Capítulo 5 Sociedades indígenas da Mesoamérica e dos Andes
Anteriormente, vimos algumas sociedades que povoaram a América, no território que hoje conhecemos como Brasil. Agora, estudaremos algumas características dos povoadores de outras regiões do continente americano: a Mesoaméricaglossário e a cordilheira dos Andesglossário . Observe no mapa a seguir.
Civilizações asteca, maia e inca (c. 250 a 1500)
Fonte de pesquisa: VICENTINO, Cláudio. Atlas histórico: geral e Brasil. São Paulo: Scipione, 2011. página 52.
Questão 1.
Atualmente, parte do território de quais países está localizada na região antes ocupada pêla civilização inca?
Questão 2.
Quais oceanos faziam limite com o território anteriormente ocupado pêla Civilização Asteca?
O povoamento da América ocorreu há cêrca de 11 mil a 50 mil anos. Desde então, diversos povos habitaram o território ao longo do tempo. Eles se organizaram de diferentes maneiras: de pequenos grupos até sociedades bastante complexas que chegaram a formar reinos e impériosglossário .
Atualmente, estudiosos analisam a possível trajetória e o modo de vida dêsses povos. De acôrdo com pesquisas, por volta de 5 mil anos atrás, grupos humanos já desenvolviam a agricultura na região da Mesoamérica, por exemplo, com o cultivo de espécies como o milho.
O desenvolvimento da agricultura favoreceu a criação de aldeias sedentárias e o aumento populacional na Mesoamérica e na região dos Andes, por volta de 1500 antes de Cristo Milho, feijão, abóbora, pimenta e algodão foram algumas das espécies cultivadas mais importantes dessa época. primeiros aldeões também fabricavam tecidos e produziam objetos de cerâmica, entre outras atividades.
Agora, vamos conhecer alguns dos povos que habitavam êsse território.
Os maias
Os maias habitaram o território que corresponde ao sul do México e a algumas partes da América Central. Atualmente, na região se situam países como Guatemala, Belize, Honduras, Él e parte do México, na península de Iucatã.
A civilização maia desenvolveu-se entre os séculos três e dez e foi formada por vários povos. Entre eles estavam os olmecas, que habitaram a região em um período anterior aos maias, mas que já haviam desenvolvido elaboradas técnicas de arquitetura, como as utilizadas para a construção de centros cerimoniais.
Religiosidade
Os maias eram politeístas, ou seja, cultuavam diversos deuses, geralmente associados a elementos e fenômenos da natureza, como o dia e a noite, o Sol, a chuva e a fertilidade.
Era comum que deuses fossem representados em objetos do cotidiano e em esculturas.
A escrita e o sistema numérico dos maias
Os maias criaram um complexo sistema de escrita, baseado em símbolos que representavam ideias e sons. Além da escrita, essa civilização elaborou um sistema de numeração que tinha como base o 20 (acredita-se que seja por causa da soma do número dos dedos das mãos e dos pés) e que incluía o zero para indicar um valor nulo. Confira.
Fonte de pesquisa: lêon-, . Códices: os antigos livros do Novo Mundo. Florianópolis: Editora da , 2012.
Questão 3.
Utilizando os numerais maias, escreva em seu caderno o número de alunos presentes na sala de aula no dia de hoje.
O calendário maia
Os conhecimentos desenvolvidos pelos maias possibilitaram a realização de diversos estudos astronômicos e também a criação de dois calendários, um deles referente aos rituais, com 260 dias, e outro solar, de 365 dias.
O calendário de 260 dias era dividido em 13 grupos de 20 dias. êle tinha nomes e números para os dias. O ciclo dos nomes se repetia a cada 20 dias, e o dos números, a cada 13 dias. Confira a seguir os nomes e as representações gráficas dos dias dêste calendário.
Nessa fonte, podemos notar um praticante do jôgo de bola maia rodeado pelos símbolos que representam os dias do calendário dessa civilização.
Os astecas
A civilização asteca habitou a região onde atualmente está localizado o México desde o início do século catorze.
Os povos que formaram essa civilização se fixaram nas terras próximas ao lago tescôco, onde fundaram a capital, Tenochtitlán, atual Cidade do México.
De acôrdo com uma lenda asteca, a escolha do local de fundação da cidade de Tenochtitlán foi determinada pêlo sinal de um deus. O local onde deveria ser construída a cidade teria sido indicado pêla visão de uma águia com uma serpente no bico e pousada em um cacto. Assim, os astecas foram conduzidos até encontrarem o sinal divino, em uma ilha no centro do lago tescôco, onde fundaram Tenochtitlán.
Os astecas eram povos guerreiros que conquistaram outros povos da região, formando um poderoso Estado. Eles eram politeístas e cultuavam principalmente os deuses relacionados aos elementos e fenômenos da natureza, como o Sol. Para homenageá-los, os astecas e outros povos mesoamericanos construíram grandes templos religiosos. Muitas dessas construções tinham formato de pirâmide, feitas com grandes blocos de rochas, com degraus e escadarias que levavam ao tôpo.
O modo de vida asteca
A agricultura era uma atividade fundamental para a sociedade asteca, tanto que, ao longo do tempo, êles desenvolveram e aperfeiçoaram diversas técnicas para a produção de alimentos em seu território.
Em Tenochtitlán, situada próximo a lagos e pântanos, êles elaboraram um sistema chamado , que consistia na construção de ilhas artificiais utilizadas como campos de cultivo.
A estrutura urbana e o comércio também se desenvolveram significativamente. Em grandes cidades, como , que chegou a ter cêrca de 300 mil habitantes, existiam mercados com grande variedade de produtos.
Os incas
Os incas formaram um império na região da cordilheira dos Andes, onde atualmente se localizam partes do Equador, do Peru, da Bolívia, do Chile e da Argentina. A partir do século treze, êles passaram a dominar os povos que viviam na região por meio de acordos e da imposição de pagamento de tributos.
Politicamente, o poder do govêrno era centralizado nas mãos de um imperador, que assumia o título divino de “filho do Sol”. A séde do Império se situava na cidade de , no atual Peru.
Quanto à religiosidade, além de cultuarem divindades relacionadas à natureza, os incas reverenciavam um deus criador, chamado .
A vida nos Andes
Na agricultura inca, o principal produto de cultivo era a batata, mas eram cultivados também milho, quinoa, batata-doce, abacate, feijão, tomate, vagem, algodão, entre outros. Como o relêvo da região andina é bastante acidentado, os incas desenvolveram terraços nas cordilheiras, que formavam superfícies planas para o plantio.
Dedicavam-se também à atividade pastoril, com a criação de alpacaglossário e lhamaglossário , que, além de fornecer leite, lã e carne, serviam de meio de transporte de cargas.
Os incas não desenvolveram fórmas de escrita, como os maias e os astecas. No entanto, criaram um sistema de registro de quantidades numéricas denominado quipo. Os quipos eram artefatos de côres e tamanhos variados que apresentavam nós simbolizando valores unitários ou dezenas. Assim, êles podiam organizar a produção agrícola, registrar aspectos demográficos e controlar o pagamento de tributos.
Os mensageiros incas
Para manter a organização do Império, os incas tinham um sistema de comunicação que empregava mensageiros treinados, chamados Tiásquis, que ficavam espalhados pêla região andina, separados uns dos outros por uma distância de cêrca de 5 quilômetros.
Cada corria do pôsto onde se encontrava até o pôsto seguinte para a transmissão da mensagem, até que ela chegasse a seu destino. Era um eficiente sistema de comunicação, com as mensagens chegando a percorrer muitos quilômetros em apenas um dia.
Atividades
Faça as atividades no caderno.
Organizando os conhecimentos
1. Leia as características de algumas civilizações que habitaram o continente americano e relacione-as corretamente no caderno.
A. Habitaram a região sul do México e partes da América Central. Desenvolveram dois tipos de calendário, sistemas de escrita e de numeração.
B. Formaram um poderoso Estado na região onde atualmente está localizado o México. A capital dêsse Estado, Tenochtitlán, foi fundada em uma ilha do lago Texcoco.
C. Civilização que se estabeleceu na região da cordilheira dos Andes. Formou um grande império, com poder centralizado e que mantinha um eficiente sistema de mensagens.
1. Incas.
2. Maias.
3. Astecas.
- Qual é a importância da agricultura para a organização das sociedades da Mesoamérica?
- Cite três elementos que eram celebrados na religiosidade maia.
- De acôrdo com uma lenda asteca, como foi realizada a escolha da fundação da cidade de Tenochtitlán?
- Qual foi a importância das tchinãmpas para a produção agrícola dos astecas?
- Qual foi a importância dos Tiásquis para o Império Inca?
- Por que é possível caracterizar o Estado inca como um império?
Aprofundando os conhecimentos
8. Os maias desenvolveram dois calendários. Explique cada um deles e quais são suas diferenças. Comente se algum deles se assemelha ao calendário utilizado por você, apontando também as diferenças entre êles.
9. A Pedra do Sol exposta no Museu Nacional de Antropologia, na cidade do México, é um artefato asteca que, além de representar o calendário seguido por êssepovo, mostra uma de suas divindades. Com mais de 3 metros de diâmetro e cêrca de 20 toneladas, ela foi encontrada em uma escavação arqueológica no século dezoito. Analise a foto a seguir, leia as informações apresentadas e, depois, responda às questões.
êsse artefato é um registro da crença asteca relacionada à contagem do tempo.
A. Segundo a maioria dos estudiosos, a figura no meio representa o deus do Sol, cultuado pelos astecas.
B. Essa faixa circular, formada por pequenos símbolos, representa os 20 dias que compunham o mês dos astecas.
C. Os astecas viviam na chamada quinta era, ou ciclo. quatro blocos centrais da Pedra do Sol simbolizam os quatro ciclos já encerrados.
- Quais eram as características dos deuses cultuados pelos astecas? Existe alguma semelhança com as crenças de outras populações que habitaram as Américas?
- Como era a crença asteca em relação à contagem do tempo? Que partes da Pedra do Sol nos auxiliam a compreender essa característica?
10. Na cidade de bonanpac, no século nove, os antigos maias produziram uma série de murais que constituem importantes fontes históricas dessa civilização. Analise a seguir duas cenas representadas nesses murais.
- Copie no caderno as frases a seguir, corrigindo as que estão incorretas.
- A imagem 1 mostra a hierarquia da sociedade maia. Podemos perceber isso pêla diferença nas vestes e na função das pessoas e do sacerdote.
- O sacerdote foi representado na imagem 2 participando de um ritual.
- Os maias não utilizavam adereços nem instrumentos musicais em suas cerimônias.
- Além de figuras, os murais apresentavam inscrições características da escrita maia.
b . Em grupos, pesquisem na internet mais informações sôbre como era a técnica de produção dos murais de bonanpac, de quais temas êles tratavam, qual é sua importância histórica etcétera Depois, produzam cartazes com desenhos, imagens e pequenos textos elaborados com base nas informações encontradas.
11. O texto a seguir apresenta o sistema desenvolvido pelos incas para permitir a agricultura na região. Leia-o e analise a foto apresentada. Em seguida, responda às questões.
Os andenes reticências foram “uma fórma criativa de desafiar o terreno reticências que permite uma maneira eficiente de cultivar [lavouras]”.
êles permitiram que as comunidades andinas superassem ambientes desafiadores, incluindo encostas íngremes, solo ralo, temperaturas extremas e oscilantes e chuvas escassas ou sazonais.
Abastecidos por poços artificiais e elaborados sistemas de irrigação, os andenes expandiram significativamente a área de terras cultiváveis. reticências
, . A tecnologia inovadora que alimentou o Império Inca. bê bê cê níus. 21 janeiro 2022. Disponível em: https://oeds.link/Ti0SZh Acesso em: 27 fevereiro 2022.
- Quais foram as dificuldades enfrentadas pelos incas para desenvolver a agricultura na região dos Andes? E de que modo resolveram problemas?
- Pesquise a respeito dos terraços agrícolas () das comunidades andinas e registre suas descobertas no caderno. Você pode realizar a pesquisa em diferentes tipos de fonte de informação, como revistas, livros, sites ou podcasts que abordam o tema.
- Como terraços funcionavam?
- Quais foram os principais impactos dêsses terraços para a sociedade andina?
O tema é reticências
Vida familiar e social
O trabalho no período Neolítico
Como vimos nesta unidade, o desenvolvimento da agricultura no período Neolítico favoreceu a formação de agrupamentos humanos sedentários. Com o estabelecimento das primeiras aldeias, os trabalhos cotidianos eram realizados por mulheres e homens.
Estudiosos acreditam que as diferenças biológicas entre o sexo masculino e o sexo feminino favoreceram o desempenho de determinadas tarefas por homens e outras por mulheres nas aldeias neolíticas. Porém, muitas tarefas eram feitas conjuntamente. Conheça a seguir alguns exemplos de trabalho e divisão de tarefas no período Neolítico.
A. Na agricultura, as tarefas costumavam ser desempenhadas por ambos os sexos.
B. Por sua capacidade de amamentar, as mulheres ficavam responsáveis pelo cuidado com os filhos pequenos.
C. Atividades artesanais, como tecer e produzir utensílios de cerâmica e ferramentas, podiam ser desenvolvidas por mulheres e homens.
Esta ilustração é uma representação artística contemporânea produzida com base em estudos históricos. Fonte de pesquisa: BENEVOLO, Leonardo. História da cidade. São Paulo: Perspectiva, 2003.
Esta ilustração é uma representação artística contemporânea produzida com base em estudos históricos.
Fonte de pesquisa: BENEVOLO, Leonardo. História da cidade. São Paulo: Perspectiva, 2003.
F. Os homens, geralmente com mais fôrça física, costumavam ser responsáveis pêla caça de animais. Quando êles retornavam de uma caçada, as mulheres ajudavam a retirar o couro da presa e a preparar o alimento.
Agora, responda às questões a seguir.
1. Explique por que estudiosos acreditam que existiam trabalhos tipicamente femininos e trabalhos tipicamente masculinos nas aldeias do período Neolítico.
2. Quais trabalhos eram realizados conjuntamente por homens e mulheres em uma aldeia neolítica?
3. Todas as atividades domésticas podem ser realizadas tanto por homens como por mulheres. Nas famílias que você conhece, os trabalhos domésticos são feitos por homens e mulheres de maneira conjunta? Comente.
O que eu estudei?
Faça as atividades em uma folha de papel avulsa.
1. Copie o quadro a seguir em uma folha de papel avulsa e o complete com as informações a respeito dos períodos Paleolítico e Neolítico.
Período |
Modo de vida |
Meios para obter alimentos |
Utensílios |
Técnicas |
---|---|---|---|---|
Paleolítico |
Pedras lascadas |
|||
Neolítico |
Sedentários |
Agricultura |
- Agora, em cinco minutos, redija um breve texto explicando a importância das mudanças que caracterizaram a ruptura entre os períodos Paleolítico e Neolítico.
- Retome o mapa do capítulo 3 sôbre as teorias de migração dos seres humanos para o continente americano e relacione cada uma das teorias à sua respectiva descrição.
A. pêlo estreito de Béring
B. pêlo oceano Pacífico
C. pêlo oceano Atlântico
D. pêla costa da Ásia
1. Povoadores se deslocaram da Ásia para a América pêlo oceano utilizando pequenas embarcações.
2. Povoadores vieram da Ásia pêlo oceano, cruzando da Europa para a América do Norte.
3. Migração por uma ponte de gêlo entre a Ásia e a América do Norte em um período de alta glaciação.
4. Navegação pêla costa da Ásia até a América do Norte.
- Leia as frases a seguir e, em uma folha de papel avulsa, copie a que estiver correta.
- O povo de Lagoa Santa se fixou na região das atuais Minas Gerais, criando animais de pequeno porte e coletando frutos e raízes.
- Os umbus foram caçadores e coletores que viveram na região dos atuais estados de São Paulo e Rio Grande do Sul, habitando cavernas.
- Os sambaquis são um tipo de sistema de irrigação utilizado pelos povos indígenas no litoral sul e sudeste do país.
- Os povos ceramistas e agricultores eram nômades e deixaram resquícios de sua presença ao longo do litoral brasileiro.
- O texto a seguir comenta brevemente a religiosidade inca. Leia-o e, depois, responda às questões em uma folha de papel avulsa.
reticências Os escolhidos para mandar adoravam deuses que não eram o do povo ou povos dominados. conservavam a liberdade de adorar suas antigas e originais divindades, ainda que tivessem que adotar como divindade suprema o Sol, o deus dos que mandavam, e o Inca, representante do Sol na Terra. Havia, pois, uma religião dos dominadores e múltiplas religiões dos dominados. Existem, ademais, boas razões para crer que além do deus Sol, o Inca e seus nobres adoravam uma divindade mais transcendental e definitiva chamada ou , senhor supremo da criação e criador do próprio Sol.
Pínsqui, Jaime êti áli. História da América através de textos. São Paulo: Contexto, 2015. página 16.
- De acôrdo com o texto e com seus conhecimentos, quem é o Inca e qual é o seu papel nessa sociedade?
- O povo inca era monoteísta ou politeísta? Qual passagem do texto justifica sua resposta?
- De acôrdo com a sua leitura e seus estudos, por que havia diferenças entre as divindades adoradas pelos incas?
Glossário
- Mesoamérica
- : território que corresponde ao sul do México e a algumas partes da América Central.
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- Cordilheira dos Andes
- : cadeia de montanhas localizada no oeste da América do Sul.
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- Impérios
- : fórma de govêrno construída por meio da expansão territorial de um povo e de seu domínio sôbre outros.
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- Alpaca
- : mamífero camelídeo de pelagem longa.
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- Lhama
- : mamífero camelídeo, maior que a alpaca, muito usado no transporte de cargas.
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