CAPÍTULO 24 Tigres Asiáticos

Questão 1.

Você já ouviu falar em Tigres Asiáticos em telejornais ou reportagens da internet? O que vem à sua mente quando você escuta a palavra tigre? Converse com os colegas sôbre essas questões.

A partir da década de 1970, alguns países do Léste e do sudeste da Ásia apresentaram um rápido crescimento econômico, impulsionado por uma expressiva arrancada industrial. Por êsse motivo, Coreia do Sul, taiuã, rrong e Cingapura ficaram conhecidos como “Tigres Asiáticos”.

Na década seguinte, outros países da região também cresceram econômica e industrialmente e ficaram conhecidos como “Novos Tigres Asiáticos”: Tailândia, Malásia, Indonésia, Filipinas e Vietnã. Confira o mapa a seguir.

Tigres Asiáticos e Novos Tigres Asiáticos (2021)

Mapa. Tigres Asiáticos e Novos Tigres Asiáticos (2021). Mostrando a População – em milhões e o PIB – em bilhões de dólares. Tigres Asiáticos: COREIA DO SUL. População: 26. PIB: 1.630, capital: Seul. TAIWAN. População: 24. PIB: 1.143, capital: Taipé. CINGAPURA. População: 6. PIB: 340, capital: Cingapura. HONG KONG. População: 7. PIB: 347, capital: Hong Kong. Novos Tigres Asiáticos: TAILÂNDIA. População: 70. PIB: 515, capital: Bangcoc. VIETNÃ. População: 97. PIB: 271, capital: Hanói. FILIPINAS. População: 110. PIB: 361, capital: Manila. MALÁSIA. População: 23. PIB: 337, capital: Kuala Lumpur. INDONÉSIA. População: 273. PIB: 1.058, capital: Jacarta. No canto superior direito, mapa de localização, planisfério destacando a região descrita e a rosa dos ventos. No canto inferior direito, a escala: 600 quilômetros por centímetro.

Fontes de pesquisa: . The World Factbook. Disponível em: https://oeds.link/MYdsbk. GROSS domestic product 2021. The World Bank. Disponível em: https://oeds.link/3PZLWk. Acessos em: 4 julho 2022.

Economia

O rápido e elevado crescimento econômico alcançado pelos Tigres Asiáticos foi favorecido por diversos fatores, entre êles a existência de mão de obra abundante e de baixo custo e as longas jornadas de trabalho (entre 48 e 50 horas semanais). Houve também maciços investimentos de capital estatal e privado para promover a industrialização, visando à melhoria da infraestrutura (sistemas de transporte, portos, meios de comunicação e rede elétrica), à capacitação de mão de obra (educação e qualificação profissional), à redução dos tributos alfandegários e aos incentivos à exportação.

Respostas e comentários

Questão 1. Resposta pessoal. Espera-se que os alunos comentem que os Tigres Asiáticos são um grupo de países localizados na Ásia e que, quando escutam a palavra tigre, vem à mente deles um animal forte e temível.

Objetivos do capítulo

  • Identificar as características econômicas dos Tigres Asiáticos e dos Novos Tigres Asiáticos.
  • Compreender o contexto geopolítico que levou à criação da Coreia do Norte e da Coreia do Sul.

Justificativas

Por meio dos estudos dêste capítulo, os alunos vão aprender quais são os países que pertencem ao grupo dos chamados Tigres Asiáticos, conhecerão os motivos que os levaram a alavancar o setor industrial e vão entender de que fórma êles fazem o intercâmbio com outros países, explorando, assim, aspectos da habilidade ê éfe zero nove gê ê zero nove da Bê êne cê cê.

êles também conhecerão os processos históricos e geopolíticos vivenciados pêla Coreia, o que ocasionou sua separação territorial, dividindo-a em dois países: a Coreia do Norte e a Coreia do Sul. Assim, êles desenvolvem a habilidade ê éfe zero nove gê ê zero oito, pois precisam analisar transformações territoriais.


  • Ao tratar do tema Tigres Asiáticos, comente com os alunos o fato de Cingapura ser o menor país dêsse grupo em relação ao tamanho de seu território, sendo, na verdade, uma cidade-Estado com pouco mais de 6 milhões de habitantes.
  • Comente que, entre os Tigres e Novos Tigres Asiáticos, além da importância no cenário econômico mundial, Cingapura se destaca em questões ligadas ao meio ambiente.
  • Explique que essa cidade-Estado pode ser considerada uma das mais arborizadas em toda a Ásia, pois, além de suas áreas de vegetação, suas políticas ambientais são referência no continente asiático, com programas eficientes de reutilização de água para minimizar o desperdício e leis severas de punição com multas quando as pessoas sujam as ruas, e isso mantém a cidade sempre limpa.
  • Comente que, por ser um país de pequena extensão territorial, com pouco mais de 710 2, Cingapura busca alternativas para a destinação de seus resíduos sólidos, como a construção de um atêerro sanitário em uma ilha artificial para incineração do lixo.

Na década de 1970, o Japão, que se encontrava em plena ascensão econômica, também favoreceu a expansão econômica dos países vizinhos. Outro fator que atraiu grandes investimentos para países foi o período da Guerra Fria, no qual os Estados Unidos, assim como o Japão, destinaram volumosos montantes de capitais a êles com a estratégia de impedir a influência soviética e a expansão do socialismo já implantado em outros países da região, como Coreia do Norte e China.

Em relação ao setor industrial, os Tigres Asiáticos e os Novos Tigres Asiáticos destacam-se pêla fabricação e exportação de bens de consumo duráveis e não duráveis, com predomínio de indústrias ligadas aos setores de eletrônica, automobilístico, têxtil, de vestuário e alimentício. Também são importantes as indústrias de alta tecnologia, como as de informática, telecomunicações e aeroespacial.

Com a arrancada industrial, países tornaram-se grandes exportadores mundiais de produtos manufaturados, ampliando sua participação no comércio internacional. Atualmente, respondem por aproximadamente 16% do total das mercadorias exportadas no mundo.

Fotografia. Vista do alto. Cidade repleta de edifícios em frente ao mar.
Vista da área urbana de rrong , em 2021.
Fotografia. No primeiro plano, o mar, ao fundo, estruturas de ferro e torres.
Vista de indústria na cidade de , Coreia do Sul, em 2019.
Respostas e comentários
  • Explique aos alunos que rrong é uma Região Administrativa Especial da China que pertenceu ao govêrno britânico de 1842 até 1997. Ao ser reintegrado ao território chinês, passou a ser governado sob o princípio “um país, dois sistemas”, o que permitiu a coexistência de dois sistemas econômicos: o capitalista, adotado em rrong ; e o comunista, implantado na China desde 1949.
  • Explique aos alunos que, após o fim da guerra civil na China, que terminou com a vitória do Partido Comunista, comandado por Mao Tse-tung, os nacionalistas, liderados por , refugiaram-se na Ilha Formosa, onde instalaram o govêrno da República da China, local que também ficou conhecido como taiuã. Com a escolha de Taipé como capital, a ilha é considerada por algumas nações aliadas um Estado independente, porém não pêla ônu, da qual foi desligada em 1971.
  • O estudo sôbre o contexto histórico e político pêlo qual passaram alguns membros dos Tigres Asiáticos contempla aspectos da habilidade ê éfe zero nove gê ê zero oito da Bê êne cê cê, ao analisar transformações territoriais, considerando o movimento de fronteiras, tensões, conflitos e múltiplas regionalidades na Ásia.

Além do desenvolvimento do setor industrial, o crescimento econômico dos Tigres Asiáticos se estendeu aos setores de comércio (empresas de exportação e importação) e serviços financeiros (bancos, bolsas de valores, corretoras, seguradoras). As informações seguintes mostram algumas das principais características dêsses países.

País

Área (em km2) 2020

População (em mil habitantes) 2021

PIB (em bilhões de US$) 2021

Renda per capita (em US$) 2021

Tigres Asiáticos

Coreia do Sul

99.700

51.305

1.798

34.757

Cingapura

719

5.897

397

72.794

Hong Kong*

1.108

7.553

368

43.741

Taiwan*

35.980

23.855

1.143

24.502

Novos Tigres Asiáticos

Tailândia

513.120

69.951

506

7.233

Indonésia

1.904.569

276.362

1.186

4.292

Filipinas

300.000

111.047

394

3.549

Vietnã

331.210

98.169

363

3.694

Malásia

329.847

32.776

372

11.371

Fontes de pesquisa: í bê gê É. Países. Disponível em: https://oeds.link/n9lfQ1. UNITED NATIONS. World Population Prospects. Disponível em: https://oeds.link/LWzMMuWORLD Development Indicators. The World Bank Disponível em: https://oeds.link/O072Js. *cía. Countries. The World Factbook. Disponível em: https://oeds.link/S8gKbM. Acessos em: 30 junho 2022.

Graças aos elevados investimentos em áreas sociais, como educação e saúde, Coreia do Sul, Cingapura, taiuã e rrong também se destacaram por terem promovido o crescimento econômico juntamente com o desenvolvimento social. Em outros países emergentes, como Índia e Brasil, por exemplo, os reduzidos investimentos em áreas sociais fizeram com que o desenvolvimento social acontecesse à margem do crescimento econômico.

Fotografia. Vista do alto. Cidade com vias, edifícios, árvores e construção arredondada.
Vista da cidade de Cingapura, em 2019.
Respostas e comentários
  • Auxilie os alunos na leitura das informações apresentadas na tabela. Destaque que a maior parte dos países ou territórios tem área territorial pequena quando comparada com a dos países estudados anteriormente. êsse fator influencia diretamente na densidade demográfica, que é o valor obtido ao dividir o número de habitantes pêla área do território.
  • Se considerar necessário, sugira aos alunos que calculem a densidade demográfica dos países e territórios que compõem os Tigres Asiáticos.
  • Após os resultados, solicite aos alunos que apontem quais são os países ou territórios mais populosos e quais os mais povoados.
  • Comente com os alunos que o Produto Interno Bruto (Píbi) é a soma de todas as riquezas (bens e serviços) produzidas em um país, estado, região ou município e que pode ser calculado por ano, semestre ou trimestre. Para calcular o ranking dos países de maior economia, por exemplo, o Banco Mundial se baseia nos valores do Píbi.
  • O Produto Nacional Bruto (pê êne bê) é a somatória de todas as riquezas geradas em um país por todas as suas empresas, inclusive as que atuam fóra do país.
  • A renda per cápita é obtida ao dividir o pê êne bê pêlo número de habitantes. No entanto, como êsse índice não considera a concentração de renda ou a desigualdade social do país, não retrata a realidade socioeconômica dos habitantes.

As Coreias

Ícone 'Ciências humanas em foco'

A península da Coreia formou um único país por mais de 13 séculos, e, nesse período, seu território esteve sob influência da China. Em 1910, após um conflito entre China e Japão, o território da Coreia passou a ser controlado pêlo Japão e assim permaneceu até o fim da Segunda Guerra Mundial.

Com a derrota japonesa ao final do conflito mundial, a Coreia foi palco das disputas entre as duas grandes potências durante o período da Guerra Fria. Entre 1950-1953, a ocorrência de um conflito armado dividiu o território do país em duas áreas de influência estabelecidas pêlo famoso paralelo 38° norteponto

A região norte da península ficou sob o contrôle da antiga União Soviética e a região sul passou a ser controlada pelos Estados Unidos. Desde então, a Coreia ficou dividida em dois países: a Coreia do Sul (capitalista) e a Coreia do Norte (socialista). Verifique no mapa a seguir.

Atualmente, a Coreia do Sul, capitalista, tem economia altamente desenvolvida e estabelece relações comerciais com diversos países.

Enquanto isso, a Coreia do Norte, socialista, mantém-se economicamente distante dos países ocidentais, mas possui um poder militar com avançadas pesquisas em tecnologia bélica nuclear.

Península da Coreias

Mapa. Península das Coreias. Coreia do Norte, capital: Piongiang, Coreia do Sul, capital: Seul. No canto inferior direito, mapa de localização, planisfério destacando a região descrita. No canto superior esquerdo, a rosa dos ventos e na parte inferior, a escala: 95 quilômetros por centímetro

Fonte de pesquisa: ATLAS geográfico escolar. oitava edição Rio de Janeiro: í bê gê É, 2018. página 47.

Fotografia. Desfile com caminhões carregando mísseis e pessoas sacudindo bandeiras em azul e vermelho, com uma estrela ao centro. Ao fundo, arquibancada com muitas pessoas assistindo.
Vista de lançadores de mísseis durante desfile militar em , Coreia do Norte, em 2021.
Respostas e comentários
  • Converse com os alunos sôbre a questão dos testes de armas nucleares na Coreia do Norte e a repercussão dêsse posicionamento no resto do mundo.
  • O arsenal de armas nucleares da Coreia do Norte foi justificado pêlo govêrno como fórma de evitar o ataque de outros países.
  • Os testes nucleares teriam sido realizados por êsse país, que também emitiu nota à imprensa avisando sôbre a existência de uma bomba de hidrogênio. Em julho de 2017, o govêrno norte-coreano realizou testes militares lançando três mísseis, que teriam atravessado o espaço aéreo japonês. Em novembro do mesmo ano, o país afirmou ter testado com sucesso um novo míssil balístico intercontinental, com capacidade para atingir o território dos Estados Unidos.
  • Devido ao lançamento dêsses mísseis, em dezembro de 2017, o Conselho de Segurança da ônu impôs sanções à Coreia do Norte, tais como a proibição de cêrca de 90% das exportações de produtos de petróleo refinado para os Estados Unidos.
  • Quando a Coreia do Norte acelerou seu programa nuclear e de mísseis balísticos, as relações diplomáticas com a Coreia do Sul se tornaram mais tensas. Uma consequência dessa crise foi a interrupção dos reencontros de famílias que foram separadas após a divisão do país em duas Coreias e que vinham ocorrendo desde que a comunicação foi restabelecida, nos anos 2000. Em agosto de 2018, os reencontros voltaram a ocorrer.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

  1. Quais países compõem os Tigres Asiáticos e os Novos Tigres Asiáticos? Por que receberam essa denominação?
  2. Qual a relação entre o fim da Guerra Fria e o aumento do crescimento econômico dos países chamados Tigres Asiáticos?
  3. Quais foram os setores de maior crescimento econômico nesses países?
  4. Como se caracteriza a economia da Coreia do Sul? E da Coreia do Norte?

Aprofundando os conhecimentos

  1. Confira os gráficos a seguir e responda às questões a seguir.
    1. Identifique qual característica econômica dos Tigres Asiáticos e dos Novos Tigres Asiáticos é apresentada nos gráficos.
    2. Explique os principais fatores que favoreceram o rápido e elevado crescimento econômico dos Tigres Asiáticos e dos Novos Tigres Asiáticos.
    3. Compare a pauta de exportação de Hong Kong e Tailândia com a do Brasil. A que conclusão você pode chegar ao comparar a participação do setor industrial nas exportações brasileiras com a participação dêsse mesmo setor na economia de rrong e Tailândia?

Pauta de exportações de países selecionados (2020)

Gráficos. Pauta de exportações de países selecionados (2020). Hong Kong. Produtos agrícolas: 2 por cento. Produtos industrializados: 92 por cento. Combustíveis e produtos minerais: 1 por cento. Outros: 5 por cento. Tailândia. Produtos agrícolas: 18 por cento. Produtos industrializados: 68 por cento. Combustíveis e produtos minerais: 5 por cento. Outros: 9 por cento. Brasil. Produtos agrícolas: 40 por cento. Produtos industrializados: 31 por cento. Combustíveis e produtos minerais: 27 por cento. Outros: 2 por cento..

Fonte de pesquisa: TRADE profiles. dáblio tê ó. Disponível em: https://oeds.link/vpsmAY. Acesso em: 11 julho 2022.

Respostas e comentários

1. Os Tigres Asiáticos são Coreia do Sul, taiuã, rrong e Cingapura. Os Novos Tigres Asiáticos são Tailândia, Malásia, Indonésia, Filipinas e Vietnã. êles receberam essa denominação por se destacarem pêlo elevado ritmo de crescimento econômico.

2. Com o fim da Guerra Fria, tanto os Estados Unidos como o Japão passaram a destinar grandes volumes de capital a países como estratégia para impedir a influência soviética e o crescimento do socialismo.

3. O setor industrial, de comércio, relacionado à exportação e importação, e de serviços financeiros.

4. Coreia do Sul é capitalista e apresenta uma das economias mais desenvolvidas do mundo. A Coreia do Norte é socialista e está economicamente distante dos países ocidentais.

5. a) O predomínio de produtos industrializados na pauta de exportação de rrong (Tigre Asiático) e da Tailândia (Novo Tigre Asiático). Além disso, a baixa participação de combustíveis e produtos minerais na exportação dêsses países.

5. b) A existência de mão de obra abundante e de baixo custo e extensas jornadas de trabalho (entre 48 e 50 horas semanais). Houve também maciços investimentos de capital estatal e privado para promover a industrialização, visando à melhoria da infraestrutura (sistemas de transporte, portos, meios de comunicação e rede elétrica), à capacitação de mão de obra (educação e qualificação profissional) e à redução dos tributos alfandegários e incentivos à exportação.

5. c) Pode-se concluir que a atividade industrial e as exportações dêsse setor em rrong e Tailândia são maiores que no Brasil.

  • Aproveite as atividades propostas na página 265 para verificar o aprendizado dos alunos. Caso note alguma dificuldade, proponha novas discussões e exercícios para que atinjam os objetivos de aprendizagem esperados. Se necessário, resgate os conteúdos trabalhados no decorrer do capítulo.
  • As atividades 1 e 2 envolvem aspectos da Competência específica de Ciências Humanas 2 da Bê êne cê cê ao possibilitar a reflexão sôbre o mundo social, levando em consideração as variações de significado no tempo e no espaço. Assim, os alunos constroem argumentos com base em conhecimentos das Ciências Humanas e se posicionam diante de problemas do mundo contemporâneo.
  • Ao analisar as características de países e grupos de países asiáticos em seus aspectos político e econômico e discutir suas desigualdades sociais e econômicas, os alunos também desenvolvem a habilidade ê éfe zero nove gê ê zero nove.
  • A atividade 4 aborda aspectos da habilidade ê éfe zero nove gê ê zero oito ao possibilitar a análise das transformações territoriais da península coreana.
  • Ao propor a análise de gráficos com base em informações geográficas, a atividade 5 explora aspectos da habilidade ê éfe zero nove gê ê um quatro da Bê êne cê cê.
  • Para finalizar o estudo desta Unidade, proponha aos alunos a produção de uma paródia utilizando algum dos temas abordados. Deixe que os alunos escolham o tema e também o ritmo musical da paródia. Dessa fórma, explore aspectos da cultura juvenil com os alunos.