As Cruzadas
No final do século onze, a cidade de Jerusalém, localizada no Oriente Médio, foi dominada por turcos muçulmanos. Essa região era conhecida pelos cristãos como “Terra Santa”, por se tratar do local onde Jesus Cristo teria vivido.
Em 1095, o papa Urbano segundo convocou a cristandade europeia a promover expedições para libertar os lugares santos que estavam sob domínio dos que eram considerados infiéis pêla Igreja católica. Essas expedições ficaram conhecidas como Cruzadas.
A primeira Cruzada teve início em 1096 e foi organizada principalmente por nobres cristãos, que, em 1099, tomaram o contrôle da cidade de Jerusalém. Depois disso, os muçulmanos fizeram diversas ofensivas contra os cristãos, que tentavam tomar outras cidades e ampliar seu domínio na região. Outras sete Cruzadas foram realizadas até o final do século treze e tiveram a participação de pessoas de diferentes grupos da sociedade. Porém, os cristãos não conseguiram manter o contrôle de Jerusalém, que permaneceu sob o domínio turco. Observe o mapa a seguir.
As primeiras cruzadas (séculos XI-XII)
Fonte de pesquisa: VICENTINO, Claudio. Atlas histórico: geral e Brasil. São Paulo: Scipione, 2011. página 69.
Questão 3.
Quando teve início a primeira Cruzada? Por quem ela foi organizada?
Questão 4.
Quais cidades foram percorridas durante a primeira Cruzada? Verifique o mapa para responder a essa questão.
Questão 5.
Cite também as cidades percorridas tanto pêla segunda Cruzada quanto pêla terceira Cruzada.
As diferentes motivações
As motivações para a realização das Cruzadas eram diversas. A Igreja católica visava tomar o contrôle da “Terra Santa” e ampliar o poder do catolicismo nos territórios do Oriente. Havia também fiéis católicos que buscavam o perdão de seus pecados, prometido pêlo papa caso participassem dessas expedições. Muitos nobres, por sua vez, buscavam prestígio, além de ampliar suas riquezas, dominando terras e saqueando as cidades invadidas. Já os comerciantes que transportavam os cruzados em suas embarcações até o Oriente Médio queriam dominar os portos muçulmanos e todo o comércio do Mar Mediterrâneo.
Algumas consequências das Cruzadas
As Cruzadas tiveram importantes consequências, como o crescimento do comércio entre o Oriente e o Ocidente e o acesso dos europeus a produtos valorizados, como joias, tecidos e especiarias. Mercadores italianos, principalmente de Gênova e Veneza, passaram a dominar o comércio no Mar Mediterrâneo, o que ajudou a intensificar o crescimento dessa atividade na Europa, contribuindo para o enfraquecimento do sistema feudal.
O contato dos europeus com os orientais possibilitou também trocas culturais, como o acesso aos conhecimentos desenvolvidos por povos, à cultura árabe, assim como a importantes textos de antigos filósofos gregos e romanos que foram preservados pelos muçulmanos.
Questão 6.
Analise a iluminura desta página e tente identificar a representação de Pedro, “O Eremita”. Como você chegou a essa conclusão?
A crise do sistema feudal
Após uma fase de crescimento econômico e demográfico na Europa feudal, no século catorze, uma série de eventos, como fome, doenças e guerras, ocasionou uma grave crise que afetou profundamente a população.
Fome
No século catorze, ocorreram fortes chuvas que provocaram a perda de grande parte das colheitas. Nessa época, o preço do trigo, principal produto consumido pelos europeus, subiu drasticamente, impossibilitando que a população mais pobre se alimentasse adequadamente. Em pouco tempo, a fome e a desnutrição causaram a morte de milhões de pessoas.
A peste bubônica
A peste bubônica, que foi chamada na época de peste negra, é uma doença infecciosa provocada pêla bactéria . Ela pode ser transmitida aos seres humanos por meio de roedores, principalmente ratos, infestados de pulgas contaminadas, que picam as pessoas e transmitem a bactéria causadora da doença.
Vinda da Ásia, a peste bubônica proliferou rapidamente pêla Europa por causa, principalmente, das condições precárias de vida e da falta de higiene.
A primeira grande epidemia dessa doença na Europa ocorreu em meados do século catorze, e acredita-se que a fome e a peste tenham, juntas, vitimado quase um terço da população europeia na Idade Média.
O alastramento da peste bubônica (1346-1352)
Fonte de pesquisa: , . Atlas histórico-geográfico universal. São Paulo: Bêrtrãn Brasil, 1987. página 67.
Revoltas populares
No século catorze, a crise de produção agrícola e os gastos gerados pêlas guerras levaram os senhores feudais de diferentes regiões da Europa a aumentar os tributos sôbre os camponeses.
Por causa disso, houve diversas revoltas populares. No norte da França, por exemplo, ocorreu, em 1358, uma série de rebeliões conhecidas como Jácri. Camponeses revoltados invadiram e saquearam diversas propriedades de senhores feudais. Nas cidades, também houve revoltas, como no sul da França, entre 1366 e 1384, onde trabalhadores formaram grupos chamados tuxã, que se revoltaram contra a miséria e o aumento de impóstos. Essas revoltas foram duramente reprimidas.
Como consequência da fome, da peste bubônica, das revoltas populares, das guerras e da ascensão da burguesia, o sistema feudal foi aos poucos se desestruturando. A nobreza ficou enfraquecida, e muitos senhores feudais tiveram suas terras compradas por burgueses. A burguesia, cada vez mais rica e influente, passou a apoiar a concentração de poder nas mãos dos reis em busca de benefícios, como a unificação da moeda, que favorecia o comércio. fatores enfraqueceram o sistema feudal e contribuíram para uma grande ruptura na cultura europeia.
A Guerra dos Cem Anos
A Guerra dos Cem Anos foi um conflito que envolveu a França e a Inglaterra em disputas sucessórias após a morte do rei francês Carlos quarto, em 1328.
Os conflitos se iniciaram em 1337. Entre avanços, recuos e muitas mortes, a guerra terminou em 1453, com a vitória dos franceses.
Uma das consequências da Guerra dos Cem Anos foi o fortalecimento do poder dos reis na França e na Inglaterra, que se encontravam até então sob a dominação local de vários nobres.
Atividades
Faça as atividades no caderno.
Organizando os conhecimentos
- Quais foram os principais fatores que contribuíram para a formação da mentalidade medieval?
- De que maneira a Igreja católica e o cristianismo influenciavam as crenças e os valores da sociedade medieval?
- Analise a sequência de acontecimentos apresentada a seguir. Depois, elabore um texto evidenciando as relações entre os aspectos citados e o processo representado.
A.
Inovações agrícolas
+
Estabilidade e segurança
B.
Melhoria na alimentação e na qualidade de vida
+
Maior circulação de pessoas
C.
Aumento demográfico
+
Formação dos burgos e desenvolvimento comercial
- Explique a crise do sistema feudal, no século catorze, comentando os principais fatores que influenciaram êsse processo.
- Leia a afirmação a seguir e, depois, responda às questões.
Durante o período medieval, nenhuma mulher se destacou na vida pública, pois elas sempre ficavam restritas ao âmbito privado, do lar e da família.
- O conteúdo e as imagens do tópico As mulheres no mundo medieval confirmam essa informação? Por quê?
- As mulheres da Idade Média ocupavam algum papel no que se referia à religiosidade cristã?
Aprofundando os conhecimentos
6. Analise a imagem a seguir e, depois, responda às questões.
- Descreva a cena representada na iluminura.
- Identifique alguns dos produtos representados na iluminura.
- Qual foi a importância das feiras no período da Baixa Idade Média?
- Explique como surgiu o grupo social denominado burguesia. Utilize elementos da imagem para compor sua resposta.
7. Em grupos, representem, por meio de uma encenação, como seria um dia na sociedade medieval dentro de um feudo. Usem a criatividade para criar diálogos e situações que remetam a aspectos das principais relações sociais estabelecidas no medievo.
8. Leia os textos a seguir sôbre as Cruzadas. Depois, responda às questões.
Texto 1
reticências
Da reunião dos reticências elementos da mentalidade feudal reticências é que surgiu o espírito de Cruzada: a) Deus é o Senhor do mundo e os homens, sendo seus vassalos, devem servi-lo, recuperando as regiões roubadas pelos infiéis, pagãos e heréticos; b) a Cruzada é uma peregrinaçãoglossário armada, um exército de penitentesglossário , de pecadores buscando indulgênciaglossário ; c) a honra cavaleiresca que se busca numa Cruzada não pode ser obtida de outra reticências fórma nem ao longo de toda uma vida; d) o caráter sagrado dos locais disputados reforça a obrigação dos homens para com seu Senhor e torna-os “soldados de Cristo” . reticências
FRANCO JÚNIOR, Hilário. As Cruzadas: guerra santa entre Ocidente e Oriente. São Paulo: Moderna, 1999. página 26. (Coleção Polêmica).
Texto 2
reticências
Hoje se reconhece que as Cruzadas foram marcadas por violações, saques e pilhagem, no traçado de Constantinopla a Jerusalém. reticências Os ocidentais descobriram no Oriente uma nova civilização, antes menosprezada reticências. Além disso, nos domínios médico, artístico e de arquitetura, o Ocidente aprendeu muito sôbre o Oriente e o Islã. reticências
DUQUESNE, Jacques. Olhares Cruzados. História Viva, São Paulo, Duetto Editorial, número 15, janeiro 2005. página 43.
- Qual dos textos apresenta as motivações das Cruzadas? E qual deles aborda as consequências? Justifique sua resposta utilizando trechos dos textos.
- Argumente sôbre alguns dos motivos que, segundo Hilário Franco Júnior, fizeram surgir o espírito de Cruzada.
- O texto 2 apresenta pontos negativos e pontos positivos a respeito das Cruzadas. Comente os argumentos apresentados pêlo autor.
9. A fonte histórica a seguir é uma iluminura do século quinze. Analise-a e, depois, responda às questões.
- Faça uma descrição da iluminura.
- O que a iluminura está representando? Utilize elementos da imagem e a legenda dela para responder a essa questão.
- Cite alguns motivos que levaram a essas batalhas.
- Cite também duas consequências causadas por essas batalhas.
10. Copie a frase a seguir em seu caderno e complete-a de maneira correta.
A crise do sistema feudal foi causada por diversos fatores, entre êles reticências
O tema é reticências
Saúde
A proliferação de epidemias
Como vimos, a peste bubônica matou milhões de pessoas na Europa no século . catorze A causa da doença era um mistério na época e afligia a população. Hoje, sabe-se que a doença foi causada pêlas pulgas de ratos infectadas por uma bactéria. Fatores como a falta de higiene e a ausência de saneamento básico nas cidades contribuíram para que essa doença proliferasse.
Os surtos de doenças na atualidade
Desde a época da epidemia da peste bubônica, os surtos de doenças têm sido uma preocupação da população e dos govêrnos de muitos países. Atualmente, apesar dos avanços médicos, ainda ocorrem surtos de doenças que afetam milhões de pessoas.
No Brasil, por exemplo, a dengue é uma das doenças que mais têm afetado a população. Em 2021 foram cêrca de 535 mil casos. A dengue é causada por um vírus transmitido pêlo mosquito aédis . êsse mosquito se reproduz principalmente em lugares onde há água parada. Para impedir a proliferação do inseto, as medidas de saneamento básico são fundamentais. Contudo, todos nós temos responsabilidade no combate a êsse mosquito.
Leia o texto a seguir sôbre o combate à dengue.
Combate à dengue
É fundamental conscientizar as pessoas de que combater o mosquito da dengue, além de responsabilidade dos órgãos governamentais que deveriam encarregar-se do saneamento básico, abastecimento de água e de campanhas educativas permanentes, requer empenho de toda a sociedade, uma vez que o aédis pode encontrar, em cada moradia e arredores, ambiente propício para sua proliferação. reticências
VARELLA, Drauzio. Combate à dengue. Disponível em: https://oeds.link/JXQ0qY. Acesso em: 18 março 2021.
Agora, responda às questões a seguir.
1. Quais são as medidas governamentais que devem ser tomadas para evitar doenças como a dengue?
2. Quais são as medidas que todos nós devemos adotar para combater a dengue? Converse com os colegas.
3. Você conhece as políticas públicas de saneamento básico do seu município? Verifique com o professor a possibilidade de realizar uma visita de campo para entrevistar um representante do órgão público responsável por essa questão. Caso não seja possível pessoalmente, a entrevista também pode ser realizada por e-mail. Reúnam-se em grupos e formulem questões para essa entrevista.
O que eu estudei?
Faça as atividades em uma folha de papel avulsa.
1. sôbre a sociedade de ordens no período medieval, o trecho do poema a seguir. Na sequência, responda às questões.
Se o meu senhor for morto, eu quero que me matem,
Se êle for enforcado, enforcai-me com , êle
Se êle for pôsto na fogueira, quero ser queimado,
E, se êle se afogar, lançai-me à água com . êle
, ápud bloque, Marc. A sociedade feudal. Lisboa: Edições 70, 1982. página 262.
- O poema trata de qual relação social no período medieval?
- Quais eram as principais características dessa relação?
- A respeito das batalhas que ocorreram ao longo do período medieval, escreva em uma folha de papel avulsa, no período de um minuto, a resposta para a seguinte questão: o que foram as Cruzadas e quais eram os interêssis da Igreja católica para a realização delas?
- Analise a imagem a seguir e, depois, responda à questão.
- Quando a imagem foi produzida?
- O que a imagem nos sugere sôbre a religiosidade do período medieval?
4. Este quadro foi pintado por volta de 1562 e seria, segundo alguns estudiosos, uma representação da epidemia de peste bubônica que assolou a Europa durante o final da Idade Média. Analise essa fonte histórica e, depois, responda em uma folha de papel avulsa às questões a seguir.
- Quais são as cenas que estão sendo retratadas na pintura?
- De que maneira a pintura exemplifica a mentalidade das pessoas que viveram durante a Idade Média?
5. Leia a afirmação a seguir, identifique nela as informações erradas e, depois, reescreva-a corretamente em uma folha de papel avulsa.
Com o crescimento das cidades, os burgueses começaram a prosperar. O empecilho a suas atividades econômicas, contudo, era a obrigação de pagar taxas a seu senhor feudal, com quem tinham obrigações.
Glossário
- Peregrinação
- : viagem realizada com finalidade religiosa, geralmente em direção a um lugar considerado sagrado.
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- Penitente
- : aquele que se arrepende dos pecados.
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- Indulgência
- : absolvição ou perdão dos pecados.
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- Abside
- : recinto semicircular, de teto abobadado. Nas igrejas cristãs, está geralmente situado na extremidade da nave principal.
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