CAPÍTULO 22 China

Com uma população de mais de 1,4 bilhão de habitantes, a China é o país mais populoso do mundo, representando um quinto da população mundial. Sua densidade demográfica, em tôrno de 146 , não chega a ser tão elevada por causa da grande extensão de seu território: 9,6 milhões de quilômetros (o território chinês é o quarto mais extenso do mundo).

A maior parte da população chinesa está concentrada na faixa Léste do território, onde estão localizadas as principais áreas agrícolas, urbanas e industriais do país. A presença de áreas montanhosas e extensos desertos contribuem para as baixas densidades demográficas na porção oeste do Japão. O mapa mostra a distribuição da população no território chinês.

Densidade demográfica da China (2015)

Mapa. Densidade demográfica da China (2015). Habitantes (por quilômetros quadrados). Menos de 1: áreas no oeste. 1,1 a 10: centro-oeste e norte. 10,1 a 25: nordeste e região central. 25,1 a 100: áreas no sul, centro e nordeste. Acima de 100: porção leste, com as cidades: Jinan, Shangai e Chongqing e a capital: Beijing. Na parte superior, mapa de localização, o planisfério destacando a região descrita, e a rosa dos ventos. Na parte inferior, a escala: 450 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: GIRARDI, Gisele; ROSA, Jussara Vaz. Atlas geográfico do estudante. São Paulo: éfe tê dê, 2016. página 180.

A economia chinesa

Ao longo das últimas décadas, a China apresentou taxas muito elevadas de crescimento econômico, destacando-se como a mais nova grande potência emergente no cenário mundial.

Desde a implantação do socialismo na China, em 1949, os dirigentes do Partido Comunista Chinês (pê cê cê), liderados por Mao Tsé-Tung, buscaram acelerar o crescimento econômico do país, investindo no desenvolvimento da atividade industrial, sobretudo na implantação das indústrias de base (siderúrgicas, metalúrgicas, mineradoras).

Respostas e comentários

Objetivos do capítulo

  • Conhecer o sistema político e econômico da China.
  • Compreender o crescimento industrial da China e sua influência na economia globalizada.

Justificativas

Neste capítulo, os alunos terão a oportunidade de explorar a habilidade ê éfe zero nove gê ê zero nove da Bê êne cê cê ao conhecer aspectos geográficos da China, que tem expressivas produções industrial, agropecuária e extrativista. êles conhecerão a alta capacidade na produtividade industrial e nos recursos minerais energéticos, o que fez a China se tornar uma das maiores potências econômicas do mundo. Além disso, vão explorar a habilidade ê éfe zero nove gê ê um zero ao identificar os problemas relacionados às desigualdades sociais devido à mão de obra barata, bem como os problemas relacionados ao meio ambiente gerados pêla industrialização.

Metodologias ativas

A fim de iniciar os estudos dêste capítulo, desenvolva com a turma a estratégia brainstorming. Para isso, obtenha mais informações no tópico Metodologias e estratégias ativas, nas orientações gerais dêste manual. Escreva na lousa a palavra China. Explore os conhecimentos prévios dos alunos e escreva ao redor da palavra alguns têrmus ou expressões que remetam a êsse país. Incentive-os a se expressarem livremente e a falar tudo o que sabem sôbre êsse tema. Para finalizar a atividade, faça-lhes algumas perguntas: “Vocês já compraram algum produto da China?”; “Como vocês imaginam que é a vida no país mais populoso do mundo?”. Nesse momento, espera-se que os alunos façam comentários baseados na própria realidade e na vivência pessoal, revelando seus conhecimentos prévios.

Chame a atenção dos alunos para a distribuição da população mostrada no mapa. Instigue-os a pensar sôbre por que a porção oeste da China tem baixa densidade demográfica. Ressalte as condições naturais dessa região, como a Cordilheira do Himalaia, onde se localizam as cadeias montanhosas mais altas do mundo, as áreas montanhosas do planalto tibetano, além de extensos desertos, como o de Gobi, que também se estende pêlo sul da Mongólia. Se necessário, utilize um planisfério físico para auxiliar nas explicações.

No entanto, as grandes mudanças econômicas ocorreram a partir do final da década de 1970, quando o govêrno de dãn chiáo pín (que assumiu o poder após a morte de Mao Tsé-Tung) promoveu um amplo conjunto de reformas nas áreas da agricultura, ciência, tecnologia e defesa. Conhecidas como as “quatro modernizações”, essas reformas também foram acompanhadas pêla abertura econômica do país, mesmo sob o rígido controle político do partido comunista.

As chamadas Zonas Econômicas Especiais (zê ê ês), criadas nas províncias litorâneas da costa Léste do país, como chiamên, Shantou e Shenzen, permitiram a entrada de grandes empresas estrangeiras (estadunidenses e europeias), que, além de aproveitarem os impostos reduzidos e a mão de obra barata, trouxeram enormes investimentos em capital e tecnologia à região.

Ao mesmo tempo, os chineses investiram amplamente em setores estratégicos para o desenvolvimento econômico (educação, ciência e tecnologia, infraestrutura de transportes e comunicações, fontes de energia).

Com essas reformas econômicas, o país passou a adotar um sistema político-econômico chamado de economia socialista de mercado, ou seja, que mistura a política socialista com economia de mercado.

Fotografia. Vista do alto. Uma cidade com diversos edifícios. Ao fundo, o mar.
Vista de edifícios modernos de chiamên, na China, em 2021.

Governo de partido único

O govêrno socialista controla o país de modo autoritário e antidemocráticoglossário . O único partido existente na China, chamado Partido Comunista Chinês (pê cê cê), centraliza sob o seu comando todas as questões políticas que envolvem o país, estabelecendo intenso controle sôbre os meios de comunicação e reprimindo a realização de manifestações sociais.

Respostas e comentários

Algo a mais

  • Solicite aos alunos que acessem sites ou aplicativos de imagens de satélite para visualizarem imagens da China, como o deserto de , na região de chindjá, ou o quíngái, maior lago de água salgada, a noroeste. Outras sugestões de busca: Rio e hidrelétrica Três Gargantas, localizada em Í tchãn, na província de ; e a Grande Muralha. Disponível em: https://oeds.link/mpXEVd. Acesso em: 22 junho 2022.
  • O estudo do tema Economia auxilia no desenvolvimento da habilidade ê éfe zero nove gê ê zero nove ao analisar características de países asiáticos em seus aspectos políticos e econômicos e discutir suas desigualdades sociais e econômicas.
  • Comente com os alunos que uma das condições para uma empresa estrangeira se instalar em uma Zona Econômica Especial (zê ê ê) é que se associe a uma empresa local, mesmo que por tempo limitado, para compartilhar tecnologia. Ressalte que, entre as vantagens oferecidas para as empresas multinacionais nas zê ê ês, destacam-se:
    1. acessibilidade às matérias-primas locais;
    2. farta mão de obra a custos muito baixos;
    3. acesso ao mercado consumidor interno sem pagar impostos, fator de extrema relevância considerando o tamanho da população chinesa;
    4. possibilidade de importar produtos e equipamentos para infraestrutura sem taxas fiscais;
    5. facilidade para exportação de suas mercadorias.

Atividade a mais

Para que os alunos possam aproximar o conteúdo abordado com o cotidiano, sugerimos uma pesquisa prévia sôbre empresas brasileiras na China. Durante a aula, solicite a cada aluno que fale o nome de uma empresa pesquisada e anote-o na lousa, de modo que todos possam participar.

Indústria, agropecuária e extrativismo

Essas medidas trouxeram grande prosperidade econômica ao país, marcada pêla expansão dos empreendimentos nos mais diversos setores da economia, pêla expansão dos empregos, da renda e do mercado consumidor interno e também pêlo expressivo crescimento das exportações. Ao longo dos últimos anos, a economia chinesa vem crescendo em média 8% ao ano, bem acima da média mundial, que não ultrapassou 3,6% ao ano. Com êsse ritmo de crescimento elevado, a China já se tornou a segunda maior economia mundial, superada apenas pelos Estados Unidos.

Crescimento econômico chinês (19652020)

Gráfico. Crescimento econômico chinês (1965-2020). Crescimento econômico (em porcentagem). 1965: 17 por cento. 1970: 19 por cento. 1975: 9 por cento. 1980: 8 por cento. 1985: 13 por cento. 1990: 4 por cento. 1995: 11 por cento. 2000: 8 por cento. 2005: 11 por cento. 2010: 11 por cento. 2015: 7 por cento. 2020: 2,3 por cento, a queda da taxa de crescimento econômico da China em 2020 se deve aos efeitos da retração econômica mundial causada pela pandemia da covid-19.

* A queda da taxa de crescimento econômico da China em 2020 se deve aos efeitos da retração econômica mundial causada pêla pandemia da côvid dezenóve.

Fonte de pesquisa: DATABANK. The World Bank Disponível em: https://oeds.link/7muPqT. Acesso em: 30 junho 2022.

Questão 1.

De acôrdo com o gráfico, em que ano a China apresentou maior crescimento econômico?

O setor industrial chinês, responsável por grande parte dêsse crescimento econômico, é composto tanto por profissionais altamente qualificados que atuam em indústrias de alta tecnologia quanto por profissionais com menor qualificação, cuja mão de obra se torna mais barata, destinada a setores nos quais não é necessário o conhecimento especializado.

A agropecuária também é uma importante atividade econômica chinesa. Os principais cultivos são algodão, milho, trigo, sorgo, soja, cana-de-açúcar, com destaque para a produção de arroz, com a qual o país ocupa a posição de maior produtor mundial, veja foto na próxima página. Na criação animal, os chineses se destacam como os maiores produtores mundiais de suínos, sendo o país o segundo maior criador de equinos. Também são numerosos os rebanhos de ovinos e bovinos.

Respostas e comentários
  • Converse com os alunos sôbre as mudanças de hábito da população chinesa ocorridas com o crescimento econômico, pois o aumento do poder aquisitivo elevou o consumo interno. Contudo, mesmo com muitas empresas estrangeiras em solo chinês, a maior demanda por produtos alimentícios ainda é suprida por empresas do país. Há uma tendência dos consumidores em usar a internet para fazer compras, inclusive de refeições. Entre os consumidores da classe alta, principalmente os jovens, aumentou o consumo de artigos de luxo de marcas internacionais, que já representam cêrca de 30% do mercado mundial dêsse segmento.
  • Nas explicações sôbre a produção agropecuária na China, ressalte que o país está entre os maiores produtores e consumidores de chá do mundo. Também é expressiva a sua representatividade no mercado internacional de pescados congelados, bem como no consumo interno de peixes, que é suprido pêla pesca em rios como o Yang-tsé e em alto-mar.
  • Explique aos alunos que a queda da taxa de crescimento econômico da China em 2020 mostrada no gráfico está relacionada à crise econômica mundial causada pêla pandemia da côvid dezenóve.

Algo a mais

O filme Podres de ricos conta a história de um casal de namorados de origem asiática que vive nos Estados Unidos e viaja para Cingapura para um casamento. O aumento do poder de compra do grupo de novos-ricos asiático é bem retratado no longa, que também mostra uma inversão de estereótipos em relação à cultura tradicional oriental.

> PODRES de ricos. Direção de Jonathan mãrrei . Estados Unidos, 2018 (120 minutos).

A grande disponibilidade de recursos minerais e energéticos existentes no território chinês contribuiu de maneira significativa para o crescimento econômico do país. Suas mais diversas formações geológicas concentram reservas minerais (minério de ferro, bauxita, cobre, níquel, urânio) e de recursos energéticos fósseis (carvão, petróleo, gás natural). A exploração dêsses recursos supre parte das matérias-primas e fontes energéticas que abastecem o parque industrial chinês.

Fotografia. Vista do alto. Morros com áreas de plantação em degraus. Há pessoas caminhando entre elas. Ao fundo, há árvores.
Cultivo de arroz em terraçosglossário , em Longji, sul da China, em 2021.

A matriz energética da China está apoiada no uso do carvão mineral. cêrca de 86% da energia elétrica no país é gerada em usinas termelétricas movidas pêla queima de carvão mineral, recurso encontrado com abundância em grandes jazidas espalhadas pêlo país.

Embora essa energia seja bastante atrativa do ponto de vista econômico, em virtude dos baixos custos de exploração, a queima do carvão tem grandes impactos ambientais, motivo pêlo qual o país também vem investindo em fontes energéticas renováveis. No rio Yang-tsé, por exemplo, foi construída a usina de Três Gargantas, uma das maiores usinas hidrelétricas do mundo em geração de energia. Confira a foto.

Fotografia. Uma extensa barragem no curso de um rio. Há estruturas vermelhas posicionadas sobre a barragem.
Barragem e usina hidrelétrica de Três Gargantas, em Sandouping, China, em 2019.
Respostas e comentários
  • Comente com os alunos que, para diminuir a emissão de gases poluentes, devido à queima de combustíveis fósseis, a China estabeleceu a meta de 35% da produção de energia por meio de fontes renováveis até 2030.
  • Lembre-os de que, em 2009, com a instalação de mais turbinas, a usina hidrelétrica de Três Gargantas passou a ser a maior do mundo em potência de geração de energia, superando a de Itaipu, construída na divisa entre Brasil e Paraguai.

Atividade a mais

  • Solicite aos alunos que pesquisem sôbre as usinas hidrelétricas e que citem exemplos de impactos positivos e negativos resultantes da construção de algumas das mais importantes usinas do Brasil e do mundo.
  • Peça a êles que os resultados do estudo sejam apresentados na fórma de cartazes. Durante a apresentação, instigue a discussão sôbre as consequências positivas, como a geração de energia renovável e a contribuição para combater as enchentes dos rios; e as consequências negativas, como o deslocamento e o reassentamento de várias famílias devido ao alagamento de áreas extensas, perda da biodiversidade etcétera
  • Esta atividade estimula a capacidade de identificar, comparar e explicar a intervenção do ser humano na natureza e na sociedade, propondo ideias e ações que contribuam para a transformação espacial, social e cultural, de modo a participar efetivamente das dinâmicas da vida social, o que se refere à Competência específica de Ciências Humanas 3 e à Competência específica da Geografia 1 da Bê êne cê cê.

O tema é reticências

Educação ambiental

Titulo do Infografico

Texto do Infografico

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    Imagem meramente ilustrativa

    Gire o seu dispositivo para a posição vertical

    Problemas ambientais na China

    Os investimentos aplicados no desenvolvimento industrial da China contribuíram para que êsse país se destacasse no cenário econômico mundial, tornando-se a mais nova potência emergente.

    No entanto, a prosperidade econômica da China, proporcionada pêla expansão do setor industrial, também é responsável por vários problemas ambientais. Confira a seguir alguns dêsses problemas gerados pêlo intenso processo de industrialização chinês.

    Esquema. Indiciações por letras. Uma cidade com indústrias com torres expelindo fumaça, com a letra A, seguido por vias com carros, casas e edifícios, ao lado, letra B, área com árvores e plantações, cercados por um rio que passa próximo das indústrias, letra C, e sobre o rio há espuma, letra D.

    A.

    A poluição ambiental tem sido motivo de grande descontentamento e protestos da população chinesa, tanto a rural quanto a urbana, que passaram a rejeitar as fábricas e usinas poluentes.

    B.

    Grande parte das águas subterrâneas da China, assim como mais da metade de seus grandes lagos e reservatórios, está contaminada e inadequada para o uso humano segundo dados do govêrno chinês.

    C.

    Indústrias químicas, farmacêuticas e de energia têm criado zonas mortas no trajeto dos cursos d’água, onde são despejados poluentes que contaminam e até matam vários rios.

    D.

    Segundo estudos de pesquisadores chineses, israelenses e americanos, publicados em 2013, a expectativa de vida dos habitantes do norte da China foi reduzida em 5,5 anos por causa da poluição do ar.

    Respostas e comentários

    Objetivos

    • Identificar os principais problemas ambientais da China gerados pêla expansão do setor industrial no país.
    • Perceber as consequências dos problemas ambientais para o meio ambiente e para a sociedade.
    • Conhecer a Lei de Crimes Ambientais brasileira.

    • Comente com os alunos que a China foi considerada, em 2013, o país com a maior emissão de gases do efeito estufa. Pequim foi classificada, de acôrdo com uma pesquisa da Academia de Ciências Sociais de Shangai, o segundo pior ambiente para viver entre 40 grandes cidades do mundo. A pesquisa também considerou a cidade inadequada para morar, devido à grave poluição do ar.
    • Os conteúdos apresentados nas páginas 248 e 249 possibilitam explorar o tema contemporâneo transversal Educação ambiental. Aproveite a oportunidade para chamar a atenção dos alunos para os problemas ambientais que ocorrem no Brasil, em especial no lugar de vivência deles, e peça-lhes que sugiram soluções para amenizá-los.
    • As atividades propostas nesta seção exploram a prática da argumentação, pois possibilitam aos alunos debater aspectos relacionados à China, como industrialização, população e questões ambientais, por diferentes vertentes, estudando e expressando seus pontos de vista.
    • O estudo desta seção estimula a construção de argumentos com base em informações geográficas, o debate e a defesa de ideias e pontos de vista que respeitem e promovam a consciência socioambiental e o respeito à biodiversidade e ao outro, sem preconceitos de qualquer natureza, favorecendo o desenvolvimento da Competência específica de Geografia 6 da Bê êne cê cê.

    O govêrno chinês está consciente da situação e tem anunciado medidas para combater a poluição no país. No entanto, apesar dos grandes investimentos realizados na área ambiental, os especialistas não estão certos de que investimentos são suficientes para mudar a situação.

    Ilustração. No primeiro plano, mulher de cabelos presos, usando máscara, casaco e luvas. Ela está de olhos fechados e aperta a máscara contra o rosto. Atrás dela, um carro expelindo fumaça e ao fundo, há edifícios.
    Ícone 'Em grupo'.

    1. Qual das informações apresentadas mais chamou a sua atenção? Por quê? Converse com os colegas e conheça o ponto de vista deles.

    Ícone 'Em grupo'.
    1. O desenvolvimento industrial trouxe inúmeros prejuízos ambientais para a China. Em sua opinião, os objetivos econômicos devem ser buscados a qualquer custo? Deve-se priorizar a preservação ambiental e impedir a instalação de indústrias, por exemplo? Troque ideias com seus colegas.
    2. No Brasil, com a chamada Lei de Crimes Ambientais, os órgãos ambientais e o Ministério Público têm mecanismos para punir infratores do meio ambiente. Além disso, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e órgãos estaduais atuam na concessão e na fiscalização de licença ambiental, buscando garantir a conservação do meio ambiente antes da instalação de qualquer empreendimento.
      1. Como a concessão e a fiscalização de licença podem contribuir para a proteção do meio ambiente?
      2. A existência de leis garante que não ocorram crimes ambientais no Brasil? Caso sua resposta seja negativa, o que mais é necessário para que elas sejam efetivas?
    3. Realize uma pesquisa sôbre a Lei de Crimes Ambientais buscando conhecer a classificação dos crimes ambientais, assim como os canais e as maneiras de realizar denúncias. Depois, em grupos, organizem uma campanha de divulgação dessas informações para a comunidade escolar. Podem ser elaborados cartazes, vídeos, letras de música ou encenações teatrais, de acôrdo com a criatividade de vocês.
    Respostas e comentários

    Respostas 1 a 4 da seção O tema é nas orientações ao professor.

    Respostas

    1. Resposta pessoal. Incentive os alunos a expressar seus pontos de vista e a exercitar a argumentação. Priorize um ambiente de respeito à diversidade de opiniões, de modo que todos se sintam à vontade para se manifestar.

    2. Resposta pessoal. A questão é polêmica, por isso estabeleça um ambiente de respeito à diversidade de opiniões. Incentive a argumentação coerente, com base na reflexão. Destaque que não há uma resposta correta, mas é importante a conscientização sôbre a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável, com geração de empregos e renda, sem negligenciar as leis ambientais.

    3. a ) A concessão de licenças garante que as normas ambientais sejam cumpridas. Por outro lado, a fiscalização deve ser constante, com severas punições em casos de infração ambiental.

    b ) Não garante. É preciso fiscalização, processo de licença rigoroso e engajamento social para denunciar.

    4. Resposta pessoal. Espera-se que os alunos criem uma campanha que divulgue o combate aos crimes ambientais apresentando argumentos relacionados ao tema.


    Na atividade 4, desenvolva com os alunos noções introdutórias de prática de pesquisa em análise documental. Para isso proporcione aos alunos momentos de leitura e interpretação da Lei de Crimes Ambientais. Diga-lhes que, durante a leitura, devem verificar as palavras que não entendem, perceber os diferentes significados e visões sôbre o assunto e considerar o período e o contexto históricos no momento de sua elaboração. Oriente-os a perceber que o texto foi retirado de uma fonte primária de pesquisa, ou seja, da própria Lei de Crimes Ambientais. Peça que observem a linguagem formal utilizada, verificando, assim, que se trata de um texto de natureza jurídica. Por fim, êles vão produzir um texto fazendo uma análise do documento.

    Algo a mais

    Para a questão 4, sugira aos alunos que busquem as informações no seguinte site:

    > CAMPOS FILHO, Gilberto de Jesus. Cartilha a lei da vida. Ilustrações: Rodrigo So. Brasília: Ibama, 2004. Disponível em: https://oeds.link/Ix1FLl. Acesso em: 22 junho 2022.

    Made in China

    Quando você estiver em sua casa, observe a etiqueta de suas roupas, os aparelhos eletrônicos, os utensílios de cozinha, entre outros. Não raro, você encontrará a frase Made in China” gravada nesses produtos. Isso acontece porque, nos últimos anos, a produção industrial da China, bem como o comércio internacional dêsses produtos, tomou grandes proporções. Dos mais simples brinquedos aos mais sofisticados produtos eletrônicos, mercadorias de diversos tipos são enviadas das fábricas chinesas para vários países do mundo.

    No entanto, para sustentar essa elevada produção industrial, muitas vezes os trabalhadores enfrentam condições precárias de trabalho, com extensas jornadas e baixa remuneração. Além disso, o intenso funcionamento fabril eleva os índices de poluição atmosférica, ocasionando problemas ambientais e de saúde à população. Verifique, a seguir, a participação dos principais produtos exportados pêla China.

    Representação ilustrativa sem escala.

    Participação dos principais produtos exportados pêla China – em bilhões de dólares (2020)

    Mapa. Participação dos principais produtos exportados pela China – em bilhões de dólares (2020). Com a bandeira da China sobreposta ao território, de onde partem setas para ícones e informações. Ícone de uma camiseta – 3 por cento. Produtos têxteis retalhos de roupas e tecidos (79,4 bilhões). Ícone de um trator – 2,81 por cento. Automóveis, tratores e outros veículos terrestres (74,6 bilhões). Ícone de um celular – 29,6 por cento. Aparelhos eletrônicos e de transmissão de rádio e TV, câmeras e gravadores de vídeo (783 bilhões). Ícone de uma bola de basquete – 2,75 por cento. Jogos, brinquedos e materiais esportivos (73 bilhões). Ícone de uma garrafa – 3,66 por cento, Artigos plásticos (96,9 bilhões). Ícone de um equipamento com um braço mecânico – 17,8 por cento. Reatores nucleares e aparelhos eletrônicos de uso doméstico (472 bilhões). Ícone de um armário – 3,67 por cento. Móveis e produtos de cama, mesa e banho (97 bilhões). Ícone de uma placa retangular – 2,73 por cento, Artigos de ferro e aço (72,3 bilhões). Ícone de uma câmera fotográfica – 3,13 por cento. Aparelhos de medição ópticos (82,8 bilhões).

    Fonte de pesquisa: CHINA. The Observatory of Economic Complexity. Disponível em: https://oeds.link/QfsA6m. Acesso em: 30 junho 2022.

    Questão 2.

    Pesquise entre os objetos que você utiliza diariamente, como aparelhos eletrônicos, roupas, materiais escolares, entre outros, se algum deles foi fabricado na China. Conte o resultado da sua pesquisa a seus colegas.

    Respostas e comentários

    Questão 2. Resposta pessoal. Peça aos alunos que listem exemplos de produtos fabricados na China e que utilizam no dia a dia, como eletrônicos, celulares, brinquedos, calçados, roupas etcétera

    Atividade a mais

    • De acôrdo com a figura desta página, que mostra os produtos exportados pêla China, responda:
      1. Qual tipo de produto, geralmente, recebe o maior valor pêla sua exportação?
      2. E qual, normalmente, recebe o menor valor?
      3. Qual item é mais consumido por você e com qual frequência?

    Respostas

    a ) Aparelhos eletrônicos e de transmissão de rádio e tê vê, câmeras e gravadores de vídeo.

    b ) Jogos, brinquedos e materiais esportivos.

    c ) Resposta pessoal. Peça aos alunos que expressem suas respostas.


    A análise da imagem que mostra os produtos exportados pêla China favorece o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero nove gê ê um zero ao abordar os impactos do processo de industrialização na produção e na circulação de produtos na Ásia.

    Algo a mais

    No site da bê bê cê, emissora pública de rádio e televisão do Reino Unido, você tem acesso a um artigo que mostra o crescimento econômico na China em relação à economia global. Disponível em: https://oeds.link/r3Kpoo. Acesso em: 10 junho 2022.

    Atividades

    Faça as atividades no caderno.

    Organizando os conhecimentos

    1. De que maneira o Partido Comunista Chinês buscou acelerar o desenvolvimento econômico do país?
    2. Reescreva as frases a seguir no caderno, completando-as corretamente com as palavras seguintes:

    capital e tecnologia • agricultura • impostos reduzidos • defesa • quatro modernizações

    1. A partir da década de 1970, o govêrno de Deng chiáo pín promoveu reformas na , ciência, tecnologia e , que ficaram conhecidas como as “”.
    2. A criação das zê ê ês permitiu a entrada de grandes empresas estrangeiras que, além de aproveitarem os e a mão de obra barata, trouxeram investimentos em .
    1. Por que a China passou a ser considerada um país que adota um sistema político-econômico chamado de economia socialista de mercado?
    2. Explique a importância do carvão mineral para a economia chinesa e a questão ambiental envolvida nisso.

    Aprofundando os conhecimentos

    5. Confira o mapa a seguir.

    relêvo e hidrografia da China

    Mapa. Relevo e hidrografia da China. Altitude (em metros). 0 a 200: porção leste com as cidades: Jinan e Shangai. 201 a 500: áreas dispersas na porção leste. 501 a 1.000: áreas dispersas no leste, norte e sul. 1.001 a 3.000: norte e sul com Deserto de Gobi e Himalaia. Acima de 3.000: centro-oeste e sudoeste com o Planalto do Tibet. Pico: K2 – 8.611 metros, EVEREST – 8.848 metros. Na parte superior, mapa de localização, planisfério destacando a região descrita. No canto superior esquerdo, a rosa dos ventos e na parte inferior, a escala: 550 quilômetros por centímetro.

    Fonte de pesquisa: ATLAS geográfico escolar. oitava edição Rio de Janeiro: í bê gê É, 2018. página 46.

    Compare este mapa com o mapa da página 244, observando a distribuição da população chinesa no território. Qual relação você estabelece entre as características físicas do território da China com a distribuição da sua população? Explique a sua resposta.

    Respostas e comentários

    1. Os dirigentes do partido investiram no desenvolvimento da atividade industrial, sobretudo na implantação das indústrias de base (siderúrgicas, metalúrgicas, mineradoras).

    2. a) Agricultura, defesa, quatro modernizações

    2. b) Impostos reduzidos, capital e tecnologia.

    3. Porque as reformas econômicas realizadas pêlo partido socialista fizeram o país adotar um sistema político-econômico que mescla política socialista com a economia de mercado.

    4. A economia chinesa utiliza o carvão mineral como principal fonte de energia. cêrca de 86% da energia elétrica no país é gerada em usinas termelétricas movidas pêla queima de carvão mineral. No entanto, a queima do carvão tem grandes impactos ambientais.

    5. Resposta nas orientações ao professor.

    • Aproveite as atividades propostas nesta página para verificar o aprendizado dos alunos. Caso verifique alguma dificuldade, proponha novas discussões e exercícios para que atinjam os objetivos de aprendizagem esperados. Durante essas atividades, verifique se há alunos com dificuldades. Se necessário, resgate os conteúdos trabalhados no decorrer do capítulo.
    • Os conteúdos explorados nas atividades 1 a 4 abordam aspectos da habilidade ê éfe zero nove gê ê zero nove, pois levam os alunos a analisar as características populacionais, políticas e econômicas da China.
    • A atividade 5 auxilia no desenvolvimento da habilidade ê éfe zero nove gê ê um sete ao explicar as características físico-naturais em diferentes regiões da Ásia, especificamente da China. Aproveite o mapa apresentado nesta atividade e peça aos alunos que o compare com o mapa da página 244, a fim de perceber como o relêvo montanhoso interfere na distribuição da população chinesa.
    • A questão 5 também explora a Competência específica de Geografia 4 ao promover a análise do mapa, estabelecendo relações entre as características físicas do território e a densidade demográfica da China.

    Resposta

    5. Resposta: Espera-se que o alunos respondam que a maior parte da população chinesa está concentrada em planícies e terras baixas litorâneas, que ocupam a porção Léste do território. As condições naturais adversas no vasto interior do território chinês, como o extenso deserto de Gobi (ao norte), a grande cordilheira do Himalaia (ao sul) e o elevado planalto do Tibete (a oeste), tornam essas regiões pouco povoadas.

    Glossário

    Antidemocrático
    : atitude que, por ser contrária à democracia, restringe a liberdade de expor opiniões, o direito de escolhas individuais, entre outros.
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    Terraços
    : técnica de nivelamento do relêvo por meio da construção de curvas de nível, que retêm a água das chuvas, impedindo a formação das enxurradas e, consequentemente, a ocorrência ou o aumento da erosão.
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