UNIDADE 8 Oceania

Fotografia. No primeiro plano, o mar com corais submersos e peixes. Ao fundo, superfície com uma floresta repleta de árvores e palmeiras.
Na foto, paisagem com vista de corais em ilha da Polinésia Francesa, Oceania, em 2020.
Respostas e comentários

Peça aos alunos que relatem o que mais os impressionou na foto da página de abertura. Incentive-os a revelar o que lhes vem à mente quando pensam na Oceania, as imagens e informações existentes em seu imaginário. Promova uma conversa para investigar o que êles sabem sôbre temas relacionados à Oceania: aspectos físico-naturais; diversidade étnico-cultural e religiosa; características demográficas e socioeconômicas.

  • Utilize algumas dessas questões para indagá-los.
    1. Vocês acham que a Oceania é um continente populoso?
    2. O continente tem muitas ilhas?
    3. O que vocês sabem sôbre os aspectos físico-naturais da Oceania?
    4. Vocês já ouviram falar dos maoris? E dos aborígenes?

Respostas

a ) Incentive-os a pensar na população da Oceania. Comente que o continente é um dos menos populosos do mundo.

b ) Explique que existem cêrca de 10 mil ilhas na Oceania.

c ) Comente que o continente é conhecido por suas barreiras de corais, diversidade marinha e desertos.

d ) Comente que os maoris são uma população nativa da Nova Zelândia, enquanto os aborígenes são nativos da Austrália.

  • A foto da abertura apresenta uma paisagem da Polinésia Francesa, território formado por mais de 100 ilhas pertencentes à França. Essa paisagem reflete as belezas naturais que podem ser encontradas na Oceania e que atraem turistas de praticamente todas as partes do mundo.
  • Explique à turma que outras ilhas da Oceania também são territórios ultramarinos, como as Ilhas Marianas e a Samoa Americana, que pertencem aos Estados Unidos.

Com cêrca de 8,5 milhões de quilômetros, a Oceania é o menor dos continentes da superfície terrestre. Aproximadamente 43 milhões de habitantes vivem na Oceania, o que também faz dêsse continente o menos populoso do planeta, com exceção da Antártida.

Nesse continente, predominam climas quentes e áreas de deserto ou de vegetação típica das regiões tropicais, como as florestas tropicais e as equatoriais. Mas as terras da Oceania também se estendem ao sul do Trópico de Capricórnio, onde se destacam florestas temperadas e subtropicais.

Todos os anos, milhares de pessoas visitam as ilhas da Oceania em busca de suas belezas naturais, como as mostradas na foto da página anterior.

Iniciando a conversa

  1. qual ou quais característica ou caraterísticas da paisagem mostrada na foto da página anterior mais lhe chamou a atenção? Conte para os colegas.
  2. Você sabe quais são os países que formam a Oceania?
  3. O que você sabe sôbre países?

Agora vamos estudar...

  • as características naturais da Oceania;
  • os aspectos demográficos que caracterizam a população da Oceania;
  • os aspectos socioeconômicos da população dêsse continente;
  • as principais atividades econômicas na Austrália e na Nova Zelândia, países mais desenvolvidos da Oceania.
Respostas e comentários

Questões 1 a 3. Respostas nas orientações ao professor.

Respostas

1. Resposta pessoal. Espera-se que os alunos comentem sôbre os elementos naturais evidenciados na imagem.

2. Resposta pessoal. Verifique se os alunos citam a Austrália e a Nova Zelândia, que são os mais conhecidos.

3. Resposta pessoal. Verifique se os alunos sabem que a Austrália corresponde à maior parte do território da Oceania e que êsse continente também é formado por várias pequenas ilhas.

Um texto a mais

O estudo sôbre as características naturais da Oceania pode ser complementado com as informações do texto a seguir, que trata da Grande Barreira de Coral, localizada na costa nordeste da Austrália. Apresente o texto para os alunos.

A Grande Barreira de Coral

     A Grande Barreira de Coral, localizada no nordeste da Austrália, chama a atenção por sua beleza e por sua imensa variedade de espécies marinhas. Eleito patrimônio natural da humanidade em 1981, êsse paraíso subaquático contém, segundo a Unesco, a maior coleção do mundo de recifes de coral, com cêrca de 400 tipos de corais, 1 500 espécies de peixes e 4 mil tipos de moluscos. Além disso, desperta grande interêsse científico, entre outros fatores, por ser hábitat de espécies marinhas em risco de extinção, como a grande tartaruga-verde e o peixe-boi.

Texto dos autores.


Comente que as belezas naturais atraem, além de turistas, esportistas que vão para o continente, principalmente para a Austrália, em busca das melhores ondas para surfar. Mencione que o país australiano é conhecido pêlo surfe e que vários campeonatos acontecem lá durante o ano.

CAPÍTULO 25 Aspectos naturais da Oceania

Formada por vários países e territórios pertencentes a outros países como Estados Unidos, França e Reino Unido, conforme vimos na página anterior, a Oceania é o menor continente da Terra.

A Austrália corresponde a aproximadamente 90% do território dêsse continente e, por isso, é considerada uma ilha-continente. O restante do território da Oceania é formado por pequenas ilhas originadas de atividades vulcânicas, como a Nova Zelândia, e por atóisglossário .

A grande quantidade de ilhas presentes na Oceania está organizada em três grupos: Polinésia (Léste do continente); Melanésia (centro do continente); e Micronésia (norte do continente). Confira o mapa a seguir.

Arquipélago: conjunto de ilhas.

Oceania

Mapa. Oceania. Austrália, capital: Camberra, Nova Guiné, capital: Port Moresby, Nova Zelândia, capital: Wellington. Palau, capital: Koror, Estados Federados da Micronésia, capital: Palikir, Nauru, capital: Uliga, Ilhas Salomão, capital: Honiara, Vanuatu, capital: Porto Vila, Nova Caledônia (território pertencente à França), Ilhas Marianas do Norte (território pertencente aos Estados Unidos), Guam (território pertencente aos Estados Unidos), Ilhas Marshall, capital: Uliga, Wake (território pertencente aos Estados Unidos), Bairiki, Wallis e Futuna (território pertencente à França), Ilhas Norfolk (território pertencente à Austrália), Tuvalu, capital: Fongafele, Fiji, capital: Suva, Tonga, capital: Nukualofa, Niue (Nova Zelândia), Ilhas Cook (território pertencente à Nova Zelândia), Polinésia, Taiti, Bora Bora, Polinésia Francesa (território pertencente à França), Mururoa, Ilhas Pitcairn (território pertencente ao Reino Unido), Ilhas Marquesas, Samoa Ocidental, capital: Apia, Toquelaw (Nova Zelândia), Samoa Americana (território pertencente aos Estados Unidos), Kiribati, Atol Johnston (território pertencente aos Estados Unidos), Havaí (território pertencente aos Estados Unidos). No canto inferior direito, mapa de localização, planisfério destacando a região descrita, a rosa dos ventos e a escala: 750 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: FERREIRA, Graça Maria Lemos. Atlas geográfico: espaço mundial. quinta edição São Paulo: Moderna, 2019. página 109.

Questão 1.

Analise o mapa desta página e cite o nome de alguns países situados em outros continentes que têm domínios territoriais nessa região.

Respostas e comentários

Questão 1. Resposta: Estados Unidos (, Samoa Americana, Guam); França (Polinésia Francesa, Nova Caledônia); Reino Unido (Ilhas ).

Objetivos do capítulo

  • Conhecer a divisão regional da Oceania.
  • Identificar os arquipélagos que compõem a Oceania.
  • Identificar e analisar as principais características do relêvo, da hidrografia, do clima e da vegetação.

Justificativas

O estudo dos conteúdos dêste capítulo permite aos alunos compreender os aspectos físico-naturais do continente, bem como sua divisão regional e sua localização na superfície terrestre. Ao estudá-los, é favorecido o desenvolvimento das habilidades ê éfe zero nove gê ê um seis, já que permite aos alunos comparar e identificar diferentes domínios morfoclimáticos da Oceania, e ê éfe zero nove gê ê um sete, ao explicar as características físico-naturais em diferentes regiões dêsse continente.


  • No estudo do tema Aspectos naturais da Oceania, promova a leitura do mapa apresentado solicitando aos alunos que confiram e identifiquem os territórios que constituem a Oceania. Peça aos alunos que observem em quais hemisférios o continente está localizado, quais oceanos o cercam, quais são os países mais extensos do continente, quais são e onde se localizam seus grandes conjuntos de ilhas. Peça que observem a localização dêsse continente com relação aos trópicos, à linha do Equador e ao meridiano de grínitchi.
  • Explique aos alunos que a ilha de Papua Nova Guiné faz parte da Oceania, mas que sua porção ocidental é uma província da Indonésia, e que, por isso, faz parte do continente asiático.
  • Comente que os atóis demoram de 10 a 30 milhões de anos para se formarem. Explique à turma sua importância para a reprodução das espécies e que funcionam como um refúgio da vida marinha, sendo um ambiente de reprodução, desova e alimentação para os peixes. As águas rasas do oceano nesse lugar têm a temperatura adequada para a manutenção da vida.
  • Conte que o oceano Pacífico tem a maior quantidade de atóis do mundo e que o Brasil tem o único atol do Atlântico Sul, denominado Atol das Rocas.

Relevo e hidrografia

O relêvo da Oceania é formado por terrenos de idades geológicas distintas. Na Austrália, as formações rochosas são muito antigas (era Pré-Cambriana, com mais de 2 bilhões de anos). Essas áreas são formadas por planaltos de altitudes relativamente baixas (geralmente abaixo de 500 metros), muito desgastados pelos processos erosivos. As planícies (com altitudes inferiores a 200 metros) abrangem as faixas litorâneas e uma área que se estende do sul ao centro do país.

O restante do território da Oceania é formado por terrenos de idade geológica mais recente e composto de centenas de ilhas de origem vulcânica (entre elas, a Nova Zelândia). De modo geral, essas ilhas são montanhosas ou formadas por recifes de corais que apresentam terrenos mais planos, com poucas elevações.

No território da Oceania, também ocorre o encontro de placas tectônicas, o que explica a existência das ilhas vulcânicas e a constante ocorrência de terremotos, erupções vulcânicas e, algumas vezes, tsunamis. Analise o mapa a seguir.

relêvo e principais rios da Oceania

Mapa. Relevo e principais rios da Oceania. Altitude (em metros). Acima de 1.200: centro de Papua Nova Guiné e sudeste da Austrália. 801 a 1.200 e 501 a 800: áreas no oeste com Cadeia Barlee, Cadeia Petermann, Cadeias Macdonnell, no noroeste, com Planalto Kimberley, e faixa no leste com Alpes Australianos e Grande Cordilheira Australiana. 201 a 500: porção oeste, faixa no norte e parte da porção leste. 0 a 200: região costeira de todo território e região central com Lago Eyre, Planície do Nullabor e ilhas. Borda/Limite da placa tectônica: passando ao norte da Austrália seguindo ao nordeste, pelas ilhas e ao sudeste pela Nova Zelândia. Pico: MONTE KOSCIUSCO (2.228 metros). Vulcões ativos: Na extensão do limite da placa, sobre as ilhas. Rios: Rio Darling e Rio Murray no sudeste da Austrália. No canto inferior esquerdo, mapa de localização, planisfério destacando a região descrita, a rosa dos ventos e a escala: 520 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: GIRARDI, Gisele. ROSA, Jussara Vaz. Atlas geográfico do estudante. São Paulo: éfe tê dê, 2016. página 147.

A rede hidrográfica da Austrália está distribuída de maneira irregular pêlo território. A principal bacia hidrográfica localiza-se no sudeste do país e tem como principal rio o mãrrei, cuja nascente se encontra nos Alpes Australianos. As áreas drenadas por êsse rio são utilizadas para a agricultura.

No caso das áreas insulares, devido ao seu tamanho reduzido, os rios não são extensos. Na Nova Zelândia, os rios são numerosos e de pequena extensão e apresentam grande importância para o turismo e para a geração de eletricidade.

Respostas e comentários
  • Explore a leitura do mapa do relêvo e dos principais rios da Oceania como forma de promover o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero nove gê ê um sete, explicando as características físico-naturais de seu território.
  • Peça que observem a localização das partes mais elevadas do relêvo, como a Cordilheira Australiana (Austrália), os Alpes do Sul (Nova Zelândia) e a Cadeia Central (Papua Nova Guiné).
  • Destaque que a rede hidrográfica da Austrália é formada por apenas alguns rios importantes, entre êles o , no sudeste do país. Explique que a existência de uma rede hidrográfica tão incipiente se deve às condições do clima desértico, com reduzidos índices pluviométricos, que atua em grande parte do território australiano.
  • Em razão da escassez de chuvas, característica do clima desértico e semiárido, a rede hidrográfica apresenta rios temporários que secam completamente durante os períodos de estiagem.
  • Aproveite o mapa e ressalte também que as áreas de encontro entre as placas tectônicas (destacadas pêla linha vermelha traçada no mapa) apresentam grande instabilidade geológica, com ocorrência de atividades vulcânicas e sísmicas. Explique que a esta área dá-se o nome de Círculo de Fogo, que abrange desde a costa oeste da América até a costa Léste da Ásia e da Oceania.
  • Comente que, no início do ano de 2022, houve um tsunami que atingiu uma das ilhas da Oceania chamada de Tonga. O tsunami ocorreu por conta de um vulcão submarino que explodiu a 65 quilômetros da capital de Tonga.

Algo a mais

Para aprofundar conhecimentos sôbre o que aconteceu nas proximidades de Tonga, assista aos vídeos propostos. Se possível, mostre aos alunos também.

> O QUE fez a erupção de vulcão em Tonga ser tão explosiva? BBC News Brasil, 20 janeiro 2022. Disponível em: https://oeds.link/WhhDac. Acesso em: 18 junho 2022.

> AS IMPRESSIONANTES imagens da erupção de vulcão em Tonga. BBC News Brasil, 17 janeiro 2022. Disponível em: https://oeds.link/VCg1tF. Acesso em: 18 junho 2022

Clima e formações vegetais

Grande parte da Oceania encontra-se localizada na região tropical da Terra (o continente é atravessado pêlo trópico de Capricórnio). Assim, extensas áreas dêsse continente encontram-se em domínios de climas quentes, como o tropical, o equatorial, o semiárido e o desértico.

Os climas desértico e semiárido atuam em grande parte do território australiano. A baixa umidade dessas áreas se deve à ocorrência de uma zona de alta pressão atmosférica que impede a chegada de ventos úmidos e a formação de nuvens e de chuvas. Na faixa litorânea, porém, os climas são mais chuvosos devido aos ventos úmidos que sopram do oceano Pacífico.

A vegetação varia de acôrdo com os tipos de clima. No Léste da Austrália, por exemplo, onde há maior pluviosidade, desenvolvem-se as florestas e as áreas de savana. No entanto, conforme as chuvas diminuem em direção ao interior do país, gradativamente a vegetação torna-se menos densa e de menor porte, como nas estepes, nas pradarias e nos desertos. Analise os mapas a seguir.

Clima da Oceania

Mapa. Clima da Oceania. Clima equatorial: Papua Nova Guiné. Clima tropical: norte da Austrália. Clima subtropical: costa nordeste da Austrália. Clima temperado: porção sudeste da Austrália e Nova Zelândia. Clima mediterrâneo: áreas no sudoeste e sudeste da Austrália. Clima desértico: área centro-oeste da Austrália. Clima semiárido: faixa ao norte, leste e sul da Austrália. No canto superior direito, planisfério destacando a região descrita. No canto inferior direito, a rosa dos ventos e a escala: 830 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: FERREIRA, Graça Maria Lemos. Atlas geográfico: espaço mundial. quinta edição São Paulo: Moderna, 2019. página 20.

Vegetação original da Oceania

Mapa. Vegetação original da Oceania. Florestas tropical e equatorial: Papua Nova Guiné. Florestas temperada e subtropical: costa leste da Austrália e costa da Nova Zelândia. Savana: porção norte da Austrália e pequena área no sul da Papua Nova Guiné. Estepe e pradaria: áreas no oeste e leste da Austrália e faixa no sul da Nova Zelândia. Vegetação mediterrânea: sudoeste e sul da Austrália. Deserto (quente): área no centro da Austrália. No canto inferior direito, rosa dos ventos e a escala: 850 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: FERREIRA, Graça Maria Lemos. Atlas geográfico: espaço mundial. quinta edição São Paulo: Moderna, 2019. página 22.

Questão 2.

Analisando o clima e a vegetação da Austrália representados nesses mapas, que relação é possível estabelecer entre êles?

Respostas e comentários

Questão 2. Resposta: Nas áreas mais sêcas, desenvolvem-se estepes, pradarias e desertos, e, nas áreas mais úmidas, no litoral, florestas e savanas.

  • O estudo do tema Clima e formações vegetais favorece o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero nove gê ê um sete, ao explicar as características físico-naturais da Oceania.
  • Peça aos alunos que observem e comparem os mapas mostrados na página para identificar a relação entre os climas e a vegetação. Destaque algumas relações entre elementos naturais, como: clima equatorial e floresta equatorial; clima tropical e formação de savana; clima desértico e vegetação de estepe e pradaria.
  • Comente com os alunos a respeito do fenômeno climático El Niño. Relembre-os do que êsse fenômeno se trata, informando que êle provoca irregularidades no clima de algumas regiões do globo por conta do aquecimento das águas do Pacífico Sul. Na Austrália, a ocorrência dêsse fenômeno provoca sêcas severas.
  • No decorrer dessas explicações, peça aos alunos que observem as características das formações vegetais mostradas nas fotos das páginas 273 a 275.

Clima equatorial

Ocorre em grande parte das ilhas que compõem a Oceania e é caracterizado por elevadas temperaturas durante todo o ano, geralmente superiores a 25 graus Célsius. As intensas precipitações ao longo do ano, com totais pluviométricos que variam de .2000 milímetros a .3000 milímetros anuais, propiciam o desenvolvimento da floresta equatorial, marcada pêla grande diversidade de espécies vegetais.

Fotografia. Curso de um rio com uma vasta floresta ao redor.
Floresta equatorial, Papua Nova Guiné, em 2019.

Clima tropical

Ocorre principalmente nas regiões norte e nordeste da Austrália, apresentando temperaturas elevadas durante todo o ano (médias entre 22 graus Célsius e 25 graus Célsius), verões chuvosos e invernos secos. As chuvas ao longo do ano apresentam totais pluviométricos em tôrno de 500 milímetros a 1 500 milímetros.

Sob influência dêsse clima, a vegetação que se desenvolve é a savana, composta de árvores, arbustos e gramíneas.

Fotografia. Área plana com vegetação rasteira de cor amarelada e árvores ao fundo, onde também há um morro.
Vegetação de savana no norte da Austrália, em 2018.

Clima subtropical

Ocorre nas latitudes médias ao longo da costa Léste da Austrália. Apresenta temperaturas mais amenas no inverno e elevadas no verão, com chuvas bem distribuídas ao longo do ano. Nessas áreas, a vegetação natural que se destaca na paisagem é a floresta subtropical, formada por grande diversidade de espécies de plantas, com árvores de grande e médio porte, além de arbustos e plantas rasteiras. No inverno, com a queda da temperatura, algumas dessas espécies perdem parcialmente as folhas.

Fotografia. Floresta com árvores de médio porte na encosta de um morro. Ao fundo, o mar.
Floresta subtropical na Austrália, em 2021.
Respostas e comentários
  • Questione os alunos sôbre as semelhanças e as diferenças entre os tipos de climas e de formações vegetais da Oceania e do território brasileiro. Relembre que no Brasil também encontramos os climas: tropical, equatorial, semiárido e subtropical.
  • Se possível, apresente um planisfério para comparar a localização e as zonas climáticas entre as regiões do mundo, destacando a posição geográfica do território brasileiro e a dos países da Oceania, deixando mais clara a existência de climas em comum entre o Brasil e a Oceania.
  • Solicite aos alunos que observem e comparem as características das formações vegetais mostradas nas fotos desta página.

Glossário

Atol
: ilha em meio ao oceano, com formato circular, formada a partir de um recife de corais.
Voltar para o texto