Unidade 2 Primeiros seres humanos e os antigos povos da América
Qual é a origem do ser humano? Como viviam nossos ancestrais mais antigos?
Questões como essas fazem parte do dia a dia de pesquisadores que buscam respostas sôbre nossa origem, ajudando-nos a compreender parte de nossa história.
Nesta unidade, vamos estudar alguns aspectos da vida de nossos ancestrais e tentar, assim, conhecer um pouco mais a História da humanidade.
Iniciando a conversa
- Descreva a imagem da página anterior.
- Você sabe em que período histórico os desenhos retratados foram feitos?
- Em sua opinião, como era o cotidiano das pessoas nesse período? Converse com os colegas.
Agora vamos estudar...
- a origem dos seres humanos;
- as transformações no modo de vida dos primeiros seres humanos;
- o povoamento do território americano;
- como viviam os povoadores do território onde hoje é o Brasil;
- a pintura rupestre de povos que habitavam o território onde hoje é o Brasil.
Capítulo 3 A origem dos seres humanos
“Qual é a origem do ser humano? Quando surgimos?” Essas são perguntas que você e outras pessoas já podem ter feito em algum momento da vida. Para procurar respondê-las, muitos pesquisadores de diversas áreas, entre arqueólogos e historiadores, fizeram e ainda fazem estudos e pesquisas, chegando a algumas hipóteses.
Os primatas
Com base em estudos científicos, os pesquisadores concluíram que os seres humanos são primatas, grupo do qual fazem parte os chimpanzés e os gorilas. Os primatas que deram origem ao ser humano se desenvolveram no continente africano há mais de 70 milhões de anos.
Ao longo do processo de evolução, eles adquiriram características específicas que os diferenciaram dos demais primatas, como o cérebro maior e o modo ereto de andar sôbre duas pernas. Assim, há evidências de que os primeiros humanos também tiveram origem na África.
Conheça agora as principais características de alguns de nossos ancestrais.
Estas ilustrações são representações artísticas contemporâneas produzidas com base em estudos históricos.
Fonte de pesquisa: Roberts, Élice. Evolution: the human story. Lôndon: dórlin / ei Pêngüim , 2011.
Estas ilustrações são representações artísticas contemporâneas produzidas com base em estudos históricos.
Fonte de pesquisa: Roberts, Élice. Evolution: the human story. Lôndon: dórlin / ei Pêngüim , 2011.
A teoria evolucionista
A teoria mais aceita pelos cientistas para explicar a origem da humanidade é a teoria evolucionista. Essa teoria foi desenvolvida pêlo naturalistaglossário inglês chárlis Dárvin (18091882), que realizou diversos estudos em diferentes lugares do mundo e concluiu que a evolução dos seres vivos ocorre de acôrdo com a seleção natural: os que melhor se adaptam ao ambiente têm mais condições de sobreviver e de transmitir suas características aos descendentes. Por outro lado, os que menos se adaptam não conseguem sobreviver e tendem a ser extintos. Assim, de acôrdo com essa teoria, os seres vivos, entre eles os humanos, passam por transformações ao longo do tempo.
Os mitos de origem
Desde os tempos mais remotos, diferentes povos buscam explicar os fenômenos ao seu redor por meio dos mitos. Os mitos são narrativas que contam histórias de um passado distante para esclarecer o porquê da vida presente, procurando explicar o mundo e tudo o que há nele.
Leia a seguir o mito de surgimento dos seres humanos criado pêlo povo camaiurá, que vive na Região Norte do Brasil.
Dizem que tudo começou no início dos tempos, quando só existia . êle foi o primeiro homem e tinha o mundo todo só para êle. Porém não tinha espôsa, nem filhos, nem família nenhuma. Um dia, sentindo-se cansado de viver sozinho, desejou ter companhia.
Então foi até uma lagoa, pegou uma concha e a transformou em mulher. casou-se com ela. Os dois viveram juntos até que nasceu o primeiro filho. reticências
Quando quis criar um povo, êle foi para a mata e cortou várias toras de madeira. Fincou as toras no chão de uma praia do , a Terra da Lenda. êle as enfeitou com penas, colares e fios de algodão. Em algumas delas, que seriam os homens, desenhou uma cobra sucuri. Nas que se transformariam em mulheres, desenhou peixes.
êle iniciou um ritual para fazer acontecer o que desejava. Acendeu uma fogueira diante de cada tora e ficou ali pêlo resto do dia e parte da noite, cantando uma canção encantada. reticências
Durante o encantamento, muitos peixes saltaram das águas dos rios, festejando; e várias onças vieram da mata, para lutar com os peixes. Foi de todos eles que fez seu povo. As toras transformadas em gente deram origem às pessoas importantes da tribo. Os peixes se transformaram nos indivíduos mais simples da aldeia. E as onças, essas viraram os povos vizinhos, que de vez em quando aparecem para guerrear.
reticências
RIOS, Rosana. e o Cuarúpi: um mito camaiurá. São Paulo: ésse eme, 2008. página 811. (Coleção Cantos do Mundo).
Agora, responda à questão a seguir.
• Você conhece outras explicações sôbre a origem dos seres humanos? Quais?
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Transcrição do áudio
[Narrador]
Mitos de origem brasileiros
[Narradora]
[tom de voz animado, explicativo]
Olá, pessoal!
Todas as sociedades têm histórias para explicar a origem do mundo, dos seres vivos e dos elementos da natureza. Essas narrativas são chamadas de mitos.
Vocês já devem ter ouvido falar dos mitos gregos ou romanos, não é?
Pois então, todos os povos, antigos ou modernos, têm suas próprias mitologias, que procuram dar um sentido à existência das coisas.
Com os milhares de povos indígenas espalhados pelo mundo não é diferente. Só no Brasil, são mais de 240 etnias, cada uma com sua cultura e sua visão de mundo.
E os mitos são fundamentais para esses povos. Transmitidos oralmente de geração em geração, eles servem para retratar sua organização social e suas crenças, além de explicar a passagem do tempo e os ciclos naturais.
É também por meio dos mitos que os indígenas buscam compreender a origem de tudo na natureza, como as plantas, os animais, os rios e os astros celestes.
A história que vocês vão ouvir agora é sobre como surgiu a mandioca, um alimento importante para várias etnias indígenas. É um mito comum entre diversos povos, como os Pataxós, que vivem, especialmente, nos estados da Bahia e de Minas Gerais. Vamos ouvir?
[Narradora]
[tom de contação de história]
Certa noite, durante o sono mais profundo, o cacique de uma grande aldeia indígena sonhou com sua filha, que estava grávida. Em seu sonho, uma voz imponente e misteriosa lhe fez uma importante revelação:
[tom profético, fazendo uma voz mais grossa]
“Pode ficar feliz, poderoso e sábio cacique. Sua filha espera uma menina muito especial, que trará felicidade e fartura para todo o seu povo, por gerações e gerações”.
[Narradora]
[tom de contação de história]
Com o passar dos dias, o amor do cacique pela neta, que ainda nem tinha vindo ao mundo, aumentava cada vez mais.
Quando chegou a hora, a filha do cacique deu à luz uma menina delicada, que recebeu o nome de Mani.
[Narradora]
[tom de contação de história]
O tempo passou. Mani cresceu e se tornou uma criança esperta e alegre, muito amada por todos na aldeia.
Certa manhã, porém, a menina não se levantou cedo como de costume. Sua mãe estranhou e foi ver o que tinha acontecido. Ao se aproximar da filha, teve um grande choque: a menina estava morta.
Aquela mãe desesperada lançou um terrível grito de dor, que foi ouvido em cada canto da floresta.
[Narradora]
[tom de contação de história]
O cacique não se abateu, pois seguia acreditando no destino que estava reservado para a neta. Ele consolou sua filha, e a menina foi enterrada dentro da própria oca.
Todos os dias, aquela mãe desconsolada derramava suas lágrimas sobre a cova de Mani.
Depois de algum tempo, ela notou que uma planta diferente, vistosa, tinha nascido no local onde a menina havia sido enterrada.
A filha do cacique, então, passou a cuidar da planta com carinho, até perceber que a terra à sua volta começou a rachar. A jovem logo imaginou que sua filha pudesse estar voltando à vida.
Cheia de esperanças, começou a cavar a terra. Mas, em vez da filha amada, encontrou uma raiz muito grossa.
Aquela planta era desconhecida na aldeia. Mas, assim que provaram seu sabor, todos ficaram alegres e empolgados.
Os indígenas, então, espalharam pedaços da raiz por toda a floresta, e em pouco tempo ela se tornou o principal alimento da aldeia.
Em homenagem à menina, a raiz recebeu o nome de manioca, que significa casa de Mani. Com o passar do tempo, passou a ser chamada de mandioca.
[Narradora]
[tom de voz conclusivo]
Bem, essa é a história da origem da mandioca conforme a mitologia. Espero que vocês tenham gostado.
Por que vocês não aproveitam para pesquisar outros mitos indígenas?
Até a próxima!
[Narrador]
Todos os áudios inseridos neste conteúdo são da Freesound e da Incompetech.
A história antes da escrita
O longo período da História conhecido como Pré-História costuma ser dividido em duas partes. O período mais antigo recebe o nome de Paleolítico (“pedra antiga” ou “pedra lascada”) e começou há cêrca de 2,5 milhões de anos. O segundo período se chama Neolítico (“pedra nova” ou “pedra polida”) e se iniciou quando os seres humanos passaram a praticar a agricultura, por volta de aproximadamente 12 mil anos atrás, e terminou há cêrca de 5 500 anos, com a invenção da escrita cuneiforme.
Período Paleolítico
No período Paleolítico, diferentes espécies de hominídeosglossário existiram simultaneamente. Entretanto, ao longo do tempo, algumas espécies foram extintas. Nessa época, viveu o ômo , que produzia utensílios com lascas de rochas.
Durante o Paleolítico, nossos ancestrais eram caçadores e coletores. Faziam armadilhas, pescavam e coletavam moluscos, ovos, frutas, raízes e vegetais comestíveis. Eles eram nômades, ou seja, mudavam-se com frequência de um local para outro em busca de alimentos, principalmente.
O conhecimento de como produzir fogo, dominado pêlo ômo , foi uma importante conquista. Ao dominar essa técnica, nossos ancestrais puderam usar fogueiras para se aquecerem, assar alimentos e afastar os animais que os ameaçavam. O aprimoramento de técnicas para a produção de ferramentas e o domínio do fogo permitiram aos nossos ancestrais que habitassem outros continentes além da África.
No final do período Paleolítico, alguns povos passaram a produzir utensílios mais elaborados, lixando pedaços de rochas para moldá-los e afiá-los. Essa técnica contribuiu para tornar mais eficientes a coleta, a caça e a pesca.
Período Neolítico
No período Neolítico, com o desenvolvimento da agricultura, a necessidade de os seres humanos se deslocarem em busca de alimentos diminuiu. Muitos povos adotaram moradias fixas, ou seja, tornaram-se sedentários. Assim, os seres humanos passaram a se organizar em pequenas aldeias dedicadas à agricultura e à criação de animais.
Instrumentos foram aprimorados, como foices, machados e enxadas, que, produzidos com metais como cobre, bronze e ferro, eram mais resistentes e eficientes. Novas técnicas agrícolas foram desenvolvidas, como a adubação das terras para o cultivo de plantações, a irrigação do solo e o uso de aradoglossário puxado por animais. fatores possibilitaram o aumento da produção de alimentos.
No Neolítico, alguns grupos também passaram a utilizar recipientes de cerâmica para armazenar e transportar cereais e água, para cozinhar alimentos, entre outros usos.
Além disso, as moradias se tornaram cada vez mais resistentes, pois passaram a ser construídas com rochas ou tijolos secos ao sol.
O crescimento populacional e a especialização do trabalho
O aumento da produção de alimentos contribuiu para que a população crescesse cada vez mais, assim alguns grupos passaram a produzir mais alimentos do que consumiam.
Nesses casos, não era mais necessário que todos os seus membros se dedicassem exclusivamente à produção de alimentos. Algumas pessoas, então, puderam se especializar em outras atividades, como a confecção de ferramentas e de tecidos e a construção de moradias.
As primeiras cidades
Ao longo do tempo, as aldeias neolíticas cresceram e se desenvolveram, dando origem às primeiras cidades. Uma das mais antigas de que se tem notícia é , localizada na atual Turquia.
Çatal Huyuk (cerca de 7000 a.C.)
Fonte de pesquisa: blék, diéremi ( edição). World history atlas. Lôndon: dórlin , 2005. página 19.
Baseados em estudos arqueológicos, historiadores, arqueólogos e outros pesquisadores afirmam que ela foi formada há cérca de 9 mil anos. A ilustração a seguir representa essa cidade.
Esta ilustração é uma representação artística contemporânea produzida com base em estudos históricos. Fonte de pesquisa: BENEVOLO, Leonardo. História da cidade. São Paulo: Perspectiva, 2003.
A. Ao redor da cidade eram cultivados diversos produtos, entre eles cereais, como trigo e cevada. Alguns habitantes dessa cidade eram artesãos, fabricavam tecidos, cestos, cerâmicas e outros utensílios domésticos.
B. Os habitantes da cidade criavam bois e ovelhas, que forneciam matérias-primas como carne, para alimentação, e couro, para produção de peças de vestuário.
C. As moradias eram construídas uma ao lado da outra, bem próximas, por isso não havia espaço para ruas. A entrada de cada moradia era uma abertura no telhado.
A presença humana na América
Vimos que os seres humanos têm suas origens na África, e de lá se espalharam para outras regiões do planeta. Mas como eles chegaram até a América? E quando isso ocorreu? Você já parou para pensar sôbre isso? Há várias explicações ou hipóteses que buscam esclarecer essas questões. Analise o mapa a seguir e leia as legendas para conhecer algumas delas.
Hipóteses de povoamento da América
Fonte de pesquisa: , máikol. O enigma dos primeiros ancestrais. néchional geogréfiqui, São Paulo, Abril, ano 1, número 8, novembro 2010. página 8283.
1. Uma das explicações mais aceitas defende que os primeiros povoadores do continente americano migraramglossário da Ásia em direção ao Alasca, na América do Norte. êsse deslocamento teria sido realizado por uma ponte de gêlo formada sôbre o estreito de Béring em um período de glaciaçãoglossário .
2. Outros estudos defendem que os primeiros povoadores teriam se deslocado da Ásia até a América pêla costa do oceano Pacífico, navegando em pequenas embarcações.
3. Há também a hipótese que afirma que os grupos humanos teriam navegado pêlo oceano Atlântico, cruzando da Europa para a América do Norte em pequenas embarcações.
4. Outra explicação para a chegada dêsses grupos à América seria a navegação da costa da Ásia até a América do Norte e, depois, em direção ao Sul pêla costa do continente.
Questão 1.
Qual rota atravessa o Estreito de Béring?
Muitos arqueólogos discordam sôbre a época em que os primeiros povoadores chegaram à América. De acôrdo com as diferentes interpretações, essas datas variam entre cêrca de 11 mil e 50 mil anos.
Outro tema que divide os estudiosos é a questão das rotas percorridas por grupos humanos para chegar à América, como as apresentadas no mapa da página anterior.
Novas hipóteses
A cada novo vestígio encontrado, novas hipóteses podem ser elaboradas, ampliando os conhecimentos e incentivando novos estudos.
Em 1999, o estudo de um crânio feminino de cêrca de 11 mil anos, feito a pedido do arqueólogo brasileiro Uálter Neves, revelou características físicas muito próximas às dos atuais africanos e de povos nativos da Oceania.
êsse achado arqueológico, batizado como Luzia, foi encontrado na região de Lagoa Santa, no estado de Minas Gerais, e favoreceu a elaboração de novas hipóteses sôbre o povoamento da América.
Muitos pesquisadores sugeriram que diversas levas de migrações humanas teriam percorrido diferentes rotas até chegarem à América. Eles também propuseram que essas levas seriam formadas por grupos étnicos distintos, e não só por asiáticos, como até então se acreditava.
Outras hipóteses foram elaboradas com base nas descobertas da arqueóloga brasileira niêde . Ela encontrou, no estado do Piauí, vestígios de fogueiras datados de aproximadamente 50 mil anos.
Ainda não há consenso se os vestígios encontrados pêla arqueóloga são ou não humanos, porém essa datação sugere que os grupos humanos teriam chegado à América muito antes do que os estudiosos acreditavam.
Segundo niêde, os primeiros povoadores da América podem ter percorrido diferentes caminhos, passando por várias ilhas, em pequenas embarcações, até chegarem ao continente.
Clique no play e acompanhe as informações do vídeo.
Questão 2.
Com base no que você estudou, é possível afirmar que a história do povoamento da América está em constante construção? Por quê? Converse com os colegas.
Parque Nacional Serra da Capivara
Os vestígios arqueológicos estudados pêla arqueóloga niêde foram encontrados no território que passou a pertencer ao Parque Nacional Serra da Capivara, inaugurado em 1979 no estado do Piauí.
O parque tem uma área de aproximadamente 130 mil hectares, cuja maior parte se encontra no município de São Raimundo Nonato. êle abriga mais de 500 sítios arqueológicos e é considerado um patrimônio cultural e natural pêlo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional ( ifãn). Como tal, os recursos naturais e culturais do parque devem ser protegidos. Contudo, nos últimos anos, os administradores do parque têm encontrado dificuldades para realizar a manutenção e a proteção dêsses recursos por falta de verbas e de fiscalização ambiental.
Atividades
Faça as atividades no caderno.
Organizando os conhecimentos
- Explique o que você compreendeu sôbre a evolução dos seres humanos e a teoria evolucionista.
- Por que dominar o fogo foi importante para os seres humanos?
- Cite uma consequência decorrente das melhorias na produção de instrumentos e nas técnicas agrícolas. Quando elas ocorreram?
Aprofundando os conhecimentos
4. Leia o texto a seguir e, depois, responda às questões.
reticências O poder de um mito não está em êle ser falso ou verdadeiro, mas em ser efetivo. Isso não pode ser mais verdade do que quando nos deparamos com os mitos de criação (ou cosmogônicos – do grego ), que abordam o problema da origem do Universo. É claro que, quando diferentes culturas tentam formular uma explicação para a origem de “tudo”, elas têm de usar uma linguagem essencialmente metafórica, baseada em símbolos que têm significado dentro da cultura geradora do mito. reticências
Isso explica por que mitos de determinadas culturas podem parecer completamente sem sentido em outras. De fato, um êrro bastante comum é usarmos valores ou símbolos da nossa cultura na interpretação de mitos de outras culturas. Outro êrro grave é interpretar um mito cientificamente, ou tentar prover mitos com um conteúdo científico. Os mitos têm que ser entendidos dentro do contexto cultural do qual fazem parte. reticências
Devido ao seu profundo significado, os mitos de criação nos fornecem um retrato fundamental de como determinada cultura percebe e organiza a realidade à sua volta. reticências
, Marcelo. A dança do universo: dos mitos de criação ao big-bang. São Paulo: Companhia de Bolso, 2006. página 2324.
- De acôrdo com o texto, qual é o tipo de linguagem que costuma ser utilizado para compor os mitos? Essa linguagem se baseia em quê?
- Quais erros considerados comuns pêlo autor são abordados no texto? Explique-os.
- Segundo o autor, por que é importante compreendermos o significado dos mitos?
- Reúnam-se em grupos para pesquisar um mito de criação de uma cultura diferente das suas. Vocês podem fazer essa pesquisa consultando diferentes fontes de informação, inclusive seus familiares. Anotem no caderno o que encontrarem e, depois, compartilhem o resultado com o restante da turma.
5. Mesmo não tratando especificamente sôbre o tema, os estudos de Chárles Dárvin indicavam que humanos e chimpanzés tiveram ancestrais em comum. êsse pensamento, contudo, gerou críticas na época, pois muitas pessoas não aceitavam essa origem da espécie humana.
Analise a charge a seguir, que tem como personagem principal o naturalista chárlis Dárvin. Depois, responda às questões.
- As charges, geralmente, são recursos que exploram algum aspecto cômico a respeito dos acontecimentos cotidianos. Como chárlis Dárvin foi retratado?
- Por que Dárvin foi representado dessa fórma?
- Em que meio de comunicação essa charge foi publicada? Em que país êle circulava?
- Qual é o ano de publicação?
- Qual é a importância de Dárvin para os estudos a respeito da evolução das espécies? Discuta o assunto com os colegas.
6. O texto a seguir trata da importância da preservação do Parque Nacional da Serra da Capivara, local onde a arqueóloga brasileira niêde fez suas descobertas acêrca da chegada dos seres humanos à América. Por seu valor cultural, êsse parque foi reconhecido pêla Organização das Nações Unidas para Educação, a Ciência e a Cultura ( unêsco) como Patrimônio Mundial.
reticências
Nos paredões do semiárido brasileiro, homens pré-históricos registravam suas vidas para a posteridade. E num pedaço da caatinga do tamanho da cidade de São Paulo que fica a maior concentração de pinturas rupestres do planeta. reticências essa região foi transformada no Parque Nacional Serra da Capivara.
reticências
Em 1978, niêde começou a escavar o sítio do Boqueirão da Pedra Furada, aquele que guarda 1200 figuras rupestres. Lá, ela encontrou dois dos artefatos mais controversos de sua carreira: pedras que aparentavam ter sido lascadas por Homo sapiens e pedaços de carvão que pareciam vir de fogueiras feitas por humanos. reticências
O projeto era tornar o parque um bem público, que atraísse turistas e movimentasse a economia da região. Para isso, e sua equipe receberam apôio do antigo Banco Internacional de Desenvolvimento e receberam doações da Petrobrás para manter o parque de pé.
Não foi suficiente, porém, para fazer deslanchar o paraíso arqueológico escondido reticências.
A situação só piorou quando as verbas públicas secaram. Os repasses da Petrobrás foram a zero com a crise da empresa. Dos 270 funcionários que o parque já teve, só foi possível manter 40. reticências
LUISA, Ingrid. Serra da Capivara: um paraíso (quase) escondido. Superinteressante, São Paulo, Editora Abril, número 400, março 2019. página 6061, 6465.
Agora, responda às questões a seguir.
- Quais vestígios arqueológicos encontrados no parque são citados no texto?
- Qual é a dificuldade enfrentada pêlo parque apresentada no texto?
- Escreva um pequeno texto explicando a importância de áreas de preservação como o Parque Nacional Serra da Capivara e da Arqueologia nos dias atuais.
- Em sua opinião, o que poderíamos fazer para divulgar o trabalho de niêd guidôn e ajudar a mudar a situação do Parque Nacional da Serra da Capivara? Converse com os colegas e proponha uma solução.
Glossário
- Naturalista
- : pesquisador que estuda os animais e a vegetação de uma região.
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- Hominídeo
- : grupo de primatas que incluem os seres humanos e seus ancestrais diretos e indiretos.
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- Arado
- : instrumento utilizado para arar, revolver a terra.
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- Migrar
- : mudar, deslocar-se de uma região a outra.
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- Glaciação
- : período de resfriamento da Terra, com a formação de densas camadas de gelo sôbre sua superfície.
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