Unidade 4  Fenícios, hebreus e persas

Fotografia. Um muro alto de pedra com diversas pessoas de pé em um pátio. À esquerda, templo com cúpula dourada. No fundo vegetação.
Muro das Lamentações (no lado direito da foto) e Domo da Rocha (ao fundo), na cidade de Jerusalém, Israel, em 2020.
Respostas e comentários
  • Explique aos alunos que a cidade de Jerusalém, onde se encontra o Muro das Lamentações, está localizada na atual divisa entre a Cisjordânia e o Estado de Israel. A área é alvo de constantes disputas entre israelenses e palestinos, que reivindicam o direito de domínio da parte oriental da cidade.
  • A imagem das páginas de abertura é um recurso para trabalhar a importância do respeito à diversidade de religiões. Incentive os alunos a ter atitudes de tolerância diante das diferentes maneiras de pensar, agir e se comportar de cada pessoa em decorrência de suas crenças religiosas.
  • Explique para os alunos que a foto retrata parte do centro histórico da cidade de Jerusalém, com a instalação de construções de grande importância para as tradições judaica, muçulmana e cristã. Desde 1981, o local é considerado Patrimônio Mundial pêla Unesco. Mostre-lhes a imagem de parte do Muro das Lamentações, um local sagrado para os judeus e para onde êles se dirigem para fazer suas orações. Identifique com êles também a imagem do Domo da Rocha, ao fundo, com o teto na côr dourada em formato de abóbada. Explique que essa mesquita foi construída no final do século sete e é um dos mais antigos exemplos da tradição islâmica instalada no local. Além disso, no centro histórico, está presente a igreja do Santo Sepulcro, construída onde Cristo teria sido crucificado e sepultado, de acordo com a tradição cristã.
  • Ao longo desta unidade, será possível trabalhar a identificação de fórmas de registro e a conceituação de império no mundo antigo e conhecer as dinâmicas de circulação de pessoas e produtos pelo Mar Mediterrâneo, contemplando, respectivamente, as habilidades ê éfe zero seis agá ih zero sete, ê éfe zero seis agá ih um três e ê éfe zero seis agá ih um cinco. Além disso, os temas abordados propiciam o trabalho com aspectos da Competência específica de História 5, ao tratar dos movimentos de populações e mercadorias ao longo do tempo, e da Competência geral 2, ao exercitar a curiosidade intelectual dos alunos por meio do trabalho com as fontes históricas expostas no livro, abordagem relacionada às Ciências Humanas.

O Oriente Médio atual abrange, principalmente, a região entre o Léste do Mar Mediterrâneo e o golfo Pérsico.

Durante o período da Antiguidade, vários povos se desenvolveram nessa região, como os fenícios, os hebreus e os persas.

Nesta unidade, vamos conhecer um pouco sôbre esses povos, os quais geraram culturas ricas e inovadoras que influenciaram diversas sociedades.

Iniciando a conversa

  1. Você já ouviu falar em hebreus, fenícios ou persas? Comente com os colegas.
  2. Identifique o Muro das Lamentações na foto. Você sabe por que êle é considerado sagrado pelos seguidores da religião judaica?
Versão adaptada acessível

2. Você sabe por que o Muro das Lamentações é considerado sagrado pelos seguidores da religião judaica?

Orientação para acessibilidade

2. Resposta pessoal. O Muro das Lamentações foi construído por volta de 1010 a.C. por Salomão, um governante do Reino de Israel. O muro é considerado sagrado por ser parte do que restou do Templo de Salomão, um grandioso complexo onde os hebreus professavam sua religião monoteísta. De acordo com a tradição religiosa hebraica, o templo foi destruído ao longo do tempo por ataques e invasões, restando apenas o muro. Na atualidade, esse local é visitado diariamente por centenas de judeus, que fazem orações e pedidos, além de rogarem perdão por seus pecados.

3. Atualmente, o judaísmo é uma religião que tem seguidores no mundo todo. Conte para os colegas o que você já sabe sôbre essa religião.

Agora vamos estudar...

  • a sociedade fenícia;
  • o comércio e as trocas culturais dos fenícios;
  • a história dos hebreus;
  • aspectos da religiosidade judaica;
  • a cultura e a religiosidade persas.
Respostas e comentários

Questões 1 a 3. Respostas nas orientações ao professor.

Aproveite as páginas de abertura e converse com os alunos sôbre os assuntos tratados na unidade, verificando seus conhecimentos prévios. Pergunte-lhes se conhecem o judaísmo ou outras religiões diferentes das deles e comente a importância da liberdade religiosa e do respeito a essa diversidade de crenças.

Respostas

1. Resposta pessoal. Caso os alunos já saibam algo, é possível que mencionem livros, filmes ou histórias em quadrinhos que tratam de algum aspecto relacionado aos fenícios, aos hebreus e/ou aos persas. Incentive-os a comentar o que aprenderam por esses meios e atente às possíveis informações equivocadas ou estereótipos relacionados a esses povos.

2. Resposta pessoal. O Muro das Lamentações aparece no segundo plano da foto. êle foi construído por volta de 1010 antes de Cristo por Salomão, um governante do Reino de Israel. O muro é considerado sagrado por ser parte do que restou do Templo de Salomão, um grandioso complexo onde os hebreus professavam sua religião monoteísta. De acôrdo com a tradição religiosa hebraica, o templo foi destruído ao longo do tempo por ataques e invasões, restando apenas o muro. Na atualidade, êsse local é visitado diariamente por centenas de judeus, que fazem orações e pedidos, além de rogarem perdão por seus pecados.

3. Resposta pessoal. Os alunos podem mencionar, por exemplo, que os seguidores dessa religião frequentam sinagogas e usam o quipá, bem como que é uma religião monoteísta. Aproveite o momento para incentivar o respeito à diversidade religiosa, promovendo uma discussão que não veicule estereótipos. Caso haja algum aluno judeu na turma, êsse pode ser um momento oportuno para que êlecompartilhe, caso se sinta confortável para isso, alguns costumes e tradições religiosas com os colegas.

Capítulo 9 Os fenícios

Os fenícios, um povo de origem semitaglossário , se estabeleceram há mais de .3500 anos na região de Canaã, onde atualmente se localizam o Líbano e partes da Síria e da Palestina.

Comerciantes e navegadores

Os fenícios ficaram conhecidos ao longo do tempo como grandes comerciantes e navegadores. êles fundaram diversas cidades-Estado, entre elas Tiro, Sídon e Biblos. Essas cidades-Estado estavam localizadas na costa do Mar Mediterrâneo, o que favoreceu a navegação e o comércio de diversas mercadorias, como alimentos, tecidos, joias, metais e madeira.

O comércio com outros povos enriqueceu as cidades-Estado fenícias. Por volta de 1200 antes de Cristo, os fenícios mantinham entrepostos comerciais na Ásia, na Europa e no norte da África. Analise o mapa a seguir.

Cidades e colônias fenícias (1200 a.C.)

Mapa. Cidades e colônias fenícias (1200 antes de Cristo.). Mapa territorial apresentando parte da África, Ásia e Europa. Ao centro, o Mar Mediterrâneo. Conforme a legenda: Fenícia: Faixa territorial composta pelas cidades de Biblos, Sidon e Tiro. Colônias fenícias: Faixa territorial composta pelas cidades de Sabrata, Catargo, Tânger, Cádis, Cartagena, Sagunto, Ibiza, Sadenha, Córsega, Sicilia e Salamina. Rotas comerciais fenícias: Partindo das terras da Fenícia pelo Mar Mediterrâneo para o Ugarit. Egito, Salamina, Rodes, Creta, Siracusa, Sabrata e Cartago. De Cartago para Palermo, Sardenha, Córsega, Ibiza, e Cádis. De Cádis para a Bretanha. Na parte superior à direita planisfério destacando parte da África, Ásia e Europa. Ao lado, representação da rosa dos ventos. Na parte inferior, escala de 390 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: quínder, rrérman; ríguelmân, vérner. The Penguin Atlas of World History. Lôndon: Pêngüim búks, 2003. página 38.

Ícone ‘Atividade oral’. Ícone ‘Ciências Humanas em foco’.

Questão 1.

As rotas comerciais que saíam de Cartago chegavam a quais cidades?

Ícone ‘Atividade oral’.

Questão 2.

Quais eram as colônias fenícias localizadas na África?

Respostas e comentários

Questão 1. Resposta: Cádis, Ibiza, Sardenha, Córsega e Palermo.

Questão 2. Resposta: Tânger, Cartago e Sabrata.

Objetivos do capítulo

  • Conhecer aspectos da cultura e da sociedade fenícia.
  • Perceber como a localização das cidades-Estado fenícias possibilitou o desenvolvimento do comércio e as trocas de mercadorias com outros povos.
  • Reconhecer a influência do alfabeto fenício no que utilizamos na atualidade.

Justificativas

O trabalho proposto neste capítulo é relevante para que os alunos possam descrever as dinâmicas de circulação de pessoas e produtos pêlo Mar Mediterrâneo, pois aborda o desenvolvimento do comércio dos fenícios pêla via marítima, âmbito da habilidade ê éfe zero seis agá ih um cinco. Além disso, eles poderão desenvolver aspectos da habilidade ê éfe zero seis agá ih zero sete por trabalhar uma fórma de registro da Antiguidade, a escrita fenícia.

Este tema também possibilita aos alunos analisar e compreender o movimento de populações e mercadorias no tempo e no espaço e seus significados históricos, aspectos da Competência específica de História 5.


  • Os mapas, como o que demonstra a representação gráfica de cidades e colônias fenícias, são instrumentos que auxiliam os alunos a compreender determinados espaços, além de ajudá-los na articulação da dimensão espacial aos demais aspectos trabalhados a respeito dos fenícios, favorecendo, assim, o saber geográfico. Visando a uma articulação com o componente curricular de Geografia, analise com os alunos o mapa da página de acôrdo com as orientações a seguir.
  • Chame a atenção dos alunos para os principais elementos do mapa, como título, legenda e orientação.
  • Acompanhe com êles o caminho das rotas comerciais fenícias.
  • Peça-lhes que indiquem as colônias fenícias representadas no mapa.
  • Solicite-lhes que apontem o planisfério e a região que foi delimitada nele.
  • Indique-lhes os continentes delimitados no mapa.
  • Peça-lhes que apontem também as cidades fenícias. Esta atividade possibilita o trabalho com a Competência específica de Ciências Humanas 7 por abordar a linguagem cartográfica no desenvolvimento do raciocínio espaço-temporal, possibilitando o envolvimento dos componentes curriculares de História e de Geografia.
Ícone ‘Ciências Humanas em foco’.

A sociedade fenícia

As cidades-Estado fenícias tinham um govêrno centralizado, cujo domínio era do grupo mais rico da sociedade. Nesse grupo havia grandes comerciantes, construtores de navios e também donos de oficinas, nas quais se produziam tecidos e joias feitas de vidro.

A maior parte da população era formada pêla camada mais pobre da sociedade, composta de trabalhadores livres (pequenos comerciantes, camponeses, artesãos e pescadores) e também de escravizados, que exerciam diferentes tipos de atividade no campo e na cidade.

Escultura. Destacando o rosto de um homem com cabelos enrolados, barba e usando um chapéu.
Escultura em cerâmica do século cinco antes de Cristo representando um homem fenício.

As colônias

Os fenícios estabeleceram diversas colônias ao longo de suas rotas comerciais. Elas foram fundadas por meio de acôrdos entre os comerciantes fenícios e os governantes locais. Com isso, os fenícios conseguiram aumentar o comércio e melhorar a economia de suas cidades.

A maior e mais famosa colônia fenícia foi Cartago, fundada em 814 antes de Cristo, no norte do continente africano. Por causa das riquezas e da prosperidade proporcionadas pêlaatividade comercial, ela passou a sofrer constantes ataques. A partir do século oito antes de Cristo, Cartago envolveu-se em conflitos com outros povos, entre eles os persas e os gregos. Romanos e cartagineses também se enfrentaram três vezes a partir de 264 antes de Cristo, nas chamadas Guerras Púnicas. Em 146 antes de Cristo, Cartago foi destruída pelos romanos.

Fotografia. Ruínas de colunas e moradias em meio a vegetação. No fundo, o mar.
Ruínas de Cartago, Tunísia, em 2021.
Respostas e comentários

Um texto a mais

O texto a seguir revela mais conhecimentos sôbre a localização estratégica das cidades fenícias. Se julgar conveniente, leia-o para os alunos ou comente suas informações.

reticências Por volta de 1000 antes de Cristo, os fenícios começaram a se aventurar, saindo de suas cidades, que ficavam numa faixa estreita do litoral oriental do Mediterrâneo – onde hoje é o Líbano –, para explorar e depois estabelecer postos comerciais e colônias nos pontos mais distantes do mundo conhecido. Com suas embarcações de grande calado [profundidade do ponto mais baixo de uma embarcação], os mercadores fenícios navegaram para além da Sicília – o extremo limite ocidental para a maioria dos navegantes –, para [encarar] os ventos, marés e correntes desconhecidos do Mediterrâneo ocidental. Fundaram povoações em quase todos os pontos em que tocaram: ao longo da costa africana, na Espanha, Sicília, Sardenha, Malta, Córsega e ilhas Baleares. Depois ousaram atravessar o que os gregos chamavam de Colunas de Hércules – estreito batizado muito mais tarde como de Gibraltar – e explorar as costas atlânticas da África e da Europa. Talvez tenham até circunavegado o continente africano, um feito audacioso que não seria repetido por 2 mil anos. Esses comerciantes eram, em resumo, os mais aventureiros e determinados do antigo mundo mediterrâneo.

reticências

WOODHEAD, Enri (dir.). Marés bárbaras: 1500-600 antes de Cristo Tradução: Pedro Paulo Poppovic. Rio de Janeiro: Cidade Cultural, 1989. página 99. (Coleção História em Revista).

História e Geografia

O Périploglossário de Hanão

De acôrdo com fontes históricas gregas do século quatro antes de Cristo, os cartagineses teriam realizado uma expedição marítima com o objetivo de fundar cidades na costa ocidental do continente africano.

Comandados pêlo navegador Hanão, partiram de Cartago por volta de 500 antes de Cristo, desbravando lugares por êles desconhecidos. Essa expedição ficou conhecida como Périplo de Hanão. Conheça, a seguir, algumas passa­gens do Périplo de Hanão representadas na ilustração.

Mapa. Destacando parte da África e Europa. Na parte superior, no Mar Mediterrâneo, duas embarcações a vela, sobreposto à letra 'A'. Das embarcações saem pontos indicando o trajeto que segue pelo estreito de Gibraltar, entre a África e a Europa, até o Oceano Atlântico. Sobreposto à letra 'B'. O trajeto segue pela costa oeste da África, passando por Timiatério, Soleis, Caricon Teichos, Gita, Acra, Melita e Arambe. Abaixo, desenhos de diversas pessoas com vestimentas coloridas, adereços e lanças, e o busto de duas pessoas negras. Sobreposto à letra 'C'. Abaixo, um hipopótamo com a boca aberta. Sobreposto à letra 'D'. Ao lado, ilustração de parte de um crocodilo grande e um hipopótamo pequeno. Sobreposto à letra 'E'.  Na parte inferior à direita, planisfério destacando parte da África e Europa. Acima, representação da rosa dos ventos. Na parte de baixo, escala de 320 quilômetros por centímetro.

A ilustração sôbre o Périplo de Hanão é uma representação artística contemporânea produzida com base em estudos históricos. Fonte de pesquisa: grént, Neil. Grande atlas dos descobrimentos. Lisboa: Civilização, 1994. página 6-7.

Respostas e comentários
  • A ilustração apresentada na página demonstra mais uma das fórmas utilizadas ao longo da história para a representação do espaço. Nesses mapas ilustrados, além do espaço, são representados elementos naturais e humanos que podem ser úteis à identificação das localidades. Convide o professor do componente curricular de Geografia para desenvolver um trabalho conjunto a respeito dêsse conteúdo, explorando, além do conteúdo histórico, o saber geográfico.
  • Para trabalhar o tema destas páginas, acompanhe os alunos na leitura dos textos, principalmente dos trechos que descrevem a rota percorrida por Hanão. Se julgar necessário, identifique a colônia de Cartago no mapa Cidades e colônias fenícias (1200 antes de Cristo), apresentado na página 120, e chame a atenção dos alunos para sua localização próxima ao Mar Mediterrâneo, o que favorecia as trocas comerciais e as expedições marítimas.
  • Explique que o conceito de périplo, além de envolver uma viagem marítima em tôrno de um continente, refere-se à descrição feita sôbre êsse tipo de viagem. Assim, em um périplo, como o de Hanão, registravam-se os pontos percorridos na rota, os portos pelos quais se passava, as características da costa e tudo aquilo que o navegante considerasse relevante documentar.
  • Explique também que as chamadas Colunas de Hércules correspondem ao atual estreito de Gibraltar, localizado entre o continente europeu e o africano, que liga o Mar Mediterrâneo ao oceano Atlântico. De acôrdo com a mitologia grega, Hércules, filho de Zeus, separou os extremos continentais da Europa e da África com a fôrça dos próprios ombros, ligando o oceano Atlântico ao Mar Mediterrâneo. Com a separação, formaram-se dois montes nos extremos de cada um dos continentes, os quais, posteriormente, ficaram conhecidos como Colunas de Hércules.

A. A partida

O périplo começa em Cartago. Hanão parte no comando de 60 embarcações e 30 mil pessoas.

B. As Colunas de Hércules

A expedição atravessa o estreito de Gibraltar, na época conhecido como Colunas de Hércules, e chega ao oceano Atlântico.

C. Populações

Ao longo do périplo, os cartagineses conhecem diferentes povos, estabelecem relações comerciais e fundam cidades.

D. Fauna e flora

Hanão descreve a fauna e a flora da costa ocidental da África. Os animais que mais impressionam os exploradores são os hipopótamos, os crocodilos e os gorilas.

E. O retôrno

Quando começam a faltar recursos e alimentos para os exploradores, Hanão decide retornar a Cartago.

Leia a seguir um trecho do Périplo de Hanão.

reticências novamente subimos para o Nascente meio dia, até que fomos levados a um lago que jazia não longe do mar, cheio de muito e grande canavial. Havia ali elefantes e outras bestas feras que pastavam em bando, e transpondo o longo caminho de quase um dia, fundamos junto ao mar cidades chamadas Caricon Teichos, Gytte, Acra, Melitta e Aramby. reticências

PÉRIPLO ou Circumnavegação de Hannon. Jornal de Coimbra, volume 5, número 21, setembro 1813. página 67-68. Disponível em: https://oeds.link/wh7Lqp Acesso em: 12 abril 2022.

Gravura em preto e branco. Um homem com cabelos e barba com tecido ao redor do corpo. Ele está de pé, ao lado, encontra-se outro homem sentado em uma pedra. Eles estão nas margens de uma praia observando as ondas.
Gravura do século dezenove representando Hanão, "O navegador".
Respostas e comentários

A ilustração destas páginas favorece a Competência geral 4 ao utilizar diferentes linguagens para se expressar sôbre contextos distintos e produzir sentidos que levem a um entendimento significativo.

Atividade a mais

Proponha aos alunos uma atividade de pesquisa sôbre a expedição Périplo de Hanão. Peça-lhes que procurem mais fontes sôbreessa viagem e anotem as informações que considerarem relevantes. Após a pesquisa, êles deverão apresentar aos colegas suas anotações, explicando por que escolheram tais itens. Esta atividade visa à exploração de fontes de pesquisa diversas e ao desenvolvimento de habilidades de investigação científica, próprias da produção historiográfica, levando-os a compreender e problematizar conceitos com base em fontes, aspectos da Competência específica de História 6.

A cultura fenícia

As relações comerciais estabelecidas com outras civilizações promoveram um intenso intercâmbio cultural entre os fenícios e vários povos antigos. Assim, os fenícios incorporaram e aperfeiçoaram diversos conhecimentos dos povos com os quais tiveram contato.

Os sinais ideográficos, muito utilizados pelos egípcios e mesopotâmicos, por exemplo, foram transformados em um sistema de escrita mais simplificado, com a utilização de sinais que representavam sons.

A religiosidade

Os fenícios eram politeístas. As principais divindades cultuadas eram Baal, o regenteglossário do Universo; Astarte, filha de Baal, deusa do céu, da fertilidade e da primavera; Tanit, deusa protetora de Cartago e éshimun, deus relacionado à saúde e à cura.

Escultura. Uma mulher com cabelos ondulados e um adereço na cabeça, usando saia com seios expostos. Ela está com os braços abertos e segura com as mãos ramos de folhagens. À esquerda, parte de um animal quadrúpede, sobre as duas patas traseiras e com a boca próxima à folhagem na mão da mulher. À direita, outro animal quadrúpede sobre as duas patas traseiras e com a boca próximo à folhagem na mão da mulher.
Escultura em mármore, do século dois antes de Cristo, representando a deusa Astarte.

A escrita

O alfabeto foi uma das principais inovações dos fenícios. êle foi criado por volta do século oito antes de Cristo, de acôrdo com a necessidade de uma escrita simples e eficaz para o contrôle e o registro das trocas comerciais. No sistema de escrita fenício, cada letra representa um som, por isso êle é chamado de alfabeto fonético.

O alfabeto fenício permitiu que a leitura e a escrita estivessem ao alcance de mais pessoas. Além disso, sua simplicidade e eficiência influenciaram no desenvolvimento do alfabeto de outros povos, como o grego e o romano, os quais serão estudados mais adiante.

Respostas e comentários
  • Comente com os alunos que os fenícios criaram um sistema de escrita em função dos contatos comerciais que estabeleceram com outros povos, o que facilitou a comunicação e a transmissão de informações relacionadas à troca de produtos. A transformação de ideogramas em um alfabeto fonético de 22 letras, simples e de fácil memorização, serviu de base para a criação de outros alfabetos, como o dos gregos, que introduziu as vogais, e, posteriormente, o dos romanos, os quais incorporaram novas letras, formando o alfabeto latino, utilizado na língua portuguesa atual.
  • O estudo da cultura dos fenícios propicia aos alunos o desenvolvimento de aspectos da Competência geral 3, por valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais. Além disso, o trabalho com o tema da religiosidade dos povos fenícios promove o acolhimento e a valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, suas identidades, culturas e potencialidades, sem qualquer tipo de preconceito, âmbitos da Competência específica de Ciências Humanas 4.

Artesanato e engenharia

O artesanato fenício era comercializado em grande quantidade. Nas oficinas, os artesãos produziam joias de ouro ou prata, armas feitas de ferro ou bronze, além de utensílios domésticos de vidro ou cerâmica adornados.

Os fenícios eram conhecidos como grandes construtores de barcos e ficaram famosos por inventar a birreme e a trirreme, um tipo de barco movido a vela com duas ou três fileiras de remos. Essa inovação deu mais rapidez e facilidade de manobra às embarcações.

Ilustração. Uma embarcação à vela. Na parte superior, mastro central com vela colorida com tons cor de rosa. Na parte inferior, perto do casco, diversos remos. À esquerda, tronco com a escultura da cabeça de um cavalo na ponta.
Ilustração que representa uma birreme fenícia.

A ilustração sôbre a birreme fenícia é uma representação artística contemporânea produzida com base em estudos históricos. Fonte de pesquisa: DURANDO, Furio. A Grécia Antiga. Tradução: Carlos Nougué. Barcelona: Folio, 2005. página 88-89. (Grandes Civilizações do Passado).

O murex e a produção de corante

Uma das mercadorias mais valiosas comercializadas pelos fenícios era um corante utilizado para tingir tecidos.

êsse corante era obtido a partir de um pigmento de coloração vermelho-púrpura, extraído de um tipo de molusco conhecido como murex. Como a produção dêsse pigmento era muito pequena, os tecidos nessa côr eram caros e, portanto, geralmente usados pêlas pessoas mais ricas.

Fotografia. Murex, um molusco com cor vermelha e branca e diversos espinhos. Ele está na areia, perto da água.
Murex em uma praia do Egito, em 2021.
Ícone ‘Atividade oral’.

Questão 3.

Você já se perguntou como é produzida a maioria dos corantes de tecido usados na atualidade? Converse com os colegas.

Respostas e comentários

Questão 3. Resposta pessoal. Durante muito tempo, os corantes foram extraídos da natureza, como de plantas, insetos e moluscos. Na atualidade, apesar de ainda serem utilizados corantes naturais, existe a produção de vários tipos de corante sintético.

  • O artesanato e a engenharia, além de configurarem importantes elementos da cultura fenícia, se destacam por seu valor na economia dessa civilização, representando os produtos que eram comercializados, bem como a fórma de transporte, comunicação e troca com outros povos. Essa análise contribui para o desenvolvimento da Competência específica de História 5.
  • Conduza uma conversa entre os alunos envolvendo a resposta à questão 3, de modo que percebam que, embora os corantes naturais ainda sejam utilizados na produção de tecidos na atualidade, essa prática se tornou mais rara. Explique-lhes que, quando isso acontece, geralmente se refere a uma produção mais artesanal e em menor escala, o que torna o produto mais valorizado e, consequentemente, mais caro.

Sugestão de avaliação

A fim de avaliar os conhecimentos apreendidos pelos alunos a respeito da sociedade fenícia, solicite-lhes a produção de um texto, com aproximadamente 20 linhas, contemplando o modo de vida fenício e as principais características culturais e sociais dêsses povos. Esta atividade pode propiciar a identificação de possíveis dificuldades quanto à compreensão do assunto, fornecendo subsídios para a continuidade do trabalho com o capítulo.

A importância da escrita

Você já imaginou como seria sua vida se você não soubesse ler e escrever? Imagine andar pêlas ruas sem conseguir ler placas, ter um livro nas mãos sem poder conhecer a história que nele é contada e não saber escrever o próprio nome.

A escrita começou a ser praticada há cêrca de 6 mil anos e, desde então, tornou-se parte da cultura de diferentes sociedades. Com isso, diversos povos e civilizações desenvolveram seu próprio sistema de escrita.

Pintura. Uma figura humana com uma cabeça de pássaro. Ela está segurando com as mãos um pincel. Ao redor, ideogramas com formas de animais e linhas.
Detalhe de pintura representando Thoth, deus das artes e da sabedoria, a quem foi atribuída a invenção da escrita hieroglífica, na Tumba dos Nobres, em Tebas, Egito.

Para os antigos egípcios, a escrita era um conhecimento dominado pelos escribas. Havia três fórmas de escrita egípcia, das quais a mais conhecida é a hieroglífica, composta de símbolos representando objetos ou sons, usada principalmente em inscrições religiosas, como as encontradas em túmulos e sarcófagos.

Os egípcios também utilizavam as escritas hierática e demótica, fórmas simplificadas dos hieróglifos, para registrar as atividades cotidianas, como a compra e a venda de mercadorias, entre outras funções.

Para os fenícios, a escrita tinha uma função essencialmente utilitária, sendo usada, por exemplo, para registrar e controlar as atividades comerciais, de produção e de estoque de mercadorias. êsse sistema influenciou outras culturas, como a grega e a romana (latina).

Analise a seguir a comparação entre os alfabetos latino, grego e fenício e perceba a semelhança entre eles.

Respostas e comentários

Professor, professora: Ao ler o terceiro parágrafo dêste boxe, comente com os alunos que, de acôrdo com as lendas egípcias, a escrita teria sido um presente do deus Thoth aos seres humanos. êsse deus era considerado o patrono dos escribas.

O assunto abordado neste boxe, relativo ao desenvolvimento da autonomia pêlo domínio da leitura e da escrita, favorece aspectos da Competência geral 8, que aborda, entre outros assuntos, a autoapreciação e o autocuidado em relação à saúde física e emocional, compreendendo-se como parte da diversidade humana. O domínio da leitura e da escrita, nesse sentido, pode ser compreendido como parte do autocuidado e da autoapreciação, incentivados também pêla situação-problema abordada no início do estudo do boxe. Além disso, ao tratar sôbre a escrita de diferentes povos antigos, o conteúdo suscita a utilização de diferentes linguagens para se expressar e partilhar informações, contemplando aspectos da Competência geral 4.

A língua portuguesa tem origem no latim, idioma falado no Império Romano, e por isso nosso alfabeto é o latino.

Alfabeto

Caracteres

Latino

A

B

C

D

E

F

G

H

I

J

K

L

M

N

O

P

Q

R

S

T

U

V

W

X

Y

Z

Grego

Letra do alfabeto grego equivalente ao A, semelhante a mesma letra.

Letra do alfabeto grego equivalente ao B, semelhante ao número 8.

Letra do alfabeto grego equivalente ao C, semelhante ao número 1.

Letra do alfabeto grego equivalente ao D, semelhante a um triângulo.

Letra do alfabeto grego equivalente ao E, semelhante a letra E espelhada.

Letra do alfabeto grego equivalente ao F, semelhante a letra F espelhada.

Letra do alfabeto grego semelhante a letra I.

Letra do alfabeto grego equivalente ao H, semelhante a letra H com dois traços horizontais, um acima e outro abaixo.

Letra do alfabeto grego semelhante a letra O com um X dentro.

Letra do alfabeto grego equivalente ao I, semelhante a letra S espelhada.

Letra do alfabeto grego equivalente ao K, semelhante a letra K espelhada.

Letra do alfabeto grego equivalente ao L, semelhante ao número 1.

Letra do alfabeto grego equivalente ao M, semelhante a letra r minúscula e espelhada.

Letra do alfabeto grego equivalente ao N, semelhante a letra N ao contrário.

Letra do alfabeto grego equivalente ao O, semelhante a mesma letra.

Letra do alfabeto grego equivalente ao P, semelhante a letra J ao contrário.

Letra do alfabeto grego semelhante a letra M.

Letra do alfabeto grego equivalente ao Q, semelhante ao número 0 cortado por um traço vertical.

Letra do alfabeto grego equivalente ao R representado por um triângulo ao lado de um traço vertical, assemelhando ao número 9.

Letra do alfabeto grego equivalente ao S, semelhante a mesma letra.

Letra do alfabeto grego equivalente ao T, semelhante a letra X.

Fenício

Letra do alfabeto fenício equivalente ao A, semelhante a letra X com um traço horizontal embaixo.

Letra do alfabeto fenício equivalente ao B, semelhante ao número 9.

Letra do alfabeto fenício equivalente ao C, semelhante ao número 1.

Letra do alfabeto fenício equivalente ao D, representado por um triângulo ao lado de um traço vertical, assemelhando ao número 9.

Letra do alfabeto fenício equivalente ao E, semelhante a letra E espelhada.

Letra do alfabeto fenício equivalente ao F, semelhante ao número 4.

Letra do alfabeto fenício semelhante a letra I.

Letra do alfabeto fenício equivalente ao H, representado por dois traços verticais paralelos com dois traços entre eles, sendo um na horizontal e outro na diagonal.

Letra do alfabeto fenício semelhante a letra O com um X dentro.

Letra do alfabeto fenício equivalente ao I, semelhante a letra Z com um traço horizontal no meio.

Letra do alfabeto fenício equivalente ao K, semelhante a letra V com um traço horizontal embaixo.

Letra do alfabeto fenício equivalente ao L, semelhante a letra J espelhada.

Letra do alfabeto fenício equivalente ao M, semelhante ao número 3 voltado para cima, com um traço vertical embaixo à direita.

Letra do alfabeto fenício equivalente ao N, semelhante a letra N ao contrário.

Letra do alfabeto fenício representado por um traço na vertical cortado por três traços horizontais paralelos.

Letra do alfabeto fenício equivalente ao O, semelhante a mesma letra.

Letra do alfabeto fenício equivalente ao P, semelhante ao número 1.

Letra do alfabeto fenício semelhante a letra r minúscula.

Letra do alfabeto fenício equivalente ao Q, semelhante a letra O um traço vertical a partir do centro da letra.

Letra do alfabeto fenício equivalente ao R, representado por um triângulo ao lado de um traço vertical, assemelhando ao número 9.

Letra do alfabeto fenício equivalente ao S, semelhante a letra W.

Letra do alfabeto fenício equivalente ao T, semelhante a mesma letra com um X ao lado.

Para ler com os dedos

No século dezenove, foi criado um sistema de escrita que permitiu que as pessoas cegas também pudessem registrar e trocar informações, adquirindo, assim, maior autonomia na realização de atividades cotidianas.

Criado pêlo professor francês luíBraille (1809-1852), o sistema Braille consiste em uma combinação de pontos que formam um relêvo em um tipo de suporte, como o papel. Cada combinação equivale a uma letra do alfabeto, ou a um número, e a leitura dêsses pontos em relêvo é feita por meio do tato, com a ponta dos dedos.

Fotografia. Destacando as mãos de uma pessoa sobre uma folha com texto escrito em braile.
Pessoa utilizando o tato para ler uma página de livro em Braille, em 2021.

Em nosso país, ser alfabetizado é um direito de todos, pois é essencial para participarmos da vida em sociedade com autonomia. A leitura e a escrita nos permitem conhecer nossos direitos e deveres, interpretar, transmitir ou trocar informações e buscar novos conhecimentos.

Agora, responda às questões a seguir.

Ícone ‘Atividade oral’.
  1. A escrita foi importante para os povos da Antiguidade? Por quê? Aponte semelhanças e diferenças entre as escritas cuneiforme e fenícia e os hieróglifos.
  2. Pense no seu cotidiano e faça uma lista com as principais atividades que você realiza diariamente que necessitam do conhecimento de leitura e escrita. Em seguida, escreva um texto imaginando como seria a sua vida sem saber ler e escrever. Depois, apresente o texto para os colegas.
Respostas e comentários

Questões 1 e 2. Respostas nas orientações ao professor.

  • As questões 1 e 2 visam reforçar a compreensão dos alunos a respeito da importância do desenvolvimento de sistemas de escrita para a humanidade. Ao trabalhá-las, peça aos alunos que reflitam a respeito das fórmas de escrita que utilizam atualmente. Instigue-os a pensar no uso dos emojis em sua comunicação diária e questione-os sôbre como é possível caracterizar esses recursos.
  • Aproveite o conteúdo do boxe Para ler com os dedos para discutir a inclusão com os alunos, incentivando-os a citar ações que poderiam tornar o ambiente escolar mais inclusivo. Explique a eles que a inclusão de alunos com deficiência nas escolas brasileiras é, atualmente, um direito estabelecido por lei. Apesar disso, nem sempre eles encontram um ambiente favorável à sua condição, como rampas adaptadas para pessoas que utilizam cadeira de rodas e piso tátil para cegos ou pessoas com baixa visão.

Respostas

1. Sim, pois facilitava a comunicação, o contrôle e o registro das atividades comerciais, como a produção, a compra, a venda e o estoque de mercadorias. A escrita hieroglífica egípcia era pictográfica, composta de símbolos que representavam sons e objetos, com seu uso voltado para aspectos religiosos, existindo ainda fórmas simplificadas de escrita para funções de uso prático, como o registro das atividades cotidianas. A escrita cuneiforme, desenvolvida pelos sumérios, inicialmente também era composta de símbolos para representar sons e objetos, sendo, portanto, pictográfica. Ao longo do tempo, êsse tipo de escrita passou a incorporar sinais fonéticos, em que os símbolos representavam os sons das palavras. A escrita fenícia, por sua vez, continha letras para representar sons, sendo a primeira a criar um alfabeto fonético. Além disso, essa escrita detinha a função utilitária, tornando seu uso recorrente no contrôle das atividades cotidianas, como o comércio.

2. Resposta pessoal. É possível que os alunos listem atividades relacionadas a momentos de lazer, como brincar com determinados jogos, contabilizar e verificar os pontos feitos em algum esporte, ler um livro ou escrever um e-mail para um colega. Depois disso, espera-se que êles comentem como seria caso não conseguissem desenvolver êsse tipo de atividade por não saberem ler e escrever.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

1. Analise os produtos a seguir e, depois, anote em seu caderno somente os produtos que eram comercializados pelos fenícios na Antiguidade.

madeira

alimentos

cavalos

joias

tecidos

metais

borracha

café

  1. Elabore no caderno um pequeno texto com base no que você estudou sôbre o Périplo de Hanão.
  2. Como se caracterizava o govêrno nas cidades-Estado fenícias?
  3. Como era a organização social nas cidades-Estado fenícias?
  4. As frases a seguir se referem à relação entre os fenícios e as colônias. Analise cada uma delas e, em seu caderno, corrija as que estiverem erradas.
    1. As colônias fenícias foram fundadas pêla ocupação e imposição da força militar.
    2. A ampliação do comércio fenício e a redução do poder econômico das cidades eram objetivos do modêlo colonial.
    3. Cartago, cidade localizada no norte da África, foi a principal e mais próspera colônia fenícia.
    4. Em razão do seu intenso comércio e das suas riquezas, Cartago foi alvo de constantes ataques e conflitos.
    5. Cartagineses e romanos se enfrentaram nas chamadas Guerras Púnicas. Cartago foi destruída pelos romanos em 146 antes de Cristo
  5. Copie o quadro a seguir em seu caderno, preenchendo corretamente as lacunas de acordo com as características dos elementos relacionados à cultura fenícia.
Selo modelo.

Alfabeto

Embarcações

Produção de corante

Respostas e comentários

1. Resposta: Madeira, tecido, alimentos, joias, metais.

2. Resposta pessoal. Para produzir o texto solicitado, os alunos podem trabalhar o conceito de périplo, falar sôbre as Colunas de Hércules (estreito de Gibraltar), abordar os caminhos percorridos por Hanão etc.

3. Resposta: As cidades-Estado fenícias possuíam um govêrno centralizado, cujo domínio pertencia ao grupo mais rico da sociedade.

4. Resposta: A organização social nas cidades-Estado fenícias dividia a população em duas camadas: a primeira era composta do grupo mais rico, que incluía os comerciantes, os construtores de navios e os donos de oficinas; a segunda era composta do grupo mais pobre, do qual faziam parte pequenos comerciantes, camponeses, artesãos, pescadores e escravizados.

5. a) Resposta: Incorreta. Correção: As colônias fenícias foram fundadas por meio de acôrdos entre os comerciantes fenícios e os governantes locais.

5. b) Resposta: Incorreta. Correção: A ampliação do comércio fenício e a ampliação do poder econômico das cida­des eram objetivos do modêlo colonial.

5. c) Resposta: Correta.

5. d) Resposta: Correta.

5. e) Resposta: Correta.

6. Respostas nas orientações ao professor.

  • As atividades destas páginas permitem o trabalho com a habilidade ê éfe zero seis agá ih um cinco, pois possibilitam ao aluno descrever as dinâmicas de circulação de pessoas e produtos pêlo Mar Mediterrâneo, com destaque para o comércio desenvolvido pelos fenícios.
  • A atividade 6 possibilita o trabalho com o tema contemporâneo transversal Ciência e tecnologia ao abordar as inovações que os fenícios promoveram nas embarcações, acelerando o processo de navegação e contribuindo para ampliar suas relações comerciais. Se considerar necessário, retome êsse tema com os alunos para uma aprendizagem mais significativa.
  • A atividade 8 também se articula com aspectos da habilidade ê éfe zero seis agá ih zero sete ao trabalhar uma fórma de registro antiga, no caso, o alfabeto fenício.

Resposta

6. Alfabeto: O alfabeto fenício foi criado por volta do século oito antes de Cristopara atender à necessidade de controlar e registrar as trocas comerciais. êle é chamado de fonético, pois cada letra representa um som. Embarcações: Entre as embarcações criadas pelos fenícios, estão as chamadas birreme ou trirreme, um tipo de barco movido a vela com duas ou três fileiras de remos. Essa inovação facilitou a manobra das embarcações. Produção de corante: O corante foi uma das mercadorias mais valiosas comercializadas pelos fenícios. êle era obtido por meio de um pigmento de coloração vermelho-púrpura extraído de um molusco conhecido como murex e utilizado para tingir tecidos.

Aprofundando os conhecimentos

7. Veja a seguir a reprodução de uma moeda fenícia. Analise a imagem e depois responda às questões.

Fotografia. Verso de moeda, na parte superior, representação de três capacetes e escudos de soldados dentro de um navio. Abaixo, um animal mitológico, composto por cabeça de cavalo, asas e cauda de peixe.
Antiga moeda fenícia do século IV antes de Cristo
  1. Qual é a importância da moeda para os fenícios?
  2. O que está representado na moeda?
  3. Qual é a relação entre a imagem representada na moeda e a cultura fenícia?

8. Leia o texto a seguir sôbre o alfabeto fenício. Depois, responda às questões.

reticências Os fenícios, grandes marinheiros e mercadores, viajavam por uma grande área comercializando seus produtos na parte oriental do Mediterrâneo. Para se comunicarem com povos de diferentes línguas, diferentes escritas e diferentes níveis de desenvolvimento cultural e tecnológico, era preciso estabelecer um código comum. A capacidade de circular entre várias civilizações transformou aqueles navegadores em um veículo de comunicação cuja eficiência fica atestada pêla adoção, quase simultânea, do alfabeto fenício pêla maioria dos povos com os quais interagiam.

reticências

GONTIJO, Silvana. O mundo em comunicação. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2001. página 54.

  1. De que maneira os fenícios entravam em contato com outros povos?
  2. De acôrdo com o texto, o que era necessário ser feito para que os fenícios pudessem se comunicar com povos de diferentes línguas, escritas e culturas?
  3. Segundo o texto, que característica dos povos fenícios contribuiu para que outros povos adotassem seu alfabeto?
  4. Componha um breve texto, em cinco minutos, explicando por que o alfabeto fenício é considerado uma das principais inovações desenvolvidas por êsse povo.
Respostas e comentários

7. a) Resposta: Os fenícios tiveram como principal atividade econômica o comércio, e a moeda não apenas representa esse traço social, como era essencial para o contrôle das transações comerciais.

7. b) Resposta: Uma embarcação, soldados e um animal mitológico.

7. c) Resposta: Espera-se que os alunos comentem a respeito da importância da navegação para o comércio dos fenícios (a força do comércio marítimo) e também sôbre a importância militar para as conquistas coloniais.

8. a) Resposta: Os fenícios entravam em contato com outros povos por meio das navegações que praticavam, comercializando seus produtos na parte oriental do Mediterrâneo.

8. b) Resposta: De acôrdo com o texto, para que os fenícios pudessem se comunicar com diferentes povos, era necessário estabelecer um código comum entre eles.

8. c) Resposta: A capacidade dos fenícios de circular entre outros povos, sendo êles marinheiros e mercadores, transformou-os, segundo o texto, em um veículo de comunicação, possibilitando aos povos que entravam em contato com êles adotar o alfabeto fenício.

8. d) Resposta pessoal. Oriente os alunos a utilizar as informações do capítulo para compor o texto. Espera-se que êles comentem, principalmente, que o alfabeto fenício influenciou a criação de outros alfabetos, como o grego e o romano.

Metodologias ativas

Na atividade 8, é possível trabalhar a metodologia ativa quick writing. Para isso, consulte orientações sôbre essa estratégia no tópico Metodologias e estratégias ativas nas orientações gerais dêste manual. Por meio dessa prática, o aluno poderá refletir, desenvolver a fluência na escrita, sintetizar a aprendizagem e demonstrar sua compreensão dos principais conceitos por meio da composição de respostas rápidas para as questões colocadas.

Glossário

Semita
: faz referência aos povos originários da Ásia falantes de línguas semíticas. Entre esses povos também se incluem os hebreus, os cananeus, os assírios e os babilônios.
Voltar para o texto
Périplo
: viagem marítima em tôrno de um continente.
Voltar para o texto
Regente
: aquele que comanda, que conduz.
Voltar para o texto