O que eu estudei?

Faça as atividades em uma folha de papel avulsa.

1. Copie em uma folha de papel avulsa a alternativa que indica corretamente os nomes das seis regiões do continente asiático identificadas pelos números no mapa seguinte.

Divisão regional da Ásia

Mapa. Divisão regional da Ásia. Indicações com números: Número 1: Rússia (parte asiática). Número 2: Turquia (parte asiática). Líbano, Síria, Israel, Jordânia, Síria, Iraque, Arábia Saudita, Iêmen, Kuwait, Barein, Catar, Emirados Árabes Unidos, Omã, Irã e Afeganistão. Número 3: Mongólia, China, Hong Kong, Coreia do Norte, Coreia do Sul, Japão e Taiwan. Número 4: Paquistão, Índia, Nepal, Butão, Bangladesh, Mianmar e Sri Lanka. Número 5: Laos, Vietnã, Tailândia, Camboja, Malásia, Cingapura, Brunei, Indonésia, Filipinas e Timor-Leste. Número 6: Cazaquistão, Uzbequistão, Turcomenistão, Quirguistão e Tadjiquistão. No canto superior esquerdo, mapa de localização, planisfério destacando a região descrita. No canto superior direito, a rosa dos ventos e na parte inferior, a escala: 1020 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: GIRARDI, Gisele; ROSA, Jussara Vaz. Atlas geográfico do estudante. São Paulo: éfe tê dê, 2016. página 140.

    1. – Oriente Médio; dois Ásia Setentrional; três – Extremo Oriente; quatro – Sudeste da Ásia; cinco – Sul da Ásia; seis - Ásia Central.
    1. – Sul da Ásia; dois – Extremo Oriente; três – Oriente Médio; quatro – Países da Ásia Setentrional; cinco – Sudeste da Ásia; seis – Ásia Central.
    1. Ásia Setentrional; dois – Oriente Médio; três – Extremo Oriente; quatro – Sul da Ásia; cinco – Sudeste da Ásia; seis Ásia Central.
    1. – Sul da Ásia; dois – Sudeste da Ásia; três – Oriente Médio; quatro – Extremo Oriente; cinco Ásia Setentrional; seis Ásia Central.
  1. Por que os têrmus Oriente Médio e Oriente Próximo podem ser considerados uma visão eurocêntrica do mundo?
  2. Localizada no continente asiático, a montanha mostrada na imagem é o ponto mais elevado da Terra. Verifique e responda:
    1. Qual é o nome dessa montanha e em qual cordilheira está localizada?
    2. Explique como essa cordilheira de montanhas se originou.
Fotografia. Montanhas rochosas cobertas por neve.
Cordilheira do Himalaia, Índia, em 2021.
Respostas e comentários

1. Resposta: C.

2. Resposta nas orientações ao professor.

3. a) Resposta: Monte Everest, localizado na cordilheira do Himalaia.

3. b) Resposta nas orientações ao professor.

Objetivos das atividades

1. Identificar a divisão geográfica dos países asiáticos.

2. Compreender que os têrmus Oriente Médio e Oriente Próximo expressam uma visão eurocêntrica do mundo.

3. Compreender a origem geológica tectônica da cordilheira do Himalaia.

Como proceder nas atividades

1. Em caso de dificuldades, realize uma prática cartográfica com a construção do mapa da “Divisão Regional da Ásia”.

2. Se os alunos apresentarem dúvidas, proponha uma atividade utilizando charges com a temática do eurocentrismo. Oriente-os a refletir sôbre como a perspectiva europeia foi dominante na leitura dos acontecimentos históricos em detrimento dos demais pontos de vista. Para complementar, solicite a êles que construam a própria charge, explorando a temática do eurocentrismo e o “Descobrimento do Brasil” (ou chegada dos portugueses ao Brasil).

3. Em caso de dúvidas, realize uma prática com a construção de maquetes sôbre os movimentos das placas tectônicas. Explore nesse modêlo os três tipos de movimentos de placa (convergente, divergente e conservativo), e o resultado que provocam na configuração do relêvo.

Respostas das atividades

2. Os têrmus Oriente Médio e Oriente Próximo podem ser considerados eurocêntricos pêlo fato de constituírem uma regionalização com base na perspectiva europeia. Nessa concepção, a Europa é considerada o centro do mundo, tomada como parâmetro para definir o que é próximo ou distante.

3. b ) As cadeias de montanhas do continente asiático se originaram de movimentos tectônicos ocorridos em um passado geológico recente, caracterizando-se enquanto dobramentos modernos. O choque provocado pêlo movimento convergente (encontro) de duas placas tectônicas continentais, a Indo-australiana e a Eurasiática, teve como decorrência o soerguimento (elevação) da placa, dobrando-se em fórma de cordilheira.

  1. sôbre a hidrografia da Ásia, escreva em uma folha de papel avulsa Verdadeiro ou Falso para as informações apresentadas a seguir.
    1. Grande parte dos rios asiáticos é abastecida pêlo derretimento do gêlo acumulado nas regiões de maiores altitudes.
    2. Apesar de a Ásia ser o continente mais extenso da Terra, sua rede hidrográfica é pouco expressiva.
    3. A fertilidade do solo de algumas regiões asiáticas está associada à deposição de sedimentos efetuada pelos rios, favorecendo, assim, a agricultura nessas regiões.
    4. A hidrografia do continente asiático se destaca por ter rios muito extensos que atravessam algumas das regiões mais populosas do planeta, além de serem intensamente poluídos.
  2. A imagem a seguir mostra um cartaz que fez parte de uma campanha promovida pêlo govêrno da China em meados de 1980.
Fotografia. Um homem andando de bicicleta em frente a um painel com a figura de um homem e uma mulher caminhando com uma criança por uma rua, nas laterais há inscrições em chinês.
Painel com campanha do govêrno chinês na década de 1980.
  • Que campanha foi essa e quais fatores estão relacionados a essas medidas?

6. Com base nas informações a seguir e em seu conhecimento sôbre o continente asiático, escreva um texto destacando o contraste econômico e social dos países da Ásia.

País

IDH (2019)

Cingapura

0,938

Japão

0,919

Malásia

0,810

Paquistão

0,557

Afeganistão

0,511

Fonte de pesquisa: penúdi. Relatório do Desenvolvimento Humano 2020. Disponível em: https://oeds.link/y36qP6. p. 343-345. Acesso em: 4 julho 2022.

Respostas e comentários

4. a) Resposta: Verdadeiro.

4. b) Resposta: Falso.

4. c) Resposta: Verdadeiro.

4. d) Resposta: Verdadeiro.

5. Resposta nas orientações ao professor.

6. Resposta pessoal. Verifique se os alunos estabeleceram relações adequadas acêrca das disparidades econômicas e sociais que marcam o continente asiático. Países ricos, como Japão, Israel e Cingapura, têm í dê agá elevado, indicando boa qualidade dos índices socioeconômicos de saúde, educação e renda. Por outro lado, países como Malásia, Afeganistão e Paquistão têm baixo í dê agá, enfrentando graves crises econômicas e sociais.

Objetivos das atividades

4. Identificar as características da rede hidrográfica no continente asiático.

5. Compreender a política de contrôle de natalidade da China.

6. Compreender os contrastes socioeconômicos que marcam os países asiáticos.

Como proceder nas atividades

4. Se os alunos não identificarem as respostas corretas, conduza uma prática com imagens dos principais rios do continente asiático. Apresente-lhes imagens que mostrem os locais onde nascem rios, as planícies onde são depositados os sedimentos, seus cursos pelos grandes centros urbanos e os impactos ambientais provocados pêlo ser humano. Com base nessas imagens, converse com êles sôbre as características da hidrografia da Ásia.

5. Em caso de dúvidas, realize uma prática com a exibição de vídeos e trechos de documentários que abordem a temática do contrôle de natalidade. Apresente a êles outros exemplos, como as medidas adotadas na Índia. Para complementar a atividade, contextualize essa questão na atualidade, indicando a flexibilização dêsse contrôle familiar e a tendência de sua extinção no futuro.

6. Em caso de dificuldades, proponha a apresentação de seminários temáticos sôbre as condições socioeconômicas dos países da Ásia. Para tanto, organize a turma em grupos e defina um ou dois países para cada grupo. Os alunos deverão pesquisar e organizar em um painel (ou cartaz) dados referentes às condições socioeconômicas dos países selecionados, por exemplo, í dê agá, índice de mortalidade infantil, renda per cápita, Píbi etcétera Ao final, êles apresentarão o seminário e todos devem registrar em seus cadernos a síntese das apresentações.

Resposta da atividade

5. O cartaz faz referência à “Política do filho único”, idealizada pêlo govêrno chinês com o intuito de promover o contrôle da natalidade no país. êsse rígido controle familiar limitou a quantidade de um filho por família, penalizando com perdas de benefícios sociais e multas aos casais que tivessem mais de um filho, com exceção das famílias rurais. Tais medidas foram tomadas para conter o crescimento demográfico, que alcançou elevados índices no país, sobretudo a partir de 1950.