CAPÍTULO 17 A população da Ásia

Além de ser o continente mais extenso do mundo, a Ásia abriga o maior contingente populacional do planeta: cêrca de 59% da população mundial (4,7 bilhões de pessoas). Analise o gráfico a seguir e verifique como a população mundial está distribuída entre os continentes.

Questão 1.

Em cada 100 habitantes do planeta, quantos vivem, respectivamente, na África, na América e na Europa?

Questão 2.

Qual dêsses continentes é o menos populoso?

População por continente (2021)

Gráfico. População por continente (2021). 
Ásia: 59 por cento. África: 17 por cento. América: 13 por cento. Europa: 10 por cento. Oceania: 1 por cento.

Fonte de pesquisa: UNITED NATIONS. World population prospects. Disponível em: https://oeds.link/LWzMMu. Acesso em: 27 junho 2022.

Embora seja o continente mais populoso do mundo, seus países apresentam grandes contrastes demográficos. Alguns, por exemplo, têm população bastante numerosa, como os dois países mais populosos do mundo: a China (cêrca de 1,44 bilhão de habitantes) e a Índia (aproximadamente 1,39 bilhão de pessoas). Outros países apresentam populações bem menos numerosas, entre êles o Cazaquistão (18,9 milhões de habitantes), o Azerbaijão (10 milhões) e o Líbano (7 milhões).

Fotografia. Vista do alto. Rua repleta de pessoas caminhando e produtos expostos. Há barracas e um caminhão com fardos. À esquerda, muro e casas amontoadas.
Rua com intenso movimento de pessoas e comércio em Calcutá, Índia, em 2020.
Respostas e comentários

Questão 1. Resposta: Em cada 100 habitantes do planeta, 17 vivem na África, 13 na América e 10 na Europa.

Questão 2. Resposta: A Oceania.

Objetivos do capítulo

  • Verificar que a Ásia abriga a maior população do planeta.
  • Caracterizar a distribuição populacional na Ásia.
  • Analisar o processo de urbanização dos maiores centros urbanos na Ásia.
  • Analisar os contrastes que marcam a qualidade de vida da população asiática.

Justificativa

No decorrer dêste capítulo, os alunos compreenderão a dinâmica populacional do continente asiático, bem como seu processo de urbanização. Os conteúdos do capítulo abordam parte das habilidades ê éfe zero nove gê ê zero nove, pois são analisados os aspectos humanos do continente e debatidos seus problemas socioeconômicos e socioambientais; ê éfe zero nove gê ê um cinco, que utiliza projeções cartográficas para analisar e comparar diferentes regiões do mundo; ê éfe zero nove gê ê um quatro, pois, em alguns momentos do capítulo, os alunos terão a oportunidade de interpretar gráficos e analisar anamorfoses; ê éfe zero nove gê ê zero quatro, uma vez que são incentivados a valorizar as identidades e as interculturalidades regionais do continente; e, por fim, ê éfe zero nove gê ê um sete, pois os instiga a perceber as fórmas de uso e de ocupação do espaço no continente asiático.

Metodologias ativas

Para iniciar o trabalho com o capítulo, proponha à turma a estratégia brainstorming. Para isso, obtenha mais informações no tópico Metodologias e estratégias ativas, nas orientações gerais dêste manual. A fim de averiguar o conhecimento prévio dos alunos, faça-lhes algumas perguntas relacionadas à população da Ásia, por exemplo: “A Ásia é um continente populoso?”; “Onde sua população está concentrada? Por quê?”; “A Ásia oferece uma boa qualidade de vida?”; “Quais são as religiões praticadas no continente?”.

  • Comente com os alunos que a Antártida não está representada no gráfico porque não possui população permanente. Seus poucos habitantes são principalmente pesquisadores e turistas.
  • Explore as informações do gráfico ressaltando que a Ásia concentra mais de 50%% da população mundial, ou seja, de cada 100 habitantes do planeta ao menos 59 vivem na Ásia. Compare a grande população do continente asiático com a dos demais continentes.

A distribuição da população no território

Uma característica demográfica do continente asiático diz respeito à distribuição desigual da população. Algumas regiões, como o sul e o sudeste, são extremamente povoadas, apresentam densidade demográfica elevada, com grande concentração populacional, sobretudo nas áreas litorâneas e nas planícies que margeiam os grandes rios.

Outras regiões, que apresentam condições naturais rigorosas (temperaturas muito baixas, como o que ocorre no extremo norte do continente, áreas de desertos quentes e outras de desertos gelados, além das altas montanhas), têm densidade demográfica baixa.

A distribuição da população também é bastante desigual no território de cada país. A maior parte da população chinesa, por exemplo, habita a porção Léste, região na qual a densidade demográfica chega a mais de 200 2. A porção oeste do território chinês, por sua vez, é bem menos povoada, com densidade demográfica abaixo de 10 2.

Analise o mapa a seguir e verifique os contrastes de povoamento na Ásia.

Densidade demográfica da Ásia (2016)

Mapa. Densidade demográfica da Ásia (2016). Habitantes (por quilômetros quadrados). Menos de 1: áreas no sudoeste, no centro da Arábia Saudita e pequenas áreas no centro-oeste da China. 1,1 a 10: áreas no norte, dispersas no Cazaquistão, capital: Astana, centro do Irã, capital: Teerã, centro-oeste da China, capital: Pequim. 10,1 a 25: áreas no norte, áreas dispersas no Cazaquistão, centro da China, norte da Índia, países no sudeste, restante do Irã e países no sudoeste. 25,1 a 100: Índia, capital: Nova Délhi, área no leste da China, capital: Pequim e áreas no oeste. Acima de 100: faixa no norte da Índia, e do Paquistão, capital: Islamadad, leste da China, Coreia do Sul, capital: Seul, Japão, capital: Tóquio. À esquerda, mapa de localização, planisfério destacando a região descrita. No canto superior direito, a rosa dos ventos e na parte inferior, a escala: 740 quilômetros por centímetro.
Fonte de pesquisa: GIRARDI, Gisele; ROSA, Jussara Vaz. Atlas geográfico do estudante. São Paulo: éfe tê dê, 2016. página 180.
Respostas e comentários
  • Comente com os alunos que a Ásia é considerada berço das civilizações. Na Antiguidade, foi habitada por muitos povos diferentes, como fenícios, hebreus, mesopotâmicos e persas, no Oriente Médio; além dos indianos e chineses, no sul e Léste da Ásia, respectivamente.
  • Diversas áreas do conhecimento, como Medicina, Astronomia, Matemática, Geografia e Política, foram aprimoradas por povos.
  • Explore a leitura do mapa da distribuição da população na Ásia. Peça que analisem as áreas pouco povoadas, representadas pêlas côres mais claras, enquanto as côres mais escuras mostram as áreas de maior densidade populacional.
  • Relembre com a turma os conceitos de ecúmeno e anecúmeno. Explique a influência dos fatores climáticos nessa distribuição demográfica, ressaltando que as densidades mais baixas se encontram no extremo norte (climas frio e polar) e na península Arábica (clima desértico). As regiões montanhosas, por sua vez, explicam as baixas densidades demográficas na porção central do continente. Ressalte que essas áreas são anecúmenas, pois apresentam dificuldades para a ocupação humana.
  • Explique aos alunos que uma área anecúmena significa que este local apresenta dificuldades de povoação e, por isso, não há grande concentração de pessoas neles. Converse com êles sôbre os povos indígenas na região da Sibéria – , esquimós e nenets – e os beduínos do deserto, que vivem em climas inóspitos.
  • Ao explicar a alta concentração populacional nas planícies e no litoral, informe à turma que essas são áreas ecúmenas, pois apresentam fatores que facilitam a ocupação humana, como disponibilidade de recursos naturais e terrenos planos.
  • A análise das informações do mapa favorece o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero nove gê ê zero nove, ao propiciar a análise das características populacionais dos países asiáticos. Essa análise também favorece o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero nove gê ê um cinco, ao comparar diferentes regiões do mundo com base em informações populacionais representadas em mapas temáticos.

Crescimento demográfico

Além de ter uma população numerosa, o continente asiático registrou um elevado aumento populacional, sobretudo a partir da segunda metade do século passado, como é possível verificar no gráfico a seguir.

Crescimento demográfico da Ásia (1950-2021)

Gráfico. Crescimento demográfico da Ásia (1950-2021). População (em milhões). Começando em 1950 com aproximadamente: 1.500 milhões, aumentando gradativamente ao longo dos anos chegando a quase 5.000 em 2021.

Fonte de pesquisa: UNITED NATIONS. World population prospects. Disponível em: https://oeds.link/LWzMMu. Acesso em: 28 junho 2022.

êsse crescimento demográfico tornou-se acelerado porque, enquanto a taxa de natalidade permaneceu elevada, a taxa de mortalidade começou a diminuir, em decorrência da melhora e da ampliação dos serviços médico-hospitalares e das condições de higiene (fornecimento de água tratada, saneamento básico etcétera).

O contrôle da natalidade

Alguns países asiáticos mais populosos, entre êles a China e a Índia, passaram a implantar um rígido contrôle do crescimento demográfico, com medidas para diminuir a natalidade. Na Índia, por exemplo, foram tomadas medidas como a ampla divulgação de métodos contraceptivos à população. A China, por sua vez, implantou em 1979 a “política do filho único”, penalizando com perdas de benefícios sociais e multas os casais que tivessem mais de um filho, com exceção das famílias rurais.

O rigoroso contrôle populacional implantado na China conseguiu conter sensivelmente seu crescimento populacional. Para ter uma ideia, de acôrdo com a ônu, no período de 1950-1960 o número médio de filhos por mulher era de 5,8; já no período de 2020-2025, estima-se a taxa de 1,7 filho.

Em 2013, o govêrno chinês, preocupado com o processo de envelhecimento da população, realizou mudanças no contrôle do crescimento demográfico do país, passando a permitir aos casais ter até dois filhos, apenas se um dos pais fosse filho único. A partir de 2016, o govêrno liberou que todos os casais pudessem ter dois filhos.

Respostas e comentários

O texto e o gráfico permitem o desenvolvimento de aspectos da Competência geral 4, da Competência específica de Geografia 4 e da habilidade ê éfe zero nove gê ê um quatro da Bê êne cê cê, ao explorar a interpretação de gráficos para sintetizar e apresentar dados e informações sôbre os aspectos populacionais do continente asiático.

Um texto a mais

O texto a seguir trata da nova política de crescimento vegetativo da China.

reticências

    Em maio passado, o govêrno chinês permitiu aos casais terem até três filhos. Mas só nesta sexta feira (20) foi aprovada a lei que formaliza a aplicação da nova política de planejamento familiar.

     A mudança de estratégia para três filhos é acompanhada de várias resoluções que visam a incentivar o aumento da taxa de natalidade e reduzir o custo de criar mais crianças.

reticências

     Na década de 70, a China implementou a política de filho único para desacelerar o crescimento populacional. Quem violasse essa política seria multado, ou a mãe obrigada a abortar. Em 2016, o Executivo chinês alterou a lei, permitindo duas crianças por casal.

     De acôrdo com estudo divulgado na bê bê cê, baseado na comparação dos censos entre os anos de implantação das políticas de um e dois filhos, 1979 e 2016, os nascimentos caíram pêla metade. Entre 2016 e 2020, houve queda abrupta na natalidade, de 18 milhões de bebês para 12 milhões.

reticências

    As baixas taxas de natalidade também são preocupantes para o futuro econômico da China. “A mão de obra está diminuindo, e a população vai envelhecendo, ameaçando a estratégia industrial que a China tem usado há décadas para sair da pobreza e tornar-se uma potência econômica”, escreve , correspondente do The New York Times na China.

    O govêrno chinês aposta fortemente nos meios de comunicação social do país para que a mensagem da política dos três filhos seja bem-sucedida.

QUIRINO, Carla. Política de três filhos é confirmada com nova lei chinesa. Agência Brasil, 20 agosto 2021. Disponível em: https://oeds.link/Lizq5g. Acesso em: 16junho 2022.

Urbanização

O crescimento demográfico ocorrido ao longo das últimas décadas na Ásia também foi acompanhado pêlo rápido crescimento da população em cidades, fato que acelerou o processo de urbanização no continente. Embora metade da população asiática ainda esteja vivendo no espaço rural, a taxa de crescimento da população urbana é uma das mais altas do mundo. Confira as informações no quadro a seguir.

Taxa média do crescimento urbano por continente e região entre os anos de 2020 e 2025

Continentes

Crescimento urbano (em %)

América

1,05

África

3,44

Europa

0,30

Ásia

1,84

Oceania

1,30

Fonte de pesquisa: UNITED NATIONS. World urbanization prospects. Disponível em: https://oeds.link/9mEBiF. Acesso em: 6 julho 2022.

êsse processo de urbanização, porém, ocorre de maneira muito desigual no continente. Em alguns dos países mais urbanizados, como Japão, Coreia do Sul e Cingapura, foi impulsionado principalmente pêla industrialização e pêla modernização do campo, fatores que levaram boa parte da população camponesa a migrar para as cidades. Em outros países, como Arábia Saudita, cuáit, Jordânia e Israel, a taxa de urbanização é elevada em virtude da escassez de terras aráveis. Os extensos desertos áridos nesses territórios dificultam a ocupação e a fixação da população no espaço rural. Verifique o gráfico a seguir.

Taxa de urbanização de alguns países asiáticos (2020)

Gráfico. Taxa de urbanização de alguns países asiáticos (2020). Taxa de urbanização (em porcentagem). Hong Kong: 100 por cento. Kuwait: 100 por cento. Israel: 93 por cento. Japão: 92 por cento. Irã: 76 por cento. China: 61por cento. Índia: 35 por cento. Camboja: 24 por cento. Sri Lanka: 19 por cento.

Fonte de pesquisa: UNITED NATIONS. World Population Prospects. Disponível em: https://oeds.link/LWzMMu. Acesso em: 27 junho 2022.

Respostas e comentários

Atividade a mais

  • Peça aos alunos que, reunidos em grupos, pesquisem a taxa de urbanização do município onde vivem. Marque um dia para a entrega da pesquisa e peça que comparem com os dados apresentados na página. Se considerar viável, solicite que pesquisem também a atual taxa de urbanização do Brasil e do estado em que êles vivem.
  • Para finalizar a atividade, oriente os alunos a elaborar um texto com base nas conclusões a que chegaram. A atividade explora o pensamento computacional, já que êles precisam se organizar para realizar a pesquisa, dividir tarefas e selecionar os dados relevantes, bem como reconhecer bons meios de pesquisa que tenham fontes confiáveis, por exemplo, o í bê gê É.

  • As informações apresentadas no estudo do tema Urbanização favorecem o desenvolvimento de aspectos da habilidade ê éfe zero nove gê ê um quatro da Bê êne cê cê, ao promover a interpretação de gráficos de barras para analisar e sintetizar dados e informações populacionais em diferentes países do mundo.
  • Explore as informações representadas no gráfico que mostra a taxa de urbanização de alguns países asiáticos ressaltando as diferenças existentes entre os países. Destaque os países mais urbanizados, como rrong , Cingapura, cuáit, Israel e Japão, e os menos urbanizados, como Camboja, e Nepal.
  • Se possível, complemente as explicações mostrando as informações do quadro a seguir, que apresenta as taxas de urbanização nos continentes do mundo.
Taxa de urbanização por continentes ou regiões do mundo

Continente ou região

África

Ásia

América Latina e Caribe

América do Norte

Europa

Oceania

População urbana (em %)

1980

27

27

65

74

68

71

2000

35

38

76

79

71

68

2030*

48

57

84

85

78

69

*Projeção.

Fonte de pesquisa: UNITED Nations. World Urbanization Prospects. Disponível em: https://oeds.link/UaURuz. Acesso em: 16 junho 2022.

Uma das características marcantes do processo de urbanização ocorrido na Ásia diz respeito à formação de gigantescas aglomerações urbanas. Entre as cidades mais populosas do continente asiático, podemos destacar Pequim (21 milhões de habitantes), na China; Nova Délhi (32 milhões) e Mumbai (21 milhões), na Índia; Jacarta (11 milhões), na Indonésia; Tóquio (37,2 milhões) e Osaka (19 milhões), no Japão; Seul (9,9 milhões), na Coreia do Sul; Karachi (16,8 milhões), no Paquistão; e Dacca (22,4 milhões), em Bangladesh.

O processo de crescimento dessas grandes cidades, sobretudo as que se localizam em países subdesenvolvidos, se caracterizam também pêla precariedade da qualidade de vida e pêlo agravamento de inúmeros problemas urbanos, principalmente em suas periferias pobres.

Como o crescimento acelerado dessas cidades não tem sido acompanhado por planejamento adequado e investimentos em infraestrutura e serviços básicos (moradias, saneamento básico, fornecimento de energia, segurança, transporte, limpeza pública etcétera), elas têm se caracterizado pêla formação de imensas áreas deterioradas. Essas áreas abrigam um enorme contingente de pessoas que sobrevivem em condições extremamente precárias de saúde, educação, trabalho e renda.

Fotografia A. Vista do alto. Cidade com uma torre irregular com esferas à esquerda e grandes edifícios à direita. Ao fundo há o curso de um rio e mais edifícios.

Assim como em outras grandes cidades localizadas em países subdesenvolvidos, as aglomerações urbanas asiáticas também se revelam como espaços de contrastes extremos, pois, além da pobreza dos bairros mais carentes, concentram, em bairros modernos e mais bem equipados, uma parcela mais rica da população, formada principalmente por uma elite econômica e política e com expressiva participação na economia mundial.

Fotografia B. Vista do alto. Cidade com barracos com telhas cinza com lonas de cor azul e vias estreitas entre elas.
Vista de modernos edifícios de Shangai, China, em 2020 (foto A), e moradias precárias em bairro da cidade de Mumbai, Índia, em 2020 (foto B).
Respostas e comentários

Atividade a mais

Oriente os alunos na produção de um gráfico de colunas contendo as 10 cidades mais populosas do mundo. Leve-os ao laboratório de informática e peça-lhes que façam a pesquisa na internet. Após a coleta dos dados, auxilie-os na montagem do gráfico, sendo y, por exemplo, de 10 a 50 milhões de habitantes e x o nome das cidades. Depois de pronto o gráfico, faça a êles alguns questionamentos, como os indicados a seguir.

a ) Em qual continente está concentrada a maior quantidade de cidades populosas do mundo? Por quê?

b ) Quais cidades do continente americano estão entre as 10 mais populosas?

c ) Existe alguma cidade brasileira entre as 10 mais populosas? Qual é ela?

Respostas

a ) No continente asiático. Instigue os alunos a relacionar a população absoluta dos países com a concentração populacional em suas cidades.

b ) Cidade do México e São Paulo.

c ) Sim, São Paulo.

Sugestão de avaliação

Reúna os alunos em grupos e peça que êles produzam um mapa da Ásia indicando a localização dos centros urbanos mencionados na página. Posteriormente, por meio da leitura de um mapa físico, peça que façam um texto localizando o centro urbano em relação às suas características físico-naturais.

Resposta

Resposta pessoal. êles poderão indicar elementos como localização em área litorânea ou no interior do país, se há ou não rio volumoso, em qual tipo de relêvo a aglomeração está localizada etcétera Essa atividade permitirá o aprofundamento das habilidades ê éfe zero nove gê ê zero quatro, ao relacionar diferenças de paisagens e modos de vida de diferentes povos na Ásia, e ê éfe zero nove gê ê um sete da Bê êne cê cê, ao explicar as características físico-naturais e a fórma de ocupação e usos da terra em diferentes regiões da Ásia.

Os contrastes na qualidade de vida

Questão 3.

Observe as informações a seguir. Com base na análise dessas informações, identifique quais dêsses apresentam as melhores e as piores condições socioeconômicas.

Indicadores socioeconômicos de países da Ásia

País

Mortalidade infantil (por grupo de mil nascidos vivos) 2020 - 2025

Expectativa de vida (em anos) 2020

Renda per capita anual (em mil US$) 2020

IDH 2019

Japão

2

85

40.193

0,919

Coreia do Sul

2

83

31.598

0,916

Nepal

23

71

1.155

0,602

Afeganistão

45

65

517

0,511

Fontes de pesquisa: THE WORLD BANK. DataBank. Disponível em: https://oeds.link/AI2WKZ. PNU. Relatório do desenvolvimento humano 2020. Disponível em: https://oeds.link/y36qP6. UNIcéfi. The state of the world’s children 2017. Disponível em: https://oeds.link/6AdiDu. Acessos em: 28 junho 2022.

Os dados anteriores indicam que as populações do Japão e da Coreia do Sul apresentam uma elevada qualidade de vida quando comparadas com os demais países. No caso do Japão, a grande prosperidade econômica e social foi alcançada com a ajuda financeira dos Estados Unidos após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Grandes investimentos nas áreas de educação, pesquisa, ciência e tecnologia modernizaram radicalmente a economia japonesa, que cresceu de maneira acelerada e tornou o país uma das nações mais ricas e desenvolvidas de todo o globo. Investimentos maciços em educação durante as últimas décadas também foram fundamentais para o desenvolvimento econômico e a melhoria das condições de vida na Coreia do Sul.

Entretanto, muitos países da Ásia enfrentam graves problemas econômicos e sociais, a exemplo do Afeganistão e do Camboja, que estão entre as nações mais pobres do mundo.

Fotografia. Ciclovia em uma área gramada com árvores e um rio. Ao fundo existem edifícios. Há três pessoas andando de bicicleta pela via.
Vista de área de lazer em , Coreia do Sul, em 2020.
Respostas e comentários

Questão 3. Resposta: Os países que apresentam as melhores condições socioeconômicas são o Japão e a Coreia do Sul. Já os países que apresentam as condições socioeconômicas precárias são Afeganistão e Indonésia.

O estudo dêsse tema pode ser complementado com as informações da tabela a seguir, que apresenta as diferenças do Índice de Desenvolvimento Humano (í dê agá) entre os países asiáticos. Essas informações podem ser utilizadas para comparar as disparidades socioeconômicas entre os países do continente.

IDH de países asiáticos (2019)

Muito alto

Hong Kong

0,949

Cingapura

0,938

Cazaquistão

0,825

Omã

0,813

Alto

Irã

0,783

Indonésia

0,718

Turcomenistão

0,715

Palestina

0,708

Médio

Butão

0,654

Nepal

0,602

Síria

0,567

Baixo

Afeganistão

0,511

Iêmen

0,470

Fonte de pesquisa: PROGRAMA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O DESENVOLVIMENTO. Relatório de Desenvolvimento Humano 2020. Disponível em: https://oeds.link/y36qP6. p. 343 347. Acesso em: 14 julho 2022.

A análise das informações sôbre o í dê agá apresentadas na tabela favorece o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero nove gê ê zero nove da Bê êne cê cê, ao abordar as características populacionais de países e grupos de países asiáticos e discutir suas desigualdades sociais e econômicas.

Geografia em representações

Anamorfose

A anamorfose é uma maneira de representar o espaço geográfico em que a fórma dos territórios é redesenhada de maneira proporcional aos valores do tema que está sendo analisado.

Na anamorfose a seguir, por exemplo, os contornos político-admi­nistrativos dos países estão deformados de acôrdo com o maior ou menor número de crianças fóra da escola em cada país. Observe que a posição dos países foi conservada, mas a fórma e o tamanho sofreram grandes alterações.

Crianças fóra da escola (2012)

Mapa anamorfose. Crianças fora da escola (2012). Área do território proporcional ao total de crianças não matriculadas em idade escolar. Mapa com os continentes e países em formatos distorcidos. América do Sul e Central: 1.000.000. América do Norte: 1.000.000. África: 5.709.703. Europa e Rússia: 100.000. Ásia: 5.709.703. Oceania: 100.000.

Fonte de pesquisa: SIMIELLI, Maria Elena Ramos. Geoatlas. 35. edição São Paulo: Ática, 2019. página 47.

De acôrdo com a anamorfose, responda às questões a seguir.

  1. Quais são os continentes que apresentam maior número de crianças fóra da escola?
  2. O que podemos concluir sôbre o número de crianças fóra da escola na América do Norte, na Europa Ocidental e na Oceania?
  3. Se alguém lhe dissesse que a Austrália é um dos países com grande número de crianças fóra da escola, o que você responderia, baseando-se na anamorfose?
Respostas e comentários

Questões 1 a 3. Respostas nas orientações ao professor.

Objetivos

Promover a leitura e interpretação de informações representadas em anamorfoses.


  • Peça aos alunos que identifiquem as informações por meio da deformação do contôrno político-administrativo dos países do mundo. Na anamorfose, o tamanho do território de cada país aparece distorcido de acôrdo com a maior ou menor quantidade de favelas no mundo. Países que concentram maior número de favelas aparecem com territórios ampliados, e vice-versa. Aponte para as deformações e peça a êles que realizem comparações entre o tamanho dos territórios.
  • Se possível, complemente o estudo com a apresentação de outras anamorfoses disponíveis em atlas escolares ou livros de cartografia.

Respostas

1. A África e a Ásia.

2. Podemos concluir que a América do Norte, a Europa Ocidental e a Oceania possuem menor número de crianças fóra da escola se comparadas com outras regiões do mundo.

3. Resposta pessoal. Verifique se os alunos reconhecem que a afirmação está errada, pois, de acôrdo com a anamorfose, o território da Austrália quase não é representado, o que indica que êsse país possui reduzido número de crianças fóra da escola.


  • A atividade 3 promove a prática de argumentação, uma vez que os alunos necessitam tomar como base seus conhecimentos geográficos prévios e o conteúdo aprendido para se posicionarem e expressar seus argumentos. Essa prática ajuda a desenvolver a capacidade de analisar o assunto por diferentes pontos de vista, bem como a capacidade de ouvir e respeitar as diferentes opiniões.
  • O estudo do tema apresentado na seção Geografia em representações contempla o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero nove gê ê um quatro, ao promover a interpretação de anamorfoses geográficas para analisar, sintetizar e apresentar dados sôbre desigualdades socioeconômicas, assim como da habilidade ê éfe zero nove gê ê zero nove da Bê êne cê cê, ao analisar as características populacionais de países e grupos de países asiáticos.

O tema é reticências

Ícone 'Ciências humanas em foco'.

Diversidade cultural

Ásia: um berço de religiões

A Ásia é o berço de diversas religiões praticadas no mundo. Essa diversidade é o resultado da riqueza étnico-cultural que se manifesta entre seus habitantes. As crenças e os valores disseminados pêlas religiões impactaram a história da civilização humana e auxiliaram a moldar o mundo em que vivemos.

Conheça a seguir algumas religiões originadas na Ásia e suas principais características.

Ilustração. Uma pequena igreja com duas torres, ao lado, uma bíblia de capa preta. Acima há o desenho de um peixe no interior de um círculo.
Bíblia.

O cristianismo, surgido na região da atual Palestina no século I, é a religião majoritária no mundo, com aproximadamente 2,4 bilhões de adeptos. Sua principal concentração está na Europa, na América Latina, no Caribe e na África Subsaariana. Os cristãos dividem-se em católicos (56%); protestantes (21%); ortodoxos (10%) e outras denominações (13%). Essa religião se iniciou por meio dos ensinamentos de Jesus de Nazaré, e suas lições estão reunidas em um livro, a Bíblia. As práticas religiosas dos cristãos costumam ser realizadas em igrejas.

Ilustração. Uma construção com uma cúpula dourada ao centro, ao lado, o Alcorão com capa vermelha e arabescos. Acima, uma lua e uma estrela no interior de um círculo.
Alcorão.

O islamismo surgiu no século VII (em 620 d.C.) em Meca e Medina, na atual Arábia Saudita, região do Oriente Médio. Trata-se de uma religião monoteístaglossário , com base nos ensinamentos de Mohammed, chamado de Maomé pelos ocidentais. Esses ensinamentos foram reunidos em um livro denominado Alcorão, sagrado para seus seguidores (chamados de muçulmanos). Estes formam o segundo maior grupo religioso, com cerca de 1,8 bilhão deles pelo mundo e com sua maior concentração no Oriente Médio, na África e na Ásia. O lugar onde se reúnem para realizar suas práticas religiosas é chamado de mesquita.

Ilustração. Construção com janelas e uma porta. Ao lado, Tripitaka, um pergaminho com texto. Acima, um timão, estrutura circular com hastes em um círculo.
 Tripitaka.

O budismo foi fundado na Índia em aproximadamente 528 a.C., pelo príncipe Sidarta Gautama, o primeiro Buda. O budismo apresenta várias vertentes, como a zen e a tibetana. Essa religião se baseia em diversos textos, sendo um dos principais o Tripitaka, livro compartimentado em três conjuntos de textos que compreendem os ensinamentos originais de Buda, além do conjunto de regras para a vida monástica e ensinamentos de filosofia. Os passos da doutrina são perseguidos por meio da autodisciplina, da meditação e de outros exercícios espirituais. 

Respostas e comentários

Objetivos

  • Verificar que diversas religiões praticadas atualmente no mundo surgiram no continente asiático.
  • Identificar algumas das religiões originadas na Ásia.
  • Conhecer as principais características do cristianismo, islamismo, budismo, judaísmo e hinduísmo.

  • Comente com os alunos que o Oriente Médio é berço das três grandes religiões monoteístas da humanidade: o judaísmo, o cristianismo e o islamismo. O islamismo é a com o maior número de adeptos na região. Entre os países árabes de maioria muçulmana, como são chamados aqueles que professam o islamismo, estão: Arábia Saudita, Líbano, Síria, Jordânia, Iraque, Omã, Iêmen, Emirados Árabes Unidos, Catar, bárrein e cuáit. Os muçulmanos também são maioria no Irã, mesmo sendo um país de origem persa, e na Turquia, país de maioria turca. Em Israel, a população é majoritariamente judaica.
  • Explique que o conflito entre judeus israelenses e árabes palestinos teve, inicialmente, um caráter político. No entanto, com a criação de Israel e ao longo do tempo, passou a apresentar cunho religioso. Outros conflitos que também ocorreram na região foram ocasionados pêla disputa entre grupos que seguem diferentes correntes do islamismo, sendo os mais conhecidos o dos sunitas (grupo que segue os preceitos ou costumes de Maomé, profeta fundador do islamismo no século sete) e o dos xiitas (grupo que também segue os preceitos de Maomé, mas considera que os líderes políticos devam ser descendentes de , genro e primo de Maomé).
  • Comente sôbre a diferença entre os têrmus árabe e muçulmano. Os árabes são povos semitas que falam a língua árabe e possuem raízes na Península Arábica. Já os muçulmanos são pessoas que seguem a fé islâmica e muitas vezes são chamados de islamitas.
  • Comente que após a morte de Maomé o Islamismo sofreu ramificações que deram origem a vários outros grupos menores, entre os quais: os sunitas, os xiitas e os alauistas.
  • Explique que monástica se refere à característica da vida de um indivíduo que abdicou dos objetos comuns da vida cotidiana para praticar a religião, tornando-se monge ou monja.
  • O conteúdo proposto nas páginas 244 a 247 está relacionado às Ciências Humanas, envolvendo os componentes curriculares Geografia e História. Explora aspectos das Competências específicas das Ciências Humanas 1 e 4 pois possibilita refletir a respeito do convívio em uma sociedade plural, acolhendo as diferenças e respeitando-as.
Ilustração. Construção com uma porta e um círculo dourado no topo, ao lado, a Torá, pergaminhos com inscrição dourada. Acima, estrela de seis pontas, no interior de um círculo.
 Torá.

O judaísmo é a religião monoteísta mais antiga do mundo e tem cerca de 5,8 milhões de seguidores. Os judeus acreditam que YHWH (Javé ou Jeová, em português) é o criador do universo. O livro sagrado é a Torá ou Pentateuco, revelado diretamente por Deus, segundo seus seguidores. Os locais de oração são as sinagogas. O primeiro templo judaico foi construído em Jerusalém.

Ilustração. Construção com colunas e uma cúpula no topo, ao lado, Vedas, livro de capa marrom com uma corrente com contas sobre ele. Acima, inscrição hindu, no interior de um círculo.
Vedas.

O hinduísmo surgiu por volta do ano 3 mil a.C. na região do Vale do Indo. Não tem um fundador nem uma organização central. É uma religião politeísta seguida por 80% da população da Índia. Os textos sagrados do hinduísmo são chamados de Vedas. Os hindus, como são denominados seus seguidores, cultuam um grande número de divindades, mas as principais são Brahma (o princípio criador), Vishnu (deus do Sol) e Shiva (deus das tempestades). As peregrinações ou viagens a locais sagrados são comuns no hinduísmo e muitos desses lugares ficam ao longo do rio Ganges.

Fontes de pesquisa: GIRARDI, Gisele; ROSA, Jussara Vaz. Atlas geográfico do estudante. São Paulo: éfe tê dê, 2016. página 187. RELIGION. Pew Research Center Disponível em: https://oeds.link/hknECC. Acesso em: 15 julho 2022.

Ícone 'Em grupo'.

1. Em sua opinião, a religião é um aspecto importante na vida das pessoas? Por quê? Converse com os colegas e conheça a opinião e os argumentos deles.

Ícone 'Em grupo'.
  1. No decorrer da história e, até mesmo nos dias de hoje, muitos conflitos têm sido motivados por questões religiosas, levando à disputa por territórios e a confrontos entre grupos que não conseguem entrar em acôrdo. O que você pensa a respeito? Converse com os colegas sôbre êsse assunto.
  2. O Brasil também é cenário de uma grande diversidade religiosa. Várias das crenças aqui existentes são originadas no próprio país ou em outros lugares do mundo. Com seus colegas, organizem-se em grupos e pesquisem algumas das religiões praticadas no Brasil. Cada grupo deverá ficar responsável por estudar uma delas. Por fim, combinem um dia para compartilhar essas informações com os demais colegas e toda a comunidade escolar. Isso pode ser realizado por meio de uma feira, de seminários, com a presença de adeptos das religiões pesquisadas ou de outras maneiras que acharem interessantes.
Respostas e comentários

Questões 1 a 3. Respostas nas orientações ao professor.

  • O trabalho proposto aborda o tema contemporâneo transversal Diversidade cultural. Destaque que na Ásia há grande diversidade de religiões e isso interfere no modo de vida das pessoas em vários aspectos: modo de se vestir, alimentação, costumes, tradições etcétera
  • Destaque a importância do respeito às diferentes religiões e trabalhe aspectos da Competência geral 6 e das Competências específicas de Ciências Humanas 1 e 6.

Respostas

1. Resposta pessoal. Incentive a reflexão e a organização das ideias para que sejam manifestadas com coerência e embasamento. Valorize o respeito pêla diversidade de opiniões. Destaque que, para muitas pessoas, a religião determina valores morais, comportamentos e modos de vida.

2. Resposta pessoal. Incentive os alunos a pesquisar sôbre conflitos religiosos atuais, de fórma que êles estejam atentos e acompanhem as notícias referentes a êsse assunto. Destaque a importância do diálogo e da necessidade de se estabelecer acôrdos, para evitar conflitos também no nosso dia a dia. Cite exemplos, como os conflitos no Afeganistão (entre fundamentalistas muçulmanos e não muçulmanos), em Israel (entre judeus e muçulmanos), no Iraque (entre muçulmanos xiitas e sunitas), entre outros.

3. Resposta pessoal. Auxilie os alunos durante a pesquisa. Oriente-os a pesquisar na internet ou em livros específicos de religião. Depois, organize com os alunos uma exposição com as informações obtidas.

  • As atividades propostas desenvolvem a prática de argumentação, pois permitem aos alunos tomar posição quanto ao assunto debatido e expressar suas ideias e opiniões sôbre o tema. êles também aprendem, nessa atividade, a defender o próprio ponto de vista com argumentos válidos e concretos e a respeitar as opiniões dos colegas.
  • Nessa atividade, cuide para que os alunos desenvolvam o hábito de saber ouvir e respeitar os outros adotando atitudes em prol de uma cultura de paz e combate ao bullying.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

  1. Observe novamente o gráfico mostrado na página 203 e descreva como a população mundial está distribuída entre os continentes.
  2. Verifique novamente o mapa de densidade demográfica da página 204 e responda às questões a seguir.
    1. Quais são as regiões mais densamente povoadas da Ásia?
    2. Quais são as regiões menos povoadas da Ásia? Quais fatores influenciam no baixo povoamento dessas áreas?
  3. Escreva, no caderno, quais fatores foram responsáveis pêlas elevadas taxas de crescimento populacional a partir da segunda metade do século passado no continente asiático.
  4. O que diferencia o processo de urbanização em países como o Japão e a Coreia do Sul de países como Arábia Saudita e ?
  5. No continente asiático, podemos observar que há grandes disparidades nas condições de vida de suas populações. Caracterize essas desigualdades de acôrdo com o que você estudou.

Aprofundando os conhecimentos

6. Leia na tabela a seguir as informações que mostram as diferenças no povoamento de alguns países do continente asiático.

Densidade demográfica de alguns países asiáticos

País

Densidade demográfica (hab./km²) 2020

Mongólia

2

Cazaquistão

7

Rússia

8

Irã

52

China

153

Paquistão

287

Japão

347

Índia

464

Bangladesh

1.265

Fonte de pesquisa: í bê gê É. Países. Disponível em: https://oeds.link/n9lfQ1. Acesso em: 28 junho 2022.

  1. Dos países asiáticos apresentados nas informações, quais são os três menos povoados? E quais são os três mais povoados?
  2. Mesmo sendo o país mais populoso do mundo, com cêrca de 1,4 bilhão de habitantes, a China não tem uma densidade demográfica tão elevada em relação a outros países mostrados anteriormente. Explique por que isso ocorre.
Respostas e comentários

1. A maior parte da população mundial, cêrca de 59% do total, está concentrada na Ásia. A África concentra cêrca de 17% da população mundial, a América 13%, a Europa 10% e a Oceania apenas 1%.

2. a) As regiões sul e sudeste do continente são as mais densamente povoadas.

2. b) As regiões menos povoadas são as que apresentam condições naturais inóspitas, como as áreas montanhosas, áreas de desertos quentes ou gelados e as áreas onde o clima muito frio predomina.

3. Enquanto a taxa de natalidade permaneceu elevada, a taxa de mortalidade começou a diminuir em decorrência da melhoria e da ampliação dos serviços médico-hospitalares e das condições de higiene.

4. O processo de urbanização em países como o Japão e a Coreia do Sul está relacionado ao processo de industrialização e à modernização do campo, fatores que levaram boa parte da população camponesa a migrar para as cidades. Já em países como Arábia Saudita e cuáit, a urbanização se deve às condições naturais adversas, como os extensos desertos áridos, que dificultam a ocupação e a fixação da população no espaço rural.

5. Na Ásia, existem países com grande prosperidade social e econômica, como o Japão, e países que enfrentam graves problemas econômicos e sociais, como o Camboja, que está entre os mais pobres do mundo.

6. a) Menos povoados: Mongólia, Casaquistão e Rússia. Mais povoados: Bangladesh, Índia e Japão.

6. b) Isso se deve à grande extensão territorial da China.

  • As atividades podem ser realizadas em duplas ou trios, favorecendo o debate entre os alunos e enriquecendo sua prática de diálogo.
  • As atividades permitem a exploração de aspectos da Competência específica de Geografia 1, pois, por meio dos conhecimentos adquiridos, os alunos compreenderão a relação sociedade e natureza, sobretudo, com relação ao povoamento do continente asiático.
  • Realize com os alunos uma pesquisa sôbre as religiões praticadas pêlas pessoas de seu convívio. Aproveite a oportunidade e desenvolva com a turma noções introdutórias de prática de pesquisa em construção e uso de questionários. A construção dêsse questionário deve ser realizada em sete passos.

1. Retomar com os alunos qual será o tema pesquisado – diversidade de religiões entre as pessoas que convivemos.

2. Estipular uma quantidade de perguntas – 5 perguntas.

3. Rascunhar as perguntas, intercalando perguntas abertas e fechadas.

4. Organizar a estética do questionário e fazer um pequeno texto introdutório do objetivo dele.

5. Fazer a releitura das perguntas para verificar se está faltando algo.

6. Aplicar o questionário.

7. Analisar os dados.

  • Sugira aos alunos que a pesquisa seja realizada a fim de identificar a religião praticada pelos familiares e vizinhos mais próximos. Cada um deve escolher aproximadamente três familiares e três vizinhos, totalizando seis pessoas. Oriente-os a explicar aos entrevistados que a pesquisa tem objetivo de reconhecer a diversidade cultural religiosa na população brasileira.
  • Converse com os alunos sôbre quais perguntas deverão aparecer no questionário. Alguns exemplos são: 1. Qual é a sua religião?; 2. Você é praticante dessa religião?; 3. Você conhece outras religiões? Quais?; 4. Quão tolerante você é com outras religiões?
  • Ao finalizar a pesquisa, oriente os alunos a analisar os dados da pesquisa e, por fim, a produzir os gráficos e um texto explicativo.

7. Leia a frase e observe a foto a seguir; depois, responda se você concorda com essa afirmação. Justifique sua resposta.

O crescimento das grandes cidades no continente asiático tem se caracterizado pêla melhoria na qualidade de vida geral da população.

Fotografia. Vista do alto. Cidade com muitas construções simples com telhados cinza e lonas de cor azul. Ao fundo há árvores e edifícios.
Paisagem urbana de Mumbai, Índia, em 2021.

8. Leia a manchete e analise o gráfico a seguir.

China avança na eliminação do contrôle total da natalidade

Disponível em: https://oeds.link/wJMBKT. Acesso em: 8 agosto 2022.

Crescimento da população chinesa (1950-2050*)

Gráfico. Crescimento da população chinesa (1950-2050). População chinesa (em milhões). Em 1950 em quase 600 milhões, aumentando gradativamente até ultrapassar 900 milhões em 1980, cruzando uma linha que indica a implantação da política do filho único em 1979; continuando a aumentar gradativamente, chegando a aproximadamente 1.400 em 2020, se mantendo assim em 2030 em projeção e caindo um pouco em 2040 e 2050 em projeção.

Fonte de pesquisa: UNITED NATIONS. World population prospects. Disponível em: https://oeds.link/LWzMMu. Acesso em: 29 junho 2022.

  1. Explique o que foi a “política do filho único” na China.
  2. Quais foram as mudanças realizadas pêlo govêrno da China na “política do filho único”? O que levou o govêrno chinês a tomar essa decisão?
  3. De acôrdo com o gráfico, quais foram os efeitos da política do filho único sôbre o crescimento da população chinesa?
Respostas e comentários

7. Resposta pessoal. Espera-se que os alunos respondam que não, pois o crescimento acelerado das grandes cidades, como Mumbai, na Índia, mostrada na foto, não tem sido acompanhado de investimentos em infraestrutura e serviços básicos e tem se caracterizado pêla formação de muitas áreas carentes. Essas áreas, muitas vezes, abrigam um grande contingente de pessoas que sobrevivem em condições precárias de saúde, educação, trabalho e renda.

8. a) Para efetuar o contrôle de natalidade, essa política penalizava com perdas de benefícios sociais e até multas aos casais que tivessem mais de um filho.

8. b) A partir de 2013, o govêrno chinês passou a permitir aos casais ter até dois filhos, desde que um dos pais fosse filho único. A partir de 2016, todos os casais poderiam ter até dois filhos. Houve preocupação com o processo de envelhecimento da população no país.

8. c) O gráfico mostra que a política do filho único reduziu o ritmo de crescimento da população chinesa, que tende a diminuir em têrmus absolutos a partir da década de 2050.

  • Após o desenvolvimento da atividade 7, peça aos alunos que relacionem a paisagem retratada com possíveis paisagens brasileiras. Peça-lhes que indiquem quais localidades brasileiras apresentam semelhanças. Solicite que êles justifiquem a resposta. Aproveite a ocasião para comentar que tanto o Brasil quanto a Índia são considerados países emergentes, ou seja, apresentam avanços econômicos e parque industrial diversificado, porém ainda não superaram suas mazelas socioeconômicas.
  • A atividade 7 explora aspectos da Competência específica de Geografia 3 da Bê êne cê cê, pois os alunos utilizarão seus conhecimentos geográficos prévios para relacionar a produção de diferentes espaços, envolvendo princípios da Geografia, como analogia, diferenciação, distribuição e localização.

Metodologias ativas

Aproveite o tema da atividade 8 e proponha à turma a estratégia fishbowl. Para isso, obtenha mais informações no tópico Metodologias e estratégias ativas, nas orientações gerais dêste manual. Para a realização do debate, organize dois círculos: um grande, com maior quantidade de cadeiras, e um pequeno, dentro do círculo grande, com no máximo seis cadeiras. Proponha o debate a respeito da opinião dos alunos sôbre o rígido contrôle de natalidade que era praticado pêla China (política do filho único), o qual penalizava com perdas de benefícios sociais e multas aos casais que tivessem mais de um filho, com exceção das famílias rurais. Pergunte-lhes também quais foram as consequências dessa política.

Glossário

Monoteísmo
: crença na existência de uma única divindade.
Voltar para o texto