Capítulo 8   África Antiga: Axum

Você sabia que, além dos egípcios e dos cuxitas, outros povos africanos formaram poderosas sociedades? Um dêsses povos formou um reino com uma grande diversidade cultural.

O povo

Os axumítas eram um povo que habitava a região Léste do continente africano, onde atualmente se localiza a Etiópia, na divisa com a Eritreia. Inicialmente, as principais atividades econômicas dêssepovo eram a agricultura e a pecuária.

A sua localização lhes permitiu o desenvolvimento de comércio com diferentes povos da África, do Oriente Médio e da Europa, por exemplo.

Os principais produtos comercializados eram o ouro, o marfim, a pele de hipopótamo e de outros animais, incenso, tecidos e joias.

Por volta do século um, êsse povo formou um poderoso reino, o Reino de axúm.

Reino de Axum (século II)

Mapa. Reino de Axum (século 2). Mapa destacando o território da Extensão do Reino de Axum, próximo ao Mar Vermelho. Composto pelas cidades de: Adulis e Axum. Na parte inferior, planisfério destacando parte da África e Ásia,  e escala de 360 quilômetros por centímetro. Acima, representação da rosa dos ventos.

Fonte de pesquisa: blék, diéremi(edição). World History Atlas. Lôndon: dórlin , 2005. página 54-55.

O

As trocas comerciais possibilitaram o intercâmbio cultural com diversos povos. Por exemplo, a influência cultural dos povos árabes (que estudaremos mais adiante) podia ser percebida no idioma , o , que continha elementos da língua árabe em sua origem.

O é falado até a atualidade na Etió­pia, sobretudo em cerimônias religiosas.

Fotografia. Destacando elementos da escrita gêes, composto por círculos e linhas.
Inscrições em no teto da igreja de , do século seis, em , Etiópia.
Respostas e comentários

Objetivos do capítulo

  • Conhecer o Reino de axúm, um dos mais poderosos da África Antiga.
  • Compreender o desenvolvimento do Reino de axúm e sua cultura.
  • Verificar a introdução do cristianismo no reino após a conversão do rei .

Justificativa

Este capítulo aborda o reino africano de axúm e seus protagonismos, dando continuidade aos estudos sôbre a África Antiga. Assim, incentiva a valorização e fruição das diversas manifestações culturais, pois ressalta as particularidades dessa sociedade, que interagiu com diversas civilizações, como a árabe, a grega, a egípcia e a romana. O conteúdo, portanto, atende a aspectos das Competências gerais 3 e 9. Além disso, ao tratar da escrita dos axumítas, o conteúdo do capítulo possibilita o desenvolvimento de aspectos da habilidade ê éfe zero seis agá ih zero sete.


Auxilie os alunos na análise dos recursos imagéticos da página, atentando aos detalhes. Ressalte o posicionamento geográfico do Reino de axúm com base no destaque apresentado no mapa e, se considerar necessário, compare a localização com um mapa político atual para favorecer a localização espacial dos alunos, permitindo o desenvolvimento do saber geográfico. Promova também uma verificação conjunta da foto referente à escrita do idioma .

Sugestão de avaliação

A fim de avaliar os conhecimentos prévios dos alunos acêrca do Reino de axúm, além dos conhecimentos apreendidos no decorrer da unidade a respeito dos povos estudados, sugere-se a apresentação de um mapa-múndi para a turma, de modo que êlestentem identificar as regiões ocupadas pelos mesopotâmios, pelos egípcios, pelos cuxitas e, posteriormente, pelos axumítas (o que pode ser feito com base no mapa apresentado nesta página). Posteriormente, solicite-lhes que construam uma linha do tempo na lousa, de maneira coletiva, com a indicação dos períodos em que se desenvolveu cada uma dessas civilizações. Incentive-os a descrever, ao lado de cada período e seu povo correspondente, as principais características dessas civilizações. A respeito dos axumítas, peça-lhes que façam inferências que podem ser retomadas após o estudo do capítulo.

A expansão

Ao longo dos séculos dois e três, o Reino de axúm se expandiu, exercendo domínio e influência sôbreterritórios no sul da península Arábica. Os exércitos de axúm eram fortes e bem-organizados, garantindo a ocupação dos territórios e o pagamento de tributos ao governante .

Estudos recentes indicam que, durante o govêrno do rei , entre os anos de 330 e 356, axúm expandiu sua influência dentro do continente africano, chegando até a região da Núbia, território onde estava estabelecido o Reino de cuxe.

Os axumítas teriam dominado a capital Méroe, levando-a à ruína. O desmantelamento dessa cidade, posteriormente, daria origem a outros reinos.

A Pedra do rei é um monumento do século quatro no qual estão gravados, em vários idiomas, os feitos do rei durante seu govêrno.

Escultura. Uma pedra em formato retangular com diversas inscrições.
Pedra do rei , do século quatro, na atual Etiópia, em 2015.

Os obeliscos axumítas formam um importante patrimônio histórico na atual Etiópia. Feitos de granito talhado, alguns chegam a medir mais de 20 metros de altura. êles podem ter sido utilizados para marcar o local de sepulturas ou como monumentos comemorativos.

Obelisco. Escultura de pedra vertical com base quadrangular, contendo alguns detalhes em relevo. Atrás, algumas árvores.
Obelisco do século quatro, localizado na cidade de axúm, Etiópia, em 2019.
Respostas e comentários
  • Comente com os alunos que, com o desmantelamento de Méroe, capital , os axumítas estabeleceram na região três reinos – o , o e o –, que respondiam ao rei de axúm.
  • Comente também que, com a expansão , êsse reino passou a controlar várias rotas comerciais, além de conquistar terras férteis, que, por sua vez, possibilitaram o cultivo de alimentos e a pastagem de animais.

A religiosidade

Os axumítas adoravam diversos elementos da natureza, como o Sol, a Lua e outros astros. A maioria das fontes sôbre a religiosidade tradicional (moedas e inscrições em pedra, por exemplo) aponta uma lua crescente com as pontas para cima como um símbolo recorrente.

O cristianismo

O cristianismo, que vamos estudar mais adiante, foi introduzido em axúm pelos egípcios, na época em que estavam sob domínio romano, por volta do século dois. Foi durante o govêrno de , no século quatro, que o cristianismo se tornou a religião oficial do Reino de axúm.

Ainda nos dias atuais, a religiosidade cristã permanece na região da Etiópia, como podemos perceber pêla imagem a seguir.

Fotografia. Fachada de igreja com três janelas de madeira. Sobre as janelas há uma bandeira aberta nas cores verde, amarela e vermelha. Na parte superior, há uma pequena escultura em forma circular.
Igreja de Nossa Senhora Maria de Sião, em axúm, Etiópia, em 2019.
Respostas e comentários

O assunto da página possibilita o trabalho com o tema contemporâneo transversal Diversidade cultural ao abordar a conversão do rei ao cristianismo. Converse com os alunos a respeito da diversidade religiosa existente nos dias atuais e da importância da convivência pacífica e respeitosa entre as diversas religiões. Em axúm, a conversão do rei levou à conversão de um reino inteiro, mas, atualmente em nossa realidade, isso seria controverso.

Atividade a mais

As diversas manifestações de religiosidade na África é um tema essencial para a compreensão dessas culturas, além de contribuir para a abordagem da Competência geral 9, por mobilizar a empatia, o respeito e a valorização da diversidade de grupos sociais e seus saberes e culturas. A fim de aprofundar o conhecimento dos alunos a êsse respeito, pode ser feita uma atividade de pesquisa e apresentação, seguindo estes passos.

a) Selecione sociedades africanas ou espaços do continente que, ao longo da história, apresentaram grande variedade de religiões.

b) Organize a turma em grupos de três ou quatro alunos.

c) Atribua a cada grupo uma dessas civilizações ou espaços e oriente a pesquisa, pedindo-lhes que busquem as informações indicadas a seguir.

  • Quais são as principais religiões.
  • Em quais momentos elas ocorreram.
  • Quais são os traços de sincretismo que podem ser percebidos.

d) Por fim, organize um dia para que todos os grupos apresentem suas pesquisas e possam conversar a respeito de diferenças, similaridades e trocas culturais entre os povos pesquisados.

Com a conversão ao cristianismo, muitos elementos da cultura cristã passaram a fazer parte do cotidiano dos axumítas. Igrejas, cópias da Bíblia em latim ou traduzidas para o , assim como estátuas, moedas e iconografias, atualmente são vestígios históricos que nos fornecem informações sôbre a história do Reino de axúm cristianizado. Observe as moedas a seguir.

Nessa moeda, observamos a presença da lua crescente com as pontas para cima, símbolo da religiosidade tradicional.

Fotografia 'A'. Moeda de prata. No verso, detalhes em relevo da silhueta da cabeça de uma pessoa, acima, alguns ideogramas. No reverso, detalhes em relevo do busto de Ezana dentro de um círculo. Ao redor, ideogramas. Na parte superior de ambos os lados, há uma representação de uma lua crescente.
Moedas de prata entalhadas com o busto do rei , no século quatro.

Após a conversão ao cristianismo, o símbolo da cruz passou a ser entalhado nas moedas.

Fotografia 'B'. Moeda de prata. No verso, relevo do busto de uma pessoa com os olhos grandes e usando uma coroa. Ao redor da cabeça, ideogramas. No reverso, relevo de uma cruz dentro de um arco. Em volta, ideogramas.
Moedas axumítas de prata do século seis.

Os sítios arqueológicos

Os principais sítios arqueológicos sôbre a história de axúm são os de Adulis, Matara e , todos localizados na atual Eritreia.

Nesses locais, encontram-se sepulturas, obeliscos e ruínas de diversos edifícios relacionados à história de axúm.

Ainda há muito o que descobrir sôbre a vida dos axumítas, porém escavações e pesquisas recentes indicam que o Reino de axúm chegou a reunir entre 10 a 12 cidades sob o govêrno central. Supõe-se que viviam cêrca de 20 mil pessoas no reino, socialmente organizadas em uma nobreza que incluía o rei, os sacerdotes e os militares, uma camada intermediária, formada por mercadores e comerciantes, e uma camada popular, formada, em sua maioria, por pessoas pobres, camponeses e artesãos.

Respostas e comentários
  • Auxilie os alunos na análise das fontes históricas exploradas na página. Analise com eles as moedas axumítas, comparando-as. As moedas a, como aponta a legenda, mostram o busto do rei , além da presença da Lua crescente com as pontas para cima, um símbolo da religiosidade . As moedas B, por sua vez, apresentam a cruz cristã, indicando que foram cunhadas após a conversão do rei , por volta do século quatro.
  • Nesse momento, são incentivadas, novamente, a valorização e a fruição das diversas manifestações artísticas e culturais da sociedade de axúm, que sofreu influências das civilizações com as quais teve contato. dêsse modo, propicia-se o desenvolvimento da Competência geral 3.
  • O conteúdo desta página possibilita o trabalho com a Competência específica de História 6, por abordar os procedimentos historiográficos com base em fontes arqueológicas referentes ao Reino de axúm.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

  1. Que tipos de fonte histórica podemos analisar para conhecer a história dos axumítas?
  2. Onde se localizava o Reino de Axum?
  3. De que maneira a relação com outros povos foi importante para os habitantes do Reino de axúm?
  4. Cite exemplos de mercadorias que os axumítas comercializavam com outros povos.
  5. Qual era a língua falada e escrita pelos axumítas?
  6. Que mudanças ocorreram em Axum após a introdução do cristianismo e sua elevação à religião oficial do reino?
  7. Ao longo do século quatro, por qual região o Reino de axúm expandiu sua influência? Cite uma consequência gerada por essa expansão.

Aprofundando os conhecimentos

  1. As moedas podem nos trazer diversas informações sôbre o passado. Elas são tão importantes que existe uma ciência dedicada somente à análise dessas fontes históricas, chamada numismática. Sabendo disso, analise as moedas axumítas apresentadas anteriormente no tópico A religiosidade e, depois, responda às questões em seu caderno.
    1. De que material é feita cada uma delas?
    2. Quanto tempo se passou entre a produção da fonte a e a produção da fonte B?
    3. Quem é o sujeito histórico gravado na fonte a?
    4. Qual símbolo religioso aparece na fonte B?
    5. Qual é a relação entre o sujeito histórico da fonte a e o símbolo religioso da fonte B?
    6. Agora, pegue uma moeda corrente de nosso país, de qualquer valor, analise seus dois lados e responda: Que tipo de informações podemos obter sôbre a sociedade em que vivemos por meio da análise dessa fonte?
Versão adaptada acessível
  1.  De que material é feita cada uma delas?
  2. Quanto tempo se passou entre a produção da fonte A e a produção da fonte B?
  3. Quem é o sujeito histórico gravado na fonte A?
  4. Qual símbolo religioso aparece na fonte B?
  5. Qual é a relação entre o sujeito histórico da fonte A e o símbolo religioso da fonte B?
  6.  Agora, junte-se a um colega e peguem uma moeda corrente de nosso país, de qualquer valor. Analisem os dois lados dela e respondam: Que tipo de informações podemos obter sobre a sociedade em que vivemos por meio da análise dessa fonte?
Orientação para acessibilidade

Professor, professora: Ao realizar a atividade 8, explique aos alunos que os estudos da numismática abarcam não só as moedas, mas também cédulas e medalhas, analisando sua história, seus aspectos artísticos e seus valores econômicos.

8. a) Resposta: Ambas são feitas de prata.

8. b) Resposta: Cerca de dois séculos, ou 200 anos.

8. c) Resposta: O rei Ezana aparece gravado na fonte A.

8. d) Resposta: A cruz.

8. e) Resposta: O cristianismo passou a ser considerado a religião oficial de Axum durante o governo de Ezana, que foi convertido ao cristianismo no século IV.

8. f) Resposta pessoal. Espera-se que os alunos mencionem algumas informações que podem ser encontradas nas moedas atuais, como seu valor, o ano de cunhagem e o país a que pertencem.

Respostas e comentários

1. Resposta: Diversos tipos de fonte histórica podem ser analisadas, entre elas obeliscos, moedas, inscrições gravadas em pedra, livros e outros vestígios arqueológicos.

2. Resposta: O Reino de axúm se localizava na Região Léste do continente africano, onde atualmente ficam partes dos territórios da Etiópia e da Eritreia.

3. Resposta: A relação com outros povos permitiu aos habitantes do Reino de axúm a realização de um intenso comércio, além de um forte intercâmbio cultural.

4. Resposta pessoal. Os alunos podem citar mercadorias como ouro, marfim, pele de hipopótamo e de outros animais, incenso, tecidos e joias.

5. Resposta: A língua falada e escrita pelos axumítas era o .

6. Resposta: Muitos elementos da cultura cristã passaram a fazer parte do cotidiano dos axumítas, como igrejas e Bíblias em latim ou traduzidas para o .

7. Resposta: Ao longo do século quatro, o Reino de axúm se expandiu por territórios do sul da península Arábica. Os alunos podem citar como consequência dessa expansão o domínio de Méroe, levando a sua ruína.

Professor, professora: Ao realizar a atividade 8, explique aos alunos que os estudos da numismática abarcam não só as moedas, mas também cédulas e medalhas, analisando sua história, seus aspectos artísticos e valores econômicos.

8. a) Resposta: Ambas são feitas de prata.

8. b) Resposta: cêrca de 2 séculos, ou 200 anos.

8. c) Resposta: O rei aparece gravado na fonte A.

8. d) Resposta: A cruz.

8. e) Resposta: O cristianismo passou a ser considerado a religião oficial de axúm durante o govêrno de , que foi convertido ao cristianismo no século í vê.

8. f) Resposta nas orientações ao professor.

  • As atividades contempladas nesta página possibilitam aos alunos identificar aspectos da organização social e da cultura do Reino de axúm. A atividade 8, em especial, permite aos alunos analisar as moedas que são importantes fontes históricas dessa civilização. Por meio dessa análise, é possível que estabeleçam características da cultura material e dos sistemas de escrita dos axumítas, favorecendo a abordagem da habilidade ê éfe zero seis agá ih zero sete.
  • Nas atividades que encerram o capítulo, são trabalhados aspectos das Competências gerais 2 e 3, com base na retomada de questões que instigam a curiosidade intelectual e a utilização da abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão e a análise crítica, por meio de propostas de análise de fonte e do estudo da história dos axumítas. Suas influências culturais são também abordadas por meio da utilização de elementos imagéticos e textuais que destacam a presença do cristianismo nessa sociedade, o qual, como trabalhado no capítulo, foi introduzido pelos egípcios no período em que estavam sob domínio romano.
  • Ao solicitar aos alunos que analisem uma moeda atual, o item f permite o trabalho com a Competência específica de História 6, que aborda questões sôbre os procedimentos da produção historiográfica.

Resposta

8. f) Resposta pessoal. Espera-se que os alunos apontem algumas informações que podem ser encontradas nas moedas atuais, como seu valor, o ano de cunhagem e o país a que pertencem.

9. O Parque Setentrional das Estelas, localizado na cidade etíope de axúm, possui uma série de monumentos do reino . Analise a imagem do parque a seguir e, depois, responda às questões.

Fotografia. Diversas esculturas de pedras verticais com bases quadrangulares de tamanhos diferentes. Ao redor, vegetação.
Parque Setentrional das Estelas em axúm, Etiópia, em 2019.
  1. Quais tipos de monumento podem ser vistos na imagem?
  2. Quais eram as funções dêsses monumentos para os axumitas?
  3. Em sua opinião, por que existem monumentos de tamanhos diferentes no parque? O que êles simbolizam?
  1. As trocas comerciais e culturais realizadas pêlo Reino de axúm permitiram que os axumítas desenvolvessem seu próprio idioma: o . Escreva um pequeno texto em seu caderno explicando como êsse idioma se formou, qual era sua importância para os axumítas e como êle ainda é utilizado na Etiópia durante os dias atuais.
  2. sôbre a religiosidade em axúm, leia a fonte a seguir e, depois, responda às questões no caderno.

Um dos acontecimentos mais importantes da história do reino de axúm foi a conversão do rei ao cristianismo, no século quatro, através de um monge cristão de origem fenícia, chamado (que depois foi bispo de axúm e considerado santo).

Após a conversão do rei , toda a região da Etiópia e grande parte da região da Núbia receberam forte influência do cristianismo e a maior parte da população também se converteu, tornando axúm um império eminentemente cristão. reticências Antes de sua conversão ao cristianismo, o povo adotava uma religião própria que tinha nos elementos da natureza o alvo de seu culto (o símbolo desta religião aparece nas moedas do reino, uma lua crescente, com as pontas para cima).

Respostas e comentários

9. a) Resposta nas orientações ao professor.

9. b) Resposta nas orientações ao professor.

9. c) Resposta nas orientações ao professor.

10. Resposta: O foi desenvolvido a partir das trocas culturais entre os axumítas e os diversos povos com os quais êles faziam comércio. Em sua origem, o possuía muitos elementos da língua árabe, pois os axumítas negociavam muito com a Península Arábica. êle era empregado em várias atividades cotidianas, inclusive religiosas. Atualmente, o ainda é falado na Etiópia, principalmente em atividades religiosas.

As atividades destas páginas possibilitam o desenvolvimento de questões condizentes com a Competência específica de Ciências Humanas 3, pois estão relacionadas ao estudo dos vestígios deixados pelos axumítas, incentivando os alunos a identificar, comparar e explicar a intervenção do ser humano na natureza e na sociedade, exercitando a curiosidade.

Respostas

9. a) Na imagem, é possível identificar obeliscos e estelas axumítas de tamanhos e formatos diferentes.

b) Os obeliscos eram usados para marcar sepulturas, pontos específicos ou momentos e espaços comemorativos. Já as estelas narravam os feitos de pessoas importantes do reino.

c) Resposta pessoal. Explique que o tamanho do monumento dependia da importância política, econômica e social do indivíduo ou do feito ao qual o obelisco ou a estela se relacionassem. lógo, monumentos maiores representavam os reis e nobres, enquanto os menores retratavam membros de classes sociais mais baixas.

Uma porcentagem considerável dos súditos de axúm cultuava ainda o judaísmo, praticado na Etiópia atual por menos de 1% da população total. Uma das características desta fase de conversão ao cristianismo é a construção das famosas onze Igrejas, que foram esculpidas em rochas, no solo. Essas Igrejas são consideradas patrimônio histórico da humanidade e fazem parte da tradição da Igreja Ortodoxa Etíope. reticências

PEIXOTO, Francisco F. et al. (org.). O reino de Axum: manual de história dos reinos da África. Unilab, volume 1, edição 1, 21 2017. 3. Disponível em: https://oeds.link/271sgZ. Acesso em: 11 março 2022.

  1. De acôrdo com a fonte, quem introduziu o cristianismo em axúm?
  2. Como era a religiosidade antes da chegada do cristianismo?
  3. Além do cristianismo, qual era a outra religião monoteísta cultuada pelos axumítas?
  4. Como vimos, a religiosidade foi um importante elemento da cultura . Por causa do contato com diversos povos, uma diversidade de crenças e de outras manifestações foram apreendidas pelos axumítas. Em sua opinião, atualmente, o contato com outras culturas também pode transformar nossa cultura? Justifique sua resposta.

12. O Reino de axúm se desenvolveu por volta do século um, tornando-se um centro de poder no continente africano. A êsse respeito, leia o texto a seguir e, depois, responda às questões.

reticências

Situada às margens do mar Vermelho, nas planícies quentes cuja temperatura média do ar nunca é inferior a 26 graus Célsius, a cidade de era o Pôrto de entrada e saída de produtos africanos: peles de leão e leopardo, presas de elefante, cascos de tartaruga, pimenta e demais temperos, metais e escravos capturados em guerra. Seu domínio se estendia à maior parte da costa do outro lado do Iêmen, englobando desde o litoral do golfo de Aden até Zeila, na parte setentrional da Somália. O alcance de seus contatos era considerável e envolvia negociantes da Arábia, Pérsia e inclusive do Ceilão.

Mas o centro de poder estava na cidade de axúm, localizada no planalto, ao norte da atual Etiópia, bem acima do nível do mar e afastada do litoral. Era ali que as terras menos quentes e mais úmidas permitiam melhor aproveitamento dos recursos naturais e o desenvolvimento sistemático do cultivo de cereais, entre os quais o painço, cevada, sorgo e sobretudo o tefé, que constitui até o presente a base alimentar das populações etíopes e somalis.

reticências

MACEDO, José Rivair. História da África. São Paulo: Contexto, 2020. página 29-30.

Respostas e comentários

11. a) Resposta: O monge Frumêncio, cristão de origem fenícia.

11. b) Resposta: De acôrdo com o texto, antes da chegada do cristianismo, a religião era baseada no culto aos elementos da natureza. Seu símbolo era uma Lua com as duas pontas voltadas para cima.

11. c) Resposta: O judaísmo.

11. d) Resposta pessoal. Espera-se que os alunos, após estudarem as diferentes influências culturais em axúm, compreendam que estudar e valorizar a diversidade cultural, além de enriquecer a própria cultura, favorece a tolerância e o respeito com o outro.

As atividades 11 e 12 possibilitam o desenvolvimento da leitura inferencial. Para isso, peça aos alunos que comentem o que compreenderam a respeito do texto que trata sôbre a religiosidade no Reino de axúm e acerca do texto que aborda a evolução dêsses povos. Você também pode fazer questionamentos, como: “Qual é a religião original do Reino de axúm?”; “Em que momento os cristãos entraram no Reino de axúm?”; “Qual é o impacto da religião na cultura de um povo?”; “Quais eram os domínios que compreendiam o Reino de axúm?”; “Quais aspectos geográficos tornavam a região do Reino de axúm mais propícia ao desenvolvimento de recursos naturais?”. Por meio dessas questões, busque incentivar a reflexão e a construção de relações entre as informações que êles já sabem e aquelas presentes no texto.

  1. De acôrdo com o texto, quais eram as principais atividades econômicas do Reino de axúm?
  2. Como o texto indica a grandeza do poder do reino?
  3. De acôrdo com o texto, quais motivos justificam que a cidade de axúm tenha se tornado o centro do poder real?

13. Na Etiópia, existe uma cidade escavada no solo que possui onze igrejas, um mosteiro e vários lugares sagrados. Conhecida como cidade de , êsse local se tornou Patrimônio Cultural da Humanidade. acêrca dêsse local, analise a imagem e, depois, responda às questões.

Fotografia. Igreja esculpida em uma rocha. Ela tem coloração avermelhada, com portas, janelas e escadarias. Atrás, paredão de rocha.
Igreja de São Jorge de escavada na rocha, na Etiópia, em 2020.
  1. O que mais chamou a sua atenção na igreja retratada na imagem?
  2. O que significa afirmar que um local é Patrimônio Cultural da Humanidade?
  3. Como a religiosidade se transformou ao longo dos anos?
  4. é um dos sítios arqueológicos axumítas. Como a pesquisa nesses locais expandiu o conhecimento sôbre o cotidiano em axúm?
Respostas e comentários

12. a) Resposta: O comércio e a agricultura eram as principais atividades econômicas dos axumítas.

12. b) Resposta: O texto indica que os axumitas dominavam várias regiões diferentes, faziam comércio com povos de muitos locais (como os árabes, os persas e os povos do Ceilão) e trocavam produtos muito caros no período.

12. c) Resposta: De acôrdo com o texto, Axum se tornou o centro do poder porque era uma região mais fresca e úmida, permitindo o melhor aproveitamento das terras para a agricultura.

13. a) Resposta nas orientações ao professor.

13. b) Resposta nas orientações ao professor.

13. c) Resposta nas orientações ao professor.

13. d) Resposta nas orientações ao professor.

Respostas

13. a) Resposta pessoal. Incentive os alunos a expressarem-se quanto aos elementos do monumento, de modo que comentem com os colegas aqueles que mais lhes chamaram a atenção.

b) Significa afirmar que o local tem valor cultural reconhecido pêlomundo e, por isso, deve ser preservado, tendo, então, recursos destinados a isso.

c) Principalmente por meio das trocas comerciais.

d) pêlo encontro de artefatos que apresentaram informações a respeito dessa cultura, como resquícios que permitem inferir aspectos populacionais, comerciais e sociais.

O tema é reticências

Ciência e tecnologia

Os sistemas de irrigação na Antiguidade

Os rios foram fundamentais para diversas civilizações da Antiguidade, e a fim de aproveitar ainda mais os recursos hídricos das regiões ocupadas, foram desenvolvidos diferentes sistemas de irrigação.

Por exemplo, por meio dos canais, era possível levar água dos rios para lavouras mais distantes. Também foram desenvolvidas tecnologias para irrigar áreas de cultivo que estavam acima do nível dos rios.

Conheça um pouco mais sôbre a importância dos sistemas de irrigação para muitos povos da Antiguidade.

Shaduf

O era um sistema usado para encher os canais que distribuíam a água dos rios. Um contrapeso auxiliava o agricultor a puxar o recipiente pesado e cheio de água. Com isso, a tarefa de elevar a água para encher os diques tornava-se menos trabalhosa e o processo, mais eficiente.

Ilustração. Uma pessoa em pé na beira de um rio. Ao seu lado, uma estrutura composta por três hastes de madeira que sustentam um longo tronco de madeira. Em uma das pontas há uma pedra grande, servindo de contrapeso. Na outra, uma corda com um balde. A pessoa segura a corda para puxar a água do rio e a despeja em um poço. Atrás, um pequeno canal de água que sai do poço.

Saqia

êsse instrumento de irrigação permitia encher os canais e diques aproveitando a fôrça de animais, como bois ou búfalos. animais movimentavam uma roda de madeira que, ao girar, trazia recipientes com a água da parte mais baixa para a mais alta.

Ilustração. Uma pessoa perto de um rio observa um boi, amarrado em um tronco de madeira, caminhando em círculos para girar uma engrenagem. A engrenagem movimenta uma grande roda de madeira. Há vários recipientes na roda de madeira que são preenchidos com água e despejados em um canal.

As ilustrações sôbre os sistemas de irrigação na Antiguidade são representações artísticas contemporâneas produzidas com base em estudos históricos. Fonte de pesquisa: PEINADO, Federico Lara. O melhor da arte egípcia. São Paulo: Edições, 1997. 1.

Respostas e comentários

Objetivos

  • Compreender o funcionamento de alguns tipos de sistema de irrigação da Antiguidade.
  • Perceber a importância dos rios no cotidiano das antigas civilizações.
  • Conhecer os métodos de irrigação existentes na atualidade.
  • Incentivar atitudes que contribuem para a conservação dos recursos hídricos.

  • Os conteúdos desta seção são importantes para os alunos aprofundarem seus conhecimentos a respeito de sistemas de irrigação, atualmente e na Antiguidade, além de incentivar a consciência da importância de conservar os recursos hídricos. êsse conteúdo exercita a curiosidade intelectual e recorre à reflexão e à análise crítica para elaborar hipóteses e criar soluções com base em conhecimentos de diferentes áreas, permitindo o desenvolvimento de aspectos da Competência geral 2. Também aborda aspectos da Competência geral 1, que abrange a valorização e utilização de conhecimentos historicamente construídos sôbre o mundo físico, detalhando métodos como o , utilizado para encher os canais que distribuíam a água, e os diques e os reservatórios, utilizados para o armazenamento da água.
  • É possível articular o tema desta seção com o tema contemporâneo transversal Ciência e tecnologia tendo como base a problematização do desenvolvimento da técnica de irrigação ao longo dos anos.
  • Faça a leitura dos textos e da ilustração com os alunos. Depois da leitura, aproveite para incentivar a habilidade de interpretação pedindo a êles que expliquem com as próprias palavras o esquema representado na ilustração.
  • Aproveite para reforçar também as noções sôbre os conceitos de transformação e permanência histórica. Para isso, solicite aos alunos que mencionem o que permaneceu e o que mudou no decorrer do tempo no uso dos rios pêlo ser humano, nas técnicas de irrigação empregadas, bem como na sua relação com os recursos hídricos.
  • O trabalho desta seção possibilita uma articulação com o componente curricular de Geografia. Proponha uma aula com o professor dêsse componente e abordem com a turma a distribuição e o aproveitamento dos recursos hídricos, as técnicas de irrigação empregadas na agricultura e seus impactos no meio ambiente. A aula com o componente também deve refletir sôbre soluções para redução do impacto ambiental.

Diques e reservatórios

Eram utilizados para armazenar a água em épocas de escassez. A água armazenada podia ser usada na irrigação, na criação de animais ou para o consumo humano.

Ilustração. Quatro retângulos de terra de tamanhos diferentes com plantações. Uma ponte liga uma na outra. Em volta, água represada.

Agora, responda às questões a seguir.

Ícone ‘Atividade oral’. Ícone ‘Em grupo’.

1. Compare o e a . Qual é o tipo de fôrça utilizado em cada um dêsses instrumentos? Por que essas técnicas foram inovadoras na época? Com um colega, procurem descobrir se essas técnicas ainda são utilizadas na atualidade e em que locais.

Ícone ‘Em grupo’. Ícone ‘Ciências Humanas em foco’.
  1. Atualmente, a irrigação é fundamental para garantir a produtividade agrícola. No Brasil, os sistemas de irrigação, largamente empregados na agricultura, são responsáveis por 72% do consumo de água do país. Diversas pesquisas refletem a preocupação com a utilização da água nesse setor, pois o uso indiscriminado pode ameaçar os recursos hídricos, causando, por exemplo, o esgotamento dos mananciaisglossário .
    • Em grupo, pesquisem sôbre os sistemas de irrigação utilizados no estado onde vocês vivem. Busquem investigar em sites, livros e, se possível, por meio de entrevistas com trabalhadores da área, as questões a seguir.
      1. Quais são as técnicas mais utilizadas? Procurem diferenciar, por exemplo, as técnicas empregadas por grandes e por pequenos agricultores.
      2. Os sistemas de irrigação e as técnicas utilizadas podem provocar impactos negativos no ambiente. Quais atitudes os agricultores praticam ou devem praticar para tentar diminuir impactos?

Por fim, utilizem as informações coletadas e promovam uma discussão com os colegas e com o professor sôbre o tema.

Respostas e comentários

Questões 1 e 2. Respostas nas orientações ao professor.

Ícone ‘Ciências Humanas em foco’.

Ao solicitar aos alunos que pesquisem os sistemas de irrigação utilizados na atualidade, tendo como base os conhecimentos adquiridos no estudo da seção a respeito dos sistemas de irrigação na Antiguidade e, por extensão, compreendendo as intervenções dos seres humanos na natureza, a atividade 2 possibilita um diálogo entre os componentes curriculares de História e de Geografia, desenvolvendo assuntos específicos das Ciências Humanas e proporcionando a abordagem de aspectos da Competência específica de Ciências Humanas 3.

Respostas

1. O utilizava um sistema de contrapeso para auxiliar o agricultor, ao passo que a utilizava a fôrça de animais, como bois ou búfalos. Essas técnicas foram inovadoras na época, porque utilizavam sistemas sofisticados que não dependiam apenas da fôrça dos seres humanos. Para realizar a pesquisa solicitada, os alunos podem se agrupar da mesma fórma que farão para efetuar a pesquisa da atividade 2.

2. a) Resposta pessoal. A resposta pode variar de um estado brasileiro para outro.

b) Os sistemas de irrigação e as técnicas utilizadas podem causar diversos impactos negativos ao ambiente, como erosão, poluição da água, destruição de hábitats naturais e esgotamento dos recursos hídricos. Os alunos podem comentar que o uso da irrigação deve ser feito de modo racional e responsável. É necessário, portanto, que seja feito um estudo para escolher o melhor método para cada caso, levando em consideração os possíveis impactos ambientais.

O que eu estudei?

Faça as atividades em uma folha de papel avulsa.

1. Durante a Antiguidade africana desenvolveram-se civilizações complexas, entre as quais se destacaram os egípcios, os cuxitas e os axumítas. Copie em uma folha de papel avulsa o quadro a seguir e complete as lacunas. Siga os exemplos.

Selo Modelo.

Informações

Egito Antigo

Reino de Cuxe

Reino de Axum

Localização geográfica

Data de fundação

Por volta de 1800 a.C.

Bases econômicas

Organização política

Divisão social

Família real e nobreza; escribas; sacerdotes; militares; trabalhadores urbanos; camponeses; escravizados.

Religião

Politeísta e monoteísta (cristianismo).

  1. Os reinos de cuxe e axúm sofreram fortes influências dos povos egípcios em sua organização política, econômica e cultural. sôbre a relação entre o Egito Antigo, os cuxitas e os axumítas, copie em uma folha de papel avulsa somente a alternativa correta. Em seguida, corrija as que estão incorretas.
    1. Egípcios e cuxitas foram civilizações desenvolvidas próximo ao rio Nilo. Ambas criaram sistemas de irrigação a fim de aproveitar as águas do rio para garantir a agricultura e o abastecimento de alimentos para seu povo.
    2. cuxitas e axumítas desenvolveram as próprias fórmas de escrita, baseadas nos hieróglifos egípcios. Até os dias de hoje, a escrita meroítica e o não foram completamente decifrados pelos historiadores.
    3. O reino de cuxe e o reino de axúm herdaram elementos religiosos egípcios, cultuando em conjunto várias divindades e mantendo o politeís­mo durante todo o período de sua existência.
Respostas e comentários

1. Respostas nas orientações ao professor.

2. a) Resposta: Correta.

2. b) Resposta nas orientações ao professor.

2. c) Resposta: Incorreta. Correção: cuxitas e axumítas herdaram elementos religiosos egípcios. Os cuxitas compartilhavam algumas divindades com os egípcios. Inicialmente, os axumítas também eram politeístas e cultuavam as fôrças da natureza, mas se converteram ao cristianismo, tornando-se monoteístas.

1. e 2. Objetivos

Estas atividades avaliam se os alunos conseguem identificar as semelhanças, diferenças e relações entre os povos egípcios, cuxitas e axumítas, favorecendo o desenvolvimento de aspectos da habilidade EF06HI07.

Como proceder

Caso perceba dificuldade de algum aluno para realizar as atividades, oriente a retomada do conteúdo de fórma sistematizada, destacando cada um dos elementos solicitados para o preenchimento do quadro e para encontrar a resposta correta.

Respostas

1. Egito Antigo: Norte da África, atual Egito; As primeiras cidades surgiram em 4000 antes de Cristo, e o Egito foi unificado em 3200 antes de Cristo; Agricultura de irrigação nas proximidades do rio Nilo; Liderança do faraó, que unia o poder político ao poder religioso; Família real e nobreza; escribas; sacerdotes; militares; trabalhadores urbanos; camponeses; escravizados; Politeísta; Reino de cuxe: Região da Núbia, atual Sudão; Por volta de 1800 antes de Cristo; Comércio, agricultura, pecuária e mineração; Liderança dos faraós e candaces; Família real e nobreza; classe alta urbana; trabalhadores urbanos; camponeses; escravizados; Politeísta; Reino de axúm: Léste da África, atual Etiópia; Século um Depois de Cristo; Agricultura, pecuária e, posteriormente, comércio; Liderança dos reis e fórça do expansionismo; Família real e nobreza; classe alta urbana; trabalhadores urbanos; camponeses; escravizados; Politeísta e monoteísta (cristianismo), respectivamente.

2. b) Incorreta. Correção: Cuxitas e axumitas produziram suas próprias fórmas de escrita. A escrita meroítica, desenvolvida no Reino de cuxe, era baseada nos hieróglifos egípcios e ainda não foi completamente decifrada pelos historiadores. O idioma foi criado no Reino de axúm, baseado na escrita árabe, e é usado até os dias de hoje em cerimônias religiosas da Etiópia.

3. sôbre a organização social dos egípcios, cuxitas e axumítas, analise a imagem a seguir e responda às questões.

Relevo. Pessoas, usando chapéus,  estão sentadas no chão com as mãos sobre as pernas. Entre elas, há quatro em pé, uma está segurando uma vara e outra está segurando uma tabua com as mãos. À esquerda, ideogramas na vertical.
Escultura em baixo relêvo do século catorze antes de Cristo representando comércio de escravizados núbios no Egito. Acervo do Museu de Bolonha, na Itália.
  1. Como a imagem indica a relação entre os egípcios e os cuxitas?
  2. Como os egípcios e os cuxitas são retratados na imagem? Quais são as diferenças entre êles?
  3. Qual era o papel da escravidão entre os egípcios, os cuxitas e os axumítas? Como se deu o processo de escravização nessas civilizações?

4. Egito, cuxe e axúm foram algumas das principais civilizações africanas da Antiguidade. Acerca do desenvolvimento dêsses reinos, leia o texto a seguir e, depois, responda às questões.

A ideia de que o continente africano evoluiu isolado dos grandes fluxos internacionais é enganosa. Desde o início dos tempos históricos, a metade norte e Léste do continente mantiveram contatos regulares com a Ásia e com a Europa. Por essa razão, qualquer estudo que deseje colocar o continente numa perspectiva global deve iniciar pêlo conhecimento e pêla análise da dimensão pré-colonial e das estruturas profundas da história do continente. Da mesma fórma, conhecer sua configuração geográfica é indispensável, especialmente a partir da formação de um sistema mundial calcado nos fluxos comerciais dos grandes espaços oceânicos a partir do século quinze.

[...]

PEREIRA, Analúcia danilevícs. África pré-colonial: ambiente, povos e culturas. ín: VISENTINI, Paulo Fagundes; RIBEIRO, Luiz Dario Teixeira; PEREIRA, Analúcia danilevícs. História da África e dos africanos. Petrópolis: Vozes, 2014. página 15.

  1. De acôrdo com o texto, por que não é possível afirmar que o continente africano estava isolado durante a Antiguidade?
  2. Como as civilizações do Egito, de cuxe e de axúm se inseriram nos fluxos comerciais de fóra da África?
  3. Quais foram as principais trocas culturais que essas civilizações realizaram com outros povos?
Respostas e comentários

3. a) Resposta: A imagem indica que os cuxitas (núbios) foram escravizados e dominados pelos egípcios, o que é reforçado pêla legenda.

3. b) Resposta: Os cuxitas são retratados com lenços na cabeça e brincos de argola. Eles estão todos sentados. Os egípcios estão de pé e carregam instrumentos de contrôle e açoite contra os cuxitas. Um deles escreve em um papiro.

3. c) Resposta: Nesses povos, um indivíduo era escravizado quando seu povo era dominado em uma guerra. Os axumítas também compravam pessoas escravizadas de outras regiões africanas. Os escravizados realizavam diversos trabalhos no campo e na cidade, além de atividades domésticas e artesanais.

4. a) Resposta nas orientações ao professor.

4. b) Resposta nas orientações ao professor.

4. c) Resposta nas orientações ao professor.

Respostas

4. a) Porque existem indícios de que o continente africano, especialmente em suas regiões Léste e norte, manteve contato frequente com a Ásia e com a Europa.

b) Os cuxitas comercializavam especialmente marfim, madeira, artesanatos, peles de animais e metais preciosos com vários povos da Antiguidade. Os axumítas faziam trocas comerciais com a Europa, o Oriente Médio e outras partes da África com muita frequência.

c) O Egito dominou alguns povos, como os hebreus, e foi dominado por outros, como os romanos, o que permitiu uma série de trocas culturais. O comércio possibilitou diversas trocas culturais entre o reino e outros povos, como os romanos, os gregos, os indianos, os persas, os sírios e os egípcios. Os axumítas se converteram ao cristianismo e desenvolveram um idioma baseado no árabe.

3. e 4. Objetivos

A atividade 3 permite avaliar se os alunos compreenderam o registro histórico sôbre os cuxitas, contribuindo para o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero seis agá ih zero sete. Já a atividade 4 avalia a compreensão dos alunos a respeito dos aspectos comerciais que caracterizaram o continente africano pré-colonial, possibilitando o desenvolvimento de aspectos da Competência específica de História 3.

Como proceder

Caso perceba dificuldade de algum aluno em responder às questões propostas na atividade 3, faça a leitura da fonte histórica de fórma coletiva em sala de aula, destacando a presença dos escravizados na parte inferior da imagem e comentando com os alunos que se trata de núbios sendo escravizados por egípcios. Na atividade 4, auxilie os alunos na leitura do texto, orientando-os a destacar as palavras que não entenderam para buscar seu significado no dicionário. Sugira-lhes, ainda, que destaquem a principal informação de cada frase, pois essa prática os auxiliará a responder às questões propostas.

Glossário

Manancial
: nascente de água, fonte.
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