Capítulo 10 Os hebreus

O povo hebreu era formado por comunidades de agricultores e pastores que habitavam a região de Ur, na Mesopotâmia, há cêrca de 4 mil anos.

Essas comunidades eram compostas de famílias patriarcais, em que a figura masculina era o chefe da família. Cabia ao patriarca assumir as principais responsabilidades e decisões, exercendo funções políticas e religiosas.

Em busca da Terra Prometida

Os hebreus eram monoteístas, ou seja, acreditavam na existência de um único Deus, Javé. De acôrdo com a Torá, por volta de 1800 antes de Cristo, Abraão, um dos patriarcas hebreus, liderou uma migração para Canaã em busca de melhores condições de vida. Abraão teria recebido orientações diretas de Javé para guiar seu povo até Canaã, considerada a Terra Prometida.

Diversas famílias o seguiram e se estabeleceram na região, vivendo do cultivo de trigo, cevada, pepinos, uvas e figos, além da criação de animais, como ovelhas e cabras. No entanto, depois de um período de sêca e fome na região, por volta de 1600 antes de Cristo, os hebreus tiveram de procurar novos territórios.

A Torá

Muitas informações sôbre a história do povo hebreu ficaram conhecidas por meio da Torá, obra sagrada para os judeus. Trata-se de um conjunto de cinco livros — Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio —, que também fazem parte do Velho Testamento da Bíblia cristã. A Torá reúne 613 mandamentos, que devem ser seguidos pelos judeus.

Fotografia. Um rolo de texto antigo aberto. Na parte que aparece aberta, há três colunas de texto.
Antigo rôlu da Torá, em 2020.

A ida para o Egito

Na busca por novas terras férteis, os hebreus se dirigiram ao Egito. Porém, ao chegar na região, foram escravizados, trabalhando principalmente na agricultura e na construção de obras. cêrca de 400 anos depois, Moisés, um influente patriarca, liderou os hebreus na fuga do Egito de volta para Canaã.

Respostas e comentários

Objetivos do capítulo

  • Compreender aspectos da história dos povos hebreus.
  • Entender os fatores que levaram os povos hebreus a realizar diversas migrações.
  • Identificar elementos da religiosidade judaica.

Justificativa

Este capítulo trabalha aspectos da habilidade ê éfe zero seis agá ih zero sete ao abordar algumas das fórmas de registro da cultura hebraica, como seu livro sagrado. Nesse sentido, sua relevância se dá por colocar os alunos em contato com aspectos da cultura hebraica por meio do conhecimento dessa civilização e de suas práticas sociais e culturais.


Comente com os alunos que muitos livros sagrados, como a Torá e a Bíblia cristã, constituem fontes históricas acêrca das civilizações da Antiguidade. Muitas das narrativas contidas nesses livros trazem informações a respeito da organização das sociedades na época em que foram escritas. Em textos da Torá, por exemplo, há menção a vários povos da Idade Antiga, como os babilônios, os egípcios, os filisteus e os assírios. Do mesmo modo, há passagens da Bíblia em que é possível identificar a influência romana sôbre a expansão da religiosidade cristã. Apesar disso, é importante destacar para os alunos que, embora as narrativas dêsses livros sejam religiosas, devendo ser consideradas como parte da expressão das crenças cristã e judaica, não podem ser tidas como verdades indiscutíveis, a não ser do ponto de vista dos que professam esses credos. Nesse sentido, a Torá e a Bíblia documentam a visão de mundo de judeus e cristãos. Além disso, muitos dêsses textos apresentam pontos de vista produzidos em temporalidades distintas das que abordam.

O retorno a Canaã

De acôrdo com a tradição hebraica, durante a viagem de volta a Canaã, conhecida como Êxodo, Moisés estabeleceu um código de leis, transmitido a êle por Javé. êssecódigo ficou conhecido como Dez Mandamentos.

A fundação do Reino de Israel

Os hebreus chegaram a Canaã por volta de 1200 antes de Cristo e encontraram a região ocupada por povos como cananeus e filisteus.

Após anos de conflitos, em 1030 antes de Cristo, os hebreus fundaram o Reino de Israel, unificando as diversas comunidades hebraicas sob o comando de um rei. Um dos reis mais conhecidos foi Davi, que derrotou os filisteus e conquistou a cidade de Jerusalém.

A partir de então, os hebreus passaram por um período de prosperidade, mantendo relações comerciais com os povos árabes e africanos e realizando grandes obras, como sistemas de irrigação e o Templo de Salomão, em Jerusalém, capital do Reino de Israel.

Essas obras mobilizaram muitos trabalhadores livres e escravizados. Além disso, seus altos custos geraram grande aumento dos impostos.

Gravura. Vista aérea de uma cidade antiga com várias construções, grandes e pequenas, de pedra e cercada por muros. Nos muros, há portais de entrada e estradas que saem da cidade para várias direções. Em volta, vegetação.
Gravura do século vinte, de um artista desconhecido, representando como teria sido o Templo de Salomão.

A dominação estrangeira

Com a morte de Salomão, em 932 antes de Cristo, iniciou-se um período de instabilidade. Roboão, o novo rei, manteve a cobrança de altos impostos, provocando insatisfação popular e conflitos que levaram à divisão do reino. Ao norte se formou o Reino de Israel e ao sul, o Reino de Judá.

Com essa divisão política, enfraquecidos, os hebreus sofreram sucessivas invasões e dominações de povos estrangeiros. Após séculos de resistência, no século um, êles foram expulsos do Reino de Judá pelos romanos, sendo forçados a se espalharem por diversas regiões. êsse episódio da história hebraica ficou conhecido como diáspora judaica.

Respostas e comentários

O tema da busca pêla Terra Prometida, assim como o da fundação do Reino de Israel, leva os alunos a identificar, comparar e explicar a intervenção do ser humano na natureza e na sociedade, aspectos da Competência específica de Ciências Humanas 3.

A religião judaica

A religião judaica é uma das religiões monoteístas mais antigas das quais temos conhecimento. Segundo a Torá, Javé criou o Universo e tudo o que há nele, sendo considerado um ser perfeito. êsse deus não pode ser representado em pinturas ou esculturas, pois o culto a imagens é negado por um dos Dez Mandamentos.

É considerado judeu aquele que é filho de uma mulher judia. Também é possível uma pessoa se converter ao judaísmo, mas, para isso, ela deve passar pelos critérios de avaliação das autoridades religiosas judaicas.

Verifique a seguir alguns símbolos da religião judaica.

de Davi

A de Davi, composta de dois triângulos entrecruzados, é um dos símbolos mais antigos da cultura judaica. Ela também é conhecida como escudo de Davi, que foi um dos reis de Israel.

Ilustração. Estrela de Davi composta por seis pontas, com dois triângulos entrelaçados de cor azul.
de Davi.

Menorá

Antigo símbolo judaico derivado do candelabroglossário sagrado feito de ouro e que originalmente ficava no Templo de Salomão. A Menorá representa o centro do qual a espiritualidade é irradiada para o mundo.

Fotografia. Um Menorá, candelabro dourado com suporte para 7 velas. Há uma haste central onde os suportes para as velas se ramificam de forma semicircular a partir dela.
Menorá.

Muro das Lamentações

De acôrdo com a tradição judaica, o Muro das Lamentações é parte do que restou do Templo de Salomão, após ser destruído pelos romanos no século um. Trata-se de um lugar sagrado para os judeus, atraindo peregrinos até os dias atuais. Ao visitar o local, os judeus fazem orações e depositam pedaços de papel com seus pedidos nos vãos do muro.

Ícone ‘Atividade oral’.

Questão 1.

Qual é a principal diferença entre a religião judaica e a dos povos que estudamos anteriormente, como os egípcios e os mesopotâmicos?

Respostas e comentários

Questão 1. Resposta: A principal diferença é que a religião judaica é monoteísta, enquanto a religião dos egípcios e mesopotâmicos era politeísta.

Atividade a mais

Converse com os alunos sôbre a importância do respeito à diversidade religiosa e da valorização de todas as vertentes de crenças existentes. No Brasil, por exemplo, há inúmeros seguidores de diversas religiões, como judaísmo, catolicismo, protestantismo, islamismo, candomblé, umbanda e budismo. Existem também indivíduos que optam por não seguir religião alguma e os que são ateus, ou seja, que não creem em Deus ou em qualquer outra divindade. Reforce que todas essas tradições religiosas e maneiras de pensar devem ser respeitadas. Após essa conversa, siga as orientações para a realização da atividade.

a) Peça aos alunos que formem grupos com mais dois colegas e pesquisem:

> as comunidades judaicas existentes no estado em que vivem;

> se os membros dessas comunidades seguem as tradições religiosas do judaísmo, como os feriados e as celebrações;

> quais são os símbolos sagrados do judaísmo;

> se há sinagogas na cidade onde moram. Caso não haja, êles podem considerar as existentes no estado, especificando a cidade e o número aproximado de seguidores da religião.

b) Oriente-os a reunir essas informações em cartazes, com colagens de imagens da sinagoga, bem como tabelas e gráficos relacionados à quantidade de comunidades judaicas existentes no estado em que vivem, por exemplo.

c) Feito isso, os grupos devem apresentar seu trabalho ao restante da turma, comentando aquilo que aprenderam com a pesquisa.

d) Estabeleça o prazo que julgar conveniente para a entrega da atividade e para a apresentação dos grupos. Se houver algum aluno judeu, explique-lhe que êle pode relatar as próprias experiências, comentando as tradições de sua religião, em quais dias êle e sua família costumam frequentar a sinagoga, quais feriados e celebrações fazem parte de sua religião etcétera

Ao propor uma pesquisa sôbre aspectos da religião judaica, esta atividade favorece a abordagem da Competência geral 9, pois incentiva os alunos a exercitar a empatia, o diálogo e a cooperação de maneira respeitosa consigo e com os demais, acolhendo e valorizando a diversidade de indivíduos, seus saberes e suas culturas.

As celebrações judaicas

Ícone 'Ciências humanas em foco'
Ícone ‘Atividade oral’.

Questão 2.

Você costuma participar de alguma tradição religiosa? Qual?

Grande parte dos seguidores da religião judaica procura manter vivas suas tradições e sua história, promovendo-as por meio de símbolos, celebrações e rituais característicos do judaísmo. elementos foram, portanto, essenciais para construir uma forte identidade em tôrno dessa religião ao longo do tempo. Mesmo depois que os judeus se dispersaram pêlo mundo, a identidade religiosa dêsse povo contribuiu para a manutenção de sua cultura.

Conheça algumas das celebrações da religião judaica.

Pessach

Também conhecida como Festa da Libertação, celebra a fuga dos hebreus do Egito de volta para Canaã. Durante os sete dias da pêssa, os judeus devem consumir um pão fino e sem fermento chamado . Segundo a tradição judaica, um pão semelhante a êsse foi consumido pelos hebreus ao fugirem do Egito.

Fotografia. Dois homens, usando óculos, roupas pretas, aventais brancos e um chapéu na cabeça. Eles estão de pé, inclinados em uma mesa, preparando um alimento. As mãos deles estão sobre pequenos círculos de massas finas e abertas que encontra-se em cima de uma mesa.
Judeus preparando para a pêssa, em , Israel, em 2019.

Yom

É a data mais importante para a religião judaica, considerada o Dia do Perdão. Essa data é celebrada entre setembro e outubro. No , os judeus se dedicam às orações e ao jejum para demonstrar o arrependimento por suas falhas e para buscar o perdão divino.

Fotografia. Algumas pessoas em um templo religioso. A parede do templo é decorado com as cores vermelha, verde, branca e pequenos detalhes em dourado. À esquerda, um homem judeu, usando chapéu e terno. Ele está de perfil, inclinado, segurando um livro com uma das mãos e a outra está fechada na altura de seu peito. À direita, um homem com barba branca e óculos, terno branco e um grande chapéu preto e redondo.
Judeus durante a cerimônia do iôn kipúr, em Quiévi, Ucrânia, em 2021.
Respostas e comentários

Questão 2. Resposta: Espera-se que os alunos indiquem e expliquem os aspectos da cultura religiosa que costumam praticar em seu cotidiano.

Aproveite a questão 1 proposta na página 132 para verificar os conhecimentos dos alunos a respeito dos povos estudados na Unidade 3 dêste volume, averiguando se algum dos conteúdos precisa ser retomado, ressaltando principalmente o fato de essas religiões se caracterizarem pêloculto a vários deuses, enquanto o judaísmo configura-se pêlo monoteísmo. Assim, peça-lhes que resgatem seus conhecimentos sôbreas religiões egípcia, fenícia, entre outras que tenham sido exploradas. êsse trabalho favorece a Competência geral 9 da Bê êne cê cê, uma vez que contribui para a valorização e o respeito a diferentes grupos sociais, identidades e culturas, sem preconceito de qualquer tipo.

Ícone 'Ciências humanas em foco'
  • O tema referente à religião judaica, com destaque para suas celebrações tradicionais, favorece a Competência específica de Ciências Humanas 4, pois possibilita aos alunos que interpretem e expressem seus sentimentos e crenças, bem como suas dúvidas voltadas aos outros e às diferentes culturas, com base nos instrumentos de investigação das Ciências Humanas, abordagem que envolve os componentes curriculares de História e de Geografia. Essa dinâmica promove também o acolhimento e a valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades e culturas.
  • A situação-problema apresentada no início desta página, na questão 2, também auxilia no desenvolvimento da Competência específica de Ciências Humanas 4 ao propor ao aluno que perceba a si mesmo no que diz respeito às tradições religiosas das quais participa ou não.

Algo a mais

Sugira aos alunos o site a seguir, que abriga várias informações acêrca do judaísmo, seus rituais, suas festas, além de alguns dados históricos dessa religião. Se possível, acesse-o com êles a fim de ampliar o trabalho com as páginas. Depois, peça-lhes que comentem quais outras informações êles conheceram a respeito da cultura judaica.

. Disponível em: https://oeds.link/HzEviH. Acesso em: 5 abril 2022.

Bar e

Ao completar 13 anos de idade, os garotos judeus participam da cerimônia do , que marca a passagem deles para a maioridade religiosa. A partir do século dezenove, teve início também a cerimônia do , que marca essa passagem entre as garotas judias.

Fotografia. Uma garota em um templo religioso. Ela tem cabelos na altura do ombro, vestindo roupa branca e preta. Ela está de pé, com as mãos sobre um rolo grande de papel que está aberto sobre a mesa.
Garota judia faz a leitura da Torá durante celebração do , em Michigan, Estados Unidos, em 2019.
Fotografia. Cinco pessoas observando uma Torá. Entre elas, há um menino usando camisa branca e chapéu branco. Ele está de costas, olhando para um livro aberto. Ao redor, homens com cabelos brancos, vestindo roupas pretas e chapéu branco e pequeno no centro da cabeça.
Garoto judeu faz a leitura da Torá durante celebração do , em Jerusalém, Israel, em 2019.

Chanucá

Também conhecida como Festival das Luzes, a Chanucá (ou ) é uma celebração judaica que ocorre todos os anos, durante oito dias no mês de dezembro. A palavra em hebraico significa “dedicação” ou “inauguração”.

Durante o Festival das Luzes, a cada noite é acesa uma vela da chanukiá, um candelabro especial para essa festa, que tem nove pontas. A vela do meio, a principal, é a primeira a ser acesa.

Fotografia. Praça com um monumento em forma de candelabro com 9 lâmpadas. No centro do candelabro há uma estrela de Davi iluminada. Ao lado, uma árvore de Natal grande com luzes e uma estrela iluminada na ponta. Ao redor, pessoas caminhando. Nas laterais, prédios com luzes acesas. O céu está com tom azul escuro.
Praça durante a celebração da Chanucá, em Berlim, Alemanha, em 2020.
Respostas e comentários

Atividade a mais

Proponha aos alunos a realização de uma atividade de pesquisa na sala de informática ou na biblioteca da escola, que deverá ser apresentada em fórma de seminários.

Reúna-os em grupos para que pesquisem outras festas ou rituais religiosos referentes ao judaísmo ou a qualquer outra religião. Verifique se há temas repetidos e garanta que a atividade aborde uma variedade de religiões. Em um dia previamente combinado, os alunos deverão apresentar o resultado aos colegas, relatando como foi o trabalho de pesquisa em grupo e quais informações acharam mais relevantes nessa busca.

  • O objetivo desta atividade é verificar a compreensão dos alunos acêrca da diversidade de manifestações religiosas existentes e que, assim como a religiosidade hebraica, foram construídas historicamente. A atividade possibilita ainda retomar os conhecimentos prévios dos alunos, abordados no início do trabalho com a unidade, sobretudo no que diz respeito ao que conheciam a respeito dos povos estudados e da religião judaica. Assim, aproveite o momento para confrontar saberes, de modo que os alunos os corroborem ou os refutem.
  • Para uma atividade de pesquisa, é importante que os alunos procurem em diferentes fontes de informação, como livros técnicos, artigos científicos, reportagens, vídeos ou podcasts. Além de favorecer a ampliação do conhecimento, a atividade contribui para o desenvolvimento de habilidades de investigação científica, previstas na Competência geral 2 da Bê êne cê cê.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

  1. Leia as frases a seguir, que apresentam fatos relacionados à história dos hebreus. Depois, no caderno, elabore uma linha do tempo organizando cronologicamente fatos, incluindo a data de cada um deles.
    • Unificação das comunidades hebraicas e fundação do Reino de Israel.
    • Com a morte de Salomão, houve um período de instabilidade que levou à divisão do reino em Israel e Judá.
    • Migração dos hebreus para o Egito em busca de terras férteis.
    • Construção do Templo de Salomão.
    • retôrno dos hebreus a Canaã, que estava ocupada por cananeus e filisteus.
    • Estabelecimento de Abraão e algumas famílias na região de Canaã.
Versão adaptada acessível
  1. Leia as frases a seguir, que apresentam fatos relacionados à história dos hebreus. Depois, no caderno, elabore uma lista organizando cronologicamente esses fatos, incluindo a data em que eles ocorreram.
    • Unificação das comunidades hebraicas e fundação do Reino de Israel.
    • Com a morte de Salomão, houve um período de instabilidade que levou à divisão do reino em Israel e Judá.
    • Migração dos hebreus para o Egito em busca de terras férteis.
    • Construção do Templo de Salomão.
    • Retorno dos hebreus a Canaã, que estava ocupada por cananeus e filisteus.
    • Estabelecimento de Abraão e algumas famílias na região de Canaã.
Orientação para acessibilidade

1. Oriente os alunos a procurar no capítulo as datas referentes aos acontecimentos propostos e a organizá-las em uma lista, conforme indicado a seguir.

• 1800 a.C. – Estabelecimento de Abraão e algumas famílias na região de Canaã.

• 1600 a.C. – Migração dos hebreus para o Egito em busca de terras férteis.

• 1200 a.C. – Retorno dos hebreus a Canaã, que estava ocupada por cananeus e filisteus.

• 1030 a.C. – Unificação das comunidades hebraicas e fundação do Reino de Israel.

• 970 a.C. – Construção do Templo de Salomão.

• 932 a.C. – Divisão do reino em Israel e Judá, ocasionada por um período de instabilidade em razão da morte de Salomão.

  1. Durante o Êxodo, Moisés estabeleceu um código de conduta para o povo judeu. Que código é êsse e quais são as determinações dele que você conhece?
  2. O que foi a diáspora judaica? Por que ela aconteceu?
  3. A seguir, estão listadas quatro celebrações judaicas. Em seu caderno, redija um texto explicando cada uma delas.
    1. pêssa
    2. Chanucá
  4. Explique a relação entre as celebrações judaicas e a questão de identidade religiosa para o povo judeu.

Aprofundando os conhecimentos

6. Leia a seguir um trecho da Torá.

reticências

13 Por isso os egípcios faziam os filhos de Israel servir com dureza.

14 Assim lhes amarguravam a vida com pesados serviços em barro e com tijolos, e com toda sorte de trabalho no campo, enfim com todo o seu serviço, em que os faziam servir com dureza.

reticências

Êxodo 1: 1314. Judaísmo Ibérico. Disponível em: https://oeds.link/3WOlLU Acesso em: 11 março 2022.

Respostas e comentários

1. Resposta nas orientações ao professor.

2. Resposta nas orientações ao professor.

3. Resposta nas orientações ao professor.

4. a) Resposta: Festa da Libertação, que celebra o a fuga dos hebreus do Egito. São sete dias nos quais os hebreus devem consumir o matzá.

4. b) Resposta: É o Dia do Perdão, celebrado entre setembro e outubro. Os judeus fazem orações e jejum para demonstrar arrependimento.

4. c) Resposta: Celebração que marca a passagem dos meninos judeus para a maioridade, aos 13 anos.

4. d) Resposta: Festival das Luzes, celebrado por oito dias no mês de dezembro.

5. Resposta: Por meio das celebrações, os judeus colocam em prática suas tradições religiosas, contribuindo para a manutenção de sua cultura e de sua identidade ao longo do tempo.

  • Aproveite as atividades da página para verificar a aprendizagem dos alunos referente aos temas até aqui trabalhados. Caso perceba alguma dificuldade, retome os conteúdos com eles, sanando suas possíveis dúvidas.
  • A atividade 6 favorece o desenvolvimento de aspectos da habilidade ê éfe zero seis agá ih zero sete, pois permite aos alunos abordar algumas das fórmas de registro da cultura hebraica, em especial seu livro sagrado, a Torá.

Respostas

1. Oriente os alunos a procurar no capítulo as datas referentes aos acontecimentos propostos e a organizá-las em uma linha do tempo, respeitando a escala por eles adotada, conforme indicado a seguir.

  • 1800 antes de Cristo – Estabelecimento de Abraão e algumas famílias na região de Canaã.
  • 1600 antes de Cristo – Migração dos hebreus para o Egito em busca de terras férteis.
  • 1200 antes de Cristo retôrnodos hebreus a Canaã, que estava ocupada por cananeus e filisteus.
  • 1030 a.C. – Unificação das comunidades hebraicas e fundação do Reino de Israel.
  • 970 antes de Cristo – Construção do Templo de Salomão.
  • 932 antes de Cristo – Divisão do reino em Israel e Judá, ocasionada por um período de instabilidade em razão da morte de Salomão.

2. Os Dez Mandamentos. Os alunos podem citar a adoração a Javé como deus único (como consta no livro), mas também outros mandamentos, como não matar, não ter outros ídolos, não usar o nome de Javé em vão, santificar o sábado, honrar pai e mãe, não roubar, não dar falso testamento e não cobiçar bens dos próximos.

3. A diáspora judaica foi um episódio da história judaica em que os hebreus tiveram de se espalhar por diversas regiões após serem expulsos do Reino de Judá pelos romanos, no século um.

  1. O que é a Torá? Por que ela é importante para os judeus?
  2. Qual passagem da história hebraica está narrada no trecho apresentado?
  3. Qual celebração judaica está relacionada a essa passagem?

7. Leia o texto que segue e, então, responda às questões.

Os judeus são o único povo que nasceu com o dever divino de habitar uma região do planeta: Canaã (Israel). No entanto, ao longo de seus 4 mil anos de história, êles se tornaram a nação mais cosmopolita do mundo. As comunidades judaicas hoje se espalham em mais de 100 países – do México à Inglaterra, do Cazaquistão à África do Sul, de Cuba ao Japão. Com exceção de Israel, os judeus têm vivido como minorias em todos lugares.

reticências Os judeus botaram o pé no mundo em 587 antes de Cristo, quando o rei babilônio Nabucodonosor invadiu o antigo reino de Judá (ao sul de Israel). O monarca arrasou Jerusalém e mandou parte de seus habitantes para a Babilônia, na Mesopotâmia (hoje Iraque). Mas o que havia sido um degredo imposto à fôrça contribuiu para o florescimento do judaísmo. “Foi durante o exílio que se impôs pêla primeira vez a todos os judeus a prática regular de sua religião”, diz o historiador britânico Paul Johnson no livro História dos Judeus.

reticências

isclárz, Eduardo. Diáspora: descubra como judeus se espalharam pêlo mundo. Aventuras na História, 23 outubro 2017. Disponível em: https://oeds.link/SV4cSA Acesso em: 3 março 2022.

  1. De acôrdo com seus estudos, por que o autor indica que viver em Canaã é um dever divino dos judeus?
  2. A que se refere o texto citado?
  3. Onde se encontram os judeus na atualidade?
  4. De acôrdo com o texto, qual é a importância dêsse movimento para o povo judeu?
  5. Explique o contexto de destruição de Jerusalém.

8. Copie o quadro a seguir, em seu caderno, e complete-a com as informações corretas a respeito de alguns dos símbolos da religião judaica. Siga o exemplo.

Selo modelo.

Menorá

Símbolo judaico que representa o centro do qual a espiritualidade é irradiada para o mundo.

Muro das lamentações

Estrela de Davi

Respostas e comentários

6. a) Respostas nas orientações ao professor.

6. b) Resposta nas orientações ao professor.

6. c) Resposta nas orientações ao professor.

7. a) Resposta: De acôrdo com a tradição judaica, Abraão foi orientado pêlo próprio Javé a encontrar Canaã e fixar ali o povo hebreu.

7. b) Resposta: À diáspora (ou diásporas) judaica(s), responsável(is) por espalhar o povo judeu por diferentes lugares do mundo.

7. c) Resposta: Por todo o mundo, mas, na maior parte dos países, como minorias.

7. d) Resposta: A dispersão pêlo mundo contribuiu para o refôrço da cultura judaica e das práticas religiosas.

7. e) Resposta: A estabilidade política e a divisão do Reino de Jerusalém após a morte de Salomão favoreceram invasões e dominações estrangeiras por assírios, babilônios e, um pouco depois, romanos.

8. Respostas: Muro das Lamentações: Trata-se de um lugar sagrado para os judeus, sendo parte do que restou do Templo de Salomão, de acôrdo com a tradição judaica.

de Davi: Um dos símbolos mais antigos da cultura judaica. Ela também é conhecida como escudo de Davi, que foi um dos reis de Israel.

  • O texto apresentado na atividade 7 possibilita aos alunos que desenvolvam uma leitura inferencial. Oriente-os a fazer uma leitura silenciosa a fim de identificar o assunto central do texto, por meio dos indícios deixados pêlo autor, como a temática abordada e o título do recurso. Também é possível que os alunos relacionem a abordagem do recurso aos seus conhecimentos prévios. Com base nisso, promova uma discussão sôbre o texto em sala de aula e, na sequência, peça aos alunos que respondam às questões.
  • A atividade 8 favorece a habilidade ê éfe zero seis agá ih zero sete, uma vez que os alunos terão que descrever as características de alguns dos registros específicos da religião judaica e seus significados para êsse povo.

Respostas

6. a) A Torá é o livro sagrado da religião judaica. Nela estão contidos cinco livros: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio, que também fazem parte do Velho Testamento da Bíblia cristã. Ela é importante para os judeus porque os orienta acêrca de seus costumes e tradições.

b) O trecho citado aborda a passagem em que os hebreus foram escravizados pelos egípcios, sendo obrigados a trabalhar em serviços pesados.

c) A pêssa, também conhecida como Festa da Libertação, celebra a fuga dos hebreus do Egito para Canaã.

Glossário

Candelabro
: suporte para velas.
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