UNIDADE 7  O mundo árabe e o islamismo

Fotografia. Vista de cima de diversas pessoas ordenadas uma do lado da outra em um grande cômodo com colunas ornamentadas e luminária no centro. A maioria delas está ajoelhada com a cabeça encostada no chão. Ao redor, há pessoas sentadas em cadeiras.
Seguidores do islamismo celebrando o fim do Ramadã em uma mesquita localizada na cidade de São Paulo, São Paulo, em 2019.

Você sabia que o islamismo é a segunda maior religião do mundo em número de seguidores?

O islamismo é uma religião monoteísta que surgiu no Oriente Médio no século sete, e seus seguidores são chamados de muçulmanos.

Nesta unidade, vamos conhecer um pouco sôbre os fundamentos dessa religião e sua história, além de diversos aspectos da cultura islâmica e sua difusão pêlo mundo.

Iniciando a conversa

  1. Você sabe o que é o Ramadã?
  2. Você sabe onde, geralmente, os muçulmanos se reúnem para realizar as cerimônias religiosas como a mostrada na imagem?
  3. O que o islamismo tem em comum com outras religiões praticadas no Brasil? E o que tem de diferente? Cite exemplos.

Agora vamos estudar...

  • a origem do islamismo;
  • a expansão do islamismo e o Império Islâmico;
  • os cinco pilares da religião islâmica;
  • as contribuições da cultura islâmica no Ocidente.

 CAPÍTULO 17  Os árabes e a formação do islamismo

Ao estudarmos a história dos povos árabes, podemos perceber diversos aspectos culturais e contribuições dêsses povos que estão presentes em nosso cotidiano, na Matemática, na Medicina, na Literatura e na culinária, por exemplo.

A Península Arábica

A Península Arábica se localiza no Oriente Médio. Em grande parte de seu território predomina um clima quente e árido, com a presença de desertos e estepes (tipo de vegetação rasteira). Entre os séculos seis e sete, essa região era habitada por povos distintos que compartilhavam um aspecto cultural comum: a língua árabe.

Entre povos estão os beduínosglossário , árabes nômades que se reuniam em clãsglossário e viviam da criação de camelos, carneiros e cabras. Além disso, os beduínos comercializavam produtos com outros povos pêlo deserto, por meio de grandes caravanasglossário .

Havia também os povos sedentários, que se estabeleceram em regiões próximas a oásis (locais do deserto que apresentam solo fértil) e viviam da agricultura e do comércio. No sul da península, outros grupos árabes se fixaram e formaram cidades por onde passavam comerciantes e viajantes de diferentes partes do mundo.

A Península Arábica (século VII)

Mapa. A Península Arábica (século 7). Mapa destacando o território da Península Arábica entre o Oceano Índico, o Golfo Pérsico e o Mar Vermelho. Conforme a legenda: Península Arábica: Composta pelas regiões de Hijaz, Omã e Iêmen. Cidades destacadas: Medina e Meca. Na parte inferior à esquerda, planisfério destacando parte da Ásia, África e Europa. À direita, representação da rosa dos ventos e escala de 490 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: quínder,rrérman; ríguelmân, vérner. The Penguin Atlas of World History. Lôndon: Pêngüim búks, 2003. página 134.

Ícone ‘Atividade oral’.

Questão 1.

Em qual continente se localiza a Península Arábica?

O nascimento do islamismo

Os povos árabes eram politeístas, ou seja, cultuavam diversos deuses. No entanto, por volta de 610, Maomé, um comerciante da cidade de Meca, passou a fazer pregações sôbre a existência de um único Deus (Alá, em árabe).

Segundo narrativas religiosas, Maomé teria recebido a visita do arcanjoglossário Gabriel, o qual lhe fez revelações sôbre Alá.

De acôrdo com essas revelações, caberia a Maomé a tarefa divina de difundir aos seres humanos a mensagem de Alá, originando, assim, o islamismo (também chamado islão ou islã), palavra de origem árabe que significa “rendição, submissão”. Por êsse motivo, êle é considerado um profetaglossário pelos seguidores dessa religião.

Gravura. À esquerda, anjo Gabriel  usando coroa e beca bege e com asas nos braços. Ele está inclinado com a mão esquerda levantada, e o dedo apontado para a direita. À direita, Maomé, homem com cabelos pretos e lisos usando turbante e tecido branco ao redor do corpo. Ele está sentado sobre uma pedra com as mãos sobre os joelhos.
Representação do momento em que o arcanjo Gabriel faz as primeiras revelações a Maomé. Detalhe de iluminura extraída da obra , escrita por no século catorze.

O islamismo e o Alcorão

O islamismo é, portanto, uma religião monoteísta, baseada na crença em um Deus único (Alá). Os seguidores dessa religião são chamados muçulmanos, e seu livro sagrado, o Alcorão, no qual estão reunidas todas as revelações de Deus a Maomé.

Ao transmitir os ensinamentos de Deus a seus seguidores, Maomé recitava as palavras assim como as teria recebido de Gabriel. Por êsse motivo, os muçulmanos acreditam que o Alcorão reproduz as próprias palavras de Deus.

Fotografia. Meninas usando vestimentas com mangas compridas e cabeça coberta por tecido. Elas estão sentadas sobre um tapete vermelho, segurando um livro aberto com as mãos.
Muçulmanas estudando o Alcorão, em Gaza, Faixa de Gaza, em 2020.

A expansão do islamismo

Na cidade de Meca, Maomé e seus seguidores passaram a sofrer perseguições de pessoas adeptas de religiões politeístas.

Para fugir dessas perseguições, no ano de 622, Maomé e seus seguidores migraram para Iátrib, cidade que posteriormente passou a se chamar Medina. Essa migração de Meca para Medina, que ficou conhecida como Hégira, marcou o início da Era Islâmica para os muçulmanos.

Em Medina, Maomé reuniu grande número de seguidores, formando um exército, e, em 630, organizou seu retôrno a Meca, com o intuito de acabar com os conflitos religiosos na região. Maomé dominou a cidade quase sem encontrar resistência, pois o líder de Meca, Abpu , converteu-se ao islamismo.

O local onde eram realizados rituais das antigas religiões politeístas teve seus ídolos destruídos, preservando-se apenas a Pedra Negra, que teria sido enviada pêlo arcanjo Gabriel. Essa pedra fica incrustada na Caaba (“casa de Deus”), um edifício de mármore, em formato de cubo, que é considerado um local sagrado no islamismo. Até hoje, muitos muçulmanos de todo o mundo viajam a Meca para visitar a Caaba, localizada no interior da Grande Mesquitaglossário de Meca.

Fotografia. Centralizado, um monumento em formato quadrangular de cor preta com detalhes em dourado. Ao redor, várias pessoas. Atrás, paredes com arcos vazados. No fundo, diversos prédios com fachadas espelhadas.
Peregrinos muçulmanos na Grande Mesquita de Meca, em 2020.

A jihad

Ao longo dos anos, após as revelações recebidas, Maomé conseguiu difundir a fé islâmica por grande parte da Península Arábica. A ideia de difusão do islamismo está ligada ao conceito de jirrád, palavra árabe que significa “esfôrço pêla glória de Deus”. Para os muçulmanos, a jirrád expressa a ideia geral de esfôrço em conhecer, entender e difundir os princípios do islamismo.

De fórma individual, a jirrád pode ser exemplificada pêlo culto a Deus e pêlo esfôrço em agir de acôrdo com os preceitos e os valores do islamismo. De fórma coletiva, ela pode ser expressa pêla difusão da fé islâmica pêlo mundo.

Comércio e expansão do islã

O comércio com outros povos foi um fator importante para a difusão do islamismo em outras partes do mundo após o século sete.

Por meio das rotas comerciais terrestres e marítimas, mercadores muçulmanos trocavam produtos como tecidos, perfumes, porcelanas e alimentos, mas também promoviam um intercâmbio cultural entre povos do Ocidente e do Oriente, difundindo aspectos da cultura e da religião islâmica.

Além disso, ao longo das rotas comerciais, diversas cidades se formaram nos pontos de parada das caravanas de mercadores, como Bagdá, no atual Iraque, e Córdoba, na atual Espanha.

Fotografia. Vista aérea. No centro, um monumento com dois semicírculo azuis, um do lado do outro. No entorno do monumento, um corpo de água. Ao redor do corpo de água, construções de vários tamanhos.
Vista aérea da cidade de Bagdá, no Iraque, em 2020.

A formação do Império Islâmico

Maomé faleceu no ano de 632, sem deixar um sucessor para a liderança da (do árabe, “comunidade islâmica”). Abpu Bácr, amigo do profeta, assumiu a liderança como califa (chefe). Ele e seus três sucessores ficaram conhecidos como “bem-guiados” e exerceram um importante papel na consolidação do islamismo na Península Arábica, favorecendo sua expansão em outras regiões do Oriente Médio e formando o Império Islâmico ainda no século sete.

A dinastia Omíada

Após a morte do último califa “bem-guiado”, Êbnú Talíb, o califa sunita assumiu o poder e fundou a dinastia Omíada, no século sete, transferindo a sêde do govêrno de Medina para Damasco, na atual Síria.

Durante a dinastia Omíada, houve a expansão do islamismo e a dominação árabe em regiões da Ásia Central, do norte da África, da Península Ibérica, entre outras. Na realização dessas conquistas territoriais, foram estabelecidos acôrdos de maneira a não se impor a conversão ao islamismo a quem não a desejasse, em conformidade com o Alcorão.

A divisão entre sunitas e xiitas

Em 661, com a morte do quarto califa, Êbnú Talíb, genro de Maomé, a comunidade islâmica se dividiu entre sunitas e xiitas. Os xiitas acreditavam que a liderança deveria ser assumida por um familiar do profeta Maomé e aceitavam somente o Alcorão como fonte de ensinamento.

Os sunitas, por sua vez, defendiam a escolha do sucessor por meio do voto. Além disso, admitiam o uso da suna como fonte de orientação para a vida política, social e religiosa. A suna é o conjunto de preceitos, práticas e costumes tradicionais baseados nas palavras e na vida de Maomé.

Fotografia. Fachada de mesquita, composta por paredes com diversas colunas e arcos. Há duas cúpulas pequenas no teto. Na frente, um pátio com um bloco branco no centro.
Na foto, a Grande Mesquita de Cairuão, na atual Tunísia, construída no século sete. Foto de 2021.

A dinastia Abássida

Por volta do ano de 740, o descontentamento dos Mauáli, grupo marginalizado formado por muçulmanos não árabes, levou a uma revolta liderada por Abpu , parente distante de Maomé, que derrotou o governante da dinastia Omíada. assumiu então o poder e estabeleceu a dinastia Abássida, em 750.

Na época da dinastia Abássida, cuja séde era em Bagdá, no atual Iraque, o Império Islâmico atingiu um período de grande paz e desenvolvimento cultural e científico.

Os muçulmanos na Europa

Depois de derrotado, o herdeiro da dinastia Omíada, , dirigiu-se para a região da Andaluzia (em árabe, “”), na Península Ibérica, em 756, onde derrotou o representante abássida que governava a região, e fundou o principado de Córdoba. Na Andaluzia, os muçulmanos viveram um período de grande florescimento cultural e prosperidade econômica.

Fotografia. Detalhe da fachada de palácio, construção bege e marrom com janelas, colunas e arcos. Na frente, um chafariz ornamentado com a figura de animais quadrúpedes formando um círculo.
Palácio de álhambra, que foi séde do govêrno islâmico na Andaluzia, atual Espanha, em 2020.
Ícone ‘Atividade oral’.

Questão 2.

Analise o mapa a seguir. Em qual período o Império Islâmico atingiu sua maior extensão?

Regiões dominadas pelo Império Islâmico (622-850)

Mapa. Regiões dominadas pelo Império Islâmico (622-850). Mapa territorial destacado conforme legenda: Maomé e os primeiros califas (622-661): Regiões do Egito, Hijaz, Omã, Iêmen. Cidades destacadas: Trípoli, Fustat (Cairo), Chipre, Damasco, Jerusalém, Medina, Meca, Karbala, Basra, Isfahan e Merv. Dinastia Omíada (661-750): À oeste, região do Magrebe. Cidade destacada: Córdoba (Península Ibérica). À leste, regiões de Kharezm, Transoxânia, Caxemira e Punjab. Cidade destacada: Cabul. Dinastia Abássida em sua maior extensão (750-850): Linha verde pontilhada demarcando o território de toda a área ocupada por Maomé e os primeiros califas e parte das áreas ocupadas pela dinastia Omíada, ficando de fora: parte do Magrebe e a cidade destacada de Córdoba (Península Ibérica). No canto inferior à esquerda, planisfério destacando parte da Europa, África e Ásia. À direita, representação da rosa dos ventos e escala de 500 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: quínder, rrérman; ríguelmân, vérner. The Penguin Atlas of World History. Lôndon: penquin buquis , 2003. página 134136.

História e Geografia

A população islâmica no mundo

Na atualidade, a religião islâmica tem aproximadamente 1,9 bilhão de adeptos, constituindo a segunda maior religião do mundo. O islamismo é a religião que mais cresce em número de seguidores. Um estudo feito pêlo centro de pesquisa estadunidense Píu rriçãrti , publicado em 2015 e atualizado constantemente, estima que em 2050, se o ritmo atual de crescimento continuar, a população muçulmana no mundo será de 2,76 bilhões, um aumento de 73% (de 2015 a 2050). Analise o mapa a seguir.

Projeção mundial da população muçulmana em 2050

Mapa. Projeção mundial da população muçulmana em 2050. Mapa com círculos representando a quantidade de pessoas por região. Conforme a legenda, quanto maior o círculo, maior a quantidade de pessoas. O círculo maior representa cerca de 1 bilhão de pessoas, o círculo médio representa cerca de 620 milhões de pessoas e o círculo pequeno representa cerca de 10 milhões de pessoas. As regiões com o maior número de pessoas são; Índia, Paquistão e Indonésia, na Ásia. Exemplos de regiões com o número mediano de pessoas; Irã, Turquia e China, na Ásia, e Egito e Nigéria, na África. A Região central da África, parte da Ásia e países das Américas e Europa apresentam pequenas quantidades de pessoas. No canto inferior à esquerda, representação da rosa dos ventos e escala de 3100 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: Píu rriçãrti . Disponível em: https://oeds.link/eucwIy Acesso em: 16 março 2022.

Um dos aumentos mais significativos, de acôrdo com êsse estudo, poderá ocorrer na Europa, principalmente por causa do aumento do número de imigrantes e refugiados que passaram a viver na região.

Fotografia. Três mulheres com cabeças e corpos cobertos. Elas estão de pé e de costas, olhando objetos pendurados em uma banca de revistas e jornais.
Mulheres muçulmanas em banca de jornal, em Barcelona, Espanha, em 2021.

Islamismo no Brasil

O crescimento da população muçulmana na América Latina não acompanha o ritmo das estimativas observadas em outras regiões, de acôrdo com o mesmo estudo feito pêlo Píu rriçãrti .

A Argentina é o país da América Latina com maior número de muçulmanos, com cêrca de 410 mil seguidores.

No Brasil, há cêrca de 40 mil adeptos do islamismo. Os muçulmanos que vivem em nosso país são, geralmente, imigrantes árabes e seus descendentes, além de não árabes que se converteram à religião islâmica.

A maior concentração da população islâmica no Brasil está atualmente nas Regiões Sul e Sudeste, mais especificamente nas cidades de Foz do Iguaçu, no estado do Paraná, e na cidade de São Paulo, no estado de São Paulo.

Países da América Latina com mais muçulmanos (2020)

País

Número de muçulmanos

Argentina

410.000

Venezuela

100.000

Brasil

40.000

Panamá

30.000

Colômbia

10.000

Honduras

10.000

Fonte de pesquisa: Píu rriçãrti . Disponível em: https://oeds.link/eucwIy Acesso em: 16 março 2022.

Fotografia. Mesquita Omar, construção branca, com uma cúpula central e duas torres. A fachada é comporta por várias colunas e arcos. Na frente, uma escadaria.
Mesquita Êbnú , em Foz do Iguaçu, Paraná, em 2020.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

  1. Quem foi Maomé? Por que êle é considerado um profeta pelos muçulmanos?
  2. Explique a divisão do islamismo, no século sete, entre xiitas e sunitas.
  3. Analise novamente as informações do tópico A população islâmica no mundo.
    1. Quais continentes representados no mapa apresentam projeção de maior população muçulmana em 2050?
    2. Podemos afirmar que o islamismo é uma religião que se expandiu mundialmente? Por quê?

Conectando ideias

4. Leia a seguir um trecho sôbre alguns dos ensinamentos do Alcorão. Depois, responda às perguntas.

A caridade reticências é extremamente importante do ponto de vista alcorânico. “Certamente Deus recompensa o caridoso” nos é dito quando a história de José é narrada (). As pessoas são orientadas a perdoar seus devedores, como ato de caridade (). A caridade é frequentemente descrita como um meio de harmonizar as ofensas. reticências A caridade também é prescrita como um meio de autopurificação (). De todos os muçulmanos requer-se que façam caridade de acôrdo com a lei islâmica. O têrmu empregado para êsse tipo de caridade ( ou zacát), na verdade significa “purificação”. A ideia é que a riqueza é uma coisa boa, desde que seja usada para boas causas, como ajudar os necessitados e “aqueles cujos corações devem ser apaziguados”, e libertar os escravos e os devedores ().

Tão importantes quanto a caridade na perspectiva alcorânica são a honestidade, a sinceridade e a compaixão reticências. Os fiéis são constantemente lembrados de que a verdade e a sinceridade estão entre as virtudes mais importantes. São elementos essenciais do perfil completo de uma pessoa virtuosa, segundo a descrição do Corão. reticências

, Tamara. Uma breve história do islã. Tradução: Maria Helena Rubinato Rodrigues de Sousa. Rio de Janeiro: José Olympio, 2011. pê ponto 32-33.

  1. Qual foi o principal ensinamento do Alcorão apresentado no trecho do texto? Explique a importância dêsse ensinamento para os muçulmanos de acôrdo com o texto.
  2. Qual é a ideia de riqueza segundo o Alcorão?
  1. Escreva um breve texto explicando o que você compreendeu sôbre o pilar do islamismo abordado no texto.
  2. Você consegue estabelecer relações entre os ensinamentos apresentados no texto e ensinamentos de outras crenças ou religiões? Quais? Converse com os colegas.

5. O islamismo difundiu-se de fórma rápida no norte da África, no Oriente e também em parte da Península Ibérica. Em muitos territórios conquistados pelos muçulmanos, os líderes e administradores cunharam moedas características islâmicas. sôbre as conquistas muçulmanas, leia o texto a seguir e analise a imagem apresentada.

reticências Apenas um século após a morte do profeta Maomé, os muçulmanos tinham fixado a soberania islâmica em grande parte da Espanha reticências.

No Oriente, o domínio do islã foi se reafirmando por todas as antigas terras sassânidasglossário , até o rio Indo e a fronteira com a China, no século oito. Continuou a se irradiar para o Oriente durante o século catorze, quando comerciantes e pregadores itinerantesglossário viajaram para a China, o Sul e o Sudeste da Ásia, criando raízes no território das atuais Indonésia e Malásia. [...] Foi realmente uma expansão fenomenal. reticências

Fotografia. Verso de moeda de ouro com detalhes em relevo de um homem com cabelos e barba na altura do peito, usando um manto, segurando com as mãos uma espada. Nas laterais texto escrito em árabe.
Moeda de ouro representando o califa omíada (646-705) segurando a espada do islã, considerada um símbolo do poder expansionista islâmico.

, Tamara. Uma breve história do islã. Tradução: Maria Helena Rubinato Rodrigues de Sousa. Rio de Janeiro: José Olympio, 2011. página 63-64.

  1. De acôrdo com o texto, qual foi a região da Europa Ocidental conquistada pelos muçulmanos? Por quais regiões o islamismo se expandiu entre os séculos sete e catorze?
  2. Em sua opinião, qual é a importância da adoção de moedas islâmicas nos territórios conquistados? Estabeleça uma relação entre o texto, a imagem e a importância do comércio para a expansão islâmica desde o século sete.

Glossário

Beduínos
: nomenclatura genérica para se referir a povos que vivem no deserto.
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Clã
: agrupamento de pessoas de origem comum.
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Caravana
: grupo de viajantes ou de mercadores que cruzavam o deserto, principalmente em camelos.
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Arcanjo
: um tipo superior de anjo que atua como mensageiro de Deus.
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Profeta
: aquele que anuncia as vontades e as intenções de Deus.
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Mesquita
: templo muçulmano dedicado ao culto religioso. Em árabe, méxi, que significa “local de adoração”.
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Sassânida
: referente a um dos impérios persas.
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Itinerante
: viajante, quem transita e se desloca.
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