CAPÍTULO 13  A vida na Grécia Antiga

As cidades-Estado gregas eram compostas basicamente de uma área rural, onde estavam localizadas as terras de plantio e de criação de animais, e de uma área central urbana. Conheça a seguir alguns aspectos da vida dos antigos gregos.

Área rural

A atividade agrícola era uma das ocupações mais importantes da maioria dos habitantes das cidades-Estado gregas. Geralmente, o trabalho agrícola era realizado em família.

Um dos principais produtos cultivados pelos antigos gregos era a azeitona, usada na produção do azeite de oliva. O azeite era usado na alimentação e também como combustível para a iluminação. Além disso, as famílias cultivavam vegetais, como repolho, ervilhas, cebola e alho. Era comum também o consumo de mel, de vinho e de pão.

Outras atividades importantes eram a caça, a pesca e a criação de animais, como ovelhas e cabras.

Fotografia. Um vaso amarelo com duas alças. Ao centro, há silhuetas de duas pessoas em pé,  segurando varas finas e compridas com as mãos e apontando-as na direção de uma árvore. Entre elas, há a silhueta de uma pessoa, com os joelhos no chão segurando um cesto. No topo da árvore, há a silhueta de uma pessoa.
Vaso grego do século seis antes de Cristo com adornos representando agricultores colhendo azeitonas.
Ícone ‘Atividade oral’.

Questão 1.

Na imagem apresentada no vaso, de que maneira os agricultores estão realizando a colheita?

Ícone ‘Atividade oral’.

Questão 2.

Explique a importância da atividade representada no vaso para o cotidiano dos antigos gregos.

Respostas e comentários

Questão 1. Resposta: Os agricultores estão utilizando varas para colhêr as azeitonas.

Questão 2. Resposta: As oliveiras eram muito comuns na região da Grécia Antiga. A população cultivava azeitonas principalmente para a produção do azeite de oliva, utilizado na alimentação e como combustível na iluminação.

Objetivos do capítulo

  • Estabelecer diferenças entre a vida no campo e na cidade na Grécia Antiga.
  • Conhecer a importância da produção agrícola para a subsistência das famílias.
  • Identificar algumas das atividades agrícolas na Grécia Antiga.
  • Entender que a produção artesanal era importante para suprir necessidades, como de roupas, utensílios, armas etcétera
  • Perceber as cidades como espaços de convivência e de comércio.
  • Conhecer a configuração das cidades gregas, com acrópoles, ágoras, teatros, templos.
  • Identificar a prática da filosofia e da política nas cidades gregas da Antiguidade.

Justificativas

Os conteúdos abordados neste capítulo são relevantes para que os alunos analisem as transformações sociais, culturais e políticas no mundo grego, o que favorece o trabalho com a habilidade ê éfe zero seis agá ih um zero.

Os alunos também analisarão as contribuições da civilização grega para a cultura contemporânea e compreenderão as fórmas de contato entre os gregos e outros povos, colaborando para desenvolver as habilidades ê éfe zero seis agá ih zero nove e ê éfe zero seis agá ih um quatro.


  • A análise da imagem do vaso grego do século seis antes de Cristo permite trabalhar a Competência geral 3, que possibilita aos alunos valorizar as múltiplas manifestações artísticas e culturais de diferentes povos, envolvendo-se também nas diversas atuações da produção artístico-cultural.
  • As questões 1 e 2 favorecem o desenvolvimento da Competência específica de História 3, pois recorrem à linguagem visual para auxiliar o aluno a construir suas próprias argumentações e hipóteses sôbre o contexto histórico, com base na análise de um documento histórico imagético.

Área urbana

Nos centros urbanos, viviam os artesãos, os comerciantes e os proprietários de terras, além de outros grupos sociais, como os soldados e pessoas escravizadas.

Nas cidades, havia os edifícios públicos, os teatros, os templos, os tribunais e as oficinas. Também era comum que as cidades tivessem uma praça principal, conhecida como Ágora. Nesse local, os cidadãos se reuniam para discutir diversos assuntos, como filosofia e política, e negociar produtos nos mercados.

Fotografia. Ruínas com fragmentos de pedras na área central e diversas colunas ao redor. No fundo, montanha e vegetação.
Ruínas da Ágora de Éfeso, na Turquia, em 2021.

A filosofia

Os debates públicos entre os cidadãos eram bastante valorizados. Nesses debates, eram discutidos assuntos como leis, impostos e política.

Nesse contexto, formou-se o que chamamos hoje de filosofia, palavra de origem grega que significa “amor pêla sabedoria”. O pensamento filosófico tem suas origens na busca por explicações racionaisglossário sôbre os fenômenos da natureza e sôbre a relação do ser humano com o Universo e com a pólis, entre outras questões.

Muitos filósofos foram professores, legisladores, escritores e oradores. Os mais conhecidos foram Sócrates (469 antes de Cristo-399 antes de Cristo), Platão (428 antes de Cristo-348 antes de Cristo) e Aristóteles (384 antes de Cristo-322 antes de Cristo).

Respostas e comentários
  • O boxe contendo informações sôbre o nascimento da filosofia contempla aspectos da Competência geral 1, que propõe aos alunos a valorização e utilização de conhecimentos historicamente construídos sôbre os diferentes aspectos da sociedade para compreender e explicar o mundo atual.
  • Ao analisar a imagem das ruínas de Éfeso, chame a atenção para a localização atual – Turquia –, explicando que as cidades gregas fundaram colônias ao longo da costa do Mediterrâneo. Leve um mapa do Mediterrâneo na Antiguidade que mostre a colonização grega e outro que mostre a região na atualidade, para que os alunos identifiquem outros locais e comparem com cidades contemporâneas.
  • Durante a análise do boxe, aproveite para mapear os conhecimentos prévios dos alunos acêrca do conceito de filosofia. Direcione a discussão para a vida cotidiana deles, questionando-os sôbre o papel da filosofia em suas vidas e na tomada de decisões. Esta atividade contribui para que desenvolvam a criatividade, a curiosidade e o respeito ao próximo, pois os alunos vão refletir a respeito de suas ações cotidianas, buscarão respostas para os questionamentos e aprenderão a respeitar as experiências e opiniões dos colegas. Não permita a disseminação de qualquer tipo de preconceito durante a discussão.

História e Língua Portuguesa

Fábulas de Esopo

As fábulas são gêneros textuais narrativos que têm por objetivo propor uma reflexão por meio de uma moral presente no final da história, a qual apresenta ao leitor um ensinamento. Geralmente, as personagens principais são animais humanizados.

As principais fábulas da Antiguidade Clássica são atribuídas a Esopo, um escravizado que teria vivido na Grécia no século seis antes de Cristo As fábulas atribuídas a êle eram de tradição oral e foram reunidas e escritas somente séculos depois. Essas histórias continuaram a ser transmitidas com o passar dos séculos, sendo admiradas até os dias de hoje.

Leia a seguir uma dessas fábulas.

A lebre e a tartaruga

A lebre era famosa por ser muito veloz e se gabava dessa condição. Quando encontrava a tartaruga, ela fazia questão de provocá-la.

— Ora, ora, dona tartaruga, aonde vai com tanta urgência?

— Saiba que estou ocupada. Estou indo para casa preparar almôço para minha família.

— Mas nessa velocidade os coitados não vão passar fome? — a lebre debochou.

— Não vão, não. Seguimos todos o mesmo ritmo e nunca faltou nada em casa. Se um dia precisar, creio que posso me mover com mais agilidade.

Irritada, a lebre retrucou:

Ah, mas é claro que poderia. Que ideia! Acho que você nem sabe correr. Até uma lesma a venceria numa corrida.

— Pois eu acho que corro muito bem. Veja — disse a tartaruga, com seus pequenos passos. A lebre gargalhou.

Aposto que você até poderia me vencer em uma corrida.

Após refletir por alguns segundos, a tartaruga finalmente respondeu:

— E por que não?

— Ah, se é assim, então vamos resolver isso de uma vez. Vamos apostar uma corrida — disse a lebre, ofendida.

— Está bem — respondeu a tartaruga.

No dia marcado, vários animais da floresta foram animados ao local combinado para assistir à curiosa disputa. Após a raposa dar a partida, a lebre partiu com enorme velocidade, deixando a tartaruga para trás.

Respostas e comentários
  • A análise dessa fábula favorece uma articulação com o componente curricular de Língua Portuguesa. Para isso, com o auxílio do professor dêsse componente, utilize êsse recurso para expandir e aprofundar os conhecimentos dos alunos sôbre o gênero e o conteúdo abordado na unidade, principalmente em relação aos valores e à cultura grega antiga. Primeiro, verifique os conhecimentos prévios deles sôbre a fábula e sua estrutura. Em seguida, verifique se compreenderam o significado de todas as palavras. Caso não tenham compreendido, oriente-os a pesquisar os verbetes no dicionário, buscando o significado de acôrdo com o contexto apresentado.
  • A fábula ajudará os alunos a compreender como eram as narrativas no período estudado, o da Grécia Antiga, além de fazê-los conhecer a sua estrutura e o seu objetivo. A leitura da fábula é uma boa fórmade introduzir o gôsto pêla literatura nessa faixa etária, pois os textos são curtos e apresentam poucos detalhes. êsse gênero textual traz sempre uma reflexão, com o intuito de transmitir algum ensinamento ou conselho. Trata-se de uma narrativa em prosa (na maioria dos casos), geralmente protagonizada por animais que falam e finalizada por uma máxima moral — ou moral da história.
  • A análise da fábula contribui para que os alunos desenvolvam a curiosidade, pois entrarão em contato com um gênero textual característico do mundo grego da Antiguidade, podendo ser incentivados a conhecer mais acerca désse tipo de narrativa e das características cotidianas do período estudado.

Porém, próximo à linha de chegada, a lebre teve a ideia de caçoar ainda mais da tartaruga: parou de correr e resolveu esperar debaixo de uma árvore até ela chegar mais perto para que, assim, a tartaruga pudesse vê-la cruzando a linha de chegada. Como ela demorou, a lebre acabou adormecendo.

Por sua vez, a tartaruga manteve seu ritmo: devagar, mas constante, e ultrapassou a lebre, que roncava tranquila. A euforia dos animais que torciam pêla tartaruga acabou acordando a lebre. Assustada, ela assistiu à tartaruga cruzando a linha de chegada e percebeu que havia perdido a corrida.

Moral: Devagar e constante, vai-se longe.

Elaborada especialmente para esta obra.

Ilustração. Uma tartaruga caminhando na direção de uma faixa amarrada entre duas árvores com o texto: CHEGADA. Atrás, uma lebre. Ao redor, animais olhando para eles.

Agora, responda às questões a seguir.

Ícone ‘Atividade oral’.

1. Você já ouviu ou leu alguma fábula? Qual?

Ícone ‘Atividade oral’.

2. Após a leitura, identifique as personagens principais e explique quais são os comportamentos humanos que cada uma delas representa.

Ícone ‘Atividade oral’.

3. O que você entendeu sôbre a moral apresentada no final dessa fábula? De que modo ela se relaciona com o nosso dia a dia?

Respostas e comentários

Questões 1 a 3. Respostas nas orientações ao professor.

As atividades da página permitem o desenvolvimento da leitura inferencial. Peça aos alunos que leiam a fábula, questionando-os a respeito das características do texto, suas personagens, descrevendo sua história e percebendo se êles entenderam a moral implícita no texto. Para isso, faça perguntas, como: “O que a fábula tem de diferente de outros tipos de texto?”; “Quais são as principais características e comportamentos das personagens?”; “O que você entendeu sôbre a história contada na fábula?”.

Respostas

1. Resposta pessoal. Incentive os alunos a contar para os colegas as fábulas que já leram, caso já tenham lido alguma. Peça-lhes que descrevam como era a história e qual foi o final dela. Caso respondam que ainda não leram fábulas, pergunte o que acharam da leitura dêsse gênero textual.

2. As personagens principais são uma lebre e uma tartaruga. A lebre representa a soberba e a impaciência, enquanto a tartaruga representa a despretensão e a paciência.

3. Resposta pessoal. Espera-se que os alunos percebam que a moral da fábula “A lebre e a tartaruga” indica a importância da calma e da paciência e da perseverança.

Cultura, arte e religiosidade

Diversos aspectos da arte e da cultura dos antigos gregos estavam ligados à religiosidade. As festas, os jogos esportivos e as produções artísticas, como a escultura e o teatro, faziam referência às divindades da mitologia grega.

Ícone ‘Atividade oral’.

Questão 3.

Você conhece filmes, animações ou livros que trazem histórias da mitologia grega? Comente.

Deuses gregos

Os antigos gregos eram politeístas, isto é, acreditavam em diversas divindades. Além dos deuses, havia criaturas mitológicas e heróis, humanos ou semideusesglossário .

Cada cidade-Estado tinha um deus protetor, como Atenas, cuja deusa protetora era Palas Atena, a qual deu origem ao nome da cidade.

Para os antigos gregos, os deuses tinham aparência e emoções humanas. êles eram cultuados no espaço doméstico e nos ambientes públicos, em festividades oficiais. Em homenagem aos deuses, eram construídos templos grandiosos e realizadas diversas celebrações, como os jogos esportivos.

Alguns dos principais deuses habitavam o monte Olimpo, a montanha mais alta da Grécia. No Olimpo, também viviam as musas, divindades inspiradoras das artes e das ciências.

Entre os deuses estavam Zeus, o rei dos deuses; Hera, espôsa de Zeus e deusa do casamento; Palas Atena, deusa da sabedoria; Deméter, deusa da fertilidade; Ares, deus da guerra; Dionísio, deus do vinho e do teatro; Apolo, deus da música; Poseidon, deus dos mares; e Afrodite, deusa do amor.

Escultura. Homem sem vestes, com cabelos ondulados e barba grande. Ele está com as pernas afastadas e os braços abertos, olhando para a direita.
Escultura em bronze do século cinco antes de Cristo que representa Zeus.
Respostas e comentários

Questão 3. Resposta pessoal. Professor, professora: Incentive os alunos a compartilhar suas experiências com os colegas.

  • Os conteúdos abordados no tópico Cultura, arte e religiosidade possibilitam aos alunos valorizar e fruir manifestações artísticas e culturais diversas, das locais às mundiais, notadamente as da Grécia Antiga. dêsse modo, a abordagem favorece o trabalho com a Competência geral 3.
  • Ao trabalhar com a reflexão proposta pêla questão 3, aproveite para mapear os conhecimentos prévios dos alunos sôbre o legado da cultura do mundo grego antigo na cultura ocidental contemporânea, especialmente no que se refere à sua mitologia. O trabalho com o tema ajuda a desenvolver aspectos da habilidade ê éfe zero seis agá ih zero nove, pois identifica como elementos da cultura clássica influenciam as produções culturais da atualidade. É possível que os alunos identifiquem algumas, como a saga de Pârci Diéksân, os Cavaleiros do Zodíaco, a história da Mulher-Maravilha, além do desenho Hércules. O tema abordado estabelece uma relação com as culturas juvenis, pois faz parte das vivências dos jovens em geral, sobretudo porque analisa as influências da mitologia grega nos meios de comunicação, nos jogos e nas histórias em quadrinhos.

Um texto a mais

sôbre o politeísmo na Grécia Antiga, comente com os alunos que, de acôrdo com a crença religiosa, as divindades podiam interagir com a natureza e com a vida dos seres humanos. Leia o texto a seguir, que trata dêsse assunto.

A mitologia grega é um marco importante na evolução do pensamento da época e ainda um meio necessário para a compreensão da mentalidade no mundo helênico, caracterizada por uma ordem, uma fonte de inspiração para um mundo mais civilizado.

Através da mitologia antiga podemos sentir a história, a história daqueles tempos e a história dos deuses, dos heróis e dos homens, que estão ligados pêlo inconsciente imaginário. Na sua fantasia, os gregos povoaram o céu e a terra, os mares e os mundos subterrâneos de divindades, ao mesmo tempo que criaram uma categoria intermediária para os semideuses e para os heróis.

reticências Para os gregos, os deuses eram potências sobre-humanas, concebidos à imagem dos homens e por isso os deuses eram onipresentes na vida social e privada na Antiga Grécia, sublinhando-se que o comportamento individual estava condicionado pêlo respeito inalterável do sagrado e ainda pêla obsessão de que qualquer prática poderia ser considerada impura. O humano conhece a fraqueza da tentação, mas também a sociedade do Olimpo partilha dos defeitos e das qualidades dos humanos.

reticências

BRANCO, Alberto Manuel Vara. A mitologia grega, uma concepção genial produzida pêla humanidade: os condicionalismos religiosos e históricos na civilização helênica. Millenium, volume 10, número31, maio 2005. página 71.

O teatro

A palavra teatro é derivada do grego Ciatrôn e significa, ao mesmo tempo, o local onde se assiste a um espetáculo e o espetáculo em si. A arte teatral na Grécia Antiga teve início no século seis antes de Cristo Suas origens estão ligadas ao culto aos deuses, principalmente ao deus Dionísio.

Os teatros eram construídos a céu aberto e tinham formato de arena, ou seja, em semicírculo. Alguns deles podiam receber até 15 mil espectadores, que se acomodavam em arquibancadas de madeira ou de pedra.

Em geral, eram apenas três atores (somente homens e cidadãos gregos) que encenavam as peças de teatro, usando máscaras e figurinos especiais para interpretar os papéis, tanto os femininos como os masculinos.

Além dos três atores, havia um côro que interagia com a peça em diversos momentos, falando com o público e comentando o que acontecia no palco.

As peças de teatro eram assistidas por pessoas de todas as camadas da população e tratavam de assuntos variados, como a vida na cidade, as guerras, os deuses e a justiça. Os temas podiam ser abordados de fórma dramática, como nas tragédias, ou de modo cômico, como nas comédias.

Fotografia. Máscara com características de uma face humana. Tem olhos, nariz e boca grande.
Máscara grega de argila usada em apresentações de comédia, século dois a.C.
Fotografia. Ruína de um teatro grego. Construção de pedra, sem cobertura e em formato semicircular com vários andares de assento. No centro, um círculo.
Ruínas de teatro do século quatro antes de Cristo, construído na pólis de Epidauro, Grécia. Foto de 2020.
Respostas e comentários

O teatro de Epidauro foi um dos mais importantes na época da Grécia Antiga. Explique aos alunos que a parte de cima da arquibancada, que ficava mais distante do palco, tem 21 fileiras de assentos, ao passo que a de baixo, mais próximo do palco, tem 34 fileiras. No centro do palco, ou seja, no centro do semicírculo, ocorriam as apresentações do côro ou dos atores. A escadaria, em primeiro plano na foto, mostra o auditório, com 14 mil assentos.

Investigando fontes históricas

A música na Grécia Antiga

As canções e os instrumentos musicais estavam presentes em cerimônias e banquetes e também faziam parte de diversos mitos e de competições esportivas.

Os gregos receberam influências musicais de diversas sociedades. êles também desenvolveram estudos no campo da Matemática que possibilitaram a adaptação e o aperfeiçoamento de instrumentos e de teorias musicais.

Conheça a seguir alguns instrumentos musicais utilizados pelos antigos gregos.

Os instrumentos de percussãoglossário eram tocados para acompanhar danças, pois marcavam um ritmo bem definido. O tamborim, por exemplo, tinha formato circular e era composto de uma membrana fina que, com o toque, vibrava e emitia som.

Fotografia. Detalhe de pintura de vaso, composto por uma mulher de pé usando vestido. Ela está com uma mão estendida para cima segurando um objeto com formato circular. Ao lado, um homem sem vestes sentado. À direita, uma pessoa sem vestes em pé.
Detalhe de vaso grego do século cinco antes de Cristo com a representação de uma pessoa tocando tamborim.

Os instrumentos de sôpro eram feitos geralmente de madeira, ossos de animais ou bambu. Um dos mais tocados era uma espécie de flauta dupla, conhecida como aulo, geralmente usada em danças, cerimônias e competições musicais.

Fotografia. Detalhe de pintura de vaso, composto por uma pessoa com cabelos na altura do ombro, usando tecido ao redor corpo. Ela está de pé segurando com as mãos rente à boca um instrumento musical de sopro.
Detalhe de vaso grego do século antes de Cristo com a representação de uma pessoa tocando aulo.

A lira é um instrumento de cordas esticadas em uma base feita geralmente de madeira. Era muito tocada para acompanhar declamações de poesias, o que deu origem aos chamados poemas líricos.

Fotografia. Detalhe de pintura de vaso, composto por uma pessoa usando capa e tecido ao redor do corpo. Ela está segurando com as mãos, na altura do peito, um objeto com formato semicircular.
Detalhe de vaso grego do século quatro antes de Cristo com a representação de uma pessoa tocando lira.
Respostas e comentários

Objetivos

  • Conhecer algumas características da música na Grécia Antiga.
  • Conhecer, por meio da análise de fontes históricas, alguns instrumentos musicais utilizados pelos gregos antigos.

  • A análise das imagens destas páginas favorece a abordagem da Competência geral 4, pois incentiva o uso de diferentes linguagens, bem como conhecimentos da linguagem artística para se expressar e partilhar informações.
  • Analise as imagens com os alunos, chamando a atenção para o fato de haver tanto homens como mulheres tocando instrumentos musicais. Retome a explicação de que, dependendo da cidade em questão, as mulheres tinham mais acesso a algumas atividades do que a outras. Em muitas cidades não havia restrição à participação feminina em atividades artísticas. Conte também que havia escravizados que se dedicavam à música, bem como a outras manifestações culturais, como a poesia e a filosofia, além de muitos casos em que escravizados atuavam como professores. Ao abordar aspectos relacionados à música, o tema da seção estabelece uma relação com as culturas juvenis, uma vez que a música está presente na vida dos jovens em geral e tem ampla presença nos meios de comunicação, o que auxilia na definição das identidades dos alunos.
  • O assunto trabalhado nesta seção favorece uma articulação com o componente curricular de Arte. Em conjunto com o professor dêsse componente, chame a atenção dos alunos para algumas características da música na Grécia Antiga, como a base em escalas diatônicas descendentes, ou seja, sete notas com cinco intervalos de tons e dois intervalos de semitons entre elas, indo do som mais agudo para o mais grave. Acessando o site indicado a seguir, é possível ouvir com os alunos alguns trechos de músicas gregas compostas originalmente na Antiguidade e reinterpretadas na atualidade. Disponível em: https://oeds.link/NF8PNH Acesso em: 6 abril 2022.

A origem de alguns instrumentos musicais fazia parte da mitologia grega. Leia a seguir um relato mitológico que conta como o deus Hermes criou a lira.

reticências Atribuía-se a [Hermes] a invenção da lira. Certo dia, encontrando um casco de tartaruga, fez alguns orifíciosglossário nas extremidades opostas do mesmo, introduziu fios de linho através dêsses orifícios, e o instrumento estava completo. As cordas eram nove, em honra das musas. [Hermes] ofereceu a lira a Apolo, recebendo dele, em troca, o caduceuglossário . reticências

BULFINCH, Tômas. O livro de ouro da mitologia: histórias de deuses e heróis. Tradução: Deivid Jardim. Rio de Janeiro: Ediouro, 2006. página 14.

Fotografia. Na parte inferior central, um casco de tartaruga. Nas laterais, há duas hastes em formato semicircular. No topo, uma haste menor na posição horizontal, ligando as duas hastes laterais. Há várias cordas verticais ligando a haste menor ao casco de tartaruga.
Reconstrução, feita no século vinte, de uma lira que, de acôrdo com a mitologia grega, teria sido criada pêlo deus Hermes.

Analise as duas fontes históricas a seguir.

Fotografia 'A'. Detalhe de pintura de vaso. À esquerda, uma mulher com tecido ao redor do corpo toca um aulo. À direita, dois homens com tecido ao redor da cintura estão sentados e ouvindo a mulher tocar.
Detalhe de vaso grego do século cinco antes de Cristo
Fotografia 'B'. Detalhe de pintura de vaso. Três pessoas com tecidos ao redor do corpo. Duas delas estão sentados com liras nas mãos. A outra está em pé.
Detalhe de vaso grego do século cinco antes de Cristo

Agora, converse com os colegas sôbre as questões a seguir.

Ícone ‘Atividade oral’.

1. Quais são os instrumentos musicais representados nas fontes a e B?

Ícone ‘Atividade oral’.

2. O mito de Hermes pode ser relacionado à fonte a ou à B? Por quê?

Ícone ‘Atividade oral’.

3. Em que situações os gregos da Antiguidade utilizavam a música em seu cotidiano? Cite alguns exemplos.

Ícone ‘Atividade oral’.

4. A música faz parte do seu cotidiano? Converse com os colegas sôbre isso.

Respostas e comentários

Respostas

1. Na fonte a, foi representada a flauta dupla, conhecida como aulo. Na fonte B, o instrumento representado foi a lira.

2. O mito de Hermes pode ser relacionado à fonte B, porque faz referência à lira.

3. Os gregos utilizavam a música em cerimônias, nos banquetes, nas narrativas mitológicas e nas competições esportivas.

4. Resposta pessoal. Permita aos alunos que comentem suas experiências pessoais com instrumentos musicais e se têm o hábito de ouvir música. Pergunte também se êles conhecem os instrumentos representados nos vasos gregos. O momento pode ser oportuno para efetivar a articulação com o componente curricular de Arte e para explorar as habilidades artísticas dos alunos. Caso êles saibam tocar algum instrumento musical que seja possível levar para a sala de aula, incentive-os a tocá-los para os colegas. êles podem até mesmo se apresentar em grupo, caso vários alunos saibam tocar a mesma música.


  • As atividades da página permitem o desenvolvimento da leitura inferencial. Peça aos alunos que leiam o texto do boxe e o relacionem às imagens dos vasos gregos. Questione-os acêrca do contexto de produção dessas imagens, das personagens que retratam e das atividades que realizam. Para isso, faça perguntas, tais quais: “Como o texto relaciona a música à mitologia grega?”; “Quais são as relações entre Hermes e a música na Grécia Antiga?”; “Qual era o papel da música no cotidiano dos gregos antigos?”. Ademais, as atividades favorecem o desenvolvimento da Competência específica de História 3, pois recorrem à linguagem visual para auxiliar o aluno a construir suas próprias argumentações e hipóteses sôbre o contexto histórico.
  • Aproveite a reflexão proposta pêla questão 4 para verificar a relação dos alunos com a música. Pergunte em que ocasiões êles ouvem música, quais estilos e artistas preferem, se sabem tocar algum instrumento musical. A atividade contribui para que êles desenvolvam a curiosidade e o autoconhecimento, pois serão incentivados a refletir acêrca da importância da música em seu dia a dia e perceberão semelhanças e diferenças entre sua apreciação musical e a dos colegas. Não permita a disseminação de qualquer tipo de preconceito durante a discussão.

O período Clássico e o mundo atual

Muitos aspectos vividos pelos antigos gregos influenciaram o nosso modo de vida e o de outras sociedades ocidentais na atualidade.

A maioria dêsses elementos históricos antigos que influenciaram e influenciam o nosso tempo é de um período da Grécia Antiga que se convencionou chamar de período Clássico, entre os séculos cinco e quatro antes de Cristo

O conceito de clássico, de acôrdo com uma visão de mundo europeia, geralmente está relacionado àquilo que pode ser reconhecido pêlas pessoas por muitas e muitas gerações. O texto a seguir trata dêsse conceito e de como êle pode ser aplicado em outras áreas do conhecimento.

reticências Clássica é a obra que serve de modêlo, que é considerada de importância fundamental para a humanidade, inovadora, fundadora, e quase sempre antiga. A obra clássica é o consenso, aquela obra sôbre a qual ninguém em determinada cultura discorda. reticências

reticências [Para os historiadores Méri bãrd e Djón Rêndersson], a relação entre Antiguidade e contemporaneidade se exprime muito bem na visão que temos dos clássicos, pois esses são para nós, igualmente, os mesmos que para os antigos, mas também diferentes. São os mesmos porque, ao lermos ou observarmos uma obra clássica já temos um conhecimento prévio sôbre ela, sendo influenciados pêlo que gerações de estudiosos disseram sôbre essas obras antes de nós. reticências

SILVA, Kalina Vanderlei; SILVA, Maciel Henrique. Dicionário de conceitos históricos. São Paulo: Contexto, 2006. página 21.

Fotografia. Ruínas de uma construção, com diversas colunas em formato cilíndrico e ornamentada.
Vista das ruínas do partenôn, construído no século cinco antes de Cristo, Atenas, Grécia. Foto de 2020.
Respostas e comentários

O assunto abordado nestas páginas estabelece uma relação com aspectos da habilidade ê éfe zero seis agá ih zero nove ao propor a discussão do conceito de clássico, mais especificamente no período da Antiguidade Clássica, verificando seu alcance na tradição ocidental, nesse caso, no Brasil. Retome o conceito de clássico, explicando que o têrmu se refere àquilo que existe há um longo período e que, por isso, pode ser reconhecido por pessoas de diversas gerações. Contudo, relembre-os da influência europeia sôbre a construção de tal conceito, que acaba por promover uma associação, mesmo que de maneira indireta, entre o que é considerado clássico e os elementos da cultura ocidental.

Os historiadores citados no texto dão, ainda, um exemplo para compreendermos melhor o conceito de clássico. Méri bãrd e Djón Rêndersson dizem que, se uma pessoa de nosso tempo observar o Partenon, na cidade de Atenas, na Grécia, pêla primeira vez na vida, de alguma maneira, êsse monumento histórico não será totalmente estranho para ela. Isso ocorre porque, em algum momento de sua vida, em algum lugar, ela já viu edifícios construídos com fórma e estilo semelhantes aos do Partenon.

Com êsse exemplo, esses dois historiadores concluem que os elementos considerados clássicos exerceram grande influência sôbre as pessoas ao longo do tempo, chegando ao presente. Por isso, mesmo se tratando de elementos do chamado período Clássico, êles nunca serão totalmente estranhos para nós.

Muitos edifícios foram construídos com fórmas e estilos semelhantes aos da Grécia Antiga. êsse tipo de arquitetura ficou conhecido como arquitetura neoclássica, ou seja, novo clássico. O neoclassicismo foi um movimento artístico que surgiu na Europa por volta do século dezoito, visando resgatar elementos estéticos da Antiguidade.

Fotografia. Construção grande, composta por colunas em formato cilíndrico e ornamentada e janelas de vidro.
Fachada do prédio do Museu Paulista, construído no final do século dezenove, na cidade de São Paulo. Foto de 2019.
Respostas e comentários

Ao abordar o conceito de clássico e analisar as imagens com os alunos, relembre-os da discussão de abertura da unidade, quando responderam a respeito de construções que já tinham visto e que se assemelhavam às colunas do partenôn. Pergunte, desta vez, se tiveram a mesma impressão citada pelos historiadores, de notar algo já conhecido, familiar; e, se necessário, retome a questão de abertura que indaga seus conhecimentos a respeito de construções com essas características. Leve-os a perceber se o que responderam anteriormente passou por alguma mudança ao longo do estudo, sobretudo após visualizarem a imagem de uma construção localizada no Brasil que apresenta características clássicas.

O período Helenístico

Durante o século quatro antes de Cristo, o mundo grego passou por profundas transformações. As guerras entre as cidades-Estado enfraqueceram o poderio militar grego, facilitando o domínio dessas cidades pelos macedônios.

Localizada ao norte da Grécia, a Macedônia era habitada por um povo que havia incorporado o idioma e os diversos costumes dos gregos. O rei da Macedônia, Filipe dois, era considerado um grande estrategista militar, e, em 338 antes de Cristo, seu exército invadiu e conquistou as cidades gregas, dando início ao processo de formação de um império. O período iniciado a partir do domínio macedônico na Grécia Antiga ficou conhecido como período Helenístico e se estendeu até o ano de 146 antes de Cristo

Filipe dois tinha respeito e admiração pêla cultura grega. Por isso, ao dominar os territórios, não exigia que os habitantes pagassem tributos ou modificassem sua cultura. Além disso, seu filho, Alexandre Magno, teve como professor o filósofo grego Aristóteles e aprendeu com êle noções de medicina, de filosofia e de ciências naturais.

Com a morte de Filipe dois, em 336 antes de Cristo, Alexandre assumiu o poder. Nesse momento, as cidades gregas se revoltaram contra o domínio macedônico. Mas o exército de Alexandre rapidamente conseguiu controlá-las.

Mosaico. Detalhe do mosaico em formato quadrangular, representando uma batalha. Do lado esquerdo, há, destacado por um círculo, um homem de armadura e cavalo. Do lado direito, várias pessoas em cima de cavalos com lanças voltadas para esse homem. À esquerda do mosaico, há a ampliação do homem que aparece em destaque no mosaico. Ele está de perfil, tem costeletas e cabelos curtos e castanhos. Sua armadura é cinza com detalhes em vermelho. Em seu peito, há detalhe de uma face.
Detalhe de mosaico de 150 antes de Cristo que representa Alexandre Magno (no destaque) liderando os macedônicos durante um combate contra os persas.
Respostas e comentários
  • O tema destas páginas permite aos alunos que reflitam sôbreas diferentes fórmas de contato, exclusão e adaptação entre os gregos antigos e os macedônios, trabalhando aspectos da habilidade ê éfe zero seis agá ih um quatro. Ao analisar o desenvolvimento do Império Macedônico, especialmente sob o comando de Alexandre Magno, o conteúdo leva os alunos a identificar o conceito de “império” durante a Antiguidade Clássica, favorecendo o trabalho com a habilidade ê éfe zero seis agá ih um três. Ao mesmo tempo, ao discutir os processos de circulação de culturas, produtos e pessoas na região do Mar Mediterrâneo, também se estabelece o desenvolvimento de aspectos da habilidade ê éfe zero seis agá ih um cinco.
  • Comente com os alunos que o período Helenístico se caracterizou pêlas trocas culturais entre os diferentes povos que faziam parte do Império Macedônico, cujo poder estava centralizado nas mãos do monarca Alexandre Magno. Entre os acontecimentos que marcaram o seu govêrno, destaca-se a conquista de territórios.
  • Se possível, analise a imagem do mosaico com os alunos. Peça-lhes que descrevam o contexto geral da cena, as personagens, as ações executadas e o local onde ocorrem. Pergunte-lhes por que Alexandre Magno é a única personagem que não usa capacete, discutindo com êles acêrca da importância do reconhecimento do imperador nas obras que tratam de suas conquistas. Essa abordagem, baseada na análise de um recurso imagético para auxiliar na reflexão a respeito do tema, permite o trabalho com aspectos da Competência específica de História 3. Ademais, é possível trabalhar a Competência geral 2 ao promover o exercício da curiosidade intelectual recorrendo à abordagem das ciências pêla investigação, reflexão e análise de imagens.

As conquistas de Alexandre Magno

Dando continuidade à política de conquistas iniciada por seu pai, Alexandre liderou o exército macedônico em uma série de batalhas, tornando-se o maior general da Antiguidade. Ao longo de onze anos, conquistou a Pérsia, o Egito, a Síria e a Mesopotâmia, chegando até a Índia. Observe no mapa a seguir.

O Império Macedônico (323 a.C.)

Mapa. O Império Macedônico (323 antes de Cristo). Mapa destacado o território do Império Macedônico entre o Mar Mediterrâneo, o Mar Negro, o Mar Vermelho, o Mar Cáspio e o Golfo Pérsico. Conforme a legenda: Império Macedônico em sua máxima extensão: Referente às regiões da Trácia Macedônia, Egito, Mesopotâmia, Armênia, Média, Ária, Aracôsia, Báctria e Sogdiana. As cidades destacadas: Mênfis, Alexandria, Tiro, Damasco, Babilônia, Persépolis, Kandahar, Bucéfala, Ecbátana, Helicarnasso e Éfeso. Estados dependentes: Região de Hélade, ilha de Creta e Ilha de Chipre. As cidades destacadas: Cirene e Tebas. Na parte inferior à esquerda, planisfério destacando parte da Europa, Ásia e África. À direita, apresentação da rosa dos ventos e, na parte de baixo, escala de 370 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: quínder, rrérman; ríguelmân, vérner. The Penguin Atlas of World History. Lôndon: Pêngüim búks, 2003. página 64.

Ícone ‘Atividade oral’.

Questão 4.

Identifique quais cidades do Império Macedônico foram representadas no mapa.

Ícone ‘Atividade oral’.

Questão 5.

Agora, identifique os mares representados no mapa.

Em suas expedições, Alexandre levava um grupo de pensadores a quem consultava sôbre estratégias para dominar culturalmente os povos conquistados. Assim, mesmo procurando difundir a cultura grega entre esses povos, Alexandre respeitou seus costumes e suas crenças, permitindo que continuassem adorando seus deuses.

Alexandre também fundou diversas cidades por onde passou e tornou o grego o idioma oficial dos territórios conquistados. Além disso, incentivou a fusão entre a cultura grega e as culturas presentes nesses territórios.

Uma das principais características do período Helenístico foram as trocas comerciais e culturais entre os diferentes povos que faziam parte do Império.

Em 323 antes de Cristo, aos 33 anos de idade, Alexandre morreu em decorrência de uma doença desconhecida. Após sua morte, o território do Império Macedônico foi dividido entre seus principais generais.

Respostas e comentários

Questão 4. Resposta: Éfeso, Helicarnasso, Damasco, Tiro, Mênfis, Alexandria, Babilônia, Ecbátana, Persépolis, Kandahar e Bucéfala.

Questão 5. Resposta: Mar Negro, Mar Mediterrâneo, Mar Cáspio, Mar de Aral e Mar Vermelho.

  • O mapa que evidencia a dimensão do Império Macedônico atende a alguns aspectos da Competência específica de Ciências Humanas 7 ao propor a utilização da linguagem cartográfica no desenvolvimento do raciocínio espaço-temporal, levando os alunos a relacionar localização, distância e direção.
  • Durante o trabalho com as questões da página, ao analisar o mapa, comente que o Império Macedônico dominou grande parte do território mediterrâneo e se expandiu para a Ásia, mantendo relações com a China e com a Índia, dois outros impérios em formação naquele contexto. Reflita com os alunos acerca da importância da extensão dêsseterritório para a mistura de culturas diferentes, que forjaram o helenismo. As atividades auxiliam também no desenvolvimento do saber geográfico, visto que os alunos farão uma leitura do mapa e criarão relações entre as questões militares, políticas e culturais sôbre o Império Macedônico.

A cultura helenística

A fusão entre a cultura dos povos conquistados pêlo Império Macedônico e a cultura grega deu origem à cultura helenística. Ao longo do tempo, Atenas deixou de ser o principal centro de produção artística e cultural do Império, e cidades como Alexandria, no Egito, e Pérgamo, na Ásia Menor, tornaram-se os novos centros da cultura helenística.

Essas cidades, assim como outras fundadas ou dominadas por Alexandre, passaram a ter diversas características ligadas à cultura grega, como a arquitetura, as leis e o idioma.

Arquitetura e arte

A arquitetura helenística era monumental, com construções gigantescas e luxuosas. Nas cidades helenísticas, eram construídos palácios suntuosos, templos, bibliotecas e teatros.

Fotografia. Ruínas de um teatro com arquibancada em formato semicircular. Na parte inferior, um palco. No fundo, montanhas verdes.
Ruínas de teatro em Izmir, Turquia, em 2021.
Fotografia. Detalhe de ruínas de pedra. À esquerda, três colunas altas com ornamentos. À direita. uma fileira com doze colunas ornamentadas. Algumas estão inteiras, outras não.
Ruínas da Acrópole de Pérgamo, na Turquia, em 2021.
Respostas e comentários
  • É possível trabalhar o conteúdo referente à cultura helenística, com destaque para a filosofia e a arte, desenvolvendo aspectos da Competência geral 1, incentivando os alunos a valorizar os conhecimentos historicamente construídos, no caso, a compreensão do que é a cultura helenística e de suas características, para entender e explicar a realidade em que vivem.
  • Se possível, faça com os alunos a análise comparada entre as duas imagens da página. Peça a eles que encontrem semelhanças (como a grandiosidade das construções, a presença de degraus e colunas) e diferenças (como a funcionalidade e o formato) entre as duas construções. Essa reflexão possibilita trabalhar a Competência geral 2, pois incentiva o exercício da curiosidade intelectual recorrendo à abordagem das ciências pêla investigação, reflexão e análise de imagens.

A arte do período Helenístico era realista. Os escultores dêsse período utilizavam conhecimentos de anatomia para compor as figuras humanas, que passaram a ser representadas com grande dramaticidade. Essa característica pode ser percebida, por exemplo, por meio dos detalhes, das expressões de movimento e das emoções representadas nas obras. Entre as esculturas mais conhecidas dêsse período estão Vênus de Milo e Laocoonte e seus filhos.

Escultura. Três homens sem vestes e uma serpente entre eles. Ao centro, um homem maior que os outros que estão nas laterais, está com um dos braços erguidos. A escultura detalha os músculos dos três homens e os movimentos realizados por eles.
Laocoonte e seus filhos, escultura em mármore do século um antes de Cristo

As filosofias helenísticas

O contato entre os gregos e outras civilizações favoreceu o intercâmbio entre a filosofia grega e a filosofia asiática. As filosofias helenísticas retomaram a relação entre ação e pensamento, que era uma característica da filosofia grega. Ao mesmo tempo, incorporaram parte do conhecimento e estilo de vida dos povos asiáticos, como as ideias de tranquilidade da alma e de equilíbrio.

De maneira geral, nesse período, as filosofias passaram a buscar um ideal de sabedoria, propondo um modo de evitar os males trazidos pêlas incertezas. Segundo as filosofias helenísticas, os seres humanos teriam uma possibilidade maior de alcançar a felicidade (ou “tranquilidade da alma”) se conseguissem perceber as diferenças entre os desejos que são naturais e os que são considerados “inúteis”. Para o filósofo Epicuro (341 antes de Cristo-270 antes de Cristo), por exemplo, os seres humanos não deveriam desejar a imortalidade, pois a morte é algo natural. Segundo êle, não temer a morte nos traria menos sofrimentos e, assim, nos ajudaria a aproveitar melhor o tempo presente.

Respostas e comentários
  • Analise com os alunos a escultura Laocoonte e seus filhos, retratada na página. Explique a êles que a escultura de mármore foi criada por Polidoro, Atenodoro e Hagesandro, mas que os estudiosos acreditam que ela é uma cópia da obra original, que teria sido esculpida em bronze, mas não chegou aos dias atuais. Conte aos alunos a lenda de Laocoonte, que teria sido uma das personagens principais da Guerra de Troia, pois foi o sacerdote que advertiu os gregos sôbre a fôrça dos troianos e desafiou os deuses, e por êsse motivo recebeu um grande castigo: seus filhos foram devorados por serpentes marinhas.
  • Ressalte a êles que a escultura helenística tinha também a função de propagar a história grega e seus mitos. Questione os alunos sôbre a cena indicada na escultura. Mostre que Laocoonte, personagem ao centro, tem seus músculos muito trabalhados, com muitos detalhes, e luta contra as serpentes marinhas que tentam dominar seus filhos. Explique a eles que o jovem à esquerda, a figura menor, é um dos filhos de Laocoonte, que está sendo devorado pêla serpente, enquanto o outro jovem, à direita, tenta lutar contra a serpente que se envolve em seu tornozelo.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

  1. O que é a Antiguidade Clássica?
  2. O conceito de Antiguidade Clássica pode ser aplicado para o estudo de todas as sociedades do mundo? Justifique sua resposta.
  3. Escreva no caderno um pequeno texto sôbre a religiosidade na Grécia Antiga usando as palavras a seguir: monte Olimpo, deuses, semideuses e musas.
  4. O que foi o período Helenístico?
  5. Quais eram as principais características da filosofia helenística?
  6. Retome o mapa “O Império Macedônico (323 antes de Cristo)” e responda: o Império Macedônico ocupava regiões de quais continentes atuais?
  7. Caracterize o govêrno de Alexandre Magno.

Aprofundando os conhecimentos

8. Analise o vaso grego retratado a seguir. Depois, responda às questões em seu caderno.

Fotografia. Pintura de um vaso antigo decorado com as cores amarela e preta. O vaso apresenta sinais de desgaste do tempo. Ao centro, representação de uma árvore com cachos de uvas. Ao redor da árvore, há silhuetas de pessoas colhendo os cachos de uvas e cestos.
Detalhe de vaso grego do século sete antes de Cristo

a . Descreva a cena representada no vaso. O que as pessoas estão fazendo?

Respostas e comentários

1. Resposta: Antiguidade Clássica é um período entre o século oito antes de Cristo e o século cinco Depois de Cristo, criado para se referir à história e à cultura de antigas sociedades que se desenvolveram na Europa.

2. Resposta: O conceito de Antiguidade Clássica não pode ser aplicado para o estudo de todas as sociedades do mundo porque demonstra uma valorização de europeus em relação à própria cultura.

3. Resposta pessoal. Possível resposta: Os gregos da Antiguidade eram politeístas, ou seja, acreditavam em diversos deuses, semideuses e musas. Segundo suas crenças, os deuses tinham aparência e emoções humanas. As principais divindades gregas viviam no monte Olimpo, a montanha mais elevada da Grécia.

4. Resposta: O período Helenístico é como ficou conhecido o recorte de tempo em que a Grécia Antiga esteve sob domínio macedônico.

5. Resposta: Entre as principais características da filosofia helenística podemos citar a retomada da relação entre ação e pensamento e sua ligação com a filosofia asiática, passando a buscar um ideal de sabedoria.

6. Resposta: Continentes europeu, africano e asiático.

7. Resposta: Alexandre Magno conquistou um território muito vasto, incluindo a Pérsia, o Egito, a Síria, a Mesopotâmia e a Índia. Além disso, no mundo helenístico houve trocas comerciais e culturais entre os diferentes povos conquistados.

8. a) Resposta: O vaso representado mostra pessoas trabalhando na colheita de uvas.

  • As atividades 1 e 2 favorecem a abordagem da habilidade ê éfe zero seis agá ih zero nove, pois permitem aos alunos que discorram sôbre o conceito de Antiguidade Clássica e seu alcance entre outros povos e culturas ocidentais. Já as atividades 3 e 4 permitem o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero seis agá ih um zero, pois discutem as transformações culturais, sociais e políticas na Grécia Antiga.
  • As atividades 5 a 7 favorecem o desenvolvimento de aspectos das habilidades ê éfe zero seis agá ih um três e ê éfe zero seis agá ih um quatro, pois discutem o conceito de “império”, no caso da Macedônia, e os contatos culturais entre gregos e macedônios durante o período Helenístico.
  • Já a atividade 8 articula-se a aspectos da habilidade ê éfe zero seis agá ih um zero, pois, por meio da análise de vaso grego, os alunos poderão inferir sôbre a formação da Grécia Antiga com ênfase na organização das suas atividades econômicas. Além disso, também favorece a abordagem da Competência específica de História 3 ao propor questionamentos e, com base neles, a elaboração de hipóteses e argumentos acêrca de aspectos relacionados ao cotidiano na Grécia Antiga, pêla análise da fonte histórica apresentada, recorrendo, assim, a diferentes linguagens e promovendo o exercício da empatia, do diálogo e do respeito.

Sugestão de avaliação

Para exercitar e aprofundar o conhecimento dos alunos sôbre o tema da unidade, proponha a confecção de um álbum denominado Mundo Grego Antigo. Para isso, organize os alunos em quatro grupos e atribua a cada um a confecção de um capítulo entre os sugeridos a seguir.

1. Formação da Grécia Antiga: localização e aspectos da sociedade.

2. Aspectos culturais: arquitetura, escultura e pintura.

3. Aspectos culturais: teatro, filosofia e política.

4. Alexandre Magno e o helenismo.

Oriente-os a produzir um breve resumo e a ilustrar cada tema com fotos de ruínas, de obras de museus, mapas e até mesmo desenhos feitos por êles. Explique também que todo capítulo deverá terminar com um breve parágrafo mostrando a influência daquele aspecto na vida contemporânea. Em um dia combinado, cada grupo apresentará seu trabalho. Os capítulos serão, em seguida, unidos em um único álbum, que poderá ser doado à biblioteca escolar. Caso os alunos tenham apresentado dificuldades na redação dos resumos, verifique a necessidade de retomar o tema, explicando novamente aspectos ligados a cada tópico. Se julgar pertinente, acompanhe-os à sala de informática e ajude-os a acessar sites com conteúdos confiáveis a respeito do tema.

A atividade favorece o desenvolvimento da Competência geral 9 ao propor a confecção dos capítulos em grupo e a posterior junção deles em um álbum. Assim, também ocorre o exercício da empatia e do diálogo, com respeito ao outro e aos direitos humanos, com base no acolhimento e na valorização da diversidade dos indivíduos.

  1. Geralmente, como eram realizados os trabalhos agrícolas na Grécia Antiga?
  2. Com base em seus conhecimentos e no que você estudou neste capítulo, qual é a importância dêsse tipo de objeto como fonte histórica?

9. Leia o texto a seguir, que aborda um aspecto importante da cultura grega na Antiguidade. Depois, realize a atividade de acôrdo com o roteiro.

reticências Nas peças os atores eram sempre homens, mesmo quando se tratava de papéis femininos. Nas representações, êles calçavam sapatos com solas muito altas e cobriam o rosto com máscaras que definiam o estado de espírito de seus personagens. reticências Os lugares na plateia dos teatros eram identificados por meio de discos de bronze, que determinavam a fila onde o espectador deveria tomar assento. Alguns lugares especiais estavam sempre reservados para os membros do govêrno. As mulheres deviam ocupar as últimas filas, além de só poderem assistir às representações das tragédias. Como os espetáculos chegavam a se estender por até dez horas, as pessoas costumavam levar comida e bebida de suas casas para consumir durante a apresentação. reticências

FERREIRA, Olavo Leonel. Visita à Grécia Antiga. 2. ediçãoSão Paulo: Moderna, 2003. página 93-94. (Coleção Desafios).

Pintura em vaso. Detalhe do vaso destacando a representação de duas figuras humanas. A figura da esquerda segura um cajado e está com a cabeça virada em direção à figura humana da direita. A figura humana da direita segura uma bengala. De seu olho escorre uma lágrima.
Detalhe de cerâmica grega do século quatro antes de Cristodecorada com a figura de atores durante uma apresentação teatral.
  • Dividam-se em grupos e retomem o conteúdo estudado sôbre o teatro grego. Cada grupo deverá produzir um cartaz sôbre a importância do teatro para os gregos antigos.
  • Ilustrem o cartaz com imagens sôbre o tema. Além de desenhos, é possível usar imagens impressas e colagens de recortes de jornais e revistas.
  • O cartaz também deverá conter pequenos textos contando como eram as apresentações teatrais: quem podia participar, quanto tempo duravam, quantas pessoas estavam presentes, como eram as peças, por que essa era uma atividade importante para os gregos etcétera
  • Exponham os cartazes na sala de aula ou em outro local da escola.
  • Por fim, organizem um debate que gire em tôrno das seguintes questões: o que podemos perceber sôbre a condição das mulheres nesse período ao analisar sua relação com o teatro? Atualmente, como ocorrem essas relações no Brasil?
Respostas e comentários

8. b) Resposta: Geralmente, o trabalho agrícola era realizado em família.

8. c) Resposta pessoal. Espera-se que os alunos percebam que os vasos gregos podem revelar alguns aspectos cotidianos da Grécia Antiga.*

*É possível inferir, por exemplo, que êles produziam vasos de cerâmica ricamente ilustrados com pinturas ornamentais e com imagens que representavam atividades do dia a dia, como o cultivo e a colheita de uvas e as atividades de lazer.

9. Resposta nas orientações ao professor.

Durante a pesquisa e a elaboração dos cartazes referentes à atividade 9, os grupos deverão se organizar para o planejamento das etapas, assim como para a seleção das informações relevantes a serem apresentadas, suscitando, assim, o desenvolvimento da decomposição e da abstração, aspectos do pensamento computacional.

Resposta

9. Explique aos alunos que o conteúdo estudado nesta unidade a respeito do teatro deve servir de base para a elaboração dos textos e não pode ser copiado. As ilustrações dos cartazes podem ser produzidas pelos alunos ou impressas da internet, desde que sejam mencionadas as fontes de onde foram retiradas. Aproveite para suscitar questões relativas à atualidade, como as exemplificadas a seguir, de modo que as respostas estejam presentes nos cartazes dos alunos. Se julgar conveniente, indique-lhes alguns sites ou livros de acôrdo com a faixa etária para que possam pesquisar sôbre teatro na atualidade e, mais tarde, debater as questões propostas. O incentivo ao uso das tecnologias digitais de informação de maneira consciente e crítica, levando-os a compreender os significados das informações obtidas para diferentes grupos sociais, possibilita trabalhar a Competência específica de História 7. Leia as propostas de questões a seguir. “O teatro grego daquela época era parecido com o teatro da atualidade? Em quais aspectos?”; “Os temas representados pêlas personagens se aproximam dos representados no teatro atual?”; “Quais influências do teatro grego estão presentes no teatro dos dias atuais?”. Ao finalizarem, verifique a possibilidade de expor os cartazes em um espaço comum na escola para que alunos de outras turmas possam vê-los.

O tema é reticências

Educação em direitos humanos

A participação das mulheres nos Jogos Olímpicos

Os Jogos Olímpicos são um dos eventos esportivos mais importantes da atualidade. Você sabia que êles foram inspirados nas tradições dos antigos gregos? Vamos conhecer um pouco mais sôbre a história dessas competições.

Nos tempos dos antigos gregos

Os festivais esportivos faziam parte do cotidiano dos antigos gregos e ocorriam em diversas cidades-Estado. Os registros históricos indicam que os Jogos Olímpicos eram realizados a cada quatro anos, desde 776 antes de Cristo

Nesses jogos, era proibida a participação de estrangeiros, de pessoas escravizadas e de mulheres. As mulheres eram proibidas até mesmo de entrar nos estádios, exceto quando atuavam como sacerdotisas.

Apesar de excluídas dos jogos, no século quatro antes de Cristo, a princesa espartana Cinisca foi a primeira mulher a receber a coroa de vencedora em uma corrida de cavalos. Isso ocorria em corridas de carros puxados por cavalos, em que os prêmios não eram dados aos atletas que os guiavam, e sim aos proprietários dos cavalos.

Ilustração. Três mulheres correndo em uma pista de atletismo, participando de uma corrida com obstáculos. À esquerda, uma mulher com cabelos ruivos correndo. Ela está na terceira colocação. Ao lado, uma mulher negra pulando um obstáculo, ela está na segunda colocação. Abaixo, uma mulher asiática pulando um obstáculo, ela está na primeira colocação.
Ilustração de mulheres competindo em corrida com barreiras.
Respostas e comentários

Objetivos

  • Conhecer a origem dos Jogos Olímpicos.
  • Verificar que na Grécia Antiga a participação nos Jogos Olímpicos era restrita aos homens.
  • Perceber que, mesmo na era moderna, a participação feminina nos Jogos Olímpicos permaneceu limitada.
  • Refletir sôbre questões relacionadas à igualdade de oportunidades entre homens e mulheres.
  • Incentivar atitudes de combate à discriminação e ao preconceito contra as mulheres.

  • O conteúdo desta seção trabalha o tema contemporâneo transversal Educação em direitos humanos ao favorecer a reflexão e a discussão a respeito da discriminação sofrida pêlas mulheres na Grécia Antiga, bem como nas sociedades contemporâneas, mesmo após décadas de mobilização e luta por igualdade de direitos. Tal assunto possibilita trabalhar também a habilidade ê éfe zero seis agá ih um nove.
  • Comente com os alunos que, privadas dos assuntos econômicos e da vida pública, as mulheres da Grécia Antiga eram consequentemente proibidas de assistir aos Jogos Olímpicos e de participar diretamente deles. Ainda que as sacerdotisas pudessem desfrutar de alguma participação, exerciam um papel mais passivo, atuando como mensageiras dos deuses, com intuito exclusivo de desejar sorte aos participantes.
  • Destaque para os alunos que, além de continuarmos estimulando a participação das mulheres nas competições, devemos refletir acêrca dos valores associados às diversas modalidades. Alguns esportes, como boxe ou futebol, ainda são frequentemente relacionados a características como virilidade, fôrça e resistência — atributos culturalmente entendidos como masculinos. Já as modalidades consideradas mais leves e que exigem desenvoltura e flexibilidade geralmente são associadas às mulheres. No entanto, reforce que essas atribuições são construções culturais e que mulheres também são fortes e resistentes, assim como homens podem apresentar desenvoltura e flexibilidade. Destaque que, embora em certas competições existam modalidades exclusivamente masculinas e femininas, essa restrição refere-se apenas às normas daquela competição especificamente e que mulheres e homens podem praticar os esportes que quiserem.

Nos tempos modernos

Os primeiros jogos da Era Moderna foram realizados em 1896, em Atenas, na Grécia.

Nessa edição, ainda não houve atletas femininas. Elas só começaram a participar dos jogos a partir de 1900 e apenas em algumas modalidades, como golfe e tênis.

A participação das mulheres começou a ser mais expressiva a partir de 1928, quando somou 10% dos atletas. Em 2012, pêla primeira vez, todos os países participantes tiveram mulheres em suas delegações.

A primeira brasileira a participar dos Jogos Olímpicos foi a nadadora Maria Lenk (1915-2007), nos jogos de 1932, em Los Angeles, Estados Unidos.

Fotografia em preto e branco. Maria Lenk, mulher com cabelos presos, usando maiô. Ela está segurando uma escada na beira da piscina.
Maria Lenk nos jogos em Los Angeles, Estados Unidos, em 1932.

Agora, responda às questões a seguir.

Ícone ‘Em grupo’.
  1. Forme grupos com os colegas e pesquisem sôbre a participação das mulheres nos Jogos Olímpicos na atualidade.
    1. Em quais modalidades as mulheres competem? Existe alguma modalidade em que elas não podem competir?
    2. As atletas femininas sofrem discriminação nas competições? Se a resposta for afirmativa, esclareçam que tipos de discriminação seriam.
    3. Quais foram as principais mudanças sociais que contribuíram para o aumento da participação feminina em competições esportivas?
Ícone ‘Atividade oral’. Ícone ‘Em grupo’.

2. Com base no que foi pesquisado anteriormente, organizem um debate a respeito da situação atual das mulheres atletas, refletindo sôbre quais atitudes incentivam a igualdade entre mulheres e homens nas competições esportivas.

Respostas e comentários

Questões 1 e 2. Respostas nas orientações ao professor.

  • As atividades da página permitem aos alunos que tenham acesso a diversas fontes de informação, por meio da pesquisa na internet, em jornais e revistas e de informações retiradas de programas de televisão. Ademais, oferecem aos alunos a possibilidade da discussão de noções introdutórias de práticas de pesquisa, especialmente por meio da consulta a diversos meios de informação.
  • Aproveite a reflexão para direcionar a discussão para a vida cotidiana dos alunos, perguntando a êlesquais esportes as meninas da turma costumam praticar e quais são comuns entre os meninos. Questione-os sôbre preconceitos que as mulheres sofrem ao realizar atividades normalmente atribuídas aos homens, tanto no campo esportivo quanto em outras áreas, contribuindo para que desenvolvam o respeito ao próximo e a empatia. Não permita a disseminação de qualquer tipo de preconceito durante a discussão.

Respostas

1. a ) Na pesquisa solicitada na atividade, os alunos podem incluir o número de mulheres que participou da edição mais atual dos Jogos Paraolímpicos e dos Jogos Olímpicos, e as principais modalidades nas quais competiram. êles podem fazer o mesmo sôbre a participação masculina para, posteriormente, comparar os dados levantados. Para subsidiar a pesquisa, indique o site do Comitê Olímpico do Brasil. Disponível em: https://oeds.link/Yt4Ypx Acesso em: 6 abril 2022.

b ) Nesta questão, é interessante que os alunos pesquisem algumas notícias sôbre casos em que mulheres sofreram discriminação em competições esportivas. Sugira que comentem os exemplos que descobriram.

c ) Oriente-os a reconhecer que o aumento da participação feminina nas competições esportivas está ligado à ideia de igualdade entre homens e mulheres.

2. Durante o debate, é importante que os alunos reconheçam que a igualdade entre homens e mulheres em competições esportivas vem se desenvolvendo pouco a pouco, principalmente desde o início do século vinte. No entanto, relembre-os de que essa evolução envolve um processo em andamento, já que muitas mulheres ainda sofrem com a discriminação e com o preconceito em diversos âmbitos da sociedade, não somente no esporte.

O que eu estudei?

Faça as atividades em uma folha de papel avulsa.

  1. Com base no que você estudou sôbre a democracia ateniense, em uma folha de papel avulsa, responda às questões a seguir.
    1. Pode-se afirmar que a democracia ateniense abrangia todos os habitantes? Justifique sua resposta.
    2. De que fórma os cidadãos atenienses participavam da vida política na pólis?
    3. Quais foram as principais contribuições do estadista Péricles para a democracia ateniense?
  2. A respeito do período Helenístico, responda às seguintes questões.
    1. De que maneira ocorreu a formação da cultura helenística?
    2. Quais eram as principais características da arquitetura helenística?
  3. Conforme estudamos, a Antiguidade Clássica e o mundo atual ainda se conectam em nossa sociedade. Os antigos gregos influenciaram nosso modo de vida, deixando marcas de suas contribuições em vários aspectos culturais. Agora, reunidos em grupos, pesquisem essas influências em alguns estilos arquitetônicos contemporâneos e analisem a fachada do prédio apresentado na foto a seguir. Depois, montem cartazes com exemplos da herança cultural deixada pêla Antiguidade Clássica na arquitetura. Os cartazes deverão ser afixados na parede, como se estivessem em uma galeria de arte.
Fotografia. Fachada de uma construção. Ela é branca com seis colunas ornamentadas, com muitas janelas de vidro em forma de arco, com detalhes em relevo nas janelas. No topo, estrutura em formato triangular.
Fachada do prédio da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, Paraná, em 2020.
Respostas e comentários

1. a) Resposta nas orientações ao professor.

1. b) Resposta: Os cidadãos se reuniam na Ágora, ou Assembleia do Povo, local onde discutiam e decidiam questões relativas à administração da pólis, como o contróle das riquezas, o que e como construir, como resolver conflitos, entre outros assuntos.

1. c) Resposta: Por meio de suas reformas, Péricles permitiu que qualquer cidadão fosse eleito para o cargo de arconte, um dos postos mais altos, e instituiu uma remuneração para os cargos oficiais, possibilitando a participação dos mais pobres na vida política.

2. a) Resposta: Por meio das trocas culturais entre os povos conquistados pêlo Império Macedônico e a cultura grega. Isso foi possível em razão da política imposta por Alexandre Magno, que incentivava a integração de gregos, macedônios e outros povos, como os persas.

2. b) Resposta: A arquitetura era marcada pêla imponência, com construções monumentais e luxuosas. Nas cidades helenísticas, eram construídos palácios suntuosos, além de templos, bibliotecas e teatros.

3. Resposta nas orientações ao professor.

1. Objetivo

Esta atividade permite avaliar a compreensão dos alunos sôbre o conceito de cidadania na Grécia Antiga, propiciando o diálogo com a habilidade ê éfe zero seis agá ih um dois da BNCC.

Como proceder

Caso algum aluno tenha dificuldades, solicite-lhe que leia novamente o conteúdo sôbre as cidades-Estado gregas e retome a leitura de cada item da atividade, buscando relacionar o texto ao que se pede nas questões.

Resposta

a ) Não. Embora a democracia fosse caracterizada pela participação direta dos cidadãos, eram considerados cidadãos apenas os homens maiores de 18 anos, filhos de atenienses e nascidos na própria cidade. Mulheres, escravizados e estrangeiros não tinham direito de participar da política, razão pela qual a democracia era limitada.

2. Objetivo

A atividade permite avaliar se os alunos compreenderam as diferentes fórmas de adaptação, inclusão e exclusão que geraram a cultura helenística, desenvolvendo a habilidade ê éfe zero seis agá ih um quatro da Bê êne cê cê.

Como proceder

Caso algum aluno tenha dificuldades, retome com êle o conceito de helenismo por meio do boxe A cultura helenística e peça-lhe que anote no caderno as principais informações. Em seguida, solicite a êle que refaça a atividade.

3. Objetivo

Esta atividade tem como objetivo avaliar se os alunos reconhecem a herança cultural grega na cultura ocidental contemporânea, permitindo o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero seis agá ih zero nove da Bê êne cê cê.

Como proceder

Caso algum aluno tenha dificuldades, solicite-lhe que retome a pesquisa realizada, elaborando os cartazes com base nas informações encontradas.

Resposta

3. O prédio da Universidade Federal do Paraná foi construído em neoclássico, estilo arquitetônico influenciado pêlas culturas grega e romana. Uma das características da arquitetura da Antiguidade Clássica presente na fachada do prédio é a busca por um ideal de harmonia pautado na valorização simétrica. Destacam-se as grandes colunas ornamentadas com a presença de capitéis e o frontão, conjunto arquitetônico de fórma triangular que adorna a parte superior da fachada. Os cartazes que serão pendurados em sala de aula de fórma expositiva podem conter imagens que ilustrem construções antigas e contemporâneas.

4. Relacione cada um dos conceitos a seguir com a definição correspondente a êle.

A. Oligarquia

B. Éforos

C. Gerúsia

D. Pólis

1. Grupo formado por cinco membros eleitos por uma Assembleia Popular (Ápela) que exerciam o cargo por um ano e não podiam ser reeleitos.

2. Modo no qual o sistema político em Esparta era baseado e que, em grego, significa “govêrno de poucos”.

3. Conselho composto por trinta anciãos responsáveis pêla elaboração das leis e pêlas decisões judiciais, atuando como um tribunal.

4. Cidade-Estado grega. Cada cidade tinha o próprio govêrno, ou seja, era autônoma.

5. Leia a manchete de notícia a seguir.

Estátuas na Turquia mudam visão sôbre culto de deuses gregos

Bustos de Afrodite e Dionísio foram descobertos no oeste do país, alterando a concepção sôbre a persistência do politeísmo da Grécia Antiga mesmo durante o Império Romano

ESTÁTUAS na Turquia mudam visão sôbre culto de deuses gregos. Nexo Jornal, 4 novembro 2021. Disponível em: https://oeds.link/GLFGnZ Acesso em: 5 abril 2022.

Com base na notícia, o que é possível identificar? Leia as alternativas e copie em uma folha de papel avulsa apenas a resposta correta.

  1. Naquela época, as pessoas que viviam na região acreditavam em apenas um único deus, ou seja, eram monoteístas.
  2. O politeísmo, ou seja, a crença em vários deuses, deixou de existir após as antigas cidades-Estado gregas serem dominadas.
  3. A produção de figuras para representar antigas divindades gregas pode indicar que o politeísmo permaneceu na região durante mais tempo do que se acreditava.
  4. Vestígios como os que foram encontrados na atual Turquia não são importantes para conhecermos mais sôbre os antigos gregos.
Respostas e comentários

4. Resposta: A – 2; B – 1; C – 3; D – 4.

5. Resposta: Alternativa c.

Metodologias ativas

Como proposta de ampliação da atividade 3, incentive os alunos a criar uma exposição em sala de aula com os cartazes produzidos. Utilizando a metodologia ativa gallery walk, convide a turma a caminhar pêla exposição, apreciando os cartazes, favorecendo a socialização dos conhecimentos. Separe um momento para que os alunos possam debater sôbre os cartazes dos colegas. Confira mais orientações sôbre essa estratégia no tópico Metodologias e estratégias ativas nas orientações gerais dêste manual.

4. Objetivo

Esta atividade permite avaliar se os alunos conseguem perceber as transformações políticas na Grécia Antiga, identificando seus órgãos gestores e desenvolvendo aspectos da habilidade ê éfe zero seis agá ih um zero da Bê êne cê cê.

Como proceder

Caso algum aluno tenha dificuldades, retome com êle os conceitos indicados no quadro, perguntando-lhe o que sabe sôbre cada um deles. É importante mapear quais conhecimentos o aluno conseguiu assimilar e quais ainda precisam ser aprofundados na atividade.

5. Objetivo

A atividade permite avaliar se os alunos conseguem reconhecer o legado cultural grego na cultura ocidental contemporânea, assim como identificar as transformações culturais do mundo grego antigo, possibilitando o diálogo com as habilidades ê éfe zero seis agá ih zero nove e ê éfe zero seis agá ih um zero da Bê êne cê cê.

Como proceder

Caso algum aluno tenha dificuldades, leia com êle cada uma das afirmativas e peça-lhe que identifique as informações incorretas. Por meio dêsse exercício, os alunos podem desenvolver habilidades para que identifiquem fragilidades argumentativas, generalizações indevidas, bem como digressões em frases e textos.

Algo a mais

Leia um artigo sôbre arquitetura clássica grega, o qual aborda aspectos relacionados à cidade de Troia.

> MINOZZI, Celso Lomonte. História da arquitetura grega: a cidade de Troia. Revista Belas Artes, São Paulo, ano 3, número 7, página 1-34, setembro/dezembro 2011. Disponível em: https://oeds.link/sIC8zJ. Acesso em: 7 abril 2022.

Glossário

Racional
: que faz uso da razão, da lógica.
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Semideus
: filho gerado pêla união entre um ser divino e um ser mortal.
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Percussão
: refere-se ao som emitido por meio de impacto, raspagem ou agitação do instrumento.
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Orifício
: pequena abertura, buraco.
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Caduceu
: bastão de ouro utilizado por Hermes.
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