CAPÍTULO 20  A Baixa Idade Média

A passagem da Alta Idade Média para a Baixa Idade Média (século onze ao século quinze) foi um período marcado por diversas transformações.

As transformações na Europa

Com o fim das invasões estrangeiras, por volta do século dez, iniciou-se uma fase de estabilidade na Europa, em que não havia a necessidade constante de dedicar esforços à defesa territorial. Além disso, durante a Baixa Idade Média, desenvolveram-se técnicas agrícolas que ampliaram a produção de alimentos. Assim, a população cresceu, desfrutando de melhorias na qualidade de vida proporcionadas pêlo momento de relativa paz e pêla maior disponibilidade de alimentos. fatores contribuíram para o renascimento comercial e urbano.

As inovações técnicas

O aumento da produção agrícola foi possível por causa do desenvolvimento de novas técnicas. O arado, instrumento utilizado para preparar o antes do plantio, passou a ser feito de metal, e não de madeira, que exigia mais fórça e quebrava facilmente. Com o arado de metal, o solo podia ser revolvido com maior profundidade e seus nutrientes eram mais bem aproveitados.

Outra inovação que tornou o trabalho no campo mais ágil e produtivo foi a utilização do cavalo no lugar do boi para puxar o arado, já que êsse animal é mais forte e rápido.

Pintura. Ao centro, uma pessoa usando roupas claras, montada em um cavalo. Preso ao cavalo, há uma corda e um objeto, em formato quadrangular e de madeira, que é arrastado sobre a terra pelo cavalo. À direita, uma mulher, com roupa cor laranja, caminha à frente do cavalo com a mão direita levemente abaixada. Com a mão esquerda ela segura um pedaço de tecido amarrado na cintura. Ao redor, pessoas trabalhando. Ao fundo, uma igreja pequena.
Representação de servos arando o solo e plantando. Detalhe do afresco , de Maestro Venceslao, feito por volta do ano 1400.

Além disso, houve melhoria no processo de moer grãos, usados para fazer pães, sopas e mingaus. O trabalho que antes era realizado principalmente com a fôrçahumana foi facilitado pêla introdução dos moinhos movidos pêla fôrça do vento e da água.

Respostas e comentários

Objetivos do capítulo

  • Identificar as transformações na Baixa Idade Média.
  • Analisar as causas e as consequên­cias das Cruzadas.
  • Compreender os principais aspectos da crise do século catorze.

Justificativas

Este capítulo aborda as características que levaram à decadência da Idade Média e à transição para a Idade Moderna na Europa, contribuindo para que os alunos compreendam êsse processo e as mudanças que ocorreram na organização espacial, nas relações de trabalho, nos papéis desenvolvidos pelos sujeitos históricos, como os papéis sociais das mulheres na sociedade medieval europeia, decorrentes dele. Tais questões possibilitam o trabalho com aspectos das habilidades ê éfe zero seis agá ih um sete e ê éfe zero seis agá ih um nove, respectivamente.

O estudo das transformações na Europa leva os alunos a compreender acontecimentos históricos, relações de poder e processos e mecanismos de transformação e manutenção das estruturas sociais, políticas, econômicas e culturais ao longo do tempo, questões pontuadas na Competência específica de História 1.


  • Comente com os alunos que o arado com lâmina de metal era chamado charrua. Puxada pêlo cavalo para arar a terra, a charrua era presa ao peito do animal, em vez de ao pescoço, o que tornava a atividade menos desconfortável para êle.
  • Explique aos alunos que, apesar de limitar a área de plantio, a rotação trienal de culturas possibilitava recuperar a parte do terreno não cultivada, tornando-o mais fértil para o próximo cultivo. Nesse sistema, dois tipos de produtos podiam ser cultivados simultaneamente, enquanto a terceira parte da área permanecia em repouso para recuperar minerais.
  • O assunto tratado no tópico referente às inovações técnicas do período medieval possibilita uma articulação com o tema contemporâneo transversal Ciência e tecnologia. Converse com os alunos sôbre as inovações citadas na página, suas funções etcétera Comente também que algumas dessas invenções medievais perduram até os dias de hoje em pequenas propriedades, além de ter inspirado equipamentos modernos da agricultura.

Nesse período, a agricultura passou a ser realizada em campos de rotação trienal, nos quais a terça parte de toda a área produtiva ficava em descanso, enquanto os outros dois terços eram cultivados (com variação dos gêneros em cada terço). Anteriormente, a metade dos campos ficava em descanso e, assim, uma área menor poderia ficar disponível para a agricultura.

O comércio e as feiras

As melhorias nas técnicas de produção agrícola contribuíram para gerar excedentes de alimentos, que podiam ser comercializados. Nas proximidades dos castelos, existiam áreas fortificadas denominadas burgos, onde viviam pessoas que se dedicavam à produção de artigos artesanais e ao comércio. A partir do século onze, com o crescimento do comércio nos burgos, surgiram feiras que, de tempos em tempos, reuniam comerciantes vindos de vários lugares.

Nessas feiras, promovidas em diversas cidades e ao longo de algumas estradas, eram comercializados alimentos, tecidos, utensílios domésticos, ferramentas, entre outros produtos. Essas feiras contribuíram para a ampliação do comércio e também para o desenvolvimento econômico das cidades.

Os banqueiros

Nas feiras medievais, circulavam muitas moedas diferentes. Para facilitar as negociações, surgiu a figura do cambista, que trocava moedas de diferentes regiões e ficava com uma parte delas como pagamento por seus serviços. No decorrer do tempo, os cambistas passaram a oferecer outros serviços financeiros e ficaram conhecidos como banqueiros.

Pintura. À esquerda, homens, usando chapéus e roupas azuis, segurando livros sobre a mesa. Ao lado, uma fila de pessoas.
Representação do cotidiano em um banco medieval. Detalhe de iluminura produzida por Cibo, monge de , no século catorze, publicada na obra Tratado sôbre os vícios, de de Gênova.
Respostas e comentários
  • Os tópicos sôbre as transformações na Europa no período da Baixa Idade Média, percorrendo suas inovações técnicas e seu comércio, instigam o aluno a identificar, comparar e explicar a intervenção do ser humano na natureza e na sociedade, exercitando sua curiosidade e propondo ideias e ações que contribuam para a transformação espacial, social e cultural, o que é abordado pêla Competência específica de Ciências Humanas 3.
  • Ao trabalharem o conteúdo desta página, os alunos podem ser questionados previamente a respeito das feiras e de sua importância para as sociedades medievais e modernas. Faça uma proposta de resgate de conhecimentos a respeito do modo de vida medieval, das pessoas trabalhando no campo e convivendo apenas com aquelas mais próximas. Após êsse resgate, converse com os alunos sôbre as possibilidades oferecidas pêlas feiras, de trânsito de mercadorias, pessoas e ideias.
  • Ademais, promove-se a compreensão de que o comércio e as feiras se fortaleceram a partir do século onze, proporcionando maior circulação de pessoas e moedas, favorecendo o trabalho com a Competência específica de História 5, ao viabilizar ao aluno a análise e a compreensão do movimento de populações e mercadorias no tempo e espaço, bem como seus significados históricos.

Algo a mais

Aproveite a temática das feiras para trabalhar com os alunos os conceitos de circularidade e hibridismo cultural. O artigo indicado a seguir favorece essa abordagem.

> SANTOS, Amanda Basílio. Circularidade e hibridismo cultural: um testemunho iconográfico. ín: BEZERRA, Ana Paula êti áli. (organizador). A historiografia para além do campo historiográfico: novos horizontes e perspectivas. Pôrto Alegre: edipúquiRio Grande do Sul, 2018. Disponível em: https://oeds.link/o9frAf. Acesso em: 20 maio 2022.

As corporações de ofício

O renascimento comercial e urbano do período possibilitou que parte dos trabalhadores camponeses se deslocasse para as cidades, passando a exercer atividades artesanais e comerciais. Assim, com o aumento do fluxo de pessoas nas cidades, novas ocupações surgiram e outras se desenvolveram.

O trabalho artesanal era produzido nas oficinas pelos mestres de ofícios, donos das oficinas e dos instrumentos de trabalho, e por seus aprendizes, geralmente jovens que recebiam em troca moradia e comida.

Com o aumento do número de oficinas nas cidades, os artesãos que exerciam a mesma profissão, por exemplo, sapateiros, alfaiates ou ferreiros, começaram a se organizar e a formar as chamadas corporações de ofícios, que tinham como objetivo proteger os interêssis dos artesãos, regulamentar o ofício e controlar o fornecimento e os preços dos produtos.

Os burgueses

Com o crescimento das atividades econômicas nas cidades, os habitantes dos burgos, conhecidos como burgueses, começaram a prosperar.

Os burgueses eram trabalhadores livres, portanto não possuíam nenhum tipo de obrigação para com o senhor feudal, não pagavam taxas e não tinham laços de fidelidade. êles trabalhavam nas cidades, chamadas de burgos. Como comerciantes, mercadores e banqueiros, por exemplo, muitos burgueses enriqueceram.

Essa pintura representa um casal burguês em sua residência e demonstra a ascensão da burguesia no final da Idade Média.

Pintura. À esquerda, um homem, usando chapéu e batina, está de pé com a mão direita levantada na altura do peito. Ao lado, uma mulher, usando vestido verde e lenço na cabeça, está gravida. Eles estão de mão dadas. Entre eles, há um cachorro pequeno. Atrás, no teto, um candelabro. À direita, uma cama vermelha e um espelho na parede.
O casal Arnolfini, de . Óleo sôbre tela, 82,2 centímetros×60 centímetros, 1434.
Respostas e comentários
  • O tema das corporações de ofício possibilita o desenvolvimento do tema contemporâneo transversal Educação financeira. Comente com os alunos que atualmente o comércio de produtos artesanais faz parte da chamada Economia Criativa, que abrange todas as atividades que utilizam a criatividade em sua produção, evidenciando o valor do capital intelectual como recurso de produção.
  • O tema referente às corporações de ofício e à ascensão da burguesia possibilita entender as relações próprias do mundo do trabalho, aspecto suscitado pêla Competência geral 6. Além disso, estudar temas leva os alunos a compreender acontecimentos históricos, relações de poder e processos e mecanismos de transformação e manutenção das estruturas sociais, políticas, econômicas e culturais ao longo do tempo, questões pontuadas na Competência específica de História 1.
  • Comente com os alunos que, nos dias de hoje, o têrmu burguês é utilizado para se referir à pessoa com boas condições financeiras ou que pertence ao grupo social mais rico da sociedade. Atualmente, não necessariamente está atrelado à atividade comercial, como nos tempos medievais.

A mentalidade medieval

Durante a Idade Média, a Igreja católica exerceu forte influência nas crenças e nos valores da sociedade. Assim, podemos dizer que o cristianismo foi a principal doutrinaglossário formadora das mentalidades do período Medieval.

Os preceitos religiosos estavam presentes em vários aspectos da sociedade, e a religião cristã oferecia muitas explicações para os fatos da vida na Terra. Quem contrariasse as verdades afirmadas pêla Igreja, a qual assegurava que todos os acontecimentos eram vontade de Deus, podia sofrer perseguições.

O fato de a sociedade medieval ser predominantemente agrária tornava-a muito dependente dos recursos da natureza e, portanto, de fenômenos que não podiam ser controlados pelos seres humanos. O medo e a insegurança eram sentimentos constantes no cotidiano das pessoas. Temiam-se as más colheitas e a ocorrência de epidemias, que eram consideradas castigos divinos aos pecados cometidos. Assim, para evitar problemas, as pessoas acreditavam que era necessário seguir os dogmas da Igreja católica.

Pintura. Dividida em três partes. Na primeira, à esquerda, diversas pessoas, sem vestes, em uma fila na direção de um portal em forma de arco. Um homem, com cabelo grisalho e tecido ao redor do corpo, ajuda algumas pessoas à subirem uma escada. Perto do portal, alguns anjos. Na segunda, ao centro, na parte superior há um homem, com cabelos longos e barba, usando um manto vermelho, sentado sobre um grande círculo. Ao redor dele, anjos e pessoas usando tecido ao redor do corpo. Abaixo, um homem, usando armadura  e com asas, está de pé segurando uma balança com as mãos, pesando duas pessoas. Ao redor, diversas pessoas sem vestes. Na terceira, à direita, há um anjo no canto superior observando diversas pessoas sem vestes queimando sobre o fogo e puxadas por demônios.
O Juízo Final, de Râns . Óleo sôbre painel, 221 centímetrospor161 centímetros (central), 223,5 centímetrospor72,5 centímetros (laterais), 1473.
Ícone ‘Atividade oral’.

Questão 1.

Analise a pintura e depois responda: quais aspectos da mentalidade medieval podem ser observados nela? Converse com os colegas.

Respostas e comentários

Questão 1. Resposta nas orientações ao professor.

  • Para que os alunos respondam à questão 1, explore a imagem com êles conforme as seguintes indicações. Na parte superior da imagem, Jesus aparece sentado e em posição de destaque. No lado esquerdo, as pessoas salvas são conduzidas ao céu por São Pedro, que é a figura com túnica amarela e vermelha. No lado direito da obra, as pessoas condenadas são conduzidas ao inferno. O arco sôbre o qual Jesus está sentado representaria o mundo, demonstrando sua posição de importância. O arcanjo Miguel está abaixo de Jesus, pesando as almas e enviando-as para seu destino.
  • A abordagem de uma pintura medieval, somada à proposta de análise de seus elementos artísticos, possibilita o trabalho com a Competência geral 4, pois motiva a mobilização de conhecimentos da linguagem artística como meio de expressão, ideias e sentimentos em diferentes contextos. Além disso, êsse enfoque possibilita aos alunos elaborar questionamentos, hipóteses, argumentos e proposições em relação a documentos, interpretações e contextos históricos específicos, recorrendo a diferentes linguagens, o que condiz com o desenvolvimento da Competência específica de História 3.
  • Aproveite êsse momento e a questão proposta na página para verificar se os alunos compreenderam os assuntos estudados. No que se refere à Idade Média na Europa, o tema é bastante complexo e necessita de certa abstração para uma aprendizagem mais significativa. Por isso, caso perceba dificuldades deles para entender algum assunto ou conceito, é importante retomar êsse conteúdo, promovendo um melhor aproveitamento dos estudos.

Resposta

Questão 1. Os aspectos se relacionam à influência religiosa. Na parte superior e central da pintura, notam-se figuras relacionadas ao cristianismo, assim como o próprio episódio representado, que faz referência a uma cena da narrativa bíblica (o juízo final). Além disso, do lado direito da obra, as pessoas condenadas fazem referência aos sentimentos de medo e de insegurança que permeavam a mentalidade medieval.

As mulheres no mundo medieval

Ícone ‘Atividade oral’.

Questão 2.

Imagine como era o cotidiano da maioria das mulheres na sociedade medieval. Em sua opinião, elas tinham liberdade para fazer as próprias escolhas?


De modo geral, a sociedade medieval era dominada pelos homens. Cargos políticos, cargos eclesiásticos, ocupações de grande prestígio social e diversas atividades profissionais eram, preferencialmente, ocupados por homens.

A vida de muitas mulheres ficava geralmente restrita ao âmbito do lar e da família e, ainda assim, sob a dependência dos homens, do pai, do marido, do sogro, entre outros. Sua atuação, no caso das famílias mais ricas, era a de administrar os serviços domésticos, comandando os serviçais da casa ou cuidando da educação e do desenvolvimento dos filhos.

Atuação política e militar das mulheres

No entanto, durante a Idade Média, as mulheres conquistaram cargos de destaque na política e também no exército, exercendo seu papel como rainhas, regentes e guerreiras, como foi o caso da francesa Joana Dárc.

No século quinze, Joana Dárc se destacou no exército francês contra a dominação inglesa, motivando os soldados com seus discursos religiosos. Por isso, Santa Joana Dárc foi canonizada pêla Igreja católica em 1920 e é considerada padroeira da França.

Pintura. Uma mulher, com cabelos vermelhos e usando uma armadura, está segurando com uma das mãos uma espada e com a outra uma faixa com ilustração de três anjos ajoelhados.
Miniatura do século quinze representando Joana Dárc.

Leonor da Aquitânia

Outro exemplo de mulher que se destacou em de comando é Leonor da Aquitânia, que foi rainha da França e da Inglaterra no século doze e exerceu um papel fundamental nas guerras que ficaram conhecidas como Cruzadas (assunto que será tratado mais adiante).

Na ocasião, Leonor da Aquitânia liderou cêrca de 300 mulheres para lutar ao lado dos homens e prestar cuidados aos feridos nas batalhas. A rainha também usou sua influência política para financiar diversos artistas e músicos, além de fundar várias instituições educacionais.

Respostas e comentários

Questão 2. Resposta: Espera-se que os alunos respondam como imaginam que era o cotidiano das mulheres na sociedade medieval com base no que estudaram no decorrer da unidade e em seus conhecimentos prévios.asterisco

asteriscodêsse modo, eles podem responder que grande parte das mulheres dêsse período não tinha liberdade para fazer escolhas, pois se tratava de uma sociedade dominada pelos homens.

  • A reflexão proposta na questão 2 possibilita uma articulação com o tema contemporâneo transversal Vida familiar e social. Reforce para os alunos a importância do papel desempenhado pêlas mulheres no medievo. Comente que as funções exercidas por elas eram bastante ligadas à sua condição social. Assim, mulheres da nobreza podiam se ocupar da distribuição das tarefas entre os servos e da organização dos feudos quando seus maridos saíam para viajar. As mulheres camponesas dedicavam-se às atividades agrícolas ou artesanais e aos cuidados com as tarefas domésticas. Algumas vezes, elas podiam ser convocadas a realizar serviços nas casas dos senhores feudais. Por isso, elas tinham papel de destaque na lógica da organização da vida cotidiana. Ressalte também o papel que elas ocupavam na Idade Média e promova uma comparação com os dias de hoje. É importante perceber as especificidades de cada contexto e indicar que, cada vez mais, as mulheres conquistaram outros espaços na sociedade, além do doméstico. êsse assunto possibilita o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero seis agá ih um nove.
  • Ao discorrer sôbre a atuação das mulheres no mundo medieval, o conteúdo das páginas possibilita aos alunos exercitar a empatia e o diálogo, promovendo o respeito a si mesmo e ao outro, bem como o reconhecimento dos direitos humanos, aspectos levantados pêla Competência geral 9. Além disso, estudar a participação das mulheres tanto na política como no trabalho do mundo medieval leva os alunos a construir argumentos com base no conhecimento científico, em vista da concepção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva, viabilizando a abordagem de aspectos da Competência específica de Ciências Humanas 6.
  • Comente com os alunos que, séculos antes de ser canonizada, em 1920, Joana Dárc sofreu acusações que a levaram à morte. Temendo uma aliança entre a guerreira e as fôrças populares representadas pelos camponeses, o então rei da França, Carlos sete, entregou-a aos ingleses. Joana Dárc foi delatada à Igreja católica sob a acusação de bruxaria e queimada viva na cidade de Ruenê, na França, em 1431.

As mulheres e o trabalho

Muitas mulheres exerciam atividades rurais, nas quais, além de se empenharem à preparação do solo, ao plantio e à colheita, dedicavam-se aos cuidados dos filhos e às atividades domésticas.

Nas cidades, muitas mulheres exerciam atividades no artesanato e no comércio, chegando a constituir a própria loja ou oficina. Analise as fontes históricas a seguir, que mostram algumas atividades exercidas por mulheres.

Iluminura. À esquerda, uma mulher, com cabelos ruivos e vestido azul com avental, está sentada em uma cadeira com as mãos manuseando uma máquina de madeira em formato retangular com vários fios brancos dispostos em linhas paralelas. Ao lado, duas mulheres, usando vestido e avental, segurando com as mãos algumas ferramentas e fios de linha. Atrás, uma mulher, com lenço na cabeça e vestido vermelho longo com mangas compridas, está sentada, segurando com as mãos um bastão com um rolo de fios de linha.
Representação de mulheres tecendo. Detalhe de iluminura extraída de edição publicada no século quinze da obra , de bocátio.
Iluminura. À esquerda, uma mulher, com cabelos presos e usando um vestido verde de mangas compridas, está em pé, posta ao lado de uma mesa, com um rolo de tecido semiaberto e uma ferramenta de corte nas mãos . Ao lado, uma mulher, com cabelos presos e usando um vestido comprido de mangas, está de pé e com os braços estendidos na direção da mulher de vestido verde. À direita, três mulheres usando vestidos coloridos. Elas estão sentadas, segurando com as mãos tecidos. Seguido, a fachada de uma construção vermelha com uma porta grande.
Representação de mulheres trabalhando com tecido. Detalhe de iluminura extraída da obra , publicada no século catorze.
Iluminura. Duas pessoas trabalhando no campo. À esquerda, uma mulher, com cabelos na altura do ombro e usando um vestido azul com mangas compridas, segura um fruto de um ramo com as mãos. Ao lado, um homem, usando chapéu e camisa de mangas compridas, está de pé segurando um fruto de um ramo. No chão, uma cesta cheia de frutos.
Representação de uma mulher e um homem trabalhando no campo. Detalhe de iluminura extraída da obra , publicada no século catorze.
Iluminura. Detalhe de iluminura em uma letra capitular. À esquerda, um grupo de crianças. Ao lado, uma mesa redonda com diversas formas geométricas dispostas sobre ela. À direita, uma mulher com tecido no cabelo e usando vestido. Ela está sentada ao lado da mesa, manuseando uma ferramenta com as mãos.
Representação de mulher ensinando Geometria. Iluminura atribuída ao mestre , produzida no século catorze.
Respostas e comentários
  • Analise as imagens da página com os alunos, instigando a curiosidade intelectual e o recurso à fórma científica de investigação e escrita da História. Evidencie os papéis exercidos pêlas mulheres representadas nas iluminuras e compare-os com os papéis femininos da nobreza, dos camponeses e dos burgueses. A atividade, assim como o conteúdo da página anterior, contribui para o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero nove agá ih um nove ao suscitar a reflexão a respeito do papel das mulheres na sociedade medieval.
  • A prática de análise de imagens proposta nesta página, a qual instiga o questionamento, o levantamento de hipóteses e a construção do pensamento e narrativa históricos por meio da análise de fontes, favorece a abordagem da Competência específica de História 3.

Glossário

Doutrina
: conjunto de ideias, teorias ou conceitos de determinado sistema, nesse caso religioso.
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