Capítulo 10 Os hebreus

O povo hebreu era formado por comunidades de agricultores e pastores que habitavam a região de Ur, na Mesopotâmia, há cêrca de 4 mil anos.

Essas comunidades eram compostas de famílias patriarcais, em que a figura masculina era o chefe da família. Cabia ao patriarca assumir as principais responsabilidades e decisões, exercendo funções políticas e religiosas.

Em busca da Terra Prometida

Os hebreus eram monoteístas, ou seja, acreditavam na existência de um único Deus, Javé. De acôrdo com a Torá, por volta de 1800 antes de Cristo, Abraão, um dos patriarcas hebreus, liderou uma migração para Canaã em busca de melhores condições de vida. Abraão teria recebido orientações diretas de Javé para guiar seu povo até Canaã, considerada a Terra Prometida.

Diversas famílias o seguiram e se estabeleceram na região, vivendo do cultivo de trigo, cevada, pepinos, uvas e figos, além da criação de animais, como ovelhas e cabras. No entanto, depois de um período de sêca e fome na região, por volta de 1600 antes de Cristo, os hebreus tiveram de procurar novos territórios.

A Torá

Muitas informações sôbre a história do povo hebreu ficaram conhecidas por meio da Torá, obra sagrada para os judeus. Trata-se de um conjunto de cinco livros — Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio —, que também fazem parte do Velho Testamento da Bíblia cristã. A Torá reúne 613 mandamentos, que devem ser seguidos pelos judeus.

Fotografia. Um rolo de texto antigo aberto. Na parte que aparece aberta, há três colunas de texto.
Antigo rôlu da Torá, em 2020.

A ida para o Egito

Na busca por novas terras férteis, os hebreus se dirigiram ao Egito. Porém, ao chegar na região, foram escravizados, trabalhando principalmente na agricultura e na construção de obras. cêrca de 400 anos depois, Moisés, um influente patriarca, liderou os hebreus na fuga do Egito de volta para Canaã.

O retorno a Canaã

De acôrdo com a tradição hebraica, durante a viagem de volta a Canaã, conhecida como Êxodo, Moisés estabeleceu um código de leis, transmitido a êle por Javé. êssecódigo ficou conhecido como Dez Mandamentos.

A fundação do Reino de Israel

Os hebreus chegaram a Canaã por volta de 1200 antes de Cristo e encontraram a região ocupada por povos como cananeus e filisteus.

Após anos de conflitos, em 1030 antes de Cristo, os hebreus fundaram o Reino de Israel, unificando as diversas comunidades hebraicas sob o comando de um rei. Um dos reis mais conhecidos foi Davi, que derrotou os filisteus e conquistou a cidade de Jerusalém.

A partir de então, os hebreus passaram por um período de prosperidade, mantendo relações comerciais com os povos árabes e africanos e realizando grandes obras, como sistemas de irrigação e o Templo de Salomão, em Jerusalém, capital do Reino de Israel.

Essas obras mobilizaram muitos trabalhadores livres e escravizados. Além disso, seus altos custos geraram grande aumento dos impostos.

Gravura. Vista aérea de uma cidade antiga com várias construções, grandes e pequenas, de pedra e cercada por muros. Nos muros, há portais de entrada e estradas que saem da cidade para várias direções. Em volta, vegetação.
Gravura do século vinte, de um artista desconhecido, representando como teria sido o Templo de Salomão.

A dominação estrangeira

Com a morte de Salomão, em 932 antes de Cristo, iniciou-se um período de instabilidade. Roboão, o novo rei, manteve a cobrança de altos impostos, provocando insatisfação popular e conflitos que levaram à divisão do reino. Ao norte se formou o Reino de Israel e ao sul, o Reino de Judá.

Com essa divisão política, enfraquecidos, os hebreus sofreram sucessivas invasões e dominações de povos estrangeiros. Após séculos de resistência, no século um, êles foram expulsos do Reino de Judá pelos romanos, sendo forçados a se espalharem por diversas regiões. êsse episódio da história hebraica ficou conhecido como diáspora judaica.

A religião judaica

A religião judaica é uma das religiões monoteístas mais antigas das quais temos conhecimento. Segundo a Torá, Javé criou o Universo e tudo o que há nele, sendo considerado um ser perfeito. êsse deus não pode ser representado em pinturas ou esculturas, pois o culto a imagens é negado por um dos Dez Mandamentos.

É considerado judeu aquele que é filho de uma mulher judia. Também é possível uma pessoa se converter ao judaísmo, mas, para isso, ela deve passar pelos critérios de avaliação das autoridades religiosas judaicas.

Verifique a seguir alguns símbolos da religião judaica.

de Davi

A de Davi, composta de dois triângulos entrecruzados, é um dos símbolos mais antigos da cultura judaica. Ela também é conhecida como escudo de Davi, que foi um dos reis de Israel.

Ilustração. Estrela de Davi composta por seis pontas, com dois triângulos entrelaçados de cor azul.
de Davi.

Menorá

Antigo símbolo judaico derivado do candelabroglossário sagrado feito de ouro e que originalmente ficava no Templo de Salomão. A Menorá representa o centro do qual a espiritualidade é irradiada para o mundo.

Fotografia. Um Menorá, candelabro dourado com suporte para 7 velas. Há uma haste central onde os suportes para as velas se ramificam de forma semicircular a partir dela.
Menorá.

Muro das Lamentações

De acôrdo com a tradição judaica, o Muro das Lamentações é parte do que restou do Templo de Salomão, após ser destruído pelos romanos no século um. Trata-se de um lugar sagrado para os judeus, atraindo peregrinos até os dias atuais. Ao visitar o local, os judeus fazem orações e depositam pedaços de papel com seus pedidos nos vãos do muro.

Ícone ‘Atividade oral’.

Questão 1.

Qual é a principal diferença entre a religião judaica e a dos povos que estudamos anteriormente, como os egípcios e os mesopotâmicos?

As celebrações judaicas

Ícone 'Ciências humanas em foco'
Ícone ‘Atividade oral’.

Questão 2.

Você costuma participar de alguma tradição religiosa? Qual?

Grande parte dos seguidores da religião judaica procura manter vivas suas tradições e sua história, promovendo-as por meio de símbolos, celebrações e rituais característicos do judaísmo. elementos foram, portanto, essenciais para construir uma forte identidade em tôrno dessa religião ao longo do tempo. Mesmo depois que os judeus se dispersaram pêlo mundo, a identidade religiosa dêsse povo contribuiu para a manutenção de sua cultura.

Conheça algumas das celebrações da religião judaica.

Pessach

Também conhecida como Festa da Libertação, celebra a fuga dos hebreus do Egito de volta para Canaã. Durante os sete dias da pêssa, os judeus devem consumir um pão fino e sem fermento chamado . Segundo a tradição judaica, um pão semelhante a êsse foi consumido pelos hebreus ao fugirem do Egito.

Fotografia. Dois homens, usando óculos, roupas pretas, aventais brancos e um chapéu na cabeça. Eles estão de pé, inclinados em uma mesa, preparando um alimento. As mãos deles estão sobre pequenos círculos de massas finas e abertas que encontra-se em cima de uma mesa.
Judeus preparando para a pêssa, em , Israel, em 2019.

Yom

É a data mais importante para a religião judaica, considerada o Dia do Perdão. Essa data é celebrada entre setembro e outubro. No , os judeus se dedicam às orações e ao jejum para demonstrar o arrependimento por suas falhas e para buscar o perdão divino.

Fotografia. Algumas pessoas em um templo religioso. A parede do templo é decorado com as cores vermelha, verde, branca e pequenos detalhes em dourado. À esquerda, um homem judeu, usando chapéu e terno. Ele está de perfil, inclinado, segurando um livro com uma das mãos e a outra está fechada na altura de seu peito. À direita, um homem com barba branca e óculos, terno branco e um grande chapéu preto e redondo.
Judeus durante a cerimônia do iôn kipúr, em Quiévi, Ucrânia, em 2021.

Bar e

Ao completar 13 anos de idade, os garotos judeus participam da cerimônia do , que marca a passagem deles para a maioridade religiosa. A partir do século dezenove, teve início também a cerimônia do , que marca essa passagem entre as garotas judias.

Fotografia. Uma garota em um templo religioso. Ela tem cabelos na altura do ombro, vestindo roupa branca e preta. Ela está de pé, com as mãos sobre um rolo grande de papel que está aberto sobre a mesa.
Garota judia faz a leitura da Torá durante celebração do , em Michigan, Estados Unidos, em 2019.
Fotografia. Cinco pessoas observando uma Torá. Entre elas, há um menino usando camisa branca e chapéu branco. Ele está de costas, olhando para um livro aberto. Ao redor, homens com cabelos brancos, vestindo roupas pretas e chapéu branco e pequeno no centro da cabeça.
Garoto judeu faz a leitura da Torá durante celebração do , em Jerusalém, Israel, em 2019.

Chanucá

Também conhecida como Festival das Luzes, a Chanucá (ou ) é uma celebração judaica que ocorre todos os anos, durante oito dias no mês de dezembro. A palavra em hebraico significa “dedicação” ou “inauguração”.

Durante o Festival das Luzes, a cada noite é acesa uma vela da chanukiá, um candelabro especial para essa festa, que tem nove pontas. A vela do meio, a principal, é a primeira a ser acesa.

Fotografia. Praça com um monumento em forma de candelabro com 9 lâmpadas. No centro do candelabro há uma estrela de Davi iluminada. Ao lado, uma árvore de Natal grande com luzes e uma estrela iluminada na ponta. Ao redor, pessoas caminhando. Nas laterais, prédios com luzes acesas. O céu está com tom azul escuro.
Praça durante a celebração da Chanucá, em Berlim, Alemanha, em 2020.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

  1. Leia as frases a seguir, que apresentam fatos relacionados à história dos hebreus. Depois, no caderno, elabore uma linha do tempo organizando cronologicamente fatos, incluindo a data de cada um deles.
    • Unificação das comunidades hebraicas e fundação do Reino de Israel.
    • Com a morte de Salomão, houve um período de instabilidade que levou à divisão do reino em Israel e Judá.
    • Migração dos hebreus para o Egito em busca de terras férteis.
    • Construção do Templo de Salomão.
    • retôrno dos hebreus a Canaã, que estava ocupada por cananeus e filisteus.
    • Estabelecimento de Abraão e algumas famílias na região de Canaã.
Versão adaptada acessível
  1. Leia as frases a seguir, que apresentam fatos relacionados à história dos hebreus. Depois, no caderno, elabore uma lista organizando cronologicamente esses fatos, incluindo a data em que eles ocorreram.
    • Unificação das comunidades hebraicas e fundação do Reino de Israel.
    • Com a morte de Salomão, houve um período de instabilidade que levou à divisão do reino em Israel e Judá.
    • Migração dos hebreus para o Egito em busca de terras férteis.
    • Construção do Templo de Salomão.
    • Retorno dos hebreus a Canaã, que estava ocupada por cananeus e filisteus.
    • Estabelecimento de Abraão e algumas famílias na região de Canaã.
  1. Durante o Êxodo, Moisés estabeleceu um código de conduta para o povo judeu. Que código é êsse e quais são as determinações dele que você conhece?
  2. O que foi a diáspora judaica? Por que ela aconteceu?
  3. A seguir, estão listadas quatro celebrações judaicas. Em seu caderno, redija um texto explicando cada uma delas.
    1. pêssa
    2. Chanucá
  4. Explique a relação entre as celebrações judaicas e a questão de identidade religiosa para o povo judeu.

Aprofundando os conhecimentos

6. Leia a seguir um trecho da Torá.

reticências

13 Por isso os egípcios faziam os filhos de Israel servir com dureza.

14 Assim lhes amarguravam a vida com pesados serviços em barro e com tijolos, e com toda sorte de trabalho no campo, enfim com todo o seu serviço, em que os faziam servir com dureza.

reticências

Êxodo 1: 1314. Judaísmo Ibérico. Disponível em: https://oeds.link/3WOlLU Acesso em: 11 março 2022.

  1. O que é a Torá? Por que ela é importante para os judeus?
  2. Qual passagem da história hebraica está narrada no trecho apresentado?
  3. Qual celebração judaica está relacionada a essa passagem?

7. Leia o texto que segue e, então, responda às questões.

Os judeus são o único povo que nasceu com o dever divino de habitar uma região do planeta: Canaã (Israel). No entanto, ao longo de seus 4 mil anos de história, êles se tornaram a nação mais cosmopolita do mundo. As comunidades judaicas hoje se espalham em mais de 100 países – do México à Inglaterra, do Cazaquistão à África do Sul, de Cuba ao Japão. Com exceção de Israel, os judeus têm vivido como minorias em todos lugares.

reticências Os judeus botaram o pé no mundo em 587 antes de Cristo, quando o rei babilônio Nabucodonosor invadiu o antigo reino de Judá (ao sul de Israel). O monarca arrasou Jerusalém e mandou parte de seus habitantes para a Babilônia, na Mesopotâmia (hoje Iraque). Mas o que havia sido um degredo imposto à fôrça contribuiu para o florescimento do judaísmo. “Foi durante o exílio que se impôs pêla primeira vez a todos os judeus a prática regular de sua religião”, diz o historiador britânico Paul Johnson no livro História dos Judeus.

reticências

isclárz, Eduardo. Diáspora: descubra como judeus se espalharam pêlo mundo. Aventuras na História, 23 outubro 2017. Disponível em: https://oeds.link/SV4cSA Acesso em: 3 março 2022.

  1. De acôrdo com seus estudos, por que o autor indica que viver em Canaã é um dever divino dos judeus?
  2. A que se refere o texto citado?
  3. Onde se encontram os judeus na atualidade?
  4. De acôrdo com o texto, qual é a importância dêsse movimento para o povo judeu?
  5. Explique o contexto de destruição de Jerusalém.

8. Copie o quadro a seguir, em seu caderno, e complete-a com as informações corretas a respeito de alguns dos símbolos da religião judaica. Siga o exemplo.

Selo modelo.

Menorá

Símbolo judaico que representa o centro do qual a espiritualidade é irradiada para o mundo.

Muro das lamentações

Estrela de Davi

Glossário

Candelabro
: suporte para velas.
Voltar para o texto