CAPÍTULO 13  A vida na Grécia Antiga

As cidades-Estado gregas eram compostas basicamente de uma área rural, onde estavam localizadas as terras de plantio e de criação de animais, e de uma área central urbana. Conheça a seguir alguns aspectos da vida dos antigos gregos.

Área rural

A atividade agrícola era uma das ocupações mais importantes da maioria dos habitantes das cidades-Estado gregas. Geralmente, o trabalho agrícola era realizado em família.

Um dos principais produtos cultivados pelos antigos gregos era a azeitona, usada na produção do azeite de oliva. O azeite era usado na alimentação e também como combustível para a iluminação. Além disso, as famílias cultivavam vegetais, como repolho, ervilhas, cebola e alho. Era comum também o consumo de mel, de vinho e de pão.

Outras atividades importantes eram a caça, a pesca e a criação de animais, como ovelhas e cabras.

Fotografia. Um vaso amarelo com duas alças. Ao centro, há silhuetas de duas pessoas em pé,  segurando varas finas e compridas com as mãos e apontando-as na direção de uma árvore. Entre elas, há a silhueta de uma pessoa, com os joelhos no chão segurando um cesto. No topo da árvore, há a silhueta de uma pessoa.
Vaso grego do século seis antes de Cristo com adornos representando agricultores colhendo azeitonas.
Ícone ‘Atividade oral’.

Questão 1.

Na imagem apresentada no vaso, de que maneira os agricultores estão realizando a colheita?

Ícone ‘Atividade oral’.

Questão 2.

Explique a importância da atividade representada no vaso para o cotidiano dos antigos gregos.

Área urbana

Nos centros urbanos, viviam os artesãos, os comerciantes e os proprietários de terras, além de outros grupos sociais, como os soldados e pessoas escravizadas.

Nas cidades, havia os edifícios públicos, os teatros, os templos, os tribunais e as oficinas. Também era comum que as cidades tivessem uma praça principal, conhecida como Ágora. Nesse local, os cidadãos se reuniam para discutir diversos assuntos, como filosofia e política, e negociar produtos nos mercados.

Fotografia. Ruínas com fragmentos de pedras na área central e diversas colunas ao redor. No fundo, montanha e vegetação.
Ruínas da Ágora de Éfeso, na Turquia, em 2021.

A filosofia

Os debates públicos entre os cidadãos eram bastante valorizados. Nesses debates, eram discutidos assuntos como leis, impostos e política.

Nesse contexto, formou-se o que chamamos hoje de filosofia, palavra de origem grega que significa “amor pêla sabedoria”. O pensamento filosófico tem suas origens na busca por explicações racionaisglossário sôbre os fenômenos da natureza e sôbre a relação do ser humano com o Universo e com a pólis, entre outras questões.

Muitos filósofos foram professores, legisladores, escritores e oradores. Os mais conhecidos foram Sócrates (469 antes de Cristo-399 antes de Cristo), Platão (428 antes de Cristo-348 antes de Cristo) e Aristóteles (384 antes de Cristo-322 antes de Cristo).

História e Língua Portuguesa

Fábulas de Esopo

As fábulas são gêneros textuais narrativos que têm por objetivo propor uma reflexão por meio de uma moral presente no final da história, a qual apresenta ao leitor um ensinamento. Geralmente, as personagens principais são animais humanizados.

As principais fábulas da Antiguidade Clássica são atribuídas a Esopo, um escravizado que teria vivido na Grécia no século seis antes de Cristo As fábulas atribuídas a êle eram de tradição oral e foram reunidas e escritas somente séculos depois. Essas histórias continuaram a ser transmitidas com o passar dos séculos, sendo admiradas até os dias de hoje.

Leia a seguir uma dessas fábulas.

A lebre e a tartaruga

A lebre era famosa por ser muito veloz e se gabava dessa condição. Quando encontrava a tartaruga, ela fazia questão de provocá-la.

— Ora, ora, dona tartaruga, aonde vai com tanta urgência?

— Saiba que estou ocupada. Estou indo para casa preparar almôço para minha família.

— Mas nessa velocidade os coitados não vão passar fome? — a lebre debochou.

— Não vão, não. Seguimos todos o mesmo ritmo e nunca faltou nada em casa. Se um dia precisar, creio que posso me mover com mais agilidade.

Irritada, a lebre retrucou:

Ah, mas é claro que poderia. Que ideia! Acho que você nem sabe correr. Até uma lesma a venceria numa corrida.

— Pois eu acho que corro muito bem. Veja — disse a tartaruga, com seus pequenos passos. A lebre gargalhou.

Aposto que você até poderia me vencer em uma corrida.

Após refletir por alguns segundos, a tartaruga finalmente respondeu:

— E por que não?

— Ah, se é assim, então vamos resolver isso de uma vez. Vamos apostar uma corrida — disse a lebre, ofendida.

— Está bem — respondeu a tartaruga.

No dia marcado, vários animais da floresta foram animados ao local combinado para assistir à curiosa disputa. Após a raposa dar a partida, a lebre partiu com enorme velocidade, deixando a tartaruga para trás.

Porém, próximo à linha de chegada, a lebre teve a ideia de caçoar ainda mais da tartaruga: parou de correr e resolveu esperar debaixo de uma árvore até ela chegar mais perto para que, assim, a tartaruga pudesse vê-la cruzando a linha de chegada. Como ela demorou, a lebre acabou adormecendo.

Por sua vez, a tartaruga manteve seu ritmo: devagar, mas constante, e ultrapassou a lebre, que roncava tranquila. A euforia dos animais que torciam pêla tartaruga acabou acordando a lebre. Assustada, ela assistiu à tartaruga cruzando a linha de chegada e percebeu que havia perdido a corrida.

Moral: Devagar e constante, vai-se longe.

Elaborada especialmente para esta obra.

Ilustração. Uma tartaruga caminhando na direção de uma faixa amarrada entre duas árvores com o texto: CHEGADA. Atrás, uma lebre. Ao redor, animais olhando para eles.

Agora, responda às questões a seguir.

Ícone ‘Atividade oral’.

1. Você já ouviu ou leu alguma fábula? Qual?

Ícone ‘Atividade oral’.

2. Após a leitura, identifique as personagens principais e explique quais são os comportamentos humanos que cada uma delas representa.

Ícone ‘Atividade oral’.

3. O que você entendeu sôbre a moral apresentada no final dessa fábula? De que modo ela se relaciona com o nosso dia a dia?

Cultura, arte e religiosidade

Diversos aspectos da arte e da cultura dos antigos gregos estavam ligados à religiosidade. As festas, os jogos esportivos e as produções artísticas, como a escultura e o teatro, faziam referência às divindades da mitologia grega.

Ícone ‘Atividade oral’.

Questão 3.

Você conhece filmes, animações ou livros que trazem histórias da mitologia grega? Comente.

Deuses gregos

Os antigos gregos eram politeístas, isto é, acreditavam em diversas divindades. Além dos deuses, havia criaturas mitológicas e heróis, humanos ou semideusesglossário .

Cada cidade-Estado tinha um deus protetor, como Atenas, cuja deusa protetora era Palas Atena, a qual deu origem ao nome da cidade.

Para os antigos gregos, os deuses tinham aparência e emoções humanas. êles eram cultuados no espaço doméstico e nos ambientes públicos, em festividades oficiais. Em homenagem aos deuses, eram construídos templos grandiosos e realizadas diversas celebrações, como os jogos esportivos.

Alguns dos principais deuses habitavam o monte Olimpo, a montanha mais alta da Grécia. No Olimpo, também viviam as musas, divindades inspiradoras das artes e das ciências.

Entre os deuses estavam Zeus, o rei dos deuses; Hera, espôsa de Zeus e deusa do casamento; Palas Atena, deusa da sabedoria; Deméter, deusa da fertilidade; Ares, deus da guerra; Dionísio, deus do vinho e do teatro; Apolo, deus da música; Poseidon, deus dos mares; e Afrodite, deusa do amor.

Escultura. Homem sem vestes, com cabelos ondulados e barba grande. Ele está com as pernas afastadas e os braços abertos, olhando para a direita.
Escultura em bronze do século cinco antes de Cristo que representa Zeus.

O teatro

A palavra teatro é derivada do grego Ciatrôn e significa, ao mesmo tempo, o local onde se assiste a um espetáculo e o espetáculo em si. A arte teatral na Grécia Antiga teve início no século seis antes de Cristo Suas origens estão ligadas ao culto aos deuses, principalmente ao deus Dionísio.

Os teatros eram construídos a céu aberto e tinham formato de arena, ou seja, em semicírculo. Alguns deles podiam receber até 15 mil espectadores, que se acomodavam em arquibancadas de madeira ou de pedra.

Em geral, eram apenas três atores (somente homens e cidadãos gregos) que encenavam as peças de teatro, usando máscaras e figurinos especiais para interpretar os papéis, tanto os femininos como os masculinos.

Além dos três atores, havia um côro que interagia com a peça em diversos momentos, falando com o público e comentando o que acontecia no palco.

As peças de teatro eram assistidas por pessoas de todas as camadas da população e tratavam de assuntos variados, como a vida na cidade, as guerras, os deuses e a justiça. Os temas podiam ser abordados de fórma dramática, como nas tragédias, ou de modo cômico, como nas comédias.

Fotografia. Máscara com características de uma face humana. Tem olhos, nariz e boca grande.
Máscara grega de argila usada em apresentações de comédia, século dois a.C.
Fotografia. Ruína de um teatro grego. Construção de pedra, sem cobertura e em formato semicircular com vários andares de assento. No centro, um círculo.
Ruínas de teatro do século quatro antes de Cristo, construído na pólis de Epidauro, Grécia. Foto de 2020.

Investigando fontes históricas

A música na Grécia Antiga

As canções e os instrumentos musicais estavam presentes em cerimônias e banquetes e também faziam parte de diversos mitos e de competições esportivas.

Os gregos receberam influências musicais de diversas sociedades. êles também desenvolveram estudos no campo da Matemática que possibilitaram a adaptação e o aperfeiçoamento de instrumentos e de teorias musicais.

Conheça a seguir alguns instrumentos musicais utilizados pelos antigos gregos.

Os instrumentos de percussãoglossário eram tocados para acompanhar danças, pois marcavam um ritmo bem definido. O tamborim, por exemplo, tinha formato circular e era composto de uma membrana fina que, com o toque, vibrava e emitia som.

Fotografia. Detalhe de pintura de vaso, composto por uma mulher de pé usando vestido. Ela está com uma mão estendida para cima segurando um objeto com formato circular. Ao lado, um homem sem vestes sentado. À direita, uma pessoa sem vestes em pé.
Detalhe de vaso grego do século cinco antes de Cristo com a representação de uma pessoa tocando tamborim.

Os instrumentos de sôpro eram feitos geralmente de madeira, ossos de animais ou bambu. Um dos mais tocados era uma espécie de flauta dupla, conhecida como aulo, geralmente usada em danças, cerimônias e competições musicais.

Fotografia. Detalhe de pintura de vaso, composto por uma pessoa com cabelos na altura do ombro, usando tecido ao redor corpo. Ela está de pé segurando com as mãos rente à boca um instrumento musical de sopro.
Detalhe de vaso grego do século antes de Cristo com a representação de uma pessoa tocando aulo.

A lira é um instrumento de cordas esticadas em uma base feita geralmente de madeira. Era muito tocada para acompanhar declamações de poesias, o que deu origem aos chamados poemas líricos.

Fotografia. Detalhe de pintura de vaso, composto por uma pessoa usando capa e tecido ao redor do corpo. Ela está segurando com as mãos, na altura do peito, um objeto com formato semicircular.
Detalhe de vaso grego do século quatro antes de Cristo com a representação de uma pessoa tocando lira.

A origem de alguns instrumentos musicais fazia parte da mitologia grega. Leia a seguir um relato mitológico que conta como o deus Hermes criou a lira.

reticências Atribuía-se a [Hermes] a invenção da lira. Certo dia, encontrando um casco de tartaruga, fez alguns orifíciosglossário nas extremidades opostas do mesmo, introduziu fios de linho através dêsses orifícios, e o instrumento estava completo. As cordas eram nove, em honra das musas. [Hermes] ofereceu a lira a Apolo, recebendo dele, em troca, o caduceuglossário . reticências

BULFINCH, Tômas. O livro de ouro da mitologia: histórias de deuses e heróis. Tradução: Deivid Jardim. Rio de Janeiro: Ediouro, 2006. página 14.

Fotografia. Na parte inferior central, um casco de tartaruga. Nas laterais, há duas hastes em formato semicircular. No topo, uma haste menor na posição horizontal, ligando as duas hastes laterais. Há várias cordas verticais ligando a haste menor ao casco de tartaruga.
Reconstrução, feita no século vinte, de uma lira que, de acôrdo com a mitologia grega, teria sido criada pêlo deus Hermes.

Analise as duas fontes históricas a seguir.

Fotografia 'A'. Detalhe de pintura de vaso. À esquerda, uma mulher com tecido ao redor do corpo toca um aulo. À direita, dois homens com tecido ao redor da cintura estão sentados e ouvindo a mulher tocar.
Detalhe de vaso grego do século cinco antes de Cristo
Fotografia 'B'. Detalhe de pintura de vaso. Três pessoas com tecidos ao redor do corpo. Duas delas estão sentados com liras nas mãos. A outra está em pé.
Detalhe de vaso grego do século cinco antes de Cristo

Agora, converse com os colegas sôbre as questões a seguir.

Ícone ‘Atividade oral’.

1. Quais são os instrumentos musicais representados nas fontes a e B?

Ícone ‘Atividade oral’.

2. O mito de Hermes pode ser relacionado à fonte a ou à B? Por quê?

Ícone ‘Atividade oral’.

3. Em que situações os gregos da Antiguidade utilizavam a música em seu cotidiano? Cite alguns exemplos.

Ícone ‘Atividade oral’.

4. A música faz parte do seu cotidiano? Converse com os colegas sôbre isso.

O período Clássico e o mundo atual

Muitos aspectos vividos pelos antigos gregos influenciaram o nosso modo de vida e o de outras sociedades ocidentais na atualidade.

A maioria dêsses elementos históricos antigos que influenciaram e influenciam o nosso tempo é de um período da Grécia Antiga que se convencionou chamar de período Clássico, entre os séculos cinco e quatro antes de Cristo

O conceito de clássico, de acôrdo com uma visão de mundo europeia, geralmente está relacionado àquilo que pode ser reconhecido pêlas pessoas por muitas e muitas gerações. O texto a seguir trata dêsse conceito e de como êle pode ser aplicado em outras áreas do conhecimento.

reticências Clássica é a obra que serve de modêlo, que é considerada de importância fundamental para a humanidade, inovadora, fundadora, e quase sempre antiga. A obra clássica é o consenso, aquela obra sôbre a qual ninguém em determinada cultura discorda. reticências

reticências [Para os historiadores Méri bãrd e Djón Rêndersson], a relação entre Antiguidade e contemporaneidade se exprime muito bem na visão que temos dos clássicos, pois esses são para nós, igualmente, os mesmos que para os antigos, mas também diferentes. São os mesmos porque, ao lermos ou observarmos uma obra clássica já temos um conhecimento prévio sôbre ela, sendo influenciados pêlo que gerações de estudiosos disseram sôbre essas obras antes de nós. reticências

SILVA, Kalina Vanderlei; SILVA, Maciel Henrique. Dicionário de conceitos históricos. São Paulo: Contexto, 2006. página 21.

Fotografia. Ruínas de uma construção, com diversas colunas em formato cilíndrico e ornamentada.
Vista das ruínas do partenôn, construído no século cinco antes de Cristo, Atenas, Grécia. Foto de 2020.

Os historiadores citados no texto dão, ainda, um exemplo para compreendermos melhor o conceito de clássico. Méri bãrd e Djón Rêndersson dizem que, se uma pessoa de nosso tempo observar o Partenon, na cidade de Atenas, na Grécia, pêla primeira vez na vida, de alguma maneira, êsse monumento histórico não será totalmente estranho para ela. Isso ocorre porque, em algum momento de sua vida, em algum lugar, ela já viu edifícios construídos com fórma e estilo semelhantes aos do Partenon.

Com êsse exemplo, esses dois historiadores concluem que os elementos considerados clássicos exerceram grande influência sôbre as pessoas ao longo do tempo, chegando ao presente. Por isso, mesmo se tratando de elementos do chamado período Clássico, êles nunca serão totalmente estranhos para nós.

Muitos edifícios foram construídos com fórmas e estilos semelhantes aos da Grécia Antiga. êsse tipo de arquitetura ficou conhecido como arquitetura neoclássica, ou seja, novo clássico. O neoclassicismo foi um movimento artístico que surgiu na Europa por volta do século dezoito, visando resgatar elementos estéticos da Antiguidade.

Fotografia. Construção grande, composta por colunas em formato cilíndrico e ornamentada e janelas de vidro.
Fachada do prédio do Museu Paulista, construído no final do século dezenove, na cidade de São Paulo. Foto de 2019.

O período Helenístico

Durante o século quatro antes de Cristo, o mundo grego passou por profundas transformações. As guerras entre as cidades-Estado enfraqueceram o poderio militar grego, facilitando o domínio dessas cidades pelos macedônios.

Localizada ao norte da Grécia, a Macedônia era habitada por um povo que havia incorporado o idioma e os diversos costumes dos gregos. O rei da Macedônia, Filipe dois, era considerado um grande estrategista militar, e, em 338 antes de Cristo, seu exército invadiu e conquistou as cidades gregas, dando início ao processo de formação de um império. O período iniciado a partir do domínio macedônico na Grécia Antiga ficou conhecido como período Helenístico e se estendeu até o ano de 146 antes de Cristo

Filipe dois tinha respeito e admiração pêla cultura grega. Por isso, ao dominar os territórios, não exigia que os habitantes pagassem tributos ou modificassem sua cultura. Além disso, seu filho, Alexandre Magno, teve como professor o filósofo grego Aristóteles e aprendeu com êle noções de medicina, de filosofia e de ciências naturais.

Com a morte de Filipe dois, em 336 antes de Cristo, Alexandre assumiu o poder. Nesse momento, as cidades gregas se revoltaram contra o domínio macedônico. Mas o exército de Alexandre rapidamente conseguiu controlá-las.

Mosaico. Detalhe do mosaico em formato quadrangular, representando uma batalha. Do lado esquerdo, há, destacado por um círculo, um homem de armadura e cavalo. Do lado direito, várias pessoas em cima de cavalos com lanças voltadas para esse homem. À esquerda do mosaico, há a ampliação do homem que aparece em destaque no mosaico. Ele está de perfil, tem costeletas e cabelos curtos e castanhos. Sua armadura é cinza com detalhes em vermelho. Em seu peito, há detalhe de uma face.
Detalhe de mosaico de 150 antes de Cristo que representa Alexandre Magno (no destaque) liderando os macedônicos durante um combate contra os persas.

As conquistas de Alexandre Magno

Dando continuidade à política de conquistas iniciada por seu pai, Alexandre liderou o exército macedônico em uma série de batalhas, tornando-se o maior general da Antiguidade. Ao longo de onze anos, conquistou a Pérsia, o Egito, a Síria e a Mesopotâmia, chegando até a Índia. Observe no mapa a seguir.

O Império Macedônico (323 a.C.)

Mapa. O Império Macedônico (323 antes de Cristo). Mapa destacado o território do Império Macedônico entre o Mar Mediterrâneo, o Mar Negro, o Mar Vermelho, o Mar Cáspio e o Golfo Pérsico. Conforme a legenda: Império Macedônico em sua máxima extensão: Referente às regiões da Trácia Macedônia, Egito, Mesopotâmia, Armênia, Média, Ária, Aracôsia, Báctria e Sogdiana. As cidades destacadas: Mênfis, Alexandria, Tiro, Damasco, Babilônia, Persépolis, Kandahar, Bucéfala, Ecbátana, Helicarnasso e Éfeso. Estados dependentes: Região de Hélade, ilha de Creta e Ilha de Chipre. As cidades destacadas: Cirene e Tebas. Na parte inferior à esquerda, planisfério destacando parte da Europa, Ásia e África. À direita, apresentação da rosa dos ventos e, na parte de baixo, escala de 370 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: quínder, rrérman; ríguelmân, vérner. The Penguin Atlas of World History. Lôndon: Pêngüim búks, 2003. página 64.

Ícone ‘Atividade oral’.

Questão 4.

Identifique quais cidades do Império Macedônico foram representadas no mapa.

Ícone ‘Atividade oral’.

Questão 5.

Agora, identifique os mares representados no mapa.

Em suas expedições, Alexandre levava um grupo de pensadores a quem consultava sôbre estratégias para dominar culturalmente os povos conquistados. Assim, mesmo procurando difundir a cultura grega entre esses povos, Alexandre respeitou seus costumes e suas crenças, permitindo que continuassem adorando seus deuses.

Alexandre também fundou diversas cidades por onde passou e tornou o grego o idioma oficial dos territórios conquistados. Além disso, incentivou a fusão entre a cultura grega e as culturas presentes nesses territórios.

Uma das principais características do período Helenístico foram as trocas comerciais e culturais entre os diferentes povos que faziam parte do Império.

Em 323 antes de Cristo, aos 33 anos de idade, Alexandre morreu em decorrência de uma doença desconhecida. Após sua morte, o território do Império Macedônico foi dividido entre seus principais generais.

A cultura helenística

A fusão entre a cultura dos povos conquistados pêlo Império Macedônico e a cultura grega deu origem à cultura helenística. Ao longo do tempo, Atenas deixou de ser o principal centro de produção artística e cultural do Império, e cidades como Alexandria, no Egito, e Pérgamo, na Ásia Menor, tornaram-se os novos centros da cultura helenística.

Essas cidades, assim como outras fundadas ou dominadas por Alexandre, passaram a ter diversas características ligadas à cultura grega, como a arquitetura, as leis e o idioma.

Arquitetura e arte

A arquitetura helenística era monumental, com construções gigantescas e luxuosas. Nas cidades helenísticas, eram construídos palácios suntuosos, templos, bibliotecas e teatros.

Fotografia. Ruínas de um teatro com arquibancada em formato semicircular. Na parte inferior, um palco. No fundo, montanhas verdes.
Ruínas de teatro em Izmir, Turquia, em 2021.
Fotografia. Detalhe de ruínas de pedra. À esquerda, três colunas altas com ornamentos. À direita. uma fileira com doze colunas ornamentadas. Algumas estão inteiras, outras não.
Ruínas da Acrópole de Pérgamo, na Turquia, em 2021.

A arte do período Helenístico era realista. Os escultores dêsse período utilizavam conhecimentos de anatomia para compor as figuras humanas, que passaram a ser representadas com grande dramaticidade. Essa característica pode ser percebida, por exemplo, por meio dos detalhes, das expressões de movimento e das emoções representadas nas obras. Entre as esculturas mais conhecidas dêsse período estão Vênus de Milo e Laocoonte e seus filhos.

Escultura. Três homens sem vestes e uma serpente entre eles. Ao centro, um homem maior que os outros que estão nas laterais, está com um dos braços erguidos. A escultura detalha os músculos dos três homens e os movimentos realizados por eles.
Laocoonte e seus filhos, escultura em mármore do século um antes de Cristo

As filosofias helenísticas

O contato entre os gregos e outras civilizações favoreceu o intercâmbio entre a filosofia grega e a filosofia asiática. As filosofias helenísticas retomaram a relação entre ação e pensamento, que era uma característica da filosofia grega. Ao mesmo tempo, incorporaram parte do conhecimento e estilo de vida dos povos asiáticos, como as ideias de tranquilidade da alma e de equilíbrio.

De maneira geral, nesse período, as filosofias passaram a buscar um ideal de sabedoria, propondo um modo de evitar os males trazidos pêlas incertezas. Segundo as filosofias helenísticas, os seres humanos teriam uma possibilidade maior de alcançar a felicidade (ou “tranquilidade da alma”) se conseguissem perceber as diferenças entre os desejos que são naturais e os que são considerados “inúteis”. Para o filósofo Epicuro (341 antes de Cristo-270 antes de Cristo), por exemplo, os seres humanos não deveriam desejar a imortalidade, pois a morte é algo natural. Segundo êle, não temer a morte nos traria menos sofrimentos e, assim, nos ajudaria a aproveitar melhor o tempo presente.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

  1. O que é a Antiguidade Clássica?
  2. O conceito de Antiguidade Clássica pode ser aplicado para o estudo de todas as sociedades do mundo? Justifique sua resposta.
  3. Escreva no caderno um pequeno texto sôbre a religiosidade na Grécia Antiga usando as palavras a seguir: monte Olimpo, deuses, semideuses e musas.
  4. O que foi o período Helenístico?
  5. Quais eram as principais características da filosofia helenística?
  6. Retome o mapa “O Império Macedônico (323 antes de Cristo)” e responda: o Império Macedônico ocupava regiões de quais continentes atuais?
  7. Caracterize o govêrno de Alexandre Magno.

Aprofundando os conhecimentos

8. Analise o vaso grego retratado a seguir. Depois, responda às questões em seu caderno.

Fotografia. Pintura de um vaso antigo decorado com as cores amarela e preta. O vaso apresenta sinais de desgaste do tempo. Ao centro, representação de uma árvore com cachos de uvas. Ao redor da árvore, há silhuetas de pessoas colhendo os cachos de uvas e cestos.
Detalhe de vaso grego do século sete antes de Cristo

a . Descreva a cena representada no vaso. O que as pessoas estão fazendo?

  1. Geralmente, como eram realizados os trabalhos agrícolas na Grécia Antiga?
  2. Com base em seus conhecimentos e no que você estudou neste capítulo, qual é a importância dêsse tipo de objeto como fonte histórica?

9. Leia o texto a seguir, que aborda um aspecto importante da cultura grega na Antiguidade. Depois, realize a atividade de acôrdo com o roteiro.

reticências Nas peças os atores eram sempre homens, mesmo quando se tratava de papéis femininos. Nas representações, êles calçavam sapatos com solas muito altas e cobriam o rosto com máscaras que definiam o estado de espírito de seus personagens. reticências Os lugares na plateia dos teatros eram identificados por meio de discos de bronze, que determinavam a fila onde o espectador deveria tomar assento. Alguns lugares especiais estavam sempre reservados para os membros do govêrno. As mulheres deviam ocupar as últimas filas, além de só poderem assistir às representações das tragédias. Como os espetáculos chegavam a se estender por até dez horas, as pessoas costumavam levar comida e bebida de suas casas para consumir durante a apresentação. reticências

FERREIRA, Olavo Leonel. Visita à Grécia Antiga. 2. ediçãoSão Paulo: Moderna, 2003. página 93-94. (Coleção Desafios).

Pintura em vaso. Detalhe do vaso destacando a representação de duas figuras humanas. A figura da esquerda segura um cajado e está com a cabeça virada em direção à figura humana da direita. A figura humana da direita segura uma bengala. De seu olho escorre uma lágrima.
Detalhe de cerâmica grega do século quatro antes de Cristodecorada com a figura de atores durante uma apresentação teatral.
  • Dividam-se em grupos e retomem o conteúdo estudado sôbre o teatro grego. Cada grupo deverá produzir um cartaz sôbre a importância do teatro para os gregos antigos.
  • Ilustrem o cartaz com imagens sôbre o tema. Além de desenhos, é possível usar imagens impressas e colagens de recortes de jornais e revistas.
  • O cartaz também deverá conter pequenos textos contando como eram as apresentações teatrais: quem podia participar, quanto tempo duravam, quantas pessoas estavam presentes, como eram as peças, por que essa era uma atividade importante para os gregos etcétera
  • Exponham os cartazes na sala de aula ou em outro local da escola.
  • Por fim, organizem um debate que gire em tôrno das seguintes questões: o que podemos perceber sôbre a condição das mulheres nesse período ao analisar sua relação com o teatro? Atualmente, como ocorrem essas relações no Brasil?

O tema é reticências

Educação em direitos humanos

A participação das mulheres nos Jogos Olímpicos

Os Jogos Olímpicos são um dos eventos esportivos mais importantes da atualidade. Você sabia que êles foram inspirados nas tradições dos antigos gregos? Vamos conhecer um pouco mais sôbre a história dessas competições.

Nos tempos dos antigos gregos

Os festivais esportivos faziam parte do cotidiano dos antigos gregos e ocorriam em diversas cidades-Estado. Os registros históricos indicam que os Jogos Olímpicos eram realizados a cada quatro anos, desde 776 antes de Cristo

Nesses jogos, era proibida a participação de estrangeiros, de pessoas escravizadas e de mulheres. As mulheres eram proibidas até mesmo de entrar nos estádios, exceto quando atuavam como sacerdotisas.

Apesar de excluídas dos jogos, no século quatro antes de Cristo, a princesa espartana Cinisca foi a primeira mulher a receber a coroa de vencedora em uma corrida de cavalos. Isso ocorria em corridas de carros puxados por cavalos, em que os prêmios não eram dados aos atletas que os guiavam, e sim aos proprietários dos cavalos.

Ilustração. Três mulheres correndo em uma pista de atletismo, participando de uma corrida com obstáculos. À esquerda, uma mulher com cabelos ruivos correndo. Ela está na terceira colocação. Ao lado, uma mulher negra pulando um obstáculo, ela está na segunda colocação. Abaixo, uma mulher asiática pulando um obstáculo, ela está na primeira colocação.
Ilustração de mulheres competindo em corrida com barreiras.

Nos tempos modernos

Os primeiros jogos da Era Moderna foram realizados em 1896, em Atenas, na Grécia.

Nessa edição, ainda não houve atletas femininas. Elas só começaram a participar dos jogos a partir de 1900 e apenas em algumas modalidades, como golfe e tênis.

A participação das mulheres começou a ser mais expressiva a partir de 1928, quando somou 10% dos atletas. Em 2012, pêla primeira vez, todos os países participantes tiveram mulheres em suas delegações.

A primeira brasileira a participar dos Jogos Olímpicos foi a nadadora Maria Lenk (1915-2007), nos jogos de 1932, em Los Angeles, Estados Unidos.

Fotografia em preto e branco. Maria Lenk, mulher com cabelos presos, usando maiô. Ela está segurando uma escada na beira da piscina.
Maria Lenk nos jogos em Los Angeles, Estados Unidos, em 1932.

Agora, responda às questões a seguir.

Ícone ‘Em grupo’.
  1. Forme grupos com os colegas e pesquisem sôbre a participação das mulheres nos Jogos Olímpicos na atualidade.
    1. Em quais modalidades as mulheres competem? Existe alguma modalidade em que elas não podem competir?
    2. As atletas femininas sofrem discriminação nas competições? Se a resposta for afirmativa, esclareçam que tipos de discriminação seriam.
    3. Quais foram as principais mudanças sociais que contribuíram para o aumento da participação feminina em competições esportivas?
Ícone ‘Atividade oral’. Ícone ‘Em grupo’.

2. Com base no que foi pesquisado anteriormente, organizem um debate a respeito da situação atual das mulheres atletas, refletindo sôbre quais atitudes incentivam a igualdade entre mulheres e homens nas competições esportivas.

O que eu estudei?

Faça as atividades em uma folha de papel avulsa.

  1. Com base no que você estudou sôbre a democracia ateniense, em uma folha de papel avulsa, responda às questões a seguir.
    1. Pode-se afirmar que a democracia ateniense abrangia todos os habitantes? Justifique sua resposta.
    2. De que fórma os cidadãos atenienses participavam da vida política na pólis?
    3. Quais foram as principais contribuições do estadista Péricles para a democracia ateniense?
  2. A respeito do período Helenístico, responda às seguintes questões.
    1. De que maneira ocorreu a formação da cultura helenística?
    2. Quais eram as principais características da arquitetura helenística?
  3. Conforme estudamos, a Antiguidade Clássica e o mundo atual ainda se conectam em nossa sociedade. Os antigos gregos influenciaram nosso modo de vida, deixando marcas de suas contribuições em vários aspectos culturais. Agora, reunidos em grupos, pesquisem essas influências em alguns estilos arquitetônicos contemporâneos e analisem a fachada do prédio apresentado na foto a seguir. Depois, montem cartazes com exemplos da herança cultural deixada pêla Antiguidade Clássica na arquitetura. Os cartazes deverão ser afixados na parede, como se estivessem em uma galeria de arte.
Fotografia. Fachada de uma construção. Ela é branca com seis colunas ornamentadas, com muitas janelas de vidro em forma de arco, com detalhes em relevo nas janelas. No topo, estrutura em formato triangular.
Fachada do prédio da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, Paraná, em 2020.

4. Relacione cada um dos conceitos a seguir com a definição correspondente a êle.

A. Oligarquia

B. Éforos

C. Gerúsia

D. Pólis

1. Grupo formado por cinco membros eleitos por uma Assembleia Popular (Ápela) que exerciam o cargo por um ano e não podiam ser reeleitos.

2. Modo no qual o sistema político em Esparta era baseado e que, em grego, significa “govêrno de poucos”.

3. Conselho composto por trinta anciãos responsáveis pêla elaboração das leis e pêlas decisões judiciais, atuando como um tribunal.

4. Cidade-Estado grega. Cada cidade tinha o próprio govêrno, ou seja, era autônoma.

5. Leia a manchete de notícia a seguir.

Estátuas na Turquia mudam visão sôbre culto de deuses gregos

Bustos de Afrodite e Dionísio foram descobertos no oeste do país, alterando a concepção sôbre a persistência do politeísmo da Grécia Antiga mesmo durante o Império Romano

ESTÁTUAS na Turquia mudam visão sôbre culto de deuses gregos. Nexo Jornal, 4 novembro 2021. Disponível em: https://oeds.link/GLFGnZ Acesso em: 5 abril 2022.

Com base na notícia, o que é possível identificar? Leia as alternativas e copie em uma folha de papel avulsa apenas a resposta correta.

  1. Naquela época, as pessoas que viviam na região acreditavam em apenas um único deus, ou seja, eram monoteístas.
  2. O politeísmo, ou seja, a crença em vários deuses, deixou de existir após as antigas cidades-Estado gregas serem dominadas.
  3. A produção de figuras para representar antigas divindades gregas pode indicar que o politeísmo permaneceu na região durante mais tempo do que se acreditava.
  4. Vestígios como os que foram encontrados na atual Turquia não são importantes para conhecermos mais sôbre os antigos gregos.

Glossário

Racional
: que faz uso da razão, da lógica.
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Semideus
: filho gerado pêla união entre um ser divino e um ser mortal.
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Percussão
: refere-se ao som emitido por meio de impacto, raspagem ou agitação do instrumento.
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Orifício
: pequena abertura, buraco.
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Caduceu
: bastão de ouro utilizado por Hermes.
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