CAPÍTULO 23 Índia

Com cêrca de 1,39 bilhão de habitantes, a Índia é o segundo país mais populoso do mundo. Seu povoamento também é elevado, com densidade demográfica média em tôrno de 426 . Mesmo com imensas aglomerações urbanas abrigando milhões de pessoas, a Índia ainda é um país predominantemente rural, com cêrca de 65% de sua população vivendo no campo.

A população indiana encontra-se distribuída de maneira irregular pêlo território. As maiores concentrações demográficas ocorrem na região norte do país, ao longo do vale do rio Ganges, e também nas imediações dos grandes centros urbanos localizados tanto na região costeira (Calcutá e tchênái) como no interior do país (Nova Délhi, Bangalore, Kanpur). Confira o mapa.

Densidade demográfica da Índia (2015)

Mapa. Densidade demográfica da Índia (2015). Habitantes (por quilômetros quadrados). Menos de 1: pequena área no noroeste. 1,1 a 10: faixa no noroeste. 10,1 a 25: faixa no norte, área no centro e no oeste. 25,1 a 100: toda a área central. Acima de 100: faixa no norte e costa sul. Capital: Nova Délhi. Cidades principais: Bagalore, Calcutá, Mumbai (também chamada de Bombaim), Kanpur e Chennai. No canto superior direito, mapa de localização, planisfério destacando a região descrita. No canto inferior esquerdo, a rosa dos ventos e a escala: 370 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: GIRARDI, Gisele; ROSA, Jussara Vaz. Atlas geográfico do estudante. São Paulo: éfe tê dê, 2016. página 180.

Impulsionadas pêlo intenso êxodo rural que vem ocorrendo ao longo das últimas décadas, essas imensas aglomerações urbanas tornaram-se grandes metrópoles típicas do mundo subdesenvolvido, caracterizadas por problemas como violência, pobreza, falta de moradia, de infraestrutura e, sobretudo, de saneamento básico.

Fotografia. Vista do alto. Construções amontoadas em uma grande cidade.
Vista de parte da cidade de Nova Délhi, Índia, em 2020.
Respostas e comentários

Objetivos do capítulo

  • Analisar como a população da Índia está distribuída no território do país.
  • Conhecer as características econômicas da Índia.
  • Refletir sôbre as desigualdades sociais na Índia.

Justificativas

Os assuntos dêste capítulo oportunizarão aos alunos reflexões e análises a respeito da população da Índia, compreendendo sua densidade demográfica. Ao se depararem com os mapas e os gráficos, êles compreenderão aspectos populacionais e industriais dêsse país, explorando as habilidades ê éfe zero nove gê ê um quatro e ê éfe zero nove gê ê um sete da Bê êne cê cê.

Além disso, os estudos a respeito das condições de vida da população revelarão aspectos relacionados à desigualdade social, à fome e à pobreza, o que remeterá a reflexões sôbre a condição do país e comparações com a realidade brasileira, fatores presentes na habilidade ê éfe zero nove gê ê um três.


  • Comente com os alunos que a Índia tem grande diversidade étnica, religiosa e cultural, que marca fortemente a estrutura social e a vida da população. A Constituição do país considera a existência de 22 línguas, sendo o hindi o idioma oficial. Explique que, por ter permanecido sob o domínio britânico entre os séculos dezenove e vinte (18581947), a língua inglesa trazida pelos conquistadores continuou sendo utilizada para propósitos oficiais.
  • Informe aos alunos que o hinduísmo é a religião professada pêla maioria dos indianos, seguida por islamismo, cristianismo e siquismo, além de várias religiões minoritárias.
  • O hinduísmo praticado na Índia também pode ser considerado um sistema social, pois divide a sociedade em diferentes castas. Estas são grupos sociais hereditários (passados dos pais para os filhos) que definem a posição das pessoas de acôrdo com as funções que exercem na sociedade.
  • Originalmente, existiam apenas quatro castas: a dos brâmanes (a mais elevada, formada por sacerdotes e pelos mais letrados e instruídos), a dos xátrias (pertencentes ao poder político e militar), a dos vaixas (comerciantes e fazendeiros) e a dos sudras (camponeses, operários e artesãos). Com o aumento da complexidade social, as castas também se multiplicaram; hoje, são reconhecidas mais de três mil em todo o país.

Economia

Nas últimas décadas, a Índia vem se destacando no cenário mundial em virtude do acelerado crescimento de sua economia. Analise o gráfico a seguir.

Crescimento econômico da Índia (19652020)

Gráfico. Crescimento econômico da Índia (1965-2020). Crescimento econômico (em porcentagem) Partindo de aproximadamente 2,5 negativo por cento em 1965 chegando a quase 10 por cento em 1975, sofrendo uma leve queda de 1980 a 1990, se aproximando de quase 5 por cento, voltando a subir para 7,5 por cento em 1995 e ficando abaixo de 5 por cento em 2000, voltando a subir e chegando a 10 por cento em 2010 e caindo bruscamente até abaixo de 5 negativo por cento em 2020. A queda da taxa de crescimento econômico da Índia em 2020 se deve aos efeitos da retração econômica mundial causada pela pandemia da covid-19.

* A queda da taxa de crescimento econômico da Índia em 2020 se deve aos efeitos da retração econômica mundial causada pêla pandemia da

Fonte de pesquisa: DATABANK The World Bank Disponível em: https://oeds.link/exmmbU. Acesso em: 4 julho 2022.

Questão 1.

De acôrdo com o gráfico, quais os períodos em que a Índia apresentou seus maiores índices de crescimento econômico?

A modernização econômica da Índia teve início na década de 1950, após o país se libertar da dominação inglesa. A partir de então, a política econômica do govêrno indiano deu prioridade ao desenvolvimento das indústrias de base (mineradoras, siderúrgicas, metalúrgicas, petroquímicas). Posteriormente, nas décadas de 1970 e 1980, foram feitos investimentos em infraestrutura (energia, transporte e comunicação) e também no desenvolvimento científico e tecnológico.

Grandes empresas estrangeiras se instalaram no país a partir do início da década de 1990, atraídas pêlo baixo custo da mão de obra e pelos incentivos fiscais (redução e isenção de impostos) concedidos nas chamadas Zonas de Processamento de Exportação (), áreas criadas especificamente para atrair capital estrangeiro.

Fotografia. Um homem de luvas e capacete ao lado da carroçaria de um carro em uma linha de produção. Há diversos equipamentos ao redor.
Interior de importante multinacional de automóveis japonesa instalada em Bidadi, Índia, em 2020.
Respostas e comentários

Questão 1. Resposta: Nos períodos de 1970 a 1975 e de 2000 a 2010.

  • Comente com os alunos que aqueles que não pertencem a nenhuma das castas são conhecidos como párias ou dalits (intocáveis), indivíduos marginalizados e excluídos. Por serem considerados impuros, desempenham funções que os pertencentes às castas não se dispõem a fazer (limpeza das ruas, entêrro dos mortos etcétera). Embora o sistema de castas tenha sido oficialmente abolido pêlo govêrno indiano, elas ainda marcam profundamente a rígida segregação social e econômica dessa sociedade.
  • Explique à turma que, embora a economia indiana seja a sétima maior do mundo – de acôrdo o Banco Mundial, em 2021 a Índia tinha um Píbi de 3,1 trilhões de dólares –, cêrca de 278 milhões de pessoas vivem em situação de extrema pobreza no país.
  • Em relação ao gráfico desta página, reforce aos alunos que a queda da taxa de crescimento econômico da Índia em 2020 está relacionada à crise econômica mundial causada pêla pandemia da côvid dezenóve.
  • Contextualize o período em que a Índia se tornou um país independente, destacando alguns fatos importantes. > Devido ao enfraquecimento britânico após o fim da Segunda Guerra Mundial, em 14 de agosto de 1947 ocorreu a assinatura da independência da Índia, ao mesmo tempo em que foi criado o Paquistão. > A nova divisão do território baseou-se na ocupação prévia das populações conforme a religião predominante, de modo que os muçulmanos ficaram onde hoje é o Paquistão, enquanto aos adeptos do hinduísmo e do siquismo foi atribuída a área que atualmente é a Índia. > A partir dessa divisão, houve a migração de cêrca de 10 milhões de pessoas para ambos os lados, de fórma tumultuada e, por vezes, violenta. > Marrátma Gândi foi um personagem importante nesse processo, ao incentivar protestos pacíficos de independência pêla desobediência civil. > murrãmad foi um político e líder religioso muçulmano que teve papel fundamental para a criação do Paquistão. > A região da Caxemira continua sendo alvo de disputa de ambos os países.

Indústria, agropecuária e extrativismo

Com a expansão da atividade industrial, o parque fabril indiano se diversificou. O país também dispõe de um grande potencial mineral, com importantes jazidas de minérios de ferro, bauxita, carvão e manganês, o que contribui para o crescimento econômico do país.

Outro destaque industrial do país está ligado à ampliação dos setores de alta tecnologia, como a produção de artefatos nucleares, satélites espaciais e informática (softwares, componentes eletrônicos, fibras óticas).

O país já desponta como um dos maiores exportadores mundiais de softwares, cuja produção se concentra principalmente em Bangalore, conhecida como o “Vale do Silício indiano”. O desenvolvimento dêsse setor tem se apoiado em grandes investimentos em instituições e centros de pesquisa e ensino universitário, voltados para a formação de uma mão de obra qualificada para as indústrias de alta tecnologia.

Atividade industrial e energética na Índia (2013)

Mapa. Atividade industrial e energética na Índia (2013). Diversos pontos espalhados por todo o território. Indústria – Metalúrgica/Siderúrgica, Petroquímica, Extrativa mineral, Química, Aeronáutica, Automobilística, Têxtil, Alimentícia, Material elétrico e de telecomunicações, Mecânica e Estaleiros. Energia – Gás natural, Hidrelétrica e Petróleo. Oleoduto: na região noroeste e nordeste. No canto superior direito, mapa de localização, planisfério destacando a região descrita. No canto inferior direito, a rosa dos ventos e a escala: 335 quilômetros por centímetro.

Fontes de pesquisa: ATLAS national geographic: Ásia dois. São Paulo: Abril, 2008. volume 8. página 30. REFERENCE atlas of the world. décima primeira edição Lôndon: dórlin , 2021. página 153154.

O setor agropecuário também é bastante significativo na economia indiana. O campo emprega cêrca de 43% dos trabalhadores do país e contribui com aproximadamente 17% de toda a riqueza produzida. O aproveitamento das terras no espaço rural também é bastante elevado, pois as lavouras chegam a ocupar em tôrno de 60% da área total do país.

Respostas e comentários
  • Comente com os alunos que outro setor da indústria que se destaca na Índia é o cinematográfico, conhecido como Bóliúdi. A indústria cinematográfica indiana chegou ao século vinte e um entre as que mais crescem no mundo. Em mais de 100 anos de história, completados em 2013, vem conquistando um número cada vez maior de espectadores, que não se limitam apenas ao continente asiático, mas se estendem a países da Europa, África e, inclusive, dos Estados Unidos.
  • O cinema indiano tem atraído muitas pessoas, e é considerado um ícone da cultura do país, principalmente após a década de 1990, quando ocorreu a liberalização econômica interna. O cinema criou uma identidade nacional em um país multicultural e multirreligioso.

Algo a mais

O filme Quem quer ser um milionário? retrata a história de três amigos de infância que viviam em Mumbai, em situação de pobreza, e que se reencontram quando adultos. Não se trata de uma produção predominantemente indiana, pois a direção e o protagonista têm origem inglesa, mas é uma boa opção para conhecer mais sôbre a cultura do país e o cotidiano das pessoas de classe baixa que residem nas grandes cidades da Índia.

> QUEM quer ser um milionário? Direção de Boiou. Reino Unido, 2009 (120 minutos).

A partir de meados do século vinte, a Índia apresentou um aumento significativo da população, gerando grande temor quanto à disponibilidade de alimento. Por isso, da década de 1960 em diante, foram realizados grandes investimentos em pesquisas agrícolas com o objetivo de aumentar a produtividade das lavouras. Foram desenvolvidas novas variedades de arroz e trigo, pautadas no uso de defensivos agrícolas e na mecanização do campo.

Com isso, houve o aumento da produção de cereais, e a Índia passou a ser um dos maiores produtores do mundo. Verifique, no mapa, os principais produtos agropecuárias da Índia.

Produção agropecuária na Índia (2013)

Mapa. Produção agropecuária na Índia (2013). Florestas: área nordeste. Pecuária extensiva: área noroeste e pequena área no nordeste. Agricultura: áreas ao norte e centro-sul. Agricultura e pastos: pequenas áreas no norte e no sul. Agricultura de montanha: áreas dispersas no centro e no sul. Áreas improdutivas: áreas no noroeste. Cereais, Milho, Arroz, Algodão, Juta, Chá, Cana-de-açúcar e Coco em diferentes regiões do território. No canto superior direito, mapa de localização, planisfério destacando a região descrita. Na parte inferior, a rosa dos ventos e a escala: 330 quilômetros por centímetro.

Fontes de pesquisa: ATLAS national geographic: Ásia dois. São Paulo: Abril, 2008. volume 8. página 29. REFERENCE atlas of the world. décima primeira edição Lôndon: Dorling Kindersley, 2021. página 152155.

Questão 2.

Escolha um dos produtos cultivados no território indiano e identifique as áreas onde êle é cultivado.

Os principais cultivos na Índia são cana-de-açúcar, arroz, algodão, chá e milho. Alguns dêsses produtos são cultivados no sistema de monocultura para exportação (plantation), herdado do período colonial.

O avanço das culturas de exportação se deu em detrimento da produção de alimentos para a população. Isso explica o quadro de fome e desnutrição que afeta um grande número de indianos. Alguns programas desenvolvidos pêlo govêrno indiano, nos últimos anos, vêm tentando reverter essa situação.

Fotografia. Plantação ampla em um morro com pessoas caminhando entre ela.
Cultivo de chá em , Índia, em 2021.
Respostas e comentários

Questão 2. Resposta pessoal. Verifique se os alunos identificam as áreas corretas do produto escolhido no mapa.

  • A análise dos mapas das páginas 254 e 255 contempla aspectos da Competência específica de Geografia 4 da Bê êne cê cê ao desenvolver o pensamento espacial, fazendo uso das linguagens cartográficas e iconográficas para a resolução de problemas que envolvam informações geográficas.
  • Converse com os alunos sôbre o potencial agropecuário da Índia, que detém um dos maiores rebanhos de gado bovino do mundo. Ressalte, porém, que por questões culturais a vaca é considerada um animal sagrado, por isso êsse rebanho não é explorado comercialmente. A Índia também tem um dos maiores rebanhos de ovinos do mundo.
  • sôbre a produção de alimentos e a fome na Ásia, comente que entre 1876 e 1878 a Índia enfrentou uma das piores crises de fome de sua história, devido a um período de sêca intensa e à má distribuição de alimentos na então colônia britânica. Estima-se que cêrca de 5,5 milhões de indianos morreram nesse período.

A produção de alimentos e a fome no mundo

O aumento crescente da produção de alimentos no mundo diante do enorme número de pessoas atingidas pêla fome em todo o planeta tem se colocado como um dos grandes desafios da sociedade contemporânea.

Para analisar a relação entre a produção de alimentos e a fome no mundo, podemos destacar inicialmente que a produção agrícola tem se expandido de maneira expressiva ao longo das últimas décadas. Desde a segunda metade do século vinte, por exemplo, vários países, incluindo Brasil, Índia, Argentina, entre outros, implantaram o que ficou conhecido como Revolução Verde.

Essa revolução foi caracterizada pêlo desenvolvimento de pesquisas voltadas para a modernização e o aumento da produção do campo, principalmente pêlo uso de máquinas e de implementos agrícolas, pêla aplicação intensiva de agrotóxicos no combate às pragas e pêla utilização de sementes mais resistentes e produtivas, assim como de adubos para a fertilização dos solos, pêlo emprêgo de novas técnicas de cultivo e de criação de animais.

Fotografia. Uma colheitadeira passando por uma ampla plantação de cor amarelada.
Colheita de arroz em , no Léste da Índia, em 2019.

Desde então, o desenvolvimento das atividades agrárias pêlo mundo, inclusive no Brasil, tem se apoiado cada vez mais na incorporação de novas tecnologias voltadas para o aumento da produtividade das lavouras e das criações. Com avanços tecnológicos, a produção de alimentos cresceu a um ritmo bem mais acelerado que a população do planeta.

A fome: um problema complexo

Mesmo com o aumento na oferta de alimentos, a fome no mundo cresceu em proporções ainda maiores. Atualmente, segundo dados da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (fáo), mais de 768 milhões de pessoas no mundo não conseguem suprir suas necessidades alimentares diárias.

Sendo assim, por que tantas pessoas passam fome em nosso planeta se existe comida suficiente para alimentar toda a população mundial? A resposta para essa questão é bastante complexa, pois envolve outras, como veremos a seguir.

Respostas e comentários
  • Comente com os alunos que a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (fáo) foi criada em 1945 para ajudar a combater a fome e a pobreza no mundo.
  • Outras instituições internacionais também reúnem e divulgam dados para que os países possam dimensionar os problemas sociais que afetam suas populações. Para medir o nível de pobreza no mundo, por exemplo, o Banco Mundial estabeleceu faixas de renda diárias. Nos países de rendas média e baixa, o valor de menos de US$ 3,20três reais e vinte centavos por dia equivale à linha da pobreza. E as pessoas que vivem com renda menor que US$ 1,90um reais e noventa centavos por dia compõem o grupo considerado de pobreza extrema.
  • As mudanças climáticas, atualmente, têm sido apontadas como um fator importante relacionado às causas da fome no mundo. Tanto a falta de chuvas como o seu excesso afetam diretamente as plantações e as colheitas. Chuvas fortes, em meados de 2017, inundaram o sul da Ásia e afetaram a vida de milhões de pessoas em países como Índia, Nepal e bãngladéch.
  • O estudo dos temas apresentados nas páginas 256 e 257 propicia o desenvolvimento de aspectos da habilidade ê éfe zero nove gê ê um três da Bê êne cê cê, ao analisar a importância da produção agropecuária na sociedade urbano-industrial ante o problema da desigualdade mundial de acesso aos recursos alimentares e à matéria-prima. Além disso, incentiva a discussão dos temas contemporâneos transversais Educação alimentar e nutricional, Educação em direitos humanos e Saúde.

Fome e pobreza

Em primeiro lugar, devemos ressaltar que o problema da fome não está ligado à falta de alimentos. A quantidade total de alimentos produzidos atualmente no mundo seria suficiente para alimentar todos os seus habitantes. Ocorre, porém, que nem todas as pessoas conseguem ter acesso aos alimentos produzidos. Isso porque as populações pobres não dispõem de recursos financeiros suficientes para comprar os alimentos de que precisam.

Fotografia. Algumas pessoas formando uma fila extensa em frente a pessoas com panelas que lhes entregam comida. As pessoas na fila estendem pratos.
Pessoas fazem fila para receber comida distribuída por voluntários na cidade de Chennai, Índia, em 2021.

Falta de apôio à produção de alimentos

Além disso, em muitos países subdesenvolvidos, a organização do espaço agrário está voltada para a produção de gêneros para a exportação, enquanto os pequenos agricultores, aqueles que se dedicam à produção de alimentos para o consumo da população, ficam sem apôio técnico e financeiro. Com isso, o desenvolvimento das lavouras alimentares fica comprometido, o que reduz a oferta de alimentos e, consequentemente, encarece o preço nos mercados, dificultando sua compra pêlas populações mais empobrecidas.

Desperdício de alimentos

Outro fator que agrava essa situação está ligado ao grande desperdício de alimentos. Segundo a fáo, cêrca de um terçodos alimentos produzidos no mundo são desperdiçados e estima-se que somente 25% dos alimentos descartados seriam suficientes para acabar com o problema da fome em todo o mundo. Isso ocorre por falhas no processo de produção, estocagem, distribuição, comercialização e também no preparo e consumo dos alimentos, além dos restos de comida que diariamente são descartados.

Fotografia. Dois homens despejando baldes de comida em uma lixeira. Ao fundo, construções.
Alimentos sendo descartados na França, em 2020.
Respostas e comentários
  • Os conteúdos trabalhados nesta página se relacionam com a Competência geral 7 da Bê êne cê cê ao estimular a capacidade de argumentar, com base em dados confiáveis, para formular e defender ideias e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.
  • Para conscientizar a turma a respeito do desperdício de alimentos, faça as seguintes perguntas.
    1. Você põe no prato somente o que pretende consumir ou costuma pegar mais do que come?
    2. Alguma vez já fez uma refeição em um restaurante que cobra taxa por desperdício?
    3. Você acha justo êsse tipo de cobrança?
  • Essa conversa, que pode ser promovida na fórma de uma mesa-redonda, propicia uma abordagem dos temas contemporâneos transversais Educação alimentar e Educação para o consumo.

Geografia em representações

Observação, análise e interpretação de gráficos

O estudo de muitos temas geográficos pode ser analisado e melhor compreendido por meio da leitura de gráficos. De maneira geral, podemos definir os gráficos como representações geométricas elaboradas a partir de um conjunto de dados que servem para facilitar a compreensão de determinadas informações ou temas estudados.

A seguir, vamos continuar analisando o tema da fome no mundo por meio da leitura e interpretação de diferentes tipos de gráficos.

A - Evolução da fome no mundo (1990- 2020)

Gráfico A - Evolução da fome no mundo (1990- 2020). Quantidade de subnutridos no mundo (em milhões). 1990: 842 milhões. 1995: 832 milhões. 2000: 796 milhões. 2005: 805 milhões. 2010: 601 milhões. 2015: 588 milhões. 2020: 721 milhões. Porcentagem da população mundial. 1990: 16 por cento. 1995: 14 por cento. 2000: 13 por cento. 2005: 12 por cento. 2010: 9 por cento. 2015: 8 por cento. 2020: 9 por cento.

Fontes de pesquisa: fáo. The State of Food Security and Nutrition in the World. https://oeds.link/JJYauL. DATABANK. Disponível em: https://oeds.link/PAVLQw. Acessos em: 4 junho 2022.

  1. Qual informação o gráfico A está mostrando?
  2. Em que período ocorreu uma diminuição da fome no mundo? Nos últimos anos, a fome vem diminuindo ou aumentando no mundo?

B - Distribuição de pessoas subnutridas por continentes do mundo em porcentagem (2020)

Gráfico B - Distribuição de pessoas subnutridas por continentes do mundo em porcentagem (2020). Ásia: 54 por cento. África: 37 por cento. América Latina e Caribe: 8 por cento. América do Norte e Europa: 0,8 por cento. Oceania: 0,2 por cento.

Fonte de pesquisa: faostát. fáo. Disponível em: https://oeds.link/ARxyVU. Acesso em: 4 julho 2022.

  1. Qual informação está sendo mostrada no gráfico B?
  2. De acôrdo com o gráfico B, quais são as regiões do planeta mais afetadas pêla fome?
  3. Quais são as regiões do planeta menos afetadas pêla fome?
Respostas e comentários

1. O gráfico mostra a evolução da fome no mundo.

2. Entre 2010 e 2015, houve uma diminuição da fome no mundo. Nos últimos anos, a fome voltou a aumentar.

3. O gráfico mostra a distribuição de pessoas subnutridas no mundo.

4. Ásia e África.

5. Oceania, América do Norte e Europa.

Objetivo

Interpretar e elaborar diferentes tipos de gráficos.


  • Para instigar as reflexões dos alunos sôbre observação, análise e interpretação de gráficos, peça-lhes que, antes do estudo desta página, pesquisem e levem para a sala de aula um exemplo de gráfico, que poderá ser de barras, de linhas ou de setores. Organize a turma em grupos para que expliquem a temática do gráfico que trouxeram, bem como deem exemplos de informações obtidas durante a leitura de tal gráfico.
  • Sugerimos que o estudo das páginas 258 e 259 seja realizado com o componente curricular de Matemática, o que propicia a oportunidade de desenvolver um trabalho integrado, que pode ser feito na própria sala de aula. A leitura das informações apresentadas nos gráficos implica em saberes matemáticos essenciais.
  • Para concluir o trabalho com os gráficos trazidos pelos alunos, solicite a êles que montem cartazes e os classifiquem de acôrdo com o seu tipo: de coluna, de barras, de setores, de linhas, etcétera Caso considere oportuno, peça-lhes também que os classifiquem por temas.
  • O estudo desta página e da seguinte explora partes da habilidade ê éfe zero nove gê ê um quatro da Bê êne cê cê, pois requer que os alunos interpretem diferentes tipos de gráficos. Além disso, também desenvolve a Competência específica de Geografia 4 e a Competência específica de Ciências Humanas 7, ao abordar o uso de linguagem gráfica no estudo de informações geográficas e do raciocínio espaço-temporal.

C - Crescimento populacional e a produção de alimentos no mundo (1950 - 2020)

Gráfico C - Crescimento populacional e a produção de alimentos no mundo (1950 - 2020). Taxa de crescimento (em porcentagem) População. 1961: 1,3. 1970: 2,1. 1980: 1,7. 1990: 1,7. 2000: 1,3. 2010: 1,2. 2020: 1,0. Produção de alimentos. 1961: 0,2. 1970: 0,2. 1980: 0,3. 1990: 0,3. 2000: 0,5. 2010: 0,7. 2020: 1,0.

Fonte de pesquisa: WORLD Development Indicators. The World Bank. Disponível em: https://oeds.link/PAVLQw. Acesso em: 4 junho 2022.

  1. Quais as duas informações apresentadas no gráfico C?
  2. O que aumentou mais nas últimas décadas: a população ou a produção de alimentos?

D - Desperdício de alimentos no mundo, por tipo (2020)

Gráfico D - Desperdício de alimentos no mundo, por tipo (2020). Desperdício (em porcentagem). Frutas e vegetais: 45 por cento. Peixes e frutos do mar: 35 por cento. Cereais: 30 por cento. Laticínios: 20 por cento. Carnes: 20 por cento.

Fonte de pesquisa: FOOD waste by country: who's the biggest waster? , 16 dezembro 2020. Disponível em: https://oeds.link/JrN1wH. Acesso em: 11 julho 2022.

  1. Qual informação está sendo mostrada no gráfico D?
  2. Quais são os três tipos de alimentos mais desperdiçados, de acôrdo com o gráfico?
  3. Dos tipos de alimentos mostrados no gráfico, quais são os dois menos desperdiçados?

Os tipos de gráficos

Ao explorar o tema sôbre a fome no mundo, você analisou diferentes tipos de gráficos. Entre os gráficos mais utilizados, estão:

  • gráficos de linhas: utilizados para mostrar a evolução (aumento ou diminuição) de um dado ou informação ao longo do tempo.
  • gráfico de colunas: utilizados para comparar as variações de um mesmo fenômeno (a altura de cada coluna indica a intensidade do fenômeno representado).
  • gráficos circulares: utilizados para representar as informações por meio de um círculo dividido em setores (o tamanho de cada setor varia de acôrdo com os dados do fenômeno).
Respostas e comentários

6. O crescimento da população mundial e da produção de alimentos no mundo.

7. A produção de alimentos aumentou mais.

8. O gráfico mostra o desperdício de alimentos no mundo, por tipo de alimentos.

9. Frutas e vegetais, peixes e frutos do mar e cereais.

10. Carne e laticínios.

Atividade a mais

  • Para complementar o conteúdo sôbre a composição e a análise de gráficos, sugerimos a realização de uma atividade de produção dos três tipos de gráficos estudados. Os temas podem estar relacionados à alimentação, ao desperdício de alimento ou à fome. É importante que os dados façam parte da realidade da turma, por exemplo, a quantidade de alimentos descartados na merenda escolar durante uma semana. Para essa coleta de dados, os alunos poderão conversar com o responsável pêla cozinha da escola, anotando os valores em uma tabela diária. Com base nessas informações, êles vão criar um gráfico de linhas mostrando a evolução da quantidade descartada, um gráfico de barras para a quantidade descartada por dia da semana e um gráfico de setores com a porcentagem diária de alimentos descartados no total da semana.
  • Com os resultados dos gráficos, sugira a êles a produção de um painel para ser exposto, a fim de gerar uma reflexão sôbre o desperdício de alimento na escola, contribuindo para uma mudança de atitude.
  • As atividades de produção de tabelas e gráficos podem ser realizadas utilizando programas de computadores, o que contribuirá para explorar aspectos da Competência específica de Geografia 5, da Competência específica de Ciências Humanas 7 e, ainda, da Competência geral 5, pois elas enfatizam o processo de investigação para compreender o mundo por meio de práticas sociais e verificar o uso das tecnologias para sintetizar informações e resolver problemas. Ao produzir e analisar diferentes tipos de gráficos os alunos estarão desenvolvendo aspectos da habilidade ê éfe zero nove gê ê um quatro da Bê êne cê cê.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

  1. Onde estão localizadas as maiores concentrações urbanas da Índia?
  2. sôbre o processo de modernização econômica da Índia, responda às questões.
    1. Quando teve início a modernização econômica dêsse país?
    2. Quais foram os principais investimentos do govêrno indiano para alavancar o desenvolvimento econômico do país?
    3. Escreva, no caderno, como se caracteriza o setor industrial de alta tecnologia na Índia.
  3. O que foi a chamada Revolução Verde?
  4. De acôrdo com o que você estudou, podemos afirmar que a fome no mundo decorre da falta de alimentos? Justifique sua resposta.
  5. Identifique e descreva alguns dos fatores que contribuem para a fome no mundo.

Aprofundando os conhecimentos

  1. Reúna-se em grupos com os colegas da sala de aula para realizar uma pesquisa sôbre a fome no Brasil. Essas informações podem ser pesquisadas em sites da internet, livros, jornais e revistas. Confira os temas que podem ser pesquisados.
    • Número de pessoas que passam fome no Brasil.
    • Regiões ou estados com maior e menor proporção de pessoas que passam fome no Brasil.
    • Desperdício de alimentos no Brasil. Após a coleta das informações, representem as informações pesquisadas na fórma de gráficos. Elaborem os gráficos em folhas separadas. Depois de prontos, montem cartazes e exponham os resultados da pesquisa no mural da escola.
Fotografia. Destaque para uma pessoa segurando nas mãos, um prato vazio.
Prato vazio simbolizando falta de alimento ou fome.
Respostas e comentários

1. Na porção norte do país, ao longo do vale do rio Ganges, e também nas imediações dos grandes centros urbanos localizados tanto na região costeira como no interior do país.

2. a) A modernização econômica da Índia teve início na década de 1950, lógo após o país se tornar independente da Inglaterra.

2. b) Desenvolvimento das indústrias de base (mineradoras, siderúrgicas, metalúrgicas, petroquímicas). Depois, foram feitos investimentos em infraestrutura (energia, transporte, comunicação) e em desenvolvimento científico e tecnológico.

2. c) O setor de alta tecnologia se apoia em grandes investimentos em centros de pesquisa e ensino universitário, voltados para a formação de uma mão de obra altamente qualificada para essas indústrias. Destaca-se a produção de artefatos nucleares, satélites espaciais e informática.

3. Essa revolução foi caracterizada pêlo desenvolvimento de pesquisas voltadas para a modernização e o aumento da produção do campo, principalmente pêlo uso de máquinas e de implementos agrícolas, pêla aplicação intensiva de agrotóxicos no combate às pragas e pêla utilização de sementes mais resistentes e produtivas, assim como de adubos para a fertilização dos solos, pêlo emprêgo de novas técnicas de cultivo e de criação de animais.

4. A fome não decorre da falta de alimentos, pois a produção de alimentos é suficiente para alimentar toda a população mundial.

5. A pobreza, o desperdício de alimentos e a falta de apôio à produção de alimentos são fatores que contribuem para a ocorrência da fome no mundo.

6. Resposta nas orientações ao professor.

  • Aproveite as atividades propostas nesta página para verificar o aprendizado dos alunos. Caso haja alguma dificuldade, proponha novas discussões e exercícios para que os alunos atinjam os objetivos de aprendizagem esperados. Se necessário, resgate os conteúdos trabalhados no decorrer do capítulo.
  • As atividades 1 e 2 contemplam aspectos da habilidade ê éfe zero nove gê ê zero nove da Bê êne cê cê, pois possibilitam a análise de características populacionais e econômicas da Índia.
  • As atividades 3 a 6 abordam aspectos da habilidade ê éfe zero nove gê ê um três, possibilitando a análise das consequências da desigualdade social e a falta de acesso à alimentação.
  • Durante a atividade 4, peça aos alunos que fundamentem e esclareçam suas respostas de acôrdo com o conteúdo estudado, desenvolvendo assim a prática de argumentação.

Resposta

Na atividade 6, é possível explorar o pensamento computacional ao incentivar os alunos a identificar e a organizar informações, seguindo orientações, a fim de conscientizar outros indivíduos a respeito da fome. A organização dos dados da pesquisa, bem como dos resultados apresentados nos gráficos, explora aspectos da Competência específica de Ciências Humanas 7 e da Competência geral 4 da Bê êne cê cê, pois os alunos vão conhecer e desenvolver linguagens variadas para expressar e compartilhar informações, principalmente por meio de gráficos e de ferramentas tecnológicas.