As Cruzadas

No final do século onze, a cidade de Jerusalém, localizada no Oriente Médio, foi dominada por turcos muçulmanos. Essa região era conhecida pelos cristãos como “Terra Santa”, por se tratar do local onde Jesus Cristo teria vivido.

Em 1095, o papa Urbano segundo convocou a cristandade europeia a promover expedições para libertar os lugares santos que estavam sob domínio dos que eram considerados infiéis pêla Igreja católica. Essas expedições ficaram conhecidas como Cruzadas.

A primeira Cruzada teve início em 1096 e foi organizada principalmente por nobres cristãos, que, em 1099, tomaram o contrôle da cidade de Jerusalém. Depois disso, os muçulmanos fizeram diversas ofensivas contra os cristãos, que tentavam tomar outras cidades e ampliar seu domínio na região. Outras sete Cruzadas foram realizadas até o final do século treze e tiveram a participação de pessoas de diferentes grupos da sociedade. Porém, os cristãos não conseguiram manter o contrôle de Jerusalém, que permaneceu sob o domínio turco. Observe o mapa a seguir.

As primeiras cruzadas (séculos XI-XII)

Mapa. As primeiras cruzadas (séculos 11 a 12). Mapa representando a rota de três Cruzadas, conforme a legenda: 1ª Cruzada 1096 – 1099: Linha verde partindo da região central da Europa, cidades destacadas de Bruges, Paris e Toulouse, passando por Vézelay e Lyon, atravessando a Península Itálica até o mar. Ao atravessar o Mar Adriático, passa por Dyrrhachium em direção à Constantinopla e as cidades destacadas da Ásia: Edessa, Antioquia, Damasco, São João d’Acre e Jerusalém. Há também outras duas rotas, uma saindo de Vézelay, passando pelo leste europeu até chegar à Constantinopla e as cidades destacadas da Ásia. Outra rota sai de Lyon, atravessa por perto da região costeira do Mar Adriático até chegar à Constantinopla e as cidades destacadas da Ásia. 2ª Cruzada 1147 – 1148: Linha roxa partindo de Vézelay, na região central da Europa, passando por Ratisbona até Constantinopla. De Constantinopla seguem dois caminhos diferentes. Um deles passa pelo atual território da Turquia e atravessa o Mar Mediterrâneo até chegar à Damasco, na Ásia. O outro contorna por mar o atual território da Turquia até chegar à São João d’Acre, na Ásia. 3ª Cruzada 1190 – 1191: Há duas rotas representadas por linhas vermelhas. A primeira parte de Londres por meio do Oceano Atlântico, passando por Bourdeaux e Lisboa, atravessa o Estreito de Gibraltar em direção ao Mar Mediterrâneo, passa por Marselha, Gênova, Pisa e Amalfi. Depois, atravessa o Mar Mediterrâneo até chegar à São João d’Acre. A rota bifurca em Marselha, possibilitando também a travessia direta pelo Mar Mediterrâneo à São João d’Acre. A segunda rota parte de Ratisbona, atual território da Alemanha, passa pelo leste europeu e chega ao atual território da Turquia. Na parte superior à direita, planisfério destacando parte da África, Ásia e Europa. Ao lado, apresentação da rosa dos ventos e, abaixo, escala 280 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: VICENTINO, Claudio. Atlas histórico: geral e Brasil. São Paulo: Scipione, 2011. página 69.

Ícone ‘Atividade oral’.

Questão 3.

Quando teve início a primeira Cruzada? Por quem ela foi organizada?

Ícone ‘Atividade oral’.

Questão 4.

Quais cidades foram percorridas durante a primeira Cruzada? Verifique o mapa para responder a essa questão.

Ícone ‘Atividade oral’.

Questão 5.

Cite também as cidades percorridas tanto pêla segunda Cruzada quanto pêla terceira Cruzada.

As diferentes motivações

As motivações para a realização das Cruzadas eram diversas. A Igreja católica visava tomar o contrôle da “Terra Santa” e ampliar o poder do catolicismo nos territórios do Oriente. Havia também fiéis católicos que buscavam o perdão de seus pecados, prometido pêlo papa caso participassem dessas expedições. Muitos nobres, por sua vez, buscavam prestígio, além de ampliar suas riquezas, dominando terras e saqueando as cidades invadidas. Já os comerciantes que transportavam os cruzados em suas embarcações até o Oriente Médio queriam dominar os portos muçulmanos e todo o comércio do Mar Mediterrâneo.

Iluminura. À esquerda, Pedro, homem usando um manto e capuz sobre a cabeça. Ele está montado em um animal equestre, apontando o dedo em direção aos muros fortificados de uma cidade, com duas torres em formato cilíndrico e um grande portão de madeira. Ao centro, pessoas com roupas coloridas e espadas na cintura.
Representação do monge francês Pedro, “O Eremita”, um dos principais pregadores da primeira Cruzada, indicando o caminho para Jerusalém. Iluminura do século treze publicada na obra Roman du Chevalier du Cygne.

Algumas consequências das Cruzadas

As Cruzadas tiveram importantes consequências, como o crescimento do comércio entre o Oriente e o Ocidente e o acesso dos europeus a produtos valorizados, como joias, tecidos e especiarias. Mercadores italianos, principalmente de Gênova e Veneza, passaram a dominar o comércio no Mar Mediterrâneo, o que ajudou a intensificar o crescimento dessa atividade na Europa, contribuindo para o enfraquecimento do sistema feudal.

O contato dos europeus com os orientais possibilitou também trocas culturais, como o acesso aos conhecimentos desenvolvidos por povos, à cultura árabe, assim como a importantes textos de antigos filósofos gregos e romanos que foram preservados pelos muçulmanos.

Ícone ‘Atividade oral’.

Questão 6.

Analise a iluminura desta página e tente identificar a representação de Pedro, “O Eremita”. Como você chegou a essa conclusão?

A crise do sistema feudal

Após uma fase de crescimento econômico e demográfico na Europa feudal, no século catorze, uma série de eventos, como fome, doenças e guerras, ocasionou uma grave crise que afetou profundamente a população.

Fome

No século catorze, ocorreram fortes chuvas que provocaram a perda de grande parte das colheitas. Nessa época, o preço do trigo, principal produto consumido pelos europeus, subiu drasticamente, impossibilitando que a população mais pobre se alimentasse adequadamente. Em pouco tempo, a fome e a desnutrição causaram a morte de milhões de pessoas.

A peste bubônica

A peste bubônica, que foi chamada na época de peste negra, é uma doença infecciosa provocada pêla bactéria . Ela pode ser transmitida aos seres humanos por meio de roedores, principalmente ratos, infestados de pulgas contaminadas, que picam as pessoas e transmitem a bactéria causadora da doença.

Vinda da Ásia, a peste bubônica proliferou rapidamente pêla Europa por causa, principalmente, das condições precárias de vida e da falta de higiene.

A primeira grande epidemia dessa doença na Europa ocorreu em meados do século catorze, e acredita-se que a fome e a peste tenham, juntas, vitimado quase um terço da população europeia na Idade Média.

O alastramento da peste bubônica (1346-1352)

Mapa. O alastramento da peste bubônica (1346-1352). Mapa territorial destacado conforme a legenda: Áreas afetadas 1347: Pequenas porções de terra na Europa . Cidades destacas: Alix, Marselha, e Genova. Pequenas porções de terra na costa do Mar Egeu, Mar Mediterrâneo, Mar Tirreno, Mar Jônio e o Mar Negro. Cidades destacadas: Constantinopla e Kaffa na Ásia e Alexandria na África. Áreas afetadas 1348: Grandes porções de terra na costa do Mar Mediterrâneo, Mar Egeu, Mar Adriático, Mar Jônio, Mar Tirreno e o Mar Negro. Cidades destacadas: Cairo e Tunis na África, Damasco e Aleppo na Ásia, Valência, Toulouse, Barcelona, Bordéus, Paris, Londres, Lyon, Veneza, Genova, Florença, Roma e Nápoles na Europa. Áreas afetadas 1349: Porções de terra na Europa central, norte da Europa e o atual território do Reino Unido. Cidades destacadas: Estrasburgo, Mainz, Colônia e Berguen. Áreas afetadas 1350-1352: Porções de terra no norte da Europa, na costa do Mar Báltico. Cidades destacadas: Lubeque, Copenhague, Novgorod e Moscovo. Direção do avanço: Início pelo leste, vindo da Ásia, na direção sul e oeste, para a África e Europa. De Kaffa para Constantinopla, Alexandria e as regiões de Aleppo e Damasco. De Constantinopla, atravessando o Mar Egeu, o Mar Jônio e o Mar Tirreno em direção à Genova e Marselha na Europa. Da costa do Oceano Atlântico, sai da região de Bordéus para Londres, Berguen, Colônia, Novgorod e Moscovo. Na parte inferior à esquerda, planisfério destacando parte da África, Ásia e Europa. À direita, apresentação da rosa dos ventos e, abaixo, escala de 400 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: , . Atlas histórico-geográfico universal. São Paulo: Bêrtrãn Brasil, 1987. página 67.

Revoltas populares

No século catorze, a crise de produção agrícola e os gastos gerados pêlas guerras levaram os senhores feudais de diferentes regiões da Europa a aumentar os tributos sôbre os camponeses.

Por causa disso, houve diversas revoltas populares. No norte da França, por exemplo, ocorreu, em 1358, uma série de rebeliões conhecidas como Jácri. Camponeses revoltados invadiram e saquearam diversas propriedades de senhores feudais. Nas cidades, também houve revoltas, como no sul da França, entre 1366 e 1384, onde trabalhadores formaram grupos chamados tuxã, que se revoltaram contra a miséria e o aumento de impóstos. Essas revoltas foram duramente reprimidas.

Como consequência da fome, da peste bubônica, das revoltas populares, das guerras e da ascensão da burguesia, o sistema feudal foi aos poucos se desestruturando. A nobreza ficou enfraquecida, e muitos senhores feudais tiveram suas terras compradas por burgueses. A burguesia, cada vez mais rica e influente, passou a apoiar a concentração de poder nas mãos dos reis em busca de benefícios, como a unificação da moeda, que favorecia o comércio. fatores enfraqueceram o sistema feudal e contribuíram para uma grande ruptura na cultura europeia.

Pintura. À esquerda, pessoas com capacetes e roupas vermelhas, segurando lanças. À direita, uma moradia de pedra. Nas janelas da moradia, há pessoas jogando objetos para fora. Na porta, duas pessoas segurando um móvel de madeira. À direita, uma pessoa segurando um vaso para cima e olhando para o chão. Ao lado, outra pessoa de costas, pisando em um objeto no chão.
Representação de revolta popular em Paris, na França. Iluminura extraída da obra Chroniques de France, do século catorze.

A Guerra dos Cem Anos

A Guerra dos Cem Anos foi um conflito que envolveu a França e a Inglaterra em disputas sucessórias após a morte do rei francês Carlos quarto, em 1328.

Os conflitos se iniciaram em 1337. Entre avanços, recuos e muitas mortes, a guerra terminou em 1453, com a vitória dos franceses.

Uma das consequências da Guerra dos Cem Anos foi o fortalecimento do poder dos reis na França e na Inglaterra, que se encontravam até então sob a dominação local de vários nobres.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

  1. Quais foram os principais fatores que contribuíram para a formação da mentalidade medieval?
  2. De que maneira a Igreja católica e o cristianismo influenciavam as crenças e os valores da sociedade medieval?
  3. Analise a sequência de acontecimentos apresentada a seguir. Depois, elabore um texto evidenciando as relações entre os aspectos citados e o processo representado.

 A. 

Inovações agrícolas

+

Estabilidade e segurança

Ilustração. Uma foice, uma enxada e um arado.

 B. 

Melhoria na alimentação e na qualidade de vida

+

Maior circulação de pessoas

Ilustração. Vegetais, grãos e pães.

 C. 

Aumento demográfico

+

Formação dos burgos e desenvolvimento comercial

Ilustração. Uma balança com moedas sobre ela. Ao redor, outras moedas.
  1. Explique a crise do sistema feudal, no século catorze, comentando os principais fatores que influenciaram êsse processo.
  2. Leia a afirmação a seguir e, depois, responda às questões.

Durante o período medieval, nenhuma mulher se destacou na vida pública, pois elas sempre ficavam restritas ao âmbito privado, do lar e da família.

  1. O conteúdo e as imagens do tópico As mulheres no mundo medieval confirmam essa informação? Por quê?
  2. As mulheres da Idade Média ocupavam algum papel no que se referia à religiosidade cristã?

Aprofundando os conhecimentos

6. Analise a imagem a seguir e, depois, responda às questões.

Pintura. À esquerda, uma mulher, cabelos lisos e usando vestido vermelho, está com as mãos sobre alguns sapatos sobre uma mesa. Ao lado, outra mulher, usando lenço na cabeça e vestido, está segurando com as mãos objetos dourados sobre uma mesa. À direita, uma mulher, vestindo roupa azul, está segurando com as mãos peças de tecidos sobre uma mesa. Atrás, barracas e tendas.
Representação de uma feira medieval. Detalhe de iluminura extraída da obra Grandes Chroniques de France, escrita no século catorze.
  1. Descreva a cena representada na iluminura.
  2. Identifique alguns dos produtos representados na iluminura.
  3. Qual foi a importância das feiras no período da Baixa Idade Média?
  4. Explique como surgiu o grupo social denominado burguesia. Utilize elementos da imagem para compor sua resposta.

7. Em grupos, representem, por meio de uma encenação, como seria um dia na sociedade medieval dentro de um feudo. Usem a criatividade para criar diálogos e situações que remetam a aspectos das principais relações sociais estabelecidas no medievo.

8. Leia os textos a seguir sôbre as Cruzadas. Depois, responda às questões.

Texto 1

reticências

Da reunião dos reticências elementos da mentalidade feudal reticências é que surgiu o espírito de Cruzada: a) Deus é o Senhor do mundo e os homens, sendo seus vassalos, devem servi-lo, recuperando as regiões roubadas pelos infiéis, pagãos e heréticos; b) a Cruzada é uma peregrinaçãoglossário armada, um exército de penitentesglossário , de pecadores buscando indulgênciaglossário reticências; c) a honra cavaleiresca que se busca numa Cruzada não pode ser obtida de outra fórma nem ao longo de toda uma vida; d) o caráter sagrado dos locais disputados reforça a obrigação dos homens para com seu Senhor e torna-os “soldados de Cristo” reticências.

FRANCO JÚNIOR, Hilário. As Cruzadas: guerra santa entre Ocidente e Oriente. São Paulo: Moderna, 1999. página 26. (Coleção Polêmica).

Texto 2

reticências

Hoje se reconhece que as Cruzadas foram marcadas por violações, saques e pilhagem, no traçado de Constantinopla a Jerusalém. reticências Os ocidentais descobriram no Oriente uma nova civilização, antes menosprezada reticências. Além disso, nos domínios médico, artístico e de arquitetura, o Ocidente aprendeu muito sôbre o Oriente e o Islã. reticências

DUQUESNE, Jacques. Olhares Cruzados. História Viva, São Paulo, Duetto Editorial, número 15, janeiro 2005. página 43.

  1. Qual dos textos apresenta as motivações das Cruzadas? E qual deles aborda as consequências? Justifique sua resposta utilizando trechos dos textos.
  2. Argumente sôbre alguns dos motivos que, segundo Hilário Franco Júnior, fizeram surgir o espírito de Cruzada.
  3. O texto 2 apresenta pontos negativos e pontos positivos a respeito das Cruzadas. Comente os argumentos apresentados pêlo autor.

9. A fonte histórica a seguir é uma iluminura do século quinze. Analise-a e, depois, responda às questões.

Iluminura. Em primeiro plano, um cavalo branco caído no chão, homens usando armaduras e espadas. Alguns homens estão caídos no chão e outros em batalha. No chão, há muito sangue escorrendo. Atrás, uma cidade com muitas torres e construções. A cidade é cercada por um muro. Perto dela, uma fila de guerreiros.
Representação de uma batalha da primeira Cruzada. Detalhe de iluminura extraída da obra , de Jean Colombe, escrita no século quinze.
  1. Faça uma descrição da iluminura.
  2. O que a iluminura está representando? Utilize elementos da imagem e a legenda dela para responder a essa questão.
  3. Cite alguns motivos que levaram a essas batalhas.
  4. Cite também duas consequências causadas por essas batalhas.

10. Copie a frase a seguir em seu caderno e complete-a de maneira correta.

A crise do sistema feudal foi causada por diversos fatores, entre êlesreticências

O tema é reticências

Saúde

A proliferação de epidemias

Como vimos, a peste bubônica matou milhões de pessoas na Europa no século catorze. A causa da doença era um mistério na época e afligia a população. Hoje, sabe-se que a doença foi causada pêlas pulgas de ratos infectadas por uma bactéria. Fatores como a falta de higiene e a ausência de saneamento básico nas cidades contribuíram para que essa doença proliferasse.

Os surtos de doenças na atualidade

Desde a época da epidemia da peste bubônica, os surtos de doenças têm sido uma preocupação da população e dos govêrnos de muitos países. Atualmente, apesar dos avanços médicos, ainda ocorrem surtos de doenças que afetam milhões de pessoas.

No Brasil, por exemplo, a dengue é uma das doenças que mais têm afetado a população. Em 2021 foram cêrca de 535 mil casos. A dengue é causada por um vírus transmitido pêlo mosquito aédis . êsse mosquito se reproduz principalmente em lugares onde há água parada. Para impedir a proliferação do inseto, as medidas de saneamento básico são fundamentais. Contudo, todos nós temos responsabilidade no combate a êsse mosquito.

Ilustração. No primeiro plano, um cano escorrendo água e resíduos para um corpo de água, como pneus, bola de futebol e garrafas. A água está com coloração cinza e verde e há mosquitos sobrevoando os resíduos. No fundo, silhueta de moradias e algumas árvores.

Leia o texto a seguir sôbre o combate à dengue.

Combate à dengue

É fundamental conscientizar as pessoas de que combater o mosquito da dengue, além de responsabilidade dos órgãos governamentais que deveriam encarregar-se do saneamento básico, abastecimento de água e de campanhas educativas permanentes, requer empenho de toda a sociedade, uma vez que o aédis pode encontrar, em cada moradia e arredores, ambiente propício para sua proliferação. reticências

VARELLA, Drauzio. Combate à dengue. Disponível em: https://oeds.link/JXQ0qY. Acesso em: 18 março 2021.

Cartaz. Na parte superior, dois mosquitos dentro de um círculo vermelho de mira. Abaixo, texto: DENGUE. #SergipeContraDengue. Não deixe o mosquito nascer ou ele ACABA com você.
Material de divulgação de campanha de combate à dengue promovida pelo governo de Sergipe em parceria com o governo federal, em 2020.

Agora, responda às questões a seguir.

Ícone ‘Atividade oral’.

1. Quais são as medidas governamentais que devem ser tomadas para evitar doenças como a dengue?

Ícone ‘Atividade oral’.

2. Quais são as medidas que todos nós devemos adotar para combater a dengue? Converse com os colegas.

Ícone ‘Em grupo’.

3. Você conhece as políticas públicas de saneamento básico do seu município? Verifique com o professor a possibilidade de realizar uma visita de campo para entrevistar um representante do órgão público responsável por essa questão. Caso não seja possível pessoalmente, a entrevista também pode ser realizada por e-mail. Reúnam-se em grupos e formulem questões para essa entrevista.

O que eu estudei?

Faça as atividades em uma folha de papel avulsa.

1. sôbre a sociedade de ordens no período medieval, o trecho do poema a seguir. Na sequência, responda às questões.

 Se o meu senhor for morto, eu quero que me matem,

 Se êle for enforcado, enforcai-me com êle,

 Se êle for pôsto na fogueira, quero ser queimado,

 E, se êle se afogar, lançai-me à água com êle.

, ápud bloque, Marc. A sociedade feudal. Lisboa: Edições 70, 1982. página 262.

  1. O poema trata de qual relação social no período medieval?
  2. Quais eram as principais características dessa relação?
  1. A respeito das batalhas que ocorreram ao longo do período medieval, escreva em uma folha de papel avulsa, no período de um minuto, a resposta para a seguinte questão: o que foram as Cruzadas e quais eram os interêssis da Igreja católica para a realização delas?
  2. Analise a imagem a seguir e, depois, responda à questão.
Pintura. Centralizado, em proporção maior, Jesus, homem com cabelos castanhos e barba usando um manto ao redor do corpo. Ele está com a mão direita levantada. Em volta de sua cabeça há um círculo branco com detalhes em amarelo. Ao redor dele, outros homens em proporção menor.
Absideglossário de , mural do século doze. Acervo do Museu Nacional de Arte da Catalunha, Barcelona, Espanha.
  1. Quando a imagem foi produzida?
  2. O que a imagem nos sugere sôbre a religiosidade do período medieval?

4. Este quadro foi pintado por volta de 1562 e seria, segundo alguns estudiosos, uma representação da epidemia de peste bubônica que assolou a Europa durante o final da Idade Média. Analise essa fonte histórica e, depois, responda em uma folha de papel avulsa às questões a seguir.

Pintura. Paisagem com vários sinais da destruição causada por batalhas, fumaça e algumas árvores sem folhas. À esquerda, uma construção destruída, na frente há pessoas de pé e uma cruz vermelha no topo. Centralizado, diversas pessoas caídas no chão, umas sobre as outras. Entre elas, há uma pessoa em um cavalo muito magro, um caixão com uma pessoa enfaixada, vários cadáveres e esqueletos espalhados. À direita, há uma espécie de caixa grande onde várias pessoas tentam entrar. Ao lado, bandeiras com cruzes no centro. No fundo, um caminho com diversas pessoas em um campo de batalha.
O triunfo da Morte, de brúguel, o Velho. Óleo sôbre madeira, 117 centímetrospor162 centímetros, produzido por volta de 1562. Acervo do Museu do Prado, Madri.
  1. Quais são as cenas que estão sendo retratadas na pintura?
  2. De que maneira a pintura exemplifica a mentalidade das pessoas que viveram durante a Idade Média?

5. Leia a afirmação a seguir, identifique nela as informações erradas e, depois, reescreva-a corretamente em uma folha de papel avulsa.

Com o crescimento das cidades, os burgueses começaram a prosperar. O empecilho a suas atividades econômicas, contudo, era a obrigação de pagar taxas a seu senhor feudal, com quem tinham obrigações.

Glossário

Peregrinação
: viagem realizada com finalidade religiosa, geralmente em direção a um lugar considerado sagrado.
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Penitente
: aquele que se arrepende dos pecados.
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Indulgência
: absolvição ou perdão dos pecados.
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Abside
: recinto semicircular, de teto abobadado. Nas igrejas cristãs, está geralmente situado na extremidade da nave principal.
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