UNIDADE 7 Ásia: aspectos econômicos e geopolíticos

Fotografia. Vista do alto. Uma cidade com muitos edifícios em frente a um porto com iates ancorados.
Vista de arranha-céus na cidade de Dubai, Emirados Árabes Unidos, em 2022.
Respostas e comentários

Aproveite a foto apresentada na página de abertura para despertar a curiosidade dos alunos sôbre as características econômicas do continente asiático. Explore como o crescimento econômico de alguns países, como Catar, barêin e Emirados Árabes Unidos, reflete-se na transformação das paisagens urbanas, como os modernos e imponentes arranha-céus em Dubai. Se possível, utilize um planisfério político para mostrar aos alunos a localização dêsses países na região do Oriente Médio.

Antes que os alunos leiam a legenda da foto e respondam às questões da próxima página, proponha-lhes a análise da imagem e faça a êles algumas perguntas, a fim de que expressem seus conhecimentos prévios.

a ) Que lugar está representado na foto?

b ) Que transformações urbanas são perceptíveis na imagem?

c ) Em sua opinião, êsse lugar apresenta um bom desenvolvimento econômico? Explique sua resposta.

Respostas

a ) Uma grande cidade do continente asiático.

b ) É possível perceber prédios muito altos, indicando a modernidade da arquitetura.

c ) Resposta pessoal. Espera-se que os alunos mencionem que o fato de apresentar uma arquitetura moderna e planejada demonstra que a cidade tem um bom desenvolvimento econômico e que, por se tratar de uma cidade pertencente ao Oriente Médio, presume-se que as atividades econômicas estejam relacionadas, por exemplo, à exploração de petróleo.

O continente asiático destaca-se pêla presença de países que apresentam características econômicas e geopolíticas de grande relevância mundial. Entre países, estão grandes produtores de petróleo e potências industriais, econômicas e militares.

Os interêssis políticos e estratégicos de tais países têm sido capazes de provocar grandes repercussões no cenário mundial contemporâneo, a exemplo do expansionismo econômico chinês pêlo mundo, das ações militares implementadas na região pêlo govêrno russo ou, ainda, da capacidade de certos países árabes de interferir no preço do petróleo.

Iniciando a conversa

  1. A foto mostra uma característica comum a muitos países asiáticos: o acelerado crescimento econômico ocorrido ao longo das últimas décadas. Após observar atentamente a foto, cite os aspectos que mais chamam a sua atenção.
  2. O que você sabe sôbre o continente asiático? Que países se destacam nesse continente?
  3. Que outras características do continente asiático você conhece? Compartilhe as respostas com os colegas.

Agora vamos estudar...

  • as características econômicas dos países asiáticos;
  • as principais questões geopolíticas e os conflitos recentes na Ásia;
  • o Oriente Médio e a questão Palestina;
  • as características dos principais países asiáticos, como a Rússia, o Japão, a China, a Índia e os chamados Tigres Asiáticos.
Respostas e comentários

Questões 1 a 3. Respostas nas orientações ao professor.

Antes de trabalhar as questões propostas, converse com os alunos sôbre os assuntos que serão estudados ao longo desta unidade. Peça a êles que relatem o que mais os impressionou na foto de abertura da unidade. Promova também uma conversa para avaliar o conhecimento prévio dos alunos a respeito dos países e das regiões do continente asiático que serão abordados na unidade: Oriente Médio, Palestina, Rússia, Japão, China, Índia e Tigres Asiáticos. Questione-os sôbre as características naturais, econômicas, culturais e políticas.

Respostas

1. Resposta pessoal. Peça aos alunos que comentem as características da paisagem observada na foto, como a grande quantidade de modernos edifícios.

2. Resposta pessoal. Explore o conhecimento prévio dos alunos, questionando-os sôbre os países asiáticos, seus aspectos econômicos, demográficos, culturais, geopolíticos etcétera

3. Resposta pessoal. Valorize o conhecimento prévio dos alunos. Para isso, incentive-os a compartilhar as informações que conhecem sôbre o continente asiático.

Metodologias ativas

A fim de iniciar o trabalho com os assuntos da unidade, proponha à turma a estratégia brainstorming. Para isso, obtenha mais informações no tópico Metodologias e estratégias ativas, nas orientações gerais dêste manual. Sempre que considerar pertinente, utilize essa estratégia para enriquecer os estudos dos temas abordados ao longo da unidade.

Separe com antecedência alguns materiais, como notícias de jornais e revistas, que tratem de atividades econômicas desenvolvidas na Ásia e leve-os para a sala de aula. Organize a turma em grupos e incentive-os a ler as reportagens e a conversar sôbre os principais temas apresentados nos noticiários. Após as primeiras percepções dos grupos, oriente-os a escrever algumas palavras-chave referentes aos temas, fazendo uma relação com os estudos que serão realizados. Caso seja possível, essa atividade pode ser feita usando plataformas digitais.

CAPÍTULO 18 Oriente Médio

O Oriente Médio localiza-se na porção sudoeste do continente asiático, estendendo-se do Afeganistão (ao Léste) ao norte da África e ao sudeste da Europa. Do ponto de vista físico-geográfico, a região destaca-se pêla presença da península Arábica, limitada pêlas águas de importantes mares (Mediterrâneo, Vermelho e Arábico) e golfosglossário (Pérsico, Áden, Omã). Confira novamente o mapa da página 190.

No Oriente Médio, predominam paisagens desérticas e semiáridas. Os trechos mais úmidos localizam-se nas áreas litorâneas ou nos oásis, espalhados em meio aos desertos, e também nos vales dos principais rios (Tigre, Eufrates, Jordão), que foram o berço das primeiras civilizações na região, conhecida como crescente fértil.

Em razão das condições climáticas desfavoráveis, a população do Oriente Médio está distribuída de maneira bastante desigual. Verifique novamente o mapa da página 204. As maiores densidades demográficas concentram-se no litoral e nas áreas mais úmidas do interior.

Nas áreas áridas ou semiáridas, a principal ocupação humana é o pastoreio nômade, principalmente a criação de ovinos e caprinos; nas poucas áreas agricultáveis, desenvolve-se uma agricultura tradicional. Já nas áreas mais úmidas, como nas zonas litorâneas e nos vales fluviais, plantam-se trigo, arroz, algodão e frutas cítricas, cultivados com técnicas de irrigação.

Fotografia. Ovelhas em um morro desértico. Ao fundo há um homem montado em um cavalo.
Pastoreio de ovelhas em região árida no vale do Rio Jordão, localizado entre Israel, Jordânia e Palestina, em 2021.
Respostas e comentários

Objetivos do capítulo

  • Identificar a localização geográfica do Oriente Médio e conhecer as principais características naturais dessa região.
  • Compreender a importância econômica e estratégica do Oriente Médio como região produtora e exportadora de petróleo.
  • Verificar que as maiores potências econômicas do mundo dependem da importação de petróleo do Oriente Médio.

Justificativas

Com base nos estudos dêste capítulo, os alunos aprofundarão seus conhecimentos em localização geográfica, com foco nas principais características dos países pertencentes ao Oriente Médio, analisando aspectos físicos, populacionais e socioeconômicas por meio de observações de projeções cartográficas. Assim, êles exploram a habilidade ê éfe zero nove gê ê um cinco da Bê êne cê cê.

Mediante as análises e os estudos relacionados ao tema, êles identificarão o petróleo como o principal produto da região e reconhecerão as desigualdades sociais como consequência da concentração da riqueza e do poder nas mãos de uma minoria, contribuindo para o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero nove gê ê zero nove.

Os alunos também compreenderão a importância do Oriente Médio para o fornecimento de petróleo para países desenvolvidos, gerando uma dependência dêsse recurso, que constitui a fonte energética mais utilizada no mundo. Essa análise auxilia no trabalho com a habilidade ê éfe zero nove gê ê um oito da Bê êne cê cê, pois enfatiza a questão da produção do petróleo para o desenvolvimento de grandes potências mundiais.


Explique aos alunos que o petróleo é a principal atividade econômica de vários países do Oriente Médio, como Arábia Saudita, Irã, Iraque, e Emirados Árabes Unidos. A atividade agropecuária, no entanto, também se destaca em regiões irrigadas e em vales férteis, como os dos rios Tigre e Eufrates, e nas regiões dominadas pêlo clima mediterrâneo, como as costas da Turquia, do Líbano e de Israel. Comente, ainda, que o turismo é outra atividade que vem se destacando em vários países da região. Se julgar necessário, peça aos alunos que pesquisem, na biblioteca ou na internet, os países que mais recebem turistas no Oriente Médio e quais são os pontos turísticos mais visitados por êles.

O petróleo no Oriente Médio

O Oriente Médio detém cêrca de 48% das reservas comprovadas de petróleo do mundo, fato que explica a grande importância econômica e estratégica da região. Confira o gráfico seguinte e verifique que os países do Oriente Médio possuem importantes reservas mundiais de petróleo.

Maiores reservas e produção de petróleo no Oriente Médio (2020)

Gráfico. Maiores reservas e produção de petróleo no Oriente Médio (2020), em porcentagem. Irã. Reservas de petróleo em relação ao total mundial: 9,1 por cento. Produção de petróleo em relação ao total mundial: 3,5 por cento. Iraque. Reservas de petróleo em relação ao total mundial: 8,4 por cento. Produção de petróleo em relação ao total mundial: 4,7 por cento. Kuait. Reservas de petróleo em relação ao total mundial: 5,9 por cento. Produção de petróleo em relação ao total mundial: 3 por cento. Omã. Reservas de petróleo em relação ao total mundial: 0,3 por cento. Produção de petróleo em relação ao total mundial: 1,1 por cento. Catar. Reservas de petróleo em relação ao total mundial: 1,5 por cento. Produção de petróleo em relação ao total mundial: 2 por cento. Arábia Saudita. Reservas de petróleo em relação ao total mundial: 17,2 por cento.  Produção de petróleo em relação ao total mundial: 12,5 por cento. Emirados Árabe Unidos. Reservas de petróleo em relação ao total mundial: 5,6 por cento.  Produção de petróleo em relação ao total mundial: 4,1 por cento.

Fonte: bê pê. Statistic Review of World Energy 2021. Disponível em: https://oeds.link/C058Is. pponto 33. Acesso em: 4 julho 2022.

As principais jazidas e áreas de exploração petrolíferas situam-se nos países localizados em tôrno do golfo Pérsico (Arábia Saudita, Irã, Iraque, , Emirados Árabes Unidos, Omã e Catar), como podemos ver no mapa.

Depois de extraído, o petróleo em estado bruto ou já processado nas refinarias segue por oleodutos aos portos litorâneos, instalados no golfo Pérsico e também no mar Mediterrâneo, de onde é transportado ao seu destino por imensos navios petroleiros.

Grande parte do petróleo explorado nos países do Oriente Médio abastece o mercado internacional, especialmente as importantes potências econômicas (Estados Unidos, países da Europa e Japão), e demais países dependentes dessa fonte energética.

A exploração de petróleo no Oriente Médio (2018)

Mapa. A exploração de petróleo no Oriente Médio (2018). Petróleo e gás natural: oeste do Irã, sul do Iraque e Kuwait, leste da Arábia Saudita, Barein, Catar, norte e sul de Omã e leste do Iêmen. Oleoduto e gasoduto: Turquia, Síria, Jordânia, Iraque, Arábia Saudita, Iêmen e Irã. Terminal de petróleo: Turquia, Síria, Líbano, Síria, Jordânia, Iraque, Irã, Emirados Árabes Unidos e Omã. Países-membros da Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo no Oriente Médio): Irã, Iraque, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos. Principais jazidas e áreas de exploração petrolíferas: norte do Iraque, sul do Irã, leste do Iraque, da Arábia Saudita, dos Emirados Árabes Unidos e oeste de Omã. No canto superior direito, mapa de localização, planisfério destacando a região descrita. No canto superior esquerdo, a rosa dos ventos e no canto inferior direito, a escala: 420 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: FERREIRA, Graça Maria Lemos. Atlas geográfico: espaço mundial. quinta edição São Paulo: Moderna, 2019. página 102.

Questão 1.

Com base no que você estudou, explique por que o Oriente Médio tem importância estratégica no espaço mundial.

Respostas e comentários

Questão 1. Resposta: Os países do Oriente Médio têm grandes reservas de petróleo conforme podemos verificar no gráfico desta página. As maiores potências econômicas do mundo dependem da importação de petróleo.

  • Complemente o estudo explicando aos alunos que o petróleo sempre foi alvo de disputas e, portanto, motivação para conflitos, como no caso das duas Guerras do Golfo. A primeira ocorreu entre 1990 e 1991, quando o Iraque invadiu o com o intuito de controlar as jazidas de petróleo do país vizinho e de não pagar as dívidas contraídas com êle. Porém, as tropas iraquianas, sob o comando de Saddam russên, foram obrigadas a se retirar do após os Estados Unidos e seus aliados interferirem no conflito, lançando pesados bombardeios aéreos sôbre o Iraque. Já a segunda Guerra do Golfo ocorreu em 2003, quando os Estados Unidos e seus aliados voltaram a atacar o Iraque sob a alegação de que o ditador Saddam russên estaria desenvolvendo armas de destruição em massa. A guerra terminou após meses de conflitos, que destruíram boa parte das instalações militares e da infraestrutura iraquiana. Saddam russên foi capturado, julgado e executado, mas nenhuma arma de destruição em massa foi encontrada.
  • Ao abordar o tema O petróleo no Oriente Médio, aproveite as análises do gráfico e do mapa para promover tanto o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero nove gê ê um cinco, comparando regiões do mundo com base em informações econômicas extraídas de mapas temáticos, quanto da habilidade ê éfe zero nove gê ê um oito da Bê êne cê cê, analisando os usos de recursos naturais e de fontes energéticas em diferentes países.

Riqueza e desigualdade social

A economia alicerçada na produção de petróleo proporcionou o enriquecimento dos países do Oriente Médio. Os lucros obtidos com a exploração e a exportação de petróleo abasteceram a economia dos países da região com cifras muito altas.

Ao longo de décadas, porém, boa parte dessa riqueza foi apropriada por uma pequena elite, servindo, principalmente, ao enriquecimento da nobreza política (reis, xeiques, sultões) e dos altos funcionários ligados ao govêrno. A concentração de riqueza em poder dessas elites explica por que parcela significativa da população dêsses países ainda vive em condições precárias.

Nos últimos anos, a enorme riqueza gerada pêlo petróleo vem impulsionando o desenvolvimento de outros setores da economia em diversos países do Oriente Médio. Concentrando boa parte dessa riqueza, algumas cidades transformaram-se em verdadeiros polos de desenvolvimento.

Grandes investimentos realizados em cidades como Dubai e Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, transformaram centros urbanos em metrópoles modernas.

Fotografia. Edifícios altos em frente ao mar. À direita há árvores.
Vista de Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, em 2021.

O petróleo e a Opep

O Oriente Médio é uma região de interêsse estratégico no cenário geopolítico internacional. êsse interêsse aumentou quando os maiores produtores de petróleo do Oriente Médio criaram, em 1960, a Organização dos Países Produtores de Petróleo (ôpép), com o objetivo de manter o contrôle da exploração dêsse produto. Com isso, a ôpép passou a interferir diretamente no preço do petróleo, ou seja, no valor pago pêlo barril no mercado internacional.

Atualmente, a ôpép é formada por um grupo de treze países: Arábia Saudita, Argélia, Angola, Congo, Emirados Árabes, Gabão, Guiné Equatorial, Irã, Iraque, , Líbia, Nigéria e Venezuela.

Bandeira azul com um símbolo branco composto por uma haste vertical com dois círculos de cada lado na parte superior e dois círculos com pequenos recortes na parte inferior.
Símbolo da ôpép.
Respostas e comentários
  • Comente com os alunos que, além de gerar desigualdade social, os conflitos armados decorrentes da questão do petróleo colaboram para acentuar a pobreza em alguns países do Oriente Médio.
  • Se possível, apresente aos alunos algumas reportagens que abordem o comércio internacional de petróleo do Oriente Médio e a dependência que as grandes potências do mundo têm em relação a êsse recurso.
  • O estudo do tema Riqueza e desigualdade social propicia o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero nove gê ê zero nove da Bê êne cê cê, ao discutir as desigualdades sociais e econômicas em diferentes países e grupos de países asiáticos, sobretudo do Oriente Médio.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Ampliando os conhecimentos

  1. Caracterize a distribuição geográfica da população no Oriente Médio destacando como os aspectos naturais influenciam nessa distribuição.
  2. Que relações existem entre as atividades agropecuárias e as condições climáticas predominantes no Oriente Médio?
  3. Explique por que, embora a economia do Oriente Médio seja dependente da produção de petróleo, parcela significativa da população de seus países vive em condições precárias.
  4. De acôrdo com o que você estudou, qual foi o objetivo dos países produtores de petróleo do Oriente Médio ao criar a ôpép?

Aprofundando os conhecimentos

5. Leia a manchete e confira o gráfico. Depois, responda às questões propostas.

ôpép tenta novo acôrdo para frear produção de petróleo, apesar das tensões políticas

Disponível em: https://oeds.link/AUyg9u. Acesso em: 30 junho 2022.

Maiores produtores mundiais de petróleo (2020)

Gráfico. Maiores produtores mundiais de petróleo (2020). Estados Unidos: 19 por cento. Rússia: 12 por cento. Arábia Saudita: 13 por cento. Canadá: 6 por cento. Irã: 4 por cento. Iraque: 5 por cento. China: 4 por cento. Emirados Árabes Unidos: 4 por cento. Kuait: 3 por cento. Outros: 30 por cento.

Fonte de pesquisa: bê pê. bê pê Statistical Review of World Energy 2021. Disponível em: https://oeds.link/C058Is. p. 18. Acesso em: 30 junho 2022.

  1. De que maneira os países da ôpép conseguem interferir no preço internacional do petróleo?
  2. De que maneira a alta do petróleo pode afetar a economia?
  3. De acôrdo com o gráfico, quais são os maiores produtores mundiais de petróleo?
  4. Quais países da ôpép são representados no gráfico? Qual a participação de cada um deles na produção mundial de petróleo?
Respostas e comentários

1. Por causa das condições climáticas desfavoráveis, a população do Oriente Médio está distribuída de maneira bastante desigual, sendo que as maiores densidades demográficas concentram-se no litoral e nas áreas mais úmidas do interior.

2. Nos desertos, a população pratica o pastoreio nômade. Nas áreas agricultáveis, predomina a agricultura de subsistência. Nas áreas mais úmidas, como no litoral e nos vales fluviais, pratica-se a agricultura irrigada.

3. Porque, ao longo de décadas, boa parte da riqueza gerada pêla exploração do petróleo no Oriente Médio foi apropriada por uma pequena elite, servindo, principalmente, ao enriquecimento da nobreza política (reis, xeiques e sultões) e dos altos funcionários ligados ao govêrno.

4. O objetivo dêsses países era obter o contrôle sôbre a exploração de petróleo no mundo, pois, mantendo êsse contrôle, a ôpép interferiria diretamente no preço do petróleo, ou seja, no valor pago pêlo barril no mercado internacional.

5. a) Os países da ôpép conseguem interferir no preço internacional do petróleo diminuindo o volume da produção. Com menos oferta de petróleo no mercado internacional, o seu preço tende a subir.

5. b) Possíveis respostas: Pode provocar o aumento no preço dos combustíveis e de outros derivados do petróleo; a diminuição da importação e da exportação de barris de petróleo; o aumento no preço da energia elétrica produzida a partir das usinas termelétricas, entre outros.

5. c) Os maiores produtores de petróleo são Estados Unidos, Arábia Saudita e Rússia.

5. d) Os países são Arábia Saudita (13%), Irã (4%), Iraque (5%) e Emirados Árabes Unidos (4%).

  • Aproveite as atividades propostas nesta página para verificar o aprendizado dos alunos. Caso verifique alguma dificuldade, proponha novas discussões e exercícios, a fim de que êles atinjam os objetivos de aprendizagem esperados. Durante a realização dessas atividades, verifique se há alunos com dificuldades. Se necessário, resgate os conteúdos trabalhados ao longo do capítulo.
  • As atividades propostas na página exploram aspectos da Competência específica de Geografia 1 ao incentivar os alunos a usar conhecimentos geográficos para entender a relação entre as sociedades e a natureza.
  • A atividade 5 propicia o desenvolvimento de parte da habilidade ê éfe zero nove gê ê um quatro da Bê êne cê cê, pois possibilita a análise e a interpretação de um gráfico com dados geográficos.
  • Aproveite a oportunidade proposta na atividade 5 e solicite aos alunos que pesquisem outras manchetes com temas relacionados às consequências da flutuação do preço do petróleo no mercado internacional. êles podem também pesquisar a respeito da política dos preços dos combustíveis no Brasil.

Sugestão de avaliação

Após os alunos realizarem as atividades, oriente-os a pesquisar sôbre a influência da extração do petróleo nos conflitos armados no Oriente Médio. Peça a êles que busquem informações em bibliotecas, revistas, jornais e na internet. Para finalizar, promova um debate sôbre o assunto, cuidando para que todos possam expor suas ideias.

Resposta

Espera-se que, no debate, os alunos contribuam com informações referentes aos motivos que levam aos conflitos na região do Oriente Médio, citando por exemplo, a Guerra do Golfo, em 1991 e a invasão dos Estados Unidos ao Iraque, em 2003.

Glossário

Golfo
: grande reentrância da costa preenchida pêlo mar.
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