CAPÍTULO 18  A cultura islâmica

Ao longo de sua formação, a cultura islâmica foi marcada principalmente pêlo contato com outros povos e pêla grande valorização da ciência e do conhecimento. Neste capítulo, estudaremos a religiosidade, a Arquitetura, a Literatura, a ciência, entre outros aspectos da cultura dos muçulmanos.

Os pilares do islamismo

Entre os principais fundamentos do islamismo estão os chamados cinco pilares. êles contemplam cinco obrigações ou deveres que todo muçulmano precisa tentar cumprir ao longo de sua vida, constituindo, dessa maneira, a estrutura da vida religiosa de um fiel. Leia a seguir sôbre os cinco pilares.

Shahada

A charráda é um testemunho de fé no qual todo muçulmano deve declarar que “não há outra divindade a não ser Alá, e Maomé é o seu mensageiro”. Esta é a frase dita por um novo fiel quando êlese converte ao islamismo. A declaração deve ser repetida em outros momentos da vida do muçulmano, inclusive em seu leito de morte.

Fotografia. No primeiro plano, homens sentados no chão e de costas. Atrás, um homem usando camisa e calça. Ele está de pé. Ao lado, um jovem usando camisa e calça. Ele está de pé. À direita, uma mulher com um lenço na cabeça e vestido. Ela está de pé e de perfil.
Muçulmanos durante ritual da charráda, em Havana, Cuba, em 2015.

Salat

São as cinco orações realizadas diariamente pelos muçulmanos: ao amanhecer, ao meio-dia, à tarde, ao pôr do sol e à noite. Ao orar, o fiel deve estar voltado em direção à cidade de Meca.

Fotografia. Pessoas com o rosto coberto por lenço. Elas estão de joelhos e com a cabeça inclinada, tocando o chão.
Mulheres muçulmanas em uma das cinco orações do sálaa, em , Indonésia, em 2022.
Respostas e comentários

Objetivos do capítulo

  • Identificar os cinco pilares da religião islâmica.
  • Analisar a cultura islâmica e suas contribuições para o ocidente.

Justificativas

Os conteúdos abordados neste capítulo são relevantes para que os alunos reconheçam as dinâmicas de circulação de culturas, pessoas e mercadorias envolvidas na formação do islamismo, o que favorece o trabalho com a habilidade ê éfe zero seis agá ih um cinco.

Os alunos também discutirão sôbre as distintas fórmas de adaptação, contato e exclusão entre os povos árabes, os povos dominados e os reinos europeus, abordagem que contribui para desenvolver a habilidade ê éfe zero seis agá ih um quatro.


  • O tema da cultura e religião muçulmanas e as contribuições do islamismo para a cultura ocidental possibilita o trabalho com o tema contemporâneo transversal Diversidade cultural, auxiliando os alunos a construir atitudes de respeito e de valorização das diferentes práticas, tradições e manifestações culturais existentes.
  • O conteúdo da cultura islâmica e, mais especificamente, a discussão sôbre os cinco pilares do islamismo possibilitam trabalhar a Competência específica de Ciências Humanas 4, uma vez que os alunos são incentivados a expressar seus sentimentos e crenças, bem como dúvidas em relação ao outro, promovendo o acolhimento e a valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
  • Amplie os conhecimentos dos alunos a respeito da sálaa, pedindo-lhes que façam a atividade proposta a seguir. Aproveite para realizar uma articulação com o componente curricular de Geografia. Verifique a possibilidade de providenciar uma bússola para ser utilizada durante a atividade, além de um projetor com acesso à internet. Depois, se possível, junto ao professor dêsse componente curricular, estruture a atividade conforme as etapas indicadas a seguir.

> Com os alunos e em sala de aula, acesse o site que indica a direção de Meca. Disponível em: https://oeds.link/rYhCgS Acesso em: 7 abril2022. Se possível, utilize um projetor, para que todos acompanhem o passo a passo da atividade. Explique-lhes que, ao acessar êsse site, será possível identificar a direção de Meca.

> Na página inicial do site, do lado esquerdo, encontre no mapa a cidade onde se localiza a escola.

> No lado direito do site, mostre a êles a localização da cidade de Meca, na Arábia Saudita.

> Depois, segure a bússola e posicione-se de modo que ela aponte a mesma direção que a bússola da esquerda está apontando no site. Em seguida, todos deverão posicionar-se assim como você.

> Aproveite para explorar conceitos e noções dos pontos cardeais; como podem ser identificados no dia a dia; como são representados em mapas e instrumentos cartográficos; qual é o princípio de funcionamento de uma bússola; outros casos em que êsse instrumento pode ser utilizado etcétera

> Por fim, explique aos alunos que os muçulmanos da cidade onde moram, ao realizarem as orações, devem posicionar-se na mesma direção apontada pêlo site, pois, assim, estarão voltados para a cidade de Meca.

> Se não for possível acessar a internet na escola e mostrar aos alunos o site que indica a direção de Meca, tente acessá-lo em sua casa, a fim de identificar a direção de Meca em relação à cidade onde se localiza a escola. No dia da realização da atividade, posicione-se com a bússola para o lado que indica a cidade, explicando aos alunos que é nessa direção que os muçulmanos da cidade onde moram se posicionam para fazer suas orações.

Zakat

É a doação de parte dos rendimentos de um muçulmano para pessoas carentes. êsse pilar tem como objetivo incentivar a solidariedade entre os fiéis. As pessoas mais pobres estão livres dessa obrigação.

Fotografia. À esquerda, uma mulher com cabelos presos, usando blusa listrada. Ela está de costas, segurando com a mão um recipiente com alimento que está sendo entregue pelas mãos de um jovem, usando camisa, calça e máscara cobrindo o nariz e a boca. Atrás, mesa com alimentos e outras pessoas.
Muçulmano entrega alimentos a mulher durante o mês do Ramadã, em ioguiakarta, Indonésia, em 2020.

Jejuar durante o Ramadã

No nono mês do calendário islâmico (que será abordado mais adiante), é comemorado o Ramadã, que celebra o início da revelação do Alcorão ao profeta Maomé. Durante o mês do Ramadã, desde o nascer do dia até o pôr do sol, os fiéis devem abster-se de comer e beber.

Fotografia. Uma menina com cabelos trançados, usando um vestido florido. Ao lado, uma mulher com lenço no cabelo, blusa estampada. Seguido, uma mulher com blusa estampada. Elas estão preparando alimento sobre a mesa.
Preparação de alimentos para celebrar o fim do Ramadã, em Bassora, Iraque, em 2021.

Hajj

É a peregrinação à cidade de Meca, na Arábia Saudita. Os muçulmanos saudáveis e que possuem recursos financeiros devem fazer essa peregrinação ao menos uma vez na vida.

Fotografia. Diversas pessoas com roupas brancas caminhando em uma avenida. Ao fundo, montanhas.
Pelegrinos durante o rájj, em Meca, Arábia Saudita, em 2019.
Ícone ‘Atividade oral’.

Questão 1.

Você consegue identificar semelhanças entre os cinco pilares do islamismo e as atitudes pregadas por outras religiões? Quais? Comente com os colegas.

Respostas e comentários

Questão 1. Resposta: É possível que os alunos identifiquem semelhanças entre o islamismo e outras religiões, como o cristianismo, na valorização de atitudes que envolvem solidariedade, caridade e peregrinações, além das orações.

  • O conteúdo relacionado ao Ramadã possibilita o trabalho com a habilidade ê éfe zero seis agá ih zero um, pois os alunos poderão identificar diferentes fórmas de compreender a noção de periodização dos processos históricos. Explique-lhes que o calendário muçulmano se baseia em um fato ligado à religião – o ano 1 é aquele em que Maomé fugiu de Meca para Medina, evento que ficou conhecido como Hégira, assunto que será aprofundado na página 243.
  • Aproveite o questionamento para averiguar os conhecimentos dos alunos. Verifique se êles compreenderam quais são os cinco pilares do islamismo e qual é o significado deles para a cultura islâmica. Com base nessa compreensão, êles poderão realizar comparações com preceitos de outras religiões. Atente aos comentários dos alunos, cuidando para que sejam éticos e respeitosos.
  • Durante a reflexão proposta pêla questão 1, converse com os alunos sôbre elementos comuns entre o islamismo e as religiões que êles praticam. Pergunte-lhes se identificam que algumas questões são comuns a diversas religiões, como a caridade, as peregrinações e as orações. A atividade contribui para que desenvolvam o respeito ao próximo e a empatia.

Arquitetura islâmica

A arquitetura islâmica passou por transformações ao longo do tempo, em decorrência da expansão do islamismo por diferentes territórios. dêsse modo, ela recebeu influências de vários povos, como os romanos e os persas.

Algumas das características da arquitetura islâmica são: a presença de grandes abóbadas, de minaretesglossário e de arcos; e o uso de padrões decorativos com azulejos, inscrições do Alcorão e desenhos tradicionais. êsse modêlo arquitetônico é característico principalmente na construção das mesquitas.

Domo da Rocha

A mesquita Domo da Rocha, construída na cidade de Jerusalém no final do século sete, é um dos mais antigos exemplos da arquitetura islâmica. Sua grande abóbada tornou-se um dos símbolos da cidade.

Fotografia. Fachada de mesquita com cúpula dourada. Na parte exterior, colunas ornamentadas e detalhes em azul, verde e amarelo. Ao centro, uma porta de madeira.
Domo da Rocha, em Jerusalém, em 2021.

Mesquita de Córdoba

Construída na cidade de Córdoba, na Espanha, entre os séculos oito e dez, essa mesquita é um exemplo da influência romana na arquitetura islâmica, com a presença de diversas colunas e arcos.

Fotografia. Vista interna de um cômodo com diversas colunas e arcos  enfileirados. Os arcos são listrados com cores vermelha e amarela.
Nessa foto, vemos o interior da mesquita de Córdoba, na Espanha, em 2021.
Respostas e comentários

Um texto a mais

Utilize as informações do texto a seguir para explorar com os alunos a imagem da Mesquita de Córdoba.

Córdoba é, hoje, uma cidade espanhola, mas em tempos remotos fez parte do Império Romano. A partir de 711 Depois de Cristo, passou para o domínio muçulmano e assim permaneceu até 1235, quando foi conquistada pêlo rei espanhol Fernando três de Leão e Castela.

Durante o período muçulmano, desenvolveu-se na região uma arquitetura religiosa de características muito especiais. Entre os anos de 962 e 966, sob o reinado de dois, foram realizadas ampliações na Gran Mesquita de Córdoba que deram imponência a êsse edifício dedicado à religião islâmica. Na nave central, foram construídas colunas alternadas de mármore vermelho e preto, com arcos duplos superpostos e arcos polilobulados reticências.

sôbre a , área da mesquita reservada às orações do califa, ergueu-se uma grande cúpula de complexa construção: vários arcos lobulados; arcos que se cruzam formando uma de oito pontas; mosaicos dourados, decorados com motivos florais, criados por artistas conhecedores da tradição bizantina reticências.

PROENÇA, Graça. História da arte. décima sétima edição São Paulo: Ática, 2007. página 70.

Peça aos alunos que analisem a imagem do interior da Mesquita de Córdoba. Explique a êles que os arcos lobulados e polilobulados são típicos da arquitetura islâmica. Além disso, como é possível perceber, êles apresentam recortes em fórma de curva, dispostos em sequência. Caso considere pertinente, faça uma articulação com o componente curricular de Arte, indicando, com a ajuda do professor dêsse componente, as especificidades arquitetônicas da cultura muçulmana.

Mesquita Azul

Construída no início do século dezessete em Istambul, na atual Turquia, a mesquita Azul é uma das mais famosas do mundo. Com diversas abóbadas e minaretes, ela é um exemplo da influência da arquitetura bizantina na cultura árabe.

Fotografia. Mesquita composta por uma cúpula grande central, ao redor, cúpulas menores. Nas laterais, cinco grandes colunas ornamentadas. Ao redor, copas de árvores.
Mesquita Azul, em Istambul, na Turquia, em 2020.

O interior da mesquita Azul é amplamente decorado com colunas esculpidas e mosaicos coloridos. Os mosaicos da mesquita são ricos em detalhes. Seguindo a tradição islâmica, êles são adornados com figuras geométricas e com inscrições em árabe.

Fotografia. Vista interna do teto alto de uma mesquita. Decoração formada por linhas tracejadas e pintadas com as cores azul e vermelho.
Foto do interior da mesquita Azul, em Istambul, na Turquia, em 2020.
Fotografia. Vista interna do teto alto de uma mesquita. Decoração formada por linhas tracejadas e pintadas nas cores amarelo, azul e vermelho.
Foto do interior da mesquita Azul, em Istambul, na Turquia, em 2021.
Ícone ‘Atividade oral’.

Questão 2.

Em sua opinião, qual é a importância da arquitetura para religiões como a islâmica e a católica? Comente com os colegas.

Respostas e comentários

Questão 2. Resposta pessoal. Espera-se que os alunos reconheçam, por exemplo, que a arquitetura expressa muitos dos preceitos e elementos narrativos de cada religião e contribui para que os fiéis se sintam mais próximos dos ensinamentos religiosos. No caso das religiões citadas na questão, muitos templos expressam a grandiosidade e perfeição divina diante dos seres humanos.

  • O assunto abordado nesta página favorece uma articulação com aspectos da Competência específica de Ciências Humanas 3, por meio do exercício de identificação e de explicação da intervenção do ser humano na natureza e na sociedade, no caso, a construção da Mesquita Azul. Peça aos alunos que analisem as fotos da página, identificando as características da mesquita e suas colunas e mosaicos, que remetem à influência bizantina, além do formato abobadado e desenhos de arabescos do interior dessa construção.
  • Ao sugerir aos alunos que comparem a importância da arquitetura muçulmana com a católica, a questão 2 favorece o desenvolvimento de atitudes de pesquisa e investigação, validando suas hipóteses e contribuindo para incitar-lhes a curiosidade. Aproveite a reflexão para abordar com os alunos a importância da livre manifestação de crenças e da tolerância e respeito à diversidade religiosa que devemos ter com todas as pessoas, levando-os a adotar atitudes de respeito ao próximo e de empatia. Não permita a disseminação de preconceitos durante a discussão nem qualquer tipo de atribuição de juízo de valor sôbre as religiões.

A literatura árabe e islâmica

Com a expansão do Império Islâmico, houve diversas transformações nas sociedades muçulmanas que também influenciaram as manifestações literárias. O contato com outras civilizações, como a grega, a indiana e a persa, fez com que muitas obras dessas civilizações fossem traduzidas para o árabe, o que contribuiu para a preservação e a divulgação da cultura de diferentes povos da Antiguidade.

Um dos registros literários mais conhecidos da cultura islâmica é o livro As mil e uma noites ( ), de vários autores, o qual reúne contos indianos e persas, lendas e romances árabes e histórias egípcias. Essa obra, além de possuir uma narrativa bastante rica, escrita em linguagem simples, é considerada uma representação da arte e também da vida cotidiana dos árabes e muçulmanos daquele período.

A importância do Alcorão

A difusão do Alcorão contribuiu para a consolidação do Império Islâmico, sendo responsável por tornar o árabe a língua oficial dêsse Império.

Além disso, o Alcorão ajudou a desenvolver a prosaglossário dentro da literatura muçulmana, contribuindo para que houvesse maior flexibilidade quanto à métrica, à rima e a elementos estéticos.

Ilustração. À esquerda, um homem usando turbante e casaco com uma espada na cintura. Ele está de perfil, com uma mão estendida para uma rocha. À direita, alguns homens usando chapéus, turbantes e roupas remendadas, estão segurando sacos de tecido com as mãos e espadas na cintura. Eles estão olhando para o homem da esquerda.
Cena de “Ali Babá e os 40 ladrões”, uma das histórias mais conhecidas do livro As mil e uma noites. Gravura do século vinte feita por .
Respostas e comentários
  • O conteúdo acêrca das literaturas árabe e islâmica possibilita o trabalho com aspectos da Competência geral 3, pois leva os alunos a valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, por exemplo, a menção à obra As mil e uma noites, da cultura islâmica. É possível articular as discussões sôbre a literatura árabe e islâmica com o componente curricular de Língua Portuguesa por meio da leitura de alguns trechos de obras produzidas por autores muçulmanos e árabes. Se possível, promova esta atividade em conjunto com o professor responsável por êsse componente curricular. Reforce com os alunos as diferenças entre árabe e muçulmano durante essa discussão.
  • Os assuntos abordados nas páginas 242 a 245 permitem o trabalho com aspectos da Competência geral 4, pois possibilitam aos alunos utilizar diferentes linguagens, conhecer e partilhar informações de outros componentes curriculares, como de Matemática e de Ciências.
  • Explique aos alunos que o Alcorão utiliza recursos poéticos e, em grande parte, prosaicos, ou seja, linguagem próxima à da prosa, trivial e sem os recursos rebuscados da poesia.

Um texto a mais

O texto a seguir apresenta detalhes sôbrea estrutura linguística do Alcorão e pode ser compartilhado com os alunos.

[...]

As revelações registradas por Maomé no Alcorão são divisíveis em quatro períodos, de acôrdo com as suas diferenças quanto ao conteúdo e ao estilo. Três dêstes períodos encontram-se antes da hégira (retirada) de 622 e são considerados como os três períodos de Meca; o quarto é constituído pêlassuas afirmações em Medina. reticências As suras do primeiro período de Meca são breves, rítmicas e poéticas. As suras do segundo período de Meca são tranquilas e contemplativas no que diz respeito ao estilo, e narram histórias exemplares do antigo mundo árabe e de áreas temáticas da Bíblia. O terceiro período de Meca é linguisticamente muito prosaico e caracterizado por inúmeras repetições. O período de Medina luta pêla autonomia do islamismo para se demarcar particularmente da fé judaica.

reticências

, . Religiões do mundo. Tradução: Paula da Silva. Colónia: , 2000. página 97.

Ciências

Os árabes realizaram muitos estudos relacionados à Astronomia e à Matemática. Com base nos conhecimentos gregos e indianos, êles aperfeiçoaram instrumentos como o astrolábioglossário e a bússolaglossário , possibilitando uma observação mais apurada dos fenômenos naturais.

ál rauárizimi (cêrca de 780cêrca de 850), um estudioso árabe, liderou missões de caráter científico à Índia e a Bizâncio e é considerado o inventor da Álgebra, uma área da Matemática que é estudada até os dias de hoje.

Fotografia. Astrolábio islâmico. Objeto redondo e dourado com engrenagens e ponteiros. No centro, há algumas linhas tracejadas em formato circular. Ele apresenta desgaste do tempo.
Astrolábio islâmico do século quinze.

O calendário

Os muçulmanos seguem um calendário diferente do gregoriano, que é utilizado pêla maioria da civilização ocidental. O calendário muçulmano tem início na data da Hégira, que corresponde ao ano 622.

êsse calendário é lunar (baseado nos ciclos da lua) e apresenta 12 meses de 29 ou 30 dias. Dois dêsses meses são considerados sagrados, o Ramadã e o . O primeiro corresponde ao período de purificação e jejum, e o segundo é a época de peregrinação a Meca.

Ilustração. Calendário. Na parte superior, círculo divido em doze partes. Em cada uma há elementos da escrita árabe nas cores preta, azul e vermelha. Na parte inferior, texto com elementos da escrita árabe. O papel apresente desgaste do tempo.
Calendário muçulmano. Guache sôbre papel extraído da obra As maravilhas da criação e as curiosidades da existência, de , escrita no século catorze.
Respostas e comentários
  • Ao abordar o conteúdo do calendário muçulmano, complemente a reflexão anterior acêrca do Ramadã e reforce elementos da habilidade ê éfe zero seis agá ih zero um, referente à identificação de diferentes fórmas de compreensão da noção de tempo e de periodização dos processos históricos.
  • Para garantir a melhor compreensão do Alcorão, a atividade a seguir propõe integração com o componente curricular de Língua Portuguesa ao sugerir uma comparação entre dois trechos dessa obra. dêsse modo, é possível distinguir um trecho poético de um texto prosaico, conhecer textos retirados do Alcorão e analisar uma fonte histórica para ampliar a reflexão sôbre o islamismo.
  • Escreva na lousa os dois trechos apresentados a seguir e peça aos alunos que os copiem no caderno. Auxilie-os a identificar o trecho poético (A) e o prosaico (B). Mostre que no trecho a, as frases são curtas, com estrutura gramatical simples, com elementos repetitivos (“nele”, “haverá”) e sem recursos narrativos que indiquem uma história contínua. Já o trecho B tem elementos de ligação que demonstram características narrativas e prosaicas, como “em seguida” e “então”, além de contar com uma estrutura gramatical mais complexa.

A

reticências

Estarão em um alto Jardim;

reticências

Nele, haverá uma fonte corrente;

Nele, haverá leitos elevados,

E copos dispostos,

E almofadas enfileiradas

E tapetes espalhados.

reticências

SURATU . Islam House.Disponível em: https://oeds.link/CW8flA. Acesso em: 26 maio 2022.

B

Então, na Caverna, estendemo-lhes um véu sôbre os ouvidos, durante vários anos.

Em seguida, despertamo-los, para saber qual dos dois partidos enumerava melhor o tempo, em que lá permaneceram.

Nós te narramos sua história, com a verdade. Por certo, êles eram jovens, que criam em seu Senhor e aos quais acrescentamos orientação.

reticências.

SURATU . Islam House. Disponível em: https://oeds.link/MeSlXz. Acesso em: 26 maio 2022.

Em seguida, peça aos alunos que leiam em voz alta os trechos, com entonação apropriada. Após a leitura, incentive-os a se manifestarem sôbre o que compreenderam do conteúdo.

História e Ciências

O islamismo e a valorização do conhecimento

A cultura islâmica foi marcada ao longo dos séculos pêla valorização do conhecimento e das pesquisas em diversas áreas.

A Casa da Sabedoria

O período de maior efervescência cultural da história islâmica ficou conhecido como Era de Ouro islâmica e ocorreu principalmente entre os séculos oito e treze. No campo educacional e no campo científico, foram criadas diversas instituições, como a Casa da Sabedoria (ou Casa do Saber), que reuniam estudiosos e aprendizes. Nesses locais, foram desenvolvidas pesquisas em diversas áreas que impulsionaram conhecimentos e inovações nos séculos seguintes.

Muitas descobertas foram feitas, por exemplo, na Astronomia, como a identificação de diversos corpos celestes e o mapeamento dos movimentos dos astros. Também foram realizados estudos no campo da Matemática, da Trigonometria, da Geometria e da Álgebra (têrmu que deriva do árabe ), entre outros. Textos antigos, como os do grego Ptolomeu, que se dedicou aos estudos da Matemática, da Astronomia, da Física e da Geo­grafia, foram traduzidos e tiveram vários cálculos corrigidos por cientistas muçulmanos.

Iluminura. Na parte superior, uma construção com a base em formato retangular e o telhado em formato triangular. Na parede, há elementos da escrita árabe. À frente, diversos homens com túnicas coloridas e turbantes sobre uma mesa com vários objetos, como astrolábio, ampulheta e globo terrestre. Alguns homens estão segurando e observando esses objetos e outros estão com livros abertos.
Representação de estudiosos muçulmanos realizando cálculos astronômicos. Detalhe de iluminura extraída da obra , de , escrita no século dezesseis.
Respostas e comentários

Sugestão de avaliação

A fim de promover e verificar o conhecimento dos alunos sôbre a temática do capítulo, sugira que respondam às questões a seguir. Para isso, transcreva-as na lousa e peça-lhes que as copiem e as respondam no caderno.

1. Além de traduzir obras de outros povos, os muçulmanos desenvolveram novos conhecimentos e inovaram diversos campos do saber. Cite em quais campos ocorreram inovações e identifique alguns deles nas imagens apresentadas.

2. Qual foi o papel de instituições, como a Casa da Sabedoria, no período conhecido como Era de Ouro islâmica?

3. Você considera importante a valorização do conhecimento? Em seu dia a dia, costuma colocar êsse valor em prática? Comente com os colegas.

4. Junte-se a um colega de turma para conversar sôbre o tema abordado. Depois, procurem citar alguns exemplos de valorização do conhecimento na sociedade brasileira atual.

Respostas

1. Alguns campos do saber que podem ser citados são Matemática, Medicina, Literatura, Filosofia e Astronomia. É possível identificar essas áreas na imagem que mostra os cálculos de Geometria, na que mostra a representação das fases da lua e na que aborda os estudos de Anatomia.

2. As instituições criadas na Era de Ouro islâmica foram responsáveis por reunir diversos estudiosos e aprendizes, por disseminar os conhecimentos islâmicos e de outras culturas, além de terem sido fundamentais em diversas descobertas e inovações dos séculos subsequentes.

3. Resposta pessoal. Oriente os alunos a citar alguns exemplos de valorização do conhecimento no dia a dia deles, por exemplo, as conversas com familiares a respeito de questões da atualidade; as produções artísticas; as práticas esportivas; os momentos de lazer, como ir ao cinema, ao teatro e à biblioteca.

4. Os alunos poderão citar como exemplos de valorização do conhecimento as universidades, espaços de fomento de pesquisas científicas; os laboratórios, onde são desenvolvidos tratamentos e vacinas; as galerias de arte e os museus, onde são preservados e difundidos diversos tipos de produções e conhecimentos de determinada sociedade, além das práticas culturais regionais, que expressam conhecimentos populares.

Verifique se os alunos apresentaram dificuldades na realização da atividade e, se necessário, faça uma retomada oral dos temas abordados nas questões trabalhadas na unidade. Com base nela, peça-lhes que respondam às questões novamente, fazendo as correções necessárias.

A Matemática teve grande destaque na cultura islâmica. Uma das principais contribuições dessa área foram os algarismos arábicos. Os números de 0 a 9, por exemplo, amplamente conhecidos e utilizados na atualidade, são derivados de conhecimentos dos antigos indianos e foram incorporados e disseminados pelos árabes. Por isso, algarismos são conhecidos como indo-arábicos.

Manuscrito. Na parte superior texto com elementos da escrita árabe. Na parte inferior, linhas tracejadas em várias direções, conectadas por pontos. As linhas formam, na parte central, um triângulo. Cada linha corresponde à um lado do triângulo. Ao redor, as linhas e pontos formam três quadrados, um em cada lado do triângulo.
Manuscrito do século treze contendo cálculos de Geometria.

Os muçulmanos foram responsáveis por inovações muito importantes para o desenvolvimento das ciências modernas, por exemplo, a descoberta de doenças contagiosas, como o sarampo e a varíola, e o desenvolvimento de técnicas de cirurgia. Além disso, êles descobriram substâncias como o ácido sulfúrico, o salitre e o álcool.

Ilustração. À esquerda, um homem, usando turbante e vestimentas vermelhas e azuis, está deitado. Ao lado, um homem, usando turbante e roupa listrada, está com os joelhos no chão e segurando com as mãos um objeto longo e fino sobre o abdome do homem deitado. Ao redor, texto com elementos da escrita árabe.
Página de um estudo feito por volta do ano de 1300 descrevendo a técnica de retirada de líquidos acumulados na cavidade abdominal.
Respostas e comentários
  • A seção apresentada nestas páginas aborda alguns estudos feitos pelos povos muçulmanos e permite reconhecer a importância dêssesestudos para a humanidade. Explique aos alunos que entender o desenvolvimento cultural e científico muçulmano é de extrema importância para compreendermos a cultura ocidental e o avanço das ciências na Europa e posteriormente na América, pois grande parte das descobertas e contribuições foi fruto de estudos dos povos islamizados. O contato entre êles e o mundo europeu significou uma rica influência.
  • Trabalhando aspectos da habilidade ê éfe zero seis agá ih zero dois, analise com os alunos as imagens, chamando a atenção deles para os desenhos matemáticos. Explique a importância dêssesdocumentos como fontes históricas e o uso de parte dêsses conhecimentos ainda hoje, como é o caso dos números arábicos.
  • O assunto que se refere ao descobrimento e tratamento de doenças pelos árabes possibilita abordar a Competência geral 8. Para isso, leve os alunos a compreender a importância do autoconhecimento, da autoapreciação e do cuidado com a própria saúde física e emocional para agir com autonomia.
  • Para a articulação com o componente curricular de Ciências, se julgar conveniente, trabalhe êsse conteúdo em conjunto com o professor dêsse componente. Durante a discussão do tema, acrescente que os árabes desenvolveram conhecimentos em outras áreas, além da Matemática, da Astronomia e da Medicina. Na Geografia, por exemplo, aprimoraram saberes a respeito da Cartografia; na Física, criaram teorias sôbre a Hidrostática, a Óptica e a Mecânica; na Química, realizaram experiências práticas que permitiram a fabricação do sabão e do vinagre. Por meio dos experimentos químicos e graças aos aprimoramentos na Medicina, criaram também medicamentos variados e possibilitaram o tratamento de diversos tipos de doença. Aproveite a atividade para incentivar os alunos a conhecer melhor a cultura islâmica, instigando-lhes a curiosidade.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

1. sôbre os pilares do islamismo, em seu caderno, relacione o nome de cada prática à sua descrição.

A. Shahada

B. Salat

C. Zakat

D. Jejuar durante o Ramadã

E. Hajj

1. Incentivo à caridade e à solidariedade entre os islâmicos por meio da doação aos mais necessitados.

2. Jejum entre o nascer do dia e o pôr do sol que ocorre durante o Ramadã, celebração que marca o início da revelação do Alcorão a Maomé.

3. Testemunho de fé dos islâmicos que reforça a existência de apenas um deus, Alá, e de seu mensageiro, Maomé.

4. Realização de cinco orações diárias durante as quais o fiel deve estar voltado para Meca.

5. Peregrinação a Meca, ao menos uma vez na vida, caso o fiel tenha condições de realizá-la.

  1. Qual dos pilares do islamismo mais lhe chamou a atenção? Por quê?
  2. Em seu caderno, liste quais são as principais características da arquitetura islâmica. Faça um desenho de cada um dos elementos mencionados ou um único desenho que contemple todos êles.
Versão adaptada acessível

3. Em seu caderno, liste as principais características da arquitetura islâmica e represente cada um dos elementos mencionados.

Orientação para acessibilidade

3. Resposta: Espera-se que os alunos mencionem grandes abóbadas, minaretes, arcos, decorações com azulejos coloridos, inscrições do Alcorão e desenhos tradicionais.

  1. Qual é o gênero literário de maior destaque na língua árabe? Qual é o livro dêsse gênero de maior importância para os muçulmanos?
  2. Cite alguns elementos da cultura islâmica que estão presentes em nossa sociedade. Algum dêsses elementos faz parte do seu dia a dia? Qual?
Respostas e comentários

1. Resposta: A – 3; B – 4; C – 1; D – 2; E – 5.

2. Resposta pessoal. Incentive os alunos a compartilhar suas opiniões com os colegas.

3. Resposta: Espera-se que os alunos mencionem grandes abóbadas, minaretes, arcos, decorações com azulejos coloridos, inscrições do Alcorão e desenhos tradicionais.

4. Respostas: A prosa. O Alcorão.

5. Resposta: Os alunos podem citar aspectos relacionados à literatura, à culinária, à religião, à arquitetura, às artes, aos costumes, aos conhecimentos científicos e matemáticos, aos elementos linguísticos, entre outros. Permita-lhes que explicitem quais dêsses aspectos estão presentes no dia a dia deles por meio de exemplos mais concretos, como alguma mesquita próximo da residência deles, o uso de palavras derivadas da língua árabe ou algum restaurante típico que conheçam.

As atividades 1 a 5 desta página contemplam aspectos da habilidade ê éfe zero seis agá ih um cinco ao levar os alunos a ponderar acêrca das dinâmicas de circulação de culturas, produtos e pessoas que influenciaram a formação e expansão do Império Islâmico. Além disso, elas também trabalham aspectos da habilidade ê éfe zero seis agá ih um quatro, pois identificam as fórmas de contato entre os povos muçulmanos e outras civilizações em diferentes intervalos de tempo e em espaços variados.

Conectando ideias

  1. sôbre a cultura islâmica, leia as afirmações a seguir e copie em seu caderno apenas a alternativa correta.
    1. Ao longo dos séculos, a cultura islâmica foi marcada pêla profunda desvalorização do conhecimento científico.
    2. A Matemática é uma área de conhecimento que nunca se desenvolveu na cultura islâmica.
    3. A cultura islâmica se destacou pêla valorização do conhecimento, em especial entre os séculos oito e treze, quando foram criadas várias instituições que promoviam pesquisas em diversas áreas.
    4. Na cultura islâmica, as cirurgias eram proibidas e a Medicina era desvalorizada, não tendo qualquer tipo de destaque.
  2. Leia o texto a seguir e, depois, responda às questões em seu caderno.

reticências Durante o Ramadan, mês em que o Corão foi revelado, todos os muçulmanos acima dos dez anos eram obrigados a abster-se de comer e beber, e de manter relações sexuais, do amanhecer ao anoitecer reticências. Isso era encarado como um ato solene de arrependimento dos pecados, e uma negação do eu em favor de Deus; o muçulmano que jejuava devia começar o dia com uma declaração de intenção, por vezes passava a noite em preces rituais. Aproximando-se de Deus dessa maneira, os muçulmanos também estariam se aproximando um dos outros. A experiência do jejum em companhia de toda a aldeia ou cidade fortalecia o senso de uma comunidade única espalhada no tempo e no espaço; as horas após o anoitecer podiam ser dedicadas a visitas e refeições feitas em comum; o fim do Ramadan era comemorado como uma das duas grandes festas do ano litúrgico, com dias de banquetes, visitas e presentes reticências.

Rúrãni, Uma história dos povos árabes. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

  1. O que é celebrado durante o mês do Ramadã?
  2. Qual pilar do islamismo é abordado no texto?
  3. Segundo o texto, qual é o sentido dêsse pilar para os muçulmanos?
  4. De que maneira o pilar citado no texto contribui para que os muçulmanos se aproximem uns dos outros?
  5. Você conhece outras celebrações religiosas que costumam aproximar as pessoas? Quais? Comente com os colegas.

8. Em seu caderno, escreva um texto em cinco minutos, destacando quais são as principais diferenças entre a religião islâmica e outras religiões que você conhece ou já estudou.

Respostas e comentários

6. Resposta: Alternativa c.

7. a) Resposta: O início da revelação do Alcorão ao profeta Maomé.

7. b) Resposta: Jejuar durante o Ramadã.

7. c) Resposta: êsse pilar é encarado como um ato solene de arrependimento dos pecados, uma negação do eu em favor de Deus.

7. d) Resposta: A experiência do jejum com outras pessoas fortalece o senso de comunidade, pois os religiosos promovem um esfôrço conjunto, o que contribui para se verem como semelhantes e se aproximarem.

7. e) Resposta pessoal. Espera-se que os alunos citem exemplos de celebrações relacionadas à sua realidade próxima.

8. Resposta pessoal. Espera-se que os alunos resgatem os conhecimentos a respeito das religiões egípcia, judaica, fenícia e persa que estudaram nas unidades anteriores, além de religiões com as quais podem ter contato em seu cotidiano, como o cristianismo, a umbanda, o candomblé etcétera

  • As atividades 6 a 8 desta página desenvolvem a habilidade ê éfe zero seis agá ih um cincoao incentivar os alunos a discutir sôbre a circulação de culturas e pessoas que ajudaram a formar o Império Islâmico. Estas atividades também trabalham aspectos da habilidade ê éfe zero seis agá ih um quatro, pois abordam as fórmas de contato entre os povos muçulmanos e outras civilizações em diferentes intervalos de tempo e em espaços variados.
  • A atividade 7 favorece a competência leitora e a leitura inferencial. Oriente os alunos a ler o texto e refletir a respeito da importância do ritual do Ramadã para os muçulmanos. Questione-os também sôbre rituais importantes para outras religiões que remontem a significados semelhantes. Para isso, faça-lhes perguntas, tais quais: “Como ocorre o ritual do Ramadã?”; “Como os muçulmanos e outros grupos religiosos demonstram arrependimento e pedem perdão?”; “Qual é a relação entre as práticas alimentares e os rituais religiosos?”. Esta atividade também favorece o desenvolvimento da Competência específica de História 3, pois possibilita aos alunos elaborar hipóteses, construir argumentos e apresentar proposições em relação a documentos para a interpretação de contextos históricos específicos.

Metodologias ativas

Na atividade 8, oriente os alunos a elaborar textos rápidos com as primeiras ideias que lhes vierem à mente. Utilizando a metodologia ativa quick writing, estabeleça o tempo de início e de término da atividade utilizando um cronômetro e esclarecendo, para êles, o tempo de produção. Separe um momento para que os alunos possam debater sôbre os textos que produziram, favorecendo a socialização dos conhecimentos. Consulte mais orientações sôbre essa estratégia no tópico Me­todologias e estratégias ativas nas orientações ge­rais dêste manual.

9. A valorização do conhecimento era muito importante para os muçulmanos. A foto a seguir mostra um antigo centro de estudo fundado no século nove. Além do ensino da religião islâmica, dedicavam-se aos estudos da língua árabe, ao Direito, à Matemática e a outras ciências. Analise a imagem e responda às questões.

Fotografia. Vista de um edifício com colunas brancas ornamentadas e detalhes em vermelho. O chão é vermelho com detalhes em azul e amarelo. Centralizado, há uma luminária e um arco com acesso à um pátio descoberto. O chão do pátio é verde e branco, com uma pequena fonte de água em amarelo.
Primeiro centro de estudos, edifício de , localizado em Fez, Marrocos, em 2020.
  1. Qual é o nome do centro de estudos retratado na foto? Onde êle está localizado?
  2. Quando êle foi instituído? Explique o contexto histórico.
  3. Quais estudos e ensinamentos eram realizados nesse local?
  4. Analise o edifício retratado. Você consegue identificar elementos da arquitetura islâmica? Quais?

10. Alguns aspectos da cultura árabe, como a culinária, o idioma e a literatura, exercem influência nos países do Ocidente. Leia o texto a seguir e depois faça as atividades.

reticências Em sua permanência de quase oito séculos na Península Ibérica, os árabes contribuíram com centenas de vocábulos para o léxico da língua portuguesa, ainda durante seu período de formação. Segundo Antônio Uáis (1915-1999), do total de cêrca de três mil palavras do português primitivo, no mínimo 800 têm origem árabe. reticências

fará, Paulo Daniel. Da alface ao cafezinho. Revista de História, Rio de Janeiro, Biblioteca Nacional, ano 4, número 46, julho 2009. página 28.

Respostas e comentários

9. a) Resposta: , e está localizado no atual Marrocos.

9. b) Resposta: êle foi fundado no século nove. Espera-se que os alunos relacionem o centro de estudos ao período em que ocorria a expansão do islamismo para outras regiões, como a África.

9. c) Resposta: Além da religião islâmica, estudos da língua árabe, Direito, Matemática e outras ciências.

9. d) Resposta: Espera-se que os alunos percebam na foto traços arquitetônicos característicos da cultura islâmica, como os arcos e as colunas. Se necessário, peça-lhes que retomem o tópico Arquitetura islâmica.

  • As atividades 9 e 10 desta página contemplam aspectos da habilidade ê éfe zero seis agá ih um cinco ao promover a discussão sôbre a circulação de culturas e pessoas que ajudaram a formar o Império Islâmico. Elas também trabalham aspectos da habilidade ê éfe zero seis agá ih um quatro, pois analisam fórmas de contato entre os povos muçulmanos e outras civilizações. Ademais, favorecem o desenvolvimento da Competência específica de História 3, pois possibilitam aos alunos elaborar hipóteses, construir argumentos e apresentar proposições em relação a documentos para a interpretação de contextos históricos específicos.
  • A atividade 9, em especial, favorece a abordagem da habilidade ê éfe zero seis agá ih zero dois ao permitir a análise de fonte histórica para elaborar proposições sôbre a cultura islâmica.
  • A atividade 10 favorece a competência leitora e a leitura inferencial. Oriente os alunos a ler o texto e ponderar a importância do idioma árabe na formação do português falado no Brasil. Em seguida, faça questionamentos, como: “Que palavras você usa atualmente que vieram do árabe?”; “Quais outros elementos culturais árabes são comuns na cultura brasileira?”. O desenvolvimento da atividade também favorece a abordagem de aspectos da habilidade ê éfe zero seis agá ih zero sete ao permitir aos alunos trabalhar elementos da escrita árabe que posteriormente exerceram influência na língua portuguesa.

a . Leia as palavras a seguir, que pertencem à língua portuguesa, mas têm origem árabe.

algodão • sucata • algema • mesquinho

Agora, copie o quadro a seguir no caderno, escrevendo na frente de cada palavra de língua árabe (primeira coluna) a sua correspondente na língua portuguesa (segunda coluna). Depois, explique como você identificou as palavras correspondentes.

Selo Modelo.

Língua árabe

Língua portuguesa

suqata

miskin

al-jama’a

al-qutun

  1. De acôrdo com o texto, como a influência árabe foi difundida no desenvolvimento da língua portuguesa?
  2. Dividam-se em grupos e pesquisem outras palavras da língua portuguesa que sejam de origem árabe.

11. Analise a imagem a seguir. Depois, leia a legenda com atenção e converse com os colegas sôbre as questões listadas.

Fotografia. Construção de pedra com uma cúpula central grande e duas cúpulas laterais menores. Há janelas e uma porta central com formato de arco. Nas pontas há quatro torres ornamentadas Em frente, há um jardim com uma piscina no centro.
, em Agra, na Índia, em 2020.
  1. Qual é o nome do edifício retratado? Onde ele se localiza?
  2. Quais elementos se destacam na arquitetura dessa construção?
  3. De que maneira você acredita que elementos arquitetônicos alcançaram a Índia?
Respostas e comentários

10. a) Resposta nas orientações ao professor.

10. b) Resposta: O texto afirma que a influência árabe na língua portuguesa ocorreu principalmente no período em que os muçulmanos permaneceram na Península Ibérica.

10. c) Resposta nas orientações ao professor.

11. a) Resposta: . Ele se localiza na Índia.

11. b) Resposta: Os minaretes, os arcos e as abóbadas.

11. c) Resposta pessoal. Espera-se que os alunos reflitam a respeito da expansão islâmica e da interação cultural entre povos orientais.

A atividade 11 contempla aspectos da habilidade ê éfe zero seis agá ih um cinco ao promover a discussão sôbre a circulação de culturas e pessoas que ajudaram a formar o Império Islâmico, além de trabalhar aspectos da habilidade ê éfe zero seis agá ih um quatro, pois analisa fórmas de contato entre os povos muçulmanos e outras civilizações. Além disso, favorece o desenvolvimento da Competência específica de História 3, pois possibilita aos alunos elaborar hipóteses, construir argumentos e apresentar proposições em relação a documentos imagéticos para a interpretação de contextos históricos específicos.

Respostas

10. a ) – Língua portuguesa: sucata; – Língua portuguesa: mesquinho; – Língua portuguesa: algema; – Língua portuguesa: algodão.

c ) Resposta pessoal. Alguns exemplos de palavras que os alunos poderão mencionar são: algodão, café, açougue, fulano e xarope. Aproveite para estabelecer uma articulação com o componente curricular de Língua Portuguesa. Oriente-os a pesquisar informações a respeito da origem dos vocábulos na internet e em dicionários (de preferência etimológicos). Também é válido sugerir uma visita à biblioteca para que êles procurem materiais.

Metodologias ativas

Uma proposta de realização da atividade 11 é incentivar os alunos a dialogar com os colegas acerca das questões apresentadas, partindo dos conhecimentos adquiridos ao longo do estudo do capítulo. Utilizando a metodologia ativa turn and talk, divida a turma em duplas e peça-lhes que organizem suas ideias sôbre as proposições indicadas. Separe um momento para que eles possam debater suas ideias entre si, favorecendo a socialização dos conhecimentos. Aproveite para analisar o desenvolvimento da oralidade, da argumentação e do pensamento crítico. Garanta que todos os alunos possam se expressar, orientando-os a respeitar os turnos de fala. Leia mais orientações sobre essa estratégia no tópico Me­todologias e estratégias ativas nas orientações ge­rais deste manual.

O tema é reticências

Educação em direitos humanos

Ícone ‘Ciências Humanas em foco’.

A proibição do uso do véu: preconceito religioso?

Responda à questão a seguir.

Ícone ‘Atividade oral’.

1. Alguns países europeus proíbem o uso de véus que cobrem todo o corpo em locais públicos. O que você pensa sôbre essa proibição? Você é a favor ou contra? Explique.

Atualmente, o véu (em árabe, ríjab) usado pêlas mulheres islâmicas é um dos símbolos religiosos mais conhecidos dos muçulmanos. De acôrdo com os seguidores do islamismo, o fato de muitas mulheres usarem o véu deve-se a uma recomendação que pode ser interpretada no texto do Alcorão.

Dessa maneira, o uso do ríjab estaria ligado primeiramente a uma questão de identidade religiosa e também como um recurso para proteger e para preservar o corpo feminino.

Entre as muçulmanas, a tradição de usar o ríjab varia de acôrdo com o lugar e a época. Além disso, o tipo de véu usado pêlas mulheres também pode variar. Em algumas regiões, o uso do véu é obrigatório, como no Irã e no Afeganistão, e em outras, como no Líbano, é opcional. Conheça a seguir alguns tipos de véu e os lugares onde são usados com mais frequência.

Ilustração. Representação de cinco mulheres, uma do lado da outra. À esquerda, uma mulher usando uma tecido azul cobrindo a cabeça e o corpo. Apenas os olhos, através de uma tela de tecido, estão à mostra. Sobreposto à letra 'A'. Ao lado, uma mulher com roupas cobrindo o corpo e a cabeça e luvas nas mãos. Apenas os olhos estão à mostra. Sobreposto à letra 'B'. Seguido, uma mulher usando um vestido comprido, véu no cabelo e pescoço e um casaco com capuz e mangas compridas. A face e as mãos estão à mostra. Sobreposto à letra 'C'. Ao lado, uma mulher usando véu amarelo na cabeça, vestido azul e meias azuis. A face e as mãos estão à mostra. Sobreposto à letra 'D'. À direita, uma mulher com lenço roxo na cabeça, usando camisa, casaco e calça. A face e as mãos estão à mostra. Sobreposto à letra 'E'.

Fontes de pesquisa: riráta, Giselle. Por trás do véu. Superinteressante, São Paulo, Abril, ano 27, número 8, página 52-57, 28, julho 2014. PILAGALLO, Oscar. (edição). O sagrado na História: islamismo. São Paulo: , 2010.

Respostas e comentários

Questão 1. Resposta nas orientações ao professor.

Objetivos

  • Conhecer o costume islâmico que envolve o uso do ríjab.
  • Interpretar os argumentos a respeito da proibição do uso do ríjab em alguns países.
  • Refletir sôbre as condições de vida da comunidade islâmica no Brasil.

  • O uso do véu é um costume muçulmano que tem suscitado diversas discussões entre especialistas, políticos e religiosos na atualidade. Ao trabalhar essas questões em sala de aula, é possível abordar os temas contemporâneos transversais Educação em direitos humanos e Diversidade cultural.
  • O tema possibilita argumentar a respeito da proibição do uso do véu e das condições de vida da comunidade islâmica no Brasil. Após a leitura e a realização das atividades, proponha aos alunos uma roda de conversa para discutir a importância do respeito e da compreensão de culturas diferentes no espaço da escola e na sociedade.
  • O assunto desta seção permite desenvolver a Competência geral 9, pois possibilita aos alunos exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, valorizando a diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades e culturas, desconstruindo qualquer tipo de preconceito.
  • Para a compreensão do tema abordado na seção, é importante que os alunos tenham informações sôbre o costume islâmico de usar o véu. Ao trabalhar com o texto e as ilustrações apresentadas, aproveite para indagar a êles se já viram na cidade em que moram ou na televisão, por exemplo, alguma mulher usando um véu dêsse tipo.
  • Aproveite a reflexão proposta na questão 1 para ressaltar a importância da tolerância e do respeito à diversidade religiosa e à livre manifestação de crenças, incluindo todas as manifestações culturais que elas comportam, como hábitos de se vestir e de se alimentar, contribuindo para que desenvolvam o respeito ao próximo e a empatia. Não permita a disseminação de preconceitos durante a discussão.

Resposta

1. Resposta pessoal. Nesse primeiro momento, os alunos deverão fundamentar suas respostas nos conhecimentos que já têm sôbre o tema e nas informações que constam na seção. Não permita a disseminação de opiniões que veiculem qualquer tipo de discriminação e verifique se os posicionamentos deles estão fundamentados em argumentos coerentes e respeitosos.

A. Burca: cobre todo o corpo, os olhos são cobertos por uma tela. O uso é mais comum no Afeganistão.

B. ní-cab: cobre todo o corpo da mulher, deixando apenas os olhos à mostra. É bastante usado na Arábia Saudita.

C. Chador: o rosto fica em evidência. É mais comum no Irã.

D. : seu uso tornou-se mais frequente a partir da década de 1970, após protestos pelos direitos das mulheres em diversos países árabes. É comum nos Emirados Árabes.

E. : é um equivalente da , mas sem a touca. Também é muito utilizado nos Emirados Árabes.

Polêmica da proibição do hijab na Europa

Diversas polêmicas envolvendo o uso do ríjab ocorreram nos últimos anos em países como França e Bélgica. Nesses países, o uso dos chamados véus integrais (que cobrem o corpo todo) foi proibido em locais públicos.

Para o govêrno francês, o uso do ríjab em espaços públicos representa uma barreira que dificulta a convivência e a integração social. Parte da população francesa alega ainda que o véu simboliza uma fórma de opressão às mulheres muçulmanas.

Muitas mulheres muçulmanas, no entanto, defendem o uso de véu. Leia a seguir a opinião de Magda , uma muçulmana brasileira que estuda o islamismo.

reticências Para o Ocidente o fato de a mulher usar o véu é sempre associado à submissão e ignorância. Já para a mulher muçulmana o véu é entendido como algo que a dignifica, dá valor, que impõe respeito. É uma ideia diametralmente oposta à que o Ocidente faz do véu e da própria mulher. reticências

O VÉU dignifica a mulher. em linha. Disponível em: https://oeds.link/6QJkkF. Acesso em: 29 março 2022.

Agora, responda às questões a seguir.

Ícone ‘Atividade oral’.

2. Faça uma pesquisa para descobrir como vive a comunidade islâmica no Brasil atual. Quais são os principais problemas enfrentados por ela?

Ícone ‘Atividade oral’.

3. Após analisar os resultados da pesquisa, reavalie a resposta da questão 1. Sua opinião mudou ou permaneceu a mesma? Converse com os colegas.

Ícone ‘Atividade oral’.

4. A Constituição brasileira garante a liberdade religiosa. Sabendo disso, você considera que a liberdade de crença é de fato respeitada no Brasil? Explique.

Respostas e comentários

Questões 2 a 4. Respostas nas orientações ao professor.

Esta página abrange elementos que ampliam a discussão e problematizam a questão do uso do véu. Ao analisar o depoimento de Magda , é fundamental que os alunos reconheçam o sujeito que está por trás da fala, uma mulher muçulmana. Ajude-os a identificar a opinião dela acêrca da proibição do véu e que argumentos ela utiliza para defender sua ideia.

Respostas

2. Resposta pessoal. O objetivo desta questão é levar os alunos a buscar outras fontes de informação, em jornais ou na internet, aprofundando o que já sabem sôbre o tema e explorando também o contexto brasileiro. As dificuldades relacionadas ao preconceito e à discriminação religiosa podem aparecer entre os principais problemas enfrentados pêla comunidade muçulmana no Brasil.

3. Resposta pessoal. É possível que, depois da pesquisa, a opinião dos alunos se modifique. Nesse caso, solicite que comentem os motivos que os levaram a essa decisão.

4. Resposta pessoal. Espera-se que os alunos percebam que, apesar de a liberdade religiosa ser garantida pêla Constituição brasileira, isso não necessariamente ocorre na prática, pois há diversos casos recentes de preconceito e de violência contra praticantes de algumas religiões, como as de matriz africana e o islamismo. Com base nessa reflexão, é possível abordar a Competência geral 10, instigando os alunos a agir, individual ou coletivamente, de maneira autônoma, responsável e resiliente, buscando modificar a realidade com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos e solidários.

O que eu estudei?

Faça as atividades em uma folha de papel avulsa.

1. Escreva um texto a respeito do surgimento e da expansão do islamismo. Para auxiliar nessa produção, utilize as palavras destacadas a seguir.

Hégira

Meca

monoteísmo

Alcorão

Maomé

perseguição

2. O trecho a seguir sôbre o uso do véu por mulheres muçulmanas é parte de uma entrevista com a antropóloga e professora Francirosy Campos Barbosa. Leia-o e, depois, responda às questões.

reticências Para algumas mulheres, [o uso do véu] é um empoderamento, para outras é religiosidade, para outras é um ato político. Se você pensar nas opressões contra mulheres muçulmanas que tiveram mais destaque na França, começando em 1989, a partir daí houve uma revolta tão grande das mulheres de origem islâmica que muitas que não usavam o lenço passaram a usar, como um ato político. Eu, por exemplo, sou muçulmana há muitos anos e sou docente da há mais de dez anos. E eu sempre tive o desejo de usar, mas eu não tinha coragem. Por medo da islamofobia, ou por medo de intimidar os meus alunos, passavam mil coisas pêla minha cabeça. Mas quando eu comecei a ver a quantidade de meninas que não tinham a mesma estabilidade que eu, que estão lutando para usar o lenço e recebem todo tipo de ofensa, eu resolvi usar.

reticências

MORI, Letícia. Islamofobia: o que oprime muçulmanas no Brasil não é o lenço, diz pesquisadora da úspi. bê bê cê níus Brasil, 28 agosto 2021. https://oeds.link/I8adLb. Acesso em: 16 março 2022.

  1. De acôrdo com o texto, quais significados o uso do véu pode ter para as mulheres muçulmanas?
  2. Por que Francirosy tinha medo de usar o véu e o que a motivou a começar a usá-lo?
  3. Em sua opinião, o que é possível fazer para combater a discriminação contra muçulmanos?
Respostas e comentários

1. Resposta: Professor, professora: As informações necessárias para a produção do texto da atividade 1 encontram-se nos tópicos: O nascimento do islamismo e A expansão do islamismo.

2. a) Resposta: O uso do véu pode ser uma questão de empoderamento, de religiosidade ou um ato político.

2. b) Resposta: Francirosy tinha medo da islamofobia e de intimidar seus alunos. Ela passou a usar o véu ao ser incentivada por outras mulheres que o usavam e sofriam discriminação, como uma maneira de se opor ao preconceito.

2. c) Resposta pessoal. Espera-se que os alunos comentem que é possível combater a discriminação de diferentes maneiras, como promover conversas e debates de esclarecimento ou campanhas sôbre o direito à liberdade religiosa e sôbre a importância de respeitar e valorizar a diversidade cultural, bem como sôbre os preceitos do islamismo.

1. Objetivo

A atividade permite avaliar se os alunos compreenderam o conceito de Império Islâmico e os incentiva a analisar o processo de formação dêsse Império, por meio de diferentes fórmas de contato, adaptação e exclusão em relação a outros povos, desenvolvendo as habilidades ê éfe zero seis agá ih um três e ê éfe zero seis agá ih um quatro da Bê êne cê cê.

Como proceder

Caso algum aluno demonstre dificuldades, solicite-lhe que leia novamente o texto dos tópicos O nascimento do islamismo e A expansão do islamismo e, em seguida, retome a leitura de cada item da atividade, correlacionando o texto e o que se pede nas questões.


2. Objetivo

A atividade permite avaliar se os alunos conseguem identificar as fórmas de exclusão e adaptação dos povos muçulmanos na atualidade, desenvolvendo aspectos da habilidade ê éfe zero seis agá ih um quatro da Bê êne cê cê.

Como proceder

Caso algum aluno demonstre dificuldades, retome com ele a discussão sôbre o uso do véu e, se julgar pertinente, peça-lhe que releia o tópico A proibição do uso do véu: preconceito religioso? da seção O tema éreticências e responda às questões com base nas informações apresentadas.

3. Analise a imagem a seguir e responda às questões.

Fotografia. Centralizado, um monumento em formato quadrangular na cor preta com detalhes em dourado. Ao redor, diversas pessoas com roupas brancas. Ao fundo, colunas, uma do lado da outra, formando arcos.
Peregrinos visitando a Grande Mesquita de Meca, onde se localiza a Caaba, em 2020.
  1. Qual pilar do islamismo é representado na imagem?
  2. De acôrdo com seus estudos, como se justifica a grande quantidade de pessoas se dirigindo à Caaba?
  1. Avalie as afirmações a seguir a respeito das culturas árabe e islâmica. Depois, corrija as que julgar incorretas reescrevendo-as em uma folha de papel avulsa.
    1. Os cinco pilares da religião islâmica regulam a prática religiosa dos fiéis e devem ser cumpridos constantemente ao longo de suas vidas.
    2. A arquitetura islâmica tem características bastante fortes que se mantiveram intocadas ao longo da história e da expansão do islamismo.
    3. A coleção de livros As mil e uma noites reúne apenas contos dos povos islâmicos e se tornou um dos registros mais conhecidos da língua árabe.
    4. O calendário muçulmano, assim como o ocidental, tem 12 meses. No entanto, êle tem como marco inicial o ano em que Maomé ouviu as palavras de Alá.
    5. Os árabes contribuíram de fórma notável para o desenvolvimento da ciência, em especial na Medicina, com técnicas cirúrgicas e descobrimento de doenças.
Respostas e comentários

3. a) Resposta: Hajj – a peregrinação à Meca.

3. b) Resposta: Espera-se que os alunos consultem o conteúdo da seção História e Geografia que apresenta o número de muçulmanos espalhados pêlo mundo e possam fazer a relação com o alto volume de peregrinos.

4. a) Resposta: Correta.

4. b) Resposta: A arquitetura islâmica passou por mudanças e adaptações em razão do contato com outras culturas ao longo da história.

4. c) Resposta: A coleção de livros As mil e uma noites reúne contos de várias culturas, como a indiana, a persa e a egípcia, e se tornou um dos registros mais conhecidos da língua árabe.

4. d) O calendário muçulmano, assim como o ocidental, tem 12 meses. No entanto, êle tem como marco inicial o ano da Hégira, em 622.

4. e) Resposta: Correta

3. Objetivo

A atividade permite avaliar se os alunos compreenderam o processo de formação do Império Islâmico por meio de diferentes fórmas de contato, adaptação e exclusão em relação a outros povos. Também é possível verificar os conhecimentos dos alunos acêrca das relações entre a expansão e o processo de circulação de culturas e pessoas no Mediterrâneo, desenvolvendo as habilidades ê éfe zero seis agá ih um quatro e ê éfe zero seis agá ih um cinco da Bê êne cê cê.

Como proceder

Caso algum aluno demonstre dificuldades, solicite-lhe que releia o texto do tópico Os pilares do islamismo e, em seguida, retome a leitura de cada item da atividade, correlacionando o texto e o que se pede nas questões.


4. Objetivo

A atividade permite avaliar se os alunos conseguem identificar o processo de circulação de culturas, pessoas e produtos durante a expansão do Império Islâmico, desenvolvendo aspectos da habilidade ê éfe zero seis agá ih um cinco da Bê êne cê cê.

Como proceder

Caso algum aluno demonstre dificuldades, solicite-lhe que leia com atenção cada uma das afirmativas, buscando identificar quais delas abordam informações verdadeiras e quais apresentam equívocos.

Algo a mais

O artigo a seguir explora a riqueza e a diversidade da influência árabe na cultura brasileira desde o período da colonização.

> MARIUZZO, Patrícia. Árabes no Brasil. Riqueza cultural e capacidade de adaptação são suas marcas. Ciência e Cultura. São Paulo, volume 63, número 3, página 58-59, julho 2011.

Glossário

Minarete
: tor alta e fina encontrada nas mesquitas.
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Prosa
: expressão escrita que se assemelha à linguagem falada, sem métrica ou rima.
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Astrolábio
: instrumento que indica a localização geográfica por meio da observação da posição dos astros.
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Bússola
: instrumento utilizado para auxiliar na localização e na direção a ser seguida por meio da indicação do Norte geográfico.
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