Capítulo 5 Sociedades indígenas da Mesoamérica e dos Andes

Anteriormente, vimos algumas sociedades que povoaram a América, no território que hoje conhecemos como Brasil. Agora, estudaremos algumas características dos povoadores de outras regiões do continente americano: a Mesoaméricaglossário e a cordilheira dos Andesglossário . Observe no mapa a seguir.

Civilizações asteca, maia e inca (c. 250 a 1500)

Mapa. Civilizações asteca, maia e inca (cerca de 250 a 1500). Mapa destacando a América do Norte e América do Sul. Conforme legenda: Civilização Asteca (cerca de 1300 a 1500): Região central do México se estendendo até o sul e parte da Guatemala. Civilização Maia (cerca de 250 a 1000): Sul do México, norte da Guatemala, Belize e norte de Honduras. Civilização Inca (cerca de 1200 a 1500): Costa oeste da América do Sul, voltada para o Oceano Pacífico. Corresponde à partes do território do Equador, Peru, Bolívia, Chile e Argentina. Na parte superior, à direita, planisfério destacando a América do Norte e América do Sul. Na parte inferior, apresentação da rosa dos ventos e escala de 1130 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: VICENTINO, Cláudio. Atlas histórico: geral e Brasil. São Paulo: Scipione, 2011. página 52.

Ícone ‘Atividade oral’.

Questão 1.

Atualmente, parte do território de quais países está localizada na região antes ocupada pêla civilização inca?

Ícone ‘Atividade oral’.

Questão 2.

Quais oceanos faziam limite com o território anteriormente ocupado pêla Civilização Asteca?

O povoamento da América ocorreu há cêrca de 11 mil a 50 mil anos. Desde então, diversos povos habitaram o território ao longo do tempo. Eles se organizaram de diferentes maneiras: de pequenos grupos até sociedades bastante complexas que chegaram a formar reinos e impériosglossário .

Atualmente, estudiosos analisam a possível trajetória e o modo de vida dêsses povos. De acôrdo com pesquisas, por volta de 5 mil anos atrás, grupos humanos já desenvolviam a agricultura na região da Mesoamérica, por exemplo, com o cultivo de espécies como o milho.

O desenvolvimento da agricultura favoreceu a criação de aldeias sedentárias e o aumento populacional na Mesoamérica e na região dos Andes, por volta de 1500 antes de Cristo Milho, feijão, abóbora, pimenta e algodão foram algumas das espécies cultivadas mais importantes dessa época. primeiros aldeões também fabricavam tecidos e produziam objetos de cerâmica, entre outras atividades.

Agora, vamos conhecer alguns dos povos que habitavam êsse território.

Os maias

Os maias habitaram o território que corresponde ao sul do México e a algumas partes da América Central. Atualmente, na região se situam países como Guatemala, Belize, Honduras, Él e parte do México, na península de Iucatã.

A civilização maia desenvolveu-se entre os séculos três e dez e foi formada por vários povos. Entre eles estavam os olmecas, que habitaram a região em um período anterior aos maias, mas que já haviam desenvolvido elaboradas técnicas de arquitetura, como as utilizadas para a construção de centros cerimoniais.

Escultura. Rosto de pedra uma pessoa com nariz e lábios grossos.
Escultura olmeca localizada no , em vila ermossa, México, em 2021.

Religiosidade

Os maias eram politeístas, ou seja, cultuavam diversos deuses, geralmente associados a elementos e fenômenos da natureza, como o dia e a noite, o Sol, a chuva e a fertilidade.

Era comum que deuses fossem representados em objetos do cotidiano e em esculturas.

Relevo. Detalhes em rocha vermelha de uma face humana, com olhos, nariz com adornos, lábios e espécie de chapéu. Em volta, detalhes com formas geométricas e linhas tracejadas.
O relêvo, produzido no século oito, é uma representação de , o deus do Sol maia, na Cidade do México, México.

A escrita e o sistema numérico dos maias

Os maias criaram um complexo sistema de escrita, baseado em símbolos que representavam ideias e sons. Além da escrita, essa civilização elaborou um sistema de numeração que tinha como base o 20 (acredita-se que seja por causa da soma do número dos dedos das mãos e dos pés) e que incluía o zero para indicar um valor nulo. Confira.

Escrita Maia. Símbolos representando os números, sendo: Uma forma oval com três linhas na vertical, igual ao número 0. Um ponto, igual ao número 1. Dois pontos, igual ao número 2.  Três pontos, igual ao número 3. Quatro pontos, igual ao número 4. Um traço na horizontal, igual ao número 5. Um traço na horizontal e um ponto acima, igual ao número 6. Um traço na horizontal e dois pontos acima, igual ao número 7. Um traço na horizontal e três pontos acima, igual ao número 8. Um traço na horizontal e quatro pontos acima, igual ao número 9. Dois traços paralelos na horizontal, igual ao número 10. Dois traços paralelos na horizontal e dois pontos acima, igual ao número 12. Uma forma oval com duas linhas na vertical, acima um ponto, igual ao número 20. Uma forma oval com duas linhas na vertical, acima um traço na horizontal, igual ao número 100.

Fonte de pesquisa: lêon-, . Códices: os antigos livros do Novo Mundo. Florianópolis: Editora da , 2012.

Questão 3.

Utilizando os numerais maias, escreva em seu caderno o número de alunos presentes na sala de aula no dia de hoje.

O calendário maia

Os conhecimentos desenvolvidos pelos maias possibilitaram a realização de diversos estudos astronômicos e também a criação de dois calendários, um deles referente aos rituais, com 260 dias, e outro solar, de 365 dias.

O calendário de 260 dias era dividido em 13 grupos de 20 dias. êle tinha nomes e números para os dias. O ciclo dos nomes se repetia a cada 20 dias, e o dos números, a cada 13 dias. Confira a seguir os nomes e as representações gráficas dos dias dêste calendário.

Calendário Maia. Ideogramas que representam os 20 dias do calendário maia, sendo eles: 1 Imix, 2 Ik, 3 Akbal, 4 Kan, 5 Chicchan, 6, Cimi, 7 Manik, 8 Lamat, 9 Muluc, 10 Oc, 11 Chuen, 12 Eb, 13 Ben, 14 Ix, 15 Men, 16 Cib, 17 Caban, 18 Etznab, 19 Cauac, 20 Ahau.

Nessa fonte, podemos notar um praticante do jôgo de bola maia rodeado pelos símbolos que representam os dias do calendário dessa civilização.

Relevo. Forma circular, com silhueta de uma pessoa ao lado de uma bola. Ao redor, símbolos do calendário maia que representam os dias.
relêvo em rocha do século seis encontrado no sítio arqueológico de , no México.

Os astecas

A civilização asteca habitou a região onde atualmente está localizado o México desde o início do século catorze.

Os povos que formaram essa civilização se fixaram nas terras próximas ao lago tescôco, onde fundaram a capital, Tenochtitlán, atual Cidade do México.

De acôrdo com uma lenda asteca, a escolha do local de fundação da cidade de Tenochtitlán foi determinada pêlo sinal de um deus. O local onde deveria ser construí­da a cidade teria sido indicado pêla visão de uma águia com uma serpente no bico e pousada em um cacto. Assim, os astecas foram conduzidos até encontrarem o sinal divino, em uma ilha no centro do lago tescôco, onde fundaram Tenochtitlán.

Ilustração. Ao centro, águia com serpente no bico pousada em um cacto que está em um corpo de água. À esquerda, dois homens vestindo túnicas coloridas. À direita, três homens com túnicas brancas com detalhes em vermelho.
A fundação de Tenochtitlán em ilustração reproduzida da obra História dos índios, de Diego , 1579.

Os astecas eram povos guerreiros que conquistaram outros povos da região, formando um poderoso Estado. Eles eram politeístas e cultuavam principalmente os deuses relacionados aos elementos e fenômenos da natureza, como o Sol. Para homenageá-los, os astecas e outros povos mesoamericanos construíram grandes templos religiosos. Muitas dessas construções tinham formato de pirâmide, feitas com grandes blocos de rochas, com degraus e escadarias que levavam ao tôpo.

Fotografia. Uma pirâmide de pedra com uma escadaria central. Na frente, diversas pessoas olhando para a pirâmide e nas escadarias.
Pirâmide do Sol, localizada no sítio arqueológico de têotirruacân, no México, em 2022.

O modo de vida asteca

A agricultura era uma atividade fundamental para a sociedade asteca, tanto que, ao longo do tempo, êles desenvolveram e aperfeiçoaram diversas técnicas para a produção de alimentos em seu território.

Em Tenochtitlán, situada próximo a lagos e pântanos, êles elaboraram um sistema chamado , que consistia na construção de ilhas artificiais utilizadas como campos de cultivo.

A estrutura urbana e o comércio também se desenvolveram significativamente. Em grandes cidades, como , que chegou a ter cêrca de 300 mil habitantes, existiam mercados com grande variedade de produtos.

Ilustração. Vista de um grande corpo de água com pequenas ilhas, em sua maioria, em formato quadrangular e com plantações. No primeiro plano, à esquerda, algumas pessoas com ferramentas. Entre elas há uma pessoa em pé, de costas, vestindo túnica branca com detalhes em vermelho. À direita, dentro de um retângulo, mapa com linhas paralelas na vertical e horizontal e a ilustração de uma pirâmide.
Astecas construindo tchinãmpas. Cópia de ilustração de um manuscrito do século dezesseis.

Os incas

Os incas formaram um império na região da cordilheira dos Andes, onde atualmente se localizam partes do Equador, do Peru, da Bolívia, do Chile e da Argentina. A partir do século treze, êles passaram a dominar os povos que viviam na região por meio de acordos e da imposição de pagamento de tributos.

Politicamente, o poder do govêrno era centralizado nas mãos de um imperador, que assumia o título divino de “filho do Sol”. A séde do Império se situava na cidade de , no atual Peru.

Quanto à religiosidade, além de cultuarem divindades relacionadas à natureza, os incas reverenciavam um deus criador, chamado .

Fotografia. Vista aérea de construções  de pedras em ruínas sobre uma montanha verde.
Ruínas da cidade inca de mátchu pítchu, no Peru, em 2020.

A vida nos Andes

Na agricultura inca, o principal produto de cultivo era a batata, mas eram cultivados também milho, quinoa, batata-doce, abacate, feijão, tomate, vagem, algodão, entre outros. Como o relêvo da região andina é bastante acidentado, os incas desenvolveram terraços nas cordilheiras, que formavam superfícies planas para o plantio.

Dedicavam-se também à atividade pastoril, com a criação de alpacaglossário e lhamaglossário , que, além de fornecer leite, lã e carne, serviam de meio de transporte de cargas.

Os incas não desenvolveram fórmas de escrita, como os maias e os astecas. No entanto, criaram um sistema de registro de quantidades numéricas denominado quipo. Os quipos eram artefatos de côres e tamanhos variados que apresentavam nós simbolizando valores unitários ou dezenas. Assim, êles podiam organizar a produção agrícola, registrar aspectos demográficos e controlar o pagamento de tributos.

Fotografia. Quipo, objeto feito de diversas cordas suspensas com amarrações. Em cada corda há alguns nós.
Quipo inca produzido no século quinze.

Os mensageiros incas

Para manter a organização do Império, os incas tinham um sistema de comunicação que empregava mensageiros treinados, chamados Tiásquis, que ficavam espalhados pêla região andina, separados uns dos outros por uma distância de cêrca de 5 quilômetros.

Cada corria do pôsto onde se encontrava até o pôsto seguinte para a transmissão da mensagem, até que ela chegasse a seu destino. Era um eficiente sistema de comunicação, com as mensagens chegando a percorrer muitos quilômetros em apenas um dia.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

1. Leia as características de algumas civilizações que habitaram o continente americano e relacione-as corretamente no caderno.

A. Habitaram a região sul do México e partes da América Central. Desenvolveram dois tipos de calendário, sistemas de escrita e de numeração.

B. Formaram um poderoso Estado na região onde atualmente está localizado o México. A capital dêsse Estado, Tenochtitlán, foi fundada em uma ilha do lago Texcoco.

C. Civilização que se estabeleceu na região da cordilheira dos Andes. Formou um grande império, com poder centralizado e que mantinha um eficiente sistema de mensagens.

1. Incas.

2. Maias.

3. Astecas.

  1. Qual é a importância da agricultura para a organização das sociedades da Mesoamérica?
  2. Cite três elementos que eram celebrados na religiosidade maia.
  3. De acôrdo com uma lenda asteca, como foi realizada a escolha da fundação da cidade de Tenochtitlán?
  4. Qual foi a importância das tchinãmpas para a produção agrícola dos astecas?
  5. Qual foi a importância dos Tiásquis para o Império Inca?
  6. Por que é possível caracterizar o Estado inca como um império?

Aprofundando os conhecimentos

8. Os maias desenvolveram dois calendários. Explique cada um deles e quais são suas diferenças. Comente se algum deles se assemelha ao calendário utilizado por você, apontando também as diferenças entre êles.

9. A Pedra do Sol exposta no Museu Nacional de Antropologia, na cidade do México, é um artefato asteca que, além de representar o calendário seguido por êssepovo, mostra uma de suas divindades. Com mais de 3 metros de diâmetro e cêrca de 20 toneladas, ela foi encontrada em uma escavação arqueológica no século dezoito. Analise a foto a seguir, leia as informações apresentadas e, depois, responda às questões.

êsse artefato é um registro da crença asteca relacionada à contagem do tempo.

Escultura. Pedra do sol, pedra com detalhes em relevo redondo. Ao centro, desenho de uma face humana. Sobreposto a letra 'A'. Em torno da face, há quatro quadrados com detalhes em relevo. Sobreposto a letra 'C'. Há um círculo com vários símbolos e, ao redor, há detalhes em relevo ilustrando raios solares.  Sobreposto a letra 'B'.
Pedra do Sol asteca, produzida no século quinze.

A. Segundo a maioria dos estudiosos, a figura no meio representa o deus do Sol, cultuado pelos astecas.

B. Essa faixa circular, formada por pequenos símbolos, representa os 20 dias que compunham o mês dos astecas.

C. Os astecas viviam na chamada quinta era, ou ciclo. quatro blocos centrais da Pedra do Sol simbolizam os quatro ciclos já encerrados.

  1. Quais eram as características dos deuses cultuados pelos astecas? Existe alguma semelhança com as crenças de outras populações que habitaram as Américas?
  2. Como era a crença asteca em relação à contagem do tempo? Que partes da Pedra do Sol nos auxiliam a compreender essa característica?

10. Na cidade de bonanpac, no século nove, os antigos maias produziram uma série de murais que constituem importantes fontes históricas dessa civilização. Analise a seguir duas cenas representadas nesses murais.

Pintura 1. Pessoas em fila. À esquerda, uma pessoa segurando uma espécie de instrumento na mão. Em seguida, duas pessoas, de chapéu, tocando longos instrumentos de sopro. À direita, duas pessoas, uma de frente para a outra, com cabeças que representam animais e adereços. Perto delas, uma pessoa sentada no chão. Ao fundo, parede azul com alguns ideogramas.
Reprodução de afresco maia do século nove, encontrado na cidade de bonanpac, atual México, representando músicos em uma cerimônia.
Pintura 2. Pessoas em fila. À esquerda, uma pessoa com chapéu grande, trajes coloridos e adereços, com o braço esticado. Ao lado, uma pessoa com tecido em volta da cintura e chapéu ajusta uma pulseira verde no braço esticado da pessoa com trajes coloridos. À direita, quatro pessoas com tecido em volta da cintura e chapéu observam a pessoa com trajes colorido. Ao fundo, parede laranja com alguns ideogramas.
Afresco maia do século nove, encontrado no sítio arqueológico de bonanpac, atual México, representando súditos reverenciando seu sacerdote.
  1. Copie no caderno as frases a seguir, corrigindo as que estão incorretas.
    • A imagem 1 mostra a hierarquia da sociedade maia. Podemos perceber isso pêla diferença nas vestes e na função das pessoas e do sacerdote.
    • O sacerdote foi representado na imagem 2 participando de um ritual.
    • Os maias não utilizavam adereços nem instrumentos musicais em suas cerimônias.
    • Além de figuras, os murais apresentavam inscrições características da escrita maia.

b . Em grupos, pesquisem na internet mais informações sôbre como era a técnica de produção dos murais de bonanpac, de quais temas êles tratavam, qual é sua importância histórica etcétera Depois, produzam cartazes com desenhos, imagens e pequenos textos elaborados com base nas informações encontradas.

11. O texto a seguir apresenta o sistema desenvolvido pelos incas para permitir a agricultura na região. Leia-o e analise a foto apresentada. Em seguida, responda às questões.

Os andenes reticências foram “uma fórma criativa de desafiar o terrenoreticências que permite uma maneira eficiente de cultivar [lavouras]”.

êles permitiram que as comunidades andinas superassem ambientes desafiadores, incluindo encostas íngremes, solo ralo, temperaturas extremas e oscilantes e chuvas escassas ou sazonais.

Abastecidos por poços artificiais e elaborados sistemas de irrigação, os andenes expandiram significativamente a área de terras cultiváveis. reticências

, . A tecnologia inovadora que alimentou o Império Inca. bê bê cê níus. 21 janeiro 2022. Disponível em: https://oeds.link/Ti0SZh Acesso em: 27 fevereiro 2022.

Fotografia. Vista aérea de um morro com recortes em linhas tracejadas na horizontal com plantações. Ao redor, vegetação.
Terraços agrícolas ( incas) no Parque Arqueológico de , no Peru, em 2019.
  1. Quais foram as dificuldades enfrentadas pelos incas para desenvolver a agricultura na região dos Andes? E de que modo resolveram problemas?
  2. Pesquise a respeito dos terraços agrícolas () das comunidades andinas e registre suas descobertas no caderno. Você pode realizar a pesquisa em diferentes tipos de fonte de informação, como revistas, livros, sites ou podcasts que abordam o tema.
    • Como terraços funcionavam?
    • Quais foram os principais impactos dêsses terraços para a sociedade andina?

O tema é reticências

Vida familiar e social

O trabalho no período Neolítico

Como vimos nesta unidade, o desenvolvimento da agricultura no período Neolítico favoreceu a formação de agrupamentos humanos sedentários. Com o estabelecimento das primeiras aldeias, os trabalhos cotidianos eram realizados por mulheres e homens.

Estudiosos acreditam que as diferenças biológicas entre o sexo masculino e o sexo feminino favoreceram o desempenho de determinadas tarefas por homens e outras por mulheres nas aldeias neolíticas. Porém, muitas tarefas eram feitas conjuntamente. Conheça a seguir alguns exemplos de trabalho e divisão de tarefas no período Neolítico.

A. Na agricultura, as tarefas costumavam ser desempenhadas por ambos os sexos.

B. Por sua capacidade de amamentar, as mulheres ficavam responsáveis pelo cuidado com os filhos pequenos.

C. Atividades artesanais, como tecer e produzir utensílios de cerâmica e ferramentas, podiam ser desenvolvidas por mulheres e homens.

Ilustração. À esquerda, uma mulher sentada, segurando com as mãos uma criança no colo. Ao lado, outra criança de joelho. Sobreposto a letra 'B'. Centralizado, uma mulher e um homem fazendo vasos de barro ao lado de uma moradia de madeira. Sobreposto a letra 'C'. No fundo, um homem e uma mulher colhendo no meio de uma plantação. Sobreposto a letra 'A'.

Esta ilustração é uma representação artística contemporânea produzida com base em estudos históricos. Fonte de pesquisa: BENEVOLO, Leonardo. História da cidade. São Paulo: Perspectiva, 2003.

Fotografia D. Face chapada e uma pedra em formato oval ao centro, sobre eles, grãos de trigo.
Instrumentos utilizados para moer grãos durante o período Neolítico.
Fotografia E. Um suporte de madeira com um tecido em tiras pendurado.
Réplica de tear utilizado durante o período Neolítico.
Ilustração. À esquerda, um homem segurando uma tigela e uma mulher cozinhando. Sobreposto a letra 'D'. Centralizado, um homem e uma mulher esticando um tecido no chão. Atrás, um homem com as mãos sobre um suporte de madeira com tecido. Sobreposto a letra 'E'. À direita, dois homens com lanças, segurando um tronco com um animal pendurado. Sobreposto a letra 'F'.

Esta ilustração é uma representação artística contemporânea produzida com base em estudos históricos.

Fonte de pesquisa: BENEVOLO, Leonardo. História da cidade. São Paulo: Perspectiva, 2003.

F. Os homens, geralmente com mais fôrça física, costumavam ser responsáveis pêla caça de animais. Quando êles retornavam de uma caçada, as mulheres ajudavam a retirar o couro da presa e a preparar o alimento.

Agora, responda às questões a seguir.

Ícone ‘Atividade oral’.

1. Explique por que estudiosos acreditam que existiam trabalhos tipicamente femininos e trabalhos tipicamente masculinos nas aldeias do período Neolítico.

Ícone ‘Atividade oral’.

2. Quais trabalhos eram realizados conjuntamente por homens e mulheres em uma aldeia neolítica?

Ícone ‘Atividade oral’.

3. Todas as atividades domésticas podem ser realizadas tanto por homens como por mulheres. Nas famílias que você conhece, os trabalhos domésticos são feitos por homens e mulheres de maneira conjunta? Comente.

O que eu estudei?

Faça as atividades em uma folha de papel avulsa.

1. Copie o quadro a seguir em uma folha de papel avulsa e o complete com as informações a respeito dos períodos Paleolítico e Neolítico.

Ícone Modelo.

Período

Modo de vida

Meios para obter alimentos

Utensílios

Técnicas

Paleolítico

Pedras lascadas

Neolítico

Sedentários

Agricultura

  1. Agora, em cinco minutos, redija um breve texto explicando a importância das mudanças que caracterizaram a ruptura entre os períodos Paleolítico e Neolítico.
  2. Retome o mapa do capítulo 3 sôbre as teorias de migração dos seres humanos para o continente americano e relacione cada uma das teorias à sua respectiva descrição.

A. pêlo estreito de Béring

B. pêlo oceano Pacífico

C. pêlo oceano Atlântico

D. pêla costa da Ásia

1. Povoadores se deslocaram da Ásia para a América pêlo oceano utilizando pequenas embarcações.

2. Povoadores vieram da Ásia pêlo oceano, cruzando da Europa para a América do Norte.

3. Migração por uma ponte de gêlo entre a Ásia e a América do Norte em um período de alta glaciação.

4. Navegação pêla costa da Ásia até a América do Norte.

  1. Leia as frases a seguir e, em uma folha de papel avulsa, copie a que estiver correta.
    1. O povo de Lagoa Santa se fixou na região das atuais Minas Gerais, criando animais de pequeno porte e coletando frutos e raízes.
    2. Os umbus foram caçadores e coletores que viveram na região dos atuais estados de São Paulo e Rio Grande do Sul, habitando cavernas.
    3. Os sambaquis são um tipo de sistema de irrigação utilizado pelos povos indígenas no litoral sul e sudeste do país.
    4. Os povos ceramistas e agricultores eram nômades e deixaram resquícios de sua presença ao longo do litoral brasileiro.
  2. O texto a seguir comenta brevemente a religiosidade inca. Leia-o e, depois, responda às questões em uma folha de papel avulsa.

reticências Os escolhidos para mandar adoravam deuses que não eram o do povo ou povos dominados. conservavam a liberdade de adorar suas antigas e originais divindades, ainda que tivessem que adotar como divindade suprema o Sol, o deus dos que mandavam, e o Inca, representante do Sol na Terra. Havia, pois, uma religião dos dominadores e múltiplas religiões dos dominados. Existem, ademais, boas razões para crer que além do deus Sol, o Inca e seus nobres adoravam uma divindade mais transcendental e definitiva chamada ou , senhor supremo da criação e criador do próprio Sol.

Pínsqui, Jaime êti áli. História da América através de textos. São Paulo: Contexto, 2015. página 16.

Monumento. Parte superior de um portal de pedra com detalhes em relevo de uma pessoa com rosto arredondado, corpo arredondado e raios ao redor de sua cabeça. Nas laterais, detalhes em relevo de quadrados com diversos desenhos.
Detalhe do monumento Porta do Sol construído pelos povos incas, localizado no sítio arqueológico de , na Bolívia, em 2020. Acredita-se que a imagem central, no tôpo do monumento, representa a divindade .
  1. De acôrdo com o texto e com seus conhecimentos, quem é o Inca e qual é o seu papel nessa sociedade?
  2. O povo inca era monoteísta ou politeísta? Qual passagem do texto justifica sua resposta?
  3. De acôrdo com a sua leitura e seus estudos, por que havia diferenças entre as divindades adoradas pelos incas?

Glossário

Mesoamérica
: território que corresponde ao sul do México e a algumas partes da América Central.
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Cordilheira dos Andes
: cadeia de montanhas localizada no oeste da América do Sul.
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Impérios
: fórma de govêrno construída por meio da expansão territorial de um povo e de seu domínio sôbre outros.
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Alpaca
: mamífero camelídeo de pelagem longa.
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Lhama
: mamífero camelídeo, maior que a alpaca, muito usado no transporte de cargas.
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