CAPÍTULO 16 O Império Romano do Oriente

Bizâncio foi uma cidade grega fundada no século sete antes de Cristo e dominada pêlo Império Romano em 146 antes de Cristo Como vimos, ela se tornou a capital do Império no ano de 330. Entre os anos de 324 e 330, por ordens do imperador romano Constantino, essa cidade passou por uma série de reformas, como a construção de aquedutos, banhos públicos, teatros e igrejas cristãs.

Uma nova Roma

Por um breve período, Bizâncio ficou conhecida como Nova Roma, mas lógo foi batizada com o nome de Constantinopla, em homenagem ao imperador Constantino.

Após a divisão do Império Romano em 395, Constantinopla passou a ser a capital do Império Romano do Oriente, também conhecido como Império Bizantino.

Constantinopla (atual Istambul, na Turquia) foi escolhida como a capital do Império por sua localização geográfica entre a Europa e a Ásia, onde havia a ligação de rotas comerciais de grande importância, e por apresentar condições naturais que facilitavam sua defesa diante de possíveis ataques.

Fotografia. Destacando mesquita com paredes avermelhadas e uma cúpula central.  Nas laterais, há quatro torres, uma em cada ponta, formando um quadrado. Ao redor, moradias e árvores.
Mesquita de Santa Sofia (antiga basílica de Santa Sofia), construída no século seis, em Istambul, Turquia. Foto de 2020.

O govêrno de Justiniano

A parte oriental do Império Romano foi menos afetada pêlas invasões dos povos germânicos do que a parte ocidental. Além disso, a capital do Império Romano do Oriente, Constantinopla, tornou-se um importante entreposto comercial, e, assim, o Império Bizantino tornou-se uma potência econômica e militar nos séculos seguintes.

Mesmo com forte influência romana, as heranças gregas e asiáticas fizeram com que a cultura bizantina tivesse características originais.

Mosaico. À esquerda, Justiniano, homem usando vestes azuis com detalhes em verde e amarelo, com adorno nos cabelos e um círculo em volta de sua cabeça. Ele está segurando a miniatura de uma construção com uma cúpula central. Centralizado, Virgem Maria, usando manto azul e um lenço sobre os cabelos. Ao redor de sua cabeça há um círculo. Ela está sentada, segurando uma criança no colo que está usando uma roupa dourada com uma aureola na cabeça. À direita, Constantino, homem usando adorno nos cabelos e círculo ao redor da cabeça, vestes azuis com detalhes em verde e amarelo. Ele está segurando com as mãos a miniatura de uma cidade. Ao fundo, parede amarela com letras e símbolos.
Detalhe de mosaico bizantino do século dez representando, à esquerda o imperador Justiniano segurando a mesquita de Santa Sofia, ao centro, a Virgem Maria e, à direita o imperador Constantino segurando a cidade de Constantinopla.

O Império Bizantino chegou ao apogeu no século seis, durante o reinado de Justiniano, entre 527 e 565. Justiniano procurou restaurar a autoridade do imperador em territórios antes controlados pêlo antigo Império Romano. êle também adotou uma política expansionista, conquistando povos do norte da África, da Península Itálica e da Península Ibérica.

A imperatriz Teodora, espôsa de Justiniano, foi bastante ativa na administração do Império. Sua influência foi essencial para promover políticas que tratassem da condição das mulheres no Império, como a garantia de herdar bens e propriedades em caso de divórcio.

Após a morte de Justiniano, em 565, vários territórios bizantinos foram, aos poucos, conquistados por outros povos. No entanto, Constantinopla resistiu a diversos ataques de exércitos inimigos e se manteve como a capital do Império Bizantino durante vários séculos.

A importância da religião

O Império Bizantino desenvolveu-se tendo o cristianismo como religião oficial. Assim, a religião cristã passou a influenciar a política e a cultura do Império.

Imagens sagradas estavam presentes nos mais diversos lugares das cidades bizantinas. Em Constantinopla, havia muitas construções religiosas, como igrejas e mosteiros, o que demonstra a importância que a religião teve no cotidiano bizantino.

O imperador era considerado o principal representante do deus cristão sôbre a Terra, e era atribuída a êle a responsabilidade de conduzir os bizantinos pelos caminhos da salvação.

Dessa maneira, diversos rituais religiosos faziam parte do cotidiano dos governantes, o que pode ser observado nas imagens que representam os imperadores e as imperatrizes, em que uma auréolaglossário aparece em tôrno da cabeça de cada um, atribuindo-lhes um caráter sagrado.

Mosaico. À esquerda, um homem com barba usando coroa e roupas com as cores verde e azul, decoradas com pedrarias. Ele está segurando um saco de tecido com as mãos. Ao redor de sua cabeça há um círculo. Ao lado, um homem com cabelos longos e barba marrom, usando um manto azul com detalhes em dourado. Ao redor de sua cabeça há um círculo com pequenos detalhes em branco e verde. Ele está sentado, segurando com as mãos um livro dourado com uma cruz. À direita, uma mulher usando coroa e roupas com detalhes em azul, verde e vermelho, decoradas com pedrarias. Ao redor de sua cabaça há um círculo. Ela está segurando com as mãos um pergaminho cilíndrico.
Detalhe de mosaico bizantino do século dez representando Jesus Cristo, o imperador Constantino e a imperatriz Zoé.
Ícone ‘Atividade oral’.

Questão 1.

Analise a imagem desta página e procure identificar as pessoas representadas. Descreva cada uma delas, citando as vestimentas, os objetos que elas têm nas mãos e os demais elementos do mosaico.

A cultura bizantina

A cultura bizantina foi amplamente influenciada pêla cultura de diferentes civilizações, como a persa, a romana e, principalmente, a grega.

As pessoas pobres geralmente não tinham acesso à educação, mas as crianças de famílias ricas começavam os estudos aos cinco ou seis anos de idade, e os ensinamentos eram baseados nos autores clássicos gregos. A Igreja não fazia oposição ao ensino de autores não cristãos, mas, a partir do govêrno de Justiniano, os professores universitários deveriam ser adeptos do cristianismo.

Grande parte do que conhecemos atualmente sôbre a música, a arquitetura, os mosaicos e os afrescos bizantinos está relacionada à religião. Diversas produções artísticas utilizaram o cristianismo como um dos principais temas. Entretanto, muitas vezes, a arte bizantina tinha influências orientais em suas técnicas de produção e estilo.

A arquitetura religiosa bizantina desenvolveu-se de maneira bastante original, e sua principal característica eram as abóbadasglossário em suas igrejas. O estilo bizantino também influenciou outras construções fóra do Império, como a basílica de São Marcos, na cidade de Veneza, na Itália.

Fotografia. Basílica, construção com cúpulas com cruzes no topo. A fachada tem colunas, portas e janelas em formato de arco. Na frente, diversas pessoas caminham em uma praça.
Turistas visitam a basílica de São Marcos, em Veneza, Itália, em 2021.

Quanto às opções de lazer no Império, algumas permaneceram semelhantes às romanas. As corridas de quadriga (carros puxados por quatro cavalos), por exemplo, eram muito populares, com espetáculos intercalados com apresentações de artistas e acrobatas ou desfiles de animais exóticos.

História e Arte

A arte bizantina

Os artistas bizantinos dos séculos três a onze expressaram-se de diversas maneiras. Além de produzir objetos de uso cotidiano, como joias e relicários, êles projetaram igrejas e palácios, fizeram esculturas e decoraram artefatos religiosos, paredes e altares com diversas técnicas de mosaico e de pintura. Grande parte dessas obras de arte era solicitada pelos governantes como demonstração de poder e riqueza do Império.

Conheça a seguir alguns exemplos da arte bizantina.

A técnica do mosaico, já utilizada pelos romanos, teve bastante destaque na arte bizantina. Primeiramente, era feito um desenho na superfície e depois êle era preenchido com pequenas peças de vidro, de rocha, de ouro e de metais variados.

Mosaico 1. À esquerda, um homem usando tecido ao redor do corpo. Ao lado, Teodora, mulher usando chapéu e vestindo um manto marrom com pedrarias nos ombros. Ela segura com as mãos uma taça dourada decorada com pedrarias. À direita, uma mulher com tecido estampado na cabeça e no corpo. Teodora é proporcionalmente maior que as outras duas pessoas do mosaico.
Detalhe de mosaico bizantino do século seisrepresentando a imperatriz Teodora (ao centro).
Fotografia 2. Capa de um livro grande composto por pedras azuis e detalhes dourados. No centro, há uma cruz. Ao redor da cruz, dez pequenos círculos.
Capa de uma Bíblia bizantina do século nove, ornamentada com ouro e pedras preciosas.
Fotografia 3. Uma cruz dourada com  uma pessoa com os braços cruzados e um círculo ao redor da cabeça. Em cada lateral da cruz, há o busto de uma pessoa.
Joia bizantina do século dez em formato de cruz, representando Maria, mãe de Jesus, e o busto de dois santos.

Veja a seguir a análise de uma obra de arte bizantina.

Mosaico. Centralizado, Justiniano, homem usando coroa, manto marrom e um adereço vermelho no ombro. Ele está segurando um objeto redondo com as mãos. Sobre a cabeça dele há um círculo. Sobreposto à letra 'A'. Ao redor de Justiniano, três homens usando uma túnica branca com detalhe marrom na diagonal. Sobreposto à letra 'B'. À direita, homem calvo, usando uma túnica branca e uma estola nos ombros com uma cruz. Ele está segurando uma cruz dourada com pedras verdes. Sobreposto à letra 'C'. Seguido, dois homens usando túnica simples. Um está segurando um livro e o outro um pote de incenso. No extremo esquerdo do mosaico, um grupo de homens com uniformes vermelho, verde e amarelo, segurando com as mãos lanças e um escudo. Sobreposto à letra 'D'.
Detalhe de mosaico bizantino do século seis.

 A.  O imperador Justiniano foi representado em destaque na imagem, com uma auréola em tôrno da cabeça. Suas roupas e acessórios são mais adornados do que os das outras pessoas, e êle utiliza joias e uma túnica especial.

 B.  Os três homens que aparecem ao fundo são identificados como membros da nobreza, por causa do tipo de túnica característica que estão vestindo.

 C.  O bispo de Ravena, Maximiano, aparece do lado esquerdo de Justiniano e é representado segurando uma cruz de ouro e esmeraldas. sôbre êle há uma inscrição com seu nome.

 D.  Os soldados aparecem do lado direito de Justiniano e representam o poder terreno e militar do Império.

Agora, realize as atividades a seguir.

Ícone ‘Atividade oral’.

1. Descreva a obra de arte apresentada nesta página e identifique a técnica por meio da qual ela foi produzida.

Ícone ‘Atividade oral’.

2. Identifique o objeto que o bispo está segurando e relacione-o com um dos elementos da página anterior.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

  1. Por que a cidade de Bizâncio ficou conhecida como Nova Roma?
  2. O que motivou a escolha de Constantinopla como capital do Império Romano do Oriente?
  3. Por que o Império Romano do Oriente não entrou em declínio, enquanto o Império Romano do Ocidente passava por um processo de decadência?
  4. Quando ocorreu o apogeu do Império Bizantino? Quais acontecimentos marcaram êsse apogeu?
  5. Qual foi o papel da imperatriz Teodora na política do Império Bizantino?
  6. Explique como era o acesso à educação no Império Bizantino.
  7. Em que aspectos as civilizações grega e romana exerceram influência na cultura do Império Bizantino? Cite alguns exemplos.

Aprofundando os conhecimentos

8. Analise a imagem e responda às questões.

Mosaico. Destacando o busto de uma pessoa usando coroa, manto marrom e um adereço no ombro. Ao redor de sua cabeça há um círculo tracejado de vermelho com pequenos círculos brancos.
Obra bizantina do século seis.
  1. Qual foi a técnica utilizada na elaboração da obra apresentada?
  2. Identifique a inscrição que aparece na imagem. O que ela diz?
  3. Quem é a figura representada? Por meio de quais elementos da imagem você conseguiu fazer a identificação?
  4. Comente o papel dêsse sujeito histórico no Império Bizantino.

9. Leia o texto e a manchete. Depois, responda às questões.

reticências Construída pêlo imperador Justiniano em 537 Depois de Cristo reticências, a basílica é o grande marco do Império Bizantino que perdurou de 330 Depois de Cristo a 1453 Depois de Cristo, data em que Constantinopla foi tomada pelos turcos otomanos. Nesta época, , o Conquistador, apoderou-se da basílica para o islamismo e a transformou em mesquita.

reticências

A inscrição da basílica na Lista do Patrimônio Mundial ocorreu em 1985, em razão da inscrição de toda Área Histórica de Istambul reticências.

RIBAS, Giovanna Paola Primor. Patrimônio cultural edificado: o caso da basílica de Santa Sofia. Revista Espaço Acadêmico, ano treze, número 144, 2013. página 6869. Disponível em: https://oeds.link/sWWae9 Acesso em: 16 março 2022.

Santa Sofia, que foi igreja e mesquita, termina restauração após 17 anos

Disponível em: https://oeds.link/EOQnyQ Acesso em: 16 março 2022.

  1. Comente o período histórico em que o templo de Santa Sofia foi construído.
  2. Por que essa construção é considerada um Patrimônio Mundial?
  3. Qual é a informação transmitida pêla manchete? Como é possível relacioná-la com o texto?
  4. Explique a importância da manutenção, conservação e restauração de obras consideradas Patrimônio da Humanidade.
  1. sôbre o Império Romano do Oriente, copie em seu caderno a resposta correta.
    1. Constantinopla (atual Istambul, na Turquia) foi escolhida a capital do Império por causa de sua posição geográfica – entre a Europa e a Ásia, local que ligava rotas comerciais de grande importância.
    2. Mesmo com forte influência germânica, a cultura formada no Império Bizantino tinha características originais.
    3. A espôsa de Justiniano, a imperatriz Teodora, não participava politicamente das decisões do Império, pois naquele tempo não era comum que as mulheres tivessem voz ativa.
    4. O imperador não exercia nenhum papel religioso, pois o Império Bizantino era laico, ou seja, política e religião não se misturavam.

O tema é reticências

Educação em direitos humanos

As condições de moradia

Nas antigas cidades romanas, havia diversos tipos de moradias. Nas cidades maiores, moradias precárias conhecidas como ínsulas eram bastante comuns e habitadas por grande parte da população.

As ínsulas eram geralmente construídas com materiais mais frágeis, que deterioravam facilmente com o tempo, apresentando problemas estruturais, como rachaduras nas paredes. Além disso, tentativas de cozinhar e de aquecer as residências usando fogões a lenha aumentavam o risco de incêndios.

Ilustração. Vista de uma construção dividida em quatro andares, sendo: No quarto andar, três cômodos pequenos. Há uma pessoa em um dos cômodos. Sobreposto à letra 'A'. No terceiro andar, dois cômodos com janelas. Há rachaduras nas paredes. Sobreposto à letra 'B'. No segundo andar, um cômodo amplo. Há uma mulher usando um vestido e um homem na janela. As paredes são decoradas com detalhes em verde e vermelho. Sobreposto à letra 'C'. No primeiro andar, parte térrea, um cômodo grande e alto, com prateleiras e mercadorias expostas. Sobreposto à letra 'D'. Há pessoas caminhando na rua e na calçada.

Esta ilustração é uma representação artística contemporânea produzida com base em estudos históricos.

Fontes de pesquisa: BENEVOLO, Leonardo. História da cidade. São Paulo: Perspectiva, 2003. página 163164. , LIUÍS. A cidade na história: suas origens, transformações e perspectivas. Tradução: da Silva. São Paulo: Martins Fontes, 1998. página 242253.

A. Para aproveitar melhor o espaço ocupado, as ínsulas costumavam ter até seis andares divididos em várias residências.

B. Os andares superiores eram habitados pêla população mais pobre. As residências eram menores e não havia aquecimento, rede de esgôto ou sistema de abastecimento de água.

C. As residências maiores ficavam nos primeiros andares.

D. No térreo, era comum que houvesse lojas abertas para a rua.

Moradias no Brasil hoje

Atualmente, no Brasil, muitas moradias não possuem serviços básicos, como sistema de esgôto e abastecimento de água. Além disso, algumas delas localizam-se em áreas que colocam em risco a saúde e a vida de seus moradores, como as que ficam próximas a lixões ou a encostas de morros e que estão sujeitas a deslizamentos.

Moradias precárias

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (í bê gê É), em 2020, havia no país mais de 5 milhões de domicílios em condições precárias no Brasil.

Agora, responda às questões a seguir.

Ícone ‘Atividade oral’.

1. Quais eram os principais problemas enfrentados pelos moradores das ínsulas nas antigas cidades romanas?

Ícone ‘Atividade oral’.

2. Quais são os problemas de moradia existentes no Brasil atualmente? De que maneira problemas comprometem a qualidade de vida de seus moradores? Compare problemas com os enfrentados pelos moradores das ínsulas romanas. Em que eles são parecidos? Em que são diferentes?

Ícone ‘Ciências Humanas em foco’.
Ícone ‘Em grupo’.

3. Forme um grupo com mais dois colegas para pesquisar se em sua cidade ou estado há projetos que visam melhorar a situação das populações que vivem em condições precárias. Se houver, quais projetos são ? Como êles funcionam?

Ilustração. Diversas moradias coloridas amontoadas e sobrepostas. Entre elas há varais com roupas penduradas, escadas e antenas de televisão. Em algumas delas há rachaduras nas paredes.

O que eu estudei?

Faça as atividades em uma folha de papel avulsa.

1. Os romanos foram uma das principais civilizações da Antiguidade Ocidental. Sua longa história pode ser dividida em três períodos principais, considerados com base em sua fórma de govêrno. Em uma folha de papel avulsa, relacione cada período a algumas de suas características correspondentes, indicadas a seguir.

A. Monarquia

B. República

C. Império

1. Momento de grandes conquistas territoriais e da , que terminou com a queda de Roma, em 476 antes de Cristo

2. Período de grande luta pêla participação política dos plebeus, entre 509 antes de Cristo e 27 antes de Cristo

3. Período de construção de Roma, entre 753 antes de Cristo e 509 antes de Cristo, marcado pêla forte influência etrusca.

2. As expressões artísticas romanas foram muito importantes para que as gerações futuras conhecessem seus modos de vida. sôbre movimentos, analise as imagens a seguir e responda às questões.

Pintura. À esquerda, três mulheres com tecido ao redor do corpo e uma criança sem vestes. Uma das mulheres segura uma bandeja com alimentos. Centralizado, Uma mulher com tecido ao redor do corpo e na cabeça. Ela está com a mão sobre uma mesa enquanto duas mulheres à rodeiam. Ao lado, um homem em pé com tecido caindo sobre suas pernas. À direita, duas pessoas sentadas perto de animais. Seguido, outra mulher em pé.
Detalhe de afresco romano representando a iniciação ao culto de Deméter, nas ruínas da cidade de Pompeia, na Itália.
Mosaico. À esquerda, um homem com barba usando coroa e roupas com as cores verde e azul, decoradas com pedrarias. Ele está segurando um saco de tecido com as mãos. Ao redor de sua cabeça há um círculo. Ao lado, um homem com cabelos longos e barba marrom, usando um manto azul com detalhes em dourado. Ao redor de sua cabeça há um círculo com pequenos detalhes em branco e verde. Ele está sentado, segurando com as mãos um livro dourado com uma cruz. À direita, uma mulher usando coroa e roupas com detalhes em azul, verde e vermelho, decoradas com pedrarias. Ao redor de sua cabaça há um círculo. Ela está segurando com as mãos um pergaminho cilíndrico.
Mosaico bizantino representando a Virgem Maria e o menino Jesus com o imperador e a imperatriz.
  1. As imagens apresentadas estão relacionadas a quais períodos da história romana? Como você chegou a essa conclusão?
  2. Como as duas imagens representam a religião?
  3. De acôrdo com as imagens, de que modo a relação entre os seres humanos e os deuses se transformou entre um período e outro?

3. O Império Romano começou a entrar em decadência no século três. sôbre isso, leia com atenção o texto a seguir e responda às questões.

reticências

Com Diocleciano, tem início um dos programas de reformas mais importantes da História Romana, com o advento da restauração do Império. O Estado foi transformado em uma monarquia absoluta, na qual o imperador possuía a autoridade máxima, baseada na escravidão, na servidão dos camponeses livres, na burocracia estatal e no exército. Como modêlo, Diocleciano copiou as monarquias orientais, nas quais tudo o que cercava o rei era considerado sagrado.

Desde a crise do século três, os povos germânicos começam a invadir as fronteiras do Império, procurando novas terras. Os imperadores do perío­do aceitaram pacificamente povos no início, desde que atuassem como colonos, trabalhando na terra, exercendo a função de vigilantes de fronteira, como uma fôrça militar própria e praticamente independente, comandada por seus chefes. São aceitos em um sistema federado. Aos poucos, começam a ser assimilados pêlo exército romano. Seus chefes chegam a atingir as mais altas funções dentro do Império. reticências

, Claudio . As invasões germânicas e o Império Romano: conflitos e identidades no Baixo Império. História: questões & debates, Curitiba, volume 4849, número 12, 2008. página 138139. Disponível em: https://oeds.link/0AwiiS Acesso em: 5 março 2022.

  1. De acôrdo com o texto, como o imperador Diocleciano tentou contornar a crise iniciada no século três no Império Romano?
  2. Quais funções os povos germânicos cumpriram dentro do Império Romano?
  3. De acôrdo com o texto, é possível afirmar que os povos germânicos foram invasores do Império Romano? Por quê?
  1. A escravidão foi um dos pilares do desenvolvimento da Roma Antiga. sôbre êsse tema, analise esta imagem e responda às questões a seguir.
    1. Quem são os sujeitos históricos que aparecem na imagem?
    2. Como um indivíduo se tornava escravizado na Roma Antiga?
Relevo. À esquerda, uma pessoa com capacete segurando uma corda presa ao pescoço de duas pessoas. Elas estão andando em fileira.
Detalhe de relêvo do século dois representando um soldado romano conduzindo escravizados.

Glossário

Auréola
: círculo com que pintores e escultores frequentemente envolvem a cabeça das personagens consideradas sagradas.
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Abóbada
: construção arqueada com fôrma semelhante à de um teto curvilíneo.
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