Capítulo 11 Os persas
Por volta de 2000 antes de Cristo, a região do Oriente Médio foi habitada por diversos povos, entre êles os medos e os persas. Esses povos formavam grupos nômades que viviam da criação de animais e da agricultura.
No século sete antes de Cristo, povos começaram a se organizar em reinos. Os medos, por exemplo, unificaram-se e formaram o Reino Médio, dominando por muito tempo outros reinos vizinhos, entre êles os persas.
Nessa época, os persas habitavam uma região que ficou conhecida como Pérsia, atual Irã. êles também estavam organizados em tôrno de um rei, mas não tinham autonomia por causa da dominação dos medos.
O Império Persa
Em aproximadamente 550 antes de Cristo, sob a liderança de Ciro dois, os persas conseguiram vencer os medos e deram início à formação de um dos mais vastos impérios da Antiguidade. Já sob o reinado de Dario um, por volta de 530 antes de Cristo, a Pérsia passou por uma rápida expansão territorial, conquistando cada vez mais povos e territórios. O Império Persa chegou a se estender de regiões desde a África até a Índia. Veja o mapa a seguir.
O Império Persa (500 a.C.)
Fonte de pesquisa: blék, diéremi ( edição). World History Atlas. Lôndon: dórlin , 2005. página 223.
Questão 1.
Quais rios localizados no Império Persa foram representados no mapa?
Respostas e comentários
Questão 1. Resposta: Os rios Nilo, Tigre, Eufrates e Indo.
Objetivos do capítulo
- Compreender a formação do Império Persa.
- Estudar aspectos da religiosidade persa.
- Relacionar elementos da cultura persa, desde a tecelagem de tapetes à formação da identidade dêsse povo.
Justificativas
O estudo do Império Persa completa a abordagem referente às principais civilizações antigas da África e Oriente Médio, sendo importante para que os alunos tenham contato com mais uma dessas civilizações, conhecendo aspectos de sua cultura, religiosidade e organização social. Conhecer e compreender a formação dessas sociedades contribui para o desenvolvimento de aspectos da Competência específica de História 1, pois propicia a compreensão de acontecimentos históricos, relações de poder e processos de mecanismos de transformação e manutenção das estruturas sociais, políticas, econômicas e culturais ao longo do tempo e em diferentes espaços.
Ao abordar o Império Persa, o conteúdo do capítulo possibilita também o trabalho com a habilidade ê éfe zero seis agá ih um três, pois instiga a reflexão a respeito do conceito de império e suas diferentes configurações.
- Explique aos alunos que a Pérsia tem origem em uma região localizada ao sul do atual Irã, conhecida como Parsa ou Persis, têrmu que significa “terra dos arianos”. O nome do país foi modificado para Irã no ano de 1935, após um golpe de Estado aplicado pêlo xá .
- Aproveite a oportunidade e pergunte aos alunos se conhecem a origem do nome da cidade em que nasceram ou em que vivem. Caso não saibam, peça-lhes que tentem descobrir o significado do nome e a origem da palavra, pesquisando-a com a ajuda dos pais ou responsáveis e que depois contem aos colegas o que descobriram.
- A análise do mapa desta página propicia o trabalho com a Competência específica de Ciências Humanas 7 por possibilitar aos alunos o contato com a linguagem cartográfica no desenvolvimento do raciocínio espaço-temporal.
- Trabalhar com mapas é fundamental no estudo do componente de História e ainda possibilita a integração com o componente curricular de Geografia. Sendo assim, aponte alguns elementos presentes no mapa, como a extensão do Império Persa, a importância da Estrada Real e do sistema de estradas e a localização das satrapias.
Controle e funcionamento do Império
Dario um dividiu o Império em províncias, chamadas satrapias. Cada uma delas era governada por um sátrapa, que era escolhido pêlo imperador.
Para ligar todas as regiões conquistadas à capital imperial, Persépolis, os persas construíram uma rede de estradas. As estradas contribuíam para a unificação do Império, facilitando também o contrôle das regiões conquistadas.
Outra importante característica do Império Persa foi a utilização de uma moeda oficial, o dárico. Ela recebeu êsse nome porque foi introduzida pêlo imperador Dario um. Essa moeda era cunhada em prata ou ouro e trazia em uma de suas faces a imagem dêsse governante.
A religiosidade persa
Os antigos persas tinham como crença religiosa o zoroastrismo. Essa religião foi fundada no século sete antes de Cristo pêlo profeta Zaratustra, também conhecido como Zoroastro.
A principal crença do zoroastrismo era baseada em duas divindades opostas, e , dois irmãos gêmeos. representava o bem, a luz e a verdade. Já seu irmão, , representava o mal e a mentira. Segundo o zoroastrismo, essas duas divindades estavam em luta constante, uma luta entre o bem e o mal.
Cada pessoa tinha a liberdade de escolher entre o bem e o mal. Os persas acreditavam que após a morte haveria um tipo de julgamento em que todos seriam julgados por suas ações. Os princípios do zoroastrismo influenciaram diversas religiões, entre elas o judaísmo, o islamismo e o cristianismo, as principais religiões monoteístas da atualidade.
Respostas e comentários
• Ao abordar a religiosidade persa, é possível envolver aspectos da Competência geral 9, pois o tema propicia o exercício da empatia, incentivando o respeito ao próximo, em relação a seus saberes, identidades e culturas, evitando qualquer tipo de preconceito.
Um texto a mais
sôbre o zoroastrismo, religião seguida pelos persas, leia o texto a seguir.
[...]
Embora se possam encontrar raízes dessa religião em época tão remota como o século quinze antes de Cristo, seu verdadeiro fundador foi Zoroastro (corruptela grega do nome Zaratustra), que parece ter vivido pouco antes de 600 antes de Cristo Do seu nome provém o de zoroastrismo. Zoroastro foi, provavelmente, o primeiro teólogo verdadeiro da história, a primeira pessoa conhecida a imaginar um sistema de fé religiosa completamente desenvolvido. Ao que parece, ele concebia como sendo sua missão a de purificar os costumes tradicionais de seu povo — erradicar o politeísmo, o sacrifício de animais e a magia — e elevar o culto a um plano mais espiritual e ético. Mas a despeito de seus esforços reformuladores, muitas das antigas superstições sobreviveram e fundiram-se gradualmente com os novos ideais.
reticências Era dualístico, e não monístico como as religiões suméria e babilônica, nas quais o mesmo deus era capaz tanto do bem como do mal reticências. Segundo Zoroastro, dois princípios espirituais regiam o universo: um, arrurá mázda, infinitamente bom e incapaz de qualquer perversidade, personificava os princípios da luz, da verdade e da retidão; o outro, , traiçoeiro e maligno, presidia as fôrças das sombras e do mal. Os dois empenhavam-se em desesperada luta pêla supremacia. reticências
reticências O zoroastrismo era decididamente uma religião ética. Apesar de conter sugestões de predestinação, de que alguns foram eleitos desde toda eternidade para serem salvos, em essência ela repousava no pressuposto de que os homens possuíam um livre-arbítrio, que eram livres para pecar ou não pecar e que seriam recompensados ou punidos na vida futura, de acôrdo com sua conduta na terra. [...]
Bârnis, éduard . História da civilização ocidental: do homem das cavernas às naves espaciais. Tradução: Donaldson Magalhães . Pôrto Alegre; Rio de Janeiro: Globo, 1986. volume 1. página 54.
História e Arte
A tecelagem de tapetes na cultura persa
A tecelagem de tapetes é uma das mais importantes manifestações da cultura e da arte dos antigos persas. Essa técnica passou por diversas mudanças ao longo da história, no entanto o modo tradicional de produção ainda é transmitido de geração para geração.
A história do tapete persa
O mais antigo tapete persa de que se tem registro foi encontrado por arqueólogos em um túmulo ao sul da Sibéria. êsse tapete foi encontrado em bom estado de conservação e recebeu o nome de . Verifique a foto a seguir.
Antes de se tornarem artigos de luxo e com alto valor artístico, os tapetes eram utilizados por antigos povos nômades persas para a proteção contra o frio. Ao longo do tempo, êles passaram a ser usados no momento das orações, para cobrir camas ou assentos, ou ainda para decorar as paredes.
A fabricação do tapete
Os principais materiais usados para a confecção dos tapetes eram seda, lã e algodão. As côres geralmente eram bastante vivas, e, para obtê-las, os artesãos usavam corantes naturais.
A tecelagem envolvia o trabalho de diversas pessoas, desde a escolha do material, o motivo (como é chamado o desenho ou estilo empregado), a fabricação das tintas, a tecelagem, até a comercialização.
Respostas e comentários
- Ao explorar aspectos da cultura persa, com ênfase na religião e na tecelagem de tapetes, o tema propicia a valorização das diversas manifestações artísticas e culturais, nesse caso, dos persas, contemplando aspectos da Competência geral 3.
- A tecelagem de tapetes é uma das fórmas de expressão cultural dos antigos persas, representando, portanto, parte da identidade dessa civilização. A composição dessas peças estava associada a práticas tradicionais transmitidas de geração para geração, com algumas delas permanecendo até os dias de hoje.
Sugestão de avaliação
A fim de avaliar os conhecimentos dos alunos a respeito do Império Persa, solicite-lhes que construam um mapa mental que contemple aspectos geográficos, políticos, religiosos e econômicos dessa civilização.
Além de avaliar a capacidade dos alunos de articular diferentes elementos que influenciaram na constituição do Império, a dinâmica possibilita abordar aspectos da Competência específica de História 5, a qual propõe a análise e a compreensão dos movimentos das populações e mercadorias no tempo e no espaço e seus significados históricos.
Atividades
Faça as atividades no caderno.
Organizando os conhecimentos
1. Copie o quadro a seguir em seu caderno e elabore uma pergunta para cada resposta dada.
Perguntas |
Respostas |
---|---|
Satrapias. |
|
Dárico. |
|
Zoroastrismo. |
2. Descreva um princípio do zoroastrismo. Como é possível relacionar o zoroastrismo às religiões monoteístas da atualidade, como o judaísmo, o cristianismo e o islamismo?
Aprofundando os conhecimentos
3. Leia o texto a seguir e analise a foto.
reticências
Uma das reformas de maior impacto promovidas por Dario foi a padronização da moeda. Durante séculos, quase todas as transações comerciais haviam sido feitas sob a fórma de troca. Os trabalhadores eram em geral pagos em espécie – carne, cevada, vinho ou azeite. Quando se usava ouro ou prata, cada barra ou pepita precisava ser pesada em uma balança e ter sua pureza avaliada. reticências A contribuição de Dario foi determinar que apenas o seu tesouro poderia cunhar moedas de ouro, e impor um valor padronizado para cada moeda. reticências
, Enri (). A elevação do espírito: 600400 antes de CristoTradução: Cláudio Marcondes. Rio de Janeiro: Abril Livros, 1995. página 29, 31. (Coleção História em Revista).
Respostas e comentários
1. Respostas nas orientações ao professor.
2. Resposta: Os alunos podem citar a crença em duas divindades opostas, com a ideia do bem e a ideia do mal. Essa crença aproxima o zoroastrismo das religiões monoteístas da atualidade, como o judaísmo, o cristianismo e o islamismo, em que a concepção da disputa entre o bem e o mal também está presente.
- As atividades da página propiciam o desenvolvimento de aspectos da habilidade ê éfe zero seis agá ih um três ao abordar o conteúdo do Império Persa, com especial atenção para a extensão e o contrôle da região. Verifique se os alunos compreenderam o conceito de Império no mundo antigo, a fim de concretizar o trabalho com essa habilidade.
- A compreensão acêrca de como funcionava o comércio na região da Pérsia, suscitada na atividade 3, possibilita o trabalho com o tema contemporâneo transversal Educação para o consumo, tendo em vista que se atém à importância para o Império Persa da moeda criada por . Estabeleça uma comparação com a realidade atual de nossas sociedades e promova uma reflexão sôbre como ocorre o comércio, destacando o papel da moeda, que atualmente, além de servir como troca, faz parte da cobrança de impostos.
Resposta
1. Sugestões de perguntas: : “Como se chamavam as divisões ou províncias do Império Persa?”; : “Como era denominada a moeda criada pêlo Imperador Dario um?”; : “Qual era o nome da religião seguida pelos persas?”.
- Agora, responda às questões.
- De acôrdo com o texto, como era realizado o comércio na região persa antes da criação do dárico?
- Descreva a figura central presente na moeda. Quem ela representa?
- De acôrdo com o texto e com o que você estudou no capítulo, explique a contribuição de Dario um para melhorar o sistema comercial da época.
4. Muitas obras de arte produzidas pelos persas tinham o objetivo de exaltar as realizações e as conquistas dos governantes. Dario um é considerado um dos principais incentivadores dessa arte de característica grandiosa, relacionada à realeza. Leia o texto a seguir e depois analise o relêvo.
reticências Trata-se da inscrição rupestre de berristun, gravada a uma altura de 100 metros sôbre reticências [o] desfiladeiro dos montes Zagros, grande rota histórica entre Assíria e a Média. Celebra ela a vitória de Dario sôbre os rebeldes que puseram o império em perigo reticências. No alto há um relevo sôbre o qual plana o símbolo : dois oficiais, o rei, os inimigos reticências acorrentados e de corda no pescoço. Embaixo está a longa inscrição trilíngue que narra os acontecimentos. Ninguém pode lê-la, olhando da estrada: a gratuidade do esfôrço faz com que melhor seja exaltada a majestade real.
[...]
, (). História geral das civilizações: o Oriente e a Grécia Antiga. Rio de Janeiro: Bêrtrãn Brasil, 1993. volume 1. página 322.
• Copie o quadro a seguir no caderno e associe cada uma das figuras indicadas por letras na imagem a um dos trechos em destaque no texto. Veja o . modêlo
A |
B |
C |
D |
---|---|---|---|
“dois oficiais” |
Respostas e comentários
3. a) Resposta: O comércio era realizado por meio de trocas de produtos, como cevada, vinho e azeite. Quando havia a utilização de ouro ou prata, era necessário pesar cada medida antes de realizar a troca.
3. b) Resposta: A figura central da moeda é Dario um, representado portando arco e flecha e com uma coroa na cabeça.
3. c) Resposta: Dario um contribuiu com a padronização das moedas, que passaram a ter sempre o mesmo pêso (aproximadamente 8,4 gramas), o que tornava o processo mais prático, sem a necessidade de pesar os metais a cada troca comercial.
4. Respostas nas orientações ao professor.
Respostas
4. B: “Dário”; C: “símbolo ”; D: “inimigos acorrentados e de corda no pescoço”.
O tema é reticências
Ciência e tecnologia
O correio persa
Sob o govêrno de Dario um, o Império Persa atingiu uma vasta extensão territorial. Para controlar e administrar todo o território, Dario ordenou a construção de uma rede de estradas que ligavam várias regiões do império. Assim, as mercadorias comercializadas e os tributos pagos ao imperador circulavam de fórma mais eficiente.
Além disso, a implementação de um sistema de comunicação melhorou o contrôle administrativo imperial. Por meio de seus mensageiros reais, o governante podia receber informações sôbre as regiões dominadas ou obter documentos importantes com rapidez. êsse sistema de comunicação ficou conhecido como correio persa.
Veja algumas ilustrações de como funcionava o correio persa na Antiguidade.
1. O correio persa funcionava graças à rede de estradas que interligava diversas regiões do império. Um grande número de funcionários mantinha essas estradas bem conservadas e seguras.
2. Ao longo das principais rotas do império, o correio persa dispunha de postos com cavaleiros e cavalos alimentados e descansados.
Respostas e comentários
Objetivos
- Compreender o contexto histórico que levou à criação de um sistema de transmissão de mensagens no Império Persa.
- Analisar como funcionava o sistema de correios persa.
- Relacionar a criação do sistema de transmissão de mensagens ao contrôle territorial, à eficiência na circulação de mercadorias e à cobrança de tributos do Império Persa.
- Perceber a importância da construção de uma rede de estradas para a transmissão de informações na época do Império Persa.
- Reconhecer o desenvolvimento dos sistemas de transmissão de mensagens no decorrer do tempo.
- O tema contemporâneo transversal Ciência e tecnologia pode ser trabalhado por meio da abordagem do sistema de estradas e de comunicação criado por Dario um, governante do Império Persa. O desenvolvimento dessas técnicas facilitou as atividades comerciais e a transmissão de mensagens ao longo de todo o Império e foi um importante legado deixado para a posteridade.
- A construção de uma rede de estradas no Império Persa contribuiu para que houvesse a interligação dos territórios que o formavam, facilitando, assim, a transmissão de mensagens.
- Peça aos alunos que façam uma leitura silenciosa das etapas pêlasquais uma mensagem passava até chegar ao seu destinatário e que depois troquem ideias sôbre o tema.
3. Em alguns rios havia balsas para a travessia dos cavaleiros. Com o correio persa, uma mensagem podia ser transmitida de um extremo a outro do Império em poucos dias.
4. Um cavaleiro portando uma mensagem cavalgava até o próximo pôsto e entregava a mensagem a outro cavaleiro, que tinha a missão de levá-la até o próximo, e assim sucessivamente, até que a mensagem chegasse ao seu destino.
As ilustrações sôbre o correio persa são representações artísticas contemporâneas produzidas com base em estudos históricos.
Fonte de pesquisa: , Enri (). A elevação do espírito. Tradução: Pedro Maia Soares. Rio de Janeiro: Time-Life: Abril Livros, 1993. (Coleção História em Revista).
Agora, responda às questões a seguir.
1. De que fórma a construção de uma rede de estradas está relacionada à administração dos territórios conquistados pelos persas?
2. Descreva o sistema de transmissão de mensagens dos persas.
- Os meios de comunicação passaram por diversas transformações ao longo da história. Atualmente, mensagens e informações podem ser transmitidas instantaneamente para diferentes e distantes locais do mundo. Reflita sôbreas questões a seguir.
- De que maneira você toma conhecimento de informações ou de notícias?
- Como você se comunica com alguém que está distante?
- Converse com os colegas sôbre essas questões e anotem no caderno as principais ideias levantadas sôbre o tema. Depois, escrevam um texto coletivo sôbre os sistemas de mensagem e os meios de comunicação na atualidade e expliquem como as tecnologias da comunicação nos influenciam no dia a dia.
Respostas e comentários
Questões 1 a 4. Respostas nas orientações ao professor.
Respostas
1. A construção de uma rede de estradas facilitou o contrôle e a administração dos territórios conquistados pelos persas, pois ligava várias regiões do Império.
2. O sistema de transmissão de mensagens persa era eficiente por causa da rede de estradas. Essas estradas eram seguras e bem conservadas pelos funcionários imperiais e, ao longo delas, havia diversos postos com cavaleiros que transmitiam as mensagens. Caso houvesse rios ao longo das rotas, eram usadas balsas no transporte dos mensageiros e dos cavalos, auxiliando-os no envio das mensagens até o próximo pôsto, onde outro cavaleiro ficava responsável por transmitir a mensagem, e assim sucessivamente, até que ela chegasse ao seu destino.
3. a) Resposta pessoal. É possível que os alunos citem meios de comunicação, como internet, televisão, revistas ou jornais impressos e livros.
b) Resposta pessoal. Espera-se que os alunos comentem como fazem para se comunicar com uma pessoa que está distante deles, por exemplo, por meio da internet, do telefone ou do celular.
4. Resposta pessoal. É possível que os alunos citem o sistema de correio eletrônico, conhecido como e-mail, ou o envio de mensagem por meio de aplicativos de conversa instantânea pelos smartphones, por exemplo. Verifique se nos textos produzidos foram contempladas questões relacionadas, principalmente, aos cuidados que devemos ter com o uso das tecnologias da informação. êles podem comentar, por exemplo, os danos à saúde pêlouso excessivo dêsses meios, como dores nas articulações e na região cervical ou piora na qualidade do sono. Além disso, é possível que comentem os cuidados com a exposição exagerada às redes sociais e a extrema cautela que devem ter com textos, documentos e fotos pessoais nesses meios.
O que eu estudei?
Faça as atividades em uma folha de papel avulsa.
1. Copie o quadro a seguir em uma folha de papel avulsa, completando-o com as principais informações referentes a cada um dos povos.
Informações |
Fenícios |
Hebreus |
Persas |
---|---|---|---|
Organização social |
Famílias patriarcais e governo centralizado (rei) |
||
Economia |
Comércio |
||
Conflitos |
Expansão territorial |
||
Religião |
Monoteísta − judaísmo |
||
Deuses |
Baal e Astarte |
2. Retome o mapa Cidades e colônias fenícias (1200 , que apresenta as rotas comerciais utilizadas pelos fenícios. Em uma folha de papel avulsa, escreva um breve texto comentando a relação entre comércio e colonização. Para essa produção, considere os seguintes têrmus.
- A respeito da escravidão, analise as afirmativas a seguir. Depois, em uma folha de papel avulsa, copie somente a alternativa correta.
- Na sociedade fenícia, as pessoas escravizadas dedicavam-se às atividades de artesanato e comércio.
- Ao chegar no Egito, os hebreus não encontraram mão de obra escravizada o suficiente para construir sua comunidade, por isso migraram para outra região.
- Já tendo passado pêla escravização, os hebreus não utilizaram mão de obra escravizada, pois sua cultura valorizava o direito à liberdade.
- A escravidão foi uma prática recorrente na Antiguidade, tendo características diferentes em cada uma das sociedades nas quais estava presente.
Respostas e comentários
1. Respostas nas orientações ao professor.
2. Resposta pessoal. Ao analisar o mapa, espera-se que os alunos compreendam que as colônias foram criadas nas regiões portuárias e de trocas comerciais, estabelecendo entrepostos comerciais na Ásia e na África. Nesse sentido, os fenícios aprimoraram suas embarcações, criando o birreme e o trirreme.
3. Resposta: Alternativa d.
1. Objetivo
• Esta atividade avalia se os alunos conseguem identificar as características sociais dos povos fenício, hebreu e persa, retomando algumas das principais informações trabalhadas ao longo desta unidade.
Como proceder
• Comente com os alunos que as informações devem ser preenchidas com as características principais de cada povo e que essas sociedades eram complexas. Ao destacarmos que a economia dos hebreus se baseava na agricultura, por exemplo, não significa que não existisse comércio nessa sociedade, mas sim que a agricultura tinha maior destaque. Caso perceba dificuldade dos alunos no preenchimento do quadro, oriente uma releitura do capítulo, tentando identificar cada um dos elementos que aparecem no recurso, relacionando-os ao respectivo povo. Na sequência, peça-lhes que tentem novamente preencher o quadro no caderno.
Resposta
1. Organização social: Fenícios: Cidades-Estado e govêrno centralizado; Hebreus: Famílias patriarcais e govêrno centralizado (rei); Persas: Império.
Economia: Fenícios: Comércio; Hebreus: Agricultura e criação de animais; Persas: Agricultura e criação de animais.
Conflitos: Fenícios: Ataques à colônia Cartago; Hebreus: Perseguições que levaram às diásporas; Persas: Expansão territorial.
Religião: Fenícios: Politeísta – antropomorfismo; Hebreus: Monoteísta – judaísmo; Persas: Politeísta – zoroastrismo.
Deuses: Fenícios: Baal e ; Hebreus: Javé; Persas: e .
2 e 3. Objetivos
• A atividade 2 visa avaliar se os alunos reconhecem a relação entre comércio, comunicação e colonização praticada pêla sociedade fenícia, contribuindo para o trabalho com a Competência específica de História 5. Já a atividade 3 avalia a compreensão dos alunos sôbre a fórma como cada uma das civilizações estudadas aborda a escravidão, favorecendo o desenvolvimento da Competência específica de História 2.
Como proceder
• Ao perceber algum aluno com dificuldade para produzir o texto ou identificar a alternativa correta, oriente-o a fazer, primeiramente, um roteiro de escrita, contemplando os têrmus sugeridos na atividade 2 e suas relações com a sociedade fenícia. Para a atividade 3, retome com a turma o conceito de escravidão e algumas das diferentes fórmasassumidas por essa prática ao longo da história.
- Retome o conteúdo apresentado no boxe Muro das Lamentações. Após essa nova leitura, converse com os colegas a respeito das seguintes questões.
- A construção e a destruição do Templo de Salomão se referem a quais contextos?
- Qual é a importância dessas ruínas para a tradição judaica?
- Qual é o motivo de os judeus fazerem peregrinações ao Muro das Lamentações?
- Analise a imagem a seguir, que se refere a um acontecimento da história dos hebreus. Depois, com base em seus conhecimentos, escreva uma legenda para ela em uma folha avulsa.
6. Em uma folha avulsa, relacione os elementos da cultura persa listados a seguir à descrição correta.
A. Satrapias
B. Zoroastrismo
C.
1. Religião seguida pelos antigos persas, fundada no século sete antes de Cristo pêlo profeta Zaratustra.
2. Nome dado a um antigo tapete persa, datado de 500 antes de Cristo
3. Nome dado às províncias estabelecidas por meio da divisão do Império persa por Dario um.
Respostas e comentários
4. a) Resposta nas orientações ao professor.
4. b) Resposta nas orientações ao professor.
4. c) Resposta nas orientações ao professor.
Professor, professora: Na atividade 5, a legenda da imagem não foi inserida para não comprometer a realização da atividade.
5. Resposta: Ao analisar a imagem, é importante que os alunos reconheçam a representação do Egito e um grupo de pessoas deixando a cidade, que pode ser reconhecido como o povo hebreu. Dessa fórma, a legenda deve apresentar essas informações. Ressalte que a imagem é uma representação produzida no século . Professor, professora: A legenda da imagem é a seguinte. Roberts, Deivid. Hebreus deixando o Egito. Óleo sóbre tela, 119 cm × 212 cm, 1830. Museu bãrminrrem, bãrminrrem.
6. Resposta: A – 3; B – 1; C – 2.
4. Objetivo
• Esta atividade avalia a compreensão dos alunos acêrca de aspectos fundamentais da religião judaica, contribuindo para o desenvolvimento da Competência específica de História 4.
Como proceder
• Ao perceber dificuldades, proponha aos alunos a metodologia ativa think-pair-share. Por meio dela, a turma poderá se auxiliar mutuamente na produção das respostas, corrigindo as que estiverem com algum tipo de êrro e ajudando os colegas com possíveis dificuldades. Reforce a importância do respeito e da empatia entre a turma, a fim de que nenhum aluno se sinta constrangido.
Respostas
4. a) É importante que os alunos identifiquem que o templo foi construído no retôrno dos hebreus a Canaã, refletindo um período de prosperidade dêsse povo. Sua destruição ocorreu pelos romanos, quando o Reino de Israel foi desestabilizado, reiniciando a perseguição ao povo judeu.
b) As ruínas do Templo de Salomão são consideradas um lugar sagrado, que atrai peregrinos de diversas partes do mundo para fazer suas orações.
c) Essas peregrinações são realizadas para que os judeus professem a sua fé, façam seus pedidos e suas orações.
5 e 6. Objetivos
• A atividade 5 permite avaliar a capacidade dos alunos de analisar uma fonte histórica e reconhecer elementos das histórias egípcia e hebraica, favorecendo o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero seis agá ih zero setee da Competência específica de História 3. Já a atividade 6 busca avaliar se êles compreendem alguns dos aspectos culturais da civilização persa, contribuindo para o trabalho com a habilidade ê éfe zero seis agá ih zero cinco.
Como proceder
• Caso perceba dificuldade entre os alunos na realização da atividade 5, auxilie-os a fazer a leitura da imagem, destacando alguns dos pontos evidenciados, como as pirâmides ao fundo, as colunas dos templos e a população deixando a cidade. Se notar dificuldades na atividade 6, sugira-lhes que retomem a leitura do conteúdo referente à civilização persa, identificando os elementos listados e seus respectivos significados.