Unidade 4  Fenícios, hebreus e persas

Fotografia. Um muro alto de pedra com diversas pessoas de pé em um pátio. À esquerda, templo com cúpula dourada. No fundo vegetação.
Muro das Lamentações (no lado direito da foto) e Domo da Rocha (ao fundo), na cidade de Jerusalém, Israel, em 2020.

O Oriente Médio atual abrange, principalmente, a região entre o Léste do Mar Mediterrâneo e o golfo Pérsico.

Durante o período da Antiguidade, vários povos se desenvolveram nessa região, como os fenícios, os hebreus e os persas.

Nesta unidade, vamos conhecer um pouco sôbre esses povos, os quais geraram culturas ricas e inovadoras que influenciaram diversas sociedades.

Iniciando a conversa

  1. Você já ouviu falar em hebreus, fenícios ou persas? Comente com os colegas.
  2. Identifique o Muro das Lamentações na foto. Você sabe por que êle é considerado sagrado pelos seguidores da religião judaica?
Versão adaptada acessível

2. Você sabe por que o Muro das Lamentações é considerado sagrado pelos seguidores da religião judaica?

3. Atualmente, o judaísmo é uma religião que tem seguidores no mundo todo. Conte para os colegas o que você já sabe sôbre essa religião.

Agora vamos estudar...

  • a sociedade fenícia;
  • o comércio e as trocas culturais dos fenícios;
  • a história dos hebreus;
  • aspectos da religiosidade judaica;
  • a cultura e a religiosidade persas.

Capítulo 9 Os fenícios

Os fenícios, um povo de origem semitaglossário , se estabeleceram há mais de .3500 anos na região de Canaã, onde atualmente se localizam o Líbano e partes da Síria e da Palestina.

Comerciantes e navegadores

Os fenícios ficaram conhecidos ao longo do tempo como grandes comerciantes e navegadores. êles fundaram diversas cidades-Estado, entre elas Tiro, Sídon e Biblos. Essas cidades-Estado estavam localizadas na costa do Mar Mediterrâneo, o que favoreceu a navegação e o comércio de diversas mercadorias, como alimentos, tecidos, joias, metais e madeira.

O comércio com outros povos enriqueceu as cidades-Estado fenícias. Por volta de 1200 antes de Cristo, os fenícios mantinham entrepostos comerciais na Ásia, na Europa e no norte da África. Analise o mapa a seguir.

Cidades e colônias fenícias (1200 a.C.)

Mapa. Cidades e colônias fenícias (1200 antes de Cristo.). Mapa territorial apresentando parte da África, Ásia e Europa. Ao centro, o Mar Mediterrâneo. Conforme a legenda: Fenícia: Faixa territorial composta pelas cidades de Biblos, Sidon e Tiro. Colônias fenícias: Faixa territorial composta pelas cidades de Sabrata, Catargo, Tânger, Cádis, Cartagena, Sagunto, Ibiza, Sadenha, Córsega, Sicilia e Salamina. Rotas comerciais fenícias: Partindo das terras da Fenícia pelo Mar Mediterrâneo para o Ugarit. Egito, Salamina, Rodes, Creta, Siracusa, Sabrata e Cartago. De Cartago para Palermo, Sardenha, Córsega, Ibiza, e Cádis. De Cádis para a Bretanha. Na parte superior à direita planisfério destacando parte da África, Ásia e Europa. Ao lado, representação da rosa dos ventos. Na parte inferior, escala de 390 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: quínder, rrérman; ríguelmân, vérner. The Penguin Atlas of World History. Lôndon: Pêngüim búks, 2003. página 38.

Ícone ‘Atividade oral’. Ícone ‘Ciências Humanas em foco’.

Questão 1.

As rotas comerciais que saíam de Cartago chegavam a quais cidades?

Ícone ‘Atividade oral’.

Questão 2.

Quais eram as colônias fenícias localizadas na África?

A sociedade fenícia

As cidades-Estado fenícias tinham um govêrno centralizado, cujo domínio era do grupo mais rico da sociedade. Nesse grupo havia grandes comerciantes, construtores de navios e também donos de oficinas, nas quais se produziam tecidos e joias feitas de vidro.

A maior parte da população era formada pêla camada mais pobre da sociedade, composta de trabalhadores livres (pequenos comerciantes, camponeses, artesãos e pescadores) e também de escravizados, que exerciam diferentes tipos de atividade no campo e na cidade.

Escultura. Destacando o rosto de um homem com cabelos enrolados, barba e usando um chapéu.
Escultura em cerâmica do século cinco antes de Cristo representando um homem fenício.

As colônias

Os fenícios estabeleceram diversas colônias ao longo de suas rotas comerciais. Elas foram fundadas por meio de acôrdos entre os comerciantes fenícios e os governantes locais. Com isso, os fenícios conseguiram aumentar o comércio e melhorar a economia de suas cidades.

A maior e mais famosa colônia fenícia foi Cartago, fundada em 814 antes de Cristo, no norte do continente africano. Por causa das riquezas e da prosperidade proporcionadas pêlaatividade comercial, ela passou a sofrer constantes ataques. A partir do século oito antes de Cristo, Cartago envolveu-se em conflitos com outros povos, entre eles os persas e os gregos. Romanos e cartagineses também se enfrentaram três vezes a partir de 264 antes de Cristo, nas chamadas Guerras Púnicas. Em 146 antes de Cristo, Cartago foi destruída pelos romanos.

Fotografia. Ruínas de colunas e moradias em meio a vegetação. No fundo, o mar.
Ruínas de Cartago, Tunísia, em 2021.

História e Geografia

O Périploglossário de Hanão

De acôrdo com fontes históricas gregas do século quatro antes de Cristo, os cartagineses teriam realizado uma expedição marítima com o objetivo de fundar cidades na costa ocidental do continente africano.

Comandados pêlo navegador Hanão, partiram de Cartago por volta de 500 antes de Cristo, desbravando lugares por êles desconhecidos. Essa expedição ficou conhecida como Périplo de Hanão. Conheça, a seguir, algumas passa­gens do Périplo de Hanão representadas na ilustração.

Mapa. Destacando parte da África e Europa. Na parte superior, no Mar Mediterrâneo, duas embarcações a vela, sobreposto à letra 'A'. Das embarcações saem pontos indicando o trajeto que segue pelo estreito de Gibraltar, entre a África e a Europa, até o Oceano Atlântico. Sobreposto à letra 'B'. O trajeto segue pela costa oeste da África, passando por Timiatério, Soleis, Caricon Teichos, Gita, Acra, Melita e Arambe. Abaixo, desenhos de diversas pessoas com vestimentas coloridas, adereços e lanças, e o busto de duas pessoas negras. Sobreposto à letra 'C'. Abaixo, um hipopótamo com a boca aberta. Sobreposto à letra 'D'. Ao lado, ilustração de parte de um crocodilo grande e um hipopótamo pequeno. Sobreposto à letra 'E'.  Na parte inferior à direita, planisfério destacando parte da África e Europa. Acima, representação da rosa dos ventos. Na parte de baixo, escala de 320 quilômetros por centímetro.

A ilustração sôbre o Périplo de Hanão é uma representação artística contemporânea produzida com base em estudos históricos. Fonte de pesquisa: grént, Neil. Grande atlas dos descobrimentos. Lisboa: Civilização, 1994. página 6-7.

A. A partida

O périplo começa em Cartago. Hanão parte no comando de 60 embarcações e 30 mil pessoas.

B. As Colunas de Hércules

A expedição atravessa o estreito de Gibraltar, na época conhecido como Colunas de Hércules, e chega ao oceano Atlântico.

C. Populações

Ao longo do périplo, os cartagineses conhecem diferentes povos, estabelecem relações comerciais e fundam cidades.

D. Fauna e flora

Hanão descreve a fauna e a flora da costa ocidental da África. Os animais que mais impressionam os exploradores são os hipopótamos, os crocodilos e os gorilas.

E. O retôrno

Quando começam a faltar recursos e alimentos para os exploradores, Hanão decide retornar a Cartago.

Leia a seguir um trecho do Périplo de Hanão.

reticências novamente subimos para o Nascente meio dia, até que fomos levados a um lago que jazia não longe do mar, cheio de muito e grande canavial. Havia ali elefantes e outras bestas feras que pastavam em bando, e transpondo o longo caminho de quase um dia, fundamos junto ao mar cidades chamadas Caricon Teichos, Gytte, Acra, Melitta e Aramby. reticências

PÉRIPLO ou Circumnavegação de Hannon. Jornal de Coimbra, volume 5, número 21, setembro 1813. página 67-68. Disponível em: https://oeds.link/wh7Lqp Acesso em: 12 abril 2022.

Gravura em preto e branco. Um homem com cabelos e barba com tecido ao redor do corpo. Ele está de pé, ao lado, encontra-se outro homem sentado em uma pedra. Eles estão nas margens de uma praia observando as ondas.
Gravura do século dezenove representando Hanão, "O navegador".

A cultura fenícia

As relações comerciais estabelecidas com outras civilizações promoveram um intenso intercâmbio cultural entre os fenícios e vários povos antigos. Assim, os fenícios incorporaram e aperfeiçoaram diversos conhecimentos dos povos com os quais tiveram contato.

Os sinais ideográficos, muito utilizados pelos egípcios e mesopotâmicos, por exemplo, foram transformados em um sistema de escrita mais simplificado, com a utilização de sinais que representavam sons.

A religiosidade

Os fenícios eram politeístas. As principais divindades cultuadas eram Baal, o regenteglossário do Universo; Astarte, filha de Baal, deusa do céu, da fertilidade e da primavera; Tanit, deusa protetora de Cartago e éshimun, deus relacionado à saúde e à cura.

Escultura. Uma mulher com cabelos ondulados e um adereço na cabeça, usando saia com seios expostos. Ela está com os braços abertos e segura com as mãos ramos de folhagens. À esquerda, parte de um animal quadrúpede, sobre as duas patas traseiras e com a boca próxima à folhagem na mão da mulher. À direita, outro animal quadrúpede sobre as duas patas traseiras e com a boca próximo à folhagem na mão da mulher.
Escultura em mármore, do século dois antes de Cristo, representando a deusa Astarte.

A escrita

O alfabeto foi uma das principais inovações dos fenícios. êle foi criado por volta do século oito antes de Cristo, de acôrdo com a necessidade de uma escrita simples e eficaz para o contrôle e o registro das trocas comerciais. No sistema de escrita fenício, cada letra representa um som, por isso êle é chamado de alfabeto fonético.

O alfabeto fenício permitiu que a leitura e a escrita estivessem ao alcance de mais pessoas. Além disso, sua simplicidade e eficiência influenciaram no desenvolvimento do alfabeto de outros povos, como o grego e o romano, os quais serão estudados mais adiante.

Artesanato e engenharia

O artesanato fenício era comercializado em grande quantidade. Nas oficinas, os artesãos produziam joias de ouro ou prata, armas feitas de ferro ou bronze, além de utensílios domésticos de vidro ou cerâmica adornados.

Os fenícios eram conhecidos como grandes construtores de barcos e ficaram famosos por inventar a birreme e a trirreme, um tipo de barco movido a vela com duas ou três fileiras de remos. Essa inovação deu mais rapidez e facilidade de manobra às embarcações.

Ilustração. Uma embarcação à vela. Na parte superior, mastro central com vela colorida com tons cor de rosa. Na parte inferior, perto do casco, diversos remos. À esquerda, tronco com a escultura da cabeça de um cavalo na ponta.
Ilustração que representa uma birreme fenícia.

A ilustração sôbre a birreme fenícia é uma representação artística contemporânea produzida com base em estudos históricos. Fonte de pesquisa: DURANDO, Furio. A Grécia Antiga. Tradução: Carlos Nougué. Barcelona: Folio, 2005. página 88-89. (Grandes Civilizações do Passado).

O murex e a produção de corante

Uma das mercadorias mais valiosas comercializadas pelos fenícios era um corante utilizado para tingir tecidos.

êsse corante era obtido a partir de um pigmento de coloração vermelho-púrpura, extraído de um tipo de molusco conhecido como murex. Como a produção dêsse pigmento era muito pequena, os tecidos nessa côr eram caros e, portanto, geralmente usados pêlas pessoas mais ricas.

Fotografia. Murex, um molusco com cor vermelha e branca e diversos espinhos. Ele está na areia, perto da água.
Murex em uma praia do Egito, em 2021.
Ícone ‘Atividade oral’.

Questão 3.

Você já se perguntou como é produzida a maioria dos corantes de tecido usados na atualidade? Converse com os colegas.

A importância da escrita

Você já imaginou como seria sua vida se você não soubesse ler e escrever? Imagine andar pêlas ruas sem conseguir ler placas, ter um livro nas mãos sem poder conhecer a história que nele é contada e não saber escrever o próprio nome.

A escrita começou a ser praticada há cêrca de 6 mil anos e, desde então, tornou-se parte da cultura de diferentes sociedades. Com isso, diversos povos e civilizações desenvolveram seu próprio sistema de escrita.

Pintura. Uma figura humana com uma cabeça de pássaro. Ela está segurando com as mãos um pincel. Ao redor, ideogramas com formas de animais e linhas.
Detalhe de pintura representando Thoth, deus das artes e da sabedoria, a quem foi atribuída a invenção da escrita hieroglífica, na Tumba dos Nobres, em Tebas, Egito.

Para os antigos egípcios, a escrita era um conhecimento dominado pelos escribas. Havia três fórmas de escrita egípcia, das quais a mais conhecida é a hieroglífica, composta de símbolos representando objetos ou sons, usada principalmente em inscrições religiosas, como as encontradas em túmulos e sarcófagos.

Os egípcios também utilizavam as escritas hierática e demótica, fórmas simplificadas dos hieróglifos, para registrar as atividades cotidianas, como a compra e a venda de mercadorias, entre outras funções.

Para os fenícios, a escrita tinha uma função essencialmente utilitária, sendo usada, por exemplo, para registrar e controlar as atividades comerciais, de produção e de estoque de mercadorias. êsse sistema influenciou outras culturas, como a grega e a romana (latina).

Analise a seguir a comparação entre os alfabetos latino, grego e fenício e perceba a semelhança entre eles.

A língua portuguesa tem origem no latim, idioma falado no Império Romano, e por isso nosso alfabeto é o latino.

Alfabeto

Caracteres

Latino

A

B

C

D

E

F

G

H

I

J

K

L

M

N

O

P

Q

R

S

T

U

V

W

X

Y

Z

Grego

Letra do alfabeto grego equivalente ao A, semelhante a mesma letra.

Letra do alfabeto grego equivalente ao B, semelhante ao número 8.

Letra do alfabeto grego equivalente ao C, semelhante ao número 1.

Letra do alfabeto grego equivalente ao D, semelhante a um triângulo.

Letra do alfabeto grego equivalente ao E, semelhante a letra E espelhada.

Letra do alfabeto grego equivalente ao F, semelhante a letra F espelhada.

Letra do alfabeto grego semelhante a letra I.

Letra do alfabeto grego equivalente ao H, semelhante a letra H com dois traços horizontais, um acima e outro abaixo.

Letra do alfabeto grego semelhante a letra O com um X dentro.

Letra do alfabeto grego equivalente ao I, semelhante a letra S espelhada.

Letra do alfabeto grego equivalente ao K, semelhante a letra K espelhada.

Letra do alfabeto grego equivalente ao L, semelhante ao número 1.

Letra do alfabeto grego equivalente ao M, semelhante a letra r minúscula e espelhada.

Letra do alfabeto grego equivalente ao N, semelhante a letra N ao contrário.

Letra do alfabeto grego equivalente ao O, semelhante a mesma letra.

Letra do alfabeto grego equivalente ao P, semelhante a letra J ao contrário.

Letra do alfabeto grego semelhante a letra M.

Letra do alfabeto grego equivalente ao Q, semelhante ao número 0 cortado por um traço vertical.

Letra do alfabeto grego equivalente ao R representado por um triângulo ao lado de um traço vertical, assemelhando ao número 9.

Letra do alfabeto grego equivalente ao S, semelhante a mesma letra.

Letra do alfabeto grego equivalente ao T, semelhante a letra X.

Fenício

Letra do alfabeto fenício equivalente ao A, semelhante a letra X com um traço horizontal embaixo.

Letra do alfabeto fenício equivalente ao B, semelhante ao número 9.

Letra do alfabeto fenício equivalente ao C, semelhante ao número 1.

Letra do alfabeto fenício equivalente ao D, representado por um triângulo ao lado de um traço vertical, assemelhando ao número 9.

Letra do alfabeto fenício equivalente ao E, semelhante a letra E espelhada.

Letra do alfabeto fenício equivalente ao F, semelhante ao número 4.

Letra do alfabeto fenício semelhante a letra I.

Letra do alfabeto fenício equivalente ao H, representado por dois traços verticais paralelos com dois traços entre eles, sendo um na horizontal e outro na diagonal.

Letra do alfabeto fenício semelhante a letra O com um X dentro.

Letra do alfabeto fenício equivalente ao I, semelhante a letra Z com um traço horizontal no meio.

Letra do alfabeto fenício equivalente ao K, semelhante a letra V com um traço horizontal embaixo.

Letra do alfabeto fenício equivalente ao L, semelhante a letra J espelhada.

Letra do alfabeto fenício equivalente ao M, semelhante ao número 3 voltado para cima, com um traço vertical embaixo à direita.

Letra do alfabeto fenício equivalente ao N, semelhante a letra N ao contrário.

Letra do alfabeto fenício representado por um traço na vertical cortado por três traços horizontais paralelos.

Letra do alfabeto fenício equivalente ao O, semelhante a mesma letra.

Letra do alfabeto fenício equivalente ao P, semelhante ao número 1.

Letra do alfabeto fenício semelhante a letra r minúscula.

Letra do alfabeto fenício equivalente ao Q, semelhante a letra O um traço vertical a partir do centro da letra.

Letra do alfabeto fenício equivalente ao R, representado por um triângulo ao lado de um traço vertical, assemelhando ao número 9.

Letra do alfabeto fenício equivalente ao S, semelhante a letra W.

Letra do alfabeto fenício equivalente ao T, semelhante a mesma letra com um X ao lado.

Para ler com os dedos

No século dezenove, foi criado um sistema de escrita que permitiu que as pessoas cegas também pudessem registrar e trocar informações, adquirindo, assim, maior autonomia na realização de atividades cotidianas.

Criado pêlo professor francês luíBraille (1809-1852), o sistema Braille consiste em uma combinação de pontos que formam um relêvo em um tipo de suporte, como o papel. Cada combinação equivale a uma letra do alfabeto, ou a um número, e a leitura dêsses pontos em relêvo é feita por meio do tato, com a ponta dos dedos.

Fotografia. Destacando as mãos de uma pessoa sobre uma folha com texto escrito em braile.
Pessoa utilizando o tato para ler uma página de livro em Braille, em 2021.

Em nosso país, ser alfabetizado é um direito de todos, pois é essencial para participarmos da vida em sociedade com autonomia. A leitura e a escrita nos permitem conhecer nossos direitos e deveres, interpretar, transmitir ou trocar informações e buscar novos conhecimentos.

Agora, responda às questões a seguir.

Ícone ‘Atividade oral’.
  1. A escrita foi importante para os povos da Antiguidade? Por quê? Aponte semelhanças e diferenças entre as escritas cuneiforme e fenícia e os hieróglifos.
  2. Pense no seu cotidiano e faça uma lista com as principais atividades que você realiza diariamente que necessitam do conhecimento de leitura e escrita. Em seguida, escreva um texto imaginando como seria a sua vida sem saber ler e escrever. Depois, apresente o texto para os colegas.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

1. Analise os produtos a seguir e, depois, anote em seu caderno somente os produtos que eram comercializados pelos fenícios na Antiguidade.

madeira

alimentos

cavalos

joias

tecidos

metais

borracha

café

  1. Elabore no caderno um pequeno texto com base no que você estudou sôbre o Périplo de Hanão.
  2. Como se caracterizava o govêrno nas cidades-Estado fenícias?
  3. Como era a organização social nas cidades-Estado fenícias?
  4. As frases a seguir se referem à relação entre os fenícios e as colônias. Analise cada uma delas e, em seu caderno, corrija as que estiverem erradas.
    1. As colônias fenícias foram fundadas pêla ocupação e imposição da força militar.
    2. A ampliação do comércio fenício e a redução do poder econômico das cidades eram objetivos do modêlo colonial.
    3. Cartago, cidade localizada no norte da África, foi a principal e mais próspera colônia fenícia.
    4. Em razão do seu intenso comércio e das suas riquezas, Cartago foi alvo de constantes ataques e conflitos.
    5. Cartagineses e romanos se enfrentaram nas chamadas Guerras Púnicas. Cartago foi destruída pelos romanos em 146 antes de Cristo
  5. Copie o quadro a seguir em seu caderno, preenchendo corretamente as lacunas de acordo com as características dos elementos relacionados à cultura fenícia.
Selo modelo.

Alfabeto

Embarcações

Produção de corante

Aprofundando os conhecimentos

7. Veja a seguir a reprodução de uma moeda fenícia. Analise a imagem e depois responda às questões.

Fotografia. Verso de moeda, na parte superior, representação de três capacetes e escudos de soldados dentro de um navio. Abaixo, um animal mitológico, composto por cabeça de cavalo, asas e cauda de peixe.
Antiga moeda fenícia do século IV antes de Cristo
  1. Qual é a importância da moeda para os fenícios?
  2. O que está representado na moeda?
  3. Qual é a relação entre a imagem representada na moeda e a cultura fenícia?

8. Leia o texto a seguir sôbre o alfabeto fenício. Depois, responda às questões.

reticências Os fenícios, grandes marinheiros e mercadores, viajavam por uma grande área comercializando seus produtos na parte oriental do Mediterrâneo. Para se comunicarem com povos de diferentes línguas, diferentes escritas e diferentes níveis de desenvolvimento cultural e tecnológico, era preciso estabelecer um código comum. A capacidade de circular entre várias civilizações transformou aqueles navegadores em um veículo de comunicação cuja eficiência fica atestada pêla adoção, quase simultânea, do alfabeto fenício pêla maioria dos povos com os quais interagiam.

reticências

GONTIJO, Silvana. O mundo em comunicação. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2001. página 54.

  1. De que maneira os fenícios entravam em contato com outros povos?
  2. De acôrdo com o texto, o que era necessário ser feito para que os fenícios pudessem se comunicar com povos de diferentes línguas, escritas e culturas?
  3. Segundo o texto, que característica dos povos fenícios contribuiu para que outros povos adotassem seu alfabeto?
  4. Componha um breve texto, em cinco minutos, explicando por que o alfabeto fenício é considerado uma das principais inovações desenvolvidas por êsse povo.

Glossário

Semita
: faz referência aos povos originários da Ásia falantes de línguas semíticas. Entre esses povos também se incluem os hebreus, os cananeus, os assírios e os babilônios.
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Périplo
: viagem marítima em tôrno de um continente.
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Regente
: aquele que comanda, que conduz.
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