O que eu aprendi?
Faça as atividades em uma folha de papel avulsa.
1. Leia com atenção o texto a seguir e responda às questões.
reticências As fontes históricas são as marcas da história. Quando um indivíduo escreve um texto, ou retorce um galho de árvore de modo a que este sirva de sinalização aos caminhantes em certa trilha; quando um povo constrói seus instrumentos e utensílios, mas também nos momentos em que modifica a paisagem e o meio ambiente à sua volta – em todas essas situações, e em muitas outras, homens e mulheres deixam vestígios, resíduos ou registros de suas ações no mundo social e natural.
reticências
BARROS, José d’Assunção. Fontes históricas: introdução aos seus usos historiográficos. Petrópolis: Vozes, 2019. página 15.
- De acôrdo com o texto, qual é a importância das fontes históricas para o historiador?
- Quais tipos de fontes históricas foram citados no texto? Quais outros tipos de fontes históricas você conhece?
2. Antes da chegada dos europeus, o continente americano era povoado por diversos povos, com diferentes fórmas de organização política e grande riqueza cultural. Observe as imagens e, depois, responda às questões.
- Como os povos mesoamericanos registravam a passagem do tempo? Quais elementos de sua cultura influenciavam suas fórmas de registro?
- Quais foram as principais contribuições culturais deixadas pelos povos mesoamericanos?
Respostas e comentários
1. a) Resposta: As fontes históricas são importantes porque indicam os registros ou vestígios de homens e mulheres do passado na sociedade e na natureza, ajudando o historiador a reconstruir a história.
1. b) Resposta: O texto cita as fontes escritas (textos) e as fontes de cultura material (galhos retorcidos, utensílios e instrumentos). Há outros tipos de fontes históricas, como as sonoras, os registros orais, as fontes arqueológicas e as fontes visuais.
2. a) Resposta: Os povos mesoamericanos, como os maias e os astecas, registravam a passagem do tempo por meio de observações astronômicas, criando calendários específicos. Os ciclos agrícolas e os rituais religiosos influenciavam diretamente suas fórmas de registro do tempo.
2. b) Resposta: Como principal legado, os maias criaram um sistema numérico e um alfabeto, enquanto os astecas desenvolveram fórmas de ocupação agrícola em terrenos alagados (as chinampas), construíram grandes cidades e aperfeiçoaram o cultivo de alimentos, como o milho e o feijão.
1. Objetivo
• Esta atividade avalia o conhecimento dos alunos a respeito de fontes históricas e de seus usos para a produção historiográfica, contribuindo para o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero seis agá ih zero dois.
Como proceder
• Ao perceber dificuldades da turma na resolução da atividade, retome algumas análises de fontes históricas realizadas no volume ao longo do ano letivo. Peça aos alunos que registrem o tipo de fonte e as informações possíveis de apreender com base na análise dêssesrecursos. Essa retomada permitirá a reflexão a respeito da importância dos documentos, além de auxiliar os alunos a reconhecer fontes históricas em seu cotidiano.
2. Objetivo
• Esta atividade avalia os conhecimentos dos alunos sôbre as diferentes fórmas e recursos utilizados para marcar o tempo, contribuindo para o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero seis agá ih zero um. Também é avaliado seu reconhecimento de elementos das culturas dos povos nativos americanos, favorecendo o trabalho com alguns aspectos da habilidade ê éfe zero seis agá ih zero sete.
Como proceder
• Caso identifique alunos com dificuldade para responder à questão, retome com eles alguns conceitos importantes para a compreensão do tempo e de sua marcação em diferentes culturas. É importante que a turma relembre que a marcação do tempo é um recurso cultural, isto é, cada povo tem uma fórma diferente de fazê-lo.
- Em abril de 2021, o Egito realizou um desfile público com 22 múmias de faraós e rainhas da Antiguidade, que foram transferidas para o Novo Museu da Civilização Egípcia. acêrca do tema, responda às questões a seguir.
- Por que os egípcios mumificavam seus mortos?
- Qual é a importância de preservar o patrimônio de uma civilização, por exemplo, as múmias egípcias?
- Os sumérios criaram um dos primeiros sistemas de escrita: a escrita cuneiforme. Observe com atenção o quadro a seguir e escreva um bilhete para um colega utilizando os caracteres da escrita cuneiforme.
5. Em sua folha de papel avulsa, complete as afirmativas com as palavras indicadas a seguir.
Atenas • Esparta • democracia • Filosofia • agricultura • cristianismo
Jerusalém • comédias • oligarquia • tragédias • escravizados • defesa
- Na Antiguidade, duas grandes cidades-Estado gregas se tornaram centros de influência: em ■, desenvolveu-se a ■ como sistema político, enquanto em ■, o sistema vigente era a ■. Durante o século cinco antes de Cristo, a cidade-Estado de Atenas atingiu o auge de seu desenvolvimento. Sócrates, Platão e Aristóteles elaboraram os princípios da ■ grega. O teatro a céu aberto também floresceu nesse período, com peças cômicas, as chamadas ■, e peças dramáticas, as ■.
- A expansão do Império Romano teve três objetivos principais: a ■ com relação aos povos vizinhos, o aumento de terras para a ■ e a captura de ■. Entre os territórios ocupados, estava ■, cidade onde foi concebido o ■, uma das primeiras religiões monoteístas do mundo.
Respostas e comentários
3. a) Resposta: Os egípcios mumificavam os mortos porque acreditavam que a preservação completa do corpo, incluindo seus órgãos internos, era uma condição essencial para garantir a passagem do indivíduo para a outra vida.
3. b) Resposta: Preservar o patrimônio de uma civilização é importante para promover a formação da identidade histórica e cultural de um povo, reforçando as heranças recebidas pelos primeiros povos que viveram na região em outros momentos históricos e valorizando os saberes e as tradições dessas sociedades.
4. Resposta nas orientações ao professor.
5. a) Respostas: Atenas; democracia; Esparta; Oligarquia; filosofia; comédias; tragédias.
5. b) Respostas: defesa; agricultura; escravizados; Jerusalém; cristianismo.
3. Objetivo
• Esta atividade avalia se os alunos conseguem identificar elementos importantes para a cultura egípcia, de fórma a desenvolver alguns aspectos da habilidade ê éfe zero seis agá ih zero sete.
Como proceder
• Os alunos podem apresentar alguma dificuldade na realização da questão b, pois ela exige uma reflexão a respeito da importância da preservação patrimonial. Para auxiliá-los nessa tarefa, peça-lhes que discutam sobre patrimônios históricos que conhecem. Essa reflexão pode auxiliá-los a compreender a importância da preservação dêssespatrimônios de maneira a aproximar-se de suas realidades.
4. Objetivo
• Esta atividade avalia se os alunos mobilizam reflexões a respeito das diferentes fórmas de registro desenvolvidas sociedades antigas, favorecendo a abordagem da habilidade ê éfe zero seis agá ih zero sete.
Como proceder
• Caso perceba dificuldades na realização da atividade, peça à turma que se organize em duplas, para que troquem entre si as frases que produziram, auxiliando-se mutuamente. Promova um ambiente de acolhimento e respeito entre a turma, de modo que todos consigam escrever o bilhete.
Resposta
4. Resposta pessoal. É importante que os alunos usem apenas letras presentes do alfabeto fenício, permitindo a tradução completa da mensagem. Verifique se êles conseguem fazer a identificação correta dos caracteres. Durante a atividade, reforce com êles a importância da escrita como registro material de um povo e como modo de reconhecer suas fórmas de comunicação.
5. Objetivo
• Esta atividade avalia se os alunos reconhecem características das sociedades gregas e romanas, favorecendo o desenvolvimento de aspectos das habilidades ê éfe zero seis agá ih um zero, ê éfe zero seis agá ih um um e ê éfe zero seis agá ih um dois.
Como proceder
• Ao identificar dificuldade dos alunos na resolução da atividade, explore os conceitos apresentados no boxe para completar as frases. Se necessário, retome, no volume, os temas que trabalham conceitos, a fim de relacioná-los aos respectivos contextos históricos.