Clima temperado

Clima característico da região sudeste da Austrália e da Nova Zelândia, marcado por temperaturas amenas no verão e invernos pouco rigorosos. A temperatura média é de 15 graus Célsius, e as precipitações são regulares ao longo do ano, atingindo entre 500 milímetros e .1000 milímetros anuais. A vegetação que se desenvolve nessas áreas é a floresta temperada, composta principalmente de árvores caducifólias.

Fotografia. Floresta com árvores em tons de verde e laranja, na encosta de um morro.
Floresta temperada na Nova Zelândia, em 2022.

Clima mediterrâneo

O clima mediterrâneo está presente no sul da Austrália. Nessa área, os verões costumam ser quentes e secos; já os invernos são um pouco mais úmidos e com temperaturas amenas. A vegetação nessa área, chamada mediterrânea, é formada, sobretudo, por pequenas árvores e arbustos adaptados aos períodos de pouca chuva.

Fotografia. Vegetação rasteira de cor verde e rochedos. Ao fundo, o mar.
Vegetação mediterrânea na Austrália, em 2019.

Clima semiárido

Ocorre em uma larga faixa que margeia as áreas de deserto, na região central da Austrália. As áreas onde êsse clima predomina apresentam temperaturas médias elevadas no verão e mais baixas no inverno; as chuvas são irregulares (cêrca de 250 milímetros a 500 milímetros anuais) e concentradas em alguns períodos do ano. A vegetação que se desenvolve nessas áreas é denominada estepe e é composta basicamente de arbustos e gramíneas.

Fotografia. Vista do alto. Um carro trafegando com uma via de terra cercada por arbustos e áreas com vegetação baixa de tons verde e amarelo.
Vegetação típica de clima semiárido na Austrália, em 2020.
Respostas e comentários
  • Relembre os alunos de que árvores caducifólias são espécies de plantas que perdem as folhas nos meses mais frios do ano. Nessa época, por causa das baixas temperaturas e da falta de chuvas, as folhas caducam, ou seja, caem, voltando a brotar na primavera.
  • Durante as explicações sôbre os climas e as formações vegetais apresentadas nas páginas 273 a 275, peça aos alunos que identifiquem a localização dêsses domínios naturais nos mapas da página 272.

Atividade a mais

  • Se possível, leve os alunos ao laboratório de informática ou à biblioteca para realizarem uma pesquisa sôbre as questões ambientais na Oceania. Após concluírem a pesquisa, oriente-os a desenvolver um texto expondo os fatos encontrados e a opinião deles sôbre o assunto desenvolvido. Aproveite essa proposta de pesquisa e desenvolva com os alunos noções introdutórias de prática de pesquisa em revisão bibliográfica.
  • Explique que para essa pesquisa é importante seguir procedimentos como: definição do tema ou assunto que será pesquisado; buscar informações sôbre o tema por palavras-chave, assuntos etcétera; pesquisar em fontes importantes, fidedignas e variadas; selecionar informações relevantes, de acôrdo com o objetivo da pesquisa; realizar uma leitura atenta do material encontrado; elaborar uma síntese a partir do material pesquisado.
  • Antes de produzirem o texto solicitado, oriente os alunos que verifiquem os seguintes elementos: > A pesquisa tem informações necessárias para a atividade proposta? > A pesquisa contemplou diversas fontes de pesquisas, como livros, sites e jornais? > A pesquisa apresenta informações recentes sôbre o tema?
  • Alguns problemas ambientais a serem pesquisados podem ser: > destruição das barreiras de corais; > aumento do nível do mar; > incêndio florestal; > poluição marinha.

Clima desértico

Com baixos totais pluviométricos (geralmente abaixo de 250 milímetros anuais) e temperaturas bastante elevadas no verão e mais baixas nos meses de inverno, o clima desértico predomina na região central da Austrália, como nos desertos de Vitória e de guíbisson. Quando há vegetação nas áreas de deserto, ela é adaptada às elevadas temperaturas e à baixa umidade. É formada, sobretudo, por plantas rasteiras e cactos.

Fotografia. Deserto com diversas rochas espalhadas.
Paisagem desértica da região oeste da Austrália, em 2019.

Ayers Rock

Na região central da Austrália, em meio ao deserto, uma imensa formação rochosa se destaca na paisagem. Chamada de Ayers Rock, ela está localizada no Parque Nacional de tjiúta. Sagrada para o povo aborígene, que a chama de , essa imensa rocha, de aproximadamente 350 metros de altura e 8 quilômetros de circunferência, é um remanescente de uma cadeia de montanhas erodida pêla ação da água e do vento.

Fotografia. No primeiro plano, vegetação rasteira em tom amarelado, ao fundo, árvores baixa e uma formação rochosa de cor avermelhada.
Vista do monumento natural Ayers Rock, localizado em uma área de deserto na região central da Austrália, em 2019.
Respostas e comentários
  • Relembre os alunos de que, devido à aridez, os desertos apresentam grande amplitude térmica diária. As temperaturas podem chegar a 45 grauscélsius durante o dia e atingir -5 grauscélsius à noite. Isso ocorre porque o ar no deserto é muito sêco e, assim, o calor retido durante o dia é rapidamente perdido após o pôr do sol. Além disso, a areia retém calor apenas em sua camada superficial, o que faz o solo se resfriar também rapidamente.
  • Comente que o Ayers Rock é uma formação geomorfológica denominada monólito, ou seja, trata-se de uma estrutura geológica constituída por uma única e maciça rocha. Mencione que as temperaturas podem chegar a 47 graus Célsius no verão, mas que, no inverno, durante a noite, as temperaturas ficam abaixo de 0graus Célsius. Comente também que o Parque Nacional recebe cêrca de 250 mil visitantes do mundo todo.

O tema é reticências

Ciência e tecnologia

Testes nucleares na Oceania

A Oceania foi o local escolhido para a realização de testes nucleares desenvolvidos por diversos países, em diferentes momentos históricos.

Uma explosão nuclear de teste é uma experiência que envolve a detonação de uma arma nuclearglossário . Geralmente, testes têm o objetivo de estudar como as armas funcionam e também de avaliar seus efeitos, analisar como elas se comportam em situações diversas e quais são as consequências das explosões. Em muitos casos, testes representam uma demonstração da fôrça militar e científica dos países que os realizam.

Os testes nucleares ocasionam diversas situações de perigo. Além da potência dessas armas e da sua capacidade de destruição, há as consequências geradas pêlas cinzas radioativas, que espalham altos níveis de radiação pêlo ar, contaminam imensas áreas e provocam queimaduras. Outro problema detectado é que a radiação provoca uma elevada taxa de câncer e de malformações congênitasglossário .

Fotografia em preto e branco. Uma grande explosão no mar. Há uma imensa nuvem de fumaça acima, em formato de cogumelo, em frente há uma praia com coqueiros.
Teste nuclear realizado nas águas do Oceano Pacífico pelos Estados Unidos, em 1946.
Respostas e comentários

Objetivos

  • Conhecer os principais testes nucleares realizados na Oceania e em outros lugares do mundo.
  • Refletir sôbre as principais finalidades dos testes nucleares realizados atualmente.
  • Verificar os impactos que os testes nucleares causam ao meio ambiente e à qualidade de vida das populações.

  • Comente com os alunos que o primeiro teste atômico da história foi realizado pelos Estados Unidos em 16 de julho de 1945, em uma área de deserto do próprio país, nas proximidades de Alamogordo, no estado do Novo México. êsse teste teve como objetivo confirmar se o uso de armas nucleares era exequível e fornecer aos cientistas e militares uma ideia dos efeitos de uma explosão nuclear, antes que elas fossem utilizadas contra o Japão durante a Segunda Guerra Mundial.
  • Comente que os testes e os acidentes nucleares aumentaram a quantidade de partículas radioativas na atmosfera.
  • Os resquícios de testes nucleares permanecem na atmosfera e podem ser levados para outras áreas, devido ao constante fluxo da matéria que existe no planeta.
  • O texto permite o trabalho com o tema contemporâneo transversal Ciência e tecnologia. Destaque como o desenvolvimento tecnológico pode trazer muitos benefícios, assim como ser utilizado de maneira negativa. Procure sensibilizá-los sôbre os efeitos devastadores das armas nucleares.

Atividade a mais

  • Peça aos alunos que se reúnam em cinco grupos e pesquisem em livros, revistas e na internet informações sôbre outros tratados relacionados a testes ou armas nucleares, como: > Tratado de Não Proliferação Nuclear (tê êne pê); > Tratado de Redução de Ofensivas Estratégicas (); > Tratado Compreensivo de Banimento de Testes (); > Tratado de Redução de Armas Estratégicas (istárt); > Tratado Antimísseis Balísticos (tábi).
  • Sugira que cada grupo pesquise um dos tratados. Combinem um dia para apresentação dos trabalhos, que pode ser realizada por meio de seminários, apresentação de cartazes ou painéis.

Conheça, a seguir, outras informações sôbre os testes nucleares realizados nessa região.

1.

Desde o primeiro teste atômico (realizado nos Estados Unidos, em 16 de julho de 1945), .2055 testes nucleares foram realizados no mundo até 2017.

2.

Entre 1946 e 1958, na região das 23 ilhas que compõem o Atol de Bikini, no oceano Pacífico, foram realizados outros testes nucleares. Essa região foi escolhida devido à sua posição geográfica: estava longe das rotas de navegação e não oferecia riscos a populações humanas. No entanto, as cinzas radioativas se espalharam e atingiram várias regiões habitadas. Entre as diversas consequências, os níveis de radiação impediram a presença humana na região por 40 anos.

3.

A França realizou cêrca de 180 testes nucleares na região dos atóis de Mururoa e Fangataufa, localizados na Polinésia Francesa. Os últimos causaram muita polêmica na França e também na comunidade internacional. Devido a testes, a assembleia da Polinésia Francesa está solicitando uma reparação dos danos causados.

4.

Em 1963, foi criado o Tratado de Interdição Parcial de Ensaios Nucleares, que restringiu a realização de testes nucleares, os quais continuaram permitidos somente com explosões subterrâneas. No entanto, Índia e Paquistão não assinaram o tratado e realizaram testes nucleares voltados para a fabricação de armas.

Ilustração. Uma grande explosão no mar com um símbolo em preto e amarelo, em formato de um círculo e três triângulos ao redor dele. No primeiro plano, um coqueiro.

5.

Alguns testes nucleares também foram realizados com fins pacíficos. Nesses casos, foram realizados para avaliar se explosões nucleares serviriam para fins não militares, como a escavação de canais e portos artificiais, ou para explorar campos de petróleo e gás. No entanto, os resultados foram extremamente radioativos e comprovadamente desfavoráveis, tanto econômica quanto ambiental e politicamente.

  1. Em sua opinião, o desenvolvimento de armas nucleares é importante? Por quê?
  2. Você concorda que os países que realizaram testes nucleares sejam responsabilizados pelos problemas de saúde gerados pêla exposição da população à radiação? Converse com os colegas.
  3. Em grupos de até quatro alunos, façam uma pesquisa com o objetivo de conhecer os países que realizaram testes nucleares nos últimos anos. Procurem saber a reação da comunidade internacional e a posição do Brasil e da ônu com relação a êsse assunto. Depois, conversem com os colegas sôbre as informações pesquisadas. Elaborem materiais explicativos em um mural e, se possível, exponham os trabalhos para a comunidade escolar.
Respostas e comentários
  • As questões propostas exploram as Competências gerais 9 e 10 da Bê êne cê cê ao promover, por meio do diálogo, a exposição de ideias e opiniões em um ambiente baseado em princípios éticos e democráticos. Cuide para que os alunos desenvolvam o hábito de saber ouvir e respeitar os outros adotando atitudes em prol de uma cultura de paz e de combate ao bullying.
  • As atividades também exploram a prática de argumentação, uma vez que os alunos, com base em conhecimentos geográficos prévios, terão a oportunidade de expor e defender seus pontos de vista a respeito do assunto, bem como ouvir as opiniões dos colegas.
  • A atividade 3 explora o pensamento computacional, já que os alunos precisam se organizar para realizar a pesquisa e dividir tarefas, selecionar os dados relevantes e reconhecer bons meios de pesquisa que tenham fontes confiáveis.
  • Explique que, embora as águas oceânicas do Pacífico, próximas ao Atol de Bikini, sejam consideradas livres de radiação, o problema persiste: cocos e outros frutos não podem ser ingeridos, pois são contaminados por césio 137. Os descendentes de aborígines que habitavam o atol antes dos testes continuam exilados em ilhas próximas e sobrevivem de compensações fornecidas pêlo govêrno estadunidense.

Respostas

1. Resposta pessoal. Comente que as informações se relacionam com a utilização da energia nuclear no desenvolvimento de armas de capacidade destrutiva. Valorize a importância do diálogo na resolução de conflitos, no lugar de guerras, cujas consequências, embora imprevisíveis, aumentam o sofrimento da população.

2. Resposta pessoal. A discussão é uma oportunidade de reflexão e confronto de opiniões. Oriente para que a discussão seja com respeito à exposição das ideias.

3. Após o ano de 1998, o país que realizou testes nucleares foi a Coreia do Norte, nos anos de 2006, 2009 e 2013. Combine com os alunos o modêlo mais interessante e adequado para organizar e compartilhar as informações pesquisadas com a comunidade escolar. Oriente-os a pesquisar informações em sites confiáveis, como o da ônu. Disponível em: https://oeds.link/9Rmy2a. Acesso em: 19 junho 2022.

Geografia em representações

O mundo visto a partir da Oceania

Nas projeções cartográficas mais usuais, os planisférios mostram a Europa e a África no centro da representação, o continente americano à esquerda, a Ásia e a Oceania à direita, como no planisfério apresentado na página 25.

Porém, como a Terra tem a fórma semelhante à de uma esfera, o mundo pode ser representado a partir de qualquer local ou ponto da superfície no centro da representação, onde há menor deformação. Ou seja, podemos ter um planisfério com projeções que colocam a China, os Estados Unidos, o Brasil, a Austrália ou qualquer outro país no centro do mapa. O planisfério a seguir, representado em uma projeção plana, tem o oceano Pacífico como centro do mundo.

O mundo visto a partir do oceano Pacífico

Mapa. O mundo visto a partir do oceano Pacífico. 
No oeste, a África e ao norte, a Europa. Ao centro, a Ásia e a Oceania. Na porção leste, a América. No canto inferior direito, a rosa dos ventos e ao lado, a escala: 2200 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: . oitava edição Rio de Janeiro: í bê gê É, 2018. página 23.

1. Descreva a posição dos continentes nessa projeção cartográfica.

Respostas e comentários

1. Resposta nas orientações ao professor.

Objetivos do capítulo

  • Promover a leitura cartográfica.
  • Identificar e interpretar uma projeção plana com a Oceania ao centro.

  • Oriente os alunos na leitura e interpretação da superfície terrestre na projeção em que o mundo é representado a partir da Oceania. Auxilie-os na observação e na análise do mapa apresentado.
  • Peça que comparem o mapa visto a partir da Oceania com o que mostra o mundo visto a partir da Europa e, depois, exponham suas impressões.
  • O estudo do tema O mundo visto a partir da Oceania favorece o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero nove gê ê um cinco ao comparar e classificar diferentes regiões do mundo representadas em mapas com diferentes projeções cartográficas. êsse estudo também se relaciona ao desenvolvimento da Competência específica de Geografia 4 da Bê êne cê cê.

Algo a mais

Para ampliar seus conhecimentos sôbre o tema, sugerimos a leitura do livro a seguir, que explica por que a visão eurocêntrica de mundo passou a ser muito criticada a partir da década de 1970, sobretudo após a divulgação da projeção de Arno píters.

> DUARTE, Paulo Araújo. Fundamentos de cartografia. segunda edição Florianópolis: , 2002.


  • Explique aos alunos que a etnocartografia é uma maneira de conhecer outros tipos de representação espacial, além da visão eurocêntrica do mundo. Comente a importância da Cartografia Social para conhecermos a produção cartográfica de populações tradicionais, como indígenas, caiçaras e quilombolas.
  • O Laboratório Betinho, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), tem como objetivo promover a troca de saberes entre a universidade e a comunidade. No site, é possível encontrar mapas sociais de projetos realizados pelo laboratório. Disponível em: https://oeds.link/IGeAX7. Acesso em: 19 junho. 2022.

Resposta

A projeção cartográfica da página mostra a Ásia e a Oceania no centro da projeção; a Europa e a África, à esquerda; e o continente americano, à direita.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

  1. Por que podemos considerar a Austrália uma ilha-continente?
  2. Confira o mapa do relêvo da Oceania, na página 271, e responda às questões a seguir.
    1. De modo geral, por que o relêvo da Austrália não apresenta elevadas altitudes?
    2. Como é caracterizado o relêvo da região Léste da Austrália?
  3. Por que grande parte do território da Oceania está sob o domínio de climas quentes?
  4. Como está distribuída a rede hidrográfica australiana?

Aprofundando os conhecimentos

5. Confira o climograma a seguir e responda às questões propostas.

Climograma – Sídni, Austrália

Gráfico. Climograma – Sydney, Austrália. Mostrando a Precipitação (em milímetros) e a Temperatura (em graus Celsius). A precipitação varia entre 70 e 140 milímetros, atingindo 70 em setembro e 140 em Abril. A temperatura varia entre 13 e 23 graus Celsius. Se mantendo em 23 em janeiro e fevereiro quando começa a cair, chegando a 13 graus Celsius em julho, voltando a subir.

Fonte de pesquisa: . Disponível em: https://oeds.link/5DA0RO. Acesso em: 28 junho 2022.

  1. Quais são os meses mais chuvosos do ano e os menos chuvosos?
  2. E quais os meses mais quentes e os mais frios?
  3. êsse climograma representa o clima temperado da Oceania? De acôrdo com o que estudou, quais argumentos você utilizaria para confirmar essa afirmação?
Respostas e comentários

1. Porque sua área corresponde a aproximadamente 90% do território do continente da Oceania.

2. a) Porque grande parte do relêvo australiano é formada por planaltos de idade geológica antiga e, assim, já bastante desgastados pelos processos erosivos, e também por planícies que não ultrapassam 200 metros de altitude.

2. b) A porção Léste do território australiano abriga os relevos mais elevados do país, como a cordilheira Australiana.

3. Porque ela está localizada na região tropical da Terra.

4. Está distribuída de maneira irregular, sendo que a principal bacia localiza-se no sudeste do país.

5. a) Os meses de fevereiro a junho são os mais chuvosos, enquanto os meses de julho a outubro são os menos chuvosos.

5. b) Os meses de janeiro e fevereiro são os mais quentes, enquanto junho e julho são os mais frios.

5. c) Sim. Conforme podemos perceber, as precipitações registradas no climograma são bem distribuídas ao longo do ano. Além disso, não se verificam grandes amplitudes térmicas durante o ano (verões frescos e invernos pouco rigorosos).

  • Aproveite as atividades propostas nesta página para verificar o aprendizado dos alunos. Caso verifique alguma dificuldade, proponha novas discussões e exercícios para que atinjam os objetivos de aprendizagem esperados. Durante a realização dessas atividades, verifique se há alunos com dificuldades de realizá-las. Se necessário, resgate os conteúdos trabalhados no decorrer do capítulo.
  • As atividades trabalham a habilidade ê éfe zero nove gê ê um sete ao abordar os aspectos físico-naturais do continente asiático, permitindo aos alunos compreender as diferentes fórmas de ocupação do continente.
  • Na atividade 5, retome as explicações sôbre a leitura de climograma. Explique que as letras colocadas no eixo horizontal correspondem aos meses do ano. Já as barras verticais mostram o volume da precipitação, indicado em milímetros (milímetros), e a temperatura média de cada mês, indicada em graus Celsius ().

Algo a mais

Para saber mais sôbre as questões geomorfológicas da paisagem e os impactos antrópicos nela, sugerimos o livro escrito por Jurandyr Rós, que pode ser proveitoso para o processo de ensino-aprendizagem dêste capítulo:

> Rós, Jurandyr sem Geomorfologia, ambiente e planejamento. oitava ediçãoSão Paulo: Contexto, 2008.

Glossário

Arma nuclear
: denominação dada às armas, como a bomba nuclear, que transportam elementos radioativos e liberam grande quantidade de energia por fissão nuclear (quebra do núcleo atômico), destruindo o local onde são lançadas. Os efeitos radioativos dessas armas podem alterar o código genético do ser vivo.
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Malformação congênita
: doença que afeta a constituição de algum órgão ou conjunto de órgãos, causando anomalia morfológica estrutural ao embrião ou ao feto durante a gestação.
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