O turismo na Oceania

     Nos últimos anos, o turismo tornou-se uma importante fonte de riquezas para vários países da Oceania.

     Anualmente, êsse continente recebe milhares de turistas provenientes de vários lugares do mundo a fim de apreciar suas exuberantes paisagens; entre elas, florestas equatoriais, recifes de coral, formações rochosas, montanhas nevadas, belas praias e extensos desertos. Além disso, a arquitetura moderna de cidades como Sídni e mélbãrn (Austrália), óuclênd e Uélinton (Nova Zelândia) é um atrativo turístico. Em 2019, a Austrália recebeu cêrca de 3,8 milhões de turistas.

     A seguir, confira alguns lugares muito procurados pelos turistas na Oceania.

Fotografia. Pessoas caminhando em área deserta com grandes formações rochosas sedimentares.
Turistas visitam o Parque Nacional de tjiúta, na região central da Austrália, em 2019. O monumento rochoso de Ayers Rock é uma das grandes atrações do parque.
Fotografia. Pessoas praticando esportes em uma montanha coberta por neve.
Esportes de aventura – atividades como trekking (trilhas em meio à floresta), asa-delta, balonismo, canoagem, rafting, mergulho, bungee-jumping (salto em queda livre com a pessoa amarrada por um elástico), esqui, snowboarding (descida na neve utilizando pranchas), entre outras – são procurados por turistas aventureiros do mundo todo. Na foto, pessoas se preparam para descida de esqui na neve em , Nova Zelândia, em 2019.
Fotografia. Construção com telhados em semicírculos em frente a uma escadaria. Há pessoas sobre ela e ao redor.
Na foto, de 2020, turistas visitam o ráus, que é um edifício símbolo da cidade de Sídni, Austrália. Nesse complexo, encontram-se salas de teatro, auditórios, restaurantes e lojas.
Respostas e comentários

Atividade a mais

  • Para complementar o estudo do tema O turismo na Oceania, sugira aos alunos que façam uma pesquisa em revistas, jornais e na internet sôbre pontos turísticos e atividades que atraem turistas à Oceania, além daqueles mostrados nas fotos desta página. Peça que elaborem um podcast descrevendo as atrações turísticas e as paisagens e que associem os sons dêsses lugares, já que o podcast explora o sentido da audição.
  • Esta atividade aborda a cultura juvenil, uma vez que permite aos alunos utilizar sua criatividade para elaborar o podcast, explorando sua criatividade e conectando-se tecnologicamente. A atividade também aborda aspectos da Competência geral 5 da Bê êne cê cê, pois os alunos produzirão conteúdos de informação e comunicação via meio tecnológico, disseminando, assim, as informações e exercendo protagonismo na vida coletiva.

  • O estudo dêsse tema propicia uma abordagem integrada com o componente curricular de Ciências para discutir a importância dos corais nos ambientes marinhos e as ameaças e danos causados a ambientes. Para isso, apresente aos alunos a reportagem “91% da Grande Barreira de Corais sofre branqueamento devido a onda de calor”, lembrando que a barreira de coral é um importante ponto turístico daquele país.
  • Organize os alunos em grupos e, após uma aula explicativa sôbre as barreiras de corais, oriente-os a desenvolver uma discussão expondo seus pontos de vista sôbre o impacto que êsse colapso causaria para a vida marinha e para a economia do país gerada pêlo turismo.
  • A reportagem está disponível em: https://oeds.link/gLyrLr. Acesso em: 10 junho 2022.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

  1. Comparando o mapa da página 272 (tipos de clima da Oceania) com o mapa da página 280 (Densidade demográfica da Austrália e da Nova Zelândia – 2015), descreva como as condições naturais exercem influência na distribuição da população no território da Austrália e da Nova Zelândia.
  2. Que fatores proporcionam à maioria da população australiana e neozelandesa sua elevada qualidade de vida e os melhores indicadores socioeconômicos da Oceania?
  3. Quais são os principais cultivos agrícolas na economia da Nova Zelândia e que fatores contribuem para os elevados índices de produtividade agrícola no país?
  4. De acôrdo com o que você estudou sôbre a economia australiana, qual é a relação entre o grande desenvolvimento industrial do país e a diversidade de recursos minerais em seu território?
  5. O que explica os altos índices de produtividade alcançados pêla atividade agropecuária australiana?
  6. Por que o turismo é considerado uma atividade de destaque na Oceania?

Aprofundando os conhecimentos

  1. De acôrdo com o que você estudou, converse com os colegas sôbre as seguintes questões:
    1. Quais fatores históricos acarretaram a atual situação do povo aborígene na Austrália?
    2. Existe alguma semelhança entre a situação vivida pelos aborígenes durante a colonização da Austrália e as populações indígenas no Brasil? Explique.
    3. No caderno, elabore um texto resumindo as informações discutidas com a turma.
Fotografia. Dois homens sentados lado a lado, um deles toca violão e outro segura um objeto e possui pinturas corporais.
Aborígenes tocando música em rua da cidade de Dárvin, Austrália, em 2020.
Respostas e comentários

1. A distribuição recebe forte influência de diversos fatores naturais que, de certa maneira, são responsáveis pêlas áreas de baixa densidade demográfica presentes nesses países, como os climas desértico e semiárido em grande parte do território australiano e as regiões montanhosas e de florestas na Nova Zelândia.

2. Os elevados investimentos do govêrno nas áreas sociais, como saúde, educação, emprêgo, previdência social e programas assistenciais.

3. Os principais cultivos agrícolas da Nova Zelândia são o trigo, a cevada, o centeio e o milho. As condições climáticas favoráveis do clima temperado e também os elevados investimentos em tecnologias agrícolas explicam os altos índices de produtividade agrícola no país.

4. A diversidade de recursos minerais, como jazidas de carvão, minério de ferro e bauxita alimentaram a expansão do parque industrial australiano.

5. O emprêgo de técnicas modernas no desenvolvimento das atividades agropecuárias.

6. O continente recebe milhares de turistas por causa da existência de florestas equatoriais, recifes de coral, formações rochosas, montanhas nevadas, belas praias e extensos desertos, além da arquitetura moderna das cidades que formam atrativas paisagens.

7. a) Após a chegada dos europeus à Oceania, muitos povos nativos foram dizimados, seja por combate decorrente da resistência diante da colonização, seja por doenças trazidas pelos colonizadores. Em muitos casos, os povos nativos foram expulsos de suas terras para que nelas fossem praticadas a agropecuária e a exploração mineral.

7. b) Possível resposta: Durante o período colonial de nosso país, milhares de indígenas que viviam em terras onde hoje é o Brasil foram dizimados.

7. c) Resposta pessoal.

  • Aproveite as atividades propostas na página 287 para verificar o aprendizado dos alunos. Durante a realização dessas atividades, verifique se há alunos com dificuldades para realizá-las. Se necessário, resgate os conteúdos trabalhados no decorrer do capítulo.
  • As atividades exploram aspectos da habilidade ê éfe zero nove gê ê zero nove, já que permitem aos alunos analisar os aspectos populacionais e socioeconômicos, bem como as pressões que o meio ambiente dêsse continente sofre.
  • A atividade 7 explora a prática de argumentação, uma vez que permite aos alunos, com base nos conhecimentos geográficos prévios, tomar uma posição e defender seus pontos de vista. Essa prática explora também o ato de lidar com diferentes opiniões.
  • A atividade 7 também aborda partes da habilidade ê éfe zero nove gê ê zero três, pois permite aos alunos compreender a multiculturalidade em escala mundial. Esta atividade explora aspectos da Competência específica de Ciências Humanas 5 da Bê êne cê cê ao comparar eventos ocorridos em tempos diferentes no mesmo espaço e em espaços diferentes.

Um texto a mais

Leia o texto a seguir para os alunos e promova um debate relacionando a semelhança nas relações estabelecidas, durante o período colonial, entre os portugueses e as populações nativas na América do Sul; e entre os britânicos e os aborígines e maoris, na Oceania.

Durante o período colonial, com o processo de ocupação do território brasileiro pelos portugueses, houve um intenso processo de extermínio da população indígena. Isso se deu por vários motivos, entre os quais, estão as doenças trazidas pelos europeus, a escravização a que os indígenas foram submetidos e os conflitos travados entre colonizadores e indígenas por disputas de terras. Na época em que os portugueses chegaram nestas terras, segundo a Fundação Nacional do Índio, aqui havia em tôrno de 2 a 5 milhões de indígenas. Atualmente os indígenas somam uma população de aproximadamente 1, 1 milhão de pessoas. O contato com a sociedade não indígena trouxe influências para a cultura de alguns grupos indígenas no país, como mudanças nos hábitos alimentares e nas vestimentas e a adoção da língua portuguesa em vez da língua de seus antepassados. No entanto, grande parte dos povos indígenas em nosso país preserva suas raízes culturais, mantendo algumas relações tradicionais com a natureza e os costumes de seus antepassados.

Texto dos autores.