O que eu aprendi?
Faça as atividades em uma folha de papel avulsa.
1. Leia com atenção o texto a seguir e responda às questões.
reticências As fontes históricas são as marcas da história. Quando um indivíduo escreve um texto, ou retorce um galho de árvore de modo a que este sirva de sinalização aos caminhantes em certa trilha; quando um povo constrói seus instrumentos e utensílios, mas também nos momentos em que modifica a paisagem e o meio ambiente à sua volta – em todas essas situações, e em muitas outras, homens e mulheres deixam vestígios, resíduos ou registros de suas ações no mundo social e natural.
reticências
BARROS, José d’Assunção. Fontes históricas: introdução aos seus usos historiográficos. Petrópolis: Vozes, 2019. página 15.
- De acôrdo com o texto, qual é a importância das fontes históricas para o historiador?
- Quais tipos de fontes históricas foram citados no texto? Quais outros tipos de fontes históricas você conhece?
2. Antes da chegada dos europeus, o continente americano era povoado por diversos povos, com diferentes fórmas de organização política e grande riqueza cultural. Observe as imagens e, depois, responda às questões.
- Como os povos mesoamericanos registravam a passagem do tempo? Quais elementos de sua cultura influenciavam suas fórmas de registro?
- Quais foram as principais contribuições culturais deixadas pelos povos mesoamericanos?
- Em abril de 2021, o Egito realizou um desfile público com 22 múmias de faraós e rainhas da Antiguidade, que foram transferidas para o Novo Museu da Civilização Egípcia. acêrca do tema, responda às questões a seguir.
- Por que os egípcios mumificavam seus mortos?
- Qual é a importância de preservar o patrimônio de uma civilização, por exemplo, as múmias egípcias?
- Os sumérios criaram um dos primeiros sistemas de escrita: a escrita cuneiforme. Observe com atenção o quadro a seguir e escreva um bilhete para um colega utilizando os caracteres da escrita cuneiforme.
5. Em sua folha de papel avulsa, complete as afirmativas com as palavras indicadas a seguir.
Atenas • Esparta • democracia • Filosofia • agricultura • cristianismo
Jerusalém • comédias • oligarquia • tragédias • escravizados • defesa
- Na Antiguidade, duas grandes cidades-Estado gregas se tornaram centros de influência: em ■, desenvolveu-se a ■ como sistema político, enquanto em ■, o sistema vigente era a ■. Durante o século cinco antes de Cristo, a cidade-Estado de Atenas atingiu o auge de seu desenvolvimento. Sócrates, Platão e Aristóteles elaboraram os princípios da ■ grega. O teatro a céu aberto também floresceu nesse período, com peças cômicas, as chamadas ■, e peças dramáticas, as ■.
- A expansão do Império Romano teve três objetivos principais: a ■ com relação aos povos vizinhos, o aumento de terras para a ■ e a captura de ■. Entre os territórios ocupados, estava ■, cidade onde foi concebido o ■, uma das primeiras religiões monoteístas do mundo.