CAPÍTULO 21 Japão

O Japão é uma das maiores economias da Ásia; de acôrdo com o Banco Mundial, seu Píbi foi o terceiro maior do mundo em 2020.

Localizado no extremo Léste asiático, o território do Japão ocupa uma área de aproximadamente 378 mil quilômetros. É um arquipélago formado por quatro ilhas (rocáido, rônchu, shikóku e quiushú) e mais de três mil ilhas menores.

Instabilidade tectônica no Japão

Mapa. Instabilidade tectônica no Japão. Capital do país: Tóquio. Cidades principais: Asahikawa, Sapporo, Sakata, Sendai, Kobe, Osaka, Hiroshima, Kitakyushu, Kochi, Fukuoka, Kagoshima, Naha nas Ilhas Ryukyu. Vulcões ativos: Encontrados em todo território citado, em maior quantidade ao sul. Limite entre placas tectônicas: no sudeste sobre o Oceano Pacífico, Placa Eurasiática, Placa Filipinas e Placa do Pacífico. Direção do deslocamento das placas tectônicas: Elas se aproximam, se chocando. Altitudes (em metros). 0 a 200: toda a costa do território. 201 a 500: interior do norte e sul e áreas dispersas ao centro. 501 a 1.000: áreas no sul e norte e em área maior na região central. 1.001 a 2.000: grandes áreas na região central. Acima de 2.000: pequenas áreas no norte e região central. Na parte superior, a rosa dos ventos e na parte inferior, a escala: 180 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: , róbert; , Djón. Geológica. Barcelona: H. F. úlmen, 2008. página 109.

O país localiza-se numa área de encontro de placas tectônicas, o que explica a existência de inúmeros vulcões em seu relêvo montanhoso e a ocorrência frequente de atividades sísmicas (terremotos) e de tsunamisglossário , conforme o mapa desta página.

Território e população

Com cêrca de 126 milhões de habitantes, o Japão está entre os países mais populosos do mundo. Em razão de sua extensão territorial relativamente pequena, o país também é bastante povoado, com densidade demográfica média em tôrno de 333 .

A maior parte da população japonesa está concentrada nas estreitas faixas das planícies litorâneas e nas encostas baixas das áreas montanhosas. Nessas regiões, estão as maiores aglomerações populacionais do país, imensas regiões urbano-industriais, onde se localizam cidades como Tóquio (37 milhões de habitantes), iôcorrâma (3,7 milhões), ossáka(20 milhões) e nagóia (9,6 milhões), as mais populosas do país. Analise novamente o mapa anterior e a foto na página seguinte.

Respostas e comentários

Objetivos do capítulo

  • Conhecer as características físicas e geográficas do Japão.
  • Conhecer as principais características da população japonesa.
  • Identificar o Japão como grande potência econômica mundial.

Justificativas

Por meio do estudo dêste capítulo, os alunos interpretarão textos, mapas e fotos para compreender a formação do território do Japão. Analisando as características físicas e populacionais dêsse país insular asiático, êles desenvolverão saberes presentes na habilidade ê éfe zero nove gê ê zero nove da Bê êne cê cê.

Além disso, a turma pode conhecer os fatores que alavancaram a economia e a indústria japonesa, a relação do relevo com a dificuldade de produtividade agrícola extensiva e seu imenso potencial na indústria pesqueira, o que contribuirá para o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero nove gê ê um sete da Bê êne cê cê.


  • Ao explicar as características físicas e naturais do Japão, retome as explicações sôbre os movimentos das placas tectônicas.
  • Comente com os alunos que, por causa da frequência de fenômenos da natureza, como terremotos e tissunãmis, a população japonesa recebe instruções e treinamentos adequados para agir durante catástrofes. treinamentos começam nas escolas, onde as crianças recebem explicações e são submetidas a simulações rotineiras para que, em casos de emergência, possam tomar atitudes mais seguras. Além disso, as estruturas das construções são desenvolvidas para resistir a tremores.

Algo a mais

Caso seja pertinente, apresente aos alunos o texto a seguir, criado pêla Província de Shimane, no Japão, que dá instruções e informações necessárias para a população estar preparada em casos de tsunamis. Disponível em: https://oeds.link/Oxf1jA. Acesso em: 15 junho 2022.

Fotografia. Vista do alto. Cidade repleta de edifícios e casas, com uma área com árvores à esquerda.
Vista da cidade de Tóquio, capital do Japão, com seus grandes e modernos edifícios, em foto de 2019.

Do ponto de vista demográfico, a população japonesa destaca-se por dois aspectos relevantes: baixa taxa de natalidade e elevada expectativa de vida.

A queda acentuada da natalidade ao longo das últimas décadas vem repercutindo no ritmo de crescimento da população, já negativo, em tôrno de –0,4%. Isso significa que a população japonesa está diminuindo, e isso certamente agravará ainda mais o problema da falta de mão de obra, já escassa no país.

A elevada expectativa de vida alcançada pêla população japonesa, hoje em tôrno de 84 anos, revela a excelente qualidade de vida no país. Com o aumento da longevidade e a diminuição da natalidade, a população japonesa está envelhecendo. cêrca de 35% da população do país tem mais de 60 anos de idade.

O aumento de idosos resulta na elevação dos gastos do govêrno destinados ao atendimento das necessidades das pessoas dessa faixa etária (benefícios sociais, leitos hospitalares, exames e procedimentos médicos etcétera).

Fotografia. Homens e mulheres idosas se alongando em uma área aberta. Eles seguram pequenos halteres com as mãos e os erguem acima da cabeça. Ao fundo, construções e uma árvore.
A população japonesa é a que tem a maior expectativa de vida do mundo. Na foto, idosos praticando exercícios em Tóquio, Japão, em 2017.
Respostas e comentários
  • No estudo sôbre as características demográficas do Japão, apresente uma pirâmide etária da população japonesa e faça sua leitura com os alunos. Peça-lhes que observem o número de idosos e o de jovens e crianças. Após isso, questione-os sôbre os pontos positivos e negativos que a pirâmide pode apresentar e como isso afeta a economia do país. Oriente-os a observar o número de pessoas de 40 a 60 anos e o de indivíduos mais jovens. Questione-os sôbre o que deve ser feito em uma nação que tenha uma estrutura da população como a do Japão para que todos tenham uma boa qualidade de vida. A pirâmide etária japonesa pode ser analisada no enderêço eletrônico a seguir. Disponível em: https://oeds.link/Slr8ze. Acesso em: 22 junho 2022.
  • A respeito da distribuição da população no território, explique que as áreas densamente urbanizadas, que ligam Tóquio (no centro do país) a nagazáqui (no sul do país), formam a maior megalópole do mundo, na qual vivem aproximadamente 80 milhões de habitantes.
  • O estudo sôbre o envelhecimento da população japonesa proporciona uma abordagem do tema contemporâneo transversal Processo de envelhecimento, respeito e valorização do idoso. Aproveite a foto apresentada na página para ressaltar a importância dos cuidados que as pessoas devem ter com a saúde, como a prática de atividades físicas regulares, para alcançar um envelhecimento saudável.

Geografia e Língua Portuguesa

Entrevista

Você já leu uma entrevista? A entrevista é um gênero textual que apresenta o registro de uma conversa previamente combinada com o objetivo de obter informações sôbre determinado assunto.

Por isso, ela é considerada uma prática de pesquisa utilizada com a intenção de se obter informações da pessoa entrevistada. dados confirmam o objetivo da pesquisa ou orientam o pesquisador na mudança do seu objeto de estudo.

Os interlocutores têm papéis definidos: o entrevistado deve manifestar o seu conhecimento sôbre o assunto de acôrdo com o que é perguntado; e o entrevistador organiza um conjunto de perguntas e registra as respostas. As entrevistas podem circular em periódicos, jornais e revistas. Confira o exemplo a seguir.

Decasségui: uma experiência no Japão

Você estudou que o Japão é uma das maiores potências econômicas do mundo, com um dos mais desenvolvidos parques industriais do planeta. Nas décadas de 1980 e 1990, devido às sucessivas crises econômicas e ao aumento no desemprêgo, milhões de brasileiros emigraram para o Japão em busca de oportunidades e melhores condições de vida. Leia a entrevista a seguir, realizada com uma decasséguiglossário brasileira que migrou para o Japão, e conheça um pouco sôbre essa experiência.

Fotografia. Mulher de cabelos compridos, sorrindo de braços cruzados.
Heloisa Lima, em 2019.

1. Qual seu nome completo?

Heloisa Lima.

2. Em que ano migrou para o Japão?

No ano de 1990.

3. Por que migrou para o Japão?

Para conhecer o país e a cultura.

4. Em que trabalhou no Japão?

Em fábricas de peças automobilísticas e também em fábrica de janelas e portas de alumínio.

5. Quais foram as principais dificuldades que enfrentou? (Qual a principal dificuldade de ser imigrante no Japão?)

O idioma, a jornada de trabalho (fazia 2 horas extras por dia) e a adaptação ao modo de vida, aos costumes do país.

Respostas e comentários
  • Esta seção propõe instruir os alunos na leitura e na interpretação do gênero entrevista. A leitura e a análise de entrevistas propostas nesse estudo possibilitam aos alunos conhecer histórias de vida e informações sôbre diversos assuntos.
  • Explore a competência leitora dos alunos orientando-os a realizar diferentes tipos de leitura do texto, ou seja, silenciosa, em duplas, coletiva etc. Pergunte se já haviam lido alguma entrevista contida em um periódico, jornal, revista ou em outro meio de comunicação.
  • Incentive a leitura inferencial dos alunos orientando-os no trabalho com as questões, incentivando-os a observar alguns aspectos da entrevista que vão auxiliá-los a contextualizar e a compreender o texto. Para isso, oriente-os a anotar no caderno os trechos que mais lhes chamaram a atenção ou que julgaram mais importantes. Incentive-os a expressar suas opiniões sôbre a história de vida da entrevistada.
  • Pergunte aos alunos o que acharam da linguagem do texto, se foi de difícil compreensão, se por meio dele conseguiram compreender um pouco do modo de vida da entrevistada e a sua relação com o Japão, país para onde migrou durante um período.
  • Aproveite o tema para desenvolver com os alunos noções introdutórias de pesquisa em entrevista. Sugira a êles que, em duplas, façam uma entrevista com uma pessoa que tenha migrado de seu lugar de origem. Nesse caso, poderão organizar o processo da pesquisa desde o início com base nos seguintes passos: definição do objetivo da pesquisa por meio do tema; escolha do público a ser entrevistado; definição do método da pesquisa, quantitativa ou qualitativa; produção do roteiro de perguntas; escolha do recurso para a gravação da entrevista ou sua anotação; realização da entrevista. Na sequência, êles deverão analisar as informações coletadas durante a entrevista.
  • Incentive os alunos a gravar a entrevista em vídeo e a editá-la usando ferramentas e aplicativos adequados. dêsse modo, êles explorarão a cultura juvenil e a Competência geral 5 da Bê êne cê cê, pois usarão a tecnologia para gerar conhecimento e comunicar saberes a outras pessoas.

6. Você sentiu muita diferença social e cultural em relação ao Brasil?

Sim, porém coisas muito positivas e funcionais. Por exemplo, a fórma de separar e descartar o lixo (tudo muito organizado), o atravessar a rua somente na faixa de pedestre, entre outros.

7. Quais os principais desafios dos brasileiros no Japão?

Adaptar-se aos costumes, hábitos do dia a dia e superar a saudade dos que ficaram no Brasil. Hoje isso é mais fácil com a internet.

8. Quanto tempo viveu no Japão? 

7 anos.

9. Depois de tanto tempo no Japão, a sua visão em relação ao Brasil mudou?

Foi difícil me readaptar no Brasil. Fazer comparações é inevitável e isso causa muita tristeza e decepção. Perceber o quanto o seu país poderia ser diferente em aspectos como política, meio ambiente, educação e outros, em que o Japão é mais organizado.

Fotografia. Um templo com cinco níveis com telhados pouco inclinados e com uma torre no topo. Ao fundo, há árvores.
Templo japonês.

10. Em sua avaliação, a migração para o Japão foi importante para sua vida? Em quê?

Sem dúvida. Importante no aspecto financeiro, a oportunidade de conhecer o país e principalmente pêla vivência e aprendizado que pude ter com a cultura oriental.

  • De acôrdo com a entrevista, responda:
    1. Identifique elementos que indicam se a experiência da emigração foi boa ou ruim para a entrevistada.
    2. Em sua opinião, as informações e experiências relatadas na entrevista são úteis? Explique.
    3. No seu ponto de vista, a partir das informações apresentadas na entrevista e no seu conhecimento sôbre o assunto, a emigração é uma alternativa interessante? Você emigraria? Para onde? Por quê?

Em muitas ocasiões precisamos ser persistentes para atingir nossos objetivos. Por meio da persistência as pessoas se encorajam para tomar decisões desafiadoras, como a de deixar o país de origem e viver lugares com culturas bem diferentes.

Respostas e comentários

Respostas a), b) e c) da seção Geografia e Língua Portuguesa nas orientações ao professor.

O estudo sôbre o gênero textual entrevista favorece a realização de um trabalho articulado com o componente curricular de Língua Portuguesa. Se possível, peça ao professor dêsse componente que aborde as principais características dêsse gênero textual, orientando os alunos a produzir um texto como êsse.

Algo a mais

No Museu da Pessoa, você encontra entrevistas que apresentam outras histórias de vida de pessoas de diferentes lugares do Brasil. Para obter essas informações, acesse o site, disponível em: https://oeds.link/47Korj. Acesso em: 15 julho 2022.

Respostas

a) A entrevistada menciona aspectos bons, como questões financeiras e culturais, e ruins, como a dificuldade para adaptação com o idioma, costumes e jornada extra de trabalho.

b) Resposta pessoal. Comente com os alunos que a entrevista auxilia o leitor a compreender um momento importante da história do Brasil e do mundo por meio da experiência de alguém que vivenciou o processo de emigração. Além disso, pode contribuir para que outras pessoas que desejam emigrar saibam um pouco mais sôbre êsse assunto.

c) Resposta pessoal. Incentive os alunos a expressar suas opiniões. Aproveite a ocasião para verificar a capacidade de organização dos argumentos utilizados por êles para explicar seus pontos de vista. Valorize o respeito pêla diversidade de opiniões.


Ao destacar a experiência de uma pessoa que deixou seu país de origem para viver em outro, é explorada uma reflexão com a competência socioemocional persistência. Promova uma conversa com os alunos, ressaltando exemplos de como a persistência pode ajudar em nosso dia a dia (alcançar uma nota melhor na prova, melhorar o desempenho em algum esporte, desenvolver algum dom ou habilidade, como cantar, tocar um instrumento musical etcétera). Dessa maneira desenvolve-se a Competência geral 10 da Bê êne cê cê, pois os alunos poderão refletir sôbre atitudes pessoais com base em decisões em princípios éticos e democráticos.

A potência econômica japonesa

O Japão apresenta-se atualmente como uma das maiores potências econômicas do mundo, destacando-se por abrigar um dos mais complexos e desenvolvidos parques industriais do planeta.

O processo de industrialização do Japão teve início em 1868 com a chamada Revolução meidjí, que acelerou o processo de industrialização e modernização da economia japonesa. Investimentos maciços em setores como educação (do ensino primário ao universitário), infraestrutura (ferrovias, portos) e indústrias de base (siderúrgicas) impulsionaram o crescimento econômico do país, apoiado na formação de fortes conglomerados empresariais familiares – os chamados zaibatsus.

Ao ser derrotado pêlas fôrças militares dos Estados Unidos e seus aliados (Inglaterra, França e União Soviética) na Segunda Guerra Mundial (19391945), o Japão sofreu muitas perdas, ficando praticamente falido e com sua economia e território destruídos. A reconstrução econômica do país se iniciou na década de 1950 com o apôio financeiro dos Estados Unidos, que tinham o objetivo principal de conter a expansão do socialismo soviético na região do Pacífico.

Outros fatores que também contribuíram para o desenvolvimento econômico do Japão no pós-guerra foram:

  • disponibilidade de mão de obra barata vinda do campo para as indústrias;
  • altos investimentos em educação voltados para a qualificação da mão de obra;
  • desenvolvimento científico-tecnológico.
Fotografia. Linha de produção com diversos braços mecânicos ao redor da carroçaria de um carro. Há outros equipamentos ao redor.
Processo de produção de automóvel feito por robôs, em , Japão, em 2021.
Respostas e comentários

Algo a mais

Acesse o site da Embaixada do Japão no Brasil e saiba mais sôbre o país. Disponível em: https://oeds.link/fWO9yd. Acesso em: 22 junho 2022.


Peça aos alunos que façam uma pesquisa na biblioteca sôbre a participação do Japão nas duas grandes guerras mundiais. Em seguida, promova, em sala de aula, um debate sôbre o conteúdo pesquisado. Aproveite essa proposta de pesquisa e desenvolva com êles noções introdutórias de prática de pesquisa em revisão bibliográfica. Explique que para essa pesquisa é importante seguir procedimentos como: definição do tema ou assunto que será pesquisado; buscar informações sôbre o tema por palavras-chave, autores, assuntos etcétera; pesquisar em fontes importantes, fidedignas e variadas; selecionar informações relevantes, de acôrdo com o objetivo da pesquisa; ler atentamente o material; elaborar uma síntese com base no material pesquisado.

A indústria japonesa

Os pesados investimentos em pesquisas científicas voltadas para o aprimoramento tecnológico do setor produtivo ao longo da segunda metade do século passado colocaram as indústrias japonesas entre as mais modernas e competitivas do mundo. Com a automação e a robotização utilizadas em larga escala no interior das fábricas, as indústrias japonesas aumentaram muito sua produtividade, diminuíram seus custos de produção e ampliaram expressivamente seus lucros.

Porém, o Japão possui um território relativamente pobre em recursos minerais e energéticos, insuficientes para suprir o elevado consumo de seu parque industrial, por isso depende muito da importação de minério de ferro, cobre, manganês, bauxita (recursos minerais); e de petróleo, carvão e gás natural (recursos energéticos).

Confira no mapa desta página as principais indústrias e os principais recursos minerais presentes no Japão.

Aproveitando êsse desempenho favorável, muitas empresas japonesas passaram a implantar filiais em outras partes do mundo como fórma de conquistar novos mercados. Assim, o Japão tornou-se uma das maiores potências econômicas do planeta, um grande exportador de produtos industrializados de alta tecnologia, tais como os de informática, robótica, eletrônicos, automóveis, navios, entre outros.

No entanto, nas últimas duas décadas, a economia japonesa vem sendo afetada por crises decorrentes principalmente da retração do consumo interno. Com a economia estagnada, muitas empresas faliram e a taxa de desemprêgo aumentou. Mesmo assim, o país se mantém como a terceira maior economia do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos e da China.

Indústrias e recursos minerais no Japão (2021)

Mapa. Indústrias e recursos minerais no Japão (2021). Áreas industriais ocupam todo o território, com as cidades: Wakkanai, Kushiro, Sapporo, Hachinohe, Sendai, Fukushima, Hitachi, Niigata, Toyama, Tóquio, Chiba, Tsuruga, Kioto, Nagoya, Yokohama, Kobe, Osaka, Matsuyama, Hiroshima, Tokuyama, Fukuoka, Kitakyushu, Nagasaki, Kumamoto, Kagoshima, Okinawa, com Alta tecnologia. Ferro e aço e Aeroportos espalhados pelo território e Rodovias por toda área. No canto superior esquerdo, mapa de localização, planisfério, destacando a região descrita. Na parte inferior, a rosa dos ventos e a escala: 190 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: REFERENCE atlas of the world. décima primeira edição Lôndon: dórlin , 2021. página 165.

Respostas e comentários
  • Ao abordar o tema A indústria japonesa, comente com os alunos que, para garantir o abastecimento de matérias-primas, várias empresas do Japão criaram grandes empreendimentos de exploração mineral em outros países. No Brasil, por exemplo, os japoneses participam, desde a década de 1970, de grandes projetos de mineração voltados à exploração de recursos, como ferro e bauxita.
  • No setor energético, aproximadamente 87% da energia consumida no Japão provém de usinas termelétricas movidas pêla queima de petróleo, carvão e gás natural. cêrca de 3% da energia do país vem de usinas nucleares, outros 4% derivam da hidroelétrica e o restante, 6%, de fontes renováveis.
  • Antes de ocorrer o acidente nuclear em Fukushima, em 2011, aproximadamente um terço da energia consumida pêlo Japão era fornecido pêlas usinas nucleares. Após êsse acidente, que fez grande parte dos reatores nucleares ser temporariamente desativada, o govêrno japonês ainda avalia a possibilidade de manter essas usinas em funcionamento. O texto a seguir apresenta informações sôbre êsse acontecimento.

Um texto a mais

Apresente o texto a seguir para os alunos que trata do terremoto ocorrido em 2011 no Japão e sua relação com a usina nuclear de Fukushima.

   O terremoto de 2011 no Japão

   Em 2011, o Japão foi atingido por um tsunami, provocado por um terremoto no fundo do oceano Pacífico, próximo à ilha de rônchu. Várias cidades do litoral foram inundadas e sua infraestrutura, destruída. Milhares de pessoas ficaram desabrigadas. O terremoto abalou a estrutura da usina nuclear de Fukushima, também atingida pêla “onda gigante”, provocando vazamento radioativo. êsse terremoto seguido de tsunami é considerado o maior da história do Japão, com 8,9 graus de magnitude na escala ríchiter.

Texto elaborado pelos autores.

Agropecuária

O relêvo montanhoso e a pequena extensão territorial do Japão impõem sérios limites à expansão das atividades agropecuárias, restritas às pequenas propriedades rurais existentes nas áreas de planícies e encostas montanhosas mais baixas.

Entre os principais gêneros produzidos no país, destacam-se: arroz, legumes, verduras, frutas e hortaliças. Mesmo com a alta produtividade obtida pêlo emprêgo de modernas técnicas de cultivo, a produção de alimentos no Japão, com exceção do arroz, é insuficiente para abastecer o mercado interno, fato que o obriga a importar grande parte dos alimentos que consome. A pecuária tem pouca importância na economia do país, com pequenas criações de aves (galinhas) e pequenos rebanhos de porcos e gado leiteiro.

Agropecuária e pesca no Japão (2021)

Mapa. Agropecuária e pesca no Japão (2021). Pastagem: áreas no norte, nordeste e sul. Lavoura: área no norte e espelhados pela porção central e ao sul. Floresta: presentes em todo o território, em maior quantidade na região central. Dispersos pelas regiões estão: Raízes, Ervas, Tabaco, Cereais, Frutas cítricas, Pesca, Fruticultura, Arroz, Bovinos, Suínos. No canto superior esquerdo, mapa de localização, planisfério destacando a região descrita. No canto inferior direito, a rosa dos ventos e a escala: 175 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: REFERENCE atlas of the world décima primeira edição Lôndon: dórlin , 2021. página 164165.

Uma pujante atividade pesqueira

A maior parte da proteína animal consumida pêla população é obtida da pesca marinha. Cercado por águas oceânicas ricas em plânctonsglossário , o Japão apresenta um enorme potencial pesqueiro. A pesca é uma das atividades econômicas mais importantes do país, que conta com uma das maiores e mais modernas frotas pesqueiras do mundo, condição que o coloca entre os maiores produtores mundiais de pescado. Além da pesca, a aquiculturaglossário é importante para o país.

Fotografia. Estruturas retangulares posicionadas no mar. Ao fundo, um deque e margem com vegetação.
Aquicultura de ostras, no Mar do Japão, Japão, em 2021.
Respostas e comentários
  • Oriente os alunos na leitura e na interpretação do mapa da distribuição da atividade agropecuária no território do Japão. Destaque que grande parte do país é coberta por florestas que se estendem por áreas montanhosas do território. Peça-lhes que observem o mapa físico do Japão, na página 236. Isso favorece o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero nove gê ê zero nove, ao analisar e discutir as pressões sôbre os ambientes físico-naturais em países asiáticos, no caso específico, do Japão, e promove o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero nove gê ê um sete, ao explicar as características físico-naturais e a fórma de ocupação e usos da terra em diferentes regiões da Ásia.
  • Comente que o arroz é o principal gênero agrícola cultivado no Japão, cuja produção é suficiente para atender a sua demanda interna.

Sugestão de avaliação

Complemente o estudo sôbre a economia do Japão por meio da produção de um mapa. Para isso, peça aos alunos que reproduzam um mapa do território do Japão, que pode ser obtido em atlas escolares ou em sites da internet. Peça também que pesquisem fotos de diferentes atividades econômicas realizadas no território daquele país. Solicite aos alunos que identifiquem o nome e a localização dos lugares e das cidades mostrados nas imagens. Por fim, peça-lhes que montem um cartaz com o mapa e as imagens pesquisadas, indicando a distribuição dessas atividades econômicas no território japonês.

Espera-se que os alunos produzam o mapa respeitando a localização geográfica das cidades e suas atividades econômicas. Na montagem dos cartazes, é esperado que êles incluam as informações corretas e utilizem seus saberes prévios para inserir elementos que compõem um mapa, como título, rosa dos ventos, escala e legenda.

A realização dessa atividade contempla o desenvolvimento das habilidades ê éfe zero nove gê ê um quatro e ê éfe zero nove gê ê um cinco, ao propor a elaboração de mapas temáticos e esquemáticos para analisar, sintetizar e apresentar informações com base em dados econômicos de diferentes regiões do mundo.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

  1. O que foi a Revolução meidjí?
  2. O que são os chamados zaibatsus?
  3. Mesmo derrotado na Segunda Guerra Mundial, por que a economia japonesa se reconstruiu tão rapidamente após êsse conflito?
  4. Além da ajuda externa, que outros fatores contribuíram para a recuperação da economia japonesa no pós-guerra?
  5. De que maneira as indústrias japonesas se tornaram as mais modernas e competitivas do mundo?
  6. Os recursos minerais e energéticos existentes no território japonês são suficientes para suprir o consumo de seu parque industrial? Justifique sua resposta.
  7. Apesar da alta produtividade agrícola, o Japão não produz o suficiente para abastecer seu consumo interno. Quais fatores inviabilizam a expansão da agropecuária no território japonês?

Aprofundando os conhecimentos

8. Relacione a manchete e a foto apresentadas a seguir com as características geológicas do território japonês.

Terremoto abala costa nordeste do Japão e gera alerta de tsunami

Disponível em: https://oeds.link/49VsPv. Acesso em: 4 julho 2022.

Fotografia. Destroços de uma construção em uma via. Ao fundo, uma casa.
Destroços de prédio destruído durante terremoto, na província de Fukushima, Japão, em 2022.
Respostas e comentários

1. Foi uma revolução que acelerou o processo de industrialização e modernização da economia japonesa. Investimentos maciços em setores como educação (do ensino primário ao universitário), infraestrutura (ferrovias, portos) e indústrias de base (siderúrgicas) impulsionaram o crescimento econômico do país.

2. Os zaibatsus são fortes conglomerados empresarias familiares que impulsionaram o crescimento da economia japonesa.

3. A reconstrução econômica do país se iniciou na década de 1950 com o apôio financeiro dos Estados Unidos, que tinham o objetivo principal de conter a expansão do socialismo soviético na região do Pacífico.

4. Resposta nas orientações ao professor.

5. Com pesados investimentos em pesquisas científicas voltadas para o aprimoramento tecnológico, que promoveram a automação e a robotização das fábricas, as indústrias japonesas aumentaram muito sua produtividade, diminuíram seus custos de produção e ampliaram expressivamente seus lucros.

6. Não. Pois, devido à pequena extensão de território e à carência de recursos minerais e energéticos, a economia japonesa depende da importação dêsses produtos para suprir o grande consumo de seu gigantesco parque industrial.

7. O relêvo montanhoso e a pequena extensão territorial do Japão restringem a expansão das atividades agropecuárias no país.

8. O país localiza-se numa área de encontro de placas tectônicas, o que explica a existência de vários vulcões em seu relêvo montanhoso e a ocorrência muito frequente de atividades sísmicas (terremotos).

  • Aproveite as atividades propostas nesta página para verificar o aprendizado dos alunos. Caso constate alguma dificuldade, proponha novos debates e exercícios para que atinjam os objetivos de aprendizagem esperados. Se necessário, resgate os conteúdos trabalhados no decorrer do capítulo.
  • Ao realizarem as atividades 1 a 7, os alunos desenvolverão a habilidade ê éfe zero nove gê ê zero nove da Bê êne cê cê, pois utilizarão informações previamente estudadas sôbre as principais atividades econômicas japonesas.
  • Na atividade 8, oriente os alunos a elaborar suas respostas com base na observação do mapa físico do Japão mostrado na página 236. A realização dessa atividade propicia o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero nove gê ê um sete, ao propor explicações sôbre as características físico-naturais da Ásia, bem como a fórma de sua ocupação e usos da terra em diferentes regiões do continente. Essa mesma questão também explora a Competência específica de Geografia 4 ao promover o uso de diferentes linguagens (texto e imagem) para sintetizar uma explicação referente ao tema trabalhado.

Resposta

4. A disponibilidade de mão de obra barata vinda do campo para as indústrias; longas jornadas de trabalho feitas pelos operários; altos investimentos em educação voltados para a qualificação da mão de obra e o desenvolvimento científico-tecnológico.

Glossário

Tsunami
: imensa onda formada a partir de movimentos tectônicos ou vulcanismo ocorridos no fundo dos oceanos.
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Decasségui
: descendente de japoneses nascida no Brasil.
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Plâncton
: organismo geralmente microscópico, que vive em meio a águas doces e salgadas. Encontra-se na base da cadeia alimentar dos ecossistemas aquáticos, uma vez que serve de alimento a organismos maiores.
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Aquicultura
: cultivo de organismos no meio aquático.
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