Quadro de conteúdos e progressões

Este volume foi organizado com base na abordagem teórico-metodológica da coleção, que busca auxiliar os alunos e professores na construção dos conhecimentos dêste componente curricular e oferecer subsídios para que os alunos possam, de maneira cada vez mais autônoma, analisar, selecionar, organizar e questionar as informações que farão parte tanto de seu processo de aprendizagem quanto de sua formação cidadã. De acôrdo com essa proposta, consta a seguir um quadro com a organização dos principais conteúdos e conceitos trabalhados no volume, além dos objetos de conhecimento, das habilidades, das competências gerais e específicas e dos temas contemporâneos transversais. A seleção de conteúdos e recortes temporais adotados em cada um dos volumes da coleção teve como principal norteador as unidades temáticas, os objetos de conhecimento e as habilidades preconizadas pêla Bê êne cê cê para o respectivo ano de ensino, possibilitando uma progressão das aprendizagens dos alunos no decorrer de cada ano. Os objetos de conhecimento de anos anteriores ou posteriores, identificados no quadro pêla sigla ó cê, apresentam relações com alguns conteúdos trabalhados neste ano, reforçando, assim, os critérios de progressão cognitiva adotados entre os volumes. As justificativas referentes aos objetivos de ensino encontram-se nas páginas de início de capítulo, na parte da reprodução do livro do aluno.

Unidade 1 • Para estudar História

Principais conteúdos e conceitos

Objetos de conhecimento

Habilidades

Competências

Temas contemporâneos transversais

Capítulo 1 • História e vida

• História vivida

• Memória

• Cultura

• Sociedade

• Tolerância

• Empatia

• Respeito

• Conhecimento histórico

• Sujeito histórico

• Fontes históricas

• A questão do tempo, sincronias e diacronias: reflexões sobre o sentido das cronologias.

• Formas de registro da história e da produção do conhecimento histórico.
OC: A construção da ideia de modernidade e seus impactos na concepção de História • 7º ano.
OC: A ideia de “Novo Mundo” ante o Mundo Antigo: permanências e rupturas de saberes e práticas na emergência do mundo moderno • 7º ano.
OC: Saberes dos povos africanos e pré-colombianos expressos na cultura material e imaterial • 7º ano.

• EF06HI01
• EF06HI02

• Competências específicas de História 3, 4 e 6.

• Competências específicas de Ciências Humanas 1, 2, 3, 4 e 7.

• Competências gerais 2, 3 e 9.

• Diversidade cultural.

• Processo de envelhecimento, respeito e valorização do idoso.

Capítulo 2 • O tempo

• Tempo

• Cotidiano

• Tempo cronológico

• Tempo da natureza

• Tempo histórico

• Mudanças

• Permanências

• Linha do tempo

• A questão do tempo, sincronias e diacronias: reflexões sobre o sentido das cronologias.
OC: A ideia de “Novo Mundo” ante o Mundo Antigo: permanências e rupturas de saberes e práticas na emergência do mundo moderno • 7º ano.

• EF06HI01
• EF06HI02

• Competência específica de Ciências Humanas 7.

• Competência geral 6.

• Diversidade cultural.

Unidade 2 • Primeiros seres humanos e os antigos povos da América

Principais conteúdos e conceitos

Objetos de conhecimento

Habilidades

Competências

Temas contemporâneos transversais

Capítulo 3: A origem dos seres humanos

• Origem do ser humano

• Primatas

• Teoria evolucionista

• Mitos de origem

• Paleolítico

• Neolítico

• Hominídeos

• Nômades

• Sedentarização

• Primeiras cidades

• Hipóteses de povoamento da América

• Arqueologia

• As origens da humanidade, seus deslocamentos e os processos de sedentarização.
OC: Saberes dos povos africanos e pré-colombianos expressos na cultura material e imaterial • 7º ano.

EF06HI03
EF06HI04
EF06HI05
EF06HI06
EF06HI07
EF06HI08

• Competências específicas de História 2, 3 e 4.

• Competências específicas de Ciências Humanas 3 e 7.

• Competências gerais 1 e 2.

• Educação para valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais brasileiras.

Capítulo 4 • As sociedades indígenas do Brasil

Povos indígenas

• Povo de Lagoa Santa

• Povo de Umbu

Povos dos sambaquis

Povos agricultores e ceramistas

• Cerâmica marajoara

• Pintura rupestre

• As origens da humanidade, seus deslocamentos e os processos de sedentarização.

Povos da Antiguidade na África (egípcios), no Oriente Médio (mesopotâmicos) e nas Américas (pré-colombianos).
OC: As formas de organização das sociedades ameríndias • 7º ano.

EF06HI04
EF06HI07
EF06HI08

• Competências específicas de História 3, 5, 6 e 7.

• Competências específicas de Ciências Humanas 1, 3, 5 e 6.

• Competências gerais 3 e 5.

Capítulo 5 • Sociedades indígenas da Mesoamérica e dos Andes

Principais conteúdos e conceitos

Objetos de conhecimento

Habilidades

Competências

Temas contemporâneos transversais

• Mesoamérica

• Andes

• Olmecas

• Astecas

• Maias

• Incas

• Politeísmo

• Sistemas de escrita

• Sistema numérico

• Calendário maia

• Quipo

Povos da Antiguidade na África (egípcios), no Oriente Médio (mesopotâmicos) e nas Américas (pré-colombianos).
OC: As formas de organização das sociedades ameríndias • 7º ano.

• Os povos indígenas originários do atual território brasileiro e seus hábitos culturais e sociais.
OC: Saberes dos povos africanos e pré-colombianos expressos na cultura material e imaterial • 7º ano.

EF06HI02
EF06HI06
EF06HI07
EF06HI08

• Competência específica de História 1.

• Competências específicas de Ciências Humanas 2, 5 e 7.

• Competências gerais 1 e 6.

• Ciência e tecnologia.

• Vida familiar e social.

Unidade 3 • Mesopotâmia e África Antiga

Principais conteúdos e conceitos

Objetos de conhecimento

Habilidades

Competências

Temas contemporâneos transversais

Capítulo 6 • Os povos da Mesopotâmia

• Terra entre rios

Povos da Mesopotâmia

• Antiguidade oriental

• Politeísmo

• Escrita cuneiforme

• Código de Hamurabi

• As origens da humanidade, seus deslocamentos e os processos de sedentarização.

Povos da Antiguidade na África (egípcios), no Oriente Médio (mesopotâmicos) e nas Américas (pré-colombianos).

EF06HI05
EF06HI07

• Competências específicas de Ciências Humanas 2, 3 e 7.

• Competências gerais 1, 3, 4 e 6.

Principais conteúdos e conceitos

Objetos de conhecimento

Habilidades

Competências

Temas contemporâneos transversais

Capítulo 7 • África Antiga: Egito e Cuxe

• Egito Antigo

• Rio Nilo

• Faraó

• Politeísmo

• Sociedade egípcia

• Escribas

• Pirâmides

• Mumificação

• Produção agrícola

• Pinturas tumulares

• Reino de Cuxe

• Escravidão

• Influência egípcia

• Méroe

• Intercâmbio cultural

• Escrita meroita

• Sítios arqueológicos

• Patrimônio cultural da humanidade

Povos da Antiguidade na África (egípcios), no Oriente Médio (mesopotâmicos) e nas Américas (pré-colombianos).
OC: Saberes dos povos africanos e pré-colombianos expressos na cultura material e imaterial • 7º ano.
OC: As lógicas internas das sociedades africanas • 7º ano.

EF06HI07

• Competências específicas de História 1, 3, 4 e 6.

• Competências específicas de Ciências Humanas 2, 3, 4 e 6.

• Competências gerais 1, 2, 3, 4, 6, 7 e 9.

• Trabalho.

• Educação para valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais brasileiras.

Capítulo 8 • África Antiga: Axum

• Reino de Axum

• Gêes

• Intercâmbio cultural

• Expansão axumita

• Obeliscos

• Cristianismo

• Sítios arqueológicos

Povos da Antiguidade na África (egípcios), no Oriente Médio (mesopotâmicos) e nas Américas (pré-colombianos).

EF06HI07

• Competência específica de História 6.

• Competência específica de Ciências Humanas 3.

• Competências gerais 1, 2, 3 e 9.

• Diversidade cultural.

• Ciência e tecnologia.

Unidade 4 • Fenícios, hebreus e persas

Principais conteúdos e conceitos

Objetos de conhecimento

Habilidades

Competências

Temas contemporâneos transversais

Capítulo 9 • Os fenícios

• Cidades-Estados

• Colônias fenícias

• Cartago

• Périplo de Hanão

• Politeísmo

• Alfabeto fonético

• Murex

Povos da Antiguidade na África (egípcios), no Oriente Médio (mesopotâmicos) e nas Américas (pré-colombianos).
OC: A lógica mercantil e o domínio europeu sobre os mares e contraponto Oriental – 7º ano.

• O Mediterrâneo como espaço de interação entre as sociedades da Europa, da África e do Oriente Médio.

EF06HI07
EF06HI13
EF06HI15

• Competências específicas de História 5 e 6.

• Competências específicas de Ciências Humanas 4 e 7.

• Competências gerais 2, 3, 4 e 8.

• Ciência e tecnologia.

Principais conteúdos e conceitos

Objetos de conhecimento

Habilidades

Competências

Temas contemporâneos transversais

Capítulo 10 • Os hebreus

• Terra prometida

• Monoteísmo

• Torá

• Êxodo

• Dez Mandamentos

• Reino de Israel

• Diáspora judaica

• Muro das lamentações

• Celebrações judaicas

Povos da Antiguidade na África (egípcios), no Oriente Médio (mesopotâmicos) e nas Américas (pré-colombianos).

EF06HI07

• Competências específicas de Ciências Humanas 3 e 4.

• Competências gerais 2 e 9.

Capítulo 11 • Os persas

• Império Persa

• Satrapias

• Zoroastrismo

• Correio persa

• As noções de cidadania e política na Grécia e em Roma.

• Domínios e expansão das culturas grega e romana.

• Significados do conceito “império” e as lógicas de conquista, conflito e negociação dessa forma de organização política.

• As diferentes formas de organização política na África: reinos, impérios, cidades-Estados e sociedades linhageiras ou aldeias.

EF06HI05
EF06HI07
EF06HI13

• Competências específicas de História 1, 2, 3, 4 e 5.

• Competência específica de Ciências Humanas 7.

• Competências gerais 3 e 9.

• Educação para o consumo.

• Ciência e tecnologia.

Unidade 5 • O mundo grego

Principais conteúdos e conceitos

Objetos de conhecimento

Habilidades

Competências

Temas contemporâneos transversais

Capítulo 12 • Os antigos gregos

• Minoicos

• Micênicos

• Aristocracia

• Pólis

• Cidades-Estados

• Atenas

• Democracia

• Reformas de Sólon

• Reformas de Clístenes

• Reformas de Péricles

• Cidadão

• Esparta

• Guerras Médicas

• Guerras do Peloponeso

• A questão do tempo, sincronias e diacronias: reflexões sobre o sentido das cronologias.

• O Ocidente clássico: aspectos da cultura na Grécia e em Roma.

• As noções de cidadania e política na Grécia e em Roma.
OC: Humanismos: uma nova visão de ser humano e de mundo • 7º ano.
OC: Renascimentos artísticos e culturais • 7º ano.

• Domínio e expansão das culturas grega e romana.

• Significados do conceito de “império” e as lógicas de conquista, conflito e negociação dessa forma de organização política.

• As diferentes formas de organização política na África: reinos, impérios, cidades-estados, e sociedades linhageiras ou aldeias.

• Senhores e servos no mundo antigo e no medieval.

• Escravidão e trabalho em diferentes temporalidades e espaços (Roma Antiga, Europa medieval e África).

• Lógicas comerciais na Antiguidade romana e no mundo medieval.

• O papel da mulher na Grécia e em Roma, e no período medieval.

EF06HI01
EF06HI09
EF06HI10
EF06HI12
EF06HI17
EF06HI19

• Competência específica de História 3.

• Competência geral 2.

• Vida familiar e social.

Processo de envelhecimento, respeito e valorização do idoso.

Principais conteúdos e conceitos

Objetos de conhecimento

Habilidades

Competências

Temas contemporâneos transversais

Capítulo 13 • A vida na Grécia Antiga

• Ágora

• Filosofia

• Mitologia

• Fábula

• Politeísmo

• Teatro

• Tragédia

• Comédia

• Clássico

• Período helenístico

• Jogos Olímpicos

• O Ocidente clássico: aspectos da cultura na Grécia e em Roma.
OC: Humanismos: uma nova visão de ser humano e de mundo • 7º ano.
OC: Renascimentos artísticos e culturais • 7º ano.

• As noções de cidadania e política na Grécia e em Roma.

• Domínios e expansão das culturas grega e romana.

• Significados do conceito de “império” e as lógicas de conquista, conflito e negociação dessa forma de organização política.

• As diferentes formas de organização política na África: reinos, impérios, cidades-estados, e sociedades linhageiras ou aldeias.

• O papel da mulher na Grécia e em Roma, e no período medieval.

EF06HI09
EF06HI10
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EF06HI14
EF06HI15

• Competências específicas de História 3 e 7.

• Competência específica de Ciências Humanas 7.

• Competências gerais 1, 2, 3, 4 e 9.

• Educação em direitos humanos.

Unidade 6 • Os antigos romanos

Principais conteúdos e conceitos

Objetos de conhecimento

Habilidades

Competências

Temas contemporâneos transversais

Capítulo 14 • Das origens à formação do Império

• Monarquia

• Senado

• Assembleia

• Sociedade romana

• República

• Assembleia da plebe

• Império

Pax romana

• Formas de registro da história e da produção do conhecimento histórico.

• O Ocidente Clássico: aspectos da cultura na Grécia e em Roma.

• As noções de cidadania e política na Grécia e em Roma.

• Domínios e expansão das culturas grega e romana.

• Significados do conceito de “império” e as lógicas de conquista, conflito e negociação dessa forma de organização política.

EF06HI02
EF06HI11
EF06HI12
EF06HI13

• Competências específicas de História 1, 2, 3, 5 e 6.

• Competências específicas de Ciências Humanas 2, 3 e 7.

• Educação em direitos humanos.

Principais conteúdos e conceitos

Objetos de conhecimento

Habilidades

Competências

Temas contemporâneos transversais

• Gladiadores

• Influências etrusca e egípcia

• Influências gregas

• As diferentes formas de organização política na África: reinos, impérios, cidades-estados, e sociedades linhageiras ou aldeias.

• A passagem do mundo antigo para o mundo medieval.

• A fragmentação do poder político na Idade Média.

• Senhores e servos nos mundos antigo e medieval.

• Escravidão e trabalho livre em diferentes temporalidades e espaços (Roma Antiga, Europa medieval e África).

• Lógicas comerciais na Antiguidade romana e no mundo medieval.
OC: A escravidão moderna e o tráfico de escravizados • 7º ano.

• O papel da mulher na Grécia e em Roma e no período medieval.

EF06HI14
EF06HI17
EF06HI19

• Competências gerais 1, 6 e 9.

Capítulo 15 • O Império Romano em crise

• Ruralização

Povos germânicos

• Império Romano do Ocidente

• Monoteísmo

• Cristianismo

• Intolerância religiosa

• Bárbaros

• Direito consuetudinário

Comitatus

• Migração

• Etnocentrismo

• As noções de cidadania e política na Grécia e em Roma.

• Domínios e expansão das culturas grega e romana.

• Significados do conceito de “império” e as lógicas de conquista, conflito e negociação dessa forma de organização política.

• As diferentes formas de organização política na África: reinos, impérios, cidades-estados, e sociedades linhageiras ou aldeias.

• A passagem do mundo antigo para o mundo medieval.

• A fragmentação do poder político na Idade Média.

• O papel da religião cristã, dos mosteiros e da cultura na Idade Média.
OC: Reformas religiosas: a cristandade fragmentada • 7º ano.

EF06HI12
EF06HI13
EF06HI14
EF06HI15
EF06HI18

• Competências específicas de História 1, 5 e 6.

• Competências específicas de Ciências Humanas 1 e 7.

• Competência geral 5.

• Educação para valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais brasileiras.

Capítulo 16 • O Império Romano do Oriente

• Império Bizantino

• Constantinopla

• Cultura bizantina

• Mosaico

• A passagem do mundo antigo para o mundo medieval.

• O Mediterrâneo como espaço de interação entre as sociedades da Europa, da África e do Oriente Médio.

• O papel da mulher na Grécia e em Roma e no período medieval.

EF06HI13
EF06HI15
EF06HI19

• Competências específicas de História 2, 3, 5 e 6.

• Competências específicas de Ciências Humanas 2, 3 e 6.

• Competências gerais 3 e 9.

• Educação em direitos humanos.

• Saúde.

Unidade 7 • O mundo árabe e o islamismo

Principais conteúdos e conceitos

Objetos de conhecimento

Habilidades

Competências

Temas contemporâneos transversais

Capítulo 17 • Os árabes e a formação do islamismo

• Península arábica

• Islamismo

• Alcorão

Hégira

Caaba

Jihad

• População islâmica no mundo

• Islamismo no Brasil

• A passagem do mundo antigo para o mundo medieval.

• O Mediterrâneo como espaço de interação entre as sociedades da Europa, da África e do Oriente Médio.

• A fragmentação do poder político na Idade Média.

EF06HI13
EF06HI14
EF06HI15

• Competências específicas de História 3, 4 e 5.

• Competências específicas de Ciências Humanas 1 e 7.

• Competências gerais 1, 5 e 9.

• Diversidade cultural.

Capítulo 18 • A cultura islâmica

• Calendário muçulmano

• O islamismo e a valorização do conhecimento

Hijab

• A questão do tempo, sincronias e diacronias: reflexões sobre o sentido das cronologias.

• Formas de registro da história e da produção do conhecimento histórico.

• As origens da humanidade, seus deslocamentos e os processos de sedentarização.

Povos da Antiguidade na África (egípcios), no Oriente Médio (mesopotâmicos) e nas Américas (pré-colombianos).

• Os povos indígenas originários do atual território brasileiro e seus hábitos culturais e sociais.

EF06HI01
EF06HI02
EF06HI07
EF06HI14
EF06HI15

• Competências específicas de Ciências Humanas 3 e 4.

• Competências gerais 3, 4, 8 9 e 10.

• Diversidade cultural.

• Educação em direitos humanos.

Unidade 8 • A Europa na Idade Média

Principais conteúdos e conceitos

Objetos de conhecimento

Habilidades

Competências

Temas contemporâneos transversais

Capítulo 19 • A Alta Idade Média

• Alta Idade Média

• Reinos germânicos

• Dinastia Merovíngia

• Império carolíngio

• Renascença carolíngia

• Sociedade de ordens

• Suseranos e vassalos

• Tributos

• Cotidiano

• Feudalismo

• Formas de registro da História e da produção do conhecimento histórico.

• A passagem do mundo antigo para o mundo medieval.

• A fragmentação do poder político na Idade Média.

• Senhores e servos no mundo antigo e no medieval.

• Escravidão e trabalho livre em diferentes temporalidades e espaços (Roma Antiga, Europa medieval e África).
OC: A escravidão moderna e o tráfico de escravizados • 7º ano.

• Lógicas comerciais na Antiguidade romana e no mundo medieval.

• O papel da religião cristã, dos mosteiros e da cultura na Idade Média.
OC: Reformas religiosas: a cristandade fragmentada • 7º ano.

EF06HI02
EF06HI14
EF06HI16
EF06HI17
EF06HI18
EF06HI19

• Competências específicas de História 1, 3 e 6.

• Competências específicas de Ciências Humanas 2, 3 e 4.

• Competências gerais 1, 3, 4 e 6.

• Ciência e tecnologia.

Capítulo 20 • A Baixa Idade Média

• Baixa Idade Média

• Comércio

• Burgos

• Corporações de ofício

• Mentalidade medieval

• Cruzadas

• Mulheres no mundo medieval

• Peste bubônica

• Revoltas populares

• Guerra dos Cem Anos

• Formas de registro da História e da produção do conhecimento histórico.

• A passagem do mundo antigo para o mundo medieval.

• A fragmentação do poder político na Idade Média.

• Senhores e servos no mundo antigo e no medieval.

• Escravidão e trabalho livre em diferentes temporalidades e espaços (Roma Antiga, Europa medieval e África).
OC: A escravidão moderna e o tráfico de escravizados • 7º ano.

• Lógicas comerciais na Antiguidade romana e no mundo medieval.

• O papel da religião cristã, dos mosteiros e da cultura na Idade Média.
OC: A emergência do capitalismo • 7º ano.

EF06HI02
EF06HI14
EF06HI16
EF06HI17
EF06HI18
EF06HI19

• Competências específicas de História 1, 3 e 5.

• Competências específicas de Ciências Humanas 3, 4 6 e 7.

• Competências gerais 4, 6, 8 9 e 10.

• Educação financeira.

• Vida familiar e social.

• Saúde.

Sugestões de cronograma

O cronograma a seguir sugere algumas possibilidades de distribuição do conteúdo curricular dêste volume durante o ano letivo. Todos os volumes são estruturados de maneira a promover a autonomia em sua prática pedagógica. Assim, é permitido analisar e verificar diferentes e melhores maneiras de conduzir os estudos com os alunos, pois a sequência dos conteúdos pode ser organizada como melhor julgar conveniente.

Sugestões de cronograma

Bimestral

1º bimestre

Unidade 1
Unidade 2

2º bimestre

Unidade 3
Unidade 4

3º bimestre

Unidade 5
Unidade 6

4º bimestre

Unidade 7
Unidade 8

Trimestral

1º trimestre

Unidade 1
Unidade 2
Unidade 3

2º trimestre

Unidade 4
Unidade 5

3º trimestre

Unidade 6
Unidade 7
Unidade 8

Referências bibliográficas comentadas

ACTIVE learning. bârclei fór énd lãrnin. Disponível em: https://oeds.link/IoDydB. Acesso em: 25 fevereiro 2022.

êsse site explora os benefícios de trabalhar com metodologias ativas para desenvolver nos alunos a chamada aprendizagem ativa, além de abordar metodologias ativas que podem ser aplicadas em sala de aula e diferentes recursos que podem ser trabalhados em planejamentos.

, Marguerite. As competências do professor profissional: entre conhecimentos, esquemas de ação e adaptação, saber analisar. : , (organizador). Formando professores profissionais: quais estratégias? Quais competências? 2. edição Porto Alegre: Artmed, 2001. página 23-35. Disponível em: https://oeds.link/PW5Q8P Acesso em: 12 maio 2022.

êsse documento apresenta contribuições para a formação de professores, com estudos internacionais e nacionais, que promovem a capacitação de docentes às competências profissionais de sua área. Traz entrevistas que revelam práticas pedagógicas com base em conhecimentos e experiências profissionais de outros professores.

Blum, Benjamin sem; , Tômas; , djêordji folhas Manual de avaliação formativa e somativa do aprendizado escolar. São Paulo: Pioneira, 1971.

Nesse livro, o professor encontra uma fórma de avaliar e como melhorar êsse processo, considerando diversas propostas, que foram pensadas levando em conta os diferentes contextos educacionais em que acontece a prática de avaliação.

bósqui, Caio César. Por que estudar história? São Paulo: Ática, 2007.

Nesse livro, o autor apresenta conceitos fundamentais para a História, além de abordar a importância de estudá-la, demonstrando como êsse componente curricular está relacionado ao nosso cotidiano.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Versão final. Brasília: Méqui, 2018. Disponível em: https://oeds.link/pKEA59. Acesso em: 19 maio 2022.

êsse link apresenta a Base Nacional Comum Curricular. Nele, é possível acessar e navegar pêlo documento consultando êsse material de referência para auxiliar na abordagem dos conteúdos curriculares.

BRETAS, Maria Luiza Batista. Leitura é fundamental: desafios na formação de jovens leitores. Belo Horizonte: érre agá jota, 2012.

Esse livro busca compreender como a prática leitora é desafiadora no que se refere ao ensino da leitura com visão crítica, argumentativa e reflexiva. Nesse sentido, a obra apresenta como o docente pode incentivar os alunos a ler, a contar e a ouvir histórias, a ter o domínio da leitura e a usar a escrita como função social, produzindo conhecimento e significação para o ato de ler.

CAMARGO, Fausto; DAROS, . A sala de aula inovadora: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. Pôrto Alegre: Penso, 2018.

Os autores dêsse livro apresentam variadas metodologias ativas fornecendo o conceito de cada uma delas, demonstrando a maneira como podem funcionar na sala de aula e modos de avaliar essas metodologias.

CAMAS, Nuria Pons Vilardell. Novas tecnologias facilitam a aprendizagem escolar. Entrevista ao Portal Brasil. Portal , 10 julho 2014. Disponível em: https://oeds.link/8APWPV Acesso em: 17 maio 2022.

Essa entrevista traz informações sôbre o uso e a importância da tecnologia para a aprendizagem. A entrevistada discorre sôbre conceitos, menciona benefícios, comenta a realidade de uma sala de aula e o papel do professor com relação a esse recurso. Todas as informações são apresentadas de maneira sucinta, porém de forma clara.

CRAVEIRO, Clélia adjetivo; MEDEIROS, Simone (organizador). Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais de Educação Básica: diversidade e inclusão. Brasília: Méqui, 2013.

O material em questão foi construído com a participação de vários autores. dêsse modo, em diferentes capítulos são apresentados temas que procuram incluir diferentes culturas e modalidades de ensino.

DELGADO, Lucilia de Almeida Neves. História oral: memória, tempo, identidades. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. (Coleção Leitura, Escrita e Oralidade).

A história oral é tratada, nesse livro, como um procedimento metodológico, cabendo ao historiador sua coleta e registro, sendo compreendida, dessa fórma, como uma fonte histórica que carrega impressões, vivências e memórias individuais ou coletivas a respeito de determinado contexto.

DEL PRETTE, Zilda Aparecida Pereira; DEL PRETTE, Almir (organizador). Habilidades sociais e competência social para uma vida melhor. São Carlos: edufiscar, 2017.

Esse livro apresenta diferentes capítulos com contribuições de vários autores, tratando de maneira teórica e prática as habilidades sociais e a competência social. Conceitua os comportamentos interpessoais e oferece exercício sôbre as tarefas de mesmo cunho.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes (organizador). Didática e interdisciplinaridade. 17. edição Campinas: Papirus, 2012.

Os autores dêsse livro analisam e refletem a interdisciplinaridade articulada às questões pedagógicas.

FERREIRA, Taís. Estudos culturais, recepção e teatro: uma articulação possível? Fênix: Revista de História e Estudos Culturais, Uberlândia, ano 3, volume 3, número 4, página 1-20, outubro/novembro/dezembro 2006. Disponível em: https://oeds.link/MePvzs. Acesso em: 27 abril 2022.

Esse artigo apresenta a prática de pesquisa no estudo de recepção, com enfoque no estudo de produções culturais.

FONTELLES, Mauro José et al. Metodologia da pesquisa científica: diretrizes para a elaboração de um protocolo de pesquisa. . Disponível em: https://oeds.link/U8Br6L. Acesso em: 26 abril 2022.

Esse artigo mostra a organização de uma pesquisa que busca solucionar um problema e descreve todos os procedimentos necessários para sua prática. Os autores apontam desde o levantamento do problema à descrição e elaboração dos objetivos a serem alcançados, bem como o método utilizado para resolução, a construção de hipóteses, entre outros passos para estruturar uma pesquisa.

GIL, Carmem Zeli de Vargas; EUGENIO, Jonas Camargo. Ensino de história e temas sensíveis: abordagens teórico-metodológicas. História Hoje, São Paulo, volume 7, número 13, página 139-159, 2018. Disponível em: https://oeds.link/MCG8BE. Acesso em: 23 maio 2022.

Nesse artigo, os autores discutem o trabalho com temas sensíveis no contexto do componente curricular de História, ressaltando a importância dêsse diálogo ser desenvolvido em sala de aula considerando a pluralidade de vozes, tanto a de alunos quanto a de professores.

róbisbaun, Eric J. Era dos extremos: o breve século vinte (1914-1991). São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

A eclosão da Primeira Guerra Mundial é o fenômeno que marca o século vinte nesse livro de ériqui róbisbaun. A partir dêsse acontecimento, o historiador aborda os principais fatos ocorridos dentro do recorte temporal que se inicia com a Primeira Guerra Mundial e termina com a queda da União Soviética, em 1991.

Rrófman, Jussara. Avaliar para promover: as setas do caminho. 15. edição Pôrto Alegre: Mediação, 2014.

O livro sugere a proposta de avaliação que se contextualiza com os meios físicos e sociais, uma vez que, para a autora, o ato de avaliar é uma maneira de transformar a realidade. Nesse livro, ela leva o leitor/professor a refletir para modificar as práticas pedagógicas em seu ato avaliativo, buscando sempre considerar o contexto educacional.

KOCH, Ingedore G. Villaça. Argumentação e linguagem. 12. edição São Paulo: Cortez, 2009.

A análise da autora dêsse livro é voltada para o ato de argumentar como fórma de discurso, assim, apresenta em sua obra textos, ilustrações e esquemas que permitem ao leitor refletir sôbre a noção da argumentação oral e escrita.

él í , Jác. História e memória. Tradução: Bernardo Leitão e outros 5. edição Campinas: Editora da Unicamp, 2003. página 419.

Nesse livro, Jác él í aborda a memória individual e coletiva como fonte para a História, propondo reflexões sôbre a maneira como os historiadores podem interpretá-la e registrá-la, submetendo-a, assim, a um necessário rigor científico e metodológico.

LIMA, Telma Cristiane Sasso de; MIOTO, Regina Célia Tamaso. Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. Katál, Florianópolis, volume 10, número , página37-45, 2007. Disponível em: https://oeds.link/w1MvUA. Acesso em: 27 abril 2022.

O artigo apresenta a pesquisa bibliográfica como um método de prática de pesquisa, conceituando-o, abordando suas características, como êle deve ser organizado e quais objetivos devem ser considerados, além de apresentar etapas exemplificadas do procedimento metodológico da pesquisa bibliográfica.

Luquézi, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 18. edição São Paulo: Cortez, 2006.

Nesse livro, são abordados estudos sôbre a avaliação da aprendizagem escolar feitos pêlo autor, que propõe que a avaliação não deve ser mais pensada apenas como um serviço teórico obrigatório da educação e imposta de fórma autoritária, mas sim como uma prática a favor do conhecimento de todos de forma construtiva e social.

môrrãm, José Manuel; MASETTO, Marcos tomo; bêrrãns, Marilda adjetivo Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2017.

O livro reconhece o papel do professor como mediador entre aluno e conhecimento e, somado a isso, faz menção à nova realidade em que a tecnologia se insere no contexto escolar. Ademais, embora discorra sôbrea compreensão acêrca da necessidade do uso dela no decorrer das aulas, aborda a importância de utilizá-la com cuidado para que a aprendizagem não se restrinja à diversão, sem o devido proveito.

Pínsqui, Jaime; Pínsqui, Carla Bassanezi (organizador). História da cidadania. São Paulo: Contexto, 2003.

Nesse livro, diversos autores contribuem para a compreensão do processo de construção da cidadania na sociedade ocidental, abordando a conquista de direitos ao longo da história, bem como os fundamentos da cidadania na contemporaneidade, considerando, nesse processo, as exclusões sociais.

REIS, José Carlos. O tempo histórico como “representação intelectual”. Fênix: Revista de História e Estudos Culturais, Uberlândia, ano oito, volume 8, número 2, maio/junho/julho/agosto 2011. Disponível em: https://oeds.link/e0wF1Z. Acesso em: 19 maio 2022.

Nesse artigo, o autor propõe uma reflexão sôbre o conceito de tempo, considerando sua relação com o componente curricular de História. Com base nessas reflexões, o conceito é tratado como “representação intelectual” e “representação cultural”.

ximít, Maria Auxiliadora; CAINELLI, Marlene. Ensinar história. São Paulo: Scipione, 2004. (Coleção Pensamento e Ação no Magistério).

As autoras tratam, nesse livro, sôbre o ensino e a aprendizagem em História, com propostas de reflexões e abordagens para serem aplicadas em sala de aula, considerando o contexto dos alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

SILVA, Kalina Vanderlei; SILVA, Maciel Henrique. Dicionário de conceitos históricos. São Paulo: Contexto, 2009.

O livro aborda o significado de conceitos importantes para a História considerando as diferentes concepções adquiridas em determinados contextos, além de propor maneiras de trabalhar com êles em sala de aula.

SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Pôrto Alegre: Artmed, 1998.

Nesse livro, a autora mostra a importância da leitura para o alcance da interpretação, compreensão e autonomia dos alunos no contato com diferentes textos.

VON, Cristina. Cultura de paz. São Paulo: Peirópolis, 2003.

Nesse livro, a autora apresenta diferentes temáticas de cunho sensível. Todas voltadas às reflexões sôbre igualdade, respeito às diferenças e como isso pode ser trabalhado com os alunos na escola e na sociedade em geral.

Referências bibliográficas complementares comentadas sôbre Ensino de História

ALMEIDA, Juniele Rabêlo de; RODRIGUES, Rogério Rosa (organizador). História pública em movimento. São Paulo: Letra e Voz, 2021.

Nesse livro, são abordadas as articulações teóricas e metodológicas da história pública e a maneira como esse campo contribui para promover reflexões relevantes em sala de aula por meio de temas como desigualdade social, interseccionalidade, pandemia, movimento éle gê bê tê quê i a mais, entre outros.

ANDRADE, Juliana Alves de; PEREIRA, Nilton mãlet êti áli (organizador). Ensino de história e suas práticas de pesquisa. 2. edição São Leopoldo: óicos, 2021.

Livro com teses, dissertações e projetos de pesquisa sôbre a teoria da História, a historiografia e o ensino de História desenvolvidos nos últimos anos.

bitêncur, Circe Fernandes. Reflexões sôbre o ensino de história. Estudos Avançados, São Paulo, volume 32. número 93, página 127-149, 2018. Disponível em: https://oeds.link/hJ9Mns. Acesso em: 30 maio 2022.

êsse artigo reflete sôbre o ensino de História e como êlevem se transformando nos últimos anos, considerando as tendências curriculares expressas em documentos como a Bê êne cê cê e a abordagem do componente curricular de História nas instituições escolares.

bitêncur, Circe Fernandes. Ensino de história da América: reflexões sôbre problemas de identidades. Revista Eletrônica da Amplác, São Paulo, número 4, página 5-15, 2005. Disponível em: https://oeds.link/o2E8Xf. Acesso em: 30 maio 2022.

Nesse artigo, a autora propõe que o ensino de História da América parte de um olhar local, relacionando a construção do Estado-nação do Brasil com a dos demais países da América, possibilitando aos alunos uma visão mais ampla a respeito das identidades constituídas na região.

BOVO, Claudia Regina; DEGAN, Alex. As temporalidades recuadas e sua contribuição para a aprendizagem histórica: o espaço como fonte para a história antiga e medieval. História Hoje, São Paulo, volume 6, número 12, página 55-76, 2017. Disponível em: https://oeds.link/wcqt1A. Acesso em: 30 maio 2022.

Com base nos conteúdos de História Antiga e Medieval, os autores propõem um ensino que contribua para o desenvolvimento da alteridade e do pensamento histórico dos alunos.

CARVALHO, Alexandre Galvão. Diálogos entre a história antiga e o ensino de história. Perspectivas e Diálogos: Revista de História Social e Práticas de Ensino, Caetité, volume 2, número 6, página 17-34, julho/dezembro 2020. Disponível em: https://oeds.link/CzAw4v. Acesso em: 30 maio 2022.

Nesse artigo, o autor apresenta possíveis diálogos entre a História Antiga e o ensino de História, por meio de propostas teórico-metodológicas que contribuam para uma aproximação entre o período histórico estudado com a atualidade.

COSTA, da. “Negro” na sala de aula de história: currículo e produção da diferença. Rio de Janeiro: Mauád , 2019.

Nesse livro, a autora apresenta um diálogo entre matrizes históricas e culturais afro-brasileiras no ensino de História e discute a abrangência dos estudos sôbre a sociedade com relação à desigualdade social e ao racismo estrutural.

CRISTOFOLI, Maria Silvia; DIAS, Maria de Fátima Sabino; VERÍSSIMO, Marise da Silveira. Trajetória e perspectivas do ensino de história da América: reflexões a partir do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Ensino de História e do acôrdo de Cooperação Brasil – Argentina. Revista Eletrônica da Amplác, São Paulo, número 4, página 16-34, 2005. Disponível em: https://oeds.link/YyaMbr. Acesso em: 30 maio 2022.

O artigo se baseia em uma pesquisa feita por membros do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Ensino de História () e traz reflexões acerca do papel do ensino de História da América no Brasil e sôbreo ensino de História em nosso país e na Argentina, com ponderações a respeito da inclusão de História Latino-Americana nos currículos de ambas as nações.

DELGADO, Lucilia de Almeida Neves; FERREIRA, Marieta de Moraes. História do tempo presente e ensino de história. História Hoje, Rio de Janeiro, Instituto de História, volume 2, número 4, página 19-34, julho/dezembro2013. Disponível em: https://oeds.link/tqrl6D. Acesso em: 30 maio 2022.

Texto que aborda algumas linhas de estudos realizados por historiadores do passado, demonstrando como suas teorias podem ser úteis no ensino do componente curricular de História na atualidade. Além disso, salienta como métodos, fontes e memórias enriquecem o ensino da História do tempo presente.

FERREIRA, Marieta de Moraes; OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de (coordenação). Dicionário de ensino de história. Rio de Janeiro: éfe gê vê, 2019.

Dicionário com que possibilitam a compreensão de temas, conceitos e debates relevantes ao ensino de História.

FRONZA, Marcelo. A intersubjetividade e a verdade na aprendizagem histórica de jovens estudantes a partir das histórias em quadrinhos. 2012. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba.

Uma pesquisa sôbre a maneira como a juventude relaciona os conceitos históricos e como desenvolvem a consciência histórica por meio do uso de histórias em quadrinhos em sala de aula.

FUNARI, Raquel dos Santos. A África antiga no ensino de história. Heródoto, Guarulhos, uniféspi, volume 3, número 2, página 194-204, dez. 2018. Disponível em: https://oeds.link/r9eAEU. Acesso em: 30 maio 2022.

Nesse artigo, a autora discute o ensino de História da África, destacando sua importância para a formação integral do cidadão.

GUIMARÃES, Selva (organizador). Ensino de história e cidadania. Campinas: Papirus, 2016.

êsse livro é fruto de uma pesquisa que teve como objeto de estudo o processo de ensino de História e a formação cidadã do aluno na Educação Básica e como são formados professores para êsse ensino, cujo enfoque se dá na formação integral do indivíduo. Entende-se, assim, que o ensino de História nos currículos escolares contribui para a educação cidadã, tendo em vista que permite aos alunos avançar em conhecimento, desenvolvendo ainda mais seu papel social.

HISTÓRIA e a Bê êne cê cê: faça download do livro digital. Nova Escola. Disponível em: https://oeds.link/5FtKIH. Acesso em: 31 maio 2022.

O link disponibiliza um livro que aborda a Bê êne cê cê e o ensino de História com base nos conceitos de aprendizagem: identificação, comparação, contextualização, interpretação e análise. O livro também apresenta propostas didáticas e materiais complementares e demonstra como avaliar o processo de aprendizagem dos alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental, firmando o avanço do ensino de História no que diz respeito a um diálogo entre passado e presente.

HISTORICIDADE 23: ensino de história antiga no Brasil. Fronteiras no Tempo, 24 julho 2019. Disponível em: https://oeds.link/jz0fNd. Acesso em: 30 maio 2022.

O episódio dêsse podcast apresenta uma entrevista com o professor do Departamento de História da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (ú éfe tê ême), Fábio , que discute a questão do ensino de História Antiga no Brasil por meio dos eixos temáticos preconizados pêla Bê êne cê cê do Ensino Fundamental – Anos Finais – e do Ensino Médio.

MACEDO, José Rivair (organizador). Desvendando a história da África. Pôrto Alegre: Editora da u éfe érre gê ésse, 2008. (Série Diversidades).

Livro que discorre sôbre a história do continente africano, ressaltando as contribuições culturais de suas populações para a formação de outros povos, inclusive os do Brasil. Nesse sentido, evidencia a importância do ensino de História da África nas escolas, a fim de que essas heranças sejam reconhecidas e, dessa fórma, que qualquer tipo de preconceito seja combatido.

MACHADO, Ironita página; , Marcos; FRANZEN, Douglas Orestes (organizador). Ensino de história: experiências na educação básica. Passo Fundo: Editora, 2016.

êsse livro reflete sôbre a relação indissociável entre teoria e prática na formação do professor pesquisador de História. Escrito e pensado no ensino de História em diferentes contextos educacionais, os autores apresentam ferramentas e ambientes que tornam a aprendizagem mais enfática e o planejamento mais objetivo e efetivo, como tecnologia, filme, museu, fotografia, jogos eletrônicos, entre outros recursos e materiais que diversificam e dão experiência à prática do ensino de História, fazendo parte do avanço e da inovação do processo de ensino dessa disciplina.

MARIZ, Silviana Fernandes. Por um currículo afrorreferenciado de história antiga e medieval. Brathair, São Luís, volume 21. número 1, página 15-49, 2021. Disponível em: https://oeds.link/rU4NkJ. Acesso em: 30 maio 2022.

Nesse artigo, a autora ressalta a importância do ensino de História da África, com destaque para a Lei númeroº 10.639/03, para promover a representatividade e a visibilidade de suas culturas.

MEMÓRIAS da Ditadura. Disponível em: https://oeds.link/0Sv66C. Acesso em: 31 maio 2022.

Por meio do trabalho com a temática da ditadura civil-militar, êsse site traz propostas de sequências didáticas e sugestões de atividades para serem aplicadas no Ensino Fundamental – Anos Finais. Além de desenvolver a compreensão a respeito do período, recursos contribuem para que o momento seja analisado com base em uma visão crítica, colocando os alunos como protagonistas de sua aprendizagem.

MONTEIRO, Ana Maria e outros (organizador). Pesquisa em ensino de história: entre desafios epistemológicos e apostas políticas. Rio de Janeiro: Mauád , 2014.

Nesse livro, os autores apresentam um diálogo entre educação e o componente curricular de História e levam em consideração a construção do currículo escolar, o ensino dêsse componente, questões sociais, entre outras temáticas relacionadas a êle para discussão, que vêm expressando avanços no ensino de História, de acôrdo com a Bê êne cê cê e a legislação.

SATLER, Carla Fernanda da Silva; , Jaqueline (organizador). Caminhos da aprendizagem histórica: africanidades e cultura afro-brasileira. Rio de Janeiro: sôbre Ontens/uérj, 2021.

Nesse livro, é destacada a importância de as culturas africana e afro-brasileira serem abordadas por uma perspectiva de ensino que envolva todos os componentes curriculares. Com isso, são propostas práticas antirracistas que contribuem para o combate ao preconceito e para promover a autoestima e a autoafirmação dos alunos em desenvolvimento. Também são evidenciadas as leis que asseguram a aplicabilidade do ensino de História da África e das culturas africana e afro-brasileira.

VIANNA, Luciano José (organizador). A história medieval entre a formação de professores e o ensino na educação básica no século vinte e um: experiências nacionais e internacionais. Rio de Janeiro: Autografia, 2021.

Livro que aborda temáticas do ensino de História Medieval para a formação de professores do Ensino Superior e da Educação Básica por meio de relatos de experiências obtidos em pesquisas com docentes que atuam em diversos contextos educacionais e com diferentes práticas pedagógicas.

, Bodo. Jovens e consciência histórica. Tradução: Marcelo Fronza, Maria Auxiliadora ximít e Lucas . Curitiba: Editores, 2018.

O autor aborda o resultado de uma pesquisa realizada com professores e jovens alunos de diferentes origens, com o propósito de entender como se constrói uma consciência histórica, demonstrando que ela é mobilizada por meio de três aspectos: experiência, interpretação e orientação.