UNIDADE 8 Oceania
Respostas e comentários
Peça aos alunos que relatem o que mais os impressionou na foto da página de abertura. Incentive-os a revelar o que lhes vem à mente quando pensam na Oceania, as imagens e informações existentes em seu imaginário. Promova uma conversa para investigar o que êles sabem sôbre temas relacionados à Oceania: aspectos físico-naturais; diversidade étnico-cultural e religiosa; características demográficas e socioeconômicas.
- Utilize algumas dessas questões para indagá-los.
- Vocês acham que a Oceania é um continente populoso?
- O continente tem muitas ilhas?
- O que vocês sabem sôbre os aspectos físico-naturais da Oceania?
- Vocês já ouviram falar dos maoris? E dos aborígenes?
Respostas
a ) Incentive-os a pensar na população da Oceania. Comente que o continente é um dos menos populosos do mundo.
b ) Explique que existem cêrca de 10 mil ilhas na Oceania.
c ) Comente que o continente é conhecido por suas barreiras de corais, diversidade marinha e desertos.
d ) Comente que os maoris são uma população nativa da Nova Zelândia, enquanto os aborígenes são nativos da Austrália.
- A foto da abertura apresenta uma paisagem da Polinésia Francesa, território formado por mais de 100 ilhas pertencentes à França. Essa paisagem reflete as belezas naturais que podem ser encontradas na Oceania e que atraem turistas de praticamente todas as partes do mundo.
- Explique à turma que outras ilhas da Oceania também são territórios ultramarinos, como as Ilhas Marianas e a Samoa Americana, que pertencem aos Estados Unidos.
Com cêrca de 8,5 milhões de quilômetros, a Oceania é o menor dos continentes da superfície terrestre. Aproximadamente 43 milhões de habitantes vivem na Oceania, o que também faz dêsse continente o menos populoso do planeta, com exceção da Antártida.
Nesse continente, predominam climas quentes e áreas de deserto ou de vegetação típica das regiões tropicais, como as florestas tropicais e as equatoriais. Mas as terras da Oceania também se estendem ao sul do Trópico de Capricórnio, onde se destacam florestas temperadas e subtropicais.
Todos os anos, milhares de pessoas visitam as ilhas da Oceania em busca de suas belezas naturais, como as mostradas na foto da página anterior.
Iniciando a conversa
- qual ou quais característica ou caraterísticas da paisagem mostrada na foto da página anterior mais lhe chamou a atenção? Conte para os colegas.
- Você sabe quais são os países que formam a Oceania?
- O que você sabe sôbre países?
Agora vamos estudar...
- as características naturais da Oceania;
- os aspectos demográficos que caracterizam a população da Oceania;
- os aspectos socioeconômicos da população dêsse continente;
- as principais atividades econômicas na Austrália e na Nova Zelândia, países mais desenvolvidos da Oceania.
Respostas e comentários
Questões 1 a 3. Respostas nas orientações ao professor.
Respostas
1. Resposta pessoal. Espera-se que os alunos comentem sôbre os elementos naturais evidenciados na imagem.
2. Resposta pessoal. Verifique se os alunos citam a Austrália e a Nova Zelândia, que são os mais conhecidos.
3. Resposta pessoal. Verifique se os alunos sabem que a Austrália corresponde à maior parte do território da Oceania e que êsse continente também é formado por várias pequenas ilhas.
Um texto a mais
O estudo sôbre as características naturais da Oceania pode ser complementado com as informações do texto a seguir, que trata da Grande Barreira de Coral, localizada na costa nordeste da Austrália. Apresente o texto para os alunos.
A Grande Barreira de Coral
A Grande Barreira de Coral, localizada no nordeste da Austrália, chama a atenção por sua beleza e por sua imensa variedade de espécies marinhas. Eleito patrimônio natural da humanidade em 1981, êsse paraíso subaquático contém, segundo a Unesco, a maior coleção do mundo de recifes de coral, com cêrca de 400 tipos de corais, 1 500 espécies de peixes e 4 mil tipos de moluscos. Além disso, desperta grande interêsse científico, entre outros fatores, por ser hábitat de espécies marinhas em risco de extinção, como a grande tartaruga-verde e o peixe-boi.
Texto dos autores.
• Comente que as belezas naturais atraem, além de turistas, esportistas que vão para o continente, principalmente para a Austrália, em busca das melhores ondas para surfar. Mencione que o país australiano é conhecido pêlo surfe e que vários campeonatos acontecem lá durante o ano.
CAPÍTULO 25 Aspectos naturais da Oceania
Formada por vários países e territórios pertencentes a outros países como Estados Unidos, França e Reino Unido, conforme vimos na página anterior, a Oceania é o menor continente da Terra.
A Austrália corresponde a aproximadamente 90% do território dêsse continente e, por isso, é considerada uma ilha-continente. O restante do território da Oceania é formado por pequenas ilhas originadas de atividades vulcânicas, como a Nova Zelândia, e por atóisglossário .
A grande quantidade de ilhas presentes na Oceania está organizada em três grupos: Polinésia ( Léste do continente); Melanésia (centro do continente); e Micronésia (norte do continente). Confira o mapa a seguir.
Arquipélago: conjunto de ilhas.
Oceania
Fonte de pesquisa: FERREIRA, Graça Maria Lemos. Atlas geográfico: espaço mundial. quinta edição São Paulo: Moderna, 2019. página 109.
Questão 1.
Analise o mapa desta página e cite o nome de alguns países situados em outros continentes que têm domínios territoriais nessa região.
Respostas e comentários
Questão 1. Resposta: Estados Unidos (, Samoa Americana, Guam); França (Polinésia Francesa, Nova Caledônia); Reino Unido (Ilhas ).
Objetivos do capítulo
- Conhecer a divisão regional da Oceania.
- Identificar os arquipélagos que compõem a Oceania.
- Identificar e analisar as principais características do relêvo, da hidrografia, do clima e da vegetação.
Justificativas
O estudo dos conteúdos dêste capítulo permite aos alunos compreender os aspectos físico-naturais do continente, bem como sua divisão regional e sua localização na superfície terrestre. Ao estudá-los, é favorecido o desenvolvimento das habilidades ê éfe zero nove gê ê um seis, já que permite aos alunos comparar e identificar diferentes domínios morfoclimáticos da Oceania, e ê éfe zero nove gê ê um sete, ao explicar as características físico-naturais em diferentes regiões dêsse continente.
- No estudo do tema Aspectos naturais da Oceania, promova a leitura do mapa apresentado solicitando aos alunos que confiram e identifiquem os territórios que constituem a Oceania. Peça aos alunos que observem em quais hemisférios o continente está localizado, quais oceanos o cercam, quais são os países mais extensos do continente, quais são e onde se localizam seus grandes conjuntos de ilhas. Peça que observem a localização dêsse continente com relação aos trópicos, à linha do Equador e ao meridiano de grínitchi.
- Explique aos alunos que a ilha de Papua Nova Guiné faz parte da Oceania, mas que sua porção ocidental é uma província da Indonésia, e que, por isso, faz parte do continente asiático.
- Comente que os atóis demoram de 10 a 30 milhões de anos para se formarem. Explique à turma sua importância para a reprodução das espécies e que funcionam como um refúgio da vida marinha, sendo um ambiente de reprodução, desova e alimentação para os peixes. As águas rasas do oceano nesse lugar têm a temperatura adequada para a manutenção da vida.
- Conte que o oceano Pacífico tem a maior quantidade de atóis do mundo e que o Brasil tem o único atol do Atlântico Sul, denominado Atol das Rocas.
Relevo e hidrografia
O relêvo da Oceania é formado por terrenos de idades geológicas distintas. Na Austrália, as formações rochosas são muito antigas (era Pré-Cambriana, com mais de 2 bilhões de anos). Essas áreas são formadas por planaltos de altitudes relativamente baixas (geralmente abaixo de 500 metros), muito desgastados pelos processos erosivos. As planícies (com altitudes inferiores a 200 metros) abrangem as faixas litorâneas e uma área que se estende do sul ao centro do país.
O restante do território da Oceania é formado por terrenos de idade geológica mais recente e composto de centenas de ilhas de origem vulcânica (entre elas, a Nova Zelândia). De modo geral, essas ilhas são montanhosas ou formadas por recifes de corais que apresentam terrenos mais planos, com poucas elevações.
No território da Oceania, também ocorre o encontro de placas tectônicas, o que explica a existência das ilhas vulcânicas e a constante ocorrência de terremotos, erupções vulcânicas e, algumas vezes, tsunamis. Analise o mapa a seguir.
relêvo e principais rios da Oceania
Fonte de pesquisa: GIRARDI, Gisele. ROSA, Jussara Vaz. Atlas geográfico do estudante. São Paulo: éfe tê dê, 2016. página 147.
A rede hidrográfica da Austrália está distribuída de maneira irregular pêlo território. A principal bacia hidrográfica localiza-se no sudeste do país e tem como principal rio o mãrrei, cuja nascente se encontra nos Alpes Australianos. As áreas drenadas por êsse rio são utilizadas para a agricultura.
No caso das áreas insulares, devido ao seu tamanho reduzido, os rios não são extensos. Na Nova Zelândia, os rios são numerosos e de pequena extensão e apresentam grande importância para o turismo e para a geração de eletricidade.
Respostas e comentários
- Explore a leitura do mapa do relêvo e dos principais rios da Oceania como forma de promover o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero nove gê ê um sete, explicando as características físico-naturais de seu território.
- Peça que observem a localização das partes mais elevadas do relêvo, como a Cordilheira Australiana (Austrália), os Alpes do Sul (Nova Zelândia) e a Cadeia Central (Papua Nova Guiné).
- Destaque que a rede hidrográfica da Austrália é formada por apenas alguns rios importantes, entre êles o , no sudeste do país. Explique que a existência de uma rede hidrográfica tão incipiente se deve às condições do clima desértico, com reduzidos índices pluviométricos, que atua em grande parte do território australiano.
- Em razão da escassez de chuvas, característica do clima desértico e semiárido, a rede hidrográfica apresenta rios temporários que secam completamente durante os períodos de estiagem.
- Aproveite o mapa e ressalte também que as áreas de encontro entre as placas tectônicas (destacadas pêla linha vermelha traçada no mapa) apresentam grande instabilidade geológica, com ocorrência de atividades vulcânicas e sísmicas. Explique que a esta área dá-se o nome de Círculo de Fogo, que abrange desde a costa oeste da América até a costa Léste da Ásia e da Oceania.
- Comente que, no início do ano de 2022, houve um tsunami que atingiu uma das ilhas da Oceania chamada de Tonga. O tsunami ocorreu por conta de um vulcão submarino que explodiu a 65 quilômetros da capital de Tonga.
Algo a mais
• Para aprofundar conhecimentos sôbre o que aconteceu nas proximidades de Tonga, assista aos vídeos propostos. Se possível, mostre aos alunos também.
> O QUE fez a erupção de vulcão em Tonga ser tão explosiva? BBC News Brasil, 20 janeiro 2022. Disponível em: https://oeds.link/WhhDac. Acesso em: 18 junho 2022.
> AS IMPRESSIONANTES imagens da erupção de vulcão em Tonga. BBC News Brasil, 17 janeiro 2022. Disponível em: https://oeds.link/VCg1tF. Acesso em: 18 junho 2022
Clima e formações vegetais
Grande parte da Oceania encontra-se localizada na região tropical da Terra (o continente é atravessado pêlo trópico de Capricórnio). Assim, extensas áreas dêsse continente encontram-se em domínios de climas quentes, como o tropical, o equatorial, o semiárido e o desértico.
Os climas desértico e semiárido atuam em grande parte do território australiano. A baixa umidade dessas áreas se deve à ocorrência de uma zona de alta pressão atmosférica que impede a chegada de ventos úmidos e a formação de nuvens e de chuvas. Na faixa litorânea, porém, os climas são mais chuvosos devido aos ventos úmidos que sopram do oceano Pacífico.
A vegetação varia de acôrdo com os tipos de clima. No Léste da Austrália, por exemplo, onde há maior pluviosidade, desenvolvem-se as florestas e as áreas de savana. No entanto, conforme as chuvas diminuem em direção ao interior do país, gradativamente a vegetação torna-se menos densa e de menor porte, como nas estepes, nas pradarias e nos desertos. Analise os mapas a seguir.
Clima da Oceania
Fonte de pesquisa: FERREIRA, Graça Maria Lemos. Atlas geográfico: espaço mundial. quinta edição São Paulo: Moderna, 2019. página 20.
Vegetação original da Oceania
Fonte de pesquisa: FERREIRA, Graça Maria Lemos. Atlas geográfico: espaço mundial. quinta edição São Paulo: Moderna, 2019. página 22.
Questão 2.
Analisando o clima e a vegetação da Austrália representados nesses mapas, que relação é possível estabelecer entre êles?
Respostas e comentários
Questão 2. Resposta: Nas áreas mais sêcas, desenvolvem-se estepes, pradarias e desertos, e, nas áreas mais úmidas, no litoral, florestas e savanas.
- O estudo do tema Clima e formações vegetais favorece o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero nove gê ê um sete, ao explicar as características físico-naturais da Oceania.
- Peça aos alunos que observem e comparem os mapas mostrados na página para identificar a relação entre os climas e a vegetação. Destaque algumas relações entre elementos naturais, como: clima equatorial e floresta equatorial; clima tropical e formação de savana; clima desértico e vegetação de estepe e pradaria.
- Comente com os alunos a respeito do fenômeno climático El Niño. Relembre-os do que êsse fenômeno se trata, informando que êle provoca irregularidades no clima de algumas regiões do globo por conta do aquecimento das águas do Pacífico Sul. Na Austrália, a ocorrência dêsse fenômeno provoca sêcas severas.
- No decorrer dessas explicações, peça aos alunos que observem as características das formações vegetais mostradas nas fotos das páginas 273 a 275.
Clima equatorial
Ocorre em grande parte das ilhas que compõem a Oceania e é caracterizado por elevadas temperaturas durante todo o ano, geralmente superiores a 25 graus Célsius. As intensas precipitações ao longo do ano, com totais pluviométricos que variam de .2000 milímetros a .3000 milímetros anuais, propiciam o desenvolvimento da floresta equatorial, marcada pêla grande diversidade de espécies vegetais.
Clima tropical
Ocorre principalmente nas regiões norte e nordeste da Austrália, apresentando temperaturas elevadas durante todo o ano (médias entre 22 graus Célsius e 25 graus Célsius), verões chuvosos e invernos secos. As chuvas ao longo do ano apresentam totais pluviométricos em tôrno de 500 milímetros a 1 500 milímetros.
Sob influência dêsse clima, a vegetação que se desenvolve é a savana, composta de árvores, arbustos e gramíneas.
Clima subtropical
Ocorre nas latitudes médias ao longo da costa Léste da Austrália. Apresenta temperaturas mais amenas no inverno e elevadas no verão, com chuvas bem distribuídas ao longo do ano. Nessas áreas, a vegetação natural que se destaca na paisagem é a floresta subtropical, formada por grande diversidade de espécies de plantas, com árvores de grande e médio porte, além de arbustos e plantas rasteiras. No inverno, com a queda da temperatura, algumas dessas espécies perdem parcialmente as folhas.
Respostas e comentários
- Questione os alunos sôbre as semelhanças e as diferenças entre os tipos de climas e de formações vegetais da Oceania e do território brasileiro. Relembre que no Brasil também encontramos os climas: tropical, equatorial, semiárido e subtropical.
- Se possível, apresente um planisfério para comparar a localização e as zonas climáticas entre as regiões do mundo, destacando a posição geográfica do território brasileiro e a dos países da Oceania, deixando mais clara a existência de climas em comum entre o Brasil e a Oceania.
- Solicite aos alunos que observem e comparem as características das formações vegetais mostradas nas fotos desta página.
Glossário
- Atol
- : ilha em meio ao oceano, com formato circular, formada a partir de um recife de corais.
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