O que eu aprendi?

Faça as atividades em uma folha de papel avulsa.

1. Leia com atenção o texto a seguir e responda às questões.

reticências As fontes históricas são as marcas da história. Quando um indivíduo escreve um texto, ou retorce um galho de árvore de modo a que este sirva de sinalização aos caminhantes em certa trilha; quando um povo constrói seus instrumentos e utensílios, mas também nos momentos em que modifica a paisagem e o meio ambiente à sua volta – em todas essas situações, e em muitas outras, homens e mulheres deixam vestígios, resíduos ou registros de suas ações no mundo social e natural.

reticências

BARROS, José d’Assunção. Fontes históricas: introdução aos seus usos historiográficos. Petrópolis: Vozes, 2019. página 15.

  1. De acôrdo com o texto, qual é a importância das fontes históricas para o historiador?
  2. Quais tipos de fontes históricas foram citados no texto? Quais outros tipos de fontes históricas você conhece?

2. Antes da chegada dos europeus, o continente americano era povoado por diversos povos, com diferentes fórmas de organização política e grande riqueza cultural. Observe as imagens e, depois, responda às questões.

Escultura. Pedra redonda com o desenho de uma face humana na parte central. Ao redor da face humana, quatro quadrados em relevo. Ao redor, há vários raios.
Pedra do Sol, calendário dos astecas, produzida no século quinze.
Relevo. Forma circular, com detalhes em relevo de uma pessoa, ao lado uma bola. Ao redor símbolos do calendário maia.
relêvo em rocha do século seis com símbolos que representam os dias do calendário maia.
  1. Como os povos mesoamericanos registravam a passagem do tempo? Quais elementos de sua cultura influenciavam suas fórmas de registro?
  2. Quais foram as principais contribuições culturais deixadas pelos povos mesoamericanos?
Respostas e comentários

1. a) Resposta: As fontes históricas são importantes porque indicam os registros ou vestígios de homens e mulheres do passado na sociedade e na natureza, ajudando o historiador a reconstruir a história.

1. b) Resposta: O texto cita as fontes escritas (textos) e as fontes de cultura material (galhos retorcidos, utensílios e instrumentos). Há outros tipos de fontes históricas, como as sonoras, os registros orais, as fontes arqueológicas e as fontes visuais.

2. a) Resposta: Os povos mesoamericanos, como os maias e os astecas, registravam a passagem do tempo por meio de observações astronômicas, criando calendários específicos. Os ciclos agrícolas e os rituais religiosos influenciavam diretamente suas fórmas de registro do tempo.

2. b) Resposta: Como principal legado, os maias criaram um sistema numérico e um alfabeto, enquanto os astecas desenvolveram fórmas de ocupação agrícola em terrenos alagados (as chinampas), construíram grandes cidades e aperfeiçoaram o cultivo de alimentos, como o milho e o feijão.

1. Objetivo

Esta atividade avalia o conhecimento dos alunos a respeito de fontes históricas e de seus usos para a produção historiográfica, contribuindo para o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero seis agá ih zero dois.

Como proceder

Ao perceber dificuldades da turma na resolução da atividade, retome algumas análises de fontes históricas realizadas no volume ao longo do ano letivo. Peça aos alunos que registrem o tipo de fonte e as informações possíveis de apreender com base na análise dêssesrecursos. Essa retomada permitirá a reflexão a respeito da importância dos documentos, além de auxiliar os alunos a reconhecer fontes históricas em seu cotidiano.

2. Objetivo

Esta atividade avalia os conhecimentos dos alunos sôbre as diferentes fórmas e recursos utilizados para marcar o tempo, contribuindo para o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero seis agá ih zero um. Também é avaliado seu reconhecimento de elementos das culturas dos povos nativos americanos, favorecendo o trabalho com alguns aspectos da habilidade ê éfe zero seis agá ih zero sete.

Como proceder

Caso identifique alunos com dificuldade para responder à questão, retome com eles alguns conceitos importantes para a compreensão do tempo e de sua marcação em diferentes culturas. É importante que a turma relembre que a marcação do tempo é um recurso cultural, isto é, cada povo tem uma fórma diferente de fazê-lo.

  1. Em abril de 2021, o Egito realizou um desfile público com 22 múmias de faraós e rainhas da Antiguidade, que foram transferidas para o Novo Museu da Civilização Egípcia. acêrca do tema, responda às questões a seguir.
    1. Por que os egípcios mumificavam seus mortos?
    2. Qual é a importância de preservar o patrimônio de uma civilização, por exemplo, as múmias egípcias?
  2. Os sumérios criaram um dos primeiros sistemas de escrita: a escrita cuneiforme. Observe com atenção o quadro a seguir e escreva um bilhete para um colega utilizando os caracteres da escrita cuneiforme.
Ilustração. Representação do alfabeto cuneiforme composto pelos seguintes símbolos: traço com uma das pontas mais espessa, setas e triângulos. 

Letra ‘A’ ilustração de um traço na horizontal e, abaixo, três traços na vertical. 

Letra ‘B’ ilustração de dois traços pequenos na horizontal e, ao lado direito, um traço grande na vertical.

Letra ‘C’ Ilustração de dois traços grandes na vertical, acima, um traço grande na horizontal. No lado direito, um traço pequeno na horizontal. 

Letra ‘D’ Ilustração de dois traços grandes na vertical e, acima, um traço pequeno na horizontal. 

Letra ‘E’ Ilustração de dois triângulos e, abaixo, dois traços grandes na vertical. 

Letra ‘F’, Ilustração de um traço grande na vertical e, ao lado, duas setas direcionadas para a esquerda. 

Letra ‘G’, Ilustração de uma seta em direção para a esquerda, ao lado, dois traços grandes na vertical e um triângulo. 

Letra ‘H’, Ilustração de uma seta direcionada para a esquerda e, ao lado, dois traços pequenos na horizontal e uma seta grande direcionada para a esquerda. 

Letra ‘I’, Ilustração de dois traços pequenos na horizontal e, abaixo, dois traços grande na vertical.

Letra ‘J’, Ilustração de um triângulo e, ao lado, um traço grande na vertical e uma seta grande direcionada para a esquerda. 

Letra ‘K’, Ilustração de um traço grande na vertical e, ao lado, dois traços pequenos na horizontal. 

Letra ‘L’, Ilustração de três traços pequenos na horizontal e, ao lado, um traço grande na vertical. 

Letra ‘M’, Ilustração de um triângulo e, ao lado, dois traços grandes na horizontal. Entre os dois traços grandes, há um traço pequeno na horizontal.

Letra ‘N’, Ilustração de dois traços pequenos na horizontal e, ao lado, uma seta grande direcionada para a esquerda. 

Letra ‘O’, Ilustração de três traços grandes na vertical. 

Letra ‘P’, Ilustração de dois traços grandes na horizontal, entre eles, um traço pequeno na horizontal. Abaixo, dois triângulos. 

Letra ‘Q’, Ilustração de um traço grande na vertical. Ao lado, dois traços pequenos na horizontal. Entre os dois traços pequenos, um triângulo. 

Letra ‘R’, Ilustração de três traços grandes na horizontal e, ao lado, um traço grande na vertical. 

Letra ‘S’, Ilustração de um traço grande na horizontal e, abaixo, duas setas grandes direcionadas para a esquerda. 

Letra ‘T’, Ilustração de dois traços pequenos na horizontal e, ao lado, dois traços grandes na vertical.  Entre os dois traços grandes, há um traço pequeno na vertical.

Letra ‘U’, Ilustração de uma seta grande direcionada para a esquerda, ao lado, dois traços pequenos na vertical. Acima dos traços pequenos, há um traço grande na horizontal. 

Letra ‘V’, Ilustração de um traço pequeno na horizontal, ao lado, um traço grande na vertical, seguido por três traços grandes na horizontal. 

Letra ‘W’, Ilustração de um traço pequeno na vertical. No centro, traço grande na horizontal e, abaixo, dois traços pequenos na vertical. 

Letra ‘X’, Ilustração de duas setas grandes direcionadas para a esquerda e, ao lado, dois traços grandes na vertical. 

Letra ‘y’, Ilustração de um traço grande na vertical. Ao lado, seta grande direcionada para a esquerda, seguido por um traço pequeno na horizontal. 

Letra “Z”, Ilustração de dois traços grandes na vertical e, entre eles, dois triângulos.
Alfabeto cuneiforme.

5. Em sua folha de papel avulsa, complete as afirmativas com as palavras indicadas a seguir.

Atenas • Esparta • democracia • Filosofia • agricultura • cristianismo

Jerusalém • comédias • oligarquia • tragédias • escravizados • defesa

  1. Na Antiguidade, duas grandes cidades-Estado gregas se tornaram centros de influência: em , desenvolveu-se a como sistema político, enquanto em , o sistema vigente era a . Durante o século cinco antes de Cristo, a cidade-Estado de Atenas atingiu o auge de seu desenvolvimento. Sócrates, Platão e Aristóteles elaboraram os princípios da grega. O teatro a céu aberto também floresceu nesse período, com peças cômicas, as chamadas , e peças dramáticas, as .
  2. A expansão do Império Romano teve três objetivos principais: a com relação aos povos vizinhos, o aumento de terras para a e a captura de . Entre os territórios ocupados, estava , cidade onde foi concebido o , uma das primeiras religiões monoteístas do mundo.
Respostas e comentários

3. a) Resposta: Os egípcios mumificavam os mortos porque acreditavam que a preservação completa do corpo, incluindo seus órgãos internos, era uma condição essencial para garantir a passagem do indivíduo para a outra vida.

3. b) Resposta: Preservar o patrimônio de uma civilização é importante para promover a formação da identidade histórica e cultural de um povo, reforçando as heranças recebidas pelos primeiros povos que viveram na região em outros momentos históricos e valorizando os saberes e as tradições dessas sociedades.

4. Resposta nas orientações ao professor.

5. a) Respostas: Atenas; democracia; Esparta; Oligarquia; filosofia; comédias; tragédias.

5. b) Respostas: defesa; agricultura; escravizados; Jerusalém; cristianismo.

3. Objetivo

Esta atividade avalia se os alunos conseguem identificar elementos importantes para a cultura egípcia, de fórma a desenvolver alguns aspectos da habilidade ê éfe zero seis agá ih zero sete.

Como proceder

Os alunos podem apresentar alguma dificuldade na realização da questão b, pois ela exige uma reflexão a respeito da importância da preservação patrimonial. Para auxiliá-los nessa tarefa, peça-lhes que discutam sobre patrimônios históricos que conhecem. Essa reflexão pode auxiliá-los a compreender a importância da preservação dêssespatrimônios de maneira a aproximar-se de suas realidades.

4. Objetivo

Esta atividade avalia se os alunos mobilizam reflexões a respeito das diferentes fórmas de registro desenvolvidas sociedades antigas, favorecendo a abordagem da habilidade ê éfe zero seis agá ih zero sete.

Como proceder

Caso perceba dificuldades na realização da atividade, peça à turma que se organize em duplas, para que troquem entre si as frases que produziram, auxiliando-se mutuamente. Promova um ambiente de acolhimento e respeito entre a turma, de modo que todos consigam escrever o bilhete.

Resposta

4. Resposta pessoal. É importante que os alunos usem apenas letras presentes do alfabeto fenício, permitindo a tradução completa da mensagem. Verifique se êles conseguem fazer a identificação correta dos caracteres. Durante a atividade, reforce com êles a importância da escrita como registro material de um povo e como modo de reconhecer suas fórmas de comunicação.

5. Objetivo

Esta atividade avalia se os alunos reconhecem características das sociedades gregas e romanas, favorecendo o desenvolvimento de aspectos das habilidades ê éfe zero seis agá ih um zero, ê éfe zero seis agá ih um um e ê éfe zero seis agá ih um dois.

Como proceder

Ao identificar dificuldade dos alunos na resolução da atividade, explore os conceitos apresentados no boxe para completar as frases. Se necessário, retome, no volume, os temas que trabalham conceitos, a fim de relacioná-los aos respectivos contextos históricos.