![](../resources/images/im__sem_pv_preto.png)
Apresentação
Tudo o que conhecemos tem história: as construções, os aparelhos que utilizamos no dia a dia, nossos direitos e deveres, nossos hábitos e costumes, nossos valores, nossas famílias, as outras pessoas, entre outros exemplos.
A História existe para nos auxiliar a compreender, por exemplo, como o mundo atual se formou e quais são os nossos vínculos com os nossos antepassados. Dessa maneira, podemos entender as mudanças e as permanências que ocorreram na nossa sociedade ao longo do tempo, nos ajudando a fazer escolhas mais conscientes para a construção de um futuro melhor e contribuindo com o fortalecimento da sociedade democrática.
Portanto, esta coleção foi produzida com base em fontes consolidadas, e propõe que você seja o protagonista na construção do conhecimento histórico, considerando a diversidade de experiências e a pluralidade social, com respeito e empatia. Nela, você vai encontrar uma grande variedade de imagens, textos, atividades e outros recursos que o ajudarão a descobrir mais sôbre nós, seres humanos, e sôbre nossas relações com os tempos passado, presente e futuro.
Bom ano e bons estudos!
![](../resources/images/im__sem_pv_preto.png)
Conheça seu livro
Esta coleção aborda assuntos interessantes e atuais, que o auxiliarão a desenvolver autonomia, criticidade e outras habilidades e competências importantes para a sua aprendizagem. Veja a seguir como seu livro está organizado.
1. O que eu já sei?
Nessa seção, presente no início de cada volume, você tem a oportunidade de refletir sôbre o que já sabe a respeito dos principais assuntos que estudará no volume em questão.
![Ilustração. Exemplifica como será: 1. O que eu já sei? Página composta por ilustração, texto e fotografia.](../resources/images/im_060_iniciais_lp_6mdh_p003a007_digital_group_49324.png)
2. Abertura da unidade
Essas páginas marcam o início de cada unidade. Elas apresentam uma imagem e um texto instigante, que se relacionam aos assuntos da unidade.
![Ilustração. Exemplifica como será: 2. Abertura da unidade, página dupla composta por ilustração e texto.](../resources/images/im_060_iniciais_lp_6mdh_p003a007_digital_group_49220.png)
3. Iniciando a conversa
êsse boxe apresenta atividades que incentivam você a saber mais sôbre a imagem de abertura, a relembrar os conhecimentos que já tem sôbre o tema e a se aprofundar nos assuntos da unidade.
![Ilustração. Exemplifica como será: 3. Iniciando a conversa, página composta por texto.](../resources/images/im_060_iniciais_lp_6mdh_p003a007_digital_group_49258.png)
4. Agora vamos estudar...
êsse boxe apresenta os principais assuntos que você estudará em cada unidade.
![Ilustração. Exemplifica como será: 4. Agora vamos estudar... página composta por texto.](../resources/images/im_060_iniciais_lp_6mdh_p003a007_digital_group_49287.png)
5.
Os conteúdos são organizados por títulos e subtítulos e, sempre que necessário, são propostas questões que incentivam a interação entre você e seus colegas. Tudo isso contribui para a sua participação ativa no processo de aprendizagem.
![Ilustração. Exemplifica como será: 5. Organização por títulos e subtítulos. Página composta por texto e mapa.](../resources/images/im_060_iniciais_lp_6mdh_p003a007_digital_group_49420.png)
6. Boxe complementar
êsse boxe trata de assuntos que complementam o tema estudado.
![Ilustração. Exemplifica como será: 6. Boxe complementar, página composta por texto.](../resources/images/im_060_iniciais_lp_6mdh_p003a007_digital_group_49389.png)
7. História e...
Essa seção aborda assuntos que possibilitam estabelecer relações entre História e outros componentes curriculares, como Geografia, Ciências, Língua Portuguesa e Matemática.
![Ilustração. Exemplifica como será: 7. História e ... página composta por texto.](../resources/images/im_060_iniciais_lp_6mdh_p003a007_digital_group_49357.png)
8. Atividades
Essa seção contém atividades que vão auxiliá-lo a refletir sôbre os conteúdos estudados, a organizar e a aprofundar os conhecimentos.
![Ilustração. Exemplifica como será: 8. Atividades, página dupla composta por texto, tabelas e imagens.](../resources/images/im_060_iniciais_lp_6mdh_p003a007_digital_group_49449.png)
9. Investigando fontes históricas
Seção em que você vai analisar e interpretar fontes históricas. Essa análise permite que você obtenha informações sôbre o passado e construa os saberes históricos que orientam o presente.
![Ilustração. Exemplifica como será: 9. Investigando fontes históricas, seção composta por texto.](../resources/images/im_060_iniciais_lp_6mdh_p003a007_digital_group_53626.png)
10. Vocabulário
Os significados de algumas palavras que talvez você não conheça serão apresentados na página para que você se familiarize com elas. Essas palavras estão destacadas nos textos.
![Ilustração. Exemplifica como será: 10. Vocabulário, trecho composto por texto e imagem.](../resources/images/im_060_iniciais_lp_6mdh_p003a007_digital_group_53625.png)
11. Competências socioemocionais
êsse boxe destaca algumas competências socioemocionais que são desenvolvidas nos assuntos da página. Essas competências ajudam você a conviver em sociedade e atuar como sujeito ativo na construção de um mundo mais justo e solidário.
![Ilustração. Exemplifica como será: 11. Competências socioemocionais, boxe com texto.](../resources/images/im_060_iniciais_lp_6mdh_p003a007_digital_group_53624.png)
12. O tema é ...
Essa seção contém informações que o incentivarão a refletir criticamente sôbre assuntos relevantes e a estabelecer relações entre diversos temas, contribuindo para sua formação cidadã. Os assuntos dessa seção são baseados nos temas contemporâneos transversais.
![Ilustração. Exemplifica como será: 12. O tema é... Página dupla composta por ilustrações, texto e questões.](../resources/images/im_060_iniciais_lp_6mdh_p003a007_digital_group_53623.png)
13. O que eu estudei?
Nessa seção, você pode avaliar sua aprendizagem por meio de atividades que o farão refletir sôbre o que você estudou na unidade.
![Ilustração. Exemplifica como será: 13. O que eu estudei? Página composta por texto e tabela.](../resources/images/im_060_iniciais_lp_6mdh_p003a007_digital_group_53622.png)
14. O que eu aprendi?
Nessa seção, presente ao final de cada volume, você pode verificar o que aprendeu sôbre os principais assuntos estudados durante o ano letivo.
![Ilustração. Exemplifica como será: 14. O que eu aprendi? Página composta por texto e fotografias.](../resources/images/im_060_iniciais_lp_6mdh_p003a007_digital_group_53618.png)
15. Projeto em ação
Nessa seção, você vai se engajar no desenvolvimento de um projeto que envolve os colegas e as comunidades escolar e externa. As atividades que fazem parte dêsse projeto permitem que você e seus colegas atuem de fórma ativa na resolução de problemas locais ou na reflexão de questões mais amplas, que influenciam a vida de muitas pessoas. Então, mãos à obra!
![Ilustração. Exemplifica como será: 15. Projeto em ação. Página dupla composta por texto e questões.](../resources/images/im_060_iniciais_lp_6mdh_p003a007_digital_group_53617.png)
16. Sugestões complementares
Essa seção apresenta sugestões de livros, filmes, sites, vídeos e visitas a lugares físicos. Aproveite essas dicas para aprender um pouco mais sobre o conteúdo estudado.
![Ilustração. Exemplifica como será: 16. Sugestões complementares. Página composta por texto.](../resources/images/im_060_iniciais_lp_6mdh_p003a007_digital_group_53619.png)
17. Referências bibliográficas comentadas
Essa seção apresenta, ao final de cada volume, as referências bibliográficas que foram usadas na elaboração do livro, com um breve comentário sôbre cada uma delas.
![Ilustração. Exemplifica como será: 17. Referências bibliográficas comentadas. Página composta por texto.](../resources/images/im_060_iniciais_lp_6mdh_p003a007_digital_group_53653.png)
Ícones
![Ícone 'Em grupo'. Composto pela ilustração de duas mãos, uma à esquerda e uma à direita; entre elas, uma estrela de quatro pontas.](../resources/images/im_pv_emgrupo_0001.png)
Em grupo
Atividades que devem ser realizadas em duplas ou em grupos.
![Ícone 'Atividade oral'. Composto pela ilustração de um balão de fala com três pontos dentro.](../resources/images/im_pv_oral_0001.png)
Atividade oral
Atividades que devem ser respondidas oralmente.
![Ícone 'Ciências Humanas em foco'. Composto pela silhueta de um crânio humano com uma engrenagem no meio.](../resources/images/im_pv_ciehumanas_0001.png)
Ciências Humanas em foco
Temas que permitem um trabalho integrado com História e Geografia.