O cotidiano dos trabalhadores livres
As cidades do Império Romano eram agitadas. Desde cedo, muitos trabalhadores já estavam nas ruas realizando diversas atividades. Para muitos deles, restava pouco tempo para o lazer e a vida social.
Os moradores das cidades costumavam tomar banho gratuitamente nas termas públicas. êles também frequentavam circos e anfiteatros para assistir aos espetáculos públicos.
O papel das mulheres
As mulheres romanas podiam participar da vida pública. Muitas delas frequentavam banquetes e reuniões sociais, discutiam questões políticas e eram proprietárias de estabelecimentos comerciais.
As mulheres ricas tinham acesso à educação e mais tempo para se instruir. Algumas se tornavam poetisas. Entretanto, elas não podiam votar, não tinham direitos políticos e não podiam exercer cargos públicos.
A alimentação
A alimentação das pessoas pobres não era muito variada. Elas costumavam fazer três refeições por dia. Na primeira, que ocorria pêla manhã, costumavam comer pães e azeitonas e beber vinho diluído em água.
A segunda refeição era realizada próximo do meio-dia. Nela, eram consumidos, principalmente, pães, frutas e legumes. A terceira refeição ocorria no início da noite e costumava ter o mesmo cardápio do almôço.
A carne era muito cara e, por isso, pouco consumida entre os pobres. Já a alimentação das pessoas ricas costumava ser mais diversificada. Além de pães, azeitonas, queijos e vinhos, o cardápio dos ricos incluía diversas frutas e legumes, ovos, ostras e diferentes tipos de carnes.
Diversão e lazer
Imagine que você viveu na Roma Antiga. Quais atividades voltadas ao lazer seriam possíveis de realizar nesse período? Em sua opinião, é possível realizá-las nos dias atuais?
Teatro
O teatro romano foi influenciado pêlo teatro grego, tendo como principais gêneros a tragédia e a comédia. Outro gênero de sucesso era o satírico, que tem sua criação atribuída aos romanos. O teatro satírico ridicularizava um indivíduo, uma organização ou uma situação.
Circo romano
Os circos eram muito apreciados pelos romanos e ofereciam diversos espetáculos, como apresentações de malabaristas, acrobatas e ilusionistas.
Uma das principais atrações dêsses circos eram as corridas de carros puxados por quatro cavalos (quadriga). Essas corridas eram realizadas por quatro equipes de côres diferentes: azul, branca, vermelha e verde.
Luta de gladiadores
A luta de gladiadores era o espetáculo mais violento e popular do Império Romano. Elas ocorriam em anfiteatros ou em circos. Geralmente, os gladiadores eram pessoas escravizadas que recebiam um treinamento para realizar os combates. Além de lutarem entre si, os gladiadores também podiam lutar com animais ferozes, como leões e ursos.
A religiosidade
Os antigos romanos eram politeístas, e a religiosidade deles estava presente no cotidiano de diferentes maneiras. Nas moradias, as pessoas geralmente tinham pequenos altares, onde faziam oferendas aos deuses domésticos (conhecidos como ). De acôrdo com essa crença, os protegiam a casa, o alimento e a família.
Os altares públicos também eram muito comuns. Existiam altares do lado de fóra dos templos, onde os sacerdotes conduziam rituais para homenagear os deuses.
Entre os diversos tipos de culto, havia também o culto ao imperador. Os imperadores eram adorados como seres superiores, mesmo depois da morte. A população devia prestar homenagens a êles, e os que se recusassem a fazê-las eram considerados traidores.
Questão 4.
Você conhece algum deus ou deusa da religiosidade romana? Qual?
Influências etruscas e egípcias
A religiosidade dos antigos romanos foi influenciada por diferentes povos. A primeira grande influência veio da cultura etrusca. Os romanos adotaram diversas práticas dos etruscos, como a arte da adivinhação. Por exemplo, acreditava-se que era possível prever ou adivinhar determinado fato por meio da observação do comportamento dos pássaros.
Os deuses cultuados pêla população romana eram bastante diversificados. O culto a Ísis, deusa de origem egípcia, por exemplo, era muito comum em várias regiões do Império. Outras divindades orientais também eram bastante cultuadas, como Mitra (deus persa do Sol) e Cibele (deusa frígiaglossário da fertilidade).
Influências gregas
Os romanos foram fortemente influenciados pêla religiosidade grega. Muitos de seus deuses revelam características semelhantes aos dos deuses gregos. Por exemplo, Júpiter apresenta diversas semelhanças com Zeus, o líder dos deuses do panteão grego.
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Transcrição do áudio
[Diego]
Mitologia grega e romana
[Diego]
[tom de voz animado]
Olá! Sejam bem-vindos ao nosso podcast “De olho na História”.
[Ana]
[tom de voz animado]
Oi, pessoal! Hoje a nossa conversa vai nos transportar para a Antiguidade clássica.
[Diego]
[tom de voz animado]
Sim, vamos falar sobre as mitologias grega e romana...
[Ana]
[tom de voz animado]
... que influenciaram muito a nossa cultura: teatro, cinema, quadrinhos... Vamos entender isso melhor?
[Diego]
[tom de voz explicativo]
Na Antiguidade, tanto os gregos como os romanos, também chamados de latinos, cultuavam várias divindades. Por isso, suas religiões são chamadas de politeístas.
[Ana]
[tom de voz explicativo]
As religiões desses dois povos tinham muitas similaridades. Na verdade, os romanos acabaram incorporando muitos aspectos da religião grega. E esses aspectos se fundiram com as suas próprias crenças. O nome disso é sincretismo religioso.
[Diego]
[tom de voz curioso]
Sincretismo religioso, então, acontece quando elementos de religiões diferentes se misturam, se fundem, é isso?
[Ana]
[tom de voz curioso]
Exato! Mas, Diego, como surgem os mitos?
[Diego]
[tom de voz explicativo]
Os mitos nascem de histórias que são contadas e transmitidas de uma geração para outra. Essas narrativas geralmente procuram explicar o que é de difícil compreensão, como a origem do mundo ou os fenômenos da natureza.
[Ana]
[tom de voz explicativo]
E um aspecto curioso da mitologia grega é que os deuses, apesar de serem imortais, possuíam características humanas.
[Diego]
[tom de voz explicativo]
Sim, os deuses gregos tinham sentimentos, amavam, odiavam, eram vaidosos, sentiam inveja... Às vezes se apaixonavam e acabavam se envolvendo com humanos. Tinham até filhos!
[Ana]
[tom de voz explicativo]
Os filhos dessas uniões eram considerados semideuses, e alguns se tornaram heróis. O herói é outra figura importante da mitologia grega, não é?
[Diego]
[tom de voz explicativo]
Sim, o herói possuía poderes, como força, inteligência ou velocidade, superiores aos humanos, mas eram mortais.
[Ana]
[tom de voz explicativo]
Esses heróis inspiraram muitas histórias, na literatura, no teatro, no cinema. Um caso famoso é o de Hércules, que é o nome latino do herói grego Héracles, filho de Zeus com Alcmena, uma humana.
[Diego]
[tom de voz explicativo]
É bom lembrar que Zeus é considerado o mais poderoso dos deuses gregos. Era cultuado como o senhor do céu, dos raios e das tempestades.
[Ana]
[tom de voz explicativo]
Você sabia que existem diversas histórias em quadrinhos com inspiração mitológica? É o caso, por exemplo, da Mulher Maravilha.
[Diego]
[tom de voz explicativo]
Sim! Nessa HQ, a super-heroína Diana é uma das filhas da Amazona Hipólita com Zeus. É uma semideusa, com poderes sobre-humanos.
[Ana]
[tom de voz explicativo]
Hipólita aparece, também, na peça Sonho de uma noite de verão, de William Shakespeare. Na história, ela é prometida em casamento a Teseu, outro semideus da mitologia grega.
[Diego]
[tom de voz explicativo]
Outra curiosidade sobre os deuses é que muitos deles representavam as forças da natureza. Para os gregos, eventos naturais, como tempestades e vendavais, eram manifestações divinas.
[Ana]
[tom de voz explicativo]
Os deuses latinos também eram assim?
[Diego]
[tom de voz explicativo]
Já dissemos que as mitologias grega e romana eram parecidas, não é? Os deuses latinos são muito similares aos gregos, apesar de terem nomes e, às vezes, algumas características diferentes.
[Ana]
[tom de voz explicativo]
É verdade. Por exemplo, o poderoso Zeus, que citamos há pouco, para os romanos, é Júpiter. Só que enquanto a principal atribuição de Zeus era comandar os outros deuses, Júpiter se caracterizava mais por defender a cidade e o império romano.
[Diego]
[tom de voz explicativo]
São vários os deuses gregos, com seus correspondentes latinos. Por exemplo, o grego Hades, deus do submundo e dos mortos, corresponde ao deus Plutão, dos romanos.
[Ana]
[tom de voz explicativo]
E tem muito mais. A grega Deméter, deusa da agricultura, era chamada de Ceres em Roma. Já Poseidon, senhor dos mares para os gregos, corresponde ao deus latino Netuno.
[Diego]
[tom de voz explicativo]
A deusa grega da beleza e do amor, Afrodite, era chamada de Vênus pelos romanos. E Dioniso, deus grego do vinho e das festas, equivale ao deus latino Baco.
[Ana]
[tom de voz explicativo]
Há também o deus da guerra, que, para os gregos, era Ares, e, para os romanos, Marte. Já o importante deus grego Apolo, que possuía inúmeros atributos, em Roma era chamado de Febo.
[Diego]
[tom de voz explicativo]
Um deus latino de quem todo mundo já ouviu falar é Cupido, filho de Vênus e Marte. Para os gregos, era Eros, filho de Afrodite e Ares.
[Ana]
[tom de voz animado]
Essa lista podia ir longe, pois existem vários outros deuses e semideuses. Deixo, então, uma sugestão para vocês: façam uma pesquisa para conhecer outras divindades mitológicas e suas histórias.
[Diego]
[tom de voz animado e conclusivo]
Ótima ideia! Aproveitem para descobrir outras obras que foram inspiradas nas mitologias grega e romana. Vocês vão se surpreender.
[Ana]
[tom de voz animado]
Sim, há muitos livros, contos, filmes, desenhos e até videogames com inspiração mitológica.
[Diego]
[tom de voz de despedida]
Bem, é isso. A gente fica por aqui. Até a próxima!
[Ana]
[tom de voz de despedida]
Tchau, pessoal! Até mais.
[Narrador]
O áudio inserido neste conteúdo é da Incompetech.
Investigando fontes históricas
Os afrescos romanos
Os romanos costumavam pintar cenas do cotidiano em paredes, conforme indicam os registros arqueológicos datados do século um antes de Cristo em diante. Uma das principais técnicas que êles utilizavam era a dos afrescos.
Na maioria das vezes, essas pinturas eram bem planejadas, levando em consideração a posição da parede e a luminosidade do ambiente. O tema da pintura, geralmente, era escolhido pêla pessoa que encomendava a obra.
Vamos analisar um afresco do século dois que representa uma embarcação comercial romana.
Fonte 1
Verifique como os trabalhadores entram na embarcação carregando os sacos de produtos para serem comercializados. A inscrição (A) provavelmente era o nome do proprietário da embarcação.
A embarcação romana representada no afresco, identificada como ísis (B), é uma típica embarcação usada no comércio, com apenas um mastro. O capitão que liderava a viagem, nesse caso, de acôrdo com a inscrição, foi identificado como (C).
O carregamento de mercadorias era uma das atividades realizadas em , um dos principais portos romanos que abasteciam a capital do Império. Nesse local, havia grande circulação de pessoas e de mercadorias.
Agora, observe outros afrescos romanos e responda às questões a seguir.
Fonte 2
Fonte 3
1. Descreva a embarcação, as pessoas e os animais representados na fonte 2.
2. Há semelhanças entre as cenas representadas nas fontes 1 e 2? Quais?
3. Quais são as diferenças entre as fontes 1 e 2? Cite elementos que você observou para justificar sua resposta.
- As fontes 1 e 2 mostram cenas relacionadas ao trabalho no cotidiano dos romanos na Antiguidade. Qual aspecto do cotidiano é representado na fonte 3?
- Produza um texto explicando a importância dos afrescos como fontes históricas para conhecermos melhor o cotidiano dos antigos romanos. Inclua em seu texto as informações que você descobriu na análise anterior.
A educação na Roma Antiga
Você já imaginou como era o dia a dia de uma criança romana da Antiguidade? Muitas delas, além de praticar atividades de lazer, também tinham de ajudar os familiares nos trabalhos domésticos e nas atividades diárias. Além disso, para se tornarem adultos responsáveis, elas deviam ser educadas de acôrdo com certas tradições.
A primeira etapa da educação de uma criança romana acontecia geralmente no ambiente familiar. As meninas costumavam acompanhar a mãe nas tarefas da casa, aprendendo a fiar lã e assar pães, entre outras atividades. Já os meninos podiam frequentar os espaços públicos com o pai, para aprender como funcionava a política e como eram as relações sociais fóra do ambiente familiar.
A educação formal era comum entre as camadas sociais mais ricas. Ao completar sete anos, as crianças ingressavam nas instituições de ensino, nas quais aprendiam a ler, a escrever e a fazer contas. O grego e o latim eram as línguas ensinadas na Roma Antiga.
1. O professor sentava-se em uma espécie de cadeira conhecida como .
2. Naquela época, não existiam cadernos ou livros como conhecemos hoje. Os alunos escreviam sôbre rolos de papiro ou pergaminhosglossário . Nas escolas, os alunos sentavam normalmente em cadeiras e usavam os joelhos como apôio para escrever.
3. Como as escolas na Roma Antiga eram privadas, cada aluno deveria levar seu material. Para estudar Matemática, utilizavam o ábacoglossário , que existe até os dias atuais.
Ao completar 12 anos, os meninos eram incentivados a ler as obras de poetas gregos e romanos considerados importantes.
A maioria das meninas não chegava a êsse estágio da educação formal, pois elas tinham de começar a se preparar para o casamento.
Os materiais utilizados para escrever nas instituições escolares eram feitos de bronze e de madeira.
Os meninos que continuavam os estudos chegavam ao chamado ensino superior. Para alcançar êsse estágio, êles precisavam demonstrar interêsse e habilidades para atuar na vida política ou para desempenhar alguma atividade relacionada ao Direito, às Ciências ou à Matemática.
Além dêsses conteúdos, as aulas eram voltadas ao ensino da oratória, a fim de que aprendessem como discursar e como defender uma ideia em público. Nessa etapa, muitas aulas eram realizadas nos espaços públicos para que os alunos entrassem em contato com o dia a dia da política.
Nesse relêvo romano, um jovem romano exercita gestos comuns da prática da oratória, o que pode ser observado pêla postura dele e pêla posição de suas mãos.
Formação militar
Os meninos romanos, além de serem educados no ambiente familiar e nas instituições escolares, recebiam uma formação militar. Nos treinamentos, êlesaprendiam noções de disciplina e técnicas de utilização de armamentos e também passavam por uma rigorosa preparação física.
A formação militar era bastante valorizada e foi muito importante para a expansão e a manutenção do Império.
Atividades
Faça as atividades no caderno.
Organizando os conhecimentos
- Explique como o poder era exercido durante o período em que Roma foi governada por reis e cite o nome dessa fórma de govêrno.
- Cite duas influências dos etruscos no desenvolvimento da civilização romana.
- Copie em seu caderno o quadro a seguir e descreva cada um dos grupos da sociedade romana antiga.
Grupo social |
Descrição |
---|---|
Patrícios |
|
Plebeus |
|
Clientes |
|
Escravizados |
- O que era a Assembleia da Plebe? Explique quais eram as suas principais funções.
- Além das conquistas militares, de que outras maneiras os romanos realizaram sua expansão territorial? Explique.
- Qual é a relação entre a expansão territorial do Império Romano e a construção da rede de estradas romanas?
- Cite duas influências de outros povos para a formação da cultura e da religiosidade dos antigos romanos.
Aprofundando os conhecimentos
8. Nas escavações realizadas em Pompeia, foram encontradas mais de 10 mil inscrições, conhecidas como . sôbre êsse tema e sôbre o grafite na atualidade, leia os textos a seguir e, depois, responda às questões.
reticências Em geral eram escritos em ambientes fechados, embora muitos sejam encontrados nas paredes externas das casas pompeianas. Impulsivo, imediato e espontâneo, o grafite é um registro singular que marca um momento específico ou uma necessidade pessoal de deixar registrada uma insatisfação, uma piada ou uma declaração de amor, tornando-se, portanto, uma fonte de inestimável valor para o estudo dos anseios e paixões cotidianas a partir de uma perspectiva coletiva. reticências
GARRAFFONI, Renata Senna. Arte parietal de Pompeia: imagem e cotidiano no mundo romano. Domínios da Imagem, Londrina, volume 1, número 1, novembro 2007. página 155. Disponível em: https://oeds.link/JgpBZo Acesso em: 16 março 2022.
reticências Eram detalhes de obras de arte, figuras das histórias em quadrinhos, e ainda piões e jacarés que enfeitavam a cidade. A proposta dos grafiteiros era levar a arte para as ruas, para “transformar o urbano com uma arte viva, popular, de que as pessoas participem, acrescentando ou tirando detalhes das imagens” reticências. êles queriam que a sua arte estivesse ao alcance de todos e não fechada em galerias ou museus.
O sucesso foi enorme. Por todos os lugares havia marcas dêsses artistas grafiteiros. reticências
santana, Renata. Grafite, a arte que todo mundo vê. Carta Capital, 13 outubro 2014. Disponível em: https://oeds.link/3ahJCn Acesso em: 16 março 2022.
- Com base no que foi tratado nos textos, cite um elemento em comum entre as inscrições encontradas em Pompeia e os desenhos em grafite da atualidade.
- Você já viu em seu bairro ou em sua cidade alguma imagem feita por grafiteiros? sôbre o que ela tratava? Converse com os colegas sôbre o assunto.
9. Leia e interprete o texto a seguir sôbre uma das mais importantes conquistas das lutas dos plebeus por direitos políticos.
reticências Somente depois de mais de dois séculos de luta entre plebeus insatisfeitos e patrícios poderosos, é que os plebeus conseguiram progressivamente obter direitos políticos iguais aos [dos] nobres. Por volta de 450 antes de Cristo, os plebeus conseguiram que as leis segundo as quais as pessoas seriam julgadas fossem registradas por escrito, numa tentativa de evitar injustiças do tempo em que as leis não eram escritas e os cônsules reticências administravam a justiça como bem entendiam, conforme suas conveniências. O conjunto de normas finalmente redigidas foi chamado “A Lei das Doze Tábuas”, que se tornou um dos textos fundamentais do Direito romano reticências. A publicação dessas leis, na fórma de tábuas que qualquer um podia consultar, por volta de 450 antes de Cristo, foi importante, pois o conhecimento das “regras do jôgo” da vida em sociedade é um instrumento favorável ao homem comum e potencialmente limitador da hegemonia e arbítrioglossário dos poderosos. [...]
FUNARI, Pedro Paulo. Grécia e Roma. São Paulo: Contexto, 2017. página 83. (Coleção Repensando a História).
- Por que A Lei das Doze Tábuas foi uma importante conquista dos plebeus por direitos?
- Por que foi importante que A Lei das Doze Tábuas fosse publicada e estivesse ao alcance de todos?
- Atualmente, temos um conjunto de leis que garante nossos direitos e deveres. Como êle se chama? Como podemos ter acesso a êle?
10. Leia o texto a seguir e, depois, responda às questões.
reticências
Em Roma, com o crescimento do Império, os libertos passaram a ter uma situação à parte, pois alguns deles tornaram-se funcionários públicos e atingiram os mais altos postos do Estado. Outros enriqueceram-se no comércio, de modo que alguns libertos chegaram a participar da aristocracia, ainda que não tivessem certos direitos, como a possibilidade de serem eleitos para algum cargo.
De modo geral, pode dizer-se que sempre houve possibilidade de mudar de posição, na sociedade romana, mas, em toda a história de Roma, sempre houve dois grandes grupos sociais: as classes subalternas e as classes altas, ou pessoas de poucas posses e aquelas com muitos recursos. Podiam ascender socialmente aqueles que estavam em contato com as elites, como é o caso dos escravos de homens ricos e que obtinham a liberdade, tornando-se êles próprios milionários. A maioria dos escravos não estava nesta situação e os livres pobres tampouco tinham tais oportunidades.
Com o desenrolar das conquistas, Roma passou a basear grande parte de sua economia no trabalho escravo. Os escravos eram fundamentalmente prisioneiros de guerra, o que obrigava os governantes a se empenharem, constantemente, na conquista de novos territórios. Os escravos podiam pertencer ao Estado ou a particulares. Trabalhavam nas grandes obras públicas, oficinas, agricultura, minas, pedreiras e também como criados, músicos, professores, secretários, podiam também ser gladiadores reticências.
Com o sucesso das conquistas, aumentou significativamente o número de escravos advindos das capturas de prisioneiros de guerra. Até o século três antes de Cristo havia em Roma apenas alguns poucos escravos. Porém, após o sucesso romano nas guerras púnicas, a partir do século três antes de Cristo, o número de escravos multiplicou-se muito. Os cidadãos ricos passaram a possuir centenas e por vezes milhares de escravos. Os grandes proprietários exploravam o trabalho escravo em seus domínios, enquanto os comerciantes e administradores o utilizavam em suas lojas, oficinas e escritórios. Devido aos maus-tratos, houve tanto em Roma como na Itália inúmeras revoltas de escravos nos séculos dois e um antes de Cristo reticências.
FUNARI, Pedro Paulo. Grécia e Roma. São Paulo: Contexto, 2007. página 9596. (Coleção Repensando a História).
- Qual é o tema central abordado no texto?
- Quais são as duas grandes divisões sociais que, segundo o autor, se mantiveram essenciais para os antigos romanos?
- Com o aumento das conquistas, a economia romana passou a se basear em que tipo de trabalho?
- Explique qual era a relação entre o aumento das conquistas romanas e o crescimento do número de escravizados.
- A quem poderiam pertencer as pessoas escravizadas na Roma Antiga? Quais eram os trabalhos desenvolvidos pêlas pessoas escravizadas?
- Analise a imagem a seguir.
- O que êsse vaso parece representar? Quais detalhes dele fizeram você chegar a essa conclusão?
- Quais letras do alfabeto etrusco você consegue identificar nesse vaso?
- Com base nas informações do capítulo, explique de que modo o alfabeto etrusco está relacionado com o alfabeto latino, que usamos atualmente.
12. Neste capítulo, estudamos vários aspectos da vida dos antigos romanos. Vimos que, com o passar do tempo, Roma construiu um império, e nas cidades foram erguidos diferentes espaços públicos, dedicados a garantir momentos de lazer, trabalho e convivência entre seus cidadãos. Retome os temas abordados nas páginas anteriores e escreva no caderno um texto imaginando que você era um cidadão na Roma Antiga. Use sua criatividade e descreva alguns aspectos da cultura romana, sua arquitetura urbana, os espaços públicos e os sujeitos históricos que viviam na cidade. Depois, apresente sua história aos colegas.
Glossário
- Larário
- : tipo de altar dedicado aos deuses .
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- Frígia
- : neste caso, refere-se a alguém originário da Frígia, região da antiga Ásia Menor.
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- Pergaminho
- : pedaço de couro usado como suporte para a escrita.
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- Ábaco
- : tipo de calculadora manual.
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- Arbítrio
- : decisão tomada por vontade ou interêsse particular.
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