Projeto em ação

Bate-papo inicial

  1. Em quais situações você costuma ir às compras?
  2. Quais aspectos você considera ao adquirir produtos?
  3. Você já comprou algum produto e depois se deu conta de que não necessitava dele? Por qual motivo isso aconteceu? Compartilhe com os colegas essa experiência.

Que consumidor eu sou?

Até chegar às prateleiras das lojas e dos mercados, os produtos passam por diversos processos, incluindo demanda por matérias-primas, uso de energia, trabalho humano e, às vezes, trabalho animal. Por isso, ao consumir apenas o necessário, de fórma consciente, estamos contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e menos prejudicial ao meio ambiente.

Para sermos consumidores críticos e conscientes, sempre que comprarmos um produto ou adquirirmos um serviço, devemos adotar algumas atitudes importantes, como as apresentadas a seguir.

1.

Faça planos de compras

Planeje suas compras com antecedência, faça listas de itens e sua necessidade e também uma prévia pesquisa de preço e, assim, compre menos e melhor.

Ilustração. Uma prancheta com uma lista e símbolos de check.

2.

Avalie o impacto de suas compras

Antes de comprar, faça a si mesmo as seguintes perguntas: êsse produto prejudica o meio ambiente? êle foi produzido em condições dignas de trabalho?

Ilustração. Duas pessoas ao lado de uma árvore.

3.

Consuma só o necessário

Avalie se você realmente precisa daquilo que vai comprar. Procure viver com menos.

Ilustração. Um aparelho celular e ao lado, diversos aparelhos abaixo de uma placa de proibição, com um círculo e um traço diagonal vermelho.

4.

Aproveite a vida útil de produtos e embalagens

Se você pode consertar ou reutilizar, não compre de novo.

Ilustração. Flores plantadas em uma garrafa PET cortada, com o bocal voltado para baixo.
Respostas e comentários

Objetivos

  • Promover a consciência ambiental.
  • Incetivar práticas de consumo compatíveis com a sustentabilidade ambiental.
  • Promover atitudes voltadas para a conservação dos recursos naturais.

  • Tempo estimado: entre quatro e seis semanas.
  • Momentos para começar: página 41 – Unidade que trabalha o tema Globalização, consumo e cultura; página 80 – Unidade que trabalha o tema A ação humana e o meio ambiente; páginas 98 a 105 – Unidade que trabalha o tema Consumo e meio ambiente; página 108 – Unidade que trabalha o tema A consciência ecológica.
  • Os conteúdos e as noções tratados nesta seção possibilitam a articulação com saberes de Ciências e Matemática. Durante a realização do projeto, sempre que julgar conveniente e necessário, convide os professores dessas disciplinas para trabalhos em conjunto.
  • Reforce junto aos responsáveis pêla administração da escola que a participação da comunidade escolar em projetos dêsse nível incentiva o engajamento dos alunos e ajuda na conscientização em relação às causas ambientais.
  • O processo de avaliação deve ser contínuo, portanto, durante a atividade, promova momentos de pausas, reflexões e revisões sôbre o que já foi realizado.
  • As questões do Bate-papo inicial objetivam o levantamento de hipóteses, a exploração do conhecimento prévio e a verificação da opinião dos alunos a respeito do tema tratado.
  • Solicite aos alunos que anotem as respostas para, depois, comparar os seus conhecimentos e as opiniões iniciais com o que aprenderam ao final dêsse trabalho.

Respostas

Bate-papo inicial

1. Resposta pessoal. É possível que os alunos citem situações como: quando os produtos de que necessitam diariamente acabam, já não servem mais ou estragam, como roupas, calçados, acessórios, materiais escolares e equipamentos eletrônicos; quando surgem versões mais modernas de produtos que já possuem; quando estão chateados, como uma fórma de lazer ou de compensação; entre outras.

2. Resposta pessoal. Provavelmente, sejam citados elementos como o preço, a qualidade, a marca, a tendência da moda, a utilidade, a necessidade, entre outros.

3. Resposta pessoal. Esteja atento para promover uma discussão crítica sôbre o assunto, de modo a evitar que ela se transforme em exibicionismo. Questione-os sôbre o que fez com que êles se sentissem incitados a adquirir os produtos mencionados sem que houvesse uma real necessidade. Neste ponto, destaque o papel da mídia e da publicidade na criação de falsas necessidades de consumo. Pergunte também qual destino êles deram a produtos depois que perceberam que não precisavam deles. Alguns podem tê-los deixado de lado, outros podem ter doado a outra pessoa que necessitava mais, outros, ainda, podem ter trocado por algo que atendesse mais às suas reais necessidades. Cuide para que os alunos desenvolvam o hábito de saber ouvir e respeitar os outros, adotando atitudes em prol de uma cultura de paz e combate ao bullying.

5.

5.

Separe seu lixo

Reciclar contribui para economizar os recursos naturais, reduz os danos ao meio ambiente e também gera empregos.

Ilustração. Uma lata de lixo verde com setas compondo um ciclo triangular.

6.

6.

Valorize as práticas de responsabilidade social das empresas

Quando for comprar, não pense apenas no preço e na qualidade do produto. Certifique-se de que a empresa que o produziu age com responsabilidade em relação aos seus funcionários, à sociedade e ao meio ambiente.

Ilustração. Selo dourado com fitas vermelhas com um sinal de positivo com o polegar para cima.

7.

7.

Divulgue boas práticas

Informe as pessoas sôbre como consumir conscientemente. Estimule outros consumidores e monte grupos para sensibilizar seus familiares, amigos e pessoas mais próximas.

Ilustração. Uma pessoa com a boca aberta falando, ao lado há um balão de fala com mãos ao redor do planeta Terra.

8.

8.

Mobilize políticos

Exija dos governantes ou candidatos a cargos públicos propostas e ações que valorizem empresas responsáveis e promovam o consumo com consciência.

Ilustração. Destaque para uma pessoa segurando uma placa com um coração ao redor do planeta.

9.

9.

Reflita sôbre seu comportamento

Avalie seus hábitos de consumo. Será que você não está valorizando os bens materiais excessivamente?

Ilustração. Destaque para uma pessoa segurando sacolas de compras. Há um ponto de interrogação em uma delas.

Fonte de pesquisa: CONHEÇA os 12 princípios do consumo consciente. Akatu, 18 março 2011. Disponível em: https://oeds.link/5DxM6B. Acesso em: 15 julho 2022.

  1. Qual a sua opinião sôbre as propostas apresentadas? Converse com os colegas para conhecer a opinião deles.
  2. Alguma dessas atitudes já faz parte do seu dia a dia? Qual seria?

Mão na massa

Algumas das propostas vistas anteriormente são fáceis de serem praticadas no dia a dia. Outras exigem maior empenho e engajamento ao longo de um determinado período de tempo. Portanto, é preciso incentivar as pessoas a refletirem sôbre sua postura diante dessas questões, de modo que percebam a importância de sua ação.

Que tal organizar uma campanha na escola, por meio de cartazes, sôbre a importância do consumo consciente? Juntos, podemos incentivar toda a comunidade escolar!

Respostas e comentários

Respostas

Questões sôbre as atitudes de consumo

1. Resposta pessoal. Incentive os alunos a refletir sôbre cada uma das propostas e sôbre a viabilidade de serem assimiladas no dia a dia. Algumas delas são mais fáceis de serem adotadas, outras exigem um pouco mais de empenho. No entanto, todas minimizam o impacto do consumo excessivo em nossa sociedade. Incentive a conscientização da importância das atitudes individuais em nome do bem coletivo.

2. Resposta pessoal. Comente com os alunos que sempre é tempo de revermos nossas atitudes e, se considerarmos necessário, mudá-las para melhor. Explique a êles que essa é uma postura natural no decorrer da vida e característica de quem reflete e analisa os eventos com criticidade.


  • Proponha uma conversa sôbre os hábitos de consumo apresentados e incentive a participação de todos os alunos nas discussões e nas trocas de ideias, de modo que êles estejam engajados e ativos no processo de ensino-aprendizagem, desenvolvendo a autonomia. Incentive e valorize o respeito pêla diversidade de opiniões e o embasamento coerente dos pontos de vista. Destaque a importância de organizar o pensamento para manifestá-lo com clareza e progressão, encadeando as ideias de modo que todos possam compreender o que é dito, assim como a adequação do vocabulário e do tom de voz ao contexto.
  • Esteja atento para criar um ambiente em que todos se sintam à vontade para manifestar suas opiniões com liberdade e respeito.

1º passo

Planejamento

Agrupamento

Com o auxílio do professor, reúnam-se em grupos de 3 a 4 alunos. Cada grupo será responsável por entrevistar algumas pessoas a respeito de suas atitudes como consumidores. Depois, organizem essas informações em tabelas.

Podem ser entrevistadas pessoas da escola, da família, da vizinhança ou do clube, por exemplo, o importante é que façam parte do seu convívio. Busquem uma diversidade de entrevistados, variando entre indivíduos de diferentes idade, gênero, classe social, entre outras características.

Construção do questionário

Com base nas propostas apresentadas nesta seção, cada grupo deve elaborar cinco questões para a entrevista. O objetivo do questionário é identificar as principais características e atitudes das pessoas relacionadas ao consumo.

Para que a elaboração do questionário, fiquem atentos aos itens a seguir:

  • definam quais as características das pessoas que responderão as perguntas;
  • deixem claro os objetivos da pesquisa para que as perguntas e consequentemente as respostam sejam mais claras e objetivas possível;
  • elaborem questões imparciais a fim de não influenciar as respostas.

Em seguida, os grupos apresentarão suas propostas para a turma e, juntos, escolherão as melhores questões para compor o questionário definitivo, com cêrca de 10 a 15 perguntas.

Não esqueçam de realizar a revisão das questões para que sejam objetivas e ordenadas e, por fim, elaborem um cabeçalho de apresentação para o questionário.

2º passo

Execução

Entrevista

Cada grupo deve se organizar para entrevistar as pessoas escolhidas. Os dados coletados podem ser registrados por escrito ou por meio de gravadores de áudio, de acordo com a preferência e as condições de cada equipe.

Tabulação e análise dos dados

Assim que vocês tiverem coletado os dados das entrevistas, o professor os ajudará a organizá-los em tabelas, a fim de identificar as principais características dêsses consumidores. Dessa fórma, vocês poderão perceber e identificar os perfis dos entrevistados e conhecer seus hábitos de consumo.

Respostas e comentários
  • As atividades propostas permitem desenvolver uma prática voltada para noções introdutórias de prática de pesquisa por meio do uso da construção e uso de questionário. Oriente os alunos a respeito dos seguintes procedimentos: reconhecer as características da pessoa que responderá o questionário, evitando assim perguntas que não alcancem os objetivos da pesquisa; ter claro os objetivos do estudo e, assim, apresentar respostas com hipóteses correspondentes para garantir que ela seja clara e objetiva; elaborar questões claras, objetivas e imparciais a fim de não influenciar respostas; realizar a revisão das questões para que sejam objetivas e ordenadas.
  • Auxilie os alunos a elaborar o questionário. êles podem incluir questões como: Você se considera um consumidor consciente? Você elabora planos de compras? Antes de comprar, você avalia se a confecção do produto teve impactos ambientais ou sociais? Você compra só aquilo que realmente precisa? Você separa seu lixo? Você reaproveita produtos e embalagens?
  • Para facilitar a tabulação dos dados, essas perguntas devem ter respostas objetivas: sempre, às vezes, raramente, nunca. Veja o exemplo de uma das perguntas propostas acima:

Você se considera um consumidor consciente?

sempre

 raramente

 às vezes

 nunca

  • Oriente os alunos a entrevistar pessoas que conhecem ou com as quais já tenham realizado algum contato. Caso optem por abordar estranhos, é importante que estejam acompanhados de um adulto responsável.
  • A tabulação dos dados obtidos na pesquisa pode ser feita na lousa. Para isso, peça a cada grupo que registre o número total de respostas obtidas para cada questão. Por exemplo: para a questão 1 houve: 3 sempre, 7 às vezes, 6 raramente, 4 nunca. Em seguida, registre na lousa o número total de respostas obtidas por todos os grupos. Para facilitar a interpretação dessas informações, o professor pode orientar os alunos na elaboração de gráficos para cada uma das questões. A partir daí, os alunos podem proceder a análise das informações obtidas na pesquisa.

Depois de tabular as informações, elas devem ser analisadas até que vocês compreendam o que elas indicam. Em seguida, de acôrdo com o que foi entendido como consumo consciente, façam um levantamento dos hábitos dos entrevistados que poderiam ser mudados.

Propostas de mudanças

Depois de identificados os comportamentos que necessitam de reflexão, seu grupo deve elaborar uma campanha por meio de um cartaz que será exposto na escola. Para isso, usem imagens, frases de impacto e textos curtos para despertar o senso crítico das pessoas sôbre a necessidade de adotar atitudes de consumo consciente.

3º passo

Divulgação

Fixação dos cartazes e convite

Após a elaboração dos cartazes, junto com o professor, verifiquem os melhores lugares para fixá-los na escola. Contudo, recomendamos fixá-los por diversos locais. É importante expor os cartazes onde haja grande circulação de pessoas.

Feito isso, chegou a hora de convidar as pessoas para apreciarem os trabalhos! Os grupos deverão se dividir para visitar as outras salas e departamentos da escola, a fim de informar sôbre a campanha e explicar a motivação da turma a respeito. Para chamar ainda mais a atenção da comunidade escolar, vocês podem mencionar as entrevistas e os aspectos mais interessantes.

Avaliação

Para avaliar o processo de desenvolvimento do projeto, reúnam-se para relembrar cada um dos passos dessa atividade. Discutam os pontos positivos e os negativos de todo o trabalho, assim como as dificuldades enfrentadas e as soluções adotadas pêlo grupo.

Os questionamentos a seguir podem orientar a reflexão de vocês.

  • Durante o desenvolvimento do projeto, eu me dediquei e me envolvi adequadamente em todas as etapas da atividade?
  • Como foi a minha postura ao trabalhar em grupo? Respeitei a opinião dos colegas, cumpri os prazos e colaborei na realização das atividades?
  • O que aprendi durante o desenvolvimento dessa atividade? Essas informações são importantes para o meu dia a dia? Como?
  • Após o desenvolvimento da atividade, meus conhecimentos e minha opinião sôbre êsse assunto mudaram em relação ao que eu respondi no Bate-papo inicial?

Lembre-se de que os conhecimentos adquiridos não devem ser esquecidos após a finalização da atividade! Consumir de fórma consciente contribui na formação de uma sociedade responsável e promove o equilíbrio econômico e do meio ambiente.

Respostas e comentários

Os alunos podem utilizar recortes de fotos ou imagens pesquisadas em revistas, jornais e na internet, como ilustrar o cartaz. É importante ressaltar que cartazes dêsse gênero reservam grande destaque às imagens, que costumam ser representativas e criativas.

Para a elaboração da campanha proponha aos alunos que consultem sugestões de cartazes, imagens e informações acessando os sites a seguir.

BRASIL. Ministério da Saúde. Campanhas publicitárias. Portal da Saúde. Disponível em: https://oeds.link/gbNSP6. Acesso em: 7 julho 2022.

PAPEI. Unicef. Disponível em: https://oeds.link/q6GgHT. Acesso em: 7 julho 2022.

O QUE você vai fazer. Unicef. Disponível em: https://oeds.link/Oj62UK. Acesso em: 7 julho 2022.

  • Oriente os alunos a discutir os pontos positivos e negativos de todo o trabalho, assim como as dificuldades enfrentadas e as soluções adotadas.
  • Incentive-os a pensar em suas opiniões e hábitos antes e depois da realização do trabalho. O que mudou?
  • Sintetize com êles, se possível também com os professores das disciplinas que realizaram trabalhos articulados (Ciências e Matemática), os objetivos atingidos pêlo trabalho e a importância da reflexão sôbre nossas atitudes cotidianas em relação ao meio ambiente.