UNIDADE 5  O mundo grego

Fotografia. Ruínas de uma cidade antiga. Ao fundo, no alto de um terreno rochoso elevado, há ruínas de um grande templo com várias colunas. Na frente, na encosta do terreno elevado, há ruínas de algumas moradias, construções antigas e vegetação.
Vista das ruínas da Acrópole, construída no século cinco antes de Cristo, na cidade de Atenas, Grécia. Foto de 2020.

Os antigos gregos formaram uma das mais influentes civilizações do Ocidente.

Nesta unidade, vamos estudar a origem da civilização grega, seu cotidiano, sua arte e sua religiosidade. Vamos também conhecer aspectos da antiga cultura grega que ainda estão presentes em nosso cotidiano.

Iniciando a conversa

  1. Descreva o local retratado na foto. Em que época as construções em destaque foram feitas?
  2. Você conhece alguma construção atual que seja semelhante à que está em destaque na foto? Comente.
  3. O que você conhece sôbre os antigos gregos? Será que a cultura dêsses povos tem influência em nossa sociedade atual? Converse com os colegas.

Agora vamos estudar...

  • as origens da civilização grega;
  • as cidades-Estado gregas;
  • o cotidiano na Grécia Antiga;
  • a cultura, a arte e a religiosidade gregas;
  • o período Helenístico.

 CAPÍTULO 12  Os antigos gregos

A civilização da Grécia Antiga formou-se na península Balcânica, a partir do século vinte antes de Cristo, com a chegada de povos indo-europeusglossário . povos, entre êlesaqueus, jônios, eólios e dórios, fundaram várias cidades, como Micenas, Atenas, Mileto e Esparta.

A Grécia Antiga (século XI a.C.)

Mapa. A Grécia Antiga (século 11 antes de Cristo). Mapa destacando o território da Grécia Antiga, composto por áreas continentais e ilhas entre o Mar Egeu, Mar Jônico e Mar Mediterrâneo. Conforme a legenda: 
Aqueus: Localizados em parte da região de Arcádia. Cidade destacada de Micenas. 
Eólios: Localizados na região da Tessália, Etólia, Beócia, Peloponeso, parte da Ásia Menor e ilha de Lesbos. Cidades destacadas: Larissa, Delfos e Assos. 
Jônios: Localizados na região da Calcídica, Ática, parte da Ásia Menor, ilha de Imbros, ilha de Lemnos, ilha de Quios, ilha de Samos, ilha dos Tasos, ilha de Icária, ilha de Tenos, ilha de Paros Naxos e ilha de Andros. Cidades destacadas: Abdera,  Éfeso, Mileto, Atenas, Erétria, Cálcis e Eubeia. 
Dórios: Localizados na região da Messênia, Lacônia, parte da Arcádia, Ásia Menor, ilha de Creta, ilha de Leucas, ilha de Melos e ilha de Rodes.  Cidades destacadas: Córcira,  Mégara, Corinto, Micenas, Messena, Esparta, Cnido, e Cnossos.
Na parte inferior à esquerda, planisfério destacando parte da Europa e Ásia. Ao lado, representação da rosa dos ventos e escalas de 85 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: ARRUDA, José de Atlas histórico básico. São Paulo: Ática, 1995. página 8.

Ícone ‘Atividade oral’.

Questão 1.

Analise o mapa e identifique quais povos ocupavam as regiões onde foram fundadas as cidades de Atenas e de Esparta.

A antiguidade Clássica

A sociedade dos antigos gregos desenvolveu-se em um período da história da Europa que foi denominado posteriormente Antiguidade Clássica (século oito antes de Cristoao século cinco Depois de Cristo). êsse período se refere à história e à cultura de antigas sociedades que se desenvolveram na Europa. A Antiguidade Clássica abrange o auge das antigas culturas grega e romana. Assim, a palavra clássica, empregada para se referir a êsse período, demonstra uma valorização de europeus em relação à própria cultura.

Os minoicos

Antes da chegada dos indo-europeus, viviam na ilha de Creta, na península Balcâ­nica, os chamados minoicos. êles se estabeleceram nessa ilha por volta de 3000 antes de Cristo

As cidades minoicas

Os minoicos, também chamados cretenses, ficaram conhecidos pêla organização de suas cidades, que eram construídas em tôrno de palácios, como o palácio de nossos.

Havia nesse palácio diversas seções, entre as quais estavam estabelecimentos comerciais, oficinas, depósitos e moradias.

Os micênicos

Os minoicos faziam trocas comerciais com diferentes povos, entre eles os micênicos (nome pêlo qual os aqueus ficaram conhecidos ao fundar a cidade de Micenas). Os micênicos invadiram a ilha de Creta e conquistaram os minoicos, em 1450 antes de Cristo, assimilando a cultura deles.

Assim como os minoicos, os micênicos organizavam-se em tôrno de cidades fortificadas, cujo centro político era o palácio. A sociedade micênica era hierarquizada e guerreira e tinha o comércio como principal atividade econômica. O sistema de govêrno micênico era a aristocraciaglossário .

A civilização micênica entrou em declínio por volta de 1200 antes de Cristo, possivelmente com a chegada dos dórios, que invadiram a região e conquistaram suas cidades. Assim, ocorreu a dispersão dos micênicos, que migraram para outras regiões, como a costa da Ásia Menorglossário .

Fotografia. Ruínas de pedras em formato circular e em meio à vegetação. No fundo, montanhas.
Ruínas de Micenas, na Grécia, em 2019.

As cidades-Estado gregas

Entre 1200 antes de Cristo e 500 antes de Cristo, as populações da Península Balcânica formaram os genos, comunidades familiares lideradas, cada uma delas, por um chefe. Gradativamente, elas se organizaram em tôrno de cidades-Estado, denominadas pólis. Cada cidade-Estado (pólis) tinha o próprio govêrno, ou seja, era autônoma.

O centro urbano de uma pólis reunia edifícios públicos, moradias, estabelecimentos comerciais, templos religiosos, oficinas de artesanato e espaços de convivência, como ruas e praças. Entre as principais pólis gregas estavam Atenas e Esparta.

A pólis de Atenas

Atenas foi fundada pelos jônios por volta do século dez antes de Cristo, na região da Ática. Os edifícios mais importantes da pólis eram construídos na Acrópole, que em grego significa “cidade alta”. êsse local era fortificado para proteger os moradores em caso de guerras ou de invasões. A Acrópole era também um local de culto onde ficavam o Partenon, o erecteiôn e uma enorme estátua de Palas Atena, deusa protetora da cidade.

A. partenôn: templo dedicado a Palas Atena.

B. erecteiôn: templo dedicado a Palas Atena e a Poseidon.

C. Atena Promacos: estátua de Palas Atena.

Ilustração. Detalhe de uma cidade. À direita, na parte mais alta, uma construção grande com diversos pilares. Ela é branca com detalhes coloridos na parte superior. Sobreposto à letra 'A'. À esquerda, uma construção pequena composta por telhado e colunas. Sobreposto à letra 'B'. Abaixo e centralizado, uma grande escultura dourada de uma figura humana com uma lança em uma das mãos. Sobreposto à letra 'C'. Em frente à escultura, há um altar com fumaça. Na parte inferior, entrada com escadaria. Há diversas pessoas entrando na cidade em direção à grande construção.
Obra de , feita no século vinte, representando a Acrópole de Atenas no século cinco antes de Cristo

Desde a sua formação, a cidade de Atenas era governada pelos aristocratas. Contudo, ao longo do século seis antes de Cristo, pessoas de outras camadas da sociedade, como a população mais pobre e os comerciantes atenienses, lutaram por melhores condições de vida e por maior participação nas decisões políticas.

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Transcrição do áudio

[Mateus]  Democracia ateniense e democracia atual

[Luana]  [tom de voz animado]

Olá, ouvintes!

[Mateus]  [tom de voz animado]

Olá a todas e todos! Preparados para mais um episódio do nosso podcast “De olho na História”? O tema de hoje é democracia.

[Luana]

[tom de voz animado]

Podemos começar a conversa pensando no mundo atual.

[Mateus]

[tom de voz animado e explicativo]

De acordo com o Índice de Democracia, publicado pela Economist Intelligence Unit (EIU), 45% da população mundial viviam sob regimes democráticos no ano de 2021. Mas, afinal, o que é a democracia?

[Luana]

[tom de voz explicativo]

A democracia é um regime de governo em que as decisões são tomadas em acordo com o desejo da população. E uma das maneiras mais importantes de o povo manifestar o seu desejo é por meio da escolha de governantes nas eleições.

[Mateus] 

[tom de voz explicativo]

Sim, a gente elege nossos representantes para elaborarem as leis e tomarem decisões administrativas sobre os rumos de nosso país, estado, cidade. Mas não pense que a democracia é coisa recente.

[Luana]

[tom de voz curioso]

E quando foi que ela surgiu?

[Mateus]

[tom de voz explicativo]

Bem, o berço da democracia é considerado a Grécia Antiga, particularmente a cidade-Estado de Atenas.

[Luana]

[tom de voz curioso]

Então, podemos dizer que a democracia que a gente conhece hoje é herança dos gregos, não é? Mas será que a democracia das sociedades antigas era igual à que conhecemos hoje?

[Mateus]

[tom de voz animado e explicativo]

Muita coisa aconteceu desde a Antiguidade. Vamos entender melhor como foi o desenvolvimento da democracia na sociedade ateniense.

[Luana]

[tom de voz animado e explicativo]

Vamos lá. A democracia surgiu por volta do ano 500 a.C. Nessa época, aconteceram revoltas populares contra os governantes de Atenas, Hiparco e Hípias, considerados tiranos pela população.

[Mateus] 

[tom de voz explicativo]

O grande líder desse movimento popular foi Clístenes, que hoje é chamado de pai da democracia. Após as revoltas, ele implantou em Atenas leis que permitiram que várias camadas da população tivessem participação política.

[Luana]

[tom de voz explicativo]

Sim, os cidadãos podiam participar diretamente das decisões políticas da cidade. Mas é importante lembrar que nem todos os habitantes de Atenas eram tidos como cidadãos.

[Mateus]

[tom de voz explicativo]

É verdade. Só eram considerados cidadãos os homens livres, maiores de dezoito anos, nascidos em Atenas e filhos de pai e mãe atenienses.

[Luana]

[tom de voz explicativo]

Logo, as pessoas que não atendessem a esses requisitos não eram cidadãs. Estamos falando das mulheres, dos escravizados e dos estrangeiros. Não era pouca gente, não!

[Mateus]

[tom de voz explicativo]

Verdade. Mas, feita essa ressalva, é possível dizer que a democracia ateniense foi uma das primeiras experiências de governo do povo.

[Luana]

[tom de voz explicativo]

Seus princípios serviram de base para o desenvolvimento de regimes mais abertos e para a prática da cidadania.

[Mateus]

[tom de voz explicativo]

Pois é, a democracia foi se transformando ao longo do tempo até chegar ao modelo que conhecemos hoje.

[Luana]

[tom de voz explicativo]

Nas democracias atuais, há diversas maneiras de participar da vida política. As eleições, como já falamos, é uma delas.

[Mateus]

[tom de voz explicativo]

E, além de votar, as pessoas ainda podem se candidatar a cargos públicos.

[Luana]

[tom de voz explicativo]

Hoje, os cidadãos fazem parte de grupos variados na sociedade.

[Mateus]

[tom de voz animado e explicativo]

Isso é importante, Luana! Nas democracias atuais, homens e mulheres precisam basicamente ter a idade mínima para poderem votar, por exemplo.

[Luana]

[tom de voz explicativo]

No Brasil, essa idade é 16 anos. Mas ela pode variar de um país para outro.

[Mateus]

[tom de voz explicativo]

Aqui também é necessário ter a nacionalidade brasileira. Só que, mesmo tendo nascido em outro país, uma pessoa pode obter essa nacionalidade. Também não é preciso ser alfabetizado para exercer o direito do voto e participar da vida política.

[Luana]

[tom de voz explicativo]

A cidadania hoje é mais abrangente se comparada à Grécia Antiga, não é?

[Mateus]

[tom de voz explicativo]

Realmente, Luana. Mas é preciso também destacar uma característica importante de muitas democracias atuais: a representatividade.

[Luana]

[tom de voz explicativo]

Sim. Na Grécia Antiga, os próprios cidadãos participavam da criação de leis e da administração da cidade.

[Mateus]

[tom de voz explicativo]

Hoje é diferente: os cidadãos elegem seus representantes para fazer isso.

[Luana]

[tom de voz animado]

Puxa! A democracia é um tema fascinante, não?

[Mateus]

[tom de voz animado e de encerramento]

Demais! Bom, por hoje, a gente fica por aqui!

[Luana]

[tom de voz animado e de encerramento]

Esperamos que nossa conversa tenha ajudado vocês, ouvintes, a compreender um pouco melhor o que é democracia.

[Mateus] 

[tom de voz de encerramento]

Aproveitem para refletir sobre a importância da democracia na vida de cada um de nós. Até a próxima!

[Luana]

[tom de voz de encerramento]

Tchau, pessoal!

[Narrador]

O áudio inserido neste conteúdo é da Incompetech.  

A democracia ateniense

Os atenienses desenvolveram um sistema político chamado democracia (do grego , que significa “poder do povo”). êsse sistema foi construído ao longo de muito tempo, por meio de diversas reformas políticas. Leia o boxe a seguir.

Reformas políticas

  • Reformas de Sólon (594 antes de Cristo546 antes de Cristo): criação da Assembleia do Povo, espaço onde qualquer cidadão podia se manifestar; abolição da escravidão por dívida.
  • Reformas de Clístenes (510 antes de Cristo507 antes de Cristo): criação do Conselho dos Quinhentos, no qual eram elaboradas as leis da cidade.
  • Reformas de Péricles (444 antes de Cristo429 antes de Cristo): permissão para que qualquer cidadão fosse eleito para o cargo de arconte, um dos mais altos. Péricles também instituiu uma remuneração para os cargos oficiais, permitindo que os mais pobres pudessem se dedicar à política.
Escultura. Destacando o busto de um homem com cabelos ondulados e barba grande.
Representação do legislador Sólon, no Museu Nacional Arqueológico de Napoli, Itália.
Escultura. Destacando o busto de um homem com cabelos curtos e barba. Abaixo do busto há uma placa com elementos da escrita grega.
Representação do legislador Clístenes, no Capitólio Estadual de Ohio, Estados Unidos.
Escultura. Destacando o busto de um homem com cabelos ondulados, barba e capacete na cabeça.
Representação do legislador Péricles, no museu do Vaticano.

A democracia ateniense permitiu, por volta de 500 antes de Cristo, a participação política de pessoas de várias camadas da sociedade.

Em Atenas, a democracia era caracterizada pêla participação direta dos cidadãos nas decisões políticas da cidade. No entanto, eram considerados cidadãos apenas os homens maiores de 18 anos, filhos de atenienses e nascidos na própria cidade.

Assim, as mulheres, os escravizados e os estrangeiros (conhecidos como metecos) não tinham o direito de participar da política.

Os cidadãos se reuniam na Assembleia do Povo para apresentar, discutir e decidir questões relacionadas à administração da pólis.

Participar da vida política na pólis exigia tempo. Assim, mesmo tendo o direito de participar, grande número de cidadãos não comparecia à Assembleia, como era o caso de muitas pessoas que viviam no campo, distantes da área urbana.

A ocupação de cargos políticos e de funções públicas, como fiscal de pesos e medidas e fiscal de impostos, era decidida por sorteio. O cidadão sorteado podia permanecer no cargo por um ou dois anos, e depois disso era realizado um novo sorteio.

Fotografia. Detalhes de ruínas. Ao centro, há três colunas e parte de uma parede. À direita, uma construção com uma porta e duas janelas em sua fachada. Ao fundo, partes de um muro alto e antigo com rachaduras causadas pela passagem do tempo.
Ruínas da Ágora de Atenas, Grécia, em 2019.
Ícone ‘Atividade oral’.

Questão 2.

É possível considerar que a democracia ateniense era inclusiva? Explique.

A pólis de Esparta

A cidade-Estado de Esparta foi fundada pelos dórios no século nove antes de Cristo, na região da Lacônia. Grande parte de seu território foi conquistada por meio de guerras e da dominação dos povos vizinhos, como os lacônios e os messênios.

O grupo social dominante em Esparta era composto pelos “iguais” (iômi). êles eram proprietários das melhores terras e dedicavam a maior parte de seu tempo às atividades militares. Conheça a seguir alguns aspectos da educação de um iômi.

  • Aos 7 anos, os garotos iômi eram obrigados a deixar a família para viver em escolas militares, onde recebiam uma educação voltada para a guerra.
  • Nas escolas, a disciplina era extremamente rigorosa. Os garotos somente podiam falar quando lhes era permitido.
  • Diversas técnicas de combate eram ensinadas. Os garotos faziam diversos treinamentos para se tornarem fortes e resistentes.
  • Já mais velhos, os rapazes eram incentivados a caçar para conseguir a própria comida. Aos 20 anos, êles passavam a integrar o exército espartano.

Também viviam em Esparta os periecos e os hilotas. Os periecos eram livres e se dedicavam à agricultura, ao comércio e ao artesanato. Já os hilotas eram descendentes de povos subjugadosglossário pelos iômi, sendo considerados propriedade do Estado. Entretanto, êles não aceitaram pacificamente o domínio espartano e se revoltaram por diversas vezes.

Escultura. Destacando o busto de uma pessoa usando capacete. Em cima do capacete há uma estrutura em forma de meia lua.
Escultura do século cinco antes de Cristorepresentando um guerreiro espartano.

O sistema oligárquico

O sistema político em Esparta era baseado na oligarquia (do grego oligár-quiá, que significa “govêrno de poucos”).

A pólis era governada por dois reis, que exerciam poder político, religioso e militar. Contudo, apesar de seu poder, os reis espartanos deviam seguir as orientações e as decisões dos éforos e dos membros da Gerúsia.

Os éforos eram um grupo formado por cinco membros eleitos por uma Assembleia Popular (chamada Ápela). Eles tomavam decisões militares, como a coordenação e a mobilização das tropas do exército, e julgavam e limitavam a atuação dos reis.

Já a Gerúsia era um conselho composto por trinta anciãos responsáveis pêla elaboração das leis e pêlas decisões judiciais, atuando como um tribunal.

As guerras contra os persas

Em meados do século cinco antes de Cristo, várias cidades-Estado gregas foram invadidas pelos persas, liderados por Dario um e, depois, por seu filho Xerxes. Naquela época, o exército do Império Persa era um dos maiores e mais poderosos do mundo.

Diante da ameaça persa, diferentes cidades-Estado gregas se uniram para se defender dos invasores. Após vários confrontos, em 480 , os gregos venceram os persas na Batalha de Salamina e, no ano seguinte, conseguiram expulsá­-los. conflitos ficaram conhecidos como Guerras Médicas e receberam êsse nome porque os persas também eram chamados de médos.

Relevo. À esquerda, um homem com tecido ao redor do corpo e capa. Ele está de pé, inclinado para trás com um dos braços levantado segurando um escudo. Ao lado, um homem sem vestes, usando capacete e escudo, está inclinado na direção do outro homem. Centralizado, um homem com tecido ao redor do corpo está montado em um cavalo. Sentado no chão e abaixo do cavalo, há um homem sem vestes segurando um escudo. À direita, um homem sem vestes, usando capacete e escudo,  está puxando os cabelos de um homem ajoelhado, com tecido ao redor do corpo e um dos braços erguidos com um escudo.
Detalhe de relêvo em mármore do século quatro antes de Cristo representando uma batalha entre persas e gregos.

A Guerra do Peloponeso

Após o fim das guerras contra os persas, Atenas liderou uma aliança entre várias cidades gregas, chamada Confederação de Delos. O objetivo dessa confederação era defender os territórios gregos dos ataques inimigos. Em poucos anos, Atenas estendeu sua hegemoniaglossário sôbre todas as cidades-Estado gregas. Sua frota naval era a mais poderosa da região e, além das embarcações de guerra, possuía uma grande frota de navios comerciais.

Relevo. Detalhe contendo diversas  pessoas sentadas, uma atrás da outra, com remos nas mãos.
Detalhe de relêvo do século cinco antes de Cristo representando uma embarcação de guerra ateniense.

Os espartanos, insatisfeitos com o domínio ateniense, organizaram a Liga do Peloponeso, uma aliança de cidades-Estado liderada por Esparta. Em pouco tempo, a Confederação de Delos e a Liga do Peloponeso passaram a ter diversas rivalidades entre si.

Assim, teve início, em 431 antes de Cristo, a Guerra do Peloponeso, quando Tebas, cidade aliada de Esparta, invadiu Plateia, aliada de Atenas.

Os conflitos se estenderam por cêrca de três décadas, causando a morte de muitas pessoas. Apesar do poder naval de Atenas, a Confederação de Delos foi derrotada pêla Liga do Peloponeso, mais forte nos combates terrestres.

Em 404 antes de Cristo, com o fim dos conflitos, as cidades-Estado gregas estavam enfraquecidas e entraram em declínio. A Guerra do Peloponeso marcou o fim da hegemonia das cidades gregas na península Balcânica.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

  1. Retome o mapa da Grécia Antiga, apresentado no início dêste capítulo, e identifique o nome de algumas cidades localizadas nas regiões de domínio dos seguintes povos indo-europeus: aqueus, eólios, jônios e dórios.
  2. Cite um exemplo da influência cretense sôbre a cultura micênica.
  3. O que era a pólis grega? Como ela era organizada?
  4. Escreva um pequeno texto sôbre a democracia ateniense.
  5. Explique as principais características do sistema político da pólis de Esparta.
  6. Leia novamente as páginas referentes ao tema A pólis de Esparta e analise as ilustrações apresentadas a seguir.
Ilustração 'A'. Dois meninos sem cabelos e com tecido ao redor da cintura estão de frente um para o outro. Cada um segura com uma das mãos uma espada de madeira. Atrás, pessoas observam os meninos.
Ilustração 'B'. Um menino pequeno, sem cabelos, usando tecido ao redor da cintura. Ao lado, um homem alto e forte, com cabelos ruivos e usando capa, segura um dos braços do menino. Eles estão de costas e caminhando. Ao fundo, algumas montanhas.
Ilustração 'C'. Três homens jovens vestindo capa e tecido ao redor da cintura. Cada um segura com uma das mãos um escudo.
Ilustração 'D'. Um menino sem cabelos está de pé com os braços para trás. Ao lado, um homem, com cabelo e barba, olha para o menino com os braços cruzados.

Em seu caderno, ordene corretamente as etapas do processo de educação de um iômi. Depois, escreva um texto utilizando as palavras a seguir.

militares escolas disciplina exército guerra combate

7. O que foi a Guerra do Peloponeso?

Aprofundando os conhecimentos

8. No caderno, relacione estes têrmus e conceitos às suas respectivas definições sôbre as antigas cidades-Estado gregas.

A. Sistema oligárquico

B. Democracia

C. Cidadãos

D. Confederação de Delos

1. Aliança estabelecida entre cidades gregas após o fim da guerra contra os persas. Tinha como objetivo inicial a defesa do território grego.

2. Possuíam participação ativa nas decisões políticas da pólis, desde que fossem homens maiores de 18 anos, filhos de atenienses e nascidos em Atenas.

3. Conhecido por ser um “govêrno de poucos”, representava a organização política em Esparta.

4. Sistema político que possibilitou a participação de pessoas de várias camadas sociais na administração política ateniense. Entretanto, mulheres, escravizados e estrangeiros não tinham direito a essa participação.

9. Leia a seguir a célebre Oração fúnebre, de Péricles, citada por Tucídides. O discurso homenageia os atenienses mortos no primeiro ano da Guerra do Peloponeso, em 431 antes de Cristo Depois, responda à questão.

reticências Se tenho de falar também das virtudes femininas, dirigindo-me às mulheres agora viúvas, resumirei tudo num breve conselho: será grande a vossa glória se vos mantiverdes fiéis à vossa própria natureza, e grande também será a glória daquelas de quem menos se falar, seja pêlas virtudes, seja pelos defeitos.

reticências

TUCÍDIDES. História da Guerra do Peloponeso. Tradução: Mário da Gama cúri. quarta edição Brasília: Editora Universidade de Brasília, Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais; São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2001. página 114. (Clássicos ípri, 2). Disponível em: https://oeds.link/vLozut. Acesso em: 3 março 2022.

De acôrdo com o trecho do discurso de Péricles apresentado, qual é o papel da mulher na sociedade ateniense?

Glossário

Indo-europeu
: refere-se aos povos originários da Ásia Central que falavam línguas aparentadas, as quais, ao longo do tempo, contribuíram para a formação de línguas como o grego, o latim e o persa.
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Aristocracia
: sistema de govêrno no qual o poder é exercido por uma camada social composta de nobres, ou “aristocratas”, que detêm diversos privilégios sociais e políticos, geralmente adquiridos desde o nascimento.
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Ásia Menor
: península localizada a Léste da Grécia, onde atualmente se encontra grande parte da Turquia.
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Subjugado
: dominado, conquistado.
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Hegemonia
: grande poder e influência exercida por um povo sôbre outro.
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