O que eu aprendi?

Faça as atividades em uma folha de papel avulsa.

1. Leia com atenção o texto a seguir e responda às questões.

reticências As fontes históricas são as marcas da história. Quando um indivíduo escreve um texto, ou retorce um galho de árvore de modo a que este sirva de sinalização aos caminhantes em certa trilha; quando um povo constrói seus instrumentos e utensílios, mas também nos momentos em que modifica a paisagem e o meio ambiente à sua volta – em todas essas situações, e em muitas outras, homens e mulheres deixam vestígios, resíduos ou registros de suas ações no mundo social e natural.

reticências

BARROS, José d’Assunção. Fontes históricas: introdução aos seus usos historiográficos. Petrópolis: Vozes, 2019. página 15.

  1. De acôrdo com o texto, qual é a importância das fontes históricas para o historiador?
  2. Quais tipos de fontes históricas foram citados no texto? Quais outros tipos de fontes históricas você conhece?

2. Antes da chegada dos europeus, o continente americano era povoado por diversos povos, com diferentes fórmas de organização política e grande riqueza cultural. Observe as imagens e, depois, responda às questões.

Escultura. Pedra redonda com o desenho de uma face humana na parte central. Ao redor da face humana, quatro quadrados em relevo. Ao redor, há vários raios.
Pedra do Sol, calendário dos astecas, produzida no século quinze.
Relevo. Forma circular, com detalhes em relevo de uma pessoa, ao lado uma bola. Ao redor símbolos do calendário maia.
relêvo em rocha do século seis com símbolos que representam os dias do calendário maia.
  1. Como os povos mesoamericanos registravam a passagem do tempo? Quais elementos de sua cultura influenciavam suas fórmas de registro?
  2. Quais foram as principais contribuições culturais deixadas pelos povos mesoamericanos?
  1. Em abril de 2021, o Egito realizou um desfile público com 22 múmias de faraós e rainhas da Antiguidade, que foram transferidas para o Novo Museu da Civilização Egípcia. acêrca do tema, responda às questões a seguir.
    1. Por que os egípcios mumificavam seus mortos?
    2. Qual é a importância de preservar o patrimônio de uma civilização, por exemplo, as múmias egípcias?
  2. Os sumérios criaram um dos primeiros sistemas de escrita: a escrita cuneiforme. Observe com atenção o quadro a seguir e escreva um bilhete para um colega utilizando os caracteres da escrita cuneiforme.
Ilustração. Representação do alfabeto cuneiforme composto pelos seguintes símbolos: traço com uma das pontas mais espessa, setas e triângulos. 

Letra ‘A’ ilustração de um traço na horizontal e, abaixo, três traços na vertical. 

Letra ‘B’ ilustração de dois traços pequenos na horizontal e, ao lado direito, um traço grande na vertical.

Letra ‘C’ Ilustração de dois traços grandes na vertical, acima, um traço grande na horizontal. No lado direito, um traço pequeno na horizontal. 

Letra ‘D’ Ilustração de dois traços grandes na vertical e, acima, um traço pequeno na horizontal. 

Letra ‘E’ Ilustração de dois triângulos e, abaixo, dois traços grandes na vertical. 

Letra ‘F’, Ilustração de um traço grande na vertical e, ao lado, duas setas direcionadas para a esquerda. 

Letra ‘G’, Ilustração de uma seta em direção para a esquerda, ao lado, dois traços grandes na vertical e um triângulo. 

Letra ‘H’, Ilustração de uma seta direcionada para a esquerda e, ao lado, dois traços pequenos na horizontal e uma seta grande direcionada para a esquerda. 

Letra ‘I’, Ilustração de dois traços pequenos na horizontal e, abaixo, dois traços grande na vertical.

Letra ‘J’, Ilustração de um triângulo e, ao lado, um traço grande na vertical e uma seta grande direcionada para a esquerda. 

Letra ‘K’, Ilustração de um traço grande na vertical e, ao lado, dois traços pequenos na horizontal. 

Letra ‘L’, Ilustração de três traços pequenos na horizontal e, ao lado, um traço grande na vertical. 

Letra ‘M’, Ilustração de um triângulo e, ao lado, dois traços grandes na horizontal. Entre os dois traços grandes, há um traço pequeno na horizontal.

Letra ‘N’, Ilustração de dois traços pequenos na horizontal e, ao lado, uma seta grande direcionada para a esquerda. 

Letra ‘O’, Ilustração de três traços grandes na vertical. 

Letra ‘P’, Ilustração de dois traços grandes na horizontal, entre eles, um traço pequeno na horizontal. Abaixo, dois triângulos. 

Letra ‘Q’, Ilustração de um traço grande na vertical. Ao lado, dois traços pequenos na horizontal. Entre os dois traços pequenos, um triângulo. 

Letra ‘R’, Ilustração de três traços grandes na horizontal e, ao lado, um traço grande na vertical. 

Letra ‘S’, Ilustração de um traço grande na horizontal e, abaixo, duas setas grandes direcionadas para a esquerda. 

Letra ‘T’, Ilustração de dois traços pequenos na horizontal e, ao lado, dois traços grandes na vertical.  Entre os dois traços grandes, há um traço pequeno na vertical.

Letra ‘U’, Ilustração de uma seta grande direcionada para a esquerda, ao lado, dois traços pequenos na vertical. Acima dos traços pequenos, há um traço grande na horizontal. 

Letra ‘V’, Ilustração de um traço pequeno na horizontal, ao lado, um traço grande na vertical, seguido por três traços grandes na horizontal. 

Letra ‘W’, Ilustração de um traço pequeno na vertical. No centro, traço grande na horizontal e, abaixo, dois traços pequenos na vertical. 

Letra ‘X’, Ilustração de duas setas grandes direcionadas para a esquerda e, ao lado, dois traços grandes na vertical. 

Letra ‘y’, Ilustração de um traço grande na vertical. Ao lado, seta grande direcionada para a esquerda, seguido por um traço pequeno na horizontal. 

Letra “Z”, Ilustração de dois traços grandes na vertical e, entre eles, dois triângulos.
Alfabeto cuneiforme.

5. Em sua folha de papel avulsa, complete as afirmativas com as palavras indicadas a seguir.

Atenas • Esparta • democracia • Filosofia • agricultura • cristianismo

Jerusalém • comédias • oligarquia • tragédias • escravizados • defesa

  1. Na Antiguidade, duas grandes cidades-Estado gregas se tornaram centros de influência: em , desenvolveu-se a como sistema político, enquanto em , o sistema vigente era a . Durante o século cinco antes de Cristo, a cidade-Estado de Atenas atingiu o auge de seu desenvolvimento. Sócrates, Platão e Aristóteles elaboraram os princípios da grega. O teatro a céu aberto também floresceu nesse período, com peças cômicas, as chamadas , e peças dramáticas, as .
  2. A expansão do Império Romano teve três objetivos principais: a com relação aos povos vizinhos, o aumento de terras para a e a captura de . Entre os territórios ocupados, estava , cidade onde foi concebido o , uma das primeiras religiões monoteístas do mundo.