O que eu estudei?

Faça as atividades em uma folha de papel avulsa.

1. Responda às questões a seguir.

Crise no Oriente Médio deve provocar aumento de combustíveis

Disponível em: https://oeds.link/OJsB4s. Acesso em: 5 julho 2022.

  1. Descreva a localização geográfica do Oriente Médio.
  2. O que faz do Oriente Médio uma região de grande influência sôbre o preço dos combustíveis?

2. sôbre o conflito árabe-israelense, relacione corretamente as informações a seguir.

um – Diáspora • dois – Sionismo • três – Partilha da ônu

quatro – Primeira Guerra Árabe-Israelense • cinco – Guerra dos Seis Dias

A.

Movimento internacional que ganhou fôrça no século dezenove convocando os judeus a criar um Estado independente na Palestina, que até então estava sob o domínio do Império Britânico.

B.

Grande ofensiva militar realizada por Israel em 1967 em que o país anexou os territórios da Cisjordânia e da cidade de Jerusalém (Jordânia), as colinas de Golã (Síria), a Faixa de Gaza e a península do Sinai (Egito).

C.

Plano proposto em 1947 para a criação de dois Estados: um judaico e outro árabe.

D.

Ataque promovido em 1948 pelos países árabes (Egito, Síria, Jordânia, Líbano e Iraque), que invadiram Israel na tentativa de acabar com o Estado judeu.

E.

Migração forçada que provocou a expulsão dos judeus de suas terras por impérios invasores, como o babilônico (587 antes de Cristo) e o romano (70 Depois de Cristo).

3. Confira a foto a seguir e responda às questões propostas.

Fotografia. Soldados fardados e armados em meio a uma cidade em ruínas com prédios e estruturas destruídas.
Soldados russos no Léste da Ucrânia, em 2022.

a . De qual conflito se trata e quando êle teve início?

Respostas e comentários

1. a) Resposta: O Oriente Médio se localiza na porção sudoeste do continente asiático, estendendo-se do Afeganistão (ao Léste) ao norte da África e ao sudeste da Europa.

1. b) Resposta nas orientações ao professor.

2. Resposta: um – E; dois – A; três – C; quatro – D; cinco – B.

3. a) Resposta: Da invasão do território da Ucrânia pêlas fôrças russas, iniciada em fevereiro de 2022.

3. b) Resposta: A Rússia se envolveu na guerra da Síria, em 2011, e na anexação da península da Crimeia, tomada da Ucrânia, em 2014. Essas ações militares mostram o projeto do govêrno russo de reincorporar ao território do país áreas que, no passado, faziam parte da antiga União Soviética.

Objetivos das atividades

1. Identificar a localização geográfica do Oriente Médio. Compreender a importância econômica dessa região como grande produtora e fornecedora de petróleo.

2. Compreender as principais questões que envolvem o conflito entre Israel e Palestina.

3. Identificar as causas que levaram a Rússia a invadir o território da Ucrânia. Reconhecer os interêssis políticos e estratégicos do govêrno da Rússia ao provocar ou se envolver em vários conflitos armados regionais.

Como proceder nas atividades

1. Em caso de dificuldades, apresente aos alunos um mapa político para destacar a localização do Oriente Médio no mundo. Além disso, leve para a sala de aula manchetes de jornais, revistas ou da internet abordando a questão que envolve os interêssis (regionais e estrangeiros) sôbre as reservas e a exploração do petróleo na região.

2. Caso os alunos tenham dificuldades, retome com êles as explicações dos conteúdos apresentados no capítulo 19. Conduza essas explicações explorando os mapas que mostram a evolução histórica dos conflitos e da divisão dos territórios entre judeus e palestinos. A exibição dêsses mapas também pode ser realizada em formato digital, podendo ser mostrados e ampliados com o auxílio de televisores ou projetores.

3. Em caso de dúvidas, retome as explicações sôbre o tema que aborda as relações geopolíticas da Rússia, páginas 232 a 235, e organize essas informações na fórma de um mapa conceitual, que pode ser elaborado na lousa. êsse mapa pode conter informações como as causas do conflito, os movimentos separatistas, as consequências para a população, o fluxo de refugiados, as sanções econômicas etcétera

Respostas

1. b ) O Oriente Médio detém cêrca de 48% das reservas comprovadas de petróleo do mundo, cuja produção abastece grande parte do consumo mundial, em especial das grandes potências econômicas.

  1. Além dessa guerra, a Rússia se envolveu em outros conflitos militares recentemente. Quais foram conflitos e o que êles revelam sôbre o projeto político e estratégico do govêrno russo?
  1. Quais foram os principais fatores para o desenvolvimento econômico do Japão após a Segunda Grande Guerra?
  2. sôbre os aspectos sociais e econômicos da China, leia as frases a seguir e assinale em uma folha de papel avulsa V para as afirmações verdadeiras ou F para as afirmações falsas.
    1. A população da China está distribuída de maneira bastante desigual pêlo território do país.
    2. O crescimento da economia chinesa, a partir da década de 1970, foi impulsionado pêla criação das chamadas Zonas Econômicas Especiais (zê ê ês).
    3. A matriz energética chinesa está apoiada principalmente na utilização de fontes alternativas de energia, como a solar e a eólica.
    4. A prosperidade econômica da China tem sido acompanhada pêlo agravamento de vários problemas ambientais.
    5. O modêlo de crescimento econômico da China se apoiou basicamente na expansão de indústrias voltadas para atender ao enorme mercado consumidor interno do país.
  3. Leia a frase a seguir.

Enquanto a renda cai, a pobreza e a fome aumentam

  1. De acôrdo com a frase, explique a relação entre pobreza e fome destacando a disponibilidade de alimentos produzidos no mundo.
  2. Além da pobreza, cite outros dois fatores que contribuem diretamente para o aumento da fome no mundo.
  1. Os Tigres Asiáticos e os Novos Tigres Asiáticos são países que se destacaram nas últimas décadas pêlo expressivo crescimento de suas economias, acompanhado pêla melhoria das condições de vida de suas populações. Escreva um dos fatores que impulsionaram o crescimento econômico dêsse grupo de países.
  2. Escreva o que significa "Vale do Silício Indiano".
Respostas e comentários

4. Resposta nas orientações ao professor.

5. Resposta: a – V; b – V; c – F; d – V; e – F.

6. a) Resposta: A falta de recursos financeiros, ou seja, a pobreza, é uma das causas da fome no mundo, pois a quantidade de alimentos produzidos atualmente é suficiente para alimentar todos os habitantes do planeta.

6. b) Resposta: A falta de apôio à produção de alimentos e o grande desperdício de alimentos que ocorre desde a produção nas lavouras até a mesa dos consumidores.

7. Resposta: Espera-se que os alunos respondam um dos seguintes fatores: existência de mão de obra abundante e barata; grandes investimentos direcionados ao desenvolvimento da atividade industrial; atração de volumosos montantes de capitais externos, sobretudo do Japão e dos Estados Unidos e produção econômica industrial voltada principalmente para o abastecimento do mercado consumidor externo.

8. Resposta: Região de Bangalore onde está concentrada grande parte da produção de softwares na Índia.

Objetivos das atividades

4. Identificar e compreender os principais fatores que contribuíram para o crescimento econômico do Japão após a Segunda Guerra Mundial.

5. Analisar e compreender as características demográficas, econômicas e ambientais da China.

6. Analisar e refletir sôbre as causas que provocam a fome no mundo.

7. Identificar os fatores que contribuíram para o acelerado crescimento econômico alcançado pelos Tigres Asiáticos e também pelos Novos Tigres Asiáticos.

8. Reconhecer a região de Bangalore como importante produtora de softwares na Índia.

Como proceder nas atividades

4. Caso os alunos tenham dificuldades, mostre-lhes imagens que exemplifiquem a economia japonesa, como produtos de alta tecnologia.

5. Se os alunos tiverem dúvidas sôbre o crescimento econômico chinês apresente manchetes e notícias de jornais ou da internet, fotos, gráficos e tabelas, conforme os temas abordados. Essas informações podem ser organizadas em fórma de grande mural.

6. Caso os alunos tenham dúvidas, complemente com as informações do texto de apôio sugerido a seguir.

> IANDOLI, Rafael. Mundo produz comida suficiente, mas fome ainda é uma realidade. Nexo, 2 setembro 2016. Disponível em: https://oeds.link/EgXtSB. Acesso em: 2 julho 2022.

7. Em caso de dificuldades, peça aos alunos que escrevam quatro palavras-chave referente ao crescimento econômico dos Tigres asiático. Na sequência, peça aos alunos que em duplas, troquem as palavras-chave entre si e cada um deve explicar a relação das palavras com o conteúdo estudado.

8. Caso os alunos tenham dificuldades, solicite uma pesquisa na internet sôbre o Vale do Silício Indiano. Peça que produzam um texto com o resultado da pesquisa e o apresente aos colegas da sala.

Resposta

4. No período pós-Segunda Guerra Mundial, o Japão contou com o apôio dos estados unidos para restabelecer a economia, além de ter disponibilidade de mão de obra barata vinda do campo, dos altos investimentos em educação para qualificar a mão de obra e do desenvolvimento científico e tecnológico.