Projeto em ação

Água e vida

Bate-papo inicial

  1. Para que você utiliza a água? Pense nas atividades que você realiza no seu dia a dia.
  2. De acôrdo com o que você estudou até agora, comente sôbre a importância da água para as antigas civilizações.
  3. E se a falta de água fosse um problema enfrentado por todas as pessoas, como seria o nosso dia a dia?

Como vimos ao longo das unidades, a água dos rios é um importante recurso natural que favoreceu o desenvolvimento de diversas civilizações na Antiguidade. A água de rios como o Tigre e o Eufrates, na Mesopotâmia, o rio Nilo, no Egito, e o rio Amarelo, na China, foi essencial para a agricultura e a pecuária, para o transporte fluvial de pessoas e de mercadorias e para a sobrevivência humana nesses locais.

O texto a seguir trata da importância da água para a vida na Terra na atualidade.

De toda a água existente no planeta, cêrca de 97% é salgada – inapropriada ao consumo humano. Dos 3% restantes, justamente a água doce que podemos usar, 2% estão inacessíveis em geleiras, camadas de neve e reservatórios subterrâneos. Ou seja, temos à nossa disposição apenas 1% para irrigar plantações, abastecer cidades, movimentar a indústria e, principalmente, para matar nossa sêde.

Neste instante, fontes de água se encontram ameaçadas pêlo desmatamento, pêla poluição, pêlo desperdício e pêla exploração desenfreada. Se não soubermos usar com responsabilidade o líquido fundamental para a vida, a mina irá secar.

CALDAS, Sérgio Túlio. Água: precisamos falar sôbre isso. São Paulo: Moderna, 2018. Quarta capa.

Agora, converse com os colegas sôbre as questões a seguir.

Ícone ‘Atividade oral’.

1. Você concorda com a afirmação do autor que diz “Se não soubermos usar com responsabilidade o líquido fundamental para a vida, a mina irá secar”?

Ícone ‘Atividade oral’.

2. No lugar onde você mora, existe algum problema relacionado à distribuição, ao tratamento ou ao desperdício da água? Se sim, o que tem sido feito para solucionar o problema? Compartilhe com um colega, e em seguida com um grupo maior, as conclusões a que chegou.

Ícone ‘Atividade oral’.

3. Como cidadãos conscientes, que atitudes podemos adotar em nosso dia a dia para combater o problema do desperdício de água nas cidades?

Mão na massa

Você evita o desperdício de água? Muitas vezes, com pequenas mudanças de hábitos e de atitudes, podemos ajudar a conservar a água em nosso planeta.

O objetivo desta seção é realizar uma campanha na escola ou nos arredores dela, a fim de difundir hábitos que contribuam para a conservação da água e de suas fontes, como os rios e os lagos. Leia as etapas a seguir.

1º passo – Planejamento

Pesquisa

Com o auxílio do professor, dividam-se em quatro grupos. Cada grupo ficará responsável por realizar uma revisão bibliográfica e, depois, produzir um painel ou outra fórma de divulgação de um dos temas apresentados a seguir.

De onde vem a água que consumimos em nossa cidade?

Pesquisar de onde vem a água consumida na cidade onde moramos e onde é feito o tratamento dela antes de ser distribuída.

A importância da conservação dos rios, lagos, represas e córregos.

Pesquisar informações referentes a ações humanas que prejudicam a conservação dos mananciais de água, como a poluição, o desperdício de água etcétera

Os problemas da falta de água no Brasil.

Pesquisar informações sôbre os problemas enfrentados pêla população por causa da falta de água ou da má qualidade da água para o consumo humano.

Atitudes de conservação da água em nosso dia a dia.

Pesquisar sugestões de atitudes que visam ao uso racional e à conservação da água, para incentivar a mudança de hábitos, individual ou coletivamente.

As pesquisas podem ser realizadas em livros, jornais, revistas e na internet. Certifique-se de que as informações sejam pesquisadas em fontes atuais e confiáveis.

Para organizar sua revisão bibliográfica e facilitar a consulta às fontes, siga o roteiro proposto.

Palavras-chave: Delimite o tema de pesquisa, estabelecendo algumas palavras-chave sôbre o assunto. Isso facilitará a busca e a consulta às fontes.

Tipo da fonte: Reúna suas fontes e descreva o tipo de fonte que você consultou (livro, revista, podcast, site da internet etcétera).

Título da fonte, autor e ano de publicação: Descreva também o título, o nome completo do autor e o ano da ou das fonte ou fontes . Se for um site, inclua também o link e a data de acesso.

Momento da leitura: Junto de seu grupo, faça a leitura das fontes, identificando semelhanças e diferenças entre elas e procurando verificar se respondem ao seu tema de pesquisa.

Descrição: Escreva um resumo das principais informações encontradas na ou nas fonte ou fontes que vocês consultaram.

O Instituto Akatu é uma organização não governamental que trabalha pêla conscientização e pêla mobilização da sociedade pêlo consumo consciente. No site dessa ôngui, você vai encontrar informações diversas sôbre o consumo consciente da água e outros temas relacionados ao meio ambiente e à sustentabilidade.

Página da internet. Na parte superior, o nome da página Akatu. Abaixo, cartaz com o texto: Cuidar da água é cuidar de.... TODAS AS FORMAS DE VIDA. No fundo ilustração da silhueta de uma pessoa sobre um fundo azul.
INSTITUTO AKATU. Disponível em: https://oeds.link/z3u1in. Acesso em: 22 março 2022.

2º passo – Execução

Organização dos painéis de divulgação da campanha

Após a realização das pesquisas, produzam cartazes ou painéis para divulgar os resultados. Neles, podem ser disponibilizados gráficos, tabelas e imagens, além de outros elementos, organizados de maneira atrativa, para facilitar a divulgação das informações. Para complementar êsse trabalho, produzam folhetos com dicas de combate ao desperdício de água e os distribuam na escola e entre os amigos e familiares.

A apresentação dos materiais pode ser feita no pátio da escola, na quadra poliesportiva ou mesmo na sala de aula. Cada equipe ficará responsável pêlaapresentação de seu tema de pesquisa.

3º passo – Divulgação

Apresentação da campanha de conscientização

Elaborem um roteiro ordenando os principais assuntos a serem apresentados pelos membros do grupo.

Durante a apresentação, certifiquem-se de que as informações estão sendo transmitidas claramente ao público. Se necessário, façam ensaios em sala de aula, pensando nos possíveis questionamentos feitos pêlo público durante a exposição e aproveitem o momento oportuno para trocar ideias e gerar novas opiniões e posicionamentos.

Depois da apresentação, os cartazes, painéis, entre outros, podem ser afixados em lugares estratégicos da escola.

Com o desenvolvimento dessa campanha, espera-se que as pessoas envolvidas percebam a importância da conservação e do uso racional da água em nosso dia a dia. Deve ficar claro a todos o potencial transformador das pequenas atitudes cotidianas.

Avaliação

Após finalizadas as etapas de planejamento, de execução e de divulgação da campanha, avalie sua atuação no projeto. Reflita sôbre os pontos positivos e os negativos ao longo do desenvolvimento do trabalho. As questões a seguir podem ajudá-lo nessa avaliação. Responda a elas em uma folha de papel avulsa e entregue-a ao professor.

  1. Como você avalia sua participação durante o planejamento, a execução e a divulgação dos materiais da campanha? O que poderia ser melhorado?
  2. Como foi sua atuação na realização do trabalho em grupo? Soube respeitar e dialogar com pessoas de opinião diferente da sua?
  3. O que você aprendeu durante a campanha sôbre a importância da água e seu uso racional pode ser aplicado em outros lugares? Onde? Como?
  4. Você considera que o aprendizado que obteve com a realização do projeto pode ser aplicado em seu dia a dia? De que maneira?