CAPÍTULO 16 O Império Romano do Oriente

Bizâncio foi uma cidade grega fundada no século sete antes de Cristo e dominada pêlo Império Romano em 146 antes de Cristo Como vimos, ela se tornou a capital do Império no ano de 330. Entre os anos de 324 e 330, por ordens do imperador romano Constantino, essa cidade passou por uma série de reformas, como a construção de aquedutos, banhos públicos, teatros e igrejas cristãs.

Uma nova Roma

Por um breve período, Bizâncio ficou conhecida como Nova Roma, mas lógo foi batizada com o nome de Constantinopla, em homenagem ao imperador Constantino.

Após a divisão do Império Romano em 395, Constantinopla passou a ser a capital do Império Romano do Oriente, também conhecido como Império Bizantino.

Constantinopla (atual Istambul, na Turquia) foi escolhida como a capital do Império por sua localização geográfica entre a Europa e a Ásia, onde havia a ligação de rotas comerciais de grande importância, e por apresentar condições naturais que facilitavam sua defesa diante de possíveis ataques.

Fotografia. Destacando mesquita com paredes avermelhadas e uma cúpula central.  Nas laterais, há quatro torres, uma em cada ponta, formando um quadrado. Ao redor, moradias e árvores.
Mesquita de Santa Sofia (antiga basílica de Santa Sofia), construída no século seis, em Istambul, Turquia. Foto de 2020.
Respostas e comentários

Objetivos do capítulo

  • Compreender a divisão entre Império Romano do Ocidente e Império Romano do Oriente.
  • Apresentar a cultura e a religiosidade do Império Bizantino.
  • Identificar as principais características da arte bizantina.
  • Incentivar a tolerância e o respeito à variedade étnica, cultural e social.

Justificativa

Os conteúdos trabalhados neste capítulo contribuem para que os alunos compreendam os processos que levaram à desintegração do Império Romano e sua divisão entre Império Romano do Ocidente e Império Romano do Oriente, e para que consigam descrever as dinâmicas de circulação de pessoas e culturas no contexto da Europa e do Oriente Médio, propiciando, assim, o trabalho com aspectos das habilidades ê éfe zero seis agá ih um três e ê éfe zero seis agá ih um cinco. Ao estimular a tolerância e o respeito ao outro e valorizar a diversidade de indivíduos, seus saberes e culturas, o capítulo permite trabalhar também aspectos da Competência geral 9.


  • Diga aos alunos que Constantinopla foi a maior cidade da Europa medieval, chegando a ter 1 milhão de habitantes. Sua população era constituída por pessoas de diversas origens, como venezianos, árabes, gregos e romanos. Ao redór da cidade, foi construída uma muralha com 20 quilômetros de extensão, além de dezenas de portões fortificados, para garantir a defesa do território. A cidade também tinha grandes construções, como o palácio imperial; o Fórum de Constantino; a Basílica de Santa Sofia, ponto culminante da arte cristã imperial, além de outras igrejas, como a de Santa Irene e a de São Sérgio.
  • Informe aos alunos que a Basílica de Santa Sofia (atual Mesquita de Santa Sofia) foi erigida entre os anos 532 e 537 e é considerada um dos maiores símbolos do Império Bizantino. Detalhes decorativos presentes em seu interior indicam a influência do cristianismo primitivo, bem como das civilizações clássicas, como a grega e a romana.
  • Com a conquista de Constantinopla pelos turcos otomanos, em 1453, a catedral foi transformada em uma mesquita. Há algumas décadas, Santa Sofia virou um museu, que foi visitado por milhões de pessoas, e em julho de 2020 voltou a ser uma mesquita.

O govêrno de Justiniano

A parte oriental do Império Romano foi menos afetada pêlas invasões dos povos germânicos do que a parte ocidental. Além disso, a capital do Império Romano do Oriente, Constantinopla, tornou-se um importante entreposto comercial, e, assim, o Império Bizantino tornou-se uma potência econômica e militar nos séculos seguintes.

Mesmo com forte influência romana, as heranças gregas e asiáticas fizeram com que a cultura bizantina tivesse características originais.

Mosaico. À esquerda, Justiniano, homem usando vestes azuis com detalhes em verde e amarelo, com adorno nos cabelos e um círculo em volta de sua cabeça. Ele está segurando a miniatura de uma construção com uma cúpula central. Centralizado, Virgem Maria, usando manto azul e um lenço sobre os cabelos. Ao redor de sua cabeça há um círculo. Ela está sentada, segurando uma criança no colo que está usando uma roupa dourada com uma aureola na cabeça. À direita, Constantino, homem usando adorno nos cabelos e círculo ao redor da cabeça, vestes azuis com detalhes em verde e amarelo. Ele está segurando com as mãos a miniatura de uma cidade. Ao fundo, parede amarela com letras e símbolos.
Detalhe de mosaico bizantino do século dez representando, à esquerda o imperador Justiniano segurando a mesquita de Santa Sofia, ao centro, a Virgem Maria e, à direita o imperador Constantino segurando a cidade de Constantinopla.

O Império Bizantino chegou ao apogeu no século seis, durante o reinado de Justiniano, entre 527 e 565. Justiniano procurou restaurar a autoridade do imperador em territórios antes controlados pêlo antigo Império Romano. êle também adotou uma política expansionista, conquistando povos do norte da África, da Península Itálica e da Península Ibérica.

A imperatriz Teodora, espôsa de Justiniano, foi bastante ativa na administração do Império. Sua influência foi essencial para promover políticas que tratassem da condição das mulheres no Império, como a garantia de herdar bens e propriedades em caso de divórcio.

Após a morte de Justiniano, em 565, vários territórios bizantinos foram, aos poucos, conquistados por outros povos. No entanto, Constantinopla resistiu a diversos ataques de exércitos inimigos e se manteve como a capital do Império Bizantino durante vários séculos.

Respostas e comentários
  • Ao abordar o tópico sôbre o govêrno de Justiniano, enfatize como o Império Bizantino congregou povos de várias origens, tanto oriundos da Ásia quanto da Europa, tornando-se, dêsse modo, um exemplo de diversidade cultural. Justiniano teve um papel político importante ao manter a região unida, fortalecendo fronteiras e tomando medidas administrativas favoráveis ao comércio, o intenso intercâmbio com árabes, asiáticos, gregos e também os povos que habitavam o norte da África, o sul da Itália, o sul da França e outros.
  • Mostre aos alunos que a imperatriz Teodora teve papel importante no govêrno bizantino, atuando na administração e exercendo grande influência em sua época. Aproveite êsse assunto para aprofundar a análise do papel das mulheres na Antiguidade, trabalhando a habilidade ê éfe zero seis agá ih um nove. Se necessário, retome os conteúdos sôbre a posição das mulheres na Grécia e em Roma, comparando-as com a posição da imperatriz Teodora.

A importância da religião

O Império Bizantino desenvolveu-se tendo o cristianismo como religião oficial. Assim, a religião cristã passou a influenciar a política e a cultura do Império.

Imagens sagradas estavam presentes nos mais diversos lugares das cidades bizantinas. Em Constantinopla, havia muitas construções religiosas, como igrejas e mosteiros, o que demonstra a importância que a religião teve no cotidiano bizantino.

O imperador era considerado o principal representante do deus cristão sôbre a Terra, e era atribuída a êle a responsabilidade de conduzir os bizantinos pelos caminhos da salvação.

Dessa maneira, diversos rituais religiosos faziam parte do cotidiano dos governantes, o que pode ser observado nas imagens que representam os imperadores e as imperatrizes, em que uma auréolaglossário aparece em tôrno da cabeça de cada um, atribuindo-lhes um caráter sagrado.

Mosaico. À esquerda, um homem com barba usando coroa e roupas com as cores verde e azul, decoradas com pedrarias. Ele está segurando um saco de tecido com as mãos. Ao redor de sua cabeça há um círculo. Ao lado, um homem com cabelos longos e barba marrom, usando um manto azul com detalhes em dourado. Ao redor de sua cabeça há um círculo com pequenos detalhes em branco e verde. Ele está sentado, segurando com as mãos um livro dourado com uma cruz. À direita, uma mulher usando coroa e roupas com detalhes em azul, verde e vermelho, decoradas com pedrarias. Ao redor de sua cabaça há um círculo. Ela está segurando com as mãos um pergaminho cilíndrico.
Detalhe de mosaico bizantino do século dez representando Jesus Cristo, o imperador Constantino e a imperatriz Zoé.
Ícone ‘Atividade oral’.

Questão 1.

Analise a imagem desta página e procure identificar as pessoas representadas. Descreva cada uma delas, citando as vestimentas, os objetos que elas têm nas mãos e os demais elementos do mosaico.

Respostas e comentários

Questão 1. Resposta nas orientações ao professor.

  • O conteúdo que retrata aspectos culturais da sociedade bizantina permite aos alunos valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, dando oportunidade ao trabalho com aspectos da Competência geral 3.
  • Explique que os conflitos entre a Igreja católica e os governantes do Império Romano do Oriente foram se agravando ao longo dos anos, assim como as maneiras de exercer sua religiosidade foram se diferenciando, o que levou ao chamado Grande Cisma do Oriente, um processo que dividiu as duas igrejas. A partir de então, passaram a existir duas instituições diferentes, uma que rege o catolicismo ocidental (Igreja Católica Apostólica Romana) e outra responsável pêlo catolicismo oriental (Igreja Católica Ortodoxa). Essa divisão, ocorrida durante a Idade Média, existe até os dias de hoje. Comente que existem grandes diferenças litúrgicas e disciplinares entre as duas igrejas. A principal delas é o não reconhecimento da primazia e da infalibilidade do papa por parte dos ortodoxos, os quais estão sob a tutela de um patriarcado.
  • Na questão 1, proponha uma análise coletiva da imagem. Peça aos alunos que comentem o que percebem, anote na lousa os comentários e, depois, solicite-lhes que respondam à questão.

Resposta

Questão 1. Espera-se que os alunos identifiquem no centro da imagem e em destaque a figura representando Jesus Cristo (com vestimenta azul e segurando um livro com uma cruz na capa), o imperador Constantino (à esquerda) e a imperatriz Zoé (à direita), representados com vestimentas coloridas e aparentemente elaboradas. As três personagens representadas no mosaico aparecem com uma auréola em tôrno da cabeça.

A cultura bizantina

A cultura bizantina foi amplamente influenciada pêla cultura de diferentes civilizações, como a persa, a romana e, principalmente, a grega.

As pessoas pobres geralmente não tinham acesso à educação, mas as crianças de famílias ricas começavam os estudos aos cinco ou seis anos de idade, e os ensinamentos eram baseados nos autores clássicos gregos. A Igreja não fazia oposição ao ensino de autores não cristãos, mas, a partir do govêrno de Justiniano, os professores universitários deveriam ser adeptos do cristianismo.

Grande parte do que conhecemos atualmente sôbre a música, a arquitetura, os mosaicos e os afrescos bizantinos está relacionada à religião. Diversas produções artísticas utilizaram o cristianismo como um dos principais temas. Entretanto, muitas vezes, a arte bizantina tinha influências orientais em suas técnicas de produção e estilo.

A arquitetura religiosa bizantina desenvolveu-se de maneira bastante original, e sua principal característica eram as abóbadasglossário em suas igrejas. O estilo bizantino também influenciou outras construções fóra do Império, como a basílica de São Marcos, na cidade de Veneza, na Itália.

Fotografia. Basílica, construção com cúpulas com cruzes no topo. A fachada tem colunas, portas e janelas em formato de arco. Na frente, diversas pessoas caminham em uma praça.
Turistas visitam a basílica de São Marcos, em Veneza, Itália, em 2021.

Quanto às opções de lazer no Império, algumas permaneceram semelhantes às romanas. As corridas de quadriga (carros puxados por quatro cavalos), por exemplo, eram muito populares, com espetáculos intercalados com apresentações de artistas e acrobatas ou desfiles de animais exóticos.

Respostas e comentários

O conteúdo referente aos aspectos culturais da sociedade bizantina, com destaque para a religião e para a arte, possibilita aos alunos analisar o mundo social e cultural com base nos conhecimentos das Ciências Humanas, considerando suas variações de significado no tempo e no espaço. êsse trabalho, portanto, permite abordar aspectos da Competência específica de Ciências Humanas 2.

História e Arte

A arte bizantina

Os artistas bizantinos dos séculos três a onze expressaram-se de diversas maneiras. Além de produzir objetos de uso cotidiano, como joias e relicários, êles projetaram igrejas e palácios, fizeram esculturas e decoraram artefatos religiosos, paredes e altares com diversas técnicas de mosaico e de pintura. Grande parte dessas obras de arte era solicitada pelos governantes como demonstração de poder e riqueza do Império.

Conheça a seguir alguns exemplos da arte bizantina.

A técnica do mosaico, já utilizada pelos romanos, teve bastante destaque na arte bizantina. Primeiramente, era feito um desenho na superfície e depois êle era preenchido com pequenas peças de vidro, de rocha, de ouro e de metais variados.

Mosaico 1. À esquerda, um homem usando tecido ao redor do corpo. Ao lado, Teodora, mulher usando chapéu e vestindo um manto marrom com pedrarias nos ombros. Ela segura com as mãos uma taça dourada decorada com pedrarias. À direita, uma mulher com tecido estampado na cabeça e no corpo. Teodora é proporcionalmente maior que as outras duas pessoas do mosaico.
Detalhe de mosaico bizantino do século seisrepresentando a imperatriz Teodora (ao centro).
Fotografia 2. Capa de um livro grande composto por pedras azuis e detalhes dourados. No centro, há uma cruz. Ao redor da cruz, dez pequenos círculos.
Capa de uma Bíblia bizantina do século nove, ornamentada com ouro e pedras preciosas.
Fotografia 3. Uma cruz dourada com  uma pessoa com os braços cruzados e um círculo ao redor da cabeça. Em cada lateral da cruz, há o busto de uma pessoa.
Joia bizantina do século dez em formato de cruz, representando Maria, mãe de Jesus, e o busto de dois santos.
Respostas e comentários
  • Estas páginas apresentam imagens de artefatos da cultura bizantina. Sua análise possibilita aos alunos elaborar questionamentos, hipóteses, argumentos e proposições em relação a documentos, interpretações e contextos históricos específicos, o que leva ao trabalho com aspectos da Competência específica de História 3.
  • Explique aos alunos que a arte bizantina era essencialmente cristã, dedicada ao serviço da Igreja. Algumas das características dessa arte incluíam as representações de figuras bíblicas, sobretudo do Novo Testamento; o gôsto pêlo decorativo e pelos adornos; o uso de mosaicos vitrificados e multicoloridos, produzidos com o objetivo de instruir os fiéis etcétera Informe que os bizantinos chamavam de ícone as pinturas feitas na madeira, em metal ou na parede, representando Cristo, Virgem Maria, santos, cenas bíblicas etcétera
  • A arte bizantina expressava também o poder do imperador, associando sua imagem ao divino e ao sagrado, como o responsável pêla manutenção da ordem terrena. Por causa dessa particularidade, essas representações seguiam alguns padrões, como personagens representadas frontalmente para estimular a veneração por parte do espectador; a desproporção entre elas, para denotar hierarquia religiosa; expressões faciais sisudas e peles em côres opacas, demonstrando a suscetibilidade humana.

Veja a seguir a análise de uma obra de arte bizantina.

Mosaico. Centralizado, Justiniano, homem usando coroa, manto marrom e um adereço vermelho no ombro. Ele está segurando um objeto redondo com as mãos. Sobre a cabeça dele há um círculo. Sobreposto à letra 'A'. Ao redor de Justiniano, três homens usando uma túnica branca com detalhe marrom na diagonal. Sobreposto à letra 'B'. À direita, homem calvo, usando uma túnica branca e uma estola nos ombros com uma cruz. Ele está segurando uma cruz dourada com pedras verdes. Sobreposto à letra 'C'. Seguido, dois homens usando túnica simples. Um está segurando um livro e o outro um pote de incenso. No extremo esquerdo do mosaico, um grupo de homens com uniformes vermelho, verde e amarelo, segurando com as mãos lanças e um escudo. Sobreposto à letra 'D'.
Detalhe de mosaico bizantino do século seis.

 A.  O imperador Justiniano foi representado em destaque na imagem, com uma auréola em tôrno da cabeça. Suas roupas e acessórios são mais adornados do que os das outras pessoas, e êle utiliza joias e uma túnica especial.

 B.  Os três homens que aparecem ao fundo são identificados como membros da nobreza, por causa do tipo de túnica característica que estão vestindo.

 C.  O bispo de Ravena, Maximiano, aparece do lado esquerdo de Justiniano e é representado segurando uma cruz de ouro e esmeraldas. sôbre êle há uma inscrição com seu nome.

 D.  Os soldados aparecem do lado direito de Justiniano e representam o poder terreno e militar do Império.

Agora, realize as atividades a seguir.

Ícone ‘Atividade oral’.

1. Descreva a obra de arte apresentada nesta página e identifique a técnica por meio da qual ela foi produzida.

Ícone ‘Atividade oral’.

2. Identifique o objeto que o bispo está segurando e relacione-o com um dos elementos da página anterior.

Respostas e comentários

1. Resposta: A obra é um mosaico bizantino. Há uma figura central, representada em destaque. Do seu lado esquerdo aparecem figuras relacionadas ao aspecto religioso e do seu lado direito há homens armados. A imagem é colorida e apresenta detalhes dourados.

2. Resposta: O objeto identificado é uma cruz e pode ser relacionado com o artefato 3.

As questões 1 e 2 propõem aos alunos a apreciação dos mosaicos, contribuindo para que valorizem diferentes manifestações artísticas e culturais, notadamente, a arte bizantina, o que propicia o desenvolvimento da Competência geral 3.

Um texto a mais

Com o objetivo de fundamentar o diálogo com o componente curricular de Arte, leia para os alunos o texto a seguir.

reticências

A arte bizantina tinha um objetivo: expressar a autoridade absoluta e sagrada do imperador, considerado o representante de Deus, com poderes temporais e espirituais. Para que a arte atingisse êsse objetivo uma série de convenções foi estabelecida reticências.

Uma dessas convenções foi a frontalidade, uma vez que a postura rígida da personagem representada leva o observador a uma atitude de respeito e veneração. Ao mesmo tempo, ao reproduzir frontalmente as figuras, o artista mostra respeito pêlo observador, que vê nos soberanos e nas figuras sagradas seus senhores e protetores.

Além da frontalidade, outras regras minuciosas foram impostas aos artistas pelos sacerdotes, como a determinação do lugar de cada personagem sagrada na composição e a indicação de como deveriam ser os gestos, as mãos, os pés, as dobras das roupas e os símbolos. Enfim, tudo o que poderia ser representado era rigorosamente e previamente determinado.

Passou-se também a retratar as personalidades oficiais e as personagens sagradas como se compartilhassem as mesmas características: assim, a representação de personalidades oficiais sugeria tratar-se de personagens sagradas reticências.

No mosaico reticências, o imperador Justiniano aparece com uma auréola, símbolo característico de figuras sagradas, como Jesus Cristo, os santos e os apóstolos. Igual tratamento foi dado à representação da imperatriz Teodora, localizada na mesma igreja.

reticências

PROENÇA, Graça. História da Arte. décima sétima edição São Paulo: Ática, 2007. página 54.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

  1. Por que a cidade de Bizâncio ficou conhecida como Nova Roma?
  2. O que motivou a escolha de Constantinopla como capital do Império Romano do Oriente?
  3. Por que o Império Romano do Oriente não entrou em declínio, enquanto o Império Romano do Ocidente passava por um processo de decadência?
  4. Quando ocorreu o apogeu do Império Bizantino? Quais acontecimentos marcaram êsse apogeu?
  5. Qual foi o papel da imperatriz Teodora na política do Império Bizantino?
  6. Explique como era o acesso à educação no Império Bizantino.
  7. Em que aspectos as civilizações grega e romana exerceram influência na cultura do Império Bizantino? Cite alguns exemplos.

Aprofundando os conhecimentos

8. Analise a imagem e responda às questões.

Mosaico. Destacando o busto de uma pessoa usando coroa, manto marrom e um adereço no ombro. Ao redor de sua cabeça há um círculo tracejado de vermelho com pequenos círculos brancos.
Obra bizantina do século seis.
  1. Qual foi a técnica utilizada na elaboração da obra apresentada?
  2. Identifique a inscrição que aparece na imagem. O que ela diz?
  3. Quem é a figura representada? Por meio de quais elementos da imagem você conseguiu fazer a identificação?
  4. Comente o papel dêsse sujeito histórico no Império Bizantino.
Respostas e comentários

1. Resposta nas orientações ao professor.

2. Resposta nas orientações ao professor.

3. Resposta nas orientações ao professor.

4. Resposta nas orientações ao professor.

5. Resposta nas orientações ao professor.

6. Resposta nas orientações ao professor.

7. Resposta nas orientações ao professor.

8. a) Resposta: A técnica utilizada foi a do mosaico.

8. b) Resposta: Na inscrição é possível identificar a palavra Justiniano.

8. c) Resposta: A figura representa o imperador Justiniano. É possível perceber pêla inscrição e também pelos elementos que compõem a figura do imperador, como a auréola em tôrno da cabeça, a coroa e o manto.

8. d) Resposta: Como imperador, Justiniano adotou uma política expansionista, conquistando povos do norte da África, da Península Itálica e da Península Ibérica. Além disso, restaurou a autoridade em tôrno da figura do imperador.

  • As atividades desta página permitem o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero seis agá ih um cinco, pois é possível que os alunos notem as dinâmicas de circulação de pessoas, mercadorias e culturas no Império Bizantino. A atividade 5 possibilita que os alunos identifiquem o papel da imperatriz Teodora no govêrno de Justiniano, visto que ela exerceu grande influência na conquista de direitos relativos às mulheres, favorecendo o trabalho com a habilidade ê éfe zero seis agá ih um nove.
  • É importante que os alunos percebam que houve o trânsito de pessoas e mercadorias nos territórios do império. Com base nisso, a atividade 7 contribui com o desenvolvimento de aspectos da Competência específica de História 5.
  • A atividade 8 apresenta uma obra bizantina do século seis e indica, pêlas suas questões, meios de analisar a iconografia como fonte histórica, um aspecto da Competência específica de História 6.

Respostas

1. Por causa das grandes construções promovidas pêlo imperador romano Constantino, como construções de aquedutos, banhos públicos, teatros e igrejas cristãs.

2. A escolha da cidade foi motivada por sua localização geográfica entre a Europa e a Ásia, local por onde passavam diversas rotas comerciais de grande relevância, além de apresentar condições naturais que contribuíam para sua defesa.

3. Porque as invasões ao Império Romano do Oriente não afetaram tanto a região devido às condições econômicas e militares do Império.

4. O apogeu do Império Bizantino ocorreu no século seis, durante o reinado de Justiniano. Entre os acontecimentos que marcaram êsse apogeu, podemos citar a restauração da autoridade do imperador em territórios antes controlados pêlo antigo Império Romano e a conquista de novos territórios.

5. Ela foi atuante no govêrno de Justiniano e muito importante nas questões que tratavam da condição das mulheres no Império, como a garantia de receber bens e propriedades em caso de divórcio.

6. Geralmente, o acesso à educação era restrito às pessoas mais ricas, que começavam seus estudos aos 5 ou 6 anos de idade.

7. As obras literárias e filosóficas de autores gregos foram fundamentais na educação dos jovens bizantinos. Os romanos influenciaram os bizantinos em diversos aspectos, como na arte e nas atividades de lazer, em espetáculos públicos e corridas puxadas a cavalo.

9. Leia o texto e a manchete. Depois, responda às questões.

reticências Construída pêlo imperador Justiniano em 537 Depois de Cristo reticências, a basílica é o grande marco do Império Bizantino que perdurou de 330 Depois de Cristo a 1453 Depois de Cristo, data em que Constantinopla foi tomada pelos turcos otomanos. Nesta época, , o Conquistador, apoderou-se da basílica para o islamismo e a transformou em mesquita.

reticências

A inscrição da basílica na Lista do Patrimônio Mundial ocorreu em 1985, em razão da inscrição de toda Área Histórica de Istambul reticências.

RIBAS, Giovanna Paola Primor. Patrimônio cultural edificado: o caso da basílica de Santa Sofia. Revista Espaço Acadêmico, ano treze, número 144, 2013. página 6869. Disponível em: https://oeds.link/sWWae9 Acesso em: 16 março 2022.

Santa Sofia, que foi igreja e mesquita, termina restauração após 17 anos

Disponível em: https://oeds.link/EOQnyQ Acesso em: 16 março 2022.

  1. Comente o período histórico em que o templo de Santa Sofia foi construído.
  2. Por que essa construção é considerada um Patrimônio Mundial?
  3. Qual é a informação transmitida pêla manchete? Como é possível relacioná-la com o texto?
  4. Explique a importância da manutenção, conservação e restauração de obras consideradas Patrimônio da Humanidade.
  1. sôbre o Império Romano do Oriente, copie em seu caderno a resposta correta.
    1. Constantinopla (atual Istambul, na Turquia) foi escolhida a capital do Império por causa de sua posição geográfica – entre a Europa e a Ásia, local que ligava rotas comerciais de grande importância.
    2. Mesmo com forte influência germânica, a cultura formada no Império Bizantino tinha características originais.
    3. A espôsa de Justiniano, a imperatriz Teodora, não participava politicamente das decisões do Império, pois naquele tempo não era comum que as mulheres tivessem voz ativa.
    4. O imperador não exercia nenhum papel religioso, pois o Império Bizantino era laico, ou seja, política e religião não se misturavam.
Respostas e comentários

Professor, professora: Ao realizar a atividade 9, relembre os alunos de que originalmente o templo de Santa Sofia foi construído para ser uma basílica, ou seja, uma igreja católica, porém, atualmente, ela é uma mesquita.

9. a) Resposta: Santa Sofia foi construída no século seis na cidade de Constantinopla, antiga capital do Império Bizantino. Sob as ordens do imperador Justiniano, ela foi ricamente adornada com mosaicos e com detalhes em ouro e prata, indicando a riqueza do Império. Ela foi o grande marco dos bizantinos.

9. b) Resposta: Por sua importância histórica e artística, sendo considerada o grande marco do Império Bizantino.

9. c) Resposta: A manchete trata da restauração de Santa Sofia, que foi inscrita como Patrimônio Mundial no ano de 1985, assunto comentado no texto.

9. d) Resposta: Ao propor a atividade, espera-se que os alunos comentem a importância dessas ações, com a finalidade de preservar a memória e a história de um lugar e de seu povo.asterisco

asteriscoO objetivo aqui é assimilar a reflexão dos alunos, que podem relacionar os temas apresentados nos textos citados a assuntos contemporâneos. Após desenvolver individualmente a atividade, os alunos podem discutir entre êles o que responderam.

10. Resposta: Alternativa a.

  • A atividade 9 favorece o desenvolvimento da Competência específica de Ciências Humanas 3, uma vez que os alunos deverão identificar, comparar e explicar a intervenção do ser humano na natureza e na sociedade, notadamente a respeito da construção da basílica de Santa Sofia pêlo imperador Justiniano, em 537.
  • Para complementar a abordagem dessa atividade, peça aos alunos que comentem se conhecem ou já ouviram falar em outros patrimônios da humanidade. Se necessário, cite alguns para a turma, como a cidade de Ouro Preto em Minas Gerais, a Estátua da Liberdade em Nova iórque, o Plano Piloto de Brasília, a cidade de no Peru, entre muitos outros.
  • Ao desenvolver a compreensão dos alunos a respeito da divisão do Império Romano e da fórma que se equilibrou o poder político e econômico na porção do Oriente, a atividade 10 possibilita o trabalho com a habilidade ê éfe zero seis agá ih um três.

O tema é reticências

Educação em direitos humanos

As condições de moradia

Nas antigas cidades romanas, havia diversos tipos de moradias. Nas cidades maiores, moradias precárias conhecidas como ínsulas eram bastante comuns e habitadas por grande parte da população.

As ínsulas eram geralmente construídas com materiais mais frágeis, que deterioravam facilmente com o tempo, apresentando problemas estruturais, como rachaduras nas paredes. Além disso, tentativas de cozinhar e de aquecer as residências usando fogões a lenha aumentavam o risco de incêndios.

Ilustração. Vista de uma construção dividida em quatro andares, sendo: No quarto andar, três cômodos pequenos. Há uma pessoa em um dos cômodos. Sobreposto à letra 'A'. No terceiro andar, dois cômodos com janelas. Há rachaduras nas paredes. Sobreposto à letra 'B'. No segundo andar, um cômodo amplo. Há uma mulher usando um vestido e um homem na janela. As paredes são decoradas com detalhes em verde e vermelho. Sobreposto à letra 'C'. No primeiro andar, parte térrea, um cômodo grande e alto, com prateleiras e mercadorias expostas. Sobreposto à letra 'D'. Há pessoas caminhando na rua e na calçada.

Esta ilustração é uma representação artística contemporânea produzida com base em estudos históricos.

Fontes de pesquisa: BENEVOLO, Leonardo. História da cidade. São Paulo: Perspectiva, 2003. página 163164. , LIUÍS. A cidade na história: suas origens, transformações e perspectivas. Tradução: da Silva. São Paulo: Martins Fontes, 1998. página 242253.

A. Para aproveitar melhor o espaço ocupado, as ínsulas costumavam ter até seis andares divididos em várias residências.

B. Os andares superiores eram habitados pêla população mais pobre. As residências eram menores e não havia aquecimento, rede de esgôto ou sistema de abastecimento de água.

C. As residências maiores ficavam nos primeiros andares.

D. No térreo, era comum que houvesse lojas abertas para a rua.

Respostas e comentários

Objetivos

  • Analisar as condições de moradia dos habitantes das ínsulas romanas.
  • Perceber que o problema da precariedade das habitações existe em muitos lugares e em tempos diferentes, inclusive no Brasil atual.
  • Refletir sôbre possíveis soluções para o problema das habitações precárias no Brasil.
  • Os temas contemporâneos transversais Saúde e Educação em direitos humanos podem ser explorados com os alunos ao longo desta seção, cujo intuito é levá-los a perceber a permanência das dificuldades ao acesso à moradia digna.
  • Converse com os alunos sôbre a questão da formação das moradias precárias e comente que êsse é um processo que vem ocorrendo há décadas em nosso país, além de acontecer em diversas cidades brasileiras, e não apenas nas metrópoles. Explique que os motivos que levam as pessoas a formar moradias nesses lugares e ali permanecer são diversos e grande parte deles está associada à marginalização, sofrida por uma parcela considerável dessa população, em razão de fatores históricos arraigados, somados ao descaso do poder público.
  • fatores contribuem para que as condições de vida dos moradores dessas áreas sejam precárias, pois deles decorre a falta de serviços básicos, como iluminação pública, distribuição de água, rede de esgotos, coleta de lixo, segurança, entre outros.
  • Fique atento para o caso de haver alunos que vivem em moradias precárias. Se um deles se sentir à vontade, peça-lhe que conte aos colegas sôbre o dia a dia no bairro onde vive, ressaltando aspectos positivos de seu cotidiano. Depois, pergunte a êle e à turma como um todo qual é o papel do poder público e também da sociedade na promoção de melhorias nesses lugares. Em abordagens como essas, fique atento para que nenhum aluno sofra qualquer tipo de constrangimento.
  • O assunto abordado na seção possibilita um diálogo com o componente curricular de Geografia. Proponha um trabalho conjunto com o professor dêsse componente e expliquem para os alunos que grande parte das moradias precárias é formada em decorrência do crescimento urbano desordenado. Além disso, o assentamento dessas habitações em lugares frágeis, frequentemente atingidos pêlas chuvas, implica grandes riscos de erosão e de desabamento, ameaçando a vida da população que vive no local.

Moradias no Brasil hoje

Atualmente, no Brasil, muitas moradias não possuem serviços básicos, como sistema de esgôto e abastecimento de água. Além disso, algumas delas localizam-se em áreas que colocam em risco a saúde e a vida de seus moradores, como as que ficam próximas a lixões ou a encostas de morros e que estão sujeitas a deslizamentos.

Moradias precárias

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (í bê gê É), em 2020, havia no país mais de 5 milhões de domicílios em condições precárias no Brasil.

Agora, responda às questões a seguir.

Ícone ‘Atividade oral’.

1. Quais eram os principais problemas enfrentados pelos moradores das ínsulas nas antigas cidades romanas?

Ícone ‘Atividade oral’.

2. Quais são os problemas de moradia existentes no Brasil atualmente? De que maneira problemas comprometem a qualidade de vida de seus moradores? Compare problemas com os enfrentados pelos moradores das ínsulas romanas. Em que eles são parecidos? Em que são diferentes?

Ícone ‘Ciências Humanas em foco’.
Ícone ‘Em grupo’.

3. Forme um grupo com mais dois colegas para pesquisar se em sua cidade ou estado há projetos que visam melhorar a situação das populações que vivem em condições precárias. Se houver, quais projetos são ? Como êles funcionam?

Ilustração. Diversas moradias coloridas amontoadas e sobrepostas. Entre elas há varais com roupas penduradas, escadas e antenas de televisão. Em algumas delas há rachaduras nas paredes.
Respostas e comentários

Questões 1 a 3. Respostas nas orientações ao professor.

As questões 1, 2 e 3, ao promoverem a análise e a comparação do processo de moradia da Roma Antiga e do Brasil atualmente, permitem que os alunos relacionem acontecimentos e processos de transformação e manutenção das estruturas sociais ao longo dos anos, trabalhando, dessa maneira, aspectos da Competência específica de História 2.

Ícone ‘Ciências Humanas em foco’.

A pesquisa proposta na questão 3 contribui para trabalhar aspectos da Competência específica de Ciências Humanas 6, pois permite aos alunos o desenvolvimento de reflexões e argumentos a respeito dos problemas de moradia na Roma Antiga e no Brasil atual, envolvendo conteúdos de História e de Geografia. Além disso, permite que os alunos exercitem uma reflexão sôbre a responsabilidade voltada para o bem comum e a construção de uma sociedade mais justa ao questionar de que modo os problemas de moradia comprometem a qualidade de vida da população afetada.

Respostas

1. Os principais problemas enfrentados pelos moradores das ínsulas eram riscos de incêndios, rachaduras nas paredes, estrutura frágil, péssimas condições de higiene.

2. No Brasil, existem diversos problemas que atingem as moradias, como a falta de saneamento básico, a ausência de sistema de esgoto e de abastecimento de água; a localização em áreas de grande risco à saúde e à vida de seus moradores, perto de lixões ou de encostas de morros, sujeitas a desmoronamentos. Alguns dêsses problemas são semelhantes aos das ínsulas, a exemplo da falta de abastecimento de água e de rede de . No entanto, no Brasil, como muitas dessas moradias se situam em regiões de morros, elas sofrem com problemas de deslizamentos, o que era menos recorrente na Roma Antiga.

3. Resposta pessoal. Oriente os alunos a pesquisar no site da prefeitura da cidade onde moram do govêrno estadual. Com essa atividade, pretende-se que êles percebam a importância de conhecer mais o lugar onde vivem e se sensibilizem com relação aos problemas contemporâneos, aos quais devem ser solidários.

O que eu estudei?

Faça as atividades em uma folha de papel avulsa.

1. Os romanos foram uma das principais civilizações da Antiguidade Ocidental. Sua longa história pode ser dividida em três períodos principais, considerados com base em sua fórma de govêrno. Em uma folha de papel avulsa, relacione cada período a algumas de suas características correspondentes, indicadas a seguir.

A. Monarquia

B. República

C. Império

1. Momento de grandes conquistas territoriais e da , que terminou com a queda de Roma, em 476 antes de Cristo

2. Período de grande luta pêla participação política dos plebeus, entre 509 antes de Cristo e 27 antes de Cristo

3. Período de construção de Roma, entre 753 antes de Cristo e 509 antes de Cristo, marcado pêla forte influência etrusca.

2. As expressões artísticas romanas foram muito importantes para que as gerações futuras conhecessem seus modos de vida. sôbre movimentos, analise as imagens a seguir e responda às questões.

Pintura. À esquerda, três mulheres com tecido ao redor do corpo e uma criança sem vestes. Uma das mulheres segura uma bandeja com alimentos. Centralizado, Uma mulher com tecido ao redor do corpo e na cabeça. Ela está com a mão sobre uma mesa enquanto duas mulheres à rodeiam. Ao lado, um homem em pé com tecido caindo sobre suas pernas. À direita, duas pessoas sentadas perto de animais. Seguido, outra mulher em pé.
Detalhe de afresco romano representando a iniciação ao culto de Deméter, nas ruínas da cidade de Pompeia, na Itália.
Mosaico. À esquerda, um homem com barba usando coroa e roupas com as cores verde e azul, decoradas com pedrarias. Ele está segurando um saco de tecido com as mãos. Ao redor de sua cabeça há um círculo. Ao lado, um homem com cabelos longos e barba marrom, usando um manto azul com detalhes em dourado. Ao redor de sua cabeça há um círculo com pequenos detalhes em branco e verde. Ele está sentado, segurando com as mãos um livro dourado com uma cruz. À direita, uma mulher usando coroa e roupas com detalhes em azul, verde e vermelho, decoradas com pedrarias. Ao redor de sua cabaça há um círculo. Ela está segurando com as mãos um pergaminho cilíndrico.
Mosaico bizantino representando a Virgem Maria e o menino Jesus com o imperador e a imperatriz.
  1. As imagens apresentadas estão relacionadas a quais períodos da história romana? Como você chegou a essa conclusão?
  2. Como as duas imagens representam a religião?
  3. De acôrdo com as imagens, de que modo a relação entre os seres humanos e os deuses se transformou entre um período e outro?
Respostas e comentários

1. Resposta: A – 3; B – 2; C – 1.

2. a) Resposta nas orientações ao professor.

2. b) Resposta nas orientações ao professor.

2. c) Resposta nas orientações ao professor.

1. Objetivo

Essa atividade permite avaliar se os alunos compreenderam o processo de formação da Roma Antiga e suas configurações sociais e políticas, dialogando com a habilidade ê éfe zero seis agá ih um um.

Como proceder

Caso algum aluno tenha dificuldade, solicite-lhe que retome as principais características da Monarquia, da República e do Império na Roma Antiga, relacionando-as com as características citadas na atividade.

2. Objetivo

Essa atividade permite avaliar se os alunos compreendem aspectos do conceito de Antiguidade Clássica e seus impactos na tradição ocidental, notadamente pêla análise do afresco romano, contemplando, assim, aspectos da habilidade ê éfe zero seis agá ih zero nove. Ela possibilita trabalhar também a habilidade ê éfe zero seis agá ih um quatro ao identificar fórmas de contato entre Império Romano do Ocidente e Império Romano do Oriente por meio da análise do afresco romano e do mosaico bizantino.

Como proceder

Caso algum aluno apresente dificuldade, peça-lhe que leia atentamente as legendas e descreva as imagens, comentando como estão caracterizadas as personagens. Em seguida solicite que refaça a atividade.

Respostas

2. a ) A primeira imagem se refere ao período de grande desenvolvimento do Império Romano, anterior ao ano 79, quando Pompeia foi coberta pêlas cinzas do vulcão Vesúvio. A segunda se refere ao período em que a capital do Império tinha sido transferida para Constantinopla e o Império havia se convertido ao cristianismo, pois os imperadores estão ao lado da Virgem Maria e do menino Jesus.

b ) A primeira imagem conta um momento da história da deusa da agricultura, Deméter. Os humanos estão próximos a ela e o afresco celebra o politeísmo. Na segunda imagem, a Virgem Maria é centralizada e os imperadores usam auréolas, indicando sua ligação com o divino, celebrando o monoteísmo.

c ) Na primeira imagem, os humanos colocam-se em posição de servidão à deusa Deméter, ainda que estejam muito próximos a ela, indicando uma relação direta entre humanos e deuses romanos. Na segunda imagem, imperadores sentam-se perto da Virgem Maria, mas mantêm distância e são retratados como figuras menores, indicando a centralidade do monoteísmo.

3. O Império Romano começou a entrar em decadência no século três. sôbre isso, leia com atenção o texto a seguir e responda às questões.

reticências

Com Diocleciano, tem início um dos programas de reformas mais importantes da História Romana, com o advento da restauração do Império. O Estado foi transformado em uma monarquia absoluta, na qual o imperador possuía a autoridade máxima, baseada na escravidão, na servidão dos camponeses livres, na burocracia estatal e no exército. Como modêlo, Diocleciano copiou as monarquias orientais, nas quais tudo o que cercava o rei era considerado sagrado.

Desde a crise do século três, os povos germânicos começam a invadir as fronteiras do Império, procurando novas terras. Os imperadores do perío­do aceitaram pacificamente povos no início, desde que atuassem como colonos, trabalhando na terra, exercendo a função de vigilantes de fronteira, como uma fôrça militar própria e praticamente independente, comandada por seus chefes. São aceitos em um sistema federado. Aos poucos, começam a ser assimilados pêlo exército romano. Seus chefes chegam a atingir as mais altas funções dentro do Império. reticências

, Claudio . As invasões germânicas e o Império Romano: conflitos e identidades no Baixo Império. História: questões & debates, Curitiba, volume 4849, número 12, 2008. página 138139. Disponível em: https://oeds.link/0AwiiS Acesso em: 5 março 2022.

  1. De acôrdo com o texto, como o imperador Diocleciano tentou contornar a crise iniciada no século três no Império Romano?
  2. Quais funções os povos germânicos cumpriram dentro do Império Romano?
  3. De acôrdo com o texto, é possível afirmar que os povos germânicos foram invasores do Império Romano? Por quê?
  1. A escravidão foi um dos pilares do desenvolvimento da Roma Antiga. sôbre êsse tema, analise esta imagem e responda às questões a seguir.
    1. Quem são os sujeitos históricos que aparecem na imagem?
    2. Como um indivíduo se tornava escravizado na Roma Antiga?
Relevo. À esquerda, uma pessoa com capacete segurando uma corda presa ao pescoço de duas pessoas. Elas estão andando em fileira.
Detalhe de relêvo do século dois representando um soldado romano conduzindo escravizados.
Respostas e comentários

3. a) Resposta: Diocleciano criou várias reformas no Império. êle centralizou o poder e deu máxima autoridade ao imperador, tendo como base os modelos orientais.

3. b) Resposta nas orientações ao professor.

3. c) Resposta nas orientações ao professor.

4. a) Resposta: A imagem apresenta um soldado romano carregando dois indivíduos escravizados. É possível identificá-los porque os escravizados estão com correntes no pescoço.

4. b) Resposta: Um indivíduo se tornava escravizado principalmente ao ser capturado em guerras e por ter dívidas que não pudesse pagar.

3. Objetivo

Essa atividade permite avaliar se os alunos conseguem descrever a crise do Império Romano e o papel fundamental que os povos germânicos tiveram nesse processo, contribuindo para o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero seis agá ih um cinco.

Como proceder

Caso algum aluno tenha dificuldade, solicite a êle que releia os enunciados das questões propostas e, na sequência, peça-lhe que leia novamente o texto. Questione-o sôbre a relação da crise do Império Romano com as invasões germânicas e depois solicite que faça novamente a atividade.

Respostas

3. b ) Os povos germânicos se tornaram colonos do Império, trabalhando no campo, vigiando as fronteiras e participando do exército imperial. Seus chefes ganharam cargos importantes no Império Romano.

c ) Sim, porque êles ultrapassaram as fronteiras do Império a partir do século três, mas foram assimilados pelos imperadores romanos e passaram a fazer parte da organização social imperial.

4. Objetivo

Esta atividade permite avaliar se os alunos compreenderam as características da escravidão na Roma Antiga, conhecimento necessário para desenvolver alguns aspectos da habilidade ê éfe zero seis agá ih um sete.

Como proceder

Caso algum aluno tenha dificuldade, peça-lhe que leia a legenda da fonte histórica e que retome o conteúdo referente a êsse tema, abordado no tópico A escravidão no campo e na cidade, da página 189. Depois, peça-lhe que escreva no caderno um texto sôbre como um indivíduo era escravizado na Roma Antiga e a diversidade de trabalho que uma pessoa escravizada podia exercer. Para finalizar, solicite-lhe que apresente seu texto para os colegas e que responda às questões na sequência.

Glossário

Auréola
: círculo com que pintores e escultores frequentemente envolvem a cabeça das personagens consideradas sagradas.
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Abóbada
: construção arqueada com fôrma semelhante à de um teto curvilíneo.
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