UNIDADE 5  O mundo grego

Fotografia. Ruínas de uma cidade antiga. Ao fundo, no alto de um terreno rochoso elevado, há ruínas de um grande templo com várias colunas. Na frente, na encosta do terreno elevado, há ruínas de algumas moradias, construções antigas e vegetação.
Vista das ruínas da Acrópole, construída no século cinco antes de Cristo, na cidade de Atenas, Grécia. Foto de 2020.
Respostas e comentários
  • A foto de abertura da unidade retrata as ruínas da Acrópole de Atenas, construída no século . e localizada no ponto mais elevado da pólis ateniense. Trata-se de uma edificação da época de Péricles, que governou a cidade de 444 antes de Cristo a 429 antes de Cristo, período em que a sociedade e a cultura gregas atingiram seu apogeu.
  • Aproveite a imagem para conversar com os alunos sôbre outras construções que êles conhecem e com as quais é possível estabelecer alguma articulação entre passado e presente. Chame a atenção deles para as colunas da construção maior, o partenôn, e indague se já viram êsse tipo de arquitetura em outras fotos, em vídeos ou mesmo em algum lugar em que estiveram. Ajude-os a identificar exemplos próximos da realidade deles.
  • Leve-os a perceber também que algumas ruínas têm vigas ou andaimes, indicando manutenção ou restauração. Pergunte se acham importante êsse tipo de cuidado e por quê.
  • A abordagem destas páginas favorece o trabalho com a habilidade ê éfe zero seis agá ih zero um ao possibilitar a identificação de continuidades e de rupturas por meio do contraste entre passado e presente retratado nas ruínas da foto. Além disso, aborda a Competência geral 2, pois incentiva o exercício da curiosidade intelectual recorrendo à abordagem das ciências pêla investigação, reflexão e análise de imagens.

Os antigos gregos formaram uma das mais influentes civilizações do Ocidente.

Nesta unidade, vamos estudar a origem da civilização grega, seu cotidiano, sua arte e sua religiosidade. Vamos também conhecer aspectos da antiga cultura grega que ainda estão presentes em nosso cotidiano.

Iniciando a conversa

  1. Descreva o local retratado na foto. Em que época as construções em destaque foram feitas?
  2. Você conhece alguma construção atual que seja semelhante à que está em destaque na foto? Comente.
  3. O que você conhece sôbre os antigos gregos? Será que a cultura dêsses povos tem influência em nossa sociedade atual? Converse com os colegas.

Agora vamos estudar...

  • as origens da civilização grega;
  • as cidades-Estado gregas;
  • o cotidiano na Grécia Antiga;
  • a cultura, a arte e a religiosidade gregas;
  • o período Helenístico.
Respostas e comentários

Questões 1 a 3. Respostas nas orientações ao professor.

Aproveite as atividades da página para mapear os conhecimentos prévios dos alunos sôbre o mundo grego e suas características. Essas atividades, desenvolvidas com base em um recurso imagético para auxiliar na composição de respostas, permitem o trabalho com aspectos da Competência específica de História 3.

Respostas

1. Os alunos podem mencionar a paisagem montanhosa, com uma série de ruínas de construções antigas tanto na parte mais elevada como na região em declive e ao pé da montanha. Espera-se que mencionem a Antiguidade como a época em que foram feitas. A legenda indica o século cinco antes de Cristo

2. Resposta pessoal. Os alunos podem ter visto ruínas de povos orientais em outros capítulos do livro, em publicações impressas e na internet, em vídeos ou filmes etcétera Indague se já viram ruínas antigas pessoalmente, por exemplo, na cidade em que vivem ou em outro local que tenham visitado.

3. Resposta pessoal. O objetivo desta questão é levar os alunos a refletir sôbre o que sabem a respeito da Antiguidade grega. Talvez já conheçam alguns aspectos dêsse conteúdo por estudos anteriores ou por terem visto algo em livros, vídeos, filmes, na internet ou em outros recursos. Eles poderão mencionar influências na língua portuguesa, na política (a democracia), na maneira de pensar (filosofia) etcétera

 CAPÍTULO 12  Os antigos gregos

A civilização da Grécia Antiga formou-se na península Balcânica, a partir do século vinte antes de Cristo, com a chegada de povos indo-europeusglossário . povos, entre êlesaqueus, jônios, eólios e dórios, fundaram várias cidades, como Micenas, Atenas, Mileto e Esparta.

A Grécia Antiga (século XI a.C.)

Mapa. A Grécia Antiga (século 11 antes de Cristo). Mapa destacando o território da Grécia Antiga, composto por áreas continentais e ilhas entre o Mar Egeu, Mar Jônico e Mar Mediterrâneo. Conforme a legenda: 
Aqueus: Localizados em parte da região de Arcádia. Cidade destacada de Micenas. 
Eólios: Localizados na região da Tessália, Etólia, Beócia, Peloponeso, parte da Ásia Menor e ilha de Lesbos. Cidades destacadas: Larissa, Delfos e Assos. 
Jônios: Localizados na região da Calcídica, Ática, parte da Ásia Menor, ilha de Imbros, ilha de Lemnos, ilha de Quios, ilha de Samos, ilha dos Tasos, ilha de Icária, ilha de Tenos, ilha de Paros Naxos e ilha de Andros. Cidades destacadas: Abdera,  Éfeso, Mileto, Atenas, Erétria, Cálcis e Eubeia. 
Dórios: Localizados na região da Messênia, Lacônia, parte da Arcádia, Ásia Menor, ilha de Creta, ilha de Leucas, ilha de Melos e ilha de Rodes.  Cidades destacadas: Córcira,  Mégara, Corinto, Micenas, Messena, Esparta, Cnido, e Cnossos.
Na parte inferior à esquerda, planisfério destacando parte da Europa e Ásia. Ao lado, representação da rosa dos ventos e escalas de 85 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: ARRUDA, José de Atlas histórico básico. São Paulo: Ática, 1995. página 8.

Ícone ‘Atividade oral’.

Questão 1.

Analise o mapa e identifique quais povos ocupavam as regiões onde foram fundadas as cidades de Atenas e de Esparta.

A antiguidade Clássica

A sociedade dos antigos gregos desenvolveu-se em um período da história da Europa que foi denominado posteriormente Antiguidade Clássica (século oito antes de Cristoao século cinco Depois de Cristo). êsse período se refere à história e à cultura de antigas sociedades que se desenvolveram na Europa. A Antiguidade Clássica abrange o auge das antigas culturas grega e romana. Assim, a palavra clássica, empregada para se referir a êsse período, demonstra uma valorização de europeus em relação à própria cultura.

Respostas e comentários

Questão 1. Resposta: A região onde foi fundada a cidade de Atenas era ocupada pelos Jônios. Já a região onde foi fundada a cidade de Esparta era ocupada pelos Dórios.

Objetivos do capítulo

  • Conhecer a origem da civilização grega e os povos que a formaram.
  • Conceituar Antiguidade Clássica.
  • Identificar e conhecer as principais cidades-Estado gregas.
  • Compreender o conceito de democracia.
  • Perceber que a participação política na Grécia Antiga era permitida somente aos considerados cidadãos.
  • Entender o contexto que levou à Guerra do Peloponeso.

Justificativas

Os conteúdos abordados neste capítulo são relevantes para que os alunos reconheçam os impactos da Antiguidade Clássica sôbre o Ocidente e outras culturas, o que favorece o trabalho com a habilidade ê éfe zero seis agá ih zero nove.

Os alunos também analisarão o processo de formação do mundo grego e discutirão sôbre o conceito de cidadania na Grécia Antiga, abordagem que contribui para desenvolver as habilidades ê éfe zero seis agá ih um zero e ê éfe zero seis agá ih um dois.


  • O trabalho com estas páginas favorece o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero seis agá ih zero nove por permitir uma discussão sôbre o conceito de Antiguidade Clássica. Reforce que o conceito tem raízes históricas europeias, tendo seu sentido atrelado a um ponto de vista eurocêntrico. Relembre-os dos povos estudados na unidade 3, identificados como povos da Antiguidade Oriental, segundo uma perspectiva historiográfica baseada em sua localização geográfica. Comente que a civilização ocidental é herdeira de tradições dos povos do Oriente, como o monoteísmo e o primeiro código de leis, escrito pelos babilônios, que influenciou a constituição do direito ocidental contemporâneo.
  • A abordagem destas páginas possibilita trabalhar também a habilidade ê éfe zero seis agá ih um zero ao explicar a formação da Grécia Antiga, com ênfase na formação da pólis e nas transformações políticas, sociais e culturais.
  • Na questão 1, ao analisar o mapa da página, comente que a Grécia Antiga não era um território unificado e equivalente à Grécia da atualidade. O que chamamos de civilização grega da Antiguidade era um conjunto de cidades-Estado que apresentava elementos em comum ou semelhantes, como a língua, a cultura e a religiosidade. A atividade auxilia o desenvolvimento do saber geográfico, visto que os alunos farão uma leitura atenta do mapa e criarão relações entre as questões políticas e a delimitação de fronteiras do mundo grego.

Os minoicos

Antes da chegada dos indo-europeus, viviam na ilha de Creta, na península Balcâ­nica, os chamados minoicos. êles se estabeleceram nessa ilha por volta de 3000 antes de Cristo

As cidades minoicas

Os minoicos, também chamados cretenses, ficaram conhecidos pêla organização de suas cidades, que eram construídas em tôrno de palácios, como o palácio de nossos.

Havia nesse palácio diversas seções, entre as quais estavam estabelecimentos comerciais, oficinas, depósitos e moradias.

Os micênicos

Os minoicos faziam trocas comerciais com diferentes povos, entre eles os micênicos (nome pêlo qual os aqueus ficaram conhecidos ao fundar a cidade de Micenas). Os micênicos invadiram a ilha de Creta e conquistaram os minoicos, em 1450 antes de Cristo, assimilando a cultura deles.

Assim como os minoicos, os micênicos organizavam-se em tôrno de cidades fortificadas, cujo centro político era o palácio. A sociedade micênica era hierarquizada e guerreira e tinha o comércio como principal atividade econômica. O sistema de govêrno micênico era a aristocraciaglossário .

A civilização micênica entrou em declínio por volta de 1200 antes de Cristo, possivelmente com a chegada dos dórios, que invadiram a região e conquistaram suas cidades. Assim, ocorreu a dispersão dos micênicos, que migraram para outras regiões, como a costa da Ásia Menorglossário .

Fotografia. Ruínas de pedras em formato circular e em meio à vegetação. No fundo, montanhas.
Ruínas de Micenas, na Grécia, em 2019.
Respostas e comentários

A civilização minoica, ou cretense, desenvolveu-se principalmente na ilha de Creta, que era bastante povoada na Antiguidade. O posicionamento estratégico dessa ilha no Mediterrâneo originou diversas cidades, como nossos, Litos, Festos e Mália. Os cretenses produziram várias construções elaboradas e ficaram conhecidos por seus palácios. Sua produção artística, em cerâmica e metais, por exemplo, também teve destaque.

As cidades-Estado gregas

Entre 1200 antes de Cristo e 500 antes de Cristo, as populações da Península Balcânica formaram os genos, comunidades familiares lideradas, cada uma delas, por um chefe. Gradativamente, elas se organizaram em tôrno de cidades-Estado, denominadas pólis. Cada cidade-Estado (pólis) tinha o próprio govêrno, ou seja, era autônoma.

O centro urbano de uma pólis reunia edifícios públicos, moradias, estabelecimentos comerciais, templos religiosos, oficinas de artesanato e espaços de convivência, como ruas e praças. Entre as principais pólis gregas estavam Atenas e Esparta.

A pólis de Atenas

Atenas foi fundada pelos jônios por volta do século dez antes de Cristo, na região da Ática. Os edifícios mais importantes da pólis eram construídos na Acrópole, que em grego significa “cidade alta”. êsse local era fortificado para proteger os moradores em caso de guerras ou de invasões. A Acrópole era também um local de culto onde ficavam o Partenon, o erecteiôn e uma enorme estátua de Palas Atena, deusa protetora da cidade.

A. partenôn: templo dedicado a Palas Atena.

B. erecteiôn: templo dedicado a Palas Atena e a Poseidon.

C. Atena Promacos: estátua de Palas Atena.

Ilustração. Detalhe de uma cidade. À direita, na parte mais alta, uma construção grande com diversos pilares. Ela é branca com detalhes coloridos na parte superior. Sobreposto à letra 'A'. À esquerda, uma construção pequena composta por telhado e colunas. Sobreposto à letra 'B'. Abaixo e centralizado, uma grande escultura dourada de uma figura humana com uma lança em uma das mãos. Sobreposto à letra 'C'. Em frente à escultura, há um altar com fumaça. Na parte inferior, entrada com escadaria. Há diversas pessoas entrando na cidade em direção à grande construção.
Obra de , feita no século vinte, representando a Acrópole de Atenas no século cinco antes de Cristo
Respostas e comentários

Atividade a mais

Para aprofundar as reflexões sôbre democracia, trabalhe com os alunos o texto a seguir.

reticências O caso mais exemplar foi o de Atenas, modêlo para muitas cidades-estado, onde a participação estendeu-se ao conjunto da população masculina cidadã e a democracia se manteve por quase dois séculos. É importante conhecer melhor Atenas, pêla relevância que possui no imaginário político até hoje. Em primeiro lugar, uma ressalva: a democracia ateniense nunca foi absolutamente includente: dizia respeito apenas aos cidadãos masculinos e excluía, de qualquer fórma de participação política, as mulheres, os imigrantes e os escravos. Em contrapartida, no âmbito restrito aos cidadãos, representou uma experiência notável de participação direta no poder de todas as camadas sociais, independentemente da riqueza ou posição social. reticências

Quando falamos em participação política na cidade-estado antiga, devemos ter em mente uma diferença radical entre os antigos e nós. Tanto nas oligarquias como nas democracias, a participação política era direta, exercida por um corpo de cidadãos ativos, que podia ser mais ou menos amplo, mas que representava a si mesmo, por meio do voto individual de seus membros. Nunca se desenvolveu a noção de representação, nem partidos políticos doutrinários, nem uma clara divisão de poderes constitucionais ou qualquer noção abstrata de soberania: essa podia residir na assembleia, ou num conselho mais restrito, ou mesmo na lei em geral, dependendo das circunstâncias específicas e do jôgo de interêssis e fôrças em conflito.

[...]

guarinelo, Norberto Luiz. Cidades-Estado na Antiguidade Clássica. ín: Pínsqui, Jaime; Pínsqui, Carla (organizador). História da cidadania. São Paulo: Contexto, 2003. página 40-41.

a ) Quais são as diferenças entre o conceito de democracia na Antiguidade e o que existe no Brasil atual?

b ) Como os gregos antigos definiam o conceito de cidadania? Essa visão se mantém em nosso país?

c ) A democracia grega limitava a participação política das pessoas de acôrdo com os grupos sociais? Explique.

Respostas

a ) Na Grécia Antiga, a democracia se estendia somente aos considerados cidadãos, o que excluía mulheres, escravizados e estrangeiros. No Brasil atual, a democracia se estende a todos os cidadãos, independentemente de sexo ou condição social; porém, o cidadão deve ser naturalizado brasileiro e ser eleitor na idade exigida.

b ) Para os gregos antigos, cidadãos eram apenas os homens maiores de 18 anos nascidos em Atenas e filhos de pais e mães atenienses. Essa concepção de cidadão se aplica parcialmente em nosso país na atualidade, pois são considerados cidadãos somente os brasileiros naturalizados e em pleno gôzo dos seus direitos políticos, ou seja, para ser um cidadão, deve-se também ser eleitor.

c ) Sim, pois apenas uma minoria participava da vida política ateniense, como os homens maiores de 18 anos e originários da cidade de Atenas, com pai e mãe atenienses.

Desde a sua formação, a cidade de Atenas era governada pelos aristocratas. Contudo, ao longo do século seis antes de Cristo, pessoas de outras camadas da sociedade, como a população mais pobre e os comerciantes atenienses, lutaram por melhores condições de vida e por maior participação nas decisões políticas.

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Transcrição do áudio

[Mateus]  Democracia ateniense e democracia atual

[Luana]  [tom de voz animado]

Olá, ouvintes!

[Mateus]  [tom de voz animado]

Olá a todas e todos! Preparados para mais um episódio do nosso podcast “De olho na História”? O tema de hoje é democracia.

[Luana]

[tom de voz animado]

Podemos começar a conversa pensando no mundo atual.

[Mateus]

[tom de voz animado e explicativo]

De acordo com o Índice de Democracia, publicado pela Economist Intelligence Unit (EIU), 45% da população mundial viviam sob regimes democráticos no ano de 2021. Mas, afinal, o que é a democracia?

[Luana]

[tom de voz explicativo]

A democracia é um regime de governo em que as decisões são tomadas em acordo com o desejo da população. E uma das maneiras mais importantes de o povo manifestar o seu desejo é por meio da escolha de governantes nas eleições.

[Mateus] 

[tom de voz explicativo]

Sim, a gente elege nossos representantes para elaborarem as leis e tomarem decisões administrativas sobre os rumos de nosso país, estado, cidade. Mas não pense que a democracia é coisa recente.

[Luana]

[tom de voz curioso]

E quando foi que ela surgiu?

[Mateus]

[tom de voz explicativo]

Bem, o berço da democracia é considerado a Grécia Antiga, particularmente a cidade-Estado de Atenas.

[Luana]

[tom de voz curioso]

Então, podemos dizer que a democracia que a gente conhece hoje é herança dos gregos, não é? Mas será que a democracia das sociedades antigas era igual à que conhecemos hoje?

[Mateus]

[tom de voz animado e explicativo]

Muita coisa aconteceu desde a Antiguidade. Vamos entender melhor como foi o desenvolvimento da democracia na sociedade ateniense.

[Luana]

[tom de voz animado e explicativo]

Vamos lá. A democracia surgiu por volta do ano 500 a.C. Nessa época, aconteceram revoltas populares contra os governantes de Atenas, Hiparco e Hípias, considerados tiranos pela população.

[Mateus] 

[tom de voz explicativo]

O grande líder desse movimento popular foi Clístenes, que hoje é chamado de pai da democracia. Após as revoltas, ele implantou em Atenas leis que permitiram que várias camadas da população tivessem participação política.

[Luana]

[tom de voz explicativo]

Sim, os cidadãos podiam participar diretamente das decisões políticas da cidade. Mas é importante lembrar que nem todos os habitantes de Atenas eram tidos como cidadãos.

[Mateus]

[tom de voz explicativo]

É verdade. Só eram considerados cidadãos os homens livres, maiores de dezoito anos, nascidos em Atenas e filhos de pai e mãe atenienses.

[Luana]

[tom de voz explicativo]

Logo, as pessoas que não atendessem a esses requisitos não eram cidadãs. Estamos falando das mulheres, dos escravizados e dos estrangeiros. Não era pouca gente, não!

[Mateus]

[tom de voz explicativo]

Verdade. Mas, feita essa ressalva, é possível dizer que a democracia ateniense foi uma das primeiras experiências de governo do povo.

[Luana]

[tom de voz explicativo]

Seus princípios serviram de base para o desenvolvimento de regimes mais abertos e para a prática da cidadania.

[Mateus]

[tom de voz explicativo]

Pois é, a democracia foi se transformando ao longo do tempo até chegar ao modelo que conhecemos hoje.

[Luana]

[tom de voz explicativo]

Nas democracias atuais, há diversas maneiras de participar da vida política. As eleições, como já falamos, é uma delas.

[Mateus]

[tom de voz explicativo]

E, além de votar, as pessoas ainda podem se candidatar a cargos públicos.

[Luana]

[tom de voz explicativo]

Hoje, os cidadãos fazem parte de grupos variados na sociedade.

[Mateus]

[tom de voz animado e explicativo]

Isso é importante, Luana! Nas democracias atuais, homens e mulheres precisam basicamente ter a idade mínima para poderem votar, por exemplo.

[Luana]

[tom de voz explicativo]

No Brasil, essa idade é 16 anos. Mas ela pode variar de um país para outro.

[Mateus]

[tom de voz explicativo]

Aqui também é necessário ter a nacionalidade brasileira. Só que, mesmo tendo nascido em outro país, uma pessoa pode obter essa nacionalidade. Também não é preciso ser alfabetizado para exercer o direito do voto e participar da vida política.

[Luana]

[tom de voz explicativo]

A cidadania hoje é mais abrangente se comparada à Grécia Antiga, não é?

[Mateus]

[tom de voz explicativo]

Realmente, Luana. Mas é preciso também destacar uma característica importante de muitas democracias atuais: a representatividade.

[Luana]

[tom de voz explicativo]

Sim. Na Grécia Antiga, os próprios cidadãos participavam da criação de leis e da administração da cidade.

[Mateus]

[tom de voz explicativo]

Hoje é diferente: os cidadãos elegem seus representantes para fazer isso.

[Luana]

[tom de voz animado]

Puxa! A democracia é um tema fascinante, não?

[Mateus]

[tom de voz animado e de encerramento]

Demais! Bom, por hoje, a gente fica por aqui!

[Luana]

[tom de voz animado e de encerramento]

Esperamos que nossa conversa tenha ajudado vocês, ouvintes, a compreender um pouco melhor o que é democracia.

[Mateus] 

[tom de voz de encerramento]

Aproveitem para refletir sobre a importância da democracia na vida de cada um de nós. Até a próxima!

[Luana]

[tom de voz de encerramento]

Tchau, pessoal!

[Narrador]

O áudio inserido neste conteúdo é da Incompetech.  

A democracia ateniense

Os atenienses desenvolveram um sistema político chamado democracia (do grego , que significa “poder do povo”). êsse sistema foi construído ao longo de muito tempo, por meio de diversas reformas políticas. Leia o boxe a seguir.

Reformas políticas

  • Reformas de Sólon (594 antes de Cristo546 antes de Cristo): criação da Assembleia do Povo, espaço onde qualquer cidadão podia se manifestar; abolição da escravidão por dívida.
  • Reformas de Clístenes (510 antes de Cristo507 antes de Cristo): criação do Conselho dos Quinhentos, no qual eram elaboradas as leis da cidade.
  • Reformas de Péricles (444 antes de Cristo429 antes de Cristo): permissão para que qualquer cidadão fosse eleito para o cargo de arconte, um dos mais altos. Péricles também instituiu uma remuneração para os cargos oficiais, permitindo que os mais pobres pudessem se dedicar à política.
Escultura. Destacando o busto de um homem com cabelos ondulados e barba grande.
Representação do legislador Sólon, no Museu Nacional Arqueológico de Napoli, Itália.
Escultura. Destacando o busto de um homem com cabelos curtos e barba. Abaixo do busto há uma placa com elementos da escrita grega.
Representação do legislador Clístenes, no Capitólio Estadual de Ohio, Estados Unidos.
Escultura. Destacando o busto de um homem com cabelos ondulados, barba e capacete na cabeça.
Representação do legislador Péricles, no museu do Vaticano.
Respostas e comentários

O trabalho com o conteúdo desta página favorece o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero seis agá ih um dois por promover a associação do conceito de cidadania às dinâmicas de inclusão e exclusão na Grécia Antiga. Além disso, trabalha aspectos da habilidade ê éfe zero seis agá ih um sete ao abordar a escravidão na Antiguidade grega e sua relação com a falta de direitos, notadamente o de participação política; abrange também aspectos da habilidade ê éfe zero seis agá ih um nove ao mencionar as mulheres na cidade-Estado de Atenas e sua exclusão da cidadania grega naquele contexto. Aproveite para reforçar a questão da condição das mulheres atenienses, as quais eram relegadas a um papel secundário em questões políticas, por conta de uma rígida hierarquia baseada em valores patriarcais. Nesse contexto, elas não eram consideradas cidadãs e, desde crianças, eram educadas para se dedicarem exclusivamente ao lar, aos filhos e ao casamento. Assim, o discurso dominante justificava e confirmava uma suposta superioridade masculina, excluindo as mulheres do domínio político e social.

A democracia ateniense permitiu, por volta de 500 antes de Cristo, a participação política de pessoas de várias camadas da sociedade.

Em Atenas, a democracia era caracterizada pêla participação direta dos cidadãos nas decisões políticas da cidade. No entanto, eram considerados cidadãos apenas os homens maiores de 18 anos, filhos de atenienses e nascidos na própria cidade.

Assim, as mulheres, os escravizados e os estrangeiros (conhecidos como metecos) não tinham o direito de participar da política.

Os cidadãos se reuniam na Assembleia do Povo para apresentar, discutir e decidir questões relacionadas à administração da pólis.

Participar da vida política na pólis exigia tempo. Assim, mesmo tendo o direito de participar, grande número de cidadãos não comparecia à Assembleia, como era o caso de muitas pessoas que viviam no campo, distantes da área urbana.

A ocupação de cargos políticos e de funções públicas, como fiscal de pesos e medidas e fiscal de impostos, era decidida por sorteio. O cidadão sorteado podia permanecer no cargo por um ou dois anos, e depois disso era realizado um novo sorteio.

Fotografia. Detalhes de ruínas. Ao centro, há três colunas e parte de uma parede. À direita, uma construção com uma porta e duas janelas em sua fachada. Ao fundo, partes de um muro alto e antigo com rachaduras causadas pela passagem do tempo.
Ruínas da Ágora de Atenas, Grécia, em 2019.
Ícone ‘Atividade oral’.

Questão 2.

É possível considerar que a democracia ateniense era inclusiva? Explique.

Respostas e comentários

Questão 2. Resposta: Espera-se que os alunos respondam que a democracia ateniense não era inclusiva, pois vários membros da sociedade, como os escravizados, as mulheres e os estrangeiros não podiam participar da política da pólis.

  • O assunto desta página favorece o trabalho com o tema contemporâneo transversal Vida familiar e social. Ressalte aos alunos que as mulheres não tinham participação política, não podendo votar nem participar de órgãos governamentais. O papel da mulher na sociedade grega restringia-se a atividades domésticas, religiosas e culturais. Explique-lhes que havia certa variação de uma cidade para outra quanto a alguns aspectos, como a participação em eventos esportivos. No âmbito das artes e da literatura, houve poetisas gregas que até hoje são apreciadas, como Safo, que viveu em uma ilha chamada Lesbos. Seus poemas eram escritos para serem declamados ao som da lira, um instrumento musical muito popular na Antiguidade.
  • Aproveite a reflexão proposta pêla questão 2 para discutir com os alunos os conceitos de inclusão e de democracia inclusiva.
  • Durante a análise da questão, direcione a discussão para a vida cotidiana dos alunos, perguntando-lhes quais ações adotam ou poderiam adotar para tornar a convivência com os colegas mais inclusiva e democrática. Essa atividade contribui para o desenvolvimento do respeito ao próximo e da responsabilidade, compreendendo que todos têm os mesmos direitos e que criar relações inclusivas também depende de suas próprias ações. Não permita a disseminação de qualquer tipo de preconceito durante a discussão.

Atividade a mais

Para aprofundar as reflexões sôbre Safo, trabalhe com os alunos um trecho de um de seus poemas.

reticências

Qual coisa é mais linda

sôbre a terra sombria?

De infantes ou cavaleiros a tropa que desfila?

No mar, bem posta esquadra de navios?

Quanto a mim, penso:

Belo é tudo aquilo que se ama.

[...]

SAFO. ápud SANTOS, Rubens dos. Safo de Lesbos. ín: Ensaios de Literatura e Filologia. volume 1., 1978. página 65.

Analise o poema com os alunos e com o professor do componente curricular de Língua Portuguesa. Peça a eles que reescrevam o poema em fórmade prosa, com suas próprias palavras. Em seguida, organize uma roda de conversa para que troquem impressões sôbre a leitura, acerca dos conceitos de “belo” apresentados no poema e a respeito da definição deles para esse conceito.

A pólis de Esparta

A cidade-Estado de Esparta foi fundada pelos dórios no século nove antes de Cristo, na região da Lacônia. Grande parte de seu território foi conquistada por meio de guerras e da dominação dos povos vizinhos, como os lacônios e os messênios.

O grupo social dominante em Esparta era composto pelos “iguais” (iômi). êles eram proprietários das melhores terras e dedicavam a maior parte de seu tempo às atividades militares. Conheça a seguir alguns aspectos da educação de um iômi.

  • Aos 7 anos, os garotos iômi eram obrigados a deixar a família para viver em escolas militares, onde recebiam uma educação voltada para a guerra.
  • Nas escolas, a disciplina era extremamente rigorosa. Os garotos somente podiam falar quando lhes era permitido.
  • Diversas técnicas de combate eram ensinadas. Os garotos faziam diversos treinamentos para se tornarem fortes e resistentes.
  • Já mais velhos, os rapazes eram incentivados a caçar para conseguir a própria comida. Aos 20 anos, êles passavam a integrar o exército espartano.

Também viviam em Esparta os periecos e os hilotas. Os periecos eram livres e se dedicavam à agricultura, ao comércio e ao artesanato. Já os hilotas eram descendentes de povos subjugadosglossário pelos iômi, sendo considerados propriedade do Estado. Entretanto, êles não aceitaram pacificamente o domínio espartano e se revoltaram por diversas vezes.

Escultura. Destacando o busto de uma pessoa usando capacete. Em cima do capacete há uma estrutura em forma de meia lua.
Escultura do século cinco antes de Cristorepresentando um guerreiro espartano.
Respostas e comentários
  • Explique aos alunos que as meninas nascidas em Esparta, a exemplo dos meninos, também deveriam receber uma educação rigorosa. O intuito era torná-las espôsas e mães fisicamente capacitadas para gerar filhos saudáveis, que se tornariam soldados no futuro. É notável, então, que a educação estivesse intimamente ligada ao militarismo, cabendo ao Estado, para atingir êsse objetivo, ditar as funções e os deveres a serem cumpridos por todos os cidadãos.
  • Com base nos textos sôbre a educação de um iômi proponha aos alunos que reflitam acêrca do modêlo de educação no Brasil dos dias atuais. Converse com eles sôbre que tipo de cidadãos a escola de hoje busca formar. Pergunte-lhes se as instituições escolares brasileiras, como um espaço de convívio, têm alcançado seus objetivos, abarcando o pluralismo de ideias, de culturas e de valores, considerando o aluno como sujeito individual e coletivo. Depois, peça que comparem êsse modêloatual ao que vigorava em Esparta, apontando as diferenças entre eles.

Um texto a mais

A fonte histórica apresentada a seguir foi escrita por Plutarco e trata da educação de um garoto iômi. Leia-o para aprofundar seus conhecimentos sôbre o assunto.

reticências

Os filhos dos espartanos não tinham por domésticos, escravos ou assalariados. Licurgo proibira-o. Ninguém tinha permissão para criar e educar o filho a seu gôsto. Quando os meninos completavam sete anos, ele próprio os tomava sob sua direção, arregimentava-os reticências a um regulamento e a um regime comunitário para acostumá-los a brincar e trabalhar juntos. Na chefia, a tropa punha aquele cuja inteligência sobressaía e que se batia com mais arrojo. Este era seguido com os olhos, suas ordens eram ouvidas e punia sem contestação. Assim sendo, a educação era um aprendizado de obediência. Os Anciãos vigiavam os jogos das crianças. Não perdiam uma ocasião para suscitar entre êles brigas e rivalidades. Tinham assim meios de escutar, em cada um, as disposições naturais para a audácia e a intrepidez na luta. Ensinavam a ler e escrever apenas o estritamente necessário. O resto da educação visava acostumá-los à obediência, torná-los duros à adversidade e fazê-los vencer no combate. Do mesmo modo, quando cresciam, eles recebiam treinamento mais severo: raspavam a cabeça, andavam descalços, brincavam nus a maior parte do tempo. Tais eram seus hábitos. Quando completavam doze anos, não usavam mais camisa. Só recebiam um agasalho por ano. Negligenciavam o asseio, não conheciam mais banhos [...] a não ser em raros dias do ano, quando tinham direito a essas “boas maneiras”. Dormiam juntos, agrupados em patrulhas e tropas, sôbre[leitos] que êles próprios fabricavam com juncos que cresciam às margens do [rio] Eurotas e que quebravam sem faca, com as mãos. No inverno, colocavam nos seus [leitos] o que se chama de . Parece que essas plantas têm poder calorífico.

reticências

PLUTARCO. A vida de Licurgo. ín:Pínsqui, Jaime (organizador). 100 textos de história História Antiga. oitava edição São Paulo: Contexto, 2003. página 108109. (Textos e documentos).

O sistema oligárquico

O sistema político em Esparta era baseado na oligarquia (do grego oligár-quiá, que significa “govêrno de poucos”).

A pólis era governada por dois reis, que exerciam poder político, religioso e militar. Contudo, apesar de seu poder, os reis espartanos deviam seguir as orientações e as decisões dos éforos e dos membros da Gerúsia.

Os éforos eram um grupo formado por cinco membros eleitos por uma Assembleia Popular (chamada Ápela). Eles tomavam decisões militares, como a coordenação e a mobilização das tropas do exército, e julgavam e limitavam a atuação dos reis.

Já a Gerúsia era um conselho composto por trinta anciãos responsáveis pêla elaboração das leis e pêlas decisões judiciais, atuando como um tribunal.

As guerras contra os persas

Em meados do século cinco antes de Cristo, várias cidades-Estado gregas foram invadidas pelos persas, liderados por Dario um e, depois, por seu filho Xerxes. Naquela época, o exército do Império Persa era um dos maiores e mais poderosos do mundo.

Diante da ameaça persa, diferentes cidades-Estado gregas se uniram para se defender dos invasores. Após vários confrontos, em 480 , os gregos venceram os persas na Batalha de Salamina e, no ano seguinte, conseguiram expulsá­-los. conflitos ficaram conhecidos como Guerras Médicas e receberam êsse nome porque os persas também eram chamados de médos.

Relevo. À esquerda, um homem com tecido ao redor do corpo e capa. Ele está de pé, inclinado para trás com um dos braços levantado segurando um escudo. Ao lado, um homem sem vestes, usando capacete e escudo, está inclinado na direção do outro homem. Centralizado, um homem com tecido ao redor do corpo está montado em um cavalo. Sentado no chão e abaixo do cavalo, há um homem sem vestes segurando um escudo. À direita, um homem sem vestes, usando capacete e escudo,  está puxando os cabelos de um homem ajoelhado, com tecido ao redor do corpo e um dos braços erguidos com um escudo.
Detalhe de relêvo em mármore do século quatro antes de Cristo representando uma batalha entre persas e gregos.
Respostas e comentários
  • Ao abordar a formação de órgãos de govêrno do sistema oligárquico de Esparta, mais especificamente a Gerúsia, das quais os anciãos faziam parte, explique que a pólis espartana valorizava a sabedoria e a experiência dos mais velhos. Além disso, reforce que as cidades da Grécia Antiga se formaram com a junção de tribos, clãs e grupos familiares cuja autoridade era concedida às pessoas mais velhas. Aproveite para relacionar o conteúdo ao tema contemporâneo transversal Processo de envelhecimento, respeito e valorização do idoso. Pergunte aos alunos se, na atualidade, a experiência e a sabedoria dos mais velhos são valorizadas, e se essas pessoas recebem um tratamento digno em nossa sociedade. Considere o momento oportuno para reforçar a importância do respeito às pessoas nessa fase da vida.
  • Aproveite a reflexão para direcionar a discussão para a vida cotidiana dos alunos, questionando-os sôbre a relação deles com os idosos de sua família ou em seu círculo de convivência. Pergunte-lhes o que já aprenderam com essas pessoas, enfatizando a importância de valorizar seus conhecimentos, contribuindo para que desenvolvam o respeito ao próximo e a empatia. Não permita a disseminação de qualquer tipo de preconceito durante a discussão.

A Guerra do Peloponeso

Após o fim das guerras contra os persas, Atenas liderou uma aliança entre várias cidades gregas, chamada Confederação de Delos. O objetivo dessa confederação era defender os territórios gregos dos ataques inimigos. Em poucos anos, Atenas estendeu sua hegemoniaglossário sôbre todas as cidades-Estado gregas. Sua frota naval era a mais poderosa da região e, além das embarcações de guerra, possuía uma grande frota de navios comerciais.

Relevo. Detalhe contendo diversas  pessoas sentadas, uma atrás da outra, com remos nas mãos.
Detalhe de relêvo do século cinco antes de Cristo representando uma embarcação de guerra ateniense.

Os espartanos, insatisfeitos com o domínio ateniense, organizaram a Liga do Peloponeso, uma aliança de cidades-Estado liderada por Esparta. Em pouco tempo, a Confederação de Delos e a Liga do Peloponeso passaram a ter diversas rivalidades entre si.

Assim, teve início, em 431 antes de Cristo, a Guerra do Peloponeso, quando Tebas, cidade aliada de Esparta, invadiu Plateia, aliada de Atenas.

Os conflitos se estenderam por cêrca de três décadas, causando a morte de muitas pessoas. Apesar do poder naval de Atenas, a Confederação de Delos foi derrotada pêla Liga do Peloponeso, mais forte nos combates terrestres.

Em 404 antes de Cristo, com o fim dos conflitos, as cidades-Estado gregas estavam enfraquecidas e entraram em declínio. A Guerra do Peloponeso marcou o fim da hegemonia das cidades gregas na península Balcânica.

Respostas e comentários

Sugestão de avaliação

Para avaliar a compreensão dos alunos sôbre conceitos trabalhados no capítulo, sugira que realizem a atividade a seguir, na qual deverão indicar algumas diferenças entre democracia e oligarquia no contexto da Grécia Antiga. Você pode reproduzir na lousa o quadro a seguir e pedir aos alunos que o copiem no caderno.

Oriente-os a preencher o quadro, estabelecendo distinções entre os sistemas políticos oligárquico e democrático. Caso apresentem alguma dificuldade no preenchimento, verifique se compreenderam o que foi solicitado na atividade e, se for o caso, proponha a leitura dos textos em conjunto com a turma, de modo que façam uma nova interpretação do enunciado e, assim, tentem preencher o quadro novamente.

Tópicos

Democracia

Oligarquia

Exemplo de cidade-Estado que utilizou esse sistema político

Atenas

Esparta

Significado do termo, com base na língua grega

Poder do povo

Governo de poucos

Característica principal da estrutura de governo

Participação direta dos cidadãos

Governo exercido por dois reis, com o auxílio dos éforos e da Gerúsia

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

  1. Retome o mapa da Grécia Antiga, apresentado no início dêste capítulo, e identifique o nome de algumas cidades localizadas nas regiões de domínio dos seguintes povos indo-europeus: aqueus, eólios, jônios e dórios.
  2. Cite um exemplo da influência cretense sôbre a cultura micênica.
  3. O que era a pólis grega? Como ela era organizada?
  4. Escreva um pequeno texto sôbre a democracia ateniense.
  5. Explique as principais características do sistema político da pólis de Esparta.
  6. Leia novamente as páginas referentes ao tema A pólis de Esparta e analise as ilustrações apresentadas a seguir.
Ilustração 'A'. Dois meninos sem cabelos e com tecido ao redor da cintura estão de frente um para o outro. Cada um segura com uma das mãos uma espada de madeira. Atrás, pessoas observam os meninos.
Ilustração 'B'. Um menino pequeno, sem cabelos, usando tecido ao redor da cintura. Ao lado, um homem alto e forte, com cabelos ruivos e usando capa, segura um dos braços do menino. Eles estão de costas e caminhando. Ao fundo, algumas montanhas.
Ilustração 'C'. Três homens jovens vestindo capa e tecido ao redor da cintura. Cada um segura com uma das mãos um escudo.
Ilustração 'D'. Um menino sem cabelos está de pé com os braços para trás. Ao lado, um homem, com cabelo e barba, olha para o menino com os braços cruzados.

Em seu caderno, ordene corretamente as etapas do processo de educação de um iômi. Depois, escreva um texto utilizando as palavras a seguir.

militares escolas disciplina exército guerra combate

7. O que foi a Guerra do Peloponeso?

Respostas e comentários

1. Resposta: Entre as cidades que os alunos podem citar estão Micenas (aqueus), Larissa, Delfos, Assos (eólios), Atenas, Mileto, Éfeso (jônios), Esparta, Messena, Córcira (dórios).

2. Resposta: Os cretenses tiveram influência sôbre os micênicos principalmente na sua fórma de organização em cidades fortificadas, em que o centro político e religioso era o palácio.

3. Resposta: A pólis grega era uma cidade-Estado, ou seja, uma cidade autônoma, com o próprio govêrno. As pólis eram organizadas em tôrno de centros urbanos, com edifícios públicos, templos, oficinas, espaços de convivência, como ruas e praças etcétera

4. Resposta nas orientações ao professor.

5. Resposta: Em Esparta, o sistema político era baseado na oligarquia, ou seja, govêrno de poucos. Dois reis exerciam o poder, com o suporte dos éforos (pequeno grupo eleito na Assembleia Popular) e dos membros da Gerúsia (conselho de anciãos).

6. Resposta nas orientações ao professor.

7. Resposta nas orientações ao professor.

As atividades destas páginas articulam-se às habilidades ê éfe zero seis agá ih zero nove e ê éfe zero seis agá ih um zero, pois permitem aos alunos que discorram sôbre o conceito de Antiguidade Clássica e seu alcance na tradição ocidental, com vistas às influências e interações com outras culturas indo-europeias, além de explicar a formação da Grécia Antiga com ênfase na formação da pólis e no desenvolvimento do conceito de democracia.

Respostas

4. Resposta pessoal. É importante que o texto dos alunos reconheça que a democracia na Antiguidade era um sistema político que vigorou principalmente em Atenas, caracterizado pêla participação direta dos cidadãos nas decisões e votações. Verifique se êles mencionam em seus textos a ressalva sôbre o conceito de cidadania nesse contexto histórico, pois apenas homens livres, atenienses e maiores de 18 anos eram considerados cidadãos.

6. Ordem correta: B; D; A; C. O texto deverá ser elaborado com base nas imagens e nos conteúdos estudados sôbre a pólis de Esparta. Possível resposta: O grupo social dominante em Esparta era composto pelos iômi. Desde crianças, êles viviam em escolas militares, onde recebiam uma educação voltada para a guerra. Nessas escolas, a disciplina era bastante rigorosa e meninos treinavam muitas técnicas de combate para se tornarem mais fortes. Quando cresciam, aos 20 anos, êles passavam a integrar o exército espartano e combatiam ao lado de guerreiros mais experientes.

7. A Guerra do Peloponeso foi um conflito ocorrido no século cinco antes de Cristo, que colocou em lados opostos Atenas e Esparta. Insatisfeitos com a ascensão hegemônica de Atenas, os espartanos lideraram uma aliança de cidades-Estado, que culminou na formação da Liga do Peloponeso, para invadir as cidades-Estado que formavam a Confederação de Delos, liderada por Atenas. O conflito durou aproximadamente três décadas e resultou no enfraquecimento da civilização grega na península Balcânica.

Aprofundando os conhecimentos

8. No caderno, relacione estes têrmus e conceitos às suas respectivas definições sôbre as antigas cidades-Estado gregas.

A. Sistema oligárquico

B. Democracia

C. Cidadãos

D. Confederação de Delos

1. Aliança estabelecida entre cidades gregas após o fim da guerra contra os persas. Tinha como objetivo inicial a defesa do território grego.

2. Possuíam participação ativa nas decisões políticas da pólis, desde que fossem homens maiores de 18 anos, filhos de atenienses e nascidos em Atenas.

3. Conhecido por ser um “govêrno de poucos”, representava a organização política em Esparta.

4. Sistema político que possibilitou a participação de pessoas de várias camadas sociais na administração política ateniense. Entretanto, mulheres, escravizados e estrangeiros não tinham direito a essa participação.

9. Leia a seguir a célebre Oração fúnebre, de Péricles, citada por Tucídides. O discurso homenageia os atenienses mortos no primeiro ano da Guerra do Peloponeso, em 431 antes de Cristo Depois, responda à questão.

reticências Se tenho de falar também das virtudes femininas, dirigindo-me às mulheres agora viúvas, resumirei tudo num breve conselho: será grande a vossa glória se vos mantiverdes fiéis à vossa própria natureza, e grande também será a glória daquelas de quem menos se falar, seja pêlas virtudes, seja pelos defeitos.

reticências

TUCÍDIDES. História da Guerra do Peloponeso. Tradução: Mário da Gama cúri. quarta edição Brasília: Editora Universidade de Brasília, Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais; São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2001. página 114. (Clássicos ípri, 2). Disponível em: https://oeds.link/vLozut. Acesso em: 3 março 2022.

De acôrdo com o trecho do discurso de Péricles apresentado, qual é o papel da mulher na sociedade ateniense?

Respostas e comentários

8. Resposta: A – 3; B – 4; C – 2; D – 1.

9. Resposta: De acôrdo com êsse trecho, a mulher na sociedade ateniense não tinha voz ativa. O que se extrai do discurso é a sua anulação e invisibilidade, pois Péricles as aconselha a não darem motivos para que falem delas.

A atividade 9 permite o desenvolvimento da competência leitora e da leitura inferencial. Peça aos alunos que leiam a oração fúnebre, questionando-os acerca da importância de um texto dêsse gênero para os gregos antigos, bem como de seu contexto de produção e de utilização. Incentive-os a refletir sôbre o papel da mulher em Atenas de acôrdo com o texto. Para isso, faça perguntas, tais quais: “Como as mulheres são retratadas na oração fúnebre?”; “O papel feminino era o mesmo em todas as partes da Grécia Antiga?”; “Como os valores esperados das mulheres mudaram com o passar dos anos?”.

Glossário

Indo-europeu
: refere-se aos povos originários da Ásia Central que falavam línguas aparentadas, as quais, ao longo do tempo, contribuíram para a formação de línguas como o grego, o latim e o persa.
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Aristocracia
: sistema de govêrno no qual o poder é exercido por uma camada social composta de nobres, ou “aristocratas”, que detêm diversos privilégios sociais e políticos, geralmente adquiridos desde o nascimento.
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Ásia Menor
: península localizada a Léste da Grécia, onde atualmente se encontra grande parte da Turquia.
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Subjugado
: dominado, conquistado.
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Hegemonia
: grande poder e influência exercida por um povo sôbre outro.
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