UNIDADE 7  O mundo árabe e o islamismo

Fotografia. Vista de cima de diversas pessoas ordenadas uma do lado da outra em um grande cômodo com colunas ornamentadas e luminária no centro. A maioria delas está ajoelhada com a cabeça encostada no chão. Ao redor, há pessoas sentadas em cadeiras.
Seguidores do islamismo celebrando o fim do Ramadã em uma mesquita localizada na cidade de São Paulo, São Paulo, em 2019.
Respostas e comentários
  • Converse com os alunos sôbrea foto da página de abertura, perguntando-lhes as características que conseguem perceber na mesquita e nas pessoas representadas. Comente que as mesquitas são templos dedicados ao culto religioso muçulmano e existem em diversas cidades do mundo todo. Se possível, mostre aos alunos fotos de mesquitas brasileiras próximas à região onde vivem ou cite exemplos como o Centro Cultural Islâmico, em Salvador, e a Mesquita Êbnú , em Curitiba.
  • Chame a atenção deles para o fato de apenas homens estarem rezando e peça-lhes que opinem sôbre o porquê disso. Depois, explique a êles que a religião islâmica faz certas restrições à presença feminina nas mesquitas no local em que ficam os homens, e, por isso, homens e mulheres permanecem separados.
  • Aproveite a oportunidade para ressaltar a importância da livre manifestação de crenças e da tolerância e do respeito à diversidade religiosa, que devemos ter com todas as pessoas. Essas atitudes contribuem para que os alunos desenvolvam o respeito ao próximo e a empatia. Não permita a disseminação de preconceitos durante a discussão.
  • Caso exista algum aluno muçulmano na turma, e se êle se sentir confortável, peça-lhe que comente as características mais importantes de sua religião.
  • Grande parte das mesquitas tem estrutura parecida, com plantas retangulares. Algumas dessas partes são o , estrutura arquitetônica da parte interna, em formato de arco, que aponta a direção da cidade de Meca; e o salão de orações, local onde acontece a reunião de fiéis, normalmente dividido entre homens e mulheres. A mesquita é também considerada importante centro de interação social para os muçulmanos.
  • A imagem e as questões apresentadas nas páginas de abertura possibilitam trabalhar aspectos da Competência específica de Ciências Humanas 1, uma vez que abordam a prática da religiosidade, um direito fundamental do ser humano. É essencial que os alunos compreendam a importância de respeitar as diferenças e combater toda fórma de opressão ou preconceito. Em relação às mulheres muçulmanas, comente que a ideia de igualdade entre homens e mulheres e a luta para que elas tenham seus direitos respeitados envolve um processo que passa por transformações, sendo evidentes as conquistas e a garantia de diversos direitos ao longo dos últimos anos.

Você sabia que o islamismo é a segunda maior religião do mundo em número de seguidores?

O islamismo é uma religião monoteísta que surgiu no Oriente Médio no século sete, e seus seguidores são chamados de muçulmanos.

Nesta unidade, vamos conhecer um pouco sôbre os fundamentos dessa religião e sua história, além de diversos aspectos da cultura islâmica e sua difusão pêlo mundo.

Iniciando a conversa

  1. Você sabe o que é o Ramadã?
  2. Você sabe onde, geralmente, os muçulmanos se reúnem para realizar as cerimônias religiosas como a mostrada na imagem?
  3. O que o islamismo tem em comum com outras religiões praticadas no Brasil? E o que tem de diferente? Cite exemplos.

Agora vamos estudar...

  • a origem do islamismo;
  • a expansão do islamismo e o Império Islâmico;
  • os cinco pilares da religião islâmica;
  • as contribuições da cultura islâmica no Ocidente.
Respostas e comentários

Questões 1 a 3. Respostas nas orientações ao professor.

Aproveite as questões 1 a 3 desta página para mapear os conhecimentos prévios dos alunos sôbre o islamismo. Estas atividades, realizadas com base em um recurso imagético para auxiliar na composição de respostas, contemplam aspectos da Competência específica de História 3. Ao sugerir aos alunos que comparem o islamismo com outras religiões, a questão 3 ainda favorece o desenvolvimento de atitudes de pesquisa e investigação, validando suas hipóteses e contribuindo para lhes aguçar a curiosidade. Além disso, a reflexão proposta pêla atividade leva os alunos a comparar elementos do islamismo com sua própria realidade, criando proposições, hipóteses e argumentos envolvendo um contexto específico. Durante a atividade, aproveite para romper estereótipos e preconceitos dos alunos a respeito do islamismo e de outras religiões.

Respostas

1. Resposta pessoal. O Ramadã acontece no nono mês do calendário islã, no qual ocorre a prática do jejum (); tem o significado de renovação da fé, estímulo à prática da caridade e ao convívio familiar. Na imagem, as pessoas estão celebrando o fim do Ramadã, fazendo orações reunidas em um templo de sua religião.

2. Resposta pessoal. Com base nos conhecimentos prévios, os alunos deverão citar que os muçulmanos praticam as cerimônias religiosas nas mesquitas.

3. Neste questionamento, os alunos deverão compartilhar o que sabem a respeito das religiões praticadas no Brasil. Auxilie-os na resposta para que identifiquem alguns elementos em comum nessas religiões, como práticas de rituais e orações, monoteísmo (se comparadas ao judaísmo e ao cristianismo), peregrinação a locais sagrados e valorização da solidariedade e da caridade. Como diferenças, êles podem citar especificidades em relação a alguns rituais, utilização de vestes típicas, diferença entre os líderes de cada religião, entre outras.

 CAPÍTULO 17  Os árabes e a formação do islamismo

Ao estudarmos a história dos povos árabes, podemos perceber diversos aspectos culturais e contribuições dêsses povos que estão presentes em nosso cotidiano, na Matemática, na Medicina, na Literatura e na culinária, por exemplo.

A Península Arábica

A Península Arábica se localiza no Oriente Médio. Em grande parte de seu território predomina um clima quente e árido, com a presença de desertos e estepes (tipo de vegetação rasteira). Entre os séculos seis e sete, essa região era habitada por povos distintos que compartilhavam um aspecto cultural comum: a língua árabe.

Entre povos estão os beduínosglossário , árabes nômades que se reuniam em clãsglossário e viviam da criação de camelos, carneiros e cabras. Além disso, os beduínos comercializavam produtos com outros povos pêlo deserto, por meio de grandes caravanasglossário .

Havia também os povos sedentários, que se estabeleceram em regiões próximas a oásis (locais do deserto que apresentam solo fértil) e viviam da agricultura e do comércio. No sul da península, outros grupos árabes se fixaram e formaram cidades por onde passavam comerciantes e viajantes de diferentes partes do mundo.

A Península Arábica (século VII)

Mapa. A Península Arábica (século 7). Mapa destacando o território da Península Arábica entre o Oceano Índico, o Golfo Pérsico e o Mar Vermelho. Conforme a legenda: Península Arábica: Composta pelas regiões de Hijaz, Omã e Iêmen. Cidades destacadas: Medina e Meca. Na parte inferior à esquerda, planisfério destacando parte da Ásia, África e Europa. À direita, representação da rosa dos ventos e escala de 490 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: quínder,rrérman; ríguelmân, vérner. The Penguin Atlas of World History. Lôndon: Pêngüim búks, 2003. página 134.

Ícone ‘Atividade oral’.

Questão 1.

Em qual continente se localiza a Península Arábica?

Respostas e comentários

Questão 1. Resposta: Na Ásia. Para tirar melhor proveito dessa questão, incentive os alunos a identificar onde se localiza o norte e o sul da península, por quais mares ela é banhada e quais países se localizam nessa região atualmente.

Objetivos do capítulo

  • Conhecer a história e a cultura do povo árabe.
  • Compreender a origem do islamismo.
  • Entender o processo de expansão do Império Islâmico.
  • Perceber a existência da população islâmica em diferentes partes do mundo.

Justificativas

Os conteúdos abordados neste capítulo são relevantes para que os alunos reconheçam as dinâmicas de circulação de culturas, pessoas e mercadorias ao do Mar Mediterrâneo, envolvidas na formação do islamismo, o que favorece o trabalho com a habilidade ê éfe zero seis agá ih um cinco.

Os alunos também analisarão o conceito de Império Islâmico e discutirão as distintas fórmas de adaptação, contato e exclusão entre os povos árabes, os povos dominados e os reinos europeus, abordagem que contribui para desenvolver as habilidades ê éfe zero seis agá ih um três e ê éfe zero seis agá ih um quatro.


  • Neste capítulo, serão trabalhadas as habilidades ê éfe zero seis agá ih um quatro e ê éfe zero seis agá ih um cinco, respectivamente, pôsto que a análise de aspectos da história do islamismo possibilita identificar diferentes fórmas de contato, adaptação ou exclusão entre populações em diferentes tempos e espaços e uma vez que a expansão do Império Islâmico circunscreve-se na análise das dinâmicas de circulação de pessoas, produtos e culturas no Mediterrâneo.
  • A abordagem do capítulo favorece o trabalho com a Competência específica de História 4, pois permite compreender a existência de diferentes visões e perspectivas em relação a outras culturas e povos, possibilitando uma discussão sôbre ética, inclusão, diversidade, entre outros aspectos.
  • Comente com os alunos que Maomé é considerado o profeta dos islâmicos, e seu nome, murrãmad, em árabe, quer dizer “o louvado”. A pregação de Maomé teve início na cidade de Meca, que, antes do desenvolvimento do islamismo, era um importante centro politeísta da Península Arábica.
  • Na questão 1, ao analisar o mapa da página, compare-o com um mapa atual da região, para que os alunos percebam a configuração política atual. A atividade auxilia o exercício do saber geográfico, visto que os alunos farão uma leitura atenta do mapa e criarão relações entre as questões políticas e a delimitação de fronteiras do mundo árabe. Também possibilita aos alunos utilizar as linguagens cartográfica, gráfica e iconográfica para desenvolvimento do raciocínio espaço-temporal relacionado à localização e distância, entre outros aspectos da Competência específica de Ciências Humanas 7.

O nascimento do islamismo

Os povos árabes eram politeístas, ou seja, cultuavam diversos deuses. No entanto, por volta de 610, Maomé, um comerciante da cidade de Meca, passou a fazer pregações sôbre a existência de um único Deus (Alá, em árabe).

Segundo narrativas religiosas, Maomé teria recebido a visita do arcanjoglossário Gabriel, o qual lhe fez revelações sôbre Alá.

De acôrdo com essas revelações, caberia a Maomé a tarefa divina de difundir aos seres humanos a mensagem de Alá, originando, assim, o islamismo (também chamado islão ou islã), palavra de origem árabe que significa “rendição, submissão”. Por êsse motivo, êle é considerado um profetaglossário pelos seguidores dessa religião.

Gravura. À esquerda, anjo Gabriel  usando coroa e beca bege e com asas nos braços. Ele está inclinado com a mão esquerda levantada, e o dedo apontado para a direita. À direita, Maomé, homem com cabelos pretos e lisos usando turbante e tecido branco ao redor do corpo. Ele está sentado sobre uma pedra com as mãos sobre os joelhos.
Representação do momento em que o arcanjo Gabriel faz as primeiras revelações a Maomé. Detalhe de iluminura extraída da obra , escrita por no século catorze.

O islamismo e o Alcorão

O islamismo é, portanto, uma religião monoteísta, baseada na crença em um Deus único (Alá). Os seguidores dessa religião são chamados muçulmanos, e seu livro sagrado, o Alcorão, no qual estão reunidas todas as revelações de Deus a Maomé.

Ao transmitir os ensinamentos de Deus a seus seguidores, Maomé recitava as palavras assim como as teria recebido de Gabriel. Por êsse motivo, os muçulmanos acreditam que o Alcorão reproduz as próprias palavras de Deus.

Fotografia. Meninas usando vestimentas com mangas compridas e cabeça coberta por tecido. Elas estão sentadas sobre um tapete vermelho, segurando um livro aberto com as mãos.
Muçulmanas estudando o Alcorão, em Gaza, Faixa de Gaza, em 2020.
Respostas e comentários
  • Explique aos alunos que Islã (ou Islão), com inicial maiúscula, é a palavra utilizada para se referir ao conjunto de povos que professam o islamismo e que o nome da religião fundada por Maomé, ou seja, islamismo, também pode ser chamada de islão ou islã (com inicial minúscula).
  • Nesta página há uma representação de Maomé. Comente que nem sempre a face do profeta aparece de fórma detalhada nas representações e pergunte-lhes se sabem por quê. Para esclarecer e problematizar êsse assunto, explique a êles que, segundo a tradição muçulmana, as representações de Maomé são proibidas de acôrdo com o conjunto de escritos denominados radif (narrativas sôbre Maomé). Isso ocorre com base na justificativa de que o islamismo não seria uma religião de adoração a ídolos, devendo, assim, evitar o culto às imagens de profetas e do próprio Deus. Por outro lado, estudiosos do Alcorão explicam que o livro sagrado dos muçulmanos não proíbe explicitamente as representações do profeta. Isso torna essa questão bastante polêmica na atualidade, dividindo opiniões de especialistas e religiosos.
  • O tema desta página possibilita uma integração com o componente curricular de Ensino Religioso. Se julgar conveniente, com o auxílio do professor dêsse componente curricular, converse com os alunos sôbre a importância dos textos sagrados escritos para a preservação das memórias e tradições religiosas, como é o caso do Alcorão. Comente que êle conta com uma série de ensinamentos a respeito dos modos de viver e de ser para os muçulmanos, como as indicações dos cinco pilares da religião. Explique-lhes que existem fórmas diferentes de interpretação do Alcorão, culminando na existência de grupos muçulmanos de tradições distintas. Exemplifique essa questão indicando, por exemplo, que alguns países muçulmanos aceitam que as mulheres trabalhem fóra, usem roupas ocidentais e maquiagem, enquanto outros proíbem a vida pública feminina e exigem o uso da burca. Aproveite êsse momento para desconstruir possíveis preconceitos dos alunos acêrca do tema, mostrando a pluralidade dos muçulmanos, desenvolvendo o respeito ao próximo e a empatia.

A expansão do islamismo

Na cidade de Meca, Maomé e seus seguidores passaram a sofrer perseguições de pessoas adeptas de religiões politeístas.

Para fugir dessas perseguições, no ano de 622, Maomé e seus seguidores migraram para Iátrib, cidade que posteriormente passou a se chamar Medina. Essa migração de Meca para Medina, que ficou conhecida como Hégira, marcou o início da Era Islâmica para os muçulmanos.

Em Medina, Maomé reuniu grande número de seguidores, formando um exército, e, em 630, organizou seu retôrno a Meca, com o intuito de acabar com os conflitos religiosos na região. Maomé dominou a cidade quase sem encontrar resistência, pois o líder de Meca, Abpu , converteu-se ao islamismo.

O local onde eram realizados rituais das antigas religiões politeístas teve seus ídolos destruídos, preservando-se apenas a Pedra Negra, que teria sido enviada pêlo arcanjo Gabriel. Essa pedra fica incrustada na Caaba (“casa de Deus”), um edifício de mármore, em formato de cubo, que é considerado um local sagrado no islamismo. Até hoje, muitos muçulmanos de todo o mundo viajam a Meca para visitar a Caaba, localizada no interior da Grande Mesquitaglossário de Meca.

Fotografia. Centralizado, um monumento em formato quadrangular de cor preta com detalhes em dourado. Ao redor, várias pessoas. Atrás, paredes com arcos vazados. No fundo, diversos prédios com fachadas espelhadas.
Peregrinos muçulmanos na Grande Mesquita de Meca, em 2020.
Respostas e comentários
  • Comente com os alunos que, ainda que o Alcorão seja o único livro sagrado dos muçulmanos, parte dos fiéis dessa religião também admitem a existência de outros registros escritos que difundem conselhos, ações e dizeres relacionados à vida do profeta Maomé. De modo geral, o conjunto de costumes, práticas e preceitos religiosos tradicionais do Islã é conhecido como suna, responsável por orientar a vida coletiva dos muçulmanos. Ela surgiu no século oito, por meio da reunião das narrativas sôbre Maomé e dos ensinamentos dos quatro primeiros califas, sendo considerada o documento suplementar ao Alcorão, que rege as normas da comunidade islâmica.
  • Aproveite o tema da página para discutir com os alunos a diferença entre árabe e muçulmano. Explique a êles que árabe é o nome dado ao maior grupo étnico do Oriente Médio e da África Setentrional, que teve origem na Península Arábica, formada principalmente por regiões desérticas. Ao passo que muçulmano é aquele que professa o islamismo, independentemente de sua origem étnica ou geográfica. Comente que, desde o início da difusão do islamismo, a religião recebeu muitos adeptos. Atualmente, grande parte da população árabe é muçulmana. Existem, porém, muitos árabes que seguem outras religiões. Assim, há tanto árabes muçulmanos quanto árabes não muçulmanos. Também há no Islã pessoas de diversas origens não árabes, como persas e indonésios.
  • Analise a imagem com os alunos. Explique-lhes que a peregrinação a Meca é uma das cinco obrigações do muçulmano, contanto que êle apresente condições de saúde suficientes para isso. Comente que a Caaba já era um santuário para os povos da Península Arábica antes do surgimento do islamismo, pois guardava as imagens dos diversos deuses das religiões das comunidades que ali viviam. De acôrdo com a tradição islâmica, Ibrahim (Abraão, na tradição cristã) e seu filho Ismael construíram a Caaba, enquanto os coraixitas (tribo de Maomé), em 608 Depois de Cristo, criaram uma estrutura de madeira e alvenaria para protegê-la contra desastres naturais e possíveis ataques.

A jihad

Ao longo dos anos, após as revelações recebidas, Maomé conseguiu difundir a fé islâmica por grande parte da Península Arábica. A ideia de difusão do islamismo está ligada ao conceito de jirrád, palavra árabe que significa “esfôrço pêla glória de Deus”. Para os muçulmanos, a jirrád expressa a ideia geral de esfôrço em conhecer, entender e difundir os princípios do islamismo.

De fórma individual, a jirrád pode ser exemplificada pêlo culto a Deus e pêlo esfôrço em agir de acôrdo com os preceitos e os valores do islamismo. De fórma coletiva, ela pode ser expressa pêla difusão da fé islâmica pêlo mundo.

Comércio e expansão do islã

O comércio com outros povos foi um fator importante para a difusão do islamismo em outras partes do mundo após o século sete.

Por meio das rotas comerciais terrestres e marítimas, mercadores muçulmanos trocavam produtos como tecidos, perfumes, porcelanas e alimentos, mas também promoviam um intercâmbio cultural entre povos do Ocidente e do Oriente, difundindo aspectos da cultura e da religião islâmica.

Além disso, ao longo das rotas comerciais, diversas cidades se formaram nos pontos de parada das caravanas de mercadores, como Bagdá, no atual Iraque, e Córdoba, na atual Espanha.

Fotografia. Vista aérea. No centro, um monumento com dois semicírculo azuis, um do lado do outro. No entorno do monumento, um corpo de água. Ao redor do corpo de água, construções de vários tamanhos.
Vista aérea da cidade de Bagdá, no Iraque, em 2020.
Respostas e comentários
  • O tema da islamização da população árabe favorece um trabalho com o tema contemporâneo transversal Diversidade cultural. Incentive os alunos a comentar o que sabem dos muçulmanos, se conhecem alguém da comunidade em que vivem que segue os preceitos do islamismo. Aproveite o momento para enfatizar a importância do respeito ao modo de ser de cada um e da tolerância a diferentes costumes e culturas. Ressalte que, quanto mais culturas conhecemos, melhor compreendemos que as pessoas são diferentes entre si, têm os próprios hábitos, manifestações culturais distintas e tradições de seu povo e que êsse encontro de costumes, crenças e tradições, se considerado e respeitado, beneficia a vida em sociedade.
  • O boxe da página apresenta informações do comércio entre mercadores muçulmanos e outros povos, atividade que também promovia um intercâmbio cultural entre o ocidente e o oriente. Tais aspectos atendem à Competência específica de História 5 e podem ser trabalhados para desenvolver respeito e solidariedade em relação a diferentes populações.

Um texto a mais

Utilize as informações presentes no texto a seguir para explorar com os alunos o conceito de jirrád e suas múltiplas interpretações.

Atualmente, principalmente depois dos atentados de 11 de setembro de 2001, a palavra jirrád entrou no vocabulário corrente. A raiz , de onde se origina, tem o significado geral de “esfôrço” ou “luta” reticências.

Com significado religioso, o jirrád pode incluir uma luta contra as tentações (“jirrád do coração”, “jirrád da alma”). Pode significar também o proselitismo do islã () ou a defesa da moralidade (“comandar o bem e proibir o mal”, ). A noção de jirrád desenvolvida pelos juristas islâmicos é de “guerra com significado espiritual” – (jirrád no caminho de Deus), (jirrád da espada), sendo sinônimo, no Alcorão, de (“luta”, do verbo , “matar”). A palavra árabe para “guerra”, arb, geralmente é usada em contextos políticos.

[...]

, Alvarenga. jirrád: interpretações de um conceito polissêmico. Ciências da Religião – História e sociedade, volume 11, número 2, 2013. página 154155. Disponível em: https://oeds.link/F4hSUH Acesso em: 21 maio 2022.

A formação do Império Islâmico

Maomé faleceu no ano de 632, sem deixar um sucessor para a liderança da (do árabe, “comunidade islâmica”). Abpu Bácr, amigo do profeta, assumiu a liderança como califa (chefe). Ele e seus três sucessores ficaram conhecidos como “bem-guiados” e exerceram um importante papel na consolidação do islamismo na Península Arábica, favorecendo sua expansão em outras regiões do Oriente Médio e formando o Império Islâmico ainda no século sete.

A dinastia Omíada

Após a morte do último califa “bem-guiado”, Êbnú Talíb, o califa sunita assumiu o poder e fundou a dinastia Omíada, no século sete, transferindo a sêde do govêrno de Medina para Damasco, na atual Síria.

Durante a dinastia Omíada, houve a expansão do islamismo e a dominação árabe em regiões da Ásia Central, do norte da África, da Península Ibérica, entre outras. Na realização dessas conquistas territoriais, foram estabelecidos acôrdos de maneira a não se impor a conversão ao islamismo a quem não a desejasse, em conformidade com o Alcorão.

A divisão entre sunitas e xiitas

Em 661, com a morte do quarto califa, Êbnú Talíb, genro de Maomé, a comunidade islâmica se dividiu entre sunitas e xiitas. Os xiitas acreditavam que a liderança deveria ser assumida por um familiar do profeta Maomé e aceitavam somente o Alcorão como fonte de ensinamento.

Os sunitas, por sua vez, defendiam a escolha do sucessor por meio do voto. Além disso, admitiam o uso da suna como fonte de orientação para a vida política, social e religiosa. A suna é o conjunto de preceitos, práticas e costumes tradicionais baseados nas palavras e na vida de Maomé.

Fotografia. Fachada de mesquita, composta por paredes com diversas colunas e arcos. Há duas cúpulas pequenas no teto. Na frente, um pátio com um bloco branco no centro.
Na foto, a Grande Mesquita de Cairuão, na atual Tunísia, construída no século sete. Foto de 2021.
Respostas e comentários
  • Os assuntos trabalhados nesta página ampliam o conhecimento da história do islã e possibilitam abordar aspectos da Competência geral 1, principalmente o desenvolvimento da noção de que é preciso ampliar, valorizar e fortalecer o respeito e a inclusão de povos de culturas diferentes, por meio dos conhecimentos que podemos adquirir sôbre a história e a cultura dêsses povos.
  • Ao analisar o boxe desta página, pergunte aos alunos se já viram em noticiários de televisão ou se leram em jornais alguma informação a respeito dos conflitos atuais que dividem parte da população muçulmana entre xiitas e sunitas. O objetivo é aprofundar os conhecimentos deles sôbre o tema e estabelecer uma relação entre o conteúdo estudado na unidade e alguns acontecimentos da atualidade.

Atividade a mais

Se possível, utilize a sala de informática ou a biblioteca da escola ou do município, de acôrdo com a sua realidade, para realizar uma atividade de pesquisa com os alunos. Peça-lhes que formem duplas e que procurem informações sôbre conflitos recentes envolvendo xiitas e sunitas. Oriente-os a ler os materiais encontrados e a anotar no caderno os tópicos que considerarem mais relevantes. Explique-lhes que tópicos servirão de subsídio para uma conversa em sala de aula acerca do assunto. Eles deverão buscar as seguintes informações.

> A origem da divisão entre xiitas e sunitas: os alunos devem perceber que essa divisão decorre de uma diferença na interpretação a respeito de quem deveria suceder Maomé na liderança da religião islâmica, fato ocorrido no século sete e estudado ao longo da unidade.

> Quantidade de sunitas e de xiitas no mundo.

> Exemplos de países de tradição tipicamente xiita ou sunita, como é o caso do Irã e da Arábia Saudita, respectivamente. Aproveite o tema e comente o preconceito e a intolerância que costumam atingir seus seguidores quando estão em minoria em um dêsses países.

> Fatores que levaram à intensificação dos conflitos contemporâneos entre xiitas e sunitas. Em 1979, por exemplo, foi instaurado no Irã um regime político teocrático tipicamente xiita, que atingiu diretamente os grupos sunitas da região.

  • Promova uma roda de conversa para discutir os resultados das pesquisas. Ao longo da atividade, é importante que os alunos identifiquem a relação entre os conflitos religiosos e o contexto político dos países envolvidos como um dos principais fatores que dificultam acordos de paz entre sunitas e xiitas na atualidade.
  • Para subsidiar esta atividade, você pode indicar algumas reportagens aos alunos.

> SUNITAS e xiitas, um conflito pêlo poder disfarçado de cisão religiosa. Él , 3 janeiro2016. Disponível em: https://oeds.link/D86OLr Acesso em: 7 abril2022.

> ENTENDA as diferenças e divergências entre sunitas e xiitas. bê bê cê níus, 4 janeiro 2016. Disponível em: https://oeds.link/drO0FC Acesso em: 7 abril 2022.

A dinastia Abássida

Por volta do ano de 740, o descontentamento dos Mauáli, grupo marginalizado formado por muçulmanos não árabes, levou a uma revolta liderada por Abpu , parente distante de Maomé, que derrotou o governante da dinastia Omíada. assumiu então o poder e estabeleceu a dinastia Abássida, em 750.

Na época da dinastia Abássida, cuja séde era em Bagdá, no atual Iraque, o Império Islâmico atingiu um período de grande paz e desenvolvimento cultural e científico.

Os muçulmanos na Europa

Depois de derrotado, o herdeiro da dinastia Omíada, , dirigiu-se para a região da Andaluzia (em árabe, “”), na Península Ibérica, em 756, onde derrotou o representante abássida que governava a região, e fundou o principado de Córdoba. Na Andaluzia, os muçulmanos viveram um período de grande florescimento cultural e prosperidade econômica.

Fotografia. Detalhe da fachada de palácio, construção bege e marrom com janelas, colunas e arcos. Na frente, um chafariz ornamentado com a figura de animais quadrúpedes formando um círculo.
Palácio de álhambra, que foi séde do govêrno islâmico na Andaluzia, atual Espanha, em 2020.
Ícone ‘Atividade oral’.

Questão 2.

Analise o mapa a seguir. Em qual período o Império Islâmico atingiu sua maior extensão?

Regiões dominadas pelo Império Islâmico (622-850)

Mapa. Regiões dominadas pelo Império Islâmico (622-850). Mapa territorial destacado conforme legenda: Maomé e os primeiros califas (622-661): Regiões do Egito, Hijaz, Omã, Iêmen. Cidades destacadas: Trípoli, Fustat (Cairo), Chipre, Damasco, Jerusalém, Medina, Meca, Karbala, Basra, Isfahan e Merv. Dinastia Omíada (661-750): À oeste, região do Magrebe. Cidade destacada: Córdoba (Península Ibérica). À leste, regiões de Kharezm, Transoxânia, Caxemira e Punjab. Cidade destacada: Cabul. Dinastia Abássida em sua maior extensão (750-850): Linha verde pontilhada demarcando o território de toda a área ocupada por Maomé e os primeiros califas e parte das áreas ocupadas pela dinastia Omíada, ficando de fora: parte do Magrebe e a cidade destacada de Córdoba (Península Ibérica). No canto inferior à esquerda, planisfério destacando parte da Europa, África e Ásia. À direita, representação da rosa dos ventos e escala de 500 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: quínder, rrérman; ríguelmân, vérner. The Penguin Atlas of World History. Lôndon: penquin buquis , 2003. página 134136.

Respostas e comentários

Questão 2. Resposta: Durante a dinastia Omíada, entre os anos de 661 e 750. Para tirar melhor proveito dessa questão, incentive os alunos a identificar cada um dos períodos representados na legenda do mapa e as extensões territoriais referentes a períodos.

  • Ao propor aos alunos que procurem por notícias a respeito dos conflitos entre sunitas e xiitas, a atividade apresentada na seção Atividade a mais favorece a abordagem da Competência geral 5, uma vez que incentiva o uso das tecnologias digitais de comunicação e informação de maneira crítica e ética, visando à busca de informações e à produção de conhecimento de maneira responsável, solucionando problemas na vida coletiva.
  • Na questão 2, ao analisar o mapa da página, peça aos alunos que identifiquem o processo de expansão do Império Islâmico durante cada uma das dinastias. Questione-os sôbre os motivos da rápida expansão do Império. A atividade auxilia o exercício do saber geográfico, visto que os alunos farão uma leitura atenta do mapa e criarão relações entre as questões políticas e a delimitação de fronteiras do Império Islâmico. Além disso, êlespodem utilizar as linguagens cartográfica, gráfica e iconográfica para desenvolvimento do raciocínio espaço-temporal relacionado à localização e à distância, entre outros aspectos da Competência específica de Ciências Humanas 7.

Algo a mais

Verifique a possibilidade de fazer com os alunos uma visita virtual ao Museu de Alhambra, indicado no link a seguir. Além de contribuir para que êles conheçam diversos aspectos da presença da cultura islâmica na Europa, essa visita, ao envolver o uso da tecnologia, possibilita contemplar as diferentes culturas juvenis.

> Museo de la Alhambra. Disponível em: https://oeds.link/V4kD00. Acesso em: 15 junho 2022.

História e Geografia

A população islâmica no mundo

Na atualidade, a religião islâmica tem aproximadamente 1,9 bilhão de adeptos, constituindo a segunda maior religião do mundo. O islamismo é a religião que mais cresce em número de seguidores. Um estudo feito pêlo centro de pesquisa estadunidense Píu rriçãrti , publicado em 2015 e atualizado constantemente, estima que em 2050, se o ritmo atual de crescimento continuar, a população muçulmana no mundo será de 2,76 bilhões, um aumento de 73% (de 2015 a 2050). Analise o mapa a seguir.

Projeção mundial da população muçulmana em 2050

Mapa. Projeção mundial da população muçulmana em 2050. Mapa com círculos representando a quantidade de pessoas por região. Conforme a legenda, quanto maior o círculo, maior a quantidade de pessoas. O círculo maior representa cerca de 1 bilhão de pessoas, o círculo médio representa cerca de 620 milhões de pessoas e o círculo pequeno representa cerca de 10 milhões de pessoas. As regiões com o maior número de pessoas são; Índia, Paquistão e Indonésia, na Ásia. Exemplos de regiões com o número mediano de pessoas; Irã, Turquia e China, na Ásia, e Egito e Nigéria, na África. A Região central da África, parte da Ásia e países das Américas e Europa apresentam pequenas quantidades de pessoas. No canto inferior à esquerda, representação da rosa dos ventos e escala de 3100 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: Píu rriçãrti . Disponível em: https://oeds.link/eucwIy Acesso em: 16 março 2022.

Um dos aumentos mais significativos, de acôrdo com êsse estudo, poderá ocorrer na Europa, principalmente por causa do aumento do número de imigrantes e refugiados que passaram a viver na região.

Fotografia. Três mulheres com cabeças e corpos cobertos. Elas estão de pé e de costas, olhando objetos pendurados em uma banca de revistas e jornais.
Mulheres muçulmanas em banca de jornal, em Barcelona, Espanha, em 2021.
Respostas e comentários
  • O conteúdo abordado na seção favorece uma integração com o componente curricular de Geografia. Em conjunto com o professor dêsse componente curricular, explique aos alunos as hipóteses para a expansão do islamismo em diversas regiões do mundo. Discutam sôbre o papel das migrações nesse processo e da fuga de muçulmanos de territórios em guerra civil ou em situações de miséria, como é o caso de nações de maioria muçulmana do Oriente Médio e da África. Comente também a alta taxa de natalidade entre os povos muçulmanos, visto que as práticas contraceptivas são proibidas pêla religião, enquanto na maior parte do mundo as famílias passaram a ter menos filhos. Por fim, peça aos alunos que levantem hipóteses abrangendo os motivos de a América Latina ser a única região em que o islamismo não tem crescido nos últimos anos. Esta atividade leva os alunos a desenvolver noções introdutórias de práticas de pesquisa, especialmente por meio da análise do mapa como documento e da sensibilização para o levantamento de hipóteses para as transformações suscitadas.
  • O mapa desta página, com a distribuição da população muçulmana e os demais recursos desta seção possibilita aos alunos utilizar as linguagens cartográfica e iconográfica no desenvolvimento do raciocínio espaço-temporal relacionado a localização, distância, direção, duração, simultaneidade, sucessão, ritmo e conexão, contemplando aspectos da Competência específica de Ciências Humanas 7. Ao analisar o mapa, peça aos alunos que identifiquem as áreas de crescimento do islamismo, percebendo essa expansão na Europa, na América do Norte, na África e na Ásia. Esta atividade auxilia o exercício do saber geográfico, visto que êles farão uma leitura atenta do mapa e criarão relações entre as questões políticas e territoriais da expansão do islamismo na atualidade.
  • O trabalho com esta seção contribui para que os alunos desenvolvam noções introdutórias de práticas de pesquisa por meio da análise documental. Para um exercício mais efetivo dessa prática de pesquisa, oriente os alunos durante a análise dos documentos apresentados (mapa, fotos e tabela), pedindo que verifiquem com atenção todas as informações disponíveis acêrca dêssesrecursos, assim como a fonte de pesquisa (mapa e tabela) e a legenda (fotos). Os alunos poderão perceber, por exemplo, que o mapa e a tabela foram elaborados com base na mesma fonte de pesquisa. Durante a análise, é importante que os alunos comparem as informações que podem ser extraídas dos documentos e percebam a relação entre essas informações, por exemplo, ao analisar a foto que retrata mulheres muçulmanas na Espanha, êles podem localizar êsse país no mapa e verificar qual é a projeção da população muçulmana em 2050 nesse território.

Islamismo no Brasil

O crescimento da população muçulmana na América Latina não acompanha o ritmo das estimativas observadas em outras regiões, de acôrdo com o mesmo estudo feito pêlo Píu rriçãrti .

A Argentina é o país da América Latina com maior número de muçulmanos, com cêrca de 410 mil seguidores.

No Brasil, há cêrca de 40 mil adeptos do islamismo. Os muçulmanos que vivem em nosso país são, geralmente, imigrantes árabes e seus descendentes, além de não árabes que se converteram à religião islâmica.

A maior concentração da população islâmica no Brasil está atualmente nas Regiões Sul e Sudeste, mais especificamente nas cidades de Foz do Iguaçu, no estado do Paraná, e na cidade de São Paulo, no estado de São Paulo.

Países da América Latina com mais muçulmanos (2020)

País

Número de muçulmanos

Argentina

410.000

Venezuela

100.000

Brasil

40.000

Panamá

30.000

Colômbia

10.000

Honduras

10.000

Fonte de pesquisa: Píu rriçãrti . Disponível em: https://oeds.link/eucwIy Acesso em: 16 março 2022.

Fotografia. Mesquita Omar, construção branca, com uma cúpula central e duas torres. A fachada é comporta por várias colunas e arcos. Na frente, uma escadaria.
Mesquita Êbnú , em Foz do Iguaçu, Paraná, em 2020.
Respostas e comentários
  • Explique aos alunos que os primeiros grupos muçulmanos no Brasil foram os escravizados das etnias nagô, , fuláni e iorubá, que protagonizaram várias revoltas no início do século dezenove, incluindo a principal insurreição escrava brasileira, a Revolta dos Malês, em 1835. Comente que tais grupos mantiveram suas tradições religiosas, tendo como principal prática a criação de escolas corânicas, nas quais os novos fiéis poderiam ser instruídos nas práticas muçulmanas. Essa ação pode ser verificada nos territórios de Salvador, do Recôncavo Baiano, de Alagoas e do Rio de Janeiro. Nesses espaços, eles recitavam e memorizavam partes do Alcorão, carregavam amuletos com trechos em árabe, praticavam o jejum do Ramadã, enquanto os libertos vestiam branco, mantendo o uso do turbante e da barba crescida.
  • Ressalte que grande parte dos árabes vindos no período da imigração, durante o fim do século dezenove e início do século vinte, não eram muçulmanos, mas cristãos e judeus que fugiam de perseguições religiosas em seus países de origem.
  • Indique aos alunos que as levas de imigrantes recentes que chegam ao Brasil vêm principalmente da África e da Ásia, por questões ambientais ou guerras civis em seus locais de origem. Os estados do Rio Grande do Sul e do Paraná se tornaram os principais centros de recepção dêsses grupos. Também foram criadas a Comunidade Islâmica da República e a Mesquita , formadas principalmente por imigrantes que se identificam como a resistência muçulmana no Brasil.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

  1. Quem foi Maomé? Por que êle é considerado um profeta pelos muçulmanos?
  2. Explique a divisão do islamismo, no século sete, entre xiitas e sunitas.
  3. Analise novamente as informações do tópico A população islâmica no mundo.
    1. Quais continentes representados no mapa apresentam projeção de maior população muçulmana em 2050?
    2. Podemos afirmar que o islamismo é uma religião que se expandiu mundialmente? Por quê?

Conectando ideias

4. Leia a seguir um trecho sôbre alguns dos ensinamentos do Alcorão. Depois, responda às perguntas.

A caridade reticências é extremamente importante do ponto de vista alcorânico. “Certamente Deus recompensa o caridoso” nos é dito quando a história de José é narrada (). As pessoas são orientadas a perdoar seus devedores, como ato de caridade (). A caridade é frequentemente descrita como um meio de harmonizar as ofensas. reticências A caridade também é prescrita como um meio de autopurificação (). De todos os muçulmanos requer-se que façam caridade de acôrdo com a lei islâmica. O têrmu empregado para êsse tipo de caridade ( ou zacát), na verdade significa “purificação”. A ideia é que a riqueza é uma coisa boa, desde que seja usada para boas causas, como ajudar os necessitados e “aqueles cujos corações devem ser apaziguados”, e libertar os escravos e os devedores ().

Tão importantes quanto a caridade na perspectiva alcorânica são a honestidade, a sinceridade e a compaixão reticências. Os fiéis são constantemente lembrados de que a verdade e a sinceridade estão entre as virtudes mais importantes. São elementos essenciais do perfil completo de uma pessoa virtuosa, segundo a descrição do Corão. reticências

, Tamara. Uma breve história do islã. Tradução: Maria Helena Rubinato Rodrigues de Sousa. Rio de Janeiro: José Olympio, 2011. pê ponto 32-33.

  1. Qual foi o principal ensinamento do Alcorão apresentado no trecho do texto? Explique a importância dêsse ensinamento para os muçulmanos de acôrdo com o texto.
  2. Qual é a ideia de riqueza segundo o Alcorão?
Respostas e comentários

1. Resposta nas orientações ao professor.

2. Resposta nas orientações ao professor.

3. a) Resposta: Ásia e África são os continentes que apresentam, juntos, a projeção de maior população muçulmana mundial em 2050.

3. b) Resposta: Sim, o islamismo é uma religião que se expandiu mundialmente, pois está presente em todos os continentes e possui aproximadamente 1,9 bilhão de adeptos no mundo todo.

4. a) Resposta: O principal ensinamento transmitido por êsse trecho está relacionado à solidariedade e à caridade. A caridade é um meio de harmonizar as ofensas e de autopurificação.

4. b) Resposta: A ideia de riqueza segundo o Alcorão é de que ela só pode ser considerada boa quando usada em causas positivas, como ajudar pessoas necessitadas.

  • As atividades desta página abordam o conteúdo referente a elementos da história do islamismo, possibilitando aos alunos que desenvolvam aspectos da habilidade ê éfe zero seis agá ih um quatro, ao tratar das dinâmicas de inclusão, exclusão e adaptação que permearam o processo de expansão do islamismo.
  • A atividade 4 favorece o desenvolvimento da competência leitora e da leitura inferencial. Peça aos alunos que leiam o texto e reflitam sôbre a importância da caridade para os muçulmanos e para vida das sociedades de fórma geral. Para isso, faça questionamentos, como: “Quais são as fórmas de caridade obrigatórias aos muçulmanos de acôrdo com o texto?”; “Quais são as relações entre a caridade e a riqueza?”; “Como a caridade pode ser vista como uma fórma de purificação para os muçulmanos?”. Tais questões também favorecem o trabalho com a Competência específica de História 3, pois levam os alunos a elaborar hipóteses, construir argumentos e apresentar proposições em relação a documentos para a interpretação de contextos históricos específicos.
  • Aproveite a reflexão proposta na atividade 4 para perguntar aos alunos qual é a importância da caridade em suas próprias vidas. Pergunte-lhes quais fórmas de caridade conhecem e costumam exercitar em seu cotidiano. A atividade contribui para que desenvolvam o respeito ao próximo e a empatia. Indague também se êlessabiam da importância dêsses atos para os muçulmanos, ajudando a romper estereótipos e preconceitos voltados à religião.

Respostas

1. Maomé foi um comerciante da cidade de Meca que deu início à difusão da religião islâmica. Em uma ocasião em que estava em meditação, ele teria recebido a visita do anjo Gabriel, que lhe trouxera revelações sôbre Alá (“Deus”, em árabe). Maomé é considerado o profeta do islamismo, pois teria como tarefa divina difundir aos seres humanos a mensagem de Alá, fundando uma nova religião.

2. Os xiitas eram aqueles que acreditavam que, após a morte de Maomé, a liderança deveria ser assumida por um familiar do profeta. êsse grupo segue apenas os ensinamentos do Alcorão. Os sunitas, por sua vez, defendiam que a escolha do líder muçulmano fosse feita por meio do voto. êsse grupo admite o uso das sunas como fonte de orientação, além do Alcorão.

  1. Escreva um breve texto explicando o que você compreendeu sôbre o pilar do islamismo abordado no texto.
  2. Você consegue estabelecer relações entre os ensinamentos apresentados no texto e ensinamentos de outras crenças ou religiões? Quais? Converse com os colegas.

5. O islamismo difundiu-se de fórma rápida no norte da África, no Oriente e também em parte da Península Ibérica. Em muitos territórios conquistados pelos muçulmanos, os líderes e administradores cunharam moedas características islâmicas. sôbre as conquistas muçulmanas, leia o texto a seguir e analise a imagem apresentada.

reticências Apenas um século após a morte do profeta Maomé, os muçulmanos tinham fixado a soberania islâmica em grande parte da Espanha reticências.

No Oriente, o domínio do islã foi se reafirmando por todas as antigas terras sassânidasglossário , até o rio Indo e a fronteira com a China, no século oito. Continuou a se irradiar para o Oriente durante o século catorze, quando comerciantes e pregadores itinerantesglossário viajaram para a China, o Sul e o Sudeste da Ásia, criando raízes no território das atuais Indonésia e Malásia. [...] Foi realmente uma expansão fenomenal. reticências

Fotografia. Verso de moeda de ouro com detalhes em relevo de um homem com cabelos e barba na altura do peito, usando um manto, segurando com as mãos uma espada. Nas laterais texto escrito em árabe.
Moeda de ouro representando o califa omíada (646-705) segurando a espada do islã, considerada um símbolo do poder expansionista islâmico.

, Tamara. Uma breve história do islã. Tradução: Maria Helena Rubinato Rodrigues de Sousa. Rio de Janeiro: José Olympio, 2011. página 63-64.

  1. De acôrdo com o texto, qual foi a região da Europa Ocidental conquistada pelos muçulmanos? Por quais regiões o islamismo se expandiu entre os séculos sete e catorze?
  2. Em sua opinião, qual é a importância da adoção de moedas islâmicas nos territórios conquistados? Estabeleça uma relação entre o texto, a imagem e a importância do comércio para a expansão islâmica desde o século sete.
Respostas e comentários

4. c) Resposta pessoal. Os alunos devem desenvolver um texto sôbre sua interpretação da questão da caridade para os islâmicos.

4. d) Resposta pessoal. Espera-se que os alunos consigam estabelecer relações com outras crenças ou religiões com as quais tenham contato, como o cristianismo, que também valoriza os atos da caridade.

5. a) Respostas nas orientações ao professor.

5. b) Resposta nas orientações ao professor.

  • Com base na atividade 5, os alunos poderão trabalhar a habilidade ê éfe zero seis agá ih um cinco, pois a discussão acêrca das fórmas de expansão do islamismo possibilita a análise de dinâmicas de circulação de pessoas, produtos e culturas no Mediterrâneo. Essa atividade também contempla a Competência geral 9, por promover a empatia e o diálogo por meio do conhecimento da religião islâmica, além de incentivar o respeito ao outro e às suas diferentes culturas, saberes, identidades e potencialidades.
  • Ademais, a atividade 5 favorece o desenvolvimento da competência leitora e da leitura inferencial. Oriente os alunos a ler o texto, relacionando-o com a imagem da moeda de ouro. Questione-os a respeito do contexto de produção dessa fonte, da importância do califa no Império Islâmico e da fórma como êleé retratado na moeda. Para isso, faça questionamentos, tais quais: “Como o texto relaciona o expansionismo muçulmano ao papel do califa?”; “Quem eram os califas e qual era sua importância?”; “Qual foi a importância do militarismo na expansão do Império?”. dêsse modo, também é possível contemplar a Competência específica de História 3, pois a atividade recorre à linguagem visual para auxiliar o aluno a construir as próprias argumentações e hipóteses sôbre o contexto histórico.

Respostas

5. a ) Segundo o texto, a região da Europa Ocidental conquistada pelos muçulmanos foi parte da atual Espanha. Entre os séculos sete e catorze, o islamismo propagou-se para o Oriente, em territórios da China e de países do sul e do sudeste da Ásia, como a Indonésia e a Malásia.

b ) Oriente os alunos a comentar a importância do comércio na expansão das fronteiras muçulmanas em suas respostas. Explique a êles que a adoção de uma moeda com símbolos religiosos e vinculada à imagem de um califa faz parte do processo de conquista e da adoção de costumes provenientes do Islã.

Glossário

Beduínos
: nomenclatura genérica para se referir a povos que vivem no deserto.
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Clã
: agrupamento de pessoas de origem comum.
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Caravana
: grupo de viajantes ou de mercadores que cruzavam o deserto, principalmente em camelos.
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Arcanjo
: um tipo superior de anjo que atua como mensageiro de Deus.
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Profeta
: aquele que anuncia as vontades e as intenções de Deus.
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Mesquita
: templo muçulmano dedicado ao culto religioso. Em árabe, méxi, que significa “local de adoração”.
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Sassânida
: referente a um dos impérios persas.
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Itinerante
: viajante, quem transita e se desloca.
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