Capítulo 11 Os persas
Por volta de 2000 antes de Cristo, a região do Oriente Médio foi habitada por diversos povos, entre êles os medos e os persas. Esses povos formavam grupos nômades que viviam da criação de animais e da agricultura.
No século sete antes de Cristo, povos começaram a se organizar em reinos. Os medos, por exemplo, unificaram-se e formaram o Reino Médio, dominando por muito tempo outros reinos vizinhos, entre êles os persas.
Nessa época, os persas habitavam uma região que ficou conhecida como Pérsia, atual Irã. êles também estavam organizados em tôrno de um rei, mas não tinham autonomia por causa da dominação dos medos.
O Império Persa
Em aproximadamente 550 antes de Cristo, sob a liderança de Ciro dois, os persas conseguiram vencer os medos e deram início à formação de um dos mais vastos impérios da Antiguidade. Já sob o reinado de Dario um, por volta de 530 antes de Cristo, a Pérsia passou por uma rápida expansão territorial, conquistando cada vez mais povos e territórios. O Império Persa chegou a se estender de regiões desde a África até a Índia. Veja o mapa a seguir.
O Império Persa (500 a.C.)
Fonte de pesquisa: blék, diéremi ( edição). World History Atlas. Lôndon: dórlin , 2005. página 223.
Questão 1.
Quais rios localizados no Império Persa foram representados no mapa?
Controle e funcionamento do Império
Dario um dividiu o Império em províncias, chamadas satrapias. Cada uma delas era governada por um sátrapa, que era escolhido pêlo imperador.
Para ligar todas as regiões conquistadas à capital imperial, Persépolis, os persas construíram uma rede de estradas. As estradas contribuíam para a unificação do Império, facilitando também o contrôle das regiões conquistadas.
Outra importante característica do Império Persa foi a utilização de uma moeda oficial, o dárico. Ela recebeu êsse nome porque foi introduzida pêlo imperador Dario um. Essa moeda era cunhada em prata ou ouro e trazia em uma de suas faces a imagem dêsse governante.
A religiosidade persa
Os antigos persas tinham como crença religiosa o zoroastrismo. Essa religião foi fundada no século sete antes de Cristo pêlo profeta Zaratustra, também conhecido como Zoroastro.
A principal crença do zoroastrismo era baseada em duas divindades opostas, e , dois irmãos gêmeos. representava o bem, a luz e a verdade. Já seu irmão, , representava o mal e a mentira. Segundo o zoroastrismo, essas duas divindades estavam em luta constante, uma luta entre o bem e o mal.
Cada pessoa tinha a liberdade de escolher entre o bem e o mal. Os persas acreditavam que após a morte haveria um tipo de julgamento em que todos seriam julgados por suas ações. Os princípios do zoroastrismo influenciaram diversas religiões, entre elas o judaísmo, o islamismo e o cristianismo, as principais religiões monoteístas da atualidade.
História e Arte
A tecelagem de tapetes na cultura persa
A tecelagem de tapetes é uma das mais importantes manifestações da cultura e da arte dos antigos persas. Essa técnica passou por diversas mudanças ao longo da história, no entanto o modo tradicional de produção ainda é transmitido de geração para geração.
A história do tapete persa
O mais antigo tapete persa de que se tem registro foi encontrado por arqueólogos em um túmulo ao sul da Sibéria. êsse tapete foi encontrado em bom estado de conservação e recebeu o nome de . Verifique a foto a seguir.
Antes de se tornarem artigos de luxo e com alto valor artístico, os tapetes eram utilizados por antigos povos nômades persas para a proteção contra o frio. Ao longo do tempo, êles passaram a ser usados no momento das orações, para cobrir camas ou assentos, ou ainda para decorar as paredes.
A fabricação do tapete
Os principais materiais usados para a confecção dos tapetes eram seda, lã e algodão. As côres geralmente eram bastante vivas, e, para obtê-las, os artesãos usavam corantes naturais.
A tecelagem envolvia o trabalho de diversas pessoas, desde a escolha do material, o motivo (como é chamado o desenho ou estilo empregado), a fabricação das tintas, a tecelagem, até a comercialização.
Atividades
Faça as atividades no caderno.
Organizando os conhecimentos
1. Copie o quadro a seguir em seu caderno e elabore uma pergunta para cada resposta dada.
Perguntas |
Respostas |
---|---|
Satrapias. |
|
Dárico. |
|
Zoroastrismo. |
2. Descreva um princípio do zoroastrismo. Como é possível relacionar o zoroastrismo às religiões monoteístas da atualidade, como o judaísmo, o cristianismo e o islamismo?
Aprofundando os conhecimentos
3. Leia o texto a seguir e analise a foto.
reticências
Uma das reformas de maior impacto promovidas por Dario foi a padronização da moeda. Durante séculos, quase todas as transações comerciais haviam sido feitas sob a fórma de troca. Os trabalhadores eram em geral pagos em espécie – carne, cevada, vinho ou azeite. Quando se usava ouro ou prata, cada barra ou pepita precisava ser pesada em uma balança e ter sua pureza avaliada. reticências A contribuição de Dario foi determinar que apenas o seu tesouro poderia cunhar moedas de ouro, e impor um valor padronizado para cada moeda. reticências
, Enri (). A elevação do espírito: 600400 antes de CristoTradução: Cláudio Marcondes. Rio de Janeiro: Abril Livros, 1995. página 29, 31. (Coleção História em Revista).
- Agora, responda às questões.
- De acôrdo com o texto, como era realizado o comércio na região persa antes da criação do dárico?
- Descreva a figura central presente na moeda. Quem ela representa?
- De acôrdo com o texto e com o que você estudou no capítulo, explique a contribuição de Dario um para melhorar o sistema comercial da época.
4. Muitas obras de arte produzidas pelos persas tinham o objetivo de exaltar as realizações e as conquistas dos governantes. Dario um é considerado um dos principais incentivadores dessa arte de característica grandiosa, relacionada à realeza. Leia o texto a seguir e depois analise o relêvo.
reticências Trata-se da inscrição rupestre de berristun, gravada a uma altura de 100 metros sôbre reticências [o] desfiladeiro dos montes Zagros, grande rota histórica entre Assíria e a Média. Celebra ela a vitória de Dario sôbre os rebeldes que puseram o império em perigo reticências. No alto há um relevo sôbre o qual plana o símbolo : dois oficiais, o rei, os inimigos reticências acorrentados e de corda no pescoço. Embaixo está a longa inscrição trilíngue que narra os acontecimentos. Ninguém pode lê-la, olhando da estrada: a gratuidade do esfôrço faz com que melhor seja exaltada a majestade real.
[...]
, (). História geral das civilizações: o Oriente e a Grécia Antiga. Rio de Janeiro: Bêrtrãn Brasil, 1993. volume 1. página 322.
• Copie o quadro a seguir no caderno e associe cada uma das figuras indicadas por letras na imagem a um dos trechos em destaque no texto. Veja o . modêlo
A |
B |
C |
D |
---|---|---|---|
“dois oficiais” |
O tema é reticências
Ciência e tecnologia
O correio persa
Sob o govêrno de Dario um, o Império Persa atingiu uma vasta extensão territorial. Para controlar e administrar todo o território, Dario ordenou a construção de uma rede de estradas que ligavam várias regiões do império. Assim, as mercadorias comercializadas e os tributos pagos ao imperador circulavam de fórma mais eficiente.
Além disso, a implementação de um sistema de comunicação melhorou o contrôle administrativo imperial. Por meio de seus mensageiros reais, o governante podia receber informações sôbre as regiões dominadas ou obter documentos importantes com rapidez. êsse sistema de comunicação ficou conhecido como correio persa.
Veja algumas ilustrações de como funcionava o correio persa na Antiguidade.
1. O correio persa funcionava graças à rede de estradas que interligava diversas regiões do império. Um grande número de funcionários mantinha essas estradas bem conservadas e seguras.
2. Ao longo das principais rotas do império, o correio persa dispunha de postos com cavaleiros e cavalos alimentados e descansados.
3. Em alguns rios havia balsas para a travessia dos cavaleiros. Com o correio persa, uma mensagem podia ser transmitida de um extremo a outro do Império em poucos dias.
4. Um cavaleiro portando uma mensagem cavalgava até o próximo pôsto e entregava a mensagem a outro cavaleiro, que tinha a missão de levá-la até o próximo, e assim sucessivamente, até que a mensagem chegasse ao seu destino.
As ilustrações sôbre o correio persa são representações artísticas contemporâneas produzidas com base em estudos históricos.
Fonte de pesquisa: , Enri (). A elevação do espírito. Tradução: Pedro Maia Soares. Rio de Janeiro: Time-Life: Abril Livros, 1993. (Coleção História em Revista).
Agora, responda às questões a seguir.
1. De que fórma a construção de uma rede de estradas está relacionada à administração dos territórios conquistados pelos persas?
2. Descreva o sistema de transmissão de mensagens dos persas.
- Os meios de comunicação passaram por diversas transformações ao longo da história. Atualmente, mensagens e informações podem ser transmitidas instantaneamente para diferentes e distantes locais do mundo. Reflita sôbreas questões a seguir.
- De que maneira você toma conhecimento de informações ou de notícias?
- Como você se comunica com alguém que está distante?
- Converse com os colegas sôbre essas questões e anotem no caderno as principais ideias levantadas sôbre o tema. Depois, escrevam um texto coletivo sôbre os sistemas de mensagem e os meios de comunicação na atualidade e expliquem como as tecnologias da comunicação nos influenciam no dia a dia.
O que eu estudei?
Faça as atividades em uma folha de papel avulsa.
1. Copie o quadro a seguir em uma folha de papel avulsa, completando-o com as principais informações referentes a cada um dos povos.
Informações |
Fenícios |
Hebreus |
Persas |
---|---|---|---|
Organização social |
Famílias patriarcais e governo centralizado (rei) |
||
Economia |
Comércio |
||
Conflitos |
Expansão territorial |
||
Religião |
Monoteísta − judaísmo |
||
Deuses |
Baal e Astarte |
2. Retome o mapa Cidades e colônias fenícias (1200 , que apresenta as rotas comerciais utilizadas pelos fenícios. Em uma folha de papel avulsa, escreva um breve texto comentando a relação entre comércio e colonização. Para essa produção, considere os seguintes têrmus.
- A respeito da escravidão, analise as afirmativas a seguir. Depois, em uma folha de papel avulsa, copie somente a alternativa correta.
- Na sociedade fenícia, as pessoas escravizadas dedicavam-se às atividades de artesanato e comércio.
- Ao chegar no Egito, os hebreus não encontraram mão de obra escravizada o suficiente para construir sua comunidade, por isso migraram para outra região.
- Já tendo passado pêla escravização, os hebreus não utilizaram mão de obra escravizada, pois sua cultura valorizava o direito à liberdade.
- A escravidão foi uma prática recorrente na Antiguidade, tendo características diferentes em cada uma das sociedades nas quais estava presente.
- Retome o conteúdo apresentado no boxe Muro das Lamentações. Após essa nova leitura, converse com os colegas a respeito das seguintes questões.
- A construção e a destruição do Templo de Salomão se referem a quais contextos?
- Qual é a importância dessas ruínas para a tradição judaica?
- Qual é o motivo de os judeus fazerem peregrinações ao Muro das Lamentações?
- Analise a imagem a seguir, que se refere a um acontecimento da história dos hebreus. Depois, com base em seus conhecimentos, escreva uma legenda para ela em uma folha avulsa.
6. Em uma folha avulsa, relacione os elementos da cultura persa listados a seguir à descrição correta.
A. Satrapias
B. Zoroastrismo
C.
1. Religião seguida pelos antigos persas, fundada no século sete antes de Cristo pêlo profeta Zaratustra.
2. Nome dado a um antigo tapete persa, datado de 500 antes de Cristo
3. Nome dado às províncias estabelecidas por meio da divisão do Império persa por Dario um.