustentarea, 10 jun. 2021. Disponível em: https://oeds.link/C64XNA. Acesso em: 16 jun. 2022.
  • Explique à turma que o arroz foi disseminado pelo mundo no período das Grandes Navegações e cada país que incorporou seu consumo à própria cultura modificou a forma de fazê-lo.
  • Dê a eles o exemplo do arroz com feijão, prato muito consumido no Brasil. Após a leitura do post, apresente a eles o podcast #04 Arroz e feijão. Pergunte-lhes o que acharam mais interessante e se sabiam que a dupla de alimentos era tão nutritiva. Em seguida, pergunte qual é a relação deles com o arroz e o feijão e quais são seus acompanhamentos favoritos.> COMIDA que Sustenta. Arroz e feijão: episódio 4. Spotify, jun. 2021. Disponível em: https://oeds.link/Ddfd5O. Acesso em: 16 jun. 2022.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

  1. Observando o mapa da página 190, descreva a localização da Ásia tomando como referência a linha do Equador, o Trópico de Câncer e o círculo polar Ártico.
  2. Grande parte da rede hidrográfica da Ásia atravessa regiões bastante populosas. Dessa fórma, os rios têm muita importância para a população. Cite dois exemplos de aproveitamento das águas dos rios nessas regiões.
  3. Descreva, no caderno, qual é a formação vegetal típica dos seguintes tipos climáticos:
    1. clima temperado; b) clima polar; c) clima desértico.

Aprofundando os conhecimentos

4. A imagem representa o processo de formação de uma importante cordilheira localizada na Ásia, consequência do encontro de duas placas tectônicas: uma onde atualmente está a Índia e outra onde está o continente asiático.

Analise-a atentamente.

Esquema de movimentação tectônica

Mapa. Esquema de movimentação tectônica. Destaque para a Índia no Oceano Índico há 60 milhões de anos, com setas para uma posição um pouco acima. Há 20 milhões de anos, com setas para cima, indicando o país no presente.

Fonte de pesquisa: REFERENCE atlas of the world. nona edição dórlin , 2013. página quinze.

  1. Essa imagem retrata a formação de qual cordilheira?
  2. Escreva qual é a origem dessa fórma de relêvo.

5. A cidade de Mumbai, na Índia, sofre a influência do clima de monções. Observe o climograma dessa cidade.

Climograma – Mumbai, Índia

Gráfico. Climograma – Mumbai, Índia. Mostrando a Precipitação (em milímetros) e a Temperatura (em graus Celsius). A precipitação varia entre 0 e 850 milímetros, atingindo 850 em julho e 0 em fevereiro, março, abril e dezembro. A temperatura se mantém na faixa dos 25 e 30 graus Celsius com um aumento em maio chegando a 30 graus Celsius e outro aumento em outubro.

Fonte de pesquisa: . Disponível em: https://oeds.link/Jozyg9 Acesso em: 28 junho 2022.

  1. Explique como funciona o clima de monções na Ásia.
  2. Identifique o período da monção úmida e da monção sêca em Mumbai, conforme o climograma.
Respostas e comentários

1. Resposta: A maior parte do continente asiático se localiza no hemisfério Norte da Terra, estando a maior parte dos países localizados entre o Trópico de Câncer e o círculo polar Ártico.

2. Resposta: Possíveis respostas: A água pode ser aproveitada para o abastecimento da população, para a irrigação da lavoura e para a geração de energia elétrica.

3. a) Resposta: Floresta temperada, também chamada caducifólia, pêlo fato de as árvores perderem as folhas durante o outono e o inverno.

3. b) Resposta: Tundra, composta de musgos, liquens e plantas herbáceas adaptadas aos rigores do clima.

3. c) Resposta: Vegetação composta de espécies adaptadas à escassez de água, como as cactáceas. Nos lugares em que a água aflora à superfície, formam-se oásis.

4. a) Resposta: Cordilheira do Himalaia.

4. b) Resposta: Os movimentos tectônicos que causaram o encontro entre as placas Eurasiática e Indo-australiana deram origem ao surgimento da cordilheira do Himalaia.

5. a) Resposta: Resposta nas orientações ao professor.

5. b) Resposta: A monção sêca em Mumbai ocorre de dezembro a maio e a monção úmida ocorre de junho a novembro.

Aproveite as atividades propostas nesta página para verificar o aprendizado dos alunos. Caso verifique alguma dificuldade, proponha novas discussões e exercícios para que os alunos atinjam os objetivos de aprendizagem esperados. Durante a realização dessas atividades, verifique se há alunos que apresentam dificuldades. Se necessário, resgate os conteúdos trabalhados no decorrer do capítulo.

Sugestão de avaliação

Disponibilize um mapa destacando aspectos naturais do continente asiático. Avalie tanto o repertório dos alunos sôbre o tema como a capacidade em ler o mapa e estabelecer as devidas relações entre os assuntos estudados ao longo do capítulo e um mapa físico da Ásia. Peça-lhes que façam um texto com ao menos 10 linhas sôbre os conteúdos do capítulo.

Resposta

Espera-se que, ao longo do texto, os alunos consigam descrever, analisar e relacionar os tipos climáticos e os tipos de vegetação, bem como saber explicar a ocorrência dos climas no continente asiático, associando-os aos fatores climáticos, como a latitude.


  • Na atividade 4, retome as explicações sôbre os movimentos tectônicos. Relembre aos alunos que as placas litosféricas continuam se movendo em diferentes direções. No caso da área mostrada, comente que o deslocamento da placa Indo-australiana se dá em direção à placa Eurasiática, provocando o soerguimento da cordilheira do Himalaia.
  • Na atividade 5, retome as explicações sôbre os climogramas. Explique que as letras colocadas no eixo horizontal correspondem aos meses do ano.
  • As barras azuis mostram o volume da precipitação, indicado em milímetros (milímetros), e a linha vermelha mostra a temperatura média de cada mês, indicada em graus Celsius (grauscélsius).

Resposta

5. a ) A monção úmida ocorre entre os meses de maio e outubro. Já a monção sêca ocorre entre os meses de novembro e abril.