As Cruzadas

No final do século onze, a cidade de Jerusalém, localizada no Oriente Médio, foi dominada por turcos muçulmanos. Essa região era conhecida pelos cristãos como “Terra Santa”, por se tratar do local onde Jesus Cristo teria vivido.

Em 1095, o papa Urbano segundo convocou a cristandade europeia a promover expedições para libertar os lugares santos que estavam sob domínio dos que eram considerados infiéis pêla Igreja católica. Essas expedições ficaram conhecidas como Cruzadas.

A primeira Cruzada teve início em 1096 e foi organizada principalmente por nobres cristãos, que, em 1099, tomaram o contrôle da cidade de Jerusalém. Depois disso, os muçulmanos fizeram diversas ofensivas contra os cristãos, que tentavam tomar outras cidades e ampliar seu domínio na região. Outras sete Cruzadas foram realizadas até o final do século treze e tiveram a participação de pessoas de diferentes grupos da sociedade. Porém, os cristãos não conseguiram manter o contrôle de Jerusalém, que permaneceu sob o domínio turco. Observe o mapa a seguir.

As primeiras cruzadas (séculos XI-XII)

Mapa. As primeiras cruzadas (séculos 11 a 12). Mapa representando a rota de três Cruzadas, conforme a legenda: 1ª Cruzada 1096 – 1099: Linha verde partindo da região central da Europa, cidades destacadas de Bruges, Paris e Toulouse, passando por Vézelay e Lyon, atravessando a Península Itálica até o mar. Ao atravessar o Mar Adriático, passa por Dyrrhachium em direção à Constantinopla e as cidades destacadas da Ásia: Edessa, Antioquia, Damasco, São João d’Acre e Jerusalém. Há também outras duas rotas, uma saindo de Vézelay, passando pelo leste europeu até chegar à Constantinopla e as cidades destacadas da Ásia. Outra rota sai de Lyon, atravessa por perto da região costeira do Mar Adriático até chegar à Constantinopla e as cidades destacadas da Ásia. 2ª Cruzada 1147 – 1148: Linha roxa partindo de Vézelay, na região central da Europa, passando por Ratisbona até Constantinopla. De Constantinopla seguem dois caminhos diferentes. Um deles passa pelo atual território da Turquia e atravessa o Mar Mediterrâneo até chegar à Damasco, na Ásia. O outro contorna por mar o atual território da Turquia até chegar à São João d’Acre, na Ásia. 3ª Cruzada 1190 – 1191: Há duas rotas representadas por linhas vermelhas. A primeira parte de Londres por meio do Oceano Atlântico, passando por Bourdeaux e Lisboa, atravessa o Estreito de Gibraltar em direção ao Mar Mediterrâneo, passa por Marselha, Gênova, Pisa e Amalfi. Depois, atravessa o Mar Mediterrâneo até chegar à São João d’Acre. A rota bifurca em Marselha, possibilitando também a travessia direta pelo Mar Mediterrâneo à São João d’Acre. A segunda rota parte de Ratisbona, atual território da Alemanha, passa pelo leste europeu e chega ao atual território da Turquia. Na parte superior à direita, planisfério destacando parte da África, Ásia e Europa. Ao lado, apresentação da rosa dos ventos e, abaixo, escala 280 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: VICENTINO, Claudio. Atlas histórico: geral e Brasil. São Paulo: Scipione, 2011. página 69.

Ícone ‘Atividade oral’.

Questão 3.

Quando teve início a primeira Cruzada? Por quem ela foi organizada?

Ícone ‘Atividade oral’.

Questão 4.

Quais cidades foram percorridas durante a primeira Cruzada? Verifique o mapa para responder a essa questão.

Ícone ‘Atividade oral’.

Questão 5.

Cite também as cidades percorridas tanto pêla segunda Cruzada quanto pêla terceira Cruzada.

Respostas e comentários

Questão 3. Resposta: A primeira Cruzada teve início em 1096 e foi organizada principalmente por nobres cristãos.

Questão 4. Resposta: Entre as cidades percorridas pêla primeira Cruzada, os alunos podem citar: , liôn, Constantinopla, , Edessa, Antioquia e Jerusalém.

Questão 5. Resposta: Espera-se que os alunos identifiquem as cidades de Ratisbona, Damasco, , Lisboa, Marselha, Amalfi e de São João .

  • Explique aos alunos que a cidade de Jerusalém se localiza na atual divisa entre Israel e Cisjordânia. Comente que, até os dias atuais, a cidade é alvo de disputas entre israelenses e palestinos e que Oriente Médio é o nome de uma região que compreende os atuais territórios da Península Arábica e outros países, cercados pêlo Mar Mediterrâneo, Mar Vermelho e oceano Índico. Caso apresentem dúvidas, é interessante que analisem um mapa que compreenda todo o Oriente Médio, de maneira que consigam visualizar a representação geográfica.
  • As questões 3 a 5, que utilizam o mapa sôbre as primeiras Cruzadas, possibilitam aos alunos utilizar a linguagem cartográfica no desenvolvimento do raciocínio espaço-temporal relacionado a localização, distância e direção, o que condiz com aspectos da Competência específica de Ciências Humanas 7. Além disso, o estudo das Cruzadas leva os alunos a analisar e compreender o movimento de populações no tempo e espaço e seus significados históricos, favorecendo a Competência específica de História 5.

As diferentes motivações

As motivações para a realização das Cruzadas eram diversas. A Igreja católica visava tomar o contrôle da “Terra Santa” e ampliar o poder do catolicismo nos territórios do Oriente. Havia também fiéis católicos que buscavam o perdão de seus pecados, prometido pêlo papa caso participassem dessas expedições. Muitos nobres, por sua vez, buscavam prestígio, além de ampliar suas riquezas, dominando terras e saqueando as cidades invadidas. Já os comerciantes que transportavam os cruzados em suas embarcações até o Oriente Médio queriam dominar os portos muçulmanos e todo o comércio do Mar Mediterrâneo.

Iluminura. À esquerda, Pedro, homem usando um manto e capuz sobre a cabeça. Ele está montado em um animal equestre, apontando o dedo em direção aos muros fortificados de uma cidade, com duas torres em formato cilíndrico e um grande portão de madeira. Ao centro, pessoas com roupas coloridas e espadas na cintura.
Representação do monge francês Pedro, “O Eremita”, um dos principais pregadores da primeira Cruzada, indicando o caminho para Jerusalém. Iluminura do século treze publicada na obra Roman du Chevalier du Cygne.

Algumas consequências das Cruzadas

As Cruzadas tiveram importantes consequências, como o crescimento do comércio entre o Oriente e o Ocidente e o acesso dos europeus a produtos valorizados, como joias, tecidos e especiarias. Mercadores italianos, principalmente de Gênova e Veneza, passaram a dominar o comércio no Mar Mediterrâneo, o que ajudou a intensificar o crescimento dessa atividade na Europa, contribuindo para o enfraquecimento do sistema feudal.

O contato dos europeus com os orientais possibilitou também trocas culturais, como o acesso aos conhecimentos desenvolvidos por povos, à cultura árabe, assim como a importantes textos de antigos filósofos gregos e romanos que foram preservados pelos muçulmanos.

Ícone ‘Atividade oral’.

Questão 6.

Analise a iluminura desta página e tente identificar a representação de Pedro, “O Eremita”. Como você chegou a essa conclusão?

Respostas e comentários

Questão 6. Resposta: Pedro, "O Eremita", foi representado na parte esquerda da iluminura, montado em um cavalo. Espera-se que os alunos respondam que chegaram a essa conclusão pêla própria representação da personagem, montado em um cavalo, com roupas de monge e apontando o caminho de Jerusalém para os combatentes.

Um texto a mais

A seguir, é apresentada a convocação do papa Urbano segundo para a formação das Cruzadas, no Concílio de Clérmont, em novembro de 1095.

reticências Após ter prometido a Deus manter a paz em suas terras e ajudar fielmente a Igreja a conservar seus direitos, vocês poderão ser recompensados empregando sua coragem em outro empreendimento. Trata-se de um negócio de Deus. É preciso que sem demora vocês partam em socorro de seus irmãos do Oriente, que várias vezes já pediram sua ajuda. Como a maior parte de vocês já sabe, os turcos invadiram aquela região; muitos cristãos caíram sob seus golpes, muitos foram escravizados. Os turcos destroem as igrejas, saqueiam o reino de Deus. Por isso, eu os exorto e suplico, e não sou eu quem os exorta, mas o próprio Senhor, a socorrer os cristãos e a levar aquele povo para bem longe de nossas terras.

A todos os que partirem e morrerem no caminho, em terra ou mar, ou que perderem a vida combatendo os pagãos, será concedida a remissão dos pecados. Que combatam os infiéis os que até agora se dedicavam a guerras privadas, com grande prejuízo dos fiéis. Que sejam doravante cavaleiros de Cristo aqueles que não eram senão bandoleiros. reticências

FRANCO JÚNIOR, Hilário. As Cruzadas: Guerra Santa entre Ocidente e Oriente. São Paulo: Moderna, 1999. página 1213. (Coleção Polêmica).

Atividade a mais

Após a leitura do texto anterior, peça aos alunos que respondam às perguntas a seguir.

Questões

a ) A qual “empreendimento” o papa Urbano segundo se refere no início de seu discurso?

b ) De acôrdo com o papa, quem estaria convocando os cristãos para as Cruzadas?

c ) Em sua opinião, qual é a importância dessa fonte histórica?

Respostas

a ) O papa refere-se ao empreendimento das Cruzadas, que estavam sendo convocadas no Concílio de Clérmont.

b ) Segundo o papa, quem estaria convocando os cristãos para as Cruzadas seria “o próprio Senhor”, ou seja, Deus.

c ) Resposta pessoal. Os alunos devem reconhecer que essa fonte histórica possibilita a percepção da importância que as Cruzadas tinham naquela época, de como era a visão do papa em relação a ela, quais argumentos eram utilizados para convocar a população etcétera

A crise do sistema feudal

Após uma fase de crescimento econômico e demográfico na Europa feudal, no século catorze, uma série de eventos, como fome, doenças e guerras, ocasionou uma grave crise que afetou profundamente a população.

Fome

No século catorze, ocorreram fortes chuvas que provocaram a perda de grande parte das colheitas. Nessa época, o preço do trigo, principal produto consumido pelos europeus, subiu drasticamente, impossibilitando que a população mais pobre se alimentasse adequadamente. Em pouco tempo, a fome e a desnutrição causaram a morte de milhões de pessoas.

A peste bubônica

A peste bubônica, que foi chamada na época de peste negra, é uma doença infecciosa provocada pêla bactéria . Ela pode ser transmitida aos seres humanos por meio de roedores, principalmente ratos, infestados de pulgas contaminadas, que picam as pessoas e transmitem a bactéria causadora da doença.

Vinda da Ásia, a peste bubônica proliferou rapidamente pêla Europa por causa, principalmente, das condições precárias de vida e da falta de higiene.

A primeira grande epidemia dessa doença na Europa ocorreu em meados do século catorze, e acredita-se que a fome e a peste tenham, juntas, vitimado quase um terço da população europeia na Idade Média.

O alastramento da peste bubônica (1346-1352)

Mapa. O alastramento da peste bubônica (1346-1352). Mapa territorial destacado conforme a legenda: Áreas afetadas 1347: Pequenas porções de terra na Europa . Cidades destacas: Alix, Marselha, e Genova. Pequenas porções de terra na costa do Mar Egeu, Mar Mediterrâneo, Mar Tirreno, Mar Jônio e o Mar Negro. Cidades destacadas: Constantinopla e Kaffa na Ásia e Alexandria na África. Áreas afetadas 1348: Grandes porções de terra na costa do Mar Mediterrâneo, Mar Egeu, Mar Adriático, Mar Jônio, Mar Tirreno e o Mar Negro. Cidades destacadas: Cairo e Tunis na África, Damasco e Aleppo na Ásia, Valência, Toulouse, Barcelona, Bordéus, Paris, Londres, Lyon, Veneza, Genova, Florença, Roma e Nápoles na Europa. Áreas afetadas 1349: Porções de terra na Europa central, norte da Europa e o atual território do Reino Unido. Cidades destacadas: Estrasburgo, Mainz, Colônia e Berguen. Áreas afetadas 1350-1352: Porções de terra no norte da Europa, na costa do Mar Báltico. Cidades destacadas: Lubeque, Copenhague, Novgorod e Moscovo. Direção do avanço: Início pelo leste, vindo da Ásia, na direção sul e oeste, para a África e Europa. De Kaffa para Constantinopla, Alexandria e as regiões de Aleppo e Damasco. De Constantinopla, atravessando o Mar Egeu, o Mar Jônio e o Mar Tirreno em direção à Genova e Marselha na Europa. Da costa do Oceano Atlântico, sai da região de Bordéus para Londres, Berguen, Colônia, Novgorod e Moscovo. Na parte inferior à esquerda, planisfério destacando parte da África, Ásia e Europa. À direita, apresentação da rosa dos ventos e, abaixo, escala de 400 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: , . Atlas histórico-geográfico universal. São Paulo: Bêrtrãn Brasil, 1987. página 67.

Respostas e comentários
  • Explique aos alunos que a peste bubônica ficou popularmente conhecida como peste negra em razão das afecções escuras que provocava na pele. Uma vez acometida pêla doença, a pessoa infectada desenvolvia grandes manchas de côr preta na pele, principalmente em regiões do corpo com grande concentração de gânglios, como axilas e virilhas.
  • O trabalho com a temática envolvendo a peste bubônica é oportuno para promover uma articulação com o componente curricular de Ciências. Estabeleça êsse diálogo explicando aos alunos como essa doença afetava o organismo das pessoas que a contraíam. Acrescente que isso provavelmente ocorreu com a chegada de embarcações à Europa, que levavam produtos do Oriente e se encontravam lotadas de ratos infestados de pulgas, agentes causadores da doença. Quando os navios atracavam nos portos do Mediterrâneo, a doença proliferava pêlas cidades do continente europeu. De acôrdo com um relato da época, feito pêlo poeta italiano bocátio (13131375), quando infectadas, as pessoas apresentavam tumores nas virilhas e nas axilas, que chegavam a ter o tamanho de um ovo e até mesmo de uma maçã. Com o tempo, as feridas espalhavam-se por outras regiões do corpo.
  • Sistematize algumas informações sóbre essa doença com os alunos, conforme proposto a seguir. Se julgar oportuno, envolva o professor do componente curricular de Ciências nessa dinâmica.
  • Agente causador: Bactéria iérsínia péstis.
  • Agente transmissor: Pulgas presentes nos roedores, as quais carregavam as bactérias.
  • Sintomas: Febre alta, vômitos com sangue, complicações pulmonares, emergência de protuberâncias (conhecidas como bulbos) na pele.
  • Prevenção: Evitar contato com roedores e manter o ambiente higienizado.
  • O assunto referente à peste bubônica, à sua fórma de transmissão e ao seu agente causador (bactéria ), assim como sua grande propagação pêla Europa em meados do século catorze, motiva o cuidado da saúde física, favorecendo o desenvolvimento de aspectos da Competência geral 8.

Revoltas populares

No século catorze, a crise de produção agrícola e os gastos gerados pêlas guerras levaram os senhores feudais de diferentes regiões da Europa a aumentar os tributos sôbre os camponeses.

Por causa disso, houve diversas revoltas populares. No norte da França, por exemplo, ocorreu, em 1358, uma série de rebeliões conhecidas como Jácri. Camponeses revoltados invadiram e saquearam diversas propriedades de senhores feudais. Nas cidades, também houve revoltas, como no sul da França, entre 1366 e 1384, onde trabalhadores formaram grupos chamados tuxã, que se revoltaram contra a miséria e o aumento de impóstos. Essas revoltas foram duramente reprimidas.

Como consequência da fome, da peste bubônica, das revoltas populares, das guerras e da ascensão da burguesia, o sistema feudal foi aos poucos se desestruturando. A nobreza ficou enfraquecida, e muitos senhores feudais tiveram suas terras compradas por burgueses. A burguesia, cada vez mais rica e influente, passou a apoiar a concentração de poder nas mãos dos reis em busca de benefícios, como a unificação da moeda, que favorecia o comércio. fatores enfraqueceram o sistema feudal e contribuíram para uma grande ruptura na cultura europeia.

Pintura. À esquerda, pessoas com capacetes e roupas vermelhas, segurando lanças. À direita, uma moradia de pedra. Nas janelas da moradia, há pessoas jogando objetos para fora. Na porta, duas pessoas segurando um móvel de madeira. À direita, uma pessoa segurando um vaso para cima e olhando para o chão. Ao lado, outra pessoa de costas, pisando em um objeto no chão.
Representação de revolta popular em Paris, na França. Iluminura extraída da obra Chroniques de France, do século catorze.

A Guerra dos Cem Anos

A Guerra dos Cem Anos foi um conflito que envolveu a França e a Inglaterra em disputas sucessórias após a morte do rei francês Carlos quarto, em 1328.

Os conflitos se iniciaram em 1337. Entre avanços, recuos e muitas mortes, a guerra terminou em 1453, com a vitória dos franceses.

Uma das consequências da Guerra dos Cem Anos foi o fortalecimento do poder dos reis na França e na Inglaterra, que se encontravam até então sob a dominação local de vários nobres.

Respostas e comentários

Explique aos alunos que o têrmu Jácri é decorrente da expressão Jác , usada para designar todos os camponeses franceses naquela época, e utilizado posteriormente de modo pejorativo, equivalendo a “joão-ninguém”.

Algo a mais

Para obter mais informações, como iconografias e bibliografias relacionadas à revolta camponesa, e aprofundar o tema com os alunos, leia o artigo indicado a seguir

> COSTA, Ricardo da. Revoltas camponesas na Idade Média: 1358: a violência de Jacquerie na visão de Jan (13371405). Idade Média. Disponível em: https://oeds.link/fNONyD. Acesso em: 8 abril 2022.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

  1. Quais foram os principais fatores que contribuíram para a formação da mentalidade medieval?
  2. De que maneira a Igreja católica e o cristianismo influenciavam as crenças e os valores da sociedade medieval?
  3. Analise a sequência de acontecimentos apresentada a seguir. Depois, elabore um texto evidenciando as relações entre os aspectos citados e o processo representado.

 A. 

Inovações agrícolas

+

Estabilidade e segurança

Ilustração. Uma foice, uma enxada e um arado.

 B. 

Melhoria na alimentação e na qualidade de vida

+

Maior circulação de pessoas

Ilustração. Vegetais, grãos e pães.

 C. 

Aumento demográfico

+

Formação dos burgos e desenvolvimento comercial

Ilustração. Uma balança com moedas sobre ela. Ao redor, outras moedas.
  1. Explique a crise do sistema feudal, no século catorze, comentando os principais fatores que influenciaram êsse processo.
  2. Leia a afirmação a seguir e, depois, responda às questões.

Durante o período medieval, nenhuma mulher se destacou na vida pública, pois elas sempre ficavam restritas ao âmbito privado, do lar e da família.

  1. O conteúdo e as imagens do tópico As mulheres no mundo medieval confirmam essa informação? Por quê?
  2. As mulheres da Idade Média ocupavam algum papel no que se referia à religiosidade cristã?
Respostas e comentários

1. Resposta: Os principais fatores que contribuíram para a formação da mentalidade medieval estão ligados ao cristianismo e à influência da Igreja católica. O medo e a insegurança decorrentes dos temores das más colheitas e das epidemias também afetaram a formação dessa mentalidade.

2. Resposta nas orientações ao professor.

3. Sugestão de resposta: As inovações agrícolas e o novo contexto de segurança e de estabilidade (A) que se estabeleceram após o fim das invasões germânicas tornaram possível uma melhor qualidade de vida da população medieval (B), com o aumento da produção agrícola. Essas transformações contribuíram para que houvesse maior circulação de pessoas entre os feudos (B) e proporcionaram o crescimento demográfico, que, por sua vez, favoreceu a formação dos burgos, assim como o desenvolvimento comercial e econômico (C).

4. Resposta: É importante que os alunos comentem que a crise do sistema feudal ocorreu no século XIV, após a época de crescimento descrita na questão anterior. Fatores como a peste bubônica, a fome decorrente do desequilíbrio ambiental, as revoltas e as guerras são alguns exemplos de eventos que influenciaram a ocorrência da crise e que devem ser citados pelos alunos.

5. a) Resposta: Não, porque, embora a maioria das mulheres do período medieval estivesse restrita ao âmbito privado, algumas conquistaram cargos de destaque na política e também no exército, como Leonor da Aquitânia e Joana Dárc, respectivamente.

5. b) Resposta: Sim, muitas mulheres ocupavam um papel central na religiosidade cristã, representadas, principalmente, como santas e protetoras.

  • A atividade 1, que questiona os principais fatores que contribuíram para a formação da mentalidade medieval, trabalha aspectos da Competência específica de Ciências Humanas 4, possibilitando aos alunos interpretar crenças com base nos instrumentos de investigação das Ciências Humanas, promovendo o acolhimento e a valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem qualquer tipo de preconceito.
  • A atividade 2 propicia abordar a habilidade ê éfe zero seis agá ih um oito ao possibilitar aos alunos que analisem e percebam a influência da religião cristã na formação da mentalidade medieval.
  • Ao trabalharem questões que propiciaram a formação dos burgos e o desenvolvimento comercial e econômico, além de fatores que influenciaram na crise do sistema feudal, as atividades 3 e 4, respectivamente, contribuem para a abordagem de aspectos da habilidade ê éfe zero seis agá ih um quatro. A atividade 5, por sua vez, aborda o papel da mulher no mundo medieval, contribuindo para que os alunos compreendam a participação social feminina nesse período e favorecendo o trabalho com a habilidade ê éfe zero seis agá ih um nove.

Respostas

2. Como a religião cristã oferecia explicações para os fatos da vida na Terra, possuía poder e influência diante do temor dos fiéis que acreditavam que poderiam receber castigos divinos caso não seguissem os dogmas pregados pêla Igreja católica.

Aprofundando os conhecimentos

6. Analise a imagem a seguir e, depois, responda às questões.

Pintura. À esquerda, uma mulher, cabelos lisos e usando vestido vermelho, está com as mãos sobre alguns sapatos sobre uma mesa. Ao lado, outra mulher, usando lenço na cabeça e vestido, está segurando com as mãos objetos dourados sobre uma mesa. À direita, uma mulher, vestindo roupa azul, está segurando com as mãos peças de tecidos sobre uma mesa. Atrás, barracas e tendas.
Representação de uma feira medieval. Detalhe de iluminura extraída da obra Grandes Chroniques de France, escrita no século catorze.
  1. Descreva a cena representada na iluminura.
  2. Identifique alguns dos produtos representados na iluminura.
  3. Qual foi a importância das feiras no período da Baixa Idade Média?
  4. Explique como surgiu o grupo social denominado burguesia. Utilize elementos da imagem para compor sua resposta.

7. Em grupos, representem, por meio de uma encenação, como seria um dia na sociedade medieval dentro de um feudo. Usem a criatividade para criar diálogos e situações que remetam a aspectos das principais relações sociais estabelecidas no medievo.

Respostas e comentários

6. a) Resposta: A iluminura representa três pessoas em uma feira medieval trocando alguns produtos.

6. b) Professor, professora: Auxilie os alunos a identificar os sapatos e os tecidos pelos comerciantes.

6. c) Resposta: As feiras foram importantes durante a Baixa Idade Média porque reuniam diversos comerciantes, movimentavam o comércio e congregavam diversas pessoas em determinados locais, favorecendo o processo de crescimento urbano e comercial naquela época.

6. d) Resposta: Com as feiras e a atuação dos comerciantes, elementos representados na imagem, muitas pessoas foram enriquecendo, e os moradores dos burgos passaram a prosperar cada vez mais. Assim, surgiu um novo grupo social, conhecido como burguesia, que não tinha obrigações para com os senhores feudais e que passou a controlar as atividades comerciais.

7. Resposta: Os alunos poderão simular cenas como: servos arando o solo e plantando; as guerras e seus personagens históricos, como Joana Dárc; o episódio das Cruzadas e o papel da Igreja, dos nobres, dos servos e dos comerciantes em sua dinâmica.

  • A atividade 6 favorece a abordagem da habilidade ê éfe zero seis agá ih zero dois e de aspectos da habilidade ê éfe zero seis agá ih um seis ao permitir aos alunos que descrevam as dinâmicas de abastecimento e as fórmas de organização do trabalho e da vida social no período medieval com base na interpretação de uma fonte histórica.
  • As questões da atividade 6 retomam a reflexão sôbre o surgimento da burguesia e propiciam o desenvolvimento da Competência específica de História 1 ao favorecerem a compreensão de acontecimentos históricos, relações de poder e processos e mecanismos de transformação e manutenção das estruturas sociais, políticas, econômicas e culturais ao longo do tempo e em diferentes espaços para analisar, posicionar-se e intervir no mundo contemporâneo.

Metodologias ativas

A atividade 7 possibilita trabalhar com a metodologia ativa role-play. Para isso, confira orientações sôbre essa estratégia no tópico Metodologias e estratégias ativas nas orientações gerais dêste manual. Nessa dinâmica, cada participante assumirá seu papel, improvisando reações durante a cena conforme as características de suas personagens. Assim, é importante que os alunos pesquisem a respeito do que representarão, seja uma situação-problema existente dentro de um feudo, seja uma personagem dêsse período. Se necessário, é possível também delimitar alguns papéis para que os alunos representem em cada uma das cenas, indicando a êles suas respectivas características. Nesse momento, reforce com a turma a importância de evitar anacronismos na construção das situações ou personagens, de que modo que não interpretem o medievo mobilizados por razões ou sentimentos baseados em valores do tempo presente. Ao final, proponha uma roda de conversa, para que êles se manifestem quanto à encenação dos colegas, comentando o que mais lhes chamou a atenção.

8. Leia os textos a seguir sôbre as Cruzadas. Depois, responda às questões.

Texto 1

reticências

Da reunião dos reticências elementos da mentalidade feudal reticências é que surgiu o espírito de Cruzada: a) Deus é o Senhor do mundo e os homens, sendo seus vassalos, devem servi-lo, recuperando as regiões roubadas pelos infiéis, pagãos e heréticos; b) a Cruzada é uma peregrinaçãoglossário armada, um exército de penitentesglossário , de pecadores buscando indulgênciaglossário reticências; c) a honra cavaleiresca que se busca numa Cruzada não pode ser obtida de outra fórma nem ao longo de toda uma vida; d) o caráter sagrado dos locais disputados reforça a obrigação dos homens para com seu Senhor e torna-os “soldados de Cristo” reticências.

FRANCO JÚNIOR, Hilário. As Cruzadas: guerra santa entre Ocidente e Oriente. São Paulo: Moderna, 1999. página 26. (Coleção Polêmica).

Texto 2

reticências

Hoje se reconhece que as Cruzadas foram marcadas por violações, saques e pilhagem, no traçado de Constantinopla a Jerusalém. reticências Os ocidentais descobriram no Oriente uma nova civilização, antes menosprezada reticências. Além disso, nos domínios médico, artístico e de arquitetura, o Ocidente aprendeu muito sôbre o Oriente e o Islã. reticências

DUQUESNE, Jacques. Olhares Cruzados. História Viva, São Paulo, Duetto Editorial, número 15, janeiro 2005. página 43.

  1. Qual dos textos apresenta as motivações das Cruzadas? E qual deles aborda as consequências? Justifique sua resposta utilizando trechos dos textos.
  2. Argumente sôbre alguns dos motivos que, segundo Hilário Franco Júnior, fizeram surgir o espírito de Cruzada.
  3. O texto 2 apresenta pontos negativos e pontos positivos a respeito das Cruzadas. Comente os argumentos apresentados pêlo autor.
Respostas e comentários

8. a) Resposta: O texto 1 apresenta as motivações das Cruzadas, como é o caso da preocupação em recuperar “as regiões roubadas pelos infiéis”, da demonstração do “caráter sagrado dos locais disputados” e da busca pêla “honra cavaleiresca”. O texto 2 apresenta as consequências, como é o caso das “violações, saques e pilhagem”, e também da miscigenação proporcionada pêla descoberta de “uma nova civilização” pêlo Ocidente.

8. b) Resposta: Segundo o autor, algumas das motivações que fizeram surgir o espírito das Cruzadas se relacionavam à busca pêlo perdão dos pecados, à servidão a Deus, pois os fiéis deveriam servi-lo como “soldados de Cristo”, e também à aspiração à honra cavaleiresca.

8. c) Resposta: O autor afirma que os pontos negativos são as violações, os saques e a pilhagem realizados pêlo caminho. No entanto, êle aborda aspectos positivos ao evidenciar o contato cultural que foi estabelecido e a nova visão que o Ocidente passou a ter do Oriente.

  • A atividade 8 favorece a abordagem de aspectos das habilidades ê éfe zero seis agá ih um oito e ê éfe zero seis agá ih um quatro ao permitir ao aluno que perceba as influências da religião cristã na Cruzada e discorra sóbre a troca cultural entre oriente e ocidente, fruto dessas expedições.
  • A leitura dos textos apresentados, ambos de caráter científico, contribui para a familiarização dos alunos com diferentes fontes de informação, ao mesmo tempo que proporcionam o desenvolvimento da leitura inferencial, uma vez que a resolução da atividade leva os alunos a articular os estudos do capítulo e conhecimentos prévios com as informações apreendidas pêla leitura do texto. Além disso, ao propor a análise de textos que abordam diferentes perspectivas sôbre as Cruzadas, abrangendo, no texto 1, as motivações e, no texto 2, as consequências dêsse evento histórico, a atividade favorece o exercício do pensamento histórico, possibilitando aos alunos argumentar e contra-argumentar, a fim de que percebam os pontos de vista distintos abordados nos textos e se conscientizem da pluralidade de versões historiográficas existentes.

9. A fonte histórica a seguir é uma iluminura do século quinze. Analise-a e, depois, responda às questões.

Iluminura. Em primeiro plano, um cavalo branco caído no chão, homens usando armaduras e espadas. Alguns homens estão caídos no chão e outros em batalha. No chão, há muito sangue escorrendo. Atrás, uma cidade com muitas torres e construções. A cidade é cercada por um muro. Perto dela, uma fila de guerreiros.
Representação de uma batalha da primeira Cruzada. Detalhe de iluminura extraída da obra , de Jean Colombe, escrita no século quinze.
  1. Faça uma descrição da iluminura.
  2. O que a iluminura está representando? Utilize elementos da imagem e a legenda dela para responder a essa questão.
  3. Cite alguns motivos que levaram a essas batalhas.
  4. Cite também duas consequências causadas por essas batalhas.

10. Copie a frase a seguir em seu caderno e complete-a de maneira correta.

A crise do sistema feudal foi causada por diversos fatores, entre êlesreticências

Respostas e comentários

9. a) Resposta: A iluminura traz a representação de um combate, em primeiro plano, com personagens usando armaduras e portando armas, além de cavalos e pessoas mortas. Ao fundo, é possível identificar a presença de elementos da cultura medieval, como o castelo e as fortificações ao seu redór. Além disso, em primeiro plano, há uma fila de combatentes que parece seguir na direção do conflito.

9. b) Resposta: A iluminura está representando uma batalha da primeira Cruzada. Os alunos também podem fazer essa identificação ao lerem a sua legenda.

9. c) Sugestões de resposta: A vontade de a Igreja católica tomar o contrôle da “Terra Santa” e ampliar seu poder nos territórios do Oriente; a busca dos fiéis católicos pêlo perdão de seus pecados; e a busca por prestígio por parte dos nobres.

9. d) Resposta: Entre as consequências das Cruzadas, é possível citar o crescimento do comércio entre Ocidente e Oriente e as trocas culturais entre essas regiões.

10. Sugestão de resposta: A crise do sistema feudal foi causada por diversos fatores, entre eles a fome, que levou à morte milhões de pessoas, a peste bubônica, que se proliferou rapidamente pêla Europa, vitimando grande parte da população, além das revoltas populares, das guerras e da ascensão da burguesia.

  • Ao propor a análise de uma fonte iconográfica, a atividade 9 possibilita aos alunos elaborar questionamentos, hipóteses, argumentos e proposições em relação a documentos, interpretações e contextos históricos específicos, recorrendo a diferentes linguagens, compreendendo o desenvolvimento da Competência específica de História 3.
  • A atividade 10 propõe aos alunos a produção de um breve texto no qual explicitem sua compreensão a respeito dos eventos que configuraram a crise do século catorze e a queda do sistema feudal. A sistematização desse conhecimento contempla as habilidades ê éfe zero seis agá ih um quatro e ê éfe zero seis agá ih um seis.

O tema é reticências

Saúde

A proliferação de epidemias

Como vimos, a peste bubônica matou milhões de pessoas na Europa no século catorze. A causa da doença era um mistério na época e afligia a população. Hoje, sabe-se que a doença foi causada pêlas pulgas de ratos infectadas por uma bactéria. Fatores como a falta de higiene e a ausência de saneamento básico nas cidades contribuíram para que essa doença proliferasse.

Os surtos de doenças na atualidade

Desde a época da epidemia da peste bubônica, os surtos de doenças têm sido uma preocupação da população e dos govêrnos de muitos países. Atualmente, apesar dos avanços médicos, ainda ocorrem surtos de doenças que afetam milhões de pessoas.

No Brasil, por exemplo, a dengue é uma das doenças que mais têm afetado a população. Em 2021 foram cêrca de 535 mil casos. A dengue é causada por um vírus transmitido pêlo mosquito aédis . êsse mosquito se reproduz principalmente em lugares onde há água parada. Para impedir a proliferação do inseto, as medidas de saneamento básico são fundamentais. Contudo, todos nós temos responsabilidade no combate a êsse mosquito.

Ilustração. No primeiro plano, um cano escorrendo água e resíduos para um corpo de água, como pneus, bola de futebol e garrafas. A água está com coloração cinza e verde e há mosquitos sobrevoando os resíduos. No fundo, silhueta de moradias e algumas árvores.
Respostas e comentários

Objetivos

  • Perceber que a proliferação de doenças é uma antiga preocupação da humanidade.
  • Relacionar a melhora na qualidade de vida e o aumento da expectativa de vida dos seres humanos ao desenvolvimento da ciência.
  • Reconhecer que, mesmo com o avanço da ciência, ainda existem muitas epidemias na atualidade, bem como que sua prevenção e combate dependem de nossas atitudes.

  • A abordagem da proliferação de epidemias, tema proposto nesta seção, possibilita o trabalho com o tema contemporâneo transversal Saúde, incentivando a percepção de que devemos atuar de maneira mais comprometida no ambiente ao nosso redór, a fim de evitar a proliferação de determinadas doenças.
  • A seção alerta para a proliferação de epidemias, como a peste bubônica no período medieval, e para os surtos de doenças, como a dengue, ainda impactante no Brasil. Dessa fórma, o assunto contempla aspectos da Competência geral 8, que se refere à importância do cuidado com a saúde física.
  • O tema abordado na seção permite uma articulação com o componente curricular de Ciências, pois envolve reflexões acêrca da saúde, do combate a doenças e de possíveis atitudes que podemos tomar para evitar sua proliferação. Em conjunto com o professor dêsse componente curricular, comente com os alunos que estudos sôbre a profilaxia e o avanço da medicina, ao longo dos séculos, possibilitaram a extensão da expectativa de vida e a conscientização dos indivíduos para determinadas fórmas de prevenção das doenças. Verifique se os alunos relacionam as epidemias e sua proliferação à falta de cuidados com a higiene e com a saúde. Pergunte, por exemplo, se êles ou alguém da família deles já tiveram dengue. Se sim, indague onde estavam os prováveis focos para que a pessoa contraísse a doença. O objetivo é levá-los a perceber a necessidade de envolvimento de toda a sociedade na eliminação dos focos de proliferação do mosquito. Questione também as atitudes que podemos ter para combater as larvas do mosquito aédis em nosso dia a dia.

Leia o texto a seguir sôbre o combate à dengue.

Combate à dengue

É fundamental conscientizar as pessoas de que combater o mosquito da dengue, além de responsabilidade dos órgãos governamentais que deveriam encarregar-se do saneamento básico, abastecimento de água e de campanhas educativas permanentes, requer empenho de toda a sociedade, uma vez que o aédis pode encontrar, em cada moradia e arredores, ambiente propício para sua proliferação. reticências

VARELLA, Drauzio. Combate à dengue. Disponível em: https://oeds.link/JXQ0qY. Acesso em: 18 março 2021.

Cartaz. Na parte superior, dois mosquitos dentro de um círculo vermelho de mira. Abaixo, texto: DENGUE. #SergipeContraDengue. Não deixe o mosquito nascer ou ele ACABA com você.
Material de divulgação de campanha de combate à dengue promovida pelo governo de Sergipe em parceria com o governo federal, em 2020.

Agora, responda às questões a seguir.

Ícone ‘Atividade oral’.

1. Quais são as medidas governamentais que devem ser tomadas para evitar doenças como a dengue?

Ícone ‘Atividade oral’.

2. Quais são as medidas que todos nós devemos adotar para combater a dengue? Converse com os colegas.

Ícone ‘Em grupo’.

3. Você conhece as políticas públicas de saneamento básico do seu município? Verifique com o professor a possibilidade de realizar uma visita de campo para entrevistar um representante do órgão público responsável por essa questão. Caso não seja possível pessoalmente, a entrevista também pode ser realizada por e-mail. Reúnam-se em grupos e formulem questões para essa entrevista.

Respostas e comentários

Ao proporem reflexões para evitar a proliferação da dengue, incluindo iniciativas do poder público e de todos os cidadãos, bem como dos próprios alunos, o conteúdo da seção e as questões da página possibilitam o desenvolvimento da análise crítica, com base em princípios éticos e necessários para a construção da cidadania e do convívio social republicano, além de contribuir para a valorização do método científico. Ademais, ao propor aos alunos que conheçam as políticas públicas de saneamento básico do município em que vivem, por meio da elaboração de questões para uma entrevista, a atividade 3 favorece a abordagem da Competência geral 10, pois os incentiva a agir de maneira pessoal e coletiva com autonomia e responsabilidade para a tomada de decisões com base em princípios éticos, democráticos e sustentáveis.

Respostas

1. Entre as medidas governamentais, está a promoção de campanhas educativas com o objetivo de conscientizar a população sôbre o combate ao aédis , além de encarregar-se de medidas de saneamento básico.

2. Para combater a transmissão da dengue, são necessários o empenho e a participação da população. Medidas de higiene nas residências, por exemplo, impedem a formação dos reservatórios onde o mosquito costuma se reproduzir.

3. Para trabalhar a questão 3, forme grupos em sala de aula e peça-lhes que elaborem previamente as questões da entrevista, contribuindo para que a turma desenvolva noções introdutórias dessa prática de pesquisa. Depois disso, verifique nos órgãos públicos da sua cidade ou bairro a possibilidade de realizar as entrevistas por meio de visita de campo. Caso isso não seja possível, averigue a viabilidade de convidar um representante dêsse órgão público para uma conversa com a turma ou, ainda, de enviar a entrevista por e-mail. Peça aos alunos que pesquisem as condições de saneamento básico da cidade, as últimas epidemias enfrentadas, entre outras informações, para que o bate-papo seja participativo e esclarecedor. Comente que, durante a entrevista, êles podem tanto tirar dúvidas quanto sugerir ideias para melhorar as condições de saneamento da cidade. Após a entrevista, presencial ou não, peça aos alunos que avaliem e comentem suas impressões sôbre a atividade.

O que eu estudei?

Faça as atividades em uma folha de papel avulsa.

1. sôbre a sociedade de ordens no período medieval, o trecho do poema a seguir. Na sequência, responda às questões.

 Se o meu senhor for morto, eu quero que me matem,

 Se êle for enforcado, enforcai-me com êle,

 Se êle for pôsto na fogueira, quero ser queimado,

 E, se êle se afogar, lançai-me à água com êle.

, ápud bloque, Marc. A sociedade feudal. Lisboa: Edições 70, 1982. página 262.

  1. O poema trata de qual relação social no período medieval?
  2. Quais eram as principais características dessa relação?
  1. A respeito das batalhas que ocorreram ao longo do período medieval, escreva em uma folha de papel avulsa, no período de um minuto, a resposta para a seguinte questão: o que foram as Cruzadas e quais eram os interêssis da Igreja católica para a realização delas?
  2. Analise a imagem a seguir e, depois, responda à questão.
Pintura. Centralizado, em proporção maior, Jesus, homem com cabelos castanhos e barba usando um manto ao redor do corpo. Ele está com a mão direita levantada. Em volta de sua cabeça há um círculo branco com detalhes em amarelo. Ao redor dele, outros homens em proporção menor.
Absideglossário de , mural do século doze. Acervo do Museu Nacional de Arte da Catalunha, Barcelona, Espanha.
  1. Quando a imagem foi produzida?
  2. O que a imagem nos sugere sôbre a religiosidade do período medieval?
Respostas e comentários

1. a) Resposta: Trata de um costume medieval de influências germânicas e romanas: a relação entre um suserano e seu vassalo.

1. b) Resposta: Estava baseada em laços de fidelidade e honra entre um suserano e um vassalo. Eram oferecidos benefícios pelos suseranos (os feudos) em troca da fidelidade do vassalo.

2. Resposta: Expedições militares organizadas por católicos da Europa Ocidental com o objetivo de conquistar para o mundo cristão lugares considerados sagrados. A Igreja católica visava tomar o contrôle da “Terra Santa” e ampliar seu poder nos territórios do Oriente.

3. a) Resposta: No século doze.

3. b) Resposta: A importância da religião nesse período, uma vez que Jesus Cristo tem protagonismo no mural, posicionado no centro da imagem e em grandes proporções, demonstrando sua soberania e fôrça. Ainda, o estilo artístico no medievo procurava ilustrar cenas bíblicas, como se percebe no mural.

1. Objetivo

Esta atividade busca avaliar se os alunos compreendem a relação entre diferentes grupos sociais do período medieval e as tradições travadas entre êles, favorecendo o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero seis agá ih um quatro.

Como proceder

Caso perceba dificuldades na realização da atividade, retome com os alunos a organização social medieval, demonstrando quais eram os grupos existentes e as relações de dependência entre êles. Depois, oriente-os a reler o texto da atividade para tentar responder à questão novamente.

2. e 3. Objetivos

Estas atividades avaliam a reflexão dos alunos a respeito do papel da religião cristã na cultura e na organização social do período medieval, de fórma a desenvolver a habilidade ê éfe zero seis agá ih um oito.

Como proceder

Caso perceba dificuldades dos alunos na realização da atividade 3, faça uma leitura conjunta da imagem com toda a turma. Destaque os elementos que fazem referência à religiosidade cristã e auxilie os alunos a relacionar essa religiosidade à mentalidade medieval.

Metodologias ativas

A fim de sanar possíveis dificuldades da turma na realização da atividade 2, proponha que respondam a ela por meio da metodologia ativa one-minute paper. Para isso, confira orientações sôbre essa estratégia no tópico Metodologias e estratégias ativas nas orientações gerais dêste manual. Solicite aos alunos que tentem responder à questão em um minuto. A dinâmica contribui para o desenvolvimento da agilidade e da habilidade de síntese da turma. Os alunos deverão registrar de fórma rápida suas principais ideias a respeito do tema e, feito isso, poderão complementar o texto, organizando sua estrutura.

4. Este quadro foi pintado por volta de 1562 e seria, segundo alguns estudiosos, uma representação da epidemia de peste bubônica que assolou a Europa durante o final da Idade Média. Analise essa fonte histórica e, depois, responda em uma folha de papel avulsa às questões a seguir.

Pintura. Paisagem com vários sinais da destruição causada por batalhas, fumaça e algumas árvores sem folhas. À esquerda, uma construção destruída, na frente há pessoas de pé e uma cruz vermelha no topo. Centralizado, diversas pessoas caídas no chão, umas sobre as outras. Entre elas, há uma pessoa em um cavalo muito magro, um caixão com uma pessoa enfaixada, vários cadáveres e esqueletos espalhados. À direita, há uma espécie de caixa grande onde várias pessoas tentam entrar. Ao lado, bandeiras com cruzes no centro. No fundo, um caminho com diversas pessoas em um campo de batalha.
O triunfo da Morte, de brúguel, o Velho. Óleo sôbre madeira, 117 centímetrospor162 centímetros, produzido por volta de 1562. Acervo do Museu do Prado, Madri.
  1. Quais são as cenas que estão sendo retratadas na pintura?
  2. De que maneira a pintura exemplifica a mentalidade das pessoas que viveram durante a Idade Média?

5. Leia a afirmação a seguir, identifique nela as informações erradas e, depois, reescreva-a corretamente em uma folha de papel avulsa.

Com o crescimento das cidades, os burgueses começaram a prosperar. O empecilho a suas atividades econômicas, contudo, era a obrigação de pagar taxas a seu senhor feudal, com quem tinham obrigações.

Respostas e comentários

4. a) Resposta: Cenas relacionadas ao sofrimento e à morte de pessoas, o que se nota por meio das imagens de caixões e cadáveres. Ainda, há imagens de fogo e fumaça, representando um incêndio.

4. b) Resposta: Medos e inseguranças eram sentimentos constantes na mentalidade das pessoas do medievo. Situações como más colheitas e epidemias eram consideradas castigos divinos aos pecados cometidos pêlas pessoas. A pintura de brúguel demonstra a influência do cristianismo nas crenças e nos valores da sociedade, com o caos e a escuridão da pintura representando uma suposta ira divina.

5. Resposta: Com o crescimento das cidades, os burgueses começaram a prosperar. Como eram trabalhadores livres, não tinham nenhum tipo de obrigação para com os senhores feudais, estando livres do pagamento de taxas.

4. Objetivo

Esta atividade avalia a compreensão dos alunos a respeito de alguns dos aspectos que contribuíram para a crise da sociedade medieval, contemplando as habilidades ê éfe zero seis agá ih um quatro e ê éfe zero seis agá ih um seis. São avaliadas também suas habilidades de análise de fonte histórica iconográfica, contribuindo para desenvolver aspectos da Competência específica de História 3.

Como proceder

Caso perceba dificuldades dos alunos para responder às questões propostas, peça-lhes que se organizem em duplas a fim de que analisem a imagem com um colega. Na sequência, êles devem responder às questões individualmente e, então, trocar as respostas entre si, para que se auxiliem nas correções.

5. Objetivo

Esta atividade avalia os conhecimentos dos alunos sôbre as características da burguesia, que surgiu ao final do período medieval e no início do período moderno, favorecendo o desenvolvimento de aspectos da habilidade ê éfe zero seis agá ih um seis.

Como proceder

Oriente os alunos a resgatar o conteúdo a respeito do renascimento comercial e surgimento da burguesia, construindo um mapa mental sôbre essa temática, em que devem registrar as principais características do comércio no período, as pessoas envolvidas, as relações entre comerciantes e govêrno etcétera Depois disso, peça-lhes que tentem responder à atividade novamente.

Algo a mais

  • O livro indicado a seguir aborda histórias de cavaleiros medievais que combatem dragões, característicos do imaginário medieval. , . Contos e lendas da Europa Medieval. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.
  • O livro indicado a seguir auxilia na reflexão sôbre o contexto que propiciou o empreendimento dessas expedições militares e religiosas. GALDINO, Luiz. As Cruzadas. São Paulo: Quinteto Editorial, 2006.

Glossário

Peregrinação
: viagem realizada com finalidade religiosa, geralmente em direção a um lugar considerado sagrado.
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Penitente
: aquele que se arrepende dos pecados.
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Indulgência
: absolvição ou perdão dos pecados.
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Abside
: recinto semicircular, de teto abobadado. Nas igrejas cristãs, está geralmente situado na extremidade da nave principal.
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