Capítulo 5 Sociedades indígenas da Mesoamérica e dos Andes

Anteriormente, vimos algumas sociedades que povoaram a América, no território que hoje conhecemos como Brasil. Agora, estudaremos algumas características dos povoadores de outras regiões do continente americano: a Mesoaméricaglossário e a cordilheira dos Andesglossário . Observe no mapa a seguir.

Civilizações asteca, maia e inca (c. 250 a 1500)

Mapa. Civilizações asteca, maia e inca (cerca de 250 a 1500). Mapa destacando a América do Norte e América do Sul. Conforme legenda: Civilização Asteca (cerca de 1300 a 1500): Região central do México se estendendo até o sul e parte da Guatemala. Civilização Maia (cerca de 250 a 1000): Sul do México, norte da Guatemala, Belize e norte de Honduras. Civilização Inca (cerca de 1200 a 1500): Costa oeste da América do Sul, voltada para o Oceano Pacífico. Corresponde à partes do território do Equador, Peru, Bolívia, Chile e Argentina. Na parte superior, à direita, planisfério destacando a América do Norte e América do Sul. Na parte inferior, apresentação da rosa dos ventos e escala de 1130 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: VICENTINO, Cláudio. Atlas histórico: geral e Brasil. São Paulo: Scipione, 2011. página 52.

Ícone ‘Atividade oral’.

Questão 1.

Atualmente, parte do território de quais países está localizada na região antes ocupada pêla civilização inca?

Ícone ‘Atividade oral’.

Questão 2.

Quais oceanos faziam limite com o território anteriormente ocupado pêla Civilização Asteca?

O povoamento da América ocorreu há cêrca de 11 mil a 50 mil anos. Desde então, diversos povos habitaram o território ao longo do tempo. Eles se organizaram de diferentes maneiras: de pequenos grupos até sociedades bastante complexas que chegaram a formar reinos e impériosglossário .

Atualmente, estudiosos analisam a possível trajetória e o modo de vida dêsses povos. De acôrdo com pesquisas, por volta de 5 mil anos atrás, grupos humanos já desenvolviam a agricultura na região da Mesoamérica, por exemplo, com o cultivo de espécies como o milho.

Respostas e comentários

Questão 1. Resposta: Equador, Peru, Bolívia, Chile e Argentina.

Questão 2. Resposta: Oceano Pacífico e Oceano Atlântico.

Objetivos do capítulo

  • Estudar alguns dos povos que viviam no continente americano antes do século quinze, entre eles os maias, os astecas e os incas.
  • Conhecer fórmas de organização dêsses povos, assim como aspectos de seu cotidiano.

Justificativas

Este capítulo busca trabalhar os temas dos povos maias, astecas e incas, sendo relevante para que os alunos desenvolvam a Competência específica de História 1, pois com assuntos eles compreen- derão os acontecimentos históricos, as relações de poder, as transformações das estruturas sociais e as políticas econômicas e culturais ao longo do tempo e em diversas localidades.

Os temas são também relevantes por possibilitar o desenvolvimento das habilidades ê éfe zero seis agá ih zero sete e ê éfe zero seis agá ih zero oito, uma vez que tratam de fórmas de registro das sociedades andinas e mesoamericanas, bem como dos espaços por elas ocupados e seus respectivos modos de vida e culturas.


Ao apresentar o povoamento da América pelos maias, astecas e incas, a análise do mapa leva os alunos a desenvolver noções de raciocínio espacial e temporal relacionadas a localização, distância e direção, bem como aos períodos em que povos ocuparam tais espaços, o que favorece o desenvolvimento da Competência específica de Ciências Humanas 7.

O desenvolvimento da agricultura favoreceu a criação de aldeias sedentárias e o aumento populacional na Mesoamérica e na região dos Andes, por volta de 1500 antes de Cristo Milho, feijão, abóbora, pimenta e algodão foram algumas das espécies cultivadas mais importantes dessa época. primeiros aldeões também fabricavam tecidos e produziam objetos de cerâmica, entre outras atividades.

Agora, vamos conhecer alguns dos povos que habitavam êsse território.

Os maias

Os maias habitaram o território que corresponde ao sul do México e a algumas partes da América Central. Atualmente, na região se situam países como Guatemala, Belize, Honduras, Él e parte do México, na península de Iucatã.

A civilização maia desenvolveu-se entre os séculos três e dez e foi formada por vários povos. Entre eles estavam os olmecas, que habitaram a região em um período anterior aos maias, mas que já haviam desenvolvido elaboradas técnicas de arquitetura, como as utilizadas para a construção de centros cerimoniais.

Escultura. Rosto de pedra uma pessoa com nariz e lábios grossos.
Escultura olmeca localizada no , em vila ermossa, México, em 2021.

Religiosidade

Os maias eram politeístas, ou seja, cultuavam diversos deuses, geralmente associados a elementos e fenômenos da natureza, como o dia e a noite, o Sol, a chuva e a fertilidade.

Era comum que deuses fossem representados em objetos do cotidiano e em esculturas.

Relevo. Detalhes em rocha vermelha de uma face humana, com olhos, nariz com adornos, lábios e espécie de chapéu. Em volta, detalhes com formas geométricas e linhas tracejadas.
O relêvo, produzido no século oito, é uma representação de , o deus do Sol maia, na Cidade do México, México.
Respostas e comentários
  • Os assuntos a respeito do desenvolvimento de técnicas de arquitetura, das construções de centros cerimoniais e da religiosidade maia desenvolvem a Competência geral 6 ao prestigiarem a diversidade de saberes e as vivências culturais.
  • sôbre a história da civilização maia, existem diferentes versões de periodização e datações estabelecidas pelos pesquisadores. Apresente aos alunos a tabela a seguir, baseada na obra A América que os europeus encontraram, do historiador uruguaio Enrique , radicado no Brasil. A tabela mostra as três fases principais do desenvolvimento das populações que habitaram a região da península de Iucatã, no México.

Fases

Características

1ª fase
(da fixação dos grupos humanos na Mesoamérica ao ano de 317)

Época das populações caçadoras e coletoras, grupos conhecidos como totonacas (primeiros habitantes da região mexicana). Por volta de 900 a.C., os grupos passaram a se fixar nas terras e, consequentemente, a cultivar milho.

2ª fase, Antigo Império (ano 317 a 987)

Período em que as populações passaram a ocupar a parte central da península de Iucatã. Foi a época de maior expansão da civilização maia, em que se desenvolveram seus principais aspectos culturais.

3ª fase, Novo Império (ano 987 a 1697)

Já em fase de declínio da civilização maia, as populações passaram a ocupar principalmente as regiões do sul da península de Iucatã. Esse período encerra‑se com o domínio europeu na região.

A escrita e o sistema numérico dos maias

Os maias criaram um complexo sistema de escrita, baseado em símbolos que representavam ideias e sons. Além da escrita, essa civilização elaborou um sistema de numeração que tinha como base o 20 (acredita-se que seja por causa da soma do número dos dedos das mãos e dos pés) e que incluía o zero para indicar um valor nulo. Confira.

Escrita Maia. Símbolos representando os números, sendo: Uma forma oval com três linhas na vertical, igual ao número 0. Um ponto, igual ao número 1. Dois pontos, igual ao número 2.  Três pontos, igual ao número 3. Quatro pontos, igual ao número 4. Um traço na horizontal, igual ao número 5. Um traço na horizontal e um ponto acima, igual ao número 6. Um traço na horizontal e dois pontos acima, igual ao número 7. Um traço na horizontal e três pontos acima, igual ao número 8. Um traço na horizontal e quatro pontos acima, igual ao número 9. Dois traços paralelos na horizontal, igual ao número 10. Dois traços paralelos na horizontal e dois pontos acima, igual ao número 12. Uma forma oval com duas linhas na vertical, acima um ponto, igual ao número 20. Uma forma oval com duas linhas na vertical, acima um traço na horizontal, igual ao número 100.

Fonte de pesquisa: lêon-, . Códices: os antigos livros do Novo Mundo. Florianópolis: Editora da , 2012.

Questão 3.

Utilizando os numerais maias, escreva em seu caderno o número de alunos presentes na sala de aula no dia de hoje.

O calendário maia

Os conhecimentos desenvolvidos pelos maias possibilitaram a realização de diversos estudos astronômicos e também a criação de dois calendários, um deles referente aos rituais, com 260 dias, e outro solar, de 365 dias.

O calendário de 260 dias era dividido em 13 grupos de 20 dias. êle tinha nomes e números para os dias. O ciclo dos nomes se repetia a cada 20 dias, e o dos números, a cada 13 dias. Confira a seguir os nomes e as representações gráficas dos dias dêste calendário.

Calendário Maia. Ideogramas que representam os 20 dias do calendário maia, sendo eles: 1 Imix, 2 Ik, 3 Akbal, 4 Kan, 5 Chicchan, 6, Cimi, 7 Manik, 8 Lamat, 9 Muluc, 10 Oc, 11 Chuen, 12 Eb, 13 Ben, 14 Ix, 15 Men, 16 Cib, 17 Caban, 18 Etznab, 19 Cauac, 20 Ahau.

Nessa fonte, podemos notar um praticante do jôgo de bola maia rodeado pelos símbolos que representam os dias do calendário dessa civilização.

Relevo. Forma circular, com silhueta de uma pessoa ao lado de uma bola. Ao redor, símbolos do calendário maia que representam os dias.
relêvo em rocha do século seis encontrado no sítio arqueológico de , no México.
Respostas e comentários

Questão 3. Resposta: O número a ser representado depende da quantidade de alunos presentes na sala de aula no dia da realização da atividade.

  • Comente com os alunos que por muito tempo os significados dos símbolos do sistema de escrita maia foram um mistério para os estudiosos dessa cultura. Eles começaram a ser decifrados a partir da década de 1940, e, na atualidade, o significado da maioria deles já é conhecido. Sabe-se, por exemplo, que algumas inscrições em ticál apresentam informações históricas e cronológicas sôbre os governantes maias.
  • O desenvolvimento de um sistema numérico e de escrita pelos povos maias permite abordar o tema contemporâneo transversal Ciência e tecnologia. Leve os alunos a compreender que o complexo sistema numérico e a escrita criados por povos facilitaram suas atividades cotidianas. Além disso, tais sistemas foram fundamentais para outras fórmas de escrita e de numeração serem desenvolvidas posteriormente.

Um texto a mais

Para aprofundar os conhecimentos dos alunos acêrca da religiosidade asteca, leia para eles o texto a seguir.

Os astecas tinham a reputação de serem os indígenas mais religiosos do México. De fato, sua religião, simples e totalmente ou principalmente astral na origem, foi enriquecida e complicada sob efeito de seus contatos com os povos sedentários e civilizados do Centro. reticências No início do século dezesseis, sua religião, que dominava todos os aspectos da sua vida, constituía ainda uma síntese imperfeita de crenças e cultos de origens diversas.

[...] O disco solar era adorado com nome de tônatiú. , deus-guia da tribo, encarnava o Sol do meio-dia. A tradição afirmava que êle fôra outrora “somente um homem”, talvez um chefe tribal, mas também um mágico. Seu mito compreendia traços emprestados das concepções toltecas: não longe de , sôbre a montanha de , êsse deus nascera milagrosamente da deusa terrestre cótlquiu reticências.

A religião das antigas civilizações clássicas do planalto tinha por base o culto de um casal supremo (Terra e Fogo); do deus da chuva e da deusa da água; e da Serpente de Plumas, símbolo da fecundidade e da abundância vegetal. reticências

reticências nesse profuso panteão, onde se acotovelavam divindades antigas e recentes, terrestres e astrais, agrícolas e lacustres, tolteco-astecas e exóticas, tribais e corporativas, todas as fórmas de atividade humana resultavam de uma fôrça sobrenatural, do comando das armas à confecção de tecidos, da medicina ao amor, do sacerdócio à fabricação de esteiras, da ourivesaria à pesca.

reticências

sustéle, Jác. A civilização asteca. Rio de Janeiro: Jorge zarrár, 2002. página 6364, 69.

Os astecas

A civilização asteca habitou a região onde atualmente está localizado o México desde o início do século catorze.

Os povos que formaram essa civilização se fixaram nas terras próximas ao lago tescôco, onde fundaram a capital, Tenochtitlán, atual Cidade do México.

De acôrdo com uma lenda asteca, a escolha do local de fundação da cidade de Tenochtitlán foi determinada pêlo sinal de um deus. O local onde deveria ser construí­da a cidade teria sido indicado pêla visão de uma águia com uma serpente no bico e pousada em um cacto. Assim, os astecas foram conduzidos até encontrarem o sinal divino, em uma ilha no centro do lago tescôco, onde fundaram Tenochtitlán.

Ilustração. Ao centro, águia com serpente no bico pousada em um cacto que está em um corpo de água. À esquerda, dois homens vestindo túnicas coloridas. À direita, três homens com túnicas brancas com detalhes em vermelho.
A fundação de Tenochtitlán em ilustração reproduzida da obra História dos índios, de Diego , 1579.

Os astecas eram povos guerreiros que conquistaram outros povos da região, formando um poderoso Estado. Eles eram politeístas e cultuavam principalmente os deuses relacionados aos elementos e fenômenos da natureza, como o Sol. Para homenageá-los, os astecas e outros povos mesoamericanos construíram grandes templos religiosos. Muitas dessas construções tinham formato de pirâmide, feitas com grandes blocos de rochas, com degraus e escadarias que levavam ao tôpo.

Fotografia. Uma pirâmide de pedra com uma escadaria central. Na frente, diversas pessoas olhando para a pirâmide e nas escadarias.
Pirâmide do Sol, localizada no sítio arqueológico de têotirruacân, no México, em 2022.
Respostas e comentários
  • Comente com os alunos que a Cidade do México, atual capital do México, foi construída no local onde ficava Tenochtitlán.
  • Explique aos alunos que a atual bandeira do México traz em seu emblema alguns elementos que remetem à civilização asteca, os quais foram adotados pêlo govêrno do México no século dezenove, buscando resgatar a ancestralidade do povo mexicano.

Atividade a mais

Proponha aos alunos uma pesquisa sôbre a bandeira do México para obter informações acêrca dos símbolos que aparecem nela. Nessa atividade, o propósito é conhecer o significado deles e a relação que mantêm com a história local. Além disso, a atividade possibilita o desenvolvimento da Competência específica de História 1 ao incentivar a compreensão de acontecimentos históricos e das relações de poder envolvidas neles e nas transformações e manutenções de determinados fenômenos ao longo do tempo em diferentes espaços.

O modo de vida asteca

A agricultura era uma atividade fundamental para a sociedade asteca, tanto que, ao longo do tempo, êles desenvolveram e aperfeiçoaram diversas técnicas para a produção de alimentos em seu território.

Em Tenochtitlán, situada próximo a lagos e pântanos, êles elaboraram um sistema chamado , que consistia na construção de ilhas artificiais utilizadas como campos de cultivo.

A estrutura urbana e o comércio também se desenvolveram significativamente. Em grandes cidades, como , que chegou a ter cêrca de 300 mil habitantes, existiam mercados com grande variedade de produtos.

Ilustração. Vista de um grande corpo de água com pequenas ilhas, em sua maioria, em formato quadrangular e com plantações. No primeiro plano, à esquerda, algumas pessoas com ferramentas. Entre elas há uma pessoa em pé, de costas, vestindo túnica branca com detalhes em vermelho. À direita, dentro de um retângulo, mapa com linhas paralelas na vertical e horizontal e a ilustração de uma pirâmide.
Astecas construindo tchinãmpas. Cópia de ilustração de um manuscrito do século dezesseis.

Os incas

Os incas formaram um império na região da cordilheira dos Andes, onde atualmente se localizam partes do Equador, do Peru, da Bolívia, do Chile e da Argentina. A partir do século treze, êles passaram a dominar os povos que viviam na região por meio de acordos e da imposição de pagamento de tributos.

Politicamente, o poder do govêrno era centralizado nas mãos de um imperador, que assumia o título divino de “filho do Sol”. A séde do Império se situava na cidade de , no atual Peru.

Quanto à religiosidade, além de cultuarem divindades relacionadas à natureza, os incas reverenciavam um deus criador, chamado .

Fotografia. Vista aérea de construções  de pedras em ruínas sobre uma montanha verde.
Ruínas da cidade inca de mátchu pítchu, no Peru, em 2020.
Respostas e comentários
  • Comente com os alunos que a técnica da é aplicada no México até hoje.
  • A explicação sôbre o modo de vida asteca se relaciona à Competência específica de Ciências Humanas 2 ao levar os alunos a analisar o mundo social e cultural, considerando as variações de significado no tempo e no espaço, de modo a intervir em situações do cotidiano – nesse caso, comparando a prática da agricultura e a construção de tchinãmpas com a atividade agrícola praticada na atualidade, a qual pode fazer parte da realidade do aluno.
  • Comente que na construção das tchinãmpas era empregada tecnologia com o objetivo de ampliar a área de cultivo agrícola e, consequentemente, aumentar a produção de alimentos. Essas estruturas ainda são utilizadas na atualidade por povos andinos. Pergunte aos alunos que tecnologias existem atualmente no Brasil para ampliar a produção de alimentos. Se julgar necessário, cite exemplos como o uso de maquinários e de insumos agrícolas.
  • O sistema de registro das atividades cotidianas dos incas apresentava fórmas complexas de representação numérica e facilitava o dia a dia dessa civilização. Incompreendido pelos estudiosos ao longo de muitos anos, o funcionamento dêsse sistema só foi explicado em 1912, pêlo antropólogo estadunidense lóqui (18751943), cujas pesquisas sôbre o tema são aceitas pêla comunidade científica até os dias de hoje. Explore êsse assunto desenvolvendo uma articulação com o professor do componente curricular de Matemática. Para isso, prepare com êle alguma explicação sôbre a representação numérica dos incas e suas especificidades. Em seguida, providencie cópias do esquema apresentado neste Manual do professor, na página 71, para os alunos explorarem em sala de aula. êle foi feito com base nos estudos de lóqui.

A vida nos Andes

Na agricultura inca, o principal produto de cultivo era a batata, mas eram cultivados também milho, quinoa, batata-doce, abacate, feijão, tomate, vagem, algodão, entre outros. Como o relêvo da região andina é bastante acidentado, os incas desenvolveram terraços nas cordilheiras, que formavam superfícies planas para o plantio.

Dedicavam-se também à atividade pastoril, com a criação de alpacaglossário e lhamaglossário , que, além de fornecer leite, lã e carne, serviam de meio de transporte de cargas.

Os incas não desenvolveram fórmas de escrita, como os maias e os astecas. No entanto, criaram um sistema de registro de quantidades numéricas denominado quipo. Os quipos eram artefatos de côres e tamanhos variados que apresentavam nós simbolizando valores unitários ou dezenas. Assim, êles podiam organizar a produção agrícola, registrar aspectos demográficos e controlar o pagamento de tributos.

Fotografia. Quipo, objeto feito de diversas cordas suspensas com amarrações. Em cada corda há alguns nós.
Quipo inca produzido no século quinze.

Os mensageiros incas

Para manter a organização do Império, os incas tinham um sistema de comunicação que empregava mensageiros treinados, chamados Tiásquis, que ficavam espalhados pêla região andina, separados uns dos outros por uma distância de cêrca de 5 quilômetros.

Cada corria do pôsto onde se encontrava até o pôsto seguinte para a transmissão da mensagem, até que ela chegasse a seu destino. Era um eficiente sistema de comunicação, com as mensagens chegando a percorrer muitos quilômetros em apenas um dia.

Respostas e comentários
  • Explique para os alunos que existem estudos afirmando que os quipos representam outras informações além das numéricas. Alguns dêsses estudos levantaram a hipótese de que as côres dos quipos se referem a determinados significados, como questões relacionadas à hierarquia social. Outras teorias apontam que o sentido da torção das cordas (para a direita ou para a esquerda) corresponderia a aspectos negativos ou positivos para a sociedade inca. Aproveite a ocasião para dizer aos alunos que muitos aspectos da História são amplamente discutidos entre os historiadores, como pontos de vista, evidências, fontes utilizadas, o que faz dela um componente em constante construção.
  • Antes de entregar o esquema aos alunos, peça-lhes que analisem a imagem dos quipos. Em seguida, pergunte como imaginam o funcionamento dêsse sistema.
  • Depois de levantarem algumas hipóteses, apresente o esquema a seguir.
Ilustração. Uma corda na horizontal. Sobreposto a letra 'A'. Há quatro linhas paralelas nas verticais. Sobrepostos a letra 'B'. Na linha 1, de cima para baixo, há 8 argolas verdes. Ao lado, o número: 80. Abaixo, 5 argolas roxas. Ao lado, o número: 5. Na linha 2, de cima para baixo, há 3 argolas laranjas. Ao lado o número: 300. Abaixo, uma argola verde. Ao lado, o número: 10. Seguido, 9 argolas roxas. Ao lado, o número: 9. Na linha 3, de cima para baixo, há 1 argola laranja. Ao lado, o número: 100. Abaixo, 6 argolas verdes. Ao lado, o número 60. Seguido, 9 argolas roxas. Ao lado, o número 9. Na linha 4, de cima para baixo, há 3 argolas verdes. Ao lado, o número: 30. Seguido, 9 argolas roxas. Ao lado, o número 9.
Um quipo é formado normalmente por uma corda principal e pêlas cordas pendentes .
  • De acôrdo com o estudo do antropólogo lóqui, foi possível identificar que a posição do nó na corda está diretamente ligada ao seu valor numérico.
  • Os nós perto da corda principal representam as centenas (em laranja).
  • Os nós intermediários representam as dezenas (em verde).
  • Os nós nas extremidades representam as unidades (em roxo).
  • A concepção do zero é indicada com a ausência de nós.

Fonte de pesquisa: , . O enigma dos quipos. Scientific American Brasil, São Paulo, Editorial, número 11, 2005. página 20-23. (Edição Especial Etnomatemática).

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

1. Leia as características de algumas civilizações que habitaram o continente americano e relacione-as corretamente no caderno.

A. Habitaram a região sul do México e partes da América Central. Desenvolveram dois tipos de calendário, sistemas de escrita e de numeração.

B. Formaram um poderoso Estado na região onde atualmente está localizado o México. A capital dêsse Estado, Tenochtitlán, foi fundada em uma ilha do lago Texcoco.

C. Civilização que se estabeleceu na região da cordilheira dos Andes. Formou um grande império, com poder centralizado e que mantinha um eficiente sistema de mensagens.

1. Incas.

2. Maias.

3. Astecas.

  1. Qual é a importância da agricultura para a organização das sociedades da Mesoamérica?
  2. Cite três elementos que eram celebrados na religiosidade maia.
  3. De acôrdo com uma lenda asteca, como foi realizada a escolha da fundação da cidade de Tenochtitlán?
  4. Qual foi a importância das tchinãmpas para a produção agrícola dos astecas?
  5. Qual foi a importância dos Tiásquis para o Império Inca?
  6. Por que é possível caracterizar o Estado inca como um império?

Aprofundando os conhecimentos

8. Os maias desenvolveram dois calendários. Explique cada um deles e quais são suas diferenças. Comente se algum deles se assemelha ao calendário utilizado por você, apontando também as diferenças entre êles.

Respostas e comentários

1. Respostas: a – 2; B – 3; C – 1.

2. Resposta nas orientações ao professor.

3. Resposta nas orientações ao professor.

4. Resposta nas orientações ao professor.

5. Resposta nas orientações ao professor.

6. Resposta nas orientações ao professor.

7. Resposta nas orientações ao professor.

8. Resposta nas orientações ao professor.

As atividades 1 a 8 levam os alunos a comparar eventos ocorridos em espaços variados e em tempos diferentes – nesse caso, identificando aspectos das antigas sociedades dos incas, maias e astecas, de modo a desenvolver a Competência específica de Ciências Humanas 5.

Respostas

2. O desenvolvimento da agricultura e dos sistemas de irrigação permitiu a sedentarização dos povos e a organização das sociedades, desde pequenas comunidades até grandes impérios.

3. Os alunos podem citar elementos como dia e noite, Sol, chuva e fertilidade.

4. De acôrdo com a lenda, o local onde a cidade deveria ser construída teria sido indicado pêla visão de uma águia com uma serpente no bico e pousada em um cacto.

5. Por causa do terreno pantanoso onde Tenochtitlán foi construída, as tchinãmpas eram utilizadas como campo de cultivo, ampliando a área cultivável e a produção agrícola.

6. Os Tiásquis eram um eficiente sistema de comunicação que permitia que as mensagens percorressem longas distâncias em um intervalo de tempo relativamente curto. êsse sistema contribuiu para a manutenção e organização do Império Inca.

7. Os incas dominaram vários povos da região por meio de acordos comerciais e imposição de pagamento de tributos, além de o poder político ser centralizado na figura de um imperador.

8. Há o calendário de 260 dias, que demarca os rituais, e outro solar, de 365 dias, que tem o mesmo número de dias que o calendário gregoriano, o qual utilizamos no Brasil.

9. A Pedra do Sol exposta no Museu Nacional de Antropologia, na cidade do México, é um artefato asteca que, além de representar o calendário seguido por êssepovo, mostra uma de suas divindades. Com mais de 3 metros de diâmetro e cêrca de 20 toneladas, ela foi encontrada em uma escavação arqueológica no século dezoito. Analise a foto a seguir, leia as informações apresentadas e, depois, responda às questões.

êsse artefato é um registro da crença asteca relacionada à contagem do tempo.

Escultura. Pedra do sol, pedra com detalhes em relevo redondo. Ao centro, desenho de uma face humana. Sobreposto a letra 'A'. Em torno da face, há quatro quadrados com detalhes em relevo. Sobreposto a letra 'C'. Há um círculo com vários símbolos e, ao redor, há detalhes em relevo ilustrando raios solares.  Sobreposto a letra 'B'.
Pedra do Sol asteca, produzida no século quinze.

A. Segundo a maioria dos estudiosos, a figura no meio representa o deus do Sol, cultuado pelos astecas.

B. Essa faixa circular, formada por pequenos símbolos, representa os 20 dias que compunham o mês dos astecas.

C. Os astecas viviam na chamada quinta era, ou ciclo. quatro blocos centrais da Pedra do Sol simbolizam os quatro ciclos já encerrados.

  1. Quais eram as características dos deuses cultuados pelos astecas? Existe alguma semelhança com as crenças de outras populações que habitaram as Américas?
  2. Como era a crença asteca em relação à contagem do tempo? Que partes da Pedra do Sol nos auxiliam a compreender essa característica?
Respostas e comentários

9. a) Resposta: Os deuses cultuados pelos astecas estavam relacionados aos elementos e fenômenos da natureza, assim como os cultuados pelos maias, por exemplo.

9. b) Resposta: Os astecas apresentavam uma visão cíclica da contagem do tempo. Percebe-se isso pêla faixa circular que representa o mês de 20 dias e pêlas quatro eras já encerradas, mostradas na Pedra do Sol.

  • A atividade 9, especificamente, favorece o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero seis agá ih zero dois, pois permite analisar a produção do saber histórico e o significado das fontes que originaram determinadas ­fórmas de registro em sociedades e épocas distintas, como é o caso do desenvolvimento dos calendários maias em comparação com o gregoriano.
  • A imagem da Pedra do Sol – o calendário asteca – apresentada na atividade 9 leva os alunos a compreender, valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sôbre o mundo com a finalidade de entender e explicar a realidade – nesse caso, considerando que o povo asteca contava o tempo de maneira diferente da atual, desenvolvendo, assim, a Competência geral 1.
  • A análise dêsse artefato asteca permite que os alunos identifiquem características das sociedades mesoamericanas, como os traços de sua religiosidade e seu método de contagem do tempo associado aos fenômenos da natureza. Essa abordagem possibilita o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero seis agá ih zero oito.

10. Na cidade de bonanpac, no século nove, os antigos maias produziram uma série de murais que constituem importantes fontes históricas dessa civilização. Analise a seguir duas cenas representadas nesses murais.

Pintura 1. Pessoas em fila. À esquerda, uma pessoa segurando uma espécie de instrumento na mão. Em seguida, duas pessoas, de chapéu, tocando longos instrumentos de sopro. À direita, duas pessoas, uma de frente para a outra, com cabeças que representam animais e adereços. Perto delas, uma pessoa sentada no chão. Ao fundo, parede azul com alguns ideogramas.
Reprodução de afresco maia do século nove, encontrado na cidade de bonanpac, atual México, representando músicos em uma cerimônia.
Pintura 2. Pessoas em fila. À esquerda, uma pessoa com chapéu grande, trajes coloridos e adereços, com o braço esticado. Ao lado, uma pessoa com tecido em volta da cintura e chapéu ajusta uma pulseira verde no braço esticado da pessoa com trajes coloridos. À direita, quatro pessoas com tecido em volta da cintura e chapéu observam a pessoa com trajes colorido. Ao fundo, parede laranja com alguns ideogramas.
Afresco maia do século nove, encontrado no sítio arqueológico de bonanpac, atual México, representando súditos reverenciando seu sacerdote.
  1. Copie no caderno as frases a seguir, corrigindo as que estão incorretas.
    • A imagem 1 mostra a hierarquia da sociedade maia. Podemos perceber isso pêla diferença nas vestes e na função das pessoas e do sacerdote.
    • O sacerdote foi representado na imagem 2 participando de um ritual.
    • Os maias não utilizavam adereços nem instrumentos musicais em suas cerimônias.
    • Além de figuras, os murais apresentavam inscrições características da escrita maia.

b . Em grupos, pesquisem na internet mais informações sôbre como era a técnica de produção dos murais de bonanpac, de quais temas êles tratavam, qual é sua importância histórica etcétera Depois, produzam cartazes com desenhos, imagens e pequenos textos elaborados com base nas informações encontradas.

Respostas e comentários

10. a) Respostas: Incorretas corrigidas: • A imagem 2 representa a hierarquia da sociedade maia. Podemos perceber isso por meio da diferença nas vestes e na função das pessoas e do sacerdote. • Os maias utilizavam e instrumentos musicais em suas cerimônias.

10. b) Resposta pessoal. Espera-se que os alunos produzam cartazes que transmitam as informações pesquisadas de maneira clara e correta.

  • Na atividade 10, explique aos alunos que murais são pinturas ou obras gráficas, geralmente de grandes proporções, feitas em muros ou paredes.
  • Na resposta ao item b, se julgar necessário, auxilie os alunos na pesquisa, fornecendo algumas informações. Comente que bonanpac foi um centro cerimonial construído entre os séculos seis e nove. O local onde se encontram as imagens apresentadas na atividade é conhecido como Templo das Pinturas. Elas são encontradas em câmaras do templo e foram produzidas com a técnica do afresco, sôbre camadas de cal e pó de rochas. Entre as cenas, há representações de batalhas, rituais, sacrifícios e festas.
  • Na atividade 10, os alunos analisarão cenas reproduzidas de murais maias, importantes fontes históricas sôbre essa sociedade. Portanto, êles serão capazes de identificar características referentes a essa civilização, como a divisão da sua sociedade e suas cerimônias religiosas, abordando, assim, a habilidade ê éfe zero seis agá ih zero oito.

11. O texto a seguir apresenta o sistema desenvolvido pelos incas para permitir a agricultura na região. Leia-o e analise a foto apresentada. Em seguida, responda às questões.

Os andenes reticências foram “uma fórma criativa de desafiar o terrenoreticências que permite uma maneira eficiente de cultivar [lavouras]”.

êles permitiram que as comunidades andinas superassem ambientes desafiadores, incluindo encostas íngremes, solo ralo, temperaturas extremas e oscilantes e chuvas escassas ou sazonais.

Abastecidos por poços artificiais e elaborados sistemas de irrigação, os andenes expandiram significativamente a área de terras cultiváveis. reticências

, . A tecnologia inovadora que alimentou o Império Inca. bê bê cê níus. 21 janeiro 2022. Disponível em: https://oeds.link/Ti0SZh Acesso em: 27 fevereiro 2022.

Fotografia. Vista aérea de um morro com recortes em linhas tracejadas na horizontal com plantações. Ao redor, vegetação.
Terraços agrícolas ( incas) no Parque Arqueológico de , no Peru, em 2019.
  1. Quais foram as dificuldades enfrentadas pelos incas para desenvolver a agricultura na região dos Andes? E de que modo resolveram problemas?
  2. Pesquise a respeito dos terraços agrícolas () das comunidades andinas e registre suas descobertas no caderno. Você pode realizar a pesquisa em diferentes tipos de fonte de informação, como revistas, livros, sites ou podcasts que abordam o tema.
    • Como terraços funcionavam?
    • Quais foram os principais impactos dêsses terraços para a sociedade andina?
Respostas e comentários

11. a) Resposta nas orientações ao professor.

11. b) Resposta nas orientações ao professor.

  • Na atividade 11, explique aos alunos que os terraços agrícolas, além de visarem aos aspectos práticos, como a agricultura, tinham motivações estéticas, simbólicas e religiosas, considerando que os incas eram extremamente espiritualizados em relação aos ciclos da natureza.
  • Em relação ao item b da atividade 11, se julgar necessário, auxilie os alunos nas pesquisas fornecendo algumas informações interessantes sôbre o Parque Arqueológico de , um dos pontos turísticos do Peru. Dessa fórma, explore com êles os aspectos espirituais da arquitetura inca, pois , construída na crista da montanha, refletia a vontade dêsse povo de estar mais próximo do mundo superior, o que aborda a habilidade ê éfe zero seis agá ih zero oito.

Metodologias ativas

Na atividade 11, ao trabalhar o item a, é possível aplicar a estratégia de metodologia ativa Aprendizagem baseada em problema (A bê). Para isso, auxilie os alunos a identificar o problema (relacionando as dificuldades enfrentadas pelos incas para desenvolver a agricultura na região dos Andes) e a investigar possíveis soluções, a fim de sugerirem propostas. Veja mais orientações sôbre essa estratégia no tópico Metodologias e estratégias ativas nas orientações gerais dêste manual.

Respostas

11. a ) Encostas íngremes, solo ralo, temperaturas extremas e chuvas irregulares. êles resolveram problemas usando os , terraços agrícolas que contribuíram para ampliar as áreas de terras cultiváveis.

b ) A respeito da primeira questão, espera-se que os alunos expliquem que o terraceamento ou é a técnica de parcelar (ou construir “escadas”) em terrenos muito íngremes, para que a água das chuvas fique restrita aos degraus, irrigando uma porção maior.

A respeito dos impactos dêsses terraços para as sociedades andinas, espera-se que os alunos citem a conservação da água, a redução da erosão, a proteção contra geadas, o aumento da área para cultivo e da qualidade dos produtos cultivados, a possibilidade de fixação dos incas e o desenvolvimento social, econômico e político na região.

O tema é reticências

Vida familiar e social

O trabalho no período Neolítico

Como vimos nesta unidade, o desenvolvimento da agricultura no período Neolítico favoreceu a formação de agrupamentos humanos sedentários. Com o estabelecimento das primeiras aldeias, os trabalhos cotidianos eram realizados por mulheres e homens.

Estudiosos acreditam que as diferenças biológicas entre o sexo masculino e o sexo feminino favoreceram o desempenho de determinadas tarefas por homens e outras por mulheres nas aldeias neolíticas. Porém, muitas tarefas eram feitas conjuntamente. Conheça a seguir alguns exemplos de trabalho e divisão de tarefas no período Neolítico.

A. Na agricultura, as tarefas costumavam ser desempenhadas por ambos os sexos.

B. Por sua capacidade de amamentar, as mulheres ficavam responsáveis pelo cuidado com os filhos pequenos.

C. Atividades artesanais, como tecer e produzir utensílios de cerâmica e ferramentas, podiam ser desenvolvidas por mulheres e homens.

Ilustração. À esquerda, uma mulher sentada, segurando com as mãos uma criança no colo. Ao lado, outra criança de joelho. Sobreposto a letra 'B'. Centralizado, uma mulher e um homem fazendo vasos de barro ao lado de uma moradia de madeira. Sobreposto a letra 'C'. No fundo, um homem e uma mulher colhendo no meio de uma plantação. Sobreposto a letra 'A'.

Esta ilustração é uma representação artística contemporânea produzida com base em estudos históricos. Fonte de pesquisa: BENEVOLO, Leonardo. História da cidade. São Paulo: Perspectiva, 2003.

Respostas e comentários

Objetivos

  • Relacionar a distribuição das tarefas entre homens e mulheres no período Neolítico e o desenvolvimento biológico dos seres humanos.
  • Incentivar atitudes participativas e colaborativas entre os alunos.
  • Refletir sôbre questões relacionadas à distribuição de tarefas domésticas entre homens e mulheres na atualidade.

  • Esta seção possibilita o desenvolvimento de um trabalho com o tema contemporâneo transversal Vida familiar e social ao abordar a distribuição das atividades entre homens e mulheres do período Neolítico. Partindo dessa discussão, leve os alunos a refletir sôbre essa questão na atualidade, com base em suas próprias vivências, ou seja, na maneira como as tarefas são distribuídas no contexto familiar deles.
  • Retome alguns assuntos tratados na unidade antes de iniciar o trabalho com a seção. Verifique se os alunos compreenderam o processo responsável pelo estabelecimento das primeiras aldeias e pelos tipos de atividades que os seres humanos desenvolviam naquela época.
  • Após a leitura do texto principal da seção, peça-lhes que citem as tarefas que eram desempenhadas por homens e as que eram desenvolvidas por mulheres no período Neolítico. êles devem citar também as atividades executadas por ambos os sexos.
  • Fique atento para o caso de haver comentários machistas e respostas que veiculem o preconceito e a desigualdade entre homens e mulheres. Também aproveite o momento para reforçar a importância de todos desempenharmos funções colaborativas tanto em nossa casa quanto nos locais que frequentamos, como a escola e a sala de aula.
  • Incentive-os a refletir principalmente sôbre questões que promovam a igualdade entre homens e mulheres, levando-os a debater acêrca da igualdade de oportunidades no mercado de trabalho e na distribuição de tarefas domésticas na casa deles.
  • A ilustração do trabalho no período Neolítico aborda a Competência geral 6, pois permite aos alunos valorizar a diversidade de saberes e as vivências culturais e entender as relações próprias do mundo do trabalho – nesse caso, sôbre o trabalho no período Neolítico, considerando sua ­divisão entre homens e mulheres.
Fotografia D. Face chapada e uma pedra em formato oval ao centro, sobre eles, grãos de trigo.
Instrumentos utilizados para moer grãos durante o período Neolítico.
Fotografia E. Um suporte de madeira com um tecido em tiras pendurado.
Réplica de tear utilizado durante o período Neolítico.
Ilustração. À esquerda, um homem segurando uma tigela e uma mulher cozinhando. Sobreposto a letra 'D'. Centralizado, um homem e uma mulher esticando um tecido no chão. Atrás, um homem com as mãos sobre um suporte de madeira com tecido. Sobreposto a letra 'E'. À direita, dois homens com lanças, segurando um tronco com um animal pendurado. Sobreposto a letra 'F'.

Esta ilustração é uma representação artística contemporânea produzida com base em estudos históricos.

Fonte de pesquisa: BENEVOLO, Leonardo. História da cidade. São Paulo: Perspectiva, 2003.

F. Os homens, geralmente com mais fôrça física, costumavam ser responsáveis pêla caça de animais. Quando êles retornavam de uma caçada, as mulheres ajudavam a retirar o couro da presa e a preparar o alimento.

Agora, responda às questões a seguir.

Ícone ‘Atividade oral’.

1. Explique por que estudiosos acreditam que existiam trabalhos tipicamente femininos e trabalhos tipicamente masculinos nas aldeias do período Neolítico.

Ícone ‘Atividade oral’.

2. Quais trabalhos eram realizados conjuntamente por homens e mulheres em uma aldeia neolítica?

Ícone ‘Atividade oral’.

3. Todas as atividades domésticas podem ser realizadas tanto por homens como por mulheres. Nas famílias que você conhece, os trabalhos domésticos são feitos por homens e mulheres de maneira conjunta? Comente.

Respostas e comentários

Questões 1 a 3. Respostas nas orientações ao professor.

  • Nas questões 1 a 3, é importante destacar aos alunos que ainda há novas pesquisas sôbre o período Neolítico, indicando que algumas simplificações sôbre o papel da mulher podem estar equivocadas. Especialistas têm defendido que a definição patriarcal feita da Pré-História precisa ser atualizada, uma vez que, de acôrdo com novas descobertas arqueológicas, as mulheres tinham uma musculatura óssea bem desenvolvida e, em muitos casos, também participavam da caça de animais.
  • Ao final, verifique se os alunos compreenderam a abordagem conduzida na seção, sobretudo a ideia de que, conforme alguns estudiosos, a distribuição das tarefas entre homens e mulheres no período Neolítico era pautada no desenvolvimento biológico de cada um, nada tendo a ver com padrões sociais – como pode ocorrer na atualidade. Certifique-se também de que êles identificaram as atividades desempenhadas conjuntamente por homens e mulheres.

Respostas

1. Os estudiosos afirmam que havia certa divisão de trabalho por sexo nas aldeias neolíticas porque determinadas características físicas favoreciam algumas tarefas masculinas, enquanto outras beneficiavam as mulheres.

2. A preparação de alimentos, o cultivo e a colheita, as práticas artesanais e a produção de ferramentas eram atividades que envolviam a participação de homens e mulheres em conjunto nas aldeias neolíticas.

3. Resposta pessoal. Oriente os alunos a refletir sôbre o próprio contexto em que êles vivem e incentive-os a citar casos de familiares, de amigos ou de pessoas que conhecem. Espera-se que êles identifiquem na atualidade que homens e mulheres estão inseridos no mercado de trabalho, além de reconhecerem que, em muitos casos, ambos os sexos têm assumido responsabilidades domésticas cotidianas.

O que eu estudei?

Faça as atividades em uma folha de papel avulsa.

1. Copie o quadro a seguir em uma folha de papel avulsa e o complete com as informações a respeito dos períodos Paleolítico e Neolítico.

Ícone Modelo.

Período

Modo de vida

Meios para obter alimentos

Utensílios

Técnicas

Paleolítico

Pedras lascadas

Neolítico

Sedentários

Agricultura

  1. Agora, em cinco minutos, redija um breve texto explicando a importância das mudanças que caracterizaram a ruptura entre os períodos Paleolítico e Neolítico.
  2. Retome o mapa do capítulo 3 sôbre as teorias de migração dos seres humanos para o continente americano e relacione cada uma das teorias à sua respectiva descrição.

A. pêlo estreito de Béring

B. pêlo oceano Pacífico

C. pêlo oceano Atlântico

D. pêla costa da Ásia

1. Povoadores se deslocaram da Ásia para a América pêlo oceano utilizando pequenas embarcações.

2. Povoadores vieram da Ásia pêlo oceano, cruzando da Europa para a América do Norte.

3. Migração por uma ponte de gêlo entre a Ásia e a América do Norte em um período de alta glaciação.

4. Navegação pêla costa da Ásia até a América do Norte.

Respostas e comentários

1. Resposta nas orientações ao professor.

2. Resposta esperada: O texto deve contemplar a importância da evolução dos utensílios e das técnicas agrícolas, que resultaram na possibilidade de sedentarização, no aumento da população e no surgimento das primeiras cidades.

3. Respostas: A – 3; B – 1; C – 2; D – 4.

1. e 2. Objetivos

Estas atividades possibilitam o diálogo com a habilidade ê éfe zero seis agá ih zero um, avaliando, assim, se os alunos conseguem identificar diferentes fórmas de periodização dos processos históricos, com suas continuidades e rupturas.

Como proceder

Embora o aluno precise responder com definições amplas, explique que essa transição do Paleolítico para o Neolítico – chamada Mesolítico – não foi abrupta, mas lenta e gradual, com base nas modificações geológicas e climáticas da Terra.

Resposta

1. Paleolítico – Modo de vida: Nômades; Meios para obter alimentos: Caça e coleta; Técnicas: Domínio do fogo.

Neolítico – Modo de vida: Sedentários; Meios para obter alimentos: Agricultura e criação de animais; Utensílios: Pedras polidas, cerâmicas e utensílios afiados.

Metodologias ativas

Na atividade 2, é possível aplicar a estratégia de metodologia ativa . Para isso, solicite aos alunos que escrevam em um papel a resposta para essa atividade em cinco minutos no máximo. Essa dinâmica desenvolve a fluência na escrita e a capacidade de síntese. Veja orientações sôbre essa estratégia no tópico Metodologias e estratégias ativas nas orientações gerais dêste manual.

3. Objetivo

A atividade 3, especificamente, permite o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero seis agá ih zero seis, pois, por meio da análise do mapa sôbre as teorias de migração dos seres humanos para o continente americano, é possível identificar teorias de chegada e povoamento do continente.

Como proceder

Caso os alunos apresentem dificuldades nesta atividade, retome com êles o mapa sôbre hipóteses de povoamento da América. Peça-lhes que observem cada uma das rotas, relacionando-as com as respectivas teorias.

4. e 5. Objetivos

As atividades 4 e 5, da página 79, avaliam se os alunos conseguem comparar eventos ocorridos em espaços variados e em tempos diferentes – nesse caso, identificando as práticas dos caçadores-coletores nômades pré-históricos que habitaram o território brasileiro, bem como os aspectos da cultura e religiosidade dos incas, na sociedade pré-colombiana, de modo a desenvolver a Competência específica de Ciências Humanas 5. Avaliam também o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero seis agá ih zero oito ao promoverem a identificação dos espaços territoriais ocupados e dos aportes culturais, científicos, sociais e econômicos dos incas e dos povos indígenas de diversas regiões brasileiras.

Como proceder

Durante a atividade 4, oriente os alunos a ler com atenção cada uma das alternativas, buscando identificar a correta. Após identificá-la, peça-lhes também que expliquem por que as demais alternativas são incorretas. Na atividade 5, é importante que os alunos leiam o texto e analisem a imagem apresentada. Se necessário, peça a êles que retomem também os conteúdos trabalhados sôbre o povo inca.

  1. Leia as frases a seguir e, em uma folha de papel avulsa, copie a que estiver correta.
    1. O povo de Lagoa Santa se fixou na região das atuais Minas Gerais, criando animais de pequeno porte e coletando frutos e raízes.
    2. Os umbus foram caçadores e coletores que viveram na região dos atuais estados de São Paulo e Rio Grande do Sul, habitando cavernas.
    3. Os sambaquis são um tipo de sistema de irrigação utilizado pelos povos indígenas no litoral sul e sudeste do país.
    4. Os povos ceramistas e agricultores eram nômades e deixaram resquícios de sua presença ao longo do litoral brasileiro.
  2. O texto a seguir comenta brevemente a religiosidade inca. Leia-o e, depois, responda às questões em uma folha de papel avulsa.

reticências Os escolhidos para mandar adoravam deuses que não eram o do povo ou povos dominados. conservavam a liberdade de adorar suas antigas e originais divindades, ainda que tivessem que adotar como divindade suprema o Sol, o deus dos que mandavam, e o Inca, representante do Sol na Terra. Havia, pois, uma religião dos dominadores e múltiplas religiões dos dominados. Existem, ademais, boas razões para crer que além do deus Sol, o Inca e seus nobres adoravam uma divindade mais transcendental e definitiva chamada ou , senhor supremo da criação e criador do próprio Sol.

Pínsqui, Jaime êti áli. História da América através de textos. São Paulo: Contexto, 2015. página 16.

Monumento. Parte superior de um portal de pedra com detalhes em relevo de uma pessoa com rosto arredondado, corpo arredondado e raios ao redor de sua cabeça. Nas laterais, detalhes em relevo de quadrados com diversos desenhos.
Detalhe do monumento Porta do Sol construído pelos povos incas, localizado no sítio arqueológico de , na Bolívia, em 2020. Acredita-se que a imagem central, no tôpo do monumento, representa a divindade .
  1. De acôrdo com o texto e com seus conhecimentos, quem é o Inca e qual é o seu papel nessa sociedade?
  2. O povo inca era monoteísta ou politeísta? Qual passagem do texto justifica sua resposta?
  3. De acôrdo com a sua leitura e seus estudos, por que havia diferenças entre as divindades adoradas pelos incas?
Respostas e comentários

4. Resposta: Alternativa b.

5. a) Resposta nas orientações ao professor.

5. b) Resposta nas orientações ao professor.

5. c) Resposta nas orientações ao professor.

Respostas

5. a ) O Inca era o imperador dos incas. êle era reconhecido como filho do deus Sol e seu representante na Terra, de fórma que seu poder político era um direito divino.

b ) Politeísta. Podem ser destacadas duas passagens: a primeira e a última frase.

c ) Resposta pessoal. Espera-se que os alunos consigam relacionar a diversidade cultural com a noção de império (que prevê a unidade política e econômica e a manutenção das diferentes culturas dos povos dominados). Também pode ser mencionada a explicação presente no texto sôbre as diferenças entre os deuses adorados pelos dominados e aqueles adorados pelos dominadores.

Algo a mais

  • O livro a seguir contém uma visão geral sôbre o povo inca, sua cultura e seu império. Também aborda o legado que essa sociedade deixou para os povos da América do Sul. > bónd, Rosana. A civilização inca. São Paulo: Ática, 2004.
  • êsse livro reúne uma série de ­recortes de jornais imaginários, como se fossem do tempo da civilização asteca. > , Filípe. Jornal dos Astecas: o maior jornal do mundo civilizado. Belo Horizonte: Dimensão, 1996.

Glossário

Mesoamérica
: território que corresponde ao sul do México e a algumas partes da América Central.
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Cordilheira dos Andes
: cadeia de montanhas localizada no oeste da América do Sul.
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Impérios
: fórma de govêrno construída por meio da expansão territorial de um povo e de seu domínio sôbre outros.
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Alpaca
: mamífero camelídeo de pelagem longa.
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Lhama
: mamífero camelídeo, maior que a alpaca, muito usado no transporte de cargas.
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