O que eu aprendi?

Faça as atividades em uma folha de papel avulsa.

  1. A globalização tem se caracterizado pêla intensificação dos fluxos de mercadorias, informações, capitais e pessoas ao redor do planeta. sôbre essa temática, copie as afirmativas a seguir colocando V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
    1. A evolução tecnológica dos meios de comunicação e transporte favoreceu a intensificação dos fluxos no espaço geográfico mundial.
    2. Os fluxos de mercadorias, informações e capitais ocorrem com a mesma intensidade pêlo mundo, tanto nos países desenvolvidos como nos subdesenvolvidos.
    3. Entre os fluxos de pessoas estão as chamadas migrações forçadas, como é o caso dos refugiados de guerra.
  2. Complete as frases com megacidades ou cidades globais.
    1. As são os principais centros de poder e comando das decisões econômicas e financeiras mundiais.
    2. As são grandes aglomerações urbanas com mais de 10 milhões de habitantes, localizadas principalmente nos países subdesenvolvidos.
  3. Observe a imagem e leia a afirmação a seguir. Depois, responda à questão.
Fotografia. Uma pessoa segurando um globo de transparente com uma árvore acima nas palmas de sua mão. Ao fundo, vegetação desfocada.

modêlo de desenvolvimento econômico capaz de suprir as necessidades da geração atual garantindo, ao mesmo tempo, a preservação dos recursos naturais para atender às necessidades das futuras gerações.

Como é chamado o modêlo de desenvolvimento representado na imagem e descrito nessa afirmação?

Respostas e comentários

1. a) Resposta: V.

1. b) Resposta: F.

1. c) Resposta: V.

2. a) Resposta: Cidades globais.

2. b) Resposta: Megacidades.

3. Resposta: Desenvolvimento sustentável.

Objetivos das atividades

1. Caracterizar os diferentes fluxos no espaço globalizado e seus aspectos relacionados.

2. Compreender e distinguir os conceitos de megacidade e cidade global.

3. Compreender o conceito de desenvolvimento sustentável.

Como proceder nas atividades

1. Se os alunos apresentarem dúvidas com a questão, realize uma prática cartográfica com a produção de um mapa-síntese sôbre os fluxos de mercadorias, informações, capitais e pessoas. Para tanto, distribua aos alunos um mapa-múndi em branco e, com o apôio dos dados presentes no próprio livro didático, oriente-os para representarem no mapa os diferentes fluxos. Ao final, incentive os alunos a estabelecer relações entre a intensidade dos fluxos, o desenvolvimento tecnológico e a conjuntura econômica, política e social dos países.

2. Em caso de dúvida, realize uma atividade com a produção de ilustrações que caracterizem uma cidade global e uma megacidade. Oriente os alunos na construção de desenhos que demonstrem os aspectos socioespaciais de cada um dêsses tipos de metrópoles. Para complementar, solicite que escrevam um pequeno texto sôbre cada ilustração.

3. Em caso de dúvidas com o conceito, realize uma atividade com a construção de um quadro em que os alunos deverão identificar problemas ambientais que ocorrem nas escalas local, nacional e global. Em seguida, solicite que descrevam suas causas, consequências e possíveis ações de enfrentamento a tais problemas. Ao final, incentive-os a perceber que essas ações são fundamentais para a preservação dos recursos naturais, constituindo um desenvolvimento sustentável.

4. As informações a seguir estão relacionando três problemas ambientais. Copie e complete o quadro na folha avulsa indicando qual é o problema ambiental observado e suas principais causas e consequências.

Problema ambiental

Causas

Consequências

A.

Ilustração. Indústria com torres expelindo fumaça. Ao lado, chuva caindo sobre uma floresta seca.

B.

Ilustração. Setas partindo do Sol em direção a superfície da Terra, uma delas reflete na camada ao redor do planeta e volta para o espaço, a outra, atinge a superfície e volta para o céu. Uma seta parte do mar, em direção ao espaço, parte dela atravessa a camada, a outra reflete na camada e volta em direção a superfície terrestre.

C.

Ilustração. Setas partindo do Sol em direção ao planeta Terra, parte delas refletem e retornam ao espaço, parte ultrapassa uma camada em direção a superfície terrestre, parte dessas refletem em direção ao céu.

A.

B.

C.

5. Relacione os itens a seguir aos tipos de energia presentes no quadro.

• combustíveis fósseis • hidráulica • biogás • nuclear • biomassa • solar • eólica

       Fonte de energia...

  1. gerada da radiação solar captada por grandes painéis.
  2. obtida da fôrça do vento.
  3. produzida de gases provenientes da decomposição de resíduos orgânicos.
  4. obtida pêlo fluxo da água em uma usina hidrelétrica.
  5. gerada de materiais de origem orgânica, como o bagaço da cana-de-açúcar.
  6. produzida de combustíveis radioativos, como o urânio-235.
  7. proveniente da queima de derivados de petróleo, carvão mineral e gás natural.
Respostas e comentários

4. Respostas nas orientações do professor.

5. a) Resposta: Solar.

5. b) Resposta: Eólica.

5. c) Resposta: Biogás.

5. d) Resposta: Hidráulica.

5. e) Resposta: Biomassa.

5. f) Resposta: Nuclear.

5. g) Resposta: Combustíveis fósseis.

Objetivos das atividades

4. Descrever e compreender os problemas ambientais causados pêla chuva ácida, pêla destruição da camada de ozônio e pêlo efeito estufa e aquecimento global.

5. Identificar e descrever diferentes fontes de energia.

Como proceder nas atividades

4. Em caso de dúvidas com a questão, retome as explicações sôbre os problemas ambientais citados. Divida a lousa em três partes e escreva o nome de cada um dêsses problemas em cada parte: chuva ácida, diminuição da camada de ozônio e efeito estufa. Em seguida, prossiga dizendo informações específicas sôbre cada um dêsses problemas e solicite que os alunos identifiquem a qual se referem. Após a identificação correta, registre a informação na lousa e prossiga com outras informações.

5. Se os alunos apresentarem dificuldades com as respostas, oriente-os para a produção de um jôgo da memória sôbre os tipos de energia. O material do jôgo é formado por cartões que podem ser recortados de uma folha sulfite. Os cartões são construídos aos pares, sendo que em um deles é escrito o tipo de energia e no outro é feito uma ilustração dessa fonte energética. Os alunos poderão jogar em dupla ou pequenos grupos. O jôgo começa com todos os cartões com a face para baixo, e o jogador da vez tentará encontrar o cartão e seu respectivo par. Caso acerte, o participante ganha uma nova tentativa, em caso de êrro, passa-se a vez para o próximo participante.

Resposta da atividade

4. Respostas: Imagem a – Problema ambiental: Chuva ácida – Causas: Gases tóxicos, como dióxido de enxofre (ésse ôdois) e óxido nítrico (êne ô), lançados na atmosfera, principalmente, pêla queima de combustíveis fósseis, expelidos das chaminés das fábricas e dos escapamentos dos veículos – Consequências: Afeta lavouras e outras formações vegetais, polui rios e lagos, prejudica a fauna, além de deteriorar estruturas metálicas e construções.

Imagem B – Problema ambiental: Destruição da camada de ozônio – Causas: Provocado pêlo gás clorofluorcarbono (cê éfe cê), utilizado, principalmente, na indústria química, em aparelhos de refrigeração, na produção de aerossóis (sprays), isopores, entre outros produtos - Consequências: Provoca a destruição do ozônio, que protege dos raios ultravioletas que são nocivos para os seres vivos.

Imagem C – Problema ambiental: Efeito estufa e aquecimento global – Causas: Poluição atmosférica, gases como o dióxido de carbono (cê ódois), metano (cê agá) e cê éfe cês – Consequências: Pode provocar alterações climáticas em todo o globo, por exemplo, o derretimento das geleiras polares e as sêcas em florestas tropicais e temperadas.

6. As imagens a seguir demonstram alguns tipos de vegetação presentes na Europa. Em uma folha avulsa, responda a cada um dos itens, indicando o tipo de vegetação e seu respectivo tipo climático.

Fotografia A. Uma floresta com árvores alaranjadas sobre morros, ao redor de lago.
Paisagem de floresta na Suíça, em 2021.
Fotografia B. Árvores secas entre árvores verdes na encosta de um morro coberto por neve.
Paisagem de floresta na Rússia, em 2018.
Fotografia C. Curso de um rio sinuoso em área plana coberta por vegetação rasteira. Ao fundo, morros.
Paisagem com vegetação na Noruega, em 2018.
  1. sôbre a dinâmica demográfica da Europa, copie em uma folha avulsa a alternativa correta.
    1. Na Europa, as maiores concentrações populacionais estão localizadas distantes dos grandes centros urbano-industriais.
    2. As pirâmides etárias dos países europeus apresentam formato triangular, com base larga e tôpo estreito.
    3. Alguns países europeus, como Alemanha e Espanha, apresentam acelerado crescimento natural (vegetativo), com taxas de natalidade bem superiores às de mortalidade.
    4. O envelhecimento da população europeia decorre das baixas taxas de natalidade e mortalidade e do aumento da expectativa de vida.
Respostas e comentários

6. Respostas: A - Floresta Temperada, clima Temperado; B - Taiga (floresta Boreal), clima Frio; C - Tundra, clima Polar.

7. Resposta: D.

Objetivos das atividades

6. Identificar e relacionar os tipos de vegetação e clima da Europa.

7. Identificar e reconhecer aspectos demográficos da população europeia.

Como proceder nas atividades

6. Se as relações estabelecidas não forem adequadas, proponha uma atividade com a apresentação de seminários sôbre os tipos de vegetação e clima da Europa. Para tanto, organize os alunos em pequenos grupos e distribua os temas para a produção dos painéis. Oriente-os para que os painéis contenham as principais características do tipo de vegetação e clima, sua distribuição no continente europeu, assim como figuras (mapas, fotos, climogramas). Com os painéis finalizados, os grupos deverão apresentar o seminário.

7. Em caso de dúvidas, esboce na lousa com giz colorido a pirâmide etária de algum país europeu. Incentive os alunos a perceber que neste tipo de representação a base indica a taxa de natalidade, o tôpo a expectativa de vida e a taxa de mortalidade pêlo formato geral da pirâmide. Se considerar pertinente, demonstre a pirâmide etária de um país subdesenvolvido e solicite que os alunos comparem os dados dos dois países. Para complementar, apresente o mapa da distribuição populacional da Europa, incentive os alunos a notar que a distribuição é desigual pêlo território, com as maiores concentrações próximas aos grandes centros urbano-industriais.

  1. Leia as informações a seguir, que tratam sôbre os aspectos naturais da Ásia.
    1. As cadeias de montanhas do continente asiático originaram-se do movimento das placas tectônicas.
    2. As condições climáticas do Sul e do Sudeste da Ásia são influenciadas pêlas monções de verão e inverno.
    3. Apesar da grande extensão territorial, o continente asiático não apresenta grande diversidade de paisagens naturais.

Entre as informações anteriores, copie na folha avulsa a alternativa a seguir que indica as opções corretas:

  1. um e dois.
  2. um e três.
  3. dois e três.
  4. um, dois e três.
  1. sôbre o conflito árabe-israelense, estabeleça a ordem cronológica correta das informações a seguir de acôrdo com os acontecimentos históricos. Copie em uma folha avulsa a ordem que você estabeleceu
    1. O estado da Palestina não foi proclamado e mais de 1 milhão de palestinos vivem como refugiados em países vizinhos.
    2. Em 1948, foi criado o Estado de Israel. Em resposta, o exército de países árabes invadiu o território na tentativa de destruir o Estado judeu.
    3. Em 1947, a ônu propôs um plano de partilha dividindo o território palestino em dois Estados: um judaico e outro árabe.
    4. O conflito entre palestinos e israelenses iniciou-se na década de 1940 e foi motivado pêla disputa da Palestina no Oriente Médio.
    5. O exército israelense venceu todos os conflitos contra os países árabes e ampliou suas fronteiras para além dos limites estabelecidos pêla ônu.
  2. Os itens a seguir apresentam informações sôbre alguns países asiáticos. Relacione essas informações aos países destacados no quadro.

Índia • Japão • Rússia • Coreia do Sul • China

  1. Em fevereiro de 2022, o govêrno dêsse país declarou guerra à Ucrânia, dando início à ocupação do país vizinho.
  2. É um dos países com a maior expectativa de vida da população, em tôrno de 84 anos.
  3. É a maior potência econômica da Ásia e a segunda maior economia do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos.
  4. Seus grandes centros urbanos, como Nova Delhi e Bangalore, apresentam problemas típicos do subdesenvolvimento, como a pobreza e a falta de saneamento básico.
  5. Apresentou grande crescimento econômico a partir da década de 1970, sendo conhecido como um dos chamados Tigres Asiáticos.
Respostas e comentários

8. Resposta: A.

9. Resposta: 1º – d; 2º – c; 3º – b; 4º – e; 5º – a.

10. a) Resposta: Rússia.

10. b) Resposta: Japão.

10. c) Resposta: China.

10. d) Resposta: Índia.

10. e) Resposta: Coreia do Sul.

Objetivos das atividades

8. Compreender os aspectos naturais da Ásia.

9. Compreender aspectos do conflito árabe-israelense.

10. Identificar características de importantes países asiáticos, como Índia, Japão, Rússia, Coreia do Sul e China.

Como proceder nas atividades

8. Em caso de dificuldades, realize a atividade Relacione o tema ao seu respectivo mapa. Nesta atividade, apresente aos alunos os mapas do clima, vegetação, monções e das placas tectônicas. Porém, não identifique a temática do mapa, essa será a tarefa a ser realizada pêlo aluno. Assim sendo, proponha que relacionem cada mapa aos seguintes aspectos naturais da Ásia: relêvo, clima, vegetação e ventos sazonais das monções. Para complementar, oriente-os a registrar no caderno a justificativa para as relações estabelecidas e a descrever as principais informações representadas em cada um dos mapas.

9. Caso os alunos encontrem alguma dificuldade, reúna manchetes de notícias, vídeos, reportagens dentre outras mídias que abordem êsse conflito. Apresente êsse material para os alunos e oriente-os para a construção de uma linha do tempo do conflito entre Judeus e Palestinos

10. Em caso de dificuldades, proponha a produção de um jôgo de perguntas e respostas sôbre os países da Ásia. O material do jôgo é formado por cartões e um dado (cubo). No dado, construído a partir de dobraduras em uma folha de papel, os alunos deverão escrever o nome de seis países da Ásia (pode ser os países tratados no livro didático). Já nos cartões, êles deverão elaborar questões sôbre países, juntamente com três alternativas (sendo somente uma a correta). No verso de cada cartão deverá ser escrito o nome do respectivo país. Sugere-se a quantidade de três ou quatro questões por país. Com o material finalizado, os alunos poderão jogar em dupla. O jogador da vez róla os dados para sortear o país-tema da pergunta. O narrador dispõe os cartões para que seja selecionado um. Realiza-se a pergunta e, em caso de acêrto, o jogador ganha mais uma tentativa, caso contrário passa-se a vez.