CAPÍTULO 18  A cultura islâmica

Ao longo de sua formação, a cultura islâmica foi marcada principalmente pêlo contato com outros povos e pêla grande valorização da ciência e do conhecimento. Neste capítulo, estudaremos a religiosidade, a Arquitetura, a Literatura, a ciência, entre outros aspectos da cultura dos muçulmanos.

Os pilares do islamismo

Entre os principais fundamentos do islamismo estão os chamados cinco pilares. êles contemplam cinco obrigações ou deveres que todo muçulmano precisa tentar cumprir ao longo de sua vida, constituindo, dessa maneira, a estrutura da vida religiosa de um fiel. Leia a seguir sôbre os cinco pilares.

Shahada

A charráda é um testemunho de fé no qual todo muçulmano deve declarar que “não há outra divindade a não ser Alá, e Maomé é o seu mensageiro”. Esta é a frase dita por um novo fiel quando êlese converte ao islamismo. A declaração deve ser repetida em outros momentos da vida do muçulmano, inclusive em seu leito de morte.

Fotografia. No primeiro plano, homens sentados no chão e de costas. Atrás, um homem usando camisa e calça. Ele está de pé. Ao lado, um jovem usando camisa e calça. Ele está de pé. À direita, uma mulher com um lenço na cabeça e vestido. Ela está de pé e de perfil.
Muçulmanos durante ritual da charráda, em Havana, Cuba, em 2015.

Salat

São as cinco orações realizadas diariamente pelos muçulmanos: ao amanhecer, ao meio-dia, à tarde, ao pôr do sol e à noite. Ao orar, o fiel deve estar voltado em direção à cidade de Meca.

Fotografia. Pessoas com o rosto coberto por lenço. Elas estão de joelhos e com a cabeça inclinada, tocando o chão.
Mulheres muçulmanas em uma das cinco orações do sálaa, em , Indonésia, em 2022.

Zakat

É a doação de parte dos rendimentos de um muçulmano para pessoas carentes. êsse pilar tem como objetivo incentivar a solidariedade entre os fiéis. As pessoas mais pobres estão livres dessa obrigação.

Fotografia. À esquerda, uma mulher com cabelos presos, usando blusa listrada. Ela está de costas, segurando com a mão um recipiente com alimento que está sendo entregue pelas mãos de um jovem, usando camisa, calça e máscara cobrindo o nariz e a boca. Atrás, mesa com alimentos e outras pessoas.
Muçulmano entrega alimentos a mulher durante o mês do Ramadã, em ioguiakarta, Indonésia, em 2020.

Jejuar durante o Ramadã

No nono mês do calendário islâmico (que será abordado mais adiante), é comemorado o Ramadã, que celebra o início da revelação do Alcorão ao profeta Maomé. Durante o mês do Ramadã, desde o nascer do dia até o pôr do sol, os fiéis devem abster-se de comer e beber.

Fotografia. Uma menina com cabelos trançados, usando um vestido florido. Ao lado, uma mulher com lenço no cabelo, blusa estampada. Seguido, uma mulher com blusa estampada. Elas estão preparando alimento sobre a mesa.
Preparação de alimentos para celebrar o fim do Ramadã, em Bassora, Iraque, em 2021.

Hajj

É a peregrinação à cidade de Meca, na Arábia Saudita. Os muçulmanos saudáveis e que possuem recursos financeiros devem fazer essa peregrinação ao menos uma vez na vida.

Fotografia. Diversas pessoas com roupas brancas caminhando em uma avenida. Ao fundo, montanhas.
Pelegrinos durante o rájj, em Meca, Arábia Saudita, em 2019.
Ícone ‘Atividade oral’.

Questão 1.

Você consegue identificar semelhanças entre os cinco pilares do islamismo e as atitudes pregadas por outras religiões? Quais? Comente com os colegas.

Arquitetura islâmica

A arquitetura islâmica passou por transformações ao longo do tempo, em decorrência da expansão do islamismo por diferentes territórios. dêsse modo, ela recebeu influências de vários povos, como os romanos e os persas.

Algumas das características da arquitetura islâmica são: a presença de grandes abóbadas, de minaretesglossário e de arcos; e o uso de padrões decorativos com azulejos, inscrições do Alcorão e desenhos tradicionais. êsse modêlo arquitetônico é característico principalmente na construção das mesquitas.

Domo da Rocha

A mesquita Domo da Rocha, construída na cidade de Jerusalém no final do século sete, é um dos mais antigos exemplos da arquitetura islâmica. Sua grande abóbada tornou-se um dos símbolos da cidade.

Fotografia. Fachada de mesquita com cúpula dourada. Na parte exterior, colunas ornamentadas e detalhes em azul, verde e amarelo. Ao centro, uma porta de madeira.
Domo da Rocha, em Jerusalém, em 2021.

Mesquita de Córdoba

Construída na cidade de Córdoba, na Espanha, entre os séculos oito e dez, essa mesquita é um exemplo da influência romana na arquitetura islâmica, com a presença de diversas colunas e arcos.

Fotografia. Vista interna de um cômodo com diversas colunas e arcos  enfileirados. Os arcos são listrados com cores vermelha e amarela.
Nessa foto, vemos o interior da mesquita de Córdoba, na Espanha, em 2021.

Mesquita Azul

Construída no início do século dezessete em Istambul, na atual Turquia, a mesquita Azul é uma das mais famosas do mundo. Com diversas abóbadas e minaretes, ela é um exemplo da influência da arquitetura bizantina na cultura árabe.

Fotografia. Mesquita composta por uma cúpula grande central, ao redor, cúpulas menores. Nas laterais, cinco grandes colunas ornamentadas. Ao redor, copas de árvores.
Mesquita Azul, em Istambul, na Turquia, em 2020.

O interior da mesquita Azul é amplamente decorado com colunas esculpidas e mosaicos coloridos. Os mosaicos da mesquita são ricos em detalhes. Seguindo a tradição islâmica, êles são adornados com figuras geométricas e com inscrições em árabe.

Fotografia. Vista interna do teto alto de uma mesquita. Decoração formada por linhas tracejadas e pintadas com as cores azul e vermelho.
Foto do interior da mesquita Azul, em Istambul, na Turquia, em 2020.
Fotografia. Vista interna do teto alto de uma mesquita. Decoração formada por linhas tracejadas e pintadas nas cores amarelo, azul e vermelho.
Foto do interior da mesquita Azul, em Istambul, na Turquia, em 2021.
Ícone ‘Atividade oral’.

Questão 2.

Em sua opinião, qual é a importância da arquitetura para religiões como a islâmica e a católica? Comente com os colegas.

A literatura árabe e islâmica

Com a expansão do Império Islâmico, houve diversas transformações nas sociedades muçulmanas que também influenciaram as manifestações literárias. O contato com outras civilizações, como a grega, a indiana e a persa, fez com que muitas obras dessas civilizações fossem traduzidas para o árabe, o que contribuiu para a preservação e a divulgação da cultura de diferentes povos da Antiguidade.

Um dos registros literários mais conhecidos da cultura islâmica é o livro As mil e uma noites ( ), de vários autores, o qual reúne contos indianos e persas, lendas e romances árabes e histórias egípcias. Essa obra, além de possuir uma narrativa bastante rica, escrita em linguagem simples, é considerada uma representação da arte e também da vida cotidiana dos árabes e muçulmanos daquele período.

A importância do Alcorão

A difusão do Alcorão contribuiu para a consolidação do Império Islâmico, sendo responsável por tornar o árabe a língua oficial dêsse Império.

Além disso, o Alcorão ajudou a desenvolver a prosaglossário dentro da literatura muçulmana, contribuindo para que houvesse maior flexibilidade quanto à métrica, à rima e a elementos estéticos.

Ilustração. À esquerda, um homem usando turbante e casaco com uma espada na cintura. Ele está de perfil, com uma mão estendida para uma rocha. À direita, alguns homens usando chapéus, turbantes e roupas remendadas, estão segurando sacos de tecido com as mãos e espadas na cintura. Eles estão olhando para o homem da esquerda.
Cena de “Ali Babá e os 40 ladrões”, uma das histórias mais conhecidas do livro As mil e uma noites. Gravura do século vinte feita por .

Ciências

Os árabes realizaram muitos estudos relacionados à Astronomia e à Matemática. Com base nos conhecimentos gregos e indianos, êles aperfeiçoaram instrumentos como o astrolábioglossário e a bússolaglossário , possibilitando uma observação mais apurada dos fenômenos naturais.

ál rauárizimi (cêrca de 780cêrca de 850), um estudioso árabe, liderou missões de caráter científico à Índia e a Bizâncio e é considerado o inventor da Álgebra, uma área da Matemática que é estudada até os dias de hoje.

Fotografia. Astrolábio islâmico. Objeto redondo e dourado com engrenagens e ponteiros. No centro, há algumas linhas tracejadas em formato circular. Ele apresenta desgaste do tempo.
Astrolábio islâmico do século quinze.

O calendário

Os muçulmanos seguem um calendário diferente do gregoriano, que é utilizado pêla maioria da civilização ocidental. O calendário muçulmano tem início na data da Hégira, que corresponde ao ano 622.

êsse calendário é lunar (baseado nos ciclos da lua) e apresenta 12 meses de 29 ou 30 dias. Dois dêsses meses são considerados sagrados, o Ramadã e o . O primeiro corresponde ao período de purificação e jejum, e o segundo é a época de peregrinação a Meca.

Ilustração. Calendário. Na parte superior, círculo divido em doze partes. Em cada uma há elementos da escrita árabe nas cores preta, azul e vermelha. Na parte inferior, texto com elementos da escrita árabe. O papel apresente desgaste do tempo.
Calendário muçulmano. Guache sôbre papel extraído da obra As maravilhas da criação e as curiosidades da existência, de , escrita no século catorze.

História e Ciências

O islamismo e a valorização do conhecimento

A cultura islâmica foi marcada ao longo dos séculos pêla valorização do conhecimento e das pesquisas em diversas áreas.

A Casa da Sabedoria

O período de maior efervescência cultural da história islâmica ficou conhecido como Era de Ouro islâmica e ocorreu principalmente entre os séculos oito e treze. No campo educacional e no campo científico, foram criadas diversas instituições, como a Casa da Sabedoria (ou Casa do Saber), que reuniam estudiosos e aprendizes. Nesses locais, foram desenvolvidas pesquisas em diversas áreas que impulsionaram conhecimentos e inovações nos séculos seguintes.

Muitas descobertas foram feitas, por exemplo, na Astronomia, como a identificação de diversos corpos celestes e o mapeamento dos movimentos dos astros. Também foram realizados estudos no campo da Matemática, da Trigonometria, da Geometria e da Álgebra (têrmu que deriva do árabe ), entre outros. Textos antigos, como os do grego Ptolomeu, que se dedicou aos estudos da Matemática, da Astronomia, da Física e da Geo­grafia, foram traduzidos e tiveram vários cálculos corrigidos por cientistas muçulmanos.

Iluminura. Na parte superior, uma construção com a base em formato retangular e o telhado em formato triangular. Na parede, há elementos da escrita árabe. À frente, diversos homens com túnicas coloridas e turbantes sobre uma mesa com vários objetos, como astrolábio, ampulheta e globo terrestre. Alguns homens estão segurando e observando esses objetos e outros estão com livros abertos.
Representação de estudiosos muçulmanos realizando cálculos astronômicos. Detalhe de iluminura extraída da obra , de , escrita no século dezesseis.

A Matemática teve grande destaque na cultura islâmica. Uma das principais contribuições dessa área foram os algarismos arábicos. Os números de 0 a 9, por exemplo, amplamente conhecidos e utilizados na atualidade, são derivados de conhecimentos dos antigos indianos e foram incorporados e disseminados pelos árabes. Por isso, algarismos são conhecidos como indo-arábicos.

Manuscrito. Na parte superior texto com elementos da escrita árabe. Na parte inferior, linhas tracejadas em várias direções, conectadas por pontos. As linhas formam, na parte central, um triângulo. Cada linha corresponde à um lado do triângulo. Ao redor, as linhas e pontos formam três quadrados, um em cada lado do triângulo.
Manuscrito do século treze contendo cálculos de Geometria.

Os muçulmanos foram responsáveis por inovações muito importantes para o desenvolvimento das ciências modernas, por exemplo, a descoberta de doenças contagiosas, como o sarampo e a varíola, e o desenvolvimento de técnicas de cirurgia. Além disso, êles descobriram substâncias como o ácido sulfúrico, o salitre e o álcool.

Ilustração. À esquerda, um homem, usando turbante e vestimentas vermelhas e azuis, está deitado. Ao lado, um homem, usando turbante e roupa listrada, está com os joelhos no chão e segurando com as mãos um objeto longo e fino sobre o abdome do homem deitado. Ao redor, texto com elementos da escrita árabe.
Página de um estudo feito por volta do ano de 1300 descrevendo a técnica de retirada de líquidos acumulados na cavidade abdominal.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

1. sôbre os pilares do islamismo, em seu caderno, relacione o nome de cada prática à sua descrição.

A. Shahada

B. Salat

C. Zakat

D. Jejuar durante o Ramadã

E. Hajj

1. Incentivo à caridade e à solidariedade entre os islâmicos por meio da doação aos mais necessitados.

2. Jejum entre o nascer do dia e o pôr do sol que ocorre durante o Ramadã, celebração que marca o início da revelação do Alcorão a Maomé.

3. Testemunho de fé dos islâmicos que reforça a existência de apenas um deus, Alá, e de seu mensageiro, Maomé.

4. Realização de cinco orações diárias durante as quais o fiel deve estar voltado para Meca.

5. Peregrinação a Meca, ao menos uma vez na vida, caso o fiel tenha condições de realizá-la.

  1. Qual dos pilares do islamismo mais lhe chamou a atenção? Por quê?
  2. Em seu caderno, liste quais são as principais características da arquitetura islâmica. Faça um desenho de cada um dos elementos mencionados ou um único desenho que contemple todos êles.
Versão adaptada acessível

3. Em seu caderno, liste as principais características da arquitetura islâmica e represente cada um dos elementos mencionados.

  1. Qual é o gênero literário de maior destaque na língua árabe? Qual é o livro dêsse gênero de maior importância para os muçulmanos?
  2. Cite alguns elementos da cultura islâmica que estão presentes em nossa sociedade. Algum dêsses elementos faz parte do seu dia a dia? Qual?

Conectando ideias

  1. sôbre a cultura islâmica, leia as afirmações a seguir e copie em seu caderno apenas a alternativa correta.
    1. Ao longo dos séculos, a cultura islâmica foi marcada pêla profunda desvalorização do conhecimento científico.
    2. A Matemática é uma área de conhecimento que nunca se desenvolveu na cultura islâmica.
    3. A cultura islâmica se destacou pêla valorização do conhecimento, em especial entre os séculos oito e treze, quando foram criadas várias instituições que promoviam pesquisas em diversas áreas.
    4. Na cultura islâmica, as cirurgias eram proibidas e a Medicina era desvalorizada, não tendo qualquer tipo de destaque.
  2. Leia o texto a seguir e, depois, responda às questões em seu caderno.

reticências Durante o Ramadan, mês em que o Corão foi revelado, todos os muçulmanos acima dos dez anos eram obrigados a abster-se de comer e beber, e de manter relações sexuais, do amanhecer ao anoitecer reticências. Isso era encarado como um ato solene de arrependimento dos pecados, e uma negação do eu em favor de Deus; o muçulmano que jejuava devia começar o dia com uma declaração de intenção, por vezes passava a noite em preces rituais. Aproximando-se de Deus dessa maneira, os muçulmanos também estariam se aproximando um dos outros. A experiência do jejum em companhia de toda a aldeia ou cidade fortalecia o senso de uma comunidade única espalhada no tempo e no espaço; as horas após o anoitecer podiam ser dedicadas a visitas e refeições feitas em comum; o fim do Ramadan era comemorado como uma das duas grandes festas do ano litúrgico, com dias de banquetes, visitas e presentes reticências.

Rúrãni, Uma história dos povos árabes. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

  1. O que é celebrado durante o mês do Ramadã?
  2. Qual pilar do islamismo é abordado no texto?
  3. Segundo o texto, qual é o sentido dêsse pilar para os muçulmanos?
  4. De que maneira o pilar citado no texto contribui para que os muçulmanos se aproximem uns dos outros?
  5. Você conhece outras celebrações religiosas que costumam aproximar as pessoas? Quais? Comente com os colegas.

8. Em seu caderno, escreva um texto em cinco minutos, destacando quais são as principais diferenças entre a religião islâmica e outras religiões que você conhece ou já estudou.

9. A valorização do conhecimento era muito importante para os muçulmanos. A foto a seguir mostra um antigo centro de estudo fundado no século nove. Além do ensino da religião islâmica, dedicavam-se aos estudos da língua árabe, ao Direito, à Matemática e a outras ciências. Analise a imagem e responda às questões.

Fotografia. Vista de um edifício com colunas brancas ornamentadas e detalhes em vermelho. O chão é vermelho com detalhes em azul e amarelo. Centralizado, há uma luminária e um arco com acesso à um pátio descoberto. O chão do pátio é verde e branco, com uma pequena fonte de água em amarelo.
Primeiro centro de estudos, edifício de , localizado em Fez, Marrocos, em 2020.
  1. Qual é o nome do centro de estudos retratado na foto? Onde êle está localizado?
  2. Quando êle foi instituído? Explique o contexto histórico.
  3. Quais estudos e ensinamentos eram realizados nesse local?
  4. Analise o edifício retratado. Você consegue identificar elementos da arquitetura islâmica? Quais?

10. Alguns aspectos da cultura árabe, como a culinária, o idioma e a literatura, exercem influência nos países do Ocidente. Leia o texto a seguir e depois faça as atividades.

reticências Em sua permanência de quase oito séculos na Península Ibérica, os árabes contribuíram com centenas de vocábulos para o léxico da língua portuguesa, ainda durante seu período de formação. Segundo Antônio Uáis (1915-1999), do total de cêrca de três mil palavras do português primitivo, no mínimo 800 têm origem árabe. reticências

fará, Paulo Daniel. Da alface ao cafezinho. Revista de História, Rio de Janeiro, Biblioteca Nacional, ano 4, número 46, julho 2009. página 28.

a . Leia as palavras a seguir, que pertencem à língua portuguesa, mas têm origem árabe.

algodão • sucata • algema • mesquinho

Agora, copie o quadro a seguir no caderno, escrevendo na frente de cada palavra de língua árabe (primeira coluna) a sua correspondente na língua portuguesa (segunda coluna). Depois, explique como você identificou as palavras correspondentes.

Selo Modelo.

Língua árabe

Língua portuguesa

suqata

miskin

al-jama’a

al-qutun

  1. De acôrdo com o texto, como a influência árabe foi difundida no desenvolvimento da língua portuguesa?
  2. Dividam-se em grupos e pesquisem outras palavras da língua portuguesa que sejam de origem árabe.

11. Analise a imagem a seguir. Depois, leia a legenda com atenção e converse com os colegas sôbre as questões listadas.

Fotografia. Construção de pedra com uma cúpula central grande e duas cúpulas laterais menores. Há janelas e uma porta central com formato de arco. Nas pontas há quatro torres ornamentadas Em frente, há um jardim com uma piscina no centro.
, em Agra, na Índia, em 2020.
  1. Qual é o nome do edifício retratado? Onde ele se localiza?
  2. Quais elementos se destacam na arquitetura dessa construção?
  3. De que maneira você acredita que elementos arquitetônicos alcançaram a Índia?

O tema é reticências

Educação em direitos humanos

Ícone ‘Ciências Humanas em foco’.

A proibição do uso do véu: preconceito religioso?

Responda à questão a seguir.

Ícone ‘Atividade oral’.

1. Alguns países europeus proíbem o uso de véus que cobrem todo o corpo em locais públicos. O que você pensa sôbre essa proibição? Você é a favor ou contra? Explique.

Atualmente, o véu (em árabe, ríjab) usado pêlas mulheres islâmicas é um dos símbolos religiosos mais conhecidos dos muçulmanos. De acôrdo com os seguidores do islamismo, o fato de muitas mulheres usarem o véu deve-se a uma recomendação que pode ser interpretada no texto do Alcorão.

Dessa maneira, o uso do ríjab estaria ligado primeiramente a uma questão de identidade religiosa e também como um recurso para proteger e para preservar o corpo feminino.

Entre as muçulmanas, a tradição de usar o ríjab varia de acôrdo com o lugar e a época. Além disso, o tipo de véu usado pêlas mulheres também pode variar. Em algumas regiões, o uso do véu é obrigatório, como no Irã e no Afeganistão, e em outras, como no Líbano, é opcional. Conheça a seguir alguns tipos de véu e os lugares onde são usados com mais frequência.

Ilustração. Representação de cinco mulheres, uma do lado da outra. À esquerda, uma mulher usando uma tecido azul cobrindo a cabeça e o corpo. Apenas os olhos, através de uma tela de tecido, estão à mostra. Sobreposto à letra 'A'. Ao lado, uma mulher com roupas cobrindo o corpo e a cabeça e luvas nas mãos. Apenas os olhos estão à mostra. Sobreposto à letra 'B'. Seguido, uma mulher usando um vestido comprido, véu no cabelo e pescoço e um casaco com capuz e mangas compridas. A face e as mãos estão à mostra. Sobreposto à letra 'C'. Ao lado, uma mulher usando véu amarelo na cabeça, vestido azul e meias azuis. A face e as mãos estão à mostra. Sobreposto à letra 'D'. À direita, uma mulher com lenço roxo na cabeça, usando camisa, casaco e calça. A face e as mãos estão à mostra. Sobreposto à letra 'E'.

Fontes de pesquisa: riráta, Giselle. Por trás do véu. Superinteressante, São Paulo, Abril, ano 27, número 8, página 52-57, 28, julho 2014. PILAGALLO, Oscar. (edição). O sagrado na História: islamismo. São Paulo: , 2010.

A. Burca: cobre todo o corpo, os olhos são cobertos por uma tela. O uso é mais comum no Afeganistão.

B. ní-cab: cobre todo o corpo da mulher, deixando apenas os olhos à mostra. É bastante usado na Arábia Saudita.

C. Chador: o rosto fica em evidência. É mais comum no Irã.

D. : seu uso tornou-se mais frequente a partir da década de 1970, após protestos pelos direitos das mulheres em diversos países árabes. É comum nos Emirados Árabes.

E. : é um equivalente da , mas sem a touca. Também é muito utilizado nos Emirados Árabes.

Polêmica da proibição do hijab na Europa

Diversas polêmicas envolvendo o uso do ríjab ocorreram nos últimos anos em países como França e Bélgica. Nesses países, o uso dos chamados véus integrais (que cobrem o corpo todo) foi proibido em locais públicos.

Para o govêrno francês, o uso do ríjab em espaços públicos representa uma barreira que dificulta a convivência e a integração social. Parte da população francesa alega ainda que o véu simboliza uma fórma de opressão às mulheres muçulmanas.

Muitas mulheres muçulmanas, no entanto, defendem o uso de véu. Leia a seguir a opinião de Magda , uma muçulmana brasileira que estuda o islamismo.

reticências Para o Ocidente o fato de a mulher usar o véu é sempre associado à submissão e ignorância. Já para a mulher muçulmana o véu é entendido como algo que a dignifica, dá valor, que impõe respeito. É uma ideia diametralmente oposta à que o Ocidente faz do véu e da própria mulher. reticências

O VÉU dignifica a mulher. em linha. Disponível em: https://oeds.link/6QJkkF. Acesso em: 29 março 2022.

Agora, responda às questões a seguir.

Ícone ‘Atividade oral’.

2. Faça uma pesquisa para descobrir como vive a comunidade islâmica no Brasil atual. Quais são os principais problemas enfrentados por ela?

Ícone ‘Atividade oral’.

3. Após analisar os resultados da pesquisa, reavalie a resposta da questão 1. Sua opinião mudou ou permaneceu a mesma? Converse com os colegas.

Ícone ‘Atividade oral’.

4. A Constituição brasileira garante a liberdade religiosa. Sabendo disso, você considera que a liberdade de crença é de fato respeitada no Brasil? Explique.

O que eu estudei?

Faça as atividades em uma folha de papel avulsa.

1. Escreva um texto a respeito do surgimento e da expansão do islamismo. Para auxiliar nessa produção, utilize as palavras destacadas a seguir.

Hégira

Meca

monoteísmo

Alcorão

Maomé

perseguição

2. O trecho a seguir sôbre o uso do véu por mulheres muçulmanas é parte de uma entrevista com a antropóloga e professora Francirosy Campos Barbosa. Leia-o e, depois, responda às questões.

reticências Para algumas mulheres, [o uso do véu] é um empoderamento, para outras é religiosidade, para outras é um ato político. Se você pensar nas opressões contra mulheres muçulmanas que tiveram mais destaque na França, começando em 1989, a partir daí houve uma revolta tão grande das mulheres de origem islâmica que muitas que não usavam o lenço passaram a usar, como um ato político. Eu, por exemplo, sou muçulmana há muitos anos e sou docente da há mais de dez anos. E eu sempre tive o desejo de usar, mas eu não tinha coragem. Por medo da islamofobia, ou por medo de intimidar os meus alunos, passavam mil coisas pêla minha cabeça. Mas quando eu comecei a ver a quantidade de meninas que não tinham a mesma estabilidade que eu, que estão lutando para usar o lenço e recebem todo tipo de ofensa, eu resolvi usar.

reticências

MORI, Letícia. Islamofobia: o que oprime muçulmanas no Brasil não é o lenço, diz pesquisadora da úspi. bê bê cê níus Brasil, 28 agosto 2021. https://oeds.link/I8adLb. Acesso em: 16 março 2022.

  1. De acôrdo com o texto, quais significados o uso do véu pode ter para as mulheres muçulmanas?
  2. Por que Francirosy tinha medo de usar o véu e o que a motivou a começar a usá-lo?
  3. Em sua opinião, o que é possível fazer para combater a discriminação contra muçulmanos?

3. Analise a imagem a seguir e responda às questões.

Fotografia. Centralizado, um monumento em formato quadrangular na cor preta com detalhes em dourado. Ao redor, diversas pessoas com roupas brancas. Ao fundo, colunas, uma do lado da outra, formando arcos.
Peregrinos visitando a Grande Mesquita de Meca, onde se localiza a Caaba, em 2020.
  1. Qual pilar do islamismo é representado na imagem?
  2. De acôrdo com seus estudos, como se justifica a grande quantidade de pessoas se dirigindo à Caaba?
  1. Avalie as afirmações a seguir a respeito das culturas árabe e islâmica. Depois, corrija as que julgar incorretas reescrevendo-as em uma folha de papel avulsa.
    1. Os cinco pilares da religião islâmica regulam a prática religiosa dos fiéis e devem ser cumpridos constantemente ao longo de suas vidas.
    2. A arquitetura islâmica tem características bastante fortes que se mantiveram intocadas ao longo da história e da expansão do islamismo.
    3. A coleção de livros As mil e uma noites reúne apenas contos dos povos islâmicos e se tornou um dos registros mais conhecidos da língua árabe.
    4. O calendário muçulmano, assim como o ocidental, tem 12 meses. No entanto, êle tem como marco inicial o ano em que Maomé ouviu as palavras de Alá.
    5. Os árabes contribuíram de fórma notável para o desenvolvimento da ciência, em especial na Medicina, com técnicas cirúrgicas e descobrimento de doenças.

Glossário

Minarete
: tor alta e fina encontrada nas mesquitas.
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Prosa
: expressão escrita que se assemelha à linguagem falada, sem métrica ou rima.
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Astrolábio
: instrumento que indica a localização geográfica por meio da observação da posição dos astros.
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Bússola
: instrumento utilizado para auxiliar na localização e na direção a ser seguida por meio da indicação do Norte geográfico.
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