Unidade 3  Mesopotâmia e África Antiga

Fotografia. Fachada de templo esculpido em rocha com quatro esculturas grandes de pessoas sentadas com as mãos nas pernas e usando chapéu. Uma delas está parcialmente destruída. No meio delas, há um portal. Acima do portal, detalhes em relevo de uma figura humana, com um círculo acima de sua cabeça. Na frente diversas pessoas caminhando, observando o templo e tirando fotografias.
Templo de Ramsés dois, construído no século treze antes de Cristo e localizado no complexo arqueológico de Abpu , no Egito. Foto de 2021.
Respostas e comentários
  • A foto de abertura retrata um dos templos construídos no reinado do faraó egípcio Ramsés dois, que governou durante 66 anos. Comente com os alunos que a construção de templos foi um dos modos que êle utilizou para demonstrar o poder de seu reinado a povos vizinhos, mas também foi uma fórma de restabelecer seu prestígio com a população após as controvérsias religiosas ocorridas no reinado de .
  • O templo de Ramsés dois está localizado no Complexo de Abpu , que abriga também um templo dedicado à rainha egípcia e aos deuses , e .
  • Com base nessa foto, proponha aos alunos uma reflexão sôbre a importância de preservar as construções das antigas civilizações para conservar a memória da humanidade. Tais construções podem indicar diversos aspectos acêrca da história dêsses povos, como os materiais que eram utilizados nas edificações, seus conhecimentos de Arquitetura e de Matemática, alguns elementos da escrita e das representações artísticas, dos ritos funerários e dos costumes que faziam parte da vida cotidiana deles.
  • Aproveite as páginas de abertura e converse com os alunos sôbre os assuntos que serão abordados na unidade, verificando seus conhecimentos prévios.
  • Ao longo desta unidade, serão trabalhadas habilidades e competências descritas na Bê êne cê cê, como a habilidade ê éfe zero seis agá ih zero sete, ao tratar dos povos mesopotâmicos, egípcios, cuxitas e axumítas. Do mesmo modo, no decorrer do estudo do conteúdo, serão abordados aspectos de diferentes competências gerais e da área de Ciências Humanas, como a compreensão da intervenção humana na natureza e na sociedade, proposta na Competência específica de Ciências Humanas 3, e a valorização dos conhecimentos historicamente construídos para explicar o mundo e as sociedades, abordada na Competência geral 1.

Algumas regiões da Ásia e da África foram habitadas por povos que formaram as primeiras civilizações da História.

Vamos estudar como era o modo de vida dêsses povos, suas fórmas de govêrno, sua organização social e seus hábitos cotidianos.

Por meio dêsse estudo, vamos perceber que as antigas civilizações asiáticas e africanas deixaram um rico legado técnico e cultural para a humanidade.

Iniciando a conversa

  1. Descreva a foto apresentada na página anterior.
  2. Você sabe o nome da edificação que aparece nessa foto? Conhece edificações semelhantes feitas por outros povos antigos? Quais?
  3. O que você conhece sôbre as civilizações da Mesopotâmia e da África Antiga? Conte aos colegas.

Agora vamos estudar...

  • as primeiras civilizações da Mesopotâmia;
  • os sistemas numéricos e de escrita desenvolvidos pelos sumérios;
  • a sociedade e a religião no Antigo Egito;
  • os trabalhadores egípcios;
  • o Reino de cuxe e a cultura meroíta.
Respostas e comentários

Questões 1 a 3. Respostas nas orientações ao professor.

Aproveite êsse momento para averiguar os conhecimentos dos alunos sôbre os povos mesopotâmicos e africanos antigos. Provavelmente, eles apresentarão alguns conhecimentos próprios de seu universo cultural, o que propicia melhor ajuste ao encaminhamento metodológico.

Respostas

1. A foto retrata um templo construído no século treze antes de Cristo. em homenagem ao faraó Ramsés dois. Os alunos podem comentar que há quatro grandes estátuas na entrada do templo, todas representando o faraó Ramsés dois, e que uma delas está parcialmente destruída.

2. Resposta pessoal. O nome da edificação que aparece na foto é Templo de Ramsés dois. Resposta pessoal. Incentive os alunos a comentar se já tiveram contato com edificações semelhantes a essa, seja por meio de livros, revistas, seja em filmes.

3. Resposta pessoal. Espera-se que os alunos conversem uns com os outros e troquem informações sôbre o assunto abordado, tendo em vista seus conhecimentos prévios. Aproveite o momento para orientá-los a respeito do tema a ser estudado na unidade, que envolve as civilizações das regiões citadas na questão.

 Capítulo 6  Os povos da Mesopotâmia

A Mesopotâmia

A Mesopotâmia é uma região localizada no atual Oriente Médio, na parte oeste da Ásia. Mesopotâmia é uma palavra que significa “entre rios”, e o nome dado à região faz referência à localização dela entre dois grandes rios, o Tigre e o Eufrates. Veja o mapa.

Mesopotâmia (3500 a.C.-539 a.C.)

Mapa. Mesopotâmia (3500 antes de Cristo e 539 antes de Cristo). Mapa demarcando a área territorial da Mesopotâmia. Destacando, em cor verde, a região onde se localiza as cidades de: Nínive, Assur, Sippar, Babilônia, Nippur, Lagash, Nina e Ur. Os rios Tigre e Rio Eufrates cortam as cidades. Na parte inferior à esquerda, planisfério destacando parte da Ásia e África. À direita, representação da rosa dos ventos e escala de 190 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: blék, diéremi (). World History Atlas Lôndon: dórlin quínderslei, 2005. . 220.

Terra entre rios

As cheias periódicas dos rios Tigre e Eufrates, por fertilizar o solo e torná-lo propício para a agricultura, fizeram com que essa região fôsse disputada por diversos povos ao longo da história. Os primeiros povos a se fixarem na Mesopotâmia foram os sumérios.

Fotografia. No centro, um rio, nas laterais, vegetação rasteira e algumas moradias. No fundo montanhas.
Rio Eufrates, distrito de , Turquia, em 2021.
Respostas e comentários

Objetivos do capítulo

  • Conhecer o desenvolvimento e as características das primeiras civilizações da Mesopotâmia.
  • Compreender o conceito de Antiguidade Oriental.
  • Identificar e analisar os sistemas numéricos e de escrita dos sumérios.

Justificativa

O conteúdo do capítulo abrange o modo de vida dos povos mesopotâmicos, sendo de grande relevância para que os alunos tenham contato com aspectos da organização social, política e cultural dêssespovos. Com base nesses conhecimentos, o conteúdo contribui para que eles desenvolvam aspectos da habilidade ê éfe zero seis agá ih zero sete. Estudar povos e a maneira como se organizavam em sociedade possibilita aos alunos entrar em contato com conhecimentos historicamente construídos a respeito do mundo físico e compreender melhor sua realidade, questões relacionadas à Competência geral 1. Além disso, a presença do mapa elucidando a região da Mesopotâmia entre os anos 3500 antes de Cristo539 antes de Cristo possibilita aos alunos que se familiarizem com a linguagem cartográfica, aprimorando, assim, seu raciocínio lógico sôbrelocalização e distância, aspectos referentes à Competência específica de Ciências Humanas 7.


  • Comente com os alunos que a maioria das terras que compunham a região da Mesopotâmia hoje faz parte do Iraque. Além disso, também compõem essa região, parte dos territórios de países como Síria, Turquia e cuáit. Se julgar conveniente, mostre-lhes em um mapa-múndi a localização dos países mencionados e a região que compreende o Oriente Médio. Indique onde exatamente se encontram Iraque, Síria, Turquia e cuáit no mapa da Mesopotâmia.
  • Os principais rios que foram representados, o Tigre e o Eufrates, são, ainda hoje, fundamentais para a região. Comente a importância dos outros rios, chamados afluentes, que auxiliam na dispersão da água. As áreas destacadas em verde no mapa representam os locais que eram mais férteis, por causa da influência das cheias dos rios.

As cidades mesopotâmicas

Ao longo do tempo, as sociedades mesopotâmicas se desenvolveram de aldeias neolíticas formadas ao redor dos rios a grandes e complexas cidades.

As cidades mais antigas da região foram fundadas pelos sumérios, por volta de 3500 antes de Cristo, e eles a dominaram por cêrca de .1500 anos.

Os sumérios introduziram diversas inovações técnicas na agricultura, incluindo um sistema de irrigação artificial e o uso do arado de bronze. A fertilidade do solo e a abundância de água contribuíram para o desenvolvimento dessas cidades.

As cidades sumérias que mais se destacaram foram niur, uruc e urb. Algumas delas chegaram a abrigar milhares de pessoas. Por serem independentes e não estarem submetidas a um poder central, essas cidades ficaram conhecidas como cidades-Estado. Cada cidade-Estado tinha as próprias leis, organização social e miliampér de govêrno.

Essas cidades apresentavam muitas construções, como templos, habitações, palácios, ruas e pontes, além das muralhas que as protegiam. Ao redor das cidades, podiam ser encontrados campos de cultivo agrícola e criações de animais. Analise a seguir uma representação da cidade de Ur.

Ilustração. Cidade com muros nas laterais. Do lado de fora dos muros, há rios que contornam a cidade. Um deles passa pelo meio da cidade, separando ela em duas partes. Na parte de trás da cidade, moradias maiores e pirâmides. Na parte da frente da cidade, várias moradias pequenas. No céu, algumas nuvens brancas.

A ilustração sôbre a cidade de Ur é uma representação artística contemporânea produzida com base em estudos históricos. Fonte de pesquisa: , Enri (). A era dos reis divinos. Tradução: Pedro Maia Soares. Rio de Janeiro: Táime láife: Abril Livros, 1993. página 2223. (Coleção História em Revista).

Respostas e comentários

Chame a atenção dos alunos para o fato de haver muitas causas que podem ser atribuídas ao declínio de uma civilização. Além das invasões, dos conflitos internos e das guerras, alguns estudiosos defendem também a influência de outros fatores, como o esgotamento de recursos, a proliferação de doenças, o aumento no número de escravizados (gerando revoltas), e a crescente desigualdade social.

Um texto a mais

O texto a seguir aborda aspectos da formação e do desenvolvimento da Mesopotâmia.

A antiga Mesopotâmia foi fundamentalmente uma civilização urbana. As causas da origem dos grandes centros urbanos continuam em discussão, mas hoje podemos afirmar que o principal fator foi o desenvolvimento de templos, que exerceram um papel religioso, mas também econômico e administrativo. Segundo os próprios mesopotâmicos, as cidades eram o lugar de moradia dos deuses e possuíam três funções principais: centro político, centro de comércio e centro religioso.

Os textos mesopotâmicos sublinham a origem divina das cidades, e, ao mesmo tempo, relatam que suas realizações foram obras dos reis e seus súditos. reticências

No início do quatro milênio antes de Cristo diferentes grupos populacionais existentes na Mesopotâmia estabeleceram relações entre si, eram pastores do deserto, pescadores dos pântanos e agricultores das planícies. êles formaram um núcleo de contato com os povos de áreas montanhosas distantes, em busca de matérias-primas inexistentes no sul da região, tais como pedra, metal e madeira. Iniciou-se, assim, um processo de diferenciação social, onde um grupo conquistouo monopólio sôbre a produção da riqueza daquela sociedade. Em 3500 antes de Cristo surgem centros como uruc, com uma instituição urbana fundamental – o templo, construído sob uma plataforma monumental, simbolizando visivelmente seu poder. E foi sob a responsabilidade dêstes templos que vários aspectos da sociedade surgiram: a escrita, o Estado, o sistema jurídico, a arte e a arquitetura reticências.

pózer, Katia Maria Paim. Cidades mesopotâmicas: história e representações. Anos 90, Pôrto Alegre, número 17, julho 2003. página 61.

A vida na Mesopotâmia

Depois dos sumérios, outros povos dominaram a Mesopotâmia, como os acádios, os babilônios e os assírios. Ao longo do tempo, essas sociedades passaram por diversas transformações.

Técnicas e inovações

O sistema de irrigação viabilizou o contrôle dos recursos hídricos da região. Com os canaisglossário , era possível desviar as águas das cheias dos rios para regiões mais sêcas, aumentando as áreas férteis para o cultivo de alimentos. Os diquesglossário permitiam armazenar a água das cheias dos rios para irrigar as plantações na época das vazantesglossário .

Com isso, havia grande produção de alimentos, cujos excedentes eram comercializados entre as cidades e com outros povos. O transporte dessas mercadorias para regiões mais distantes foi facilitado por inovações como o uso da roda na locomoção, que beneficiou o comércio.

A religiosidade

Os primeiros povos que habitaram a Mesopotâmia eram politeístas. A religião era muito importante para êles, o que se percebe pêla construção dos templos, que eram os centros religiosos dedicados aos deuses.

O trabalho no campo e na cidade

Os trabalhadores do campo cultivavam cevada, trigo, gergelim, linho e algodão, além de legumes, hortaliças e frutas. êles também se dedicavam à criação de animais como bois, ovelhas e cabras.

Nas cidades, havia trabalhadores especializados, como pedreiros, barbeiros, carpinteiros, comerciantes e artesãos.

Escultura. Silhueta de uma figura humana sentada em uma cadeira e segurando ferramentas com as mãos.
Estatueta de terracota de cêrca de 2000 antes de Cristo representando o trabalho de um carpinteiro babilônio.
Respostas e comentários
  • O estudo de temas referentes às sociedades mesopotâmicas possibilita aos alunos identificar, comparar e explicar situações de intervenção do ser humano na natureza e na sociedade, como propõe a habilidade ê éfe zero seis agá ih zero cinco. Para isso, são relatados os modos de organização social e política das populações que habitavam a Mesopotâmia, como os sumérios, que criaram o sistema de escrita cuneiforme e modificaram as dinâmicas sociais em que estavam inseridos.
  • O estudo da organização religiosa e trabalhista dêsses povos proporciona a valorização da diversidade de saberes e vivências culturais que possibilitam melhor compreensão sôbre as relações próprias do mundo do trabalho, aspectos referentes à Competência geral 6.
  • Comente com os alunos que muitas das atividades urbanas eram realizadas em construções que serviam, ao mesmo tempo, de moradia, oficina, armazém e local de comércio.

Sugestão de avaliação

Ao longo desta unidade, serão apresentadas aos alunos diferentes sociedades da Antiguidade, além de serem aprofundados seus conhecimentos a respeito delas. A fim de contribuir com a sistematização e avaliação dêsse conhecimento, oriente os alunos a construir um quadro de informações a respeito das sociedades. Nas colunas, êles devem indicar os itens a serem preenchidos (sociedade – religiosidade – economia – técnicas e informações etcétera), nas linhas, devem ser inseridas as sociedades (mesopotâmica, egípcios, e ).

Os alunos devem, em um primeiro momento, preencher as informações a respeito dos mesopotâmicos, resgatando essa ferramenta de aprendizagem a cada capítulo e inserindo as novas informações aprendidas. Assim, êlesformarão um quadro completo ao final do estudo da unidade.

A escrita dos mesopotâmicos

Uma das primeiras fórmas de escrita foi criada pelos sumérios por volta de 3500 antes de Cristo Essa escrita envolvia o uso de mais de 700 símbolos. Por causa do formato de cunhaglossário do instrumento utilizado para escrever, essa escrita ficou conhecida como cuneiforme. Os sinais eram gravados em placas úmidas de argila, que depois eram deixadas para secar ao sol.

Inicialmente, era o sistema pictográficoglossário , mas, ao longo do tempo, a escrita passou a incorporar também sinais fonéticos, em que os símbolos representavam os sons das palavras.

Com a escrita, os mesopotâmicos puderam registrar e difundir informações importantes para a organização de suas sociedades.

Escultura. Placa de argila com diversos símbolos disposto em quadrados.
Tablete de argila do século dois antes de Cristo com escrita cuneiforme.
Ícone ‘Atividade oral’.

Questão 1.

A escrita que utilizamos em nosso dia a dia é pictográfica? Explique sua resposta.

História e Matemática

O sistema numérico da Suméria

Para facilitar o contrôle de suas atividades comerciais e da produção agrícola, os sumérios realizaram estudos no campo da Matemática e desenvolveram um sistema numérico para registrar informações.

O sistema numérico adotado por êles foi o sexagesimal, ou seja, que tinha como base o número 60. O sistema sexagesimal deu origem à nossa contagem das horas e dos minutos, divididos em 60 minutos e 60 segundos, respectivamente.

Escultura. Fragmento de placa talhada, sendo à esquerda, um círculo com uma linha central na vertical e outra na horizontal. Ao lado, vários símbolos dispostos na placa. À direita, há uma fissura na pedra.
Fragmento de placa de 1700 antes de Cristo com um exercício matemático. Nesse vestígio arqueológico podemos perceber a utilização de fórmas geométricas e de números em escrita cuneiforme.
Respostas e comentários

Questão 1. Resposta: Não, pois nosso sistema de escrita não utiliza figuras para representar algo.

  • O estudo da escrita e do sistema numérico criados pelos povos mesopotâmicos, por meio do conteúdo da página e da questão proposta, que propicia uma aproximação com a realidade dos alunos, favorece o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero seis agá ih zero sete, por possibilitar que identifiquem as fórmas de registro por meio de vestígios da cultura material deixada por povos.
  • Em parceria com o professor do componente curricular de Matemática, proponha uma aula a respeito do sistema numérico dos mesopotâmicos. Primeiro, expliquem que, antes do desenvolvimento da escrita e dos números, os mesopotâmicos utilizavam os chamados touquens, pequenos objetos com formatos variados que serviam para a contagem. Cada produto tinha determinado touquen, com um formato particular para que fôsse facilmente identificado. Comente que, se um dêsses objetos representasse algum tipo de ferramenta, os antigos mesopotâmicos utilizariam a quantidade de touquens correspondente à quantidade de ferramentas. Por exemplo, para representar três lanças, êles utilizariam três touquens, para representar quatro lanças, utilizariam quatro touquens, e assim sucessivamente. Depois, peça aos alunos que escolham algum objeto que possuam em grande quantidade (por exemplo, lápis e canetas) e que pensem em alguma ilustração para representá-lo. Em seguida, êles devem produzir a quantidade de ilustração que corresponda ao total exato do objeto escolhido. Quando todos finalizarem, pergunte qual foi a quantidade de ilustrações que produziram e qual é o número correspondente a ela. Solicite a êles que compartilhem o resultado com os colegas, permitindo a comparação das ilustrações e das quantidades representadas. Por fim, reflita com êles sôbre a importância da Matemática na vida cotidiana das pessoas e como ela está presente em diversos aspectos do dia a dia.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

  1. Qual é a relação entre as cheias dos rios Tigre e Eufrates e o povoamento da região da Mesopotâmia?
  2. Qual era a importância dos sistemas numérico e de escrita para os povos da Mesopotâmia?

Aprofundando os conhecimentos

3. O Código de apresentava um conjunto de normas a serem seguidas pêla sociedade babilônica. De modo geral, êle determinava que as pessoas seriam punidas com castigos equivalentes aos crimes que tinham cometido. êsseprincípio foi chamado “lei de talião”. Leia a seguir alguns trechos do Código de e responda às questões.

reticências

196. Se um homem arrancar o ôlho de outro homem, o ôlho do primeiro deverá ser arrancado reticências.

199. Se êle arrancar o ôlho do escravo de outrem, ou quebrar o osso do escravo de outrem, ele deve pagar metade do valor do escravo.

200. Se um homem quebrar o dente de um seu igual, o dente dêste homem também deverá ser quebrado reticências.

O CÓDIGO de : cêrca de 1780 antes da nossa era. Revista Areópago Jurídico, ano 2, número 6. abril/junho 2009. Disponível em: https://oeds.link/oqo8Is Acesso em: 18 março 2022.

Escultura. Coluna de rocha preta com detalhes em relevo. Na parte superior há duas pessoas. À esquerda, uma pessoa em pé com as mãos juntas na frente do corpo. À direita, uma pessoa sentada com uma das mãos estendidas na direção da outra. A pessoa da direta é proporcionalmente maior que a pessoa da esquerda. Abaixo, inscrições do Código de Hamurabi.
Imagem de coluna produzida em cêrca de 1780 antes de Cristo em que está registrado o Código de Hamurabi.
  1. Escreva no caderno um trecho do Código de que represente um exemplo da lei de talião.
  2. Com base na análise das leis apresentadas, é possível afirmar que havia diferenças sociais na civilização babilônica? Explique como você chegou a essa conclusão.
Respostas e comentários

1. Resposta: As cheias dos rios Tigre e Eufrates fertilizavam o solo da região da Mesopotâmia e êsse fato possibilitou a sua ocupação, atraindo diversos povos.

2. Resposta: Por meio do sistema de escrita, os mesopotâmicos puderam registrar seu código de leis. O sistema numérico foi importante para facilitar o contrôle das atividades comerciais e da produção agrícola.

3. a) Resposta nas orientações ao professor.

3. b) Resposta nas orientações ao professor.

  • Ao retomarem o conteúdo, as atividades destas páginas possibilitam o desenvolvimento das Competências gerais 1, 3 e 4 por promoverem a valorização e utilização de conhecimentos historicamente construídos sôbre o mundo físico, ao evidenciarem a relação dos povos mesopotâmicos com os rios Tigre e Eufrates, além de viabilizar a valorização e a fruição da diversidade de manifestações artísticas e culturais, de modo a incentivar os alunos a também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.
  • Do mesmo modo, estas atividades reforçam o tema da intervenção humana na natureza e na sociedade, com o exemplo dos povos mesopotâmicos que se estabeleceram na região, em consequência dos rios Tigre e Eufrates e da escrita cuneiforme dos sumérios, assim como de seu sistema matemático. Essas questões possibilitam aos alunos analisar o mundo social e cultural considerando suas variações de significado no tempo e no espaço, o que favorece o desenvolvimento de aspectos das Competências específicas de Ciências Humanas 2 e 3.
  • Ao trabalharem com duas fontes históricas cujos registros foram realizados pelos mesopotâmios para representar elementos de seu cotidiano, como as leis e a religiosidade, as atividades 3 e 4 permitem o desenvolvimento de aspectos da habilidade ê éfe zero seis agá ih zero sete.
  • Nesta coleção, utilizamos os têrmus escravizado e pessoa escravizada, no entanto escravo eventualmente aparece em títulos de obras e em textos citados de terceiros. Atualmente, o uso dessa palavra tem sido contestado por historiadores, que entendem que tais têrmus produzem interpretações errôneas sôbre êsse grupo social. Ao se deparar com essa palavra, explique aos alunos que escravo coloca o sujeito como passivo, sem ação, cristalizado em seu local social, enquanto escravizado ou pessoa escravizada diz respeito a uma circunstância imposta na qual êsse sujeito foi submetido.

Respostas

3. a) Espera-se que os alunos citem algum dos trechos a seguir: “Se um homem arrancar o ólho de outro homem, o ólho do primeiro deverá ser arrancado.”; “Se um homem quebrar o osso de outro homem, o primeiro terá também seu osso quebrado.”; “Se um homem quebrar o dente de um seu igual, o dente homem também deverá ser quebrado.”

b) Sim, pois o Código de estabelecia normas e penas diferenciadas para escravizados e para pessoas livres.

4. Leia o texto a seguir sôbre os deuses sumérios. Depois, analise a imagem e responda às questões no caderno.

O deus da água sumério, ênqui reticências, é retratado neste sineteglossário com peixes saltando por seu ombro. Como os sumérios temiam tanto as sêcas prolongadas quanto as enchentes violentas, Enki era uma das divindades mais importantes, com frequência glorificada em esculturas e versos sagrados. reticências A figura alada é Inanna, deusa do amor e da guerra, e o deus do Sol, Utu, pode ser visto com seu torso elevando-se por trás de uma cadeia de montanhas.

, Enri (edição). A era dos reis divinos: 3000–1500 antes de CristoRio de Janeiro: Cidade Cultural, 1989. página 14. (Coleção História em Revista).

Sinete. Detalhes em relevo representando três figuras humanas e alguns animais. À esquerda, uma pessoa usando chapéu e asas. Ela está segurando um objeto redondo com as mãos. Sobreposto ao número '1'. Abaixo, o busto de uma pessoa com uma espada na mão. Sobreposto ao número '3'. À direita, uma pessoa com barba, chapéu e manto. Ela está de perfil com o braço estendido com um pássaro em sua mão. Filetes de água e peixes saltam de suas costas. Essa pessoa é proporcionalmente maior que as demais. Sobreposto ao número '2'.
Detalhe de sinete de cerâmica produzido em cêrca de 2000 antes de Cristo
  1. Após a leitura do texto, é possível identificar uma importante característica da religiosidade dos sumérios. Que característica é essa?
  2. Os três deuses citados no texto estão representados na imagem. Identifique-os e registre o nome de cada um deles no caderno, acompanhado pêlo respectivo número (1, 2 ou 3).

5. Leia o texto a seguir, que trata do surgimento das primeiras cidades fundadas na Mesopotâmia. Em seguida, faça no caderno o que se pede.

reticências

Durante o 4º milênio, apareceram vários centros urbanos na Mesopotâmia, especialmente no sul reticências. Uma cidade mesopotâmica possuía muitas construções, como casas, templos, palácios, ruas, pontes, portos e muros que a protegiam. reticências Uma das primeiras grandes cidades foi uruc, no sul, com seus vários templos e cercada por uma muralha com aproximadamente 10 quilômetros de extensão reticências.

REDE, Marcelo. A Mesopotâmia. São Paulo: Saraiva, 1997. página 13. (Coleção Que História é Esta?).

Com base no texto e nas informações do capítulo, escreva um texto sôbre as principais características de uma cidade-Estado na Mesopotâmia.

Respostas e comentários

4. a) Resposta: O politeísmo.

4. b) Resposta: 1 – . 2 – . 3 – .

5. Resposta pessoal. É possível que os alunos mencionem no texto aspectos como a organização política em tôrno da figura do rei, os grupos sociais das cidades-Estado e as funções desempenhadas por seus membros. Além disso, podem citar o caráter marcadamente religioso dessa civilização.

Metodologias ativas

A atividade 5 permite o trabalho com a metodologia ativa quick writing. Para isso, consulte orientações sôbre essa estratégia no tópico Metodologias e estratégias ativas nas orientações gerais dêste manual. Por meio de uma produção de texto rápida e informal, os alunos são incentivados a sistematizar suas ideias, a desenvolver a fluência escrita e a evidenciar sua compreensão a respeito do texto apresentado.

Nesse sentido, inicie a atividade esclarecendo aos alunos o objetivo da escolha do texto presente na questão. Após a leitura, peça a êles que registrem as principais informações e conceitos que compreenderam do recurso para, na sequência, construírem o texto solicitado na atividade. Reforce que o foco, nesse momento, é demonstrar o que compreenderam, e não a produção de um texto formal.

  • Aproveite êsse momento para verificar se os alunos entenderam os temas e conceitos necessários para a compreensão do contexto que foram até então trabalhados. Caso considere necessário, retome os assuntos em que êles apresentarem alguma dificuldade por meio de esquematizações das informações na lousa, como a organização em colunas de algumas das principais características dos povos da Mesopotâmia.
  • Para ampliar a compreensão dos alunos a respeito do tema trabalhado na atividade 4, retome o conceito de politeísmo, explicando que os sumérios acreditavam na existência de diversos deuses, os quais, muitas vezes, serviam para explicar os fenômenos naturais que êles não compreendiam. Além disso, caso note que alguns alunos apresentam dificuldade para fazer a leitura da imagem, sugere-se a projeção do recurso em sala de aula e a leitura conjunta. Solicite-lhes que destaquem tudo o que identificam na imagem para, na sequência, responderem à questão. É interessante favorecer essa prática de fórma recorrente nas aulas de História, auxiliando os alunos a desenvolver a habilidade de leitura de imagens como fontes históricas.

Glossário

Canal
: caminho construído para a passagem de água.
Voltar para o texto
Dique
: barragem feita para represar água.
Voltar para o texto
Vazante
: período em que um rio tem menor volume de água.
Voltar para o texto
Cunha
: instrumento de metal ou madeira de ponta angulosa e afiada.
Voltar para o texto
Sistema pictográfico
: sistema de escrita em que os símbolos representam figuras, objetos ou ideias.
Voltar para o texto
Sinete
: peça com a inscrição de assinaturas ou com desenhos em alto-relêvo ou em baixo-relêvo.
Voltar para o texto