Unidade 4 Fenícios, hebreus e persas
O Oriente Médio atual abrange, principalmente, a região entre o Léste do Mar Mediterrâneo e o golfo Pérsico.
Durante o período da Antiguidade, vários povos se desenvolveram nessa região, como os fenícios, os hebreus e os persas.
Nesta unidade, vamos conhecer um pouco sôbre esses povos, os quais geraram culturas ricas e inovadoras que influenciaram diversas sociedades.
Iniciando a conversa
- Você já ouviu falar em hebreus, fenícios ou persas? Comente com os colegas.
- Identifique o Muro das Lamentações na foto. Você sabe por que êle é considerado sagrado pelos seguidores da religião judaica?
Versão adaptada acessível
2. Você sabe por que o Muro das Lamentações é considerado sagrado pelos seguidores da religião judaica?
3. Atualmente, o judaísmo é uma religião que tem seguidores no mundo todo. Conte para os colegas o que você já sabe sôbre essa religião.
Agora vamos estudar...
- a sociedade fenícia;
- o comércio e as trocas culturais dos fenícios;
- a história dos hebreus;
- aspectos da religiosidade judaica;
- a cultura e a religiosidade persas.
Capítulo 9 Os fenícios
Os fenícios, um povo de origem semitaglossário , se estabeleceram há mais de .3500 anos na região de Canaã, onde atualmente se localizam o Líbano e partes da Síria e da Palestina.
Comerciantes e navegadores
Os fenícios ficaram conhecidos ao longo do tempo como grandes comerciantes e navegadores. êles fundaram diversas cidades-Estado, entre elas Tiro, Sídon e Biblos. Essas cidades-Estado estavam localizadas na costa do Mar Mediterrâneo, o que favoreceu a navegação e o comércio de diversas mercadorias, como alimentos, tecidos, joias, metais e madeira.
O comércio com outros povos enriqueceu as cidades-Estado fenícias. Por volta de 1200 antes de Cristo, os fenícios mantinham entrepostos comerciais na Ásia, na Europa e no norte da África. Analise o mapa a seguir.
Cidades e colônias fenícias (1200 a.C.)
Fonte de pesquisa: quínder, rrérman; ríguelmân, vérner. The Penguin Atlas of World History. Lôndon: Pêngüim búks, 2003. página 38.
Questão 1.
As rotas comerciais que saíam de Cartago chegavam a quais cidades?
Questão 2.
Quais eram as colônias fenícias localizadas na África?
A sociedade fenícia
As cidades-Estado fenícias tinham um govêrno centralizado, cujo domínio era do grupo mais rico da sociedade. Nesse grupo havia grandes comerciantes, construtores de navios e também donos de oficinas, nas quais se produziam tecidos e joias feitas de vidro.
A maior parte da população era formada pêla camada mais pobre da sociedade, composta de trabalhadores livres (pequenos comerciantes, camponeses, artesãos e pescadores) e também de escravizados, que exerciam diferentes tipos de atividade no campo e na cidade.
As colônias
Os fenícios estabeleceram diversas colônias ao longo de suas rotas comerciais. Elas foram fundadas por meio de acôrdos entre os comerciantes fenícios e os governantes locais. Com isso, os fenícios conseguiram aumentar o comércio e melhorar a economia de suas cidades.
A maior e mais famosa colônia fenícia foi Cartago, fundada em 814 antes de Cristo, no norte do continente africano. Por causa das riquezas e da prosperidade proporcionadas pêlaatividade comercial, ela passou a sofrer constantes ataques. A partir do século oito antes de Cristo, Cartago envolveu-se em conflitos com outros povos, entre eles os persas e os gregos. Romanos e cartagineses também se enfrentaram três vezes a partir de 264 antes de Cristo, nas chamadas Guerras Púnicas. Em 146 antes de Cristo, Cartago foi destruída pelos romanos.
História e Geografia
O Périploglossário de Hanão
De acôrdo com fontes históricas gregas do século quatro antes de Cristo, os cartagineses teriam realizado uma expedição marítima com o objetivo de fundar cidades na costa ocidental do continente africano.
Comandados pêlo navegador Hanão, partiram de Cartago por volta de 500 antes de Cristo, desbravando lugares por êles desconhecidos. Essa expedição ficou conhecida como Périplo de Hanão. Conheça, a seguir, algumas passagens do Périplo de Hanão representadas na ilustração.
A ilustração sôbre o Périplo de Hanão é uma representação artística contemporânea produzida com base em estudos históricos. Fonte de pesquisa: grént, Neil. Grande atlas dos descobrimentos. Lisboa: Civilização, 1994. página 6-7.
A. A partida
O périplo começa em Cartago. Hanão parte no comando de 60 embarcações e 30 mil pessoas.
B. As Colunas de Hércules
A expedição atravessa o estreito de Gibraltar, na época conhecido como Colunas de Hércules, e chega ao oceano Atlântico.
C. Populações
Ao longo do périplo, os cartagineses conhecem diferentes povos, estabelecem relações comerciais e fundam cidades.
D. Fauna e flora
Hanão descreve a fauna e a flora da costa ocidental da África. Os animais que mais impressionam os exploradores são os hipopótamos, os crocodilos e os gorilas.
E. O retôrno
Quando começam a faltar recursos e alimentos para os exploradores, Hanão decide retornar a Cartago.
Leia a seguir um trecho do Périplo de Hanão.
reticências novamente subimos para o Nascente meio dia, até que fomos levados a um lago que jazia não longe do mar, cheio de muito e grande canavial. Havia ali elefantes e outras bestas feras que pastavam em bando, e transpondo o longo caminho de quase um dia, fundamos junto ao mar cidades chamadas Caricon Teichos, Gytte, Acra, Melitta e Aramby. reticências
PÉRIPLO ou Circumnavegação de Hannon. Jornal de Coimbra, volume 5, número 21, setembro 1813. página 67-68. Disponível em: https://oeds.link/wh7Lqp Acesso em: 12 abril 2022.
A cultura fenícia
As relações comerciais estabelecidas com outras civilizações promoveram um intenso intercâmbio cultural entre os fenícios e vários povos antigos. Assim, os fenícios incorporaram e aperfeiçoaram diversos conhecimentos dos povos com os quais tiveram contato.
Os sinais ideográficos, muito utilizados pelos egípcios e mesopotâmicos, por exemplo, foram transformados em um sistema de escrita mais simplificado, com a utilização de sinais que representavam sons.
A religiosidade
Os fenícios eram politeístas. As principais divindades cultuadas eram Baal, o regenteglossário do Universo; Astarte, filha de Baal, deusa do céu, da fertilidade e da primavera; Tanit, deusa protetora de Cartago e éshimun, deus relacionado à saúde e à cura.
A escrita
O alfabeto foi uma das principais inovações dos fenícios. êle foi criado por volta do século oito antes de Cristo, de acôrdo com a necessidade de uma escrita simples e eficaz para o contrôle e o registro das trocas comerciais. No sistema de escrita fenício, cada letra representa um som, por isso êle é chamado de alfabeto fonético.
O alfabeto fenício permitiu que a leitura e a escrita estivessem ao alcance de mais pessoas. Além disso, sua simplicidade e eficiência influenciaram no desenvolvimento do alfabeto de outros povos, como o grego e o romano, os quais serão estudados mais adiante.
Artesanato e engenharia
O artesanato fenício era comercializado em grande quantidade. Nas oficinas, os artesãos produziam joias de ouro ou prata, armas feitas de ferro ou bronze, além de utensílios domésticos de vidro ou cerâmica adornados.
Os fenícios eram conhecidos como grandes construtores de barcos e ficaram famosos por inventar a birreme e a trirreme, um tipo de barco movido a vela com duas ou três fileiras de remos. Essa inovação deu mais rapidez e facilidade de manobra às embarcações.
A ilustração sôbre a birreme fenícia é uma representação artística contemporânea produzida com base em estudos históricos. Fonte de pesquisa: DURANDO, Furio. A Grécia Antiga. Tradução: Carlos Nougué. Barcelona: Folio, 2005. página 88-89. (Grandes Civilizações do Passado).
O murex e a produção de corante
Uma das mercadorias mais valiosas comercializadas pelos fenícios era um corante utilizado para tingir tecidos.
êsse corante era obtido a partir de um pigmento de coloração vermelho-púrpura, extraído de um tipo de molusco conhecido como murex. Como a produção dêsse pigmento era muito pequena, os tecidos nessa côr eram caros e, portanto, geralmente usados pêlas pessoas mais ricas.
Questão 3.
Você já se perguntou como é produzida a maioria dos corantes de tecido usados na atualidade? Converse com os colegas.
A importância da escrita
Você já imaginou como seria sua vida se você não soubesse ler e escrever? Imagine andar pêlas ruas sem conseguir ler placas, ter um livro nas mãos sem poder conhecer a história que nele é contada e não saber escrever o próprio nome.
A escrita começou a ser praticada há cêrca de 6 mil anos e, desde então, tornou-se parte da cultura de diferentes sociedades. Com isso, diversos povos e civilizações desenvolveram seu próprio sistema de escrita.
Para os antigos egípcios, a escrita era um conhecimento dominado pelos escribas. Havia três fórmas de escrita egípcia, das quais a mais conhecida é a hieroglífica, composta de símbolos representando objetos ou sons, usada principalmente em inscrições religiosas, como as encontradas em túmulos e sarcófagos.
Os egípcios também utilizavam as escritas hierática e demótica, fórmas simplificadas dos hieróglifos, para registrar as atividades cotidianas, como a compra e a venda de mercadorias, entre outras funções.
Para os fenícios, a escrita tinha uma função essencialmente utilitária, sendo usada, por exemplo, para registrar e controlar as atividades comerciais, de produção e de estoque de mercadorias. êsse sistema influenciou outras culturas, como a grega e a romana (latina).
Analise a seguir a comparação entre os alfabetos latino, grego e fenício e perceba a semelhança entre eles.
A língua portuguesa tem origem no latim, idioma falado no Império Romano, e por isso nosso alfabeto é o latino.
Alfabeto |
Caracteres |
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Latino |
A |
B |
C |
D |
E |
F |
G |
H |
I |
J |
K |
L |
M |
N |
O |
P |
Q |
R |
S |
T |
U |
V |
W |
X |
Y |
Z |
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Grego |
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Fenício |
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Para ler com os dedos
No século dezenove, foi criado um sistema de escrita que permitiu que as pessoas cegas também pudessem registrar e trocar informações, adquirindo, assim, maior autonomia na realização de atividades cotidianas.
Criado pêlo professor francês luíBraille (1809-1852), o sistema Braille consiste em uma combinação de pontos que formam um relêvo em um tipo de suporte, como o papel. Cada combinação equivale a uma letra do alfabeto, ou a um número, e a leitura dêsses pontos em relêvo é feita por meio do tato, com a ponta dos dedos.
Em nosso país, ser alfabetizado é um direito de todos, pois é essencial para participarmos da vida em sociedade com autonomia. A leitura e a escrita nos permitem conhecer nossos direitos e deveres, interpretar, transmitir ou trocar informações e buscar novos conhecimentos.
Agora, responda às questões a seguir.
- A escrita foi importante para os povos da Antiguidade? Por quê? Aponte semelhanças e diferenças entre as escritas cuneiforme e fenícia e os hieróglifos.
- Pense no seu cotidiano e faça uma lista com as principais atividades que você realiza diariamente que necessitam do conhecimento de leitura e escrita. Em seguida, escreva um texto imaginando como seria a sua vida sem saber ler e escrever. Depois, apresente o texto para os colegas.
Atividades
Faça as atividades no caderno.
Organizando os conhecimentos
1. Analise os produtos a seguir e, depois, anote em seu caderno somente os produtos que eram comercializados pelos fenícios na Antiguidade.
madeira
alimentos
cavalos
joias
tecidos
metais
borracha
café
- Elabore no caderno um pequeno texto com base no que você estudou sôbre o Périplo de Hanão.
- Como se caracterizava o govêrno nas cidades-Estado fenícias?
- Como era a organização social nas cidades-Estado fenícias?
- As frases a seguir se referem à relação entre os fenícios e as colônias. Analise cada uma delas e, em seu caderno, corrija as que estiverem erradas.
- As colônias fenícias foram fundadas pêla ocupação e imposição da força militar.
- A ampliação do comércio fenício e a redução do poder econômico das cidades eram objetivos do modêlo colonial.
- Cartago, cidade localizada no norte da África, foi a principal e mais próspera colônia fenícia.
- Em razão do seu intenso comércio e das suas riquezas, Cartago foi alvo de constantes ataques e conflitos.
- Cartagineses e romanos se enfrentaram nas chamadas Guerras Púnicas. Cartago foi destruída pelos romanos em 146 antes de Cristo
- Copie o quadro a seguir em seu caderno, preenchendo corretamente as lacunas de acordo com as características dos elementos relacionados à cultura fenícia.
Alfabeto |
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Embarcações |
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Produção de corante |
Aprofundando os conhecimentos
7. Veja a seguir a reprodução de uma moeda fenícia. Analise a imagem e depois responda às questões.
- Qual é a importância da moeda para os fenícios?
- O que está representado na moeda?
- Qual é a relação entre a imagem representada na moeda e a cultura fenícia?
8. Leia o texto a seguir sôbre o alfabeto fenício. Depois, responda às questões.
reticências Os fenícios, grandes marinheiros e mercadores, viajavam por uma grande área comercializando seus produtos na parte oriental do Mediterrâneo. Para se comunicarem com povos de diferentes línguas, diferentes escritas e diferentes níveis de desenvolvimento cultural e tecnológico, era preciso estabelecer um código comum. A capacidade de circular entre várias civilizações transformou aqueles navegadores em um veículo de comunicação cuja eficiência fica atestada pêla adoção, quase simultânea, do alfabeto fenício pêla maioria dos povos com os quais interagiam.
reticências
GONTIJO, Silvana. O mundo em comunicação. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2001. página 54.
- De que maneira os fenícios entravam em contato com outros povos?
- De acôrdo com o texto, o que era necessário ser feito para que os fenícios pudessem se comunicar com povos de diferentes línguas, escritas e culturas?
- Segundo o texto, que característica dos povos fenícios contribuiu para que outros povos adotassem seu alfabeto?
- Componha um breve texto, em cinco minutos, explicando por que o alfabeto fenício é considerado uma das principais inovações desenvolvidas por êsse povo.
Glossário
- Semita
- : faz referência aos povos originários da Ásia falantes de línguas semíticas. Entre esses povos também se incluem os hebreus, os cananeus, os assírios e os babilônios.
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- Périplo
- : viagem marítima em tôrno de um continente.
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- Regente
- : aquele que comanda, que conduz.
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