Projeto em ação

Água e vida

Bate-papo inicial

  1. Para que você utiliza a água? Pense nas atividades que você realiza no seu dia a dia.
  2. De acôrdo com o que você estudou até agora, comente sôbre a importância da água para as antigas civilizações.
  3. E se a falta de água fosse um problema enfrentado por todas as pessoas, como seria o nosso dia a dia?

Como vimos ao longo das unidades, a água dos rios é um importante recurso natural que favoreceu o desenvolvimento de diversas civilizações na Antiguidade. A água de rios como o Tigre e o Eufrates, na Mesopotâmia, o rio Nilo, no Egito, e o rio Amarelo, na China, foi essencial para a agricultura e a pecuária, para o transporte fluvial de pessoas e de mercadorias e para a sobrevivência humana nesses locais.

O texto a seguir trata da importância da água para a vida na Terra na atualidade.

De toda a água existente no planeta, cêrca de 97% é salgada – inapropriada ao consumo humano. Dos 3% restantes, justamente a água doce que podemos usar, 2% estão inacessíveis em geleiras, camadas de neve e reservatórios subterrâneos. Ou seja, temos à nossa disposição apenas 1% para irrigar plantações, abastecer cidades, movimentar a indústria e, principalmente, para matar nossa sêde.

Neste instante, fontes de água se encontram ameaçadas pêlo desmatamento, pêla poluição, pêlo desperdício e pêla exploração desenfreada. Se não soubermos usar com responsabilidade o líquido fundamental para a vida, a mina irá secar.

CALDAS, Sérgio Túlio. Água: precisamos falar sôbre isso. São Paulo: Moderna, 2018. Quarta capa.

Agora, converse com os colegas sôbre as questões a seguir.

Ícone ‘Atividade oral’.

1. Você concorda com a afirmação do autor que diz “Se não soubermos usar com responsabilidade o líquido fundamental para a vida, a mina irá secar”?

Respostas e comentários

Questões a a c. Respostas nas orientações ao professor.

1. Resposta pessoal. Espera-se que os alunos respondam que sim, pois a quantidade de água doce do planeta é pequena se comparada à de água salgada e deve ser utilizada racionalmente. Além disso, a água é um bem de todos e, como tal, deve ser cuidada e preservada para nossa sobrevivência e a das próximas gerações.

Objetivos

  • Refletir a respeito da importância da água em nossa sociedade.
  • Conhecer os problemas que envolvem a falta de água no Brasil.
  • Promover o engajamento dos alunos em uma campanha de conscientização de ampla divulgação no meio escolar.
  • Incentivar o consumo consciente da água.

  • Tempo estimado: 4 semanas.
  • Momentos para começar: Unidade 3 (O tema éreticências Os sistemas de irrigação na Antiguidade); Unidade 6 (Os antigos romanos); No final do volume, como fórma de encerrar o ano letivo.
  • As atividades a serem realizadas nesta seção permitem uma articulação com o componente curricular de Geografia. Durante o andamento do projeto, sempre que julgar necessário, convide o professor dêsse componente curricular para realizar trabalhos em conjunto.
  • As questões do Bate-papo inicial objetivam o levantamento de hipóteses, a exploração do conhecimento prévio e a identificação da opinião dos alunos a respeito do tema tratado.
  • Solicite aos alunos que anotem as respostas para depois comparar os conhecimentos e as opiniões iniciais com o que compreenderam ao final dêsse trabalho.
  • Antes de iniciar o trabalho com os alunos, apresente a êles os objetivos do projeto e as principais atividades que compõem esta seção: pesquisa, organização dos painéis, divulgação da campanha e autoavaliação.

Respostas

Bate-papo inicial

a ) Resposta pessoal. Os alunos podem citar, por exemplo, tomar banho, lavar louças e roupas, fazer comida, hidratar-se, entre outras.

b ) Resposta pessoal. Espera-se que os alunos relacionem a resposta a esta pergunta com os conteúdos estudados ao longo do volume. êles podem citar, por exemplo, o uso da água pêlas antigas civilizações para intensificar a agricultura, otimizando as produções agrícolas e a pecuária, por exemplo.

c ) Resposta pessoal. Os alunos podem citar que a falta de água poderia ocasionar a proliferação de doenças em razão da ausência de condições adequadas de higiene ou pêla má alimentação, além do comprometimento de atividades importantes, como a agricultura e a pecuária, entre outros problemas.

Ícone ‘Atividade oral’.

2. No lugar onde você mora, existe algum problema relacionado à distribuição, ao tratamento ou ao desperdício da água? Se sim, o que tem sido feito para solucionar o problema? Compartilhe com um colega, e em seguida com um grupo maior, as conclusões a que chegou.

Ícone ‘Atividade oral’.

3. Como cidadãos conscientes, que atitudes podemos adotar em nosso dia a dia para combater o problema do desperdício de água nas cidades?

Mão na massa

Você evita o desperdício de água? Muitas vezes, com pequenas mudanças de hábitos e de atitudes, podemos ajudar a conservar a água em nosso planeta.

O objetivo desta seção é realizar uma campanha na escola ou nos arredores dela, a fim de difundir hábitos que contribuam para a conservação da água e de suas fontes, como os rios e os lagos. Leia as etapas a seguir.

1º passo – Planejamento

Pesquisa

Com o auxílio do professor, dividam-se em quatro grupos. Cada grupo ficará responsável por realizar uma revisão bibliográfica e, depois, produzir um painel ou outra fórma de divulgação de um dos temas apresentados a seguir.

De onde vem a água que consumimos em nossa cidade?

Pesquisar de onde vem a água consumida na cidade onde moramos e onde é feito o tratamento dela antes de ser distribuída.

A importância da conservação dos rios, lagos, represas e córregos.

Pesquisar informações referentes a ações humanas que prejudicam a conservação dos mananciais de água, como a poluição, o desperdício de água etcétera

Os problemas da falta de água no Brasil.

Pesquisar informações sôbre os problemas enfrentados pêla população por causa da falta de água ou da má qualidade da água para o consumo humano.

Atitudes de conservação da água em nosso dia a dia.

Pesquisar sugestões de atitudes que visam ao uso racional e à conservação da água, para incentivar a mudança de hábitos, individual ou coletivamente.

As pesquisas podem ser realizadas em livros, jornais, revistas e na internet. Certifique-se de que as informações sejam pesquisadas em fontes atuais e confiáveis.

Respostas e comentários

2. Resposta pessoal. Espera-se que os alunos, caso enfrentem algum dêsses problemas no dia a dia, expliquem como ocorre tal problema e quais são as atitudes sugeridas ou tomadas para solucioná-lo. Caso a resposta seja negativa, pergunte-lhes se conhecem pessoas que enfrentam êsse tipo de problema e o que é preciso fazer para solucioná-lo.

3. Resposta pessoal. Entre as diversas atitudes individuais para o combate ao desperdício de água, podemos reduzir o tempo com o chuveiro ligado durante os banhos e fechar a torneira enquanto escovamos os dentes; também podemos cobrar o poder público pêla falta de manutenção de equipamentos hidráulicos e as indústrias, caso não se comprometam com um consumo consciente da água.

  • O tema tratado nestas páginas favorece o trabalho com a Competência geral 10. Tomar atitudes que combatem o desperdício de água nas cidades é um exercício de cidadania e envolve uma responsabilidade um posicionamento ético de cuidado com o planeta. Nesse sentido, incentive a percepção de que o problema do desperdício de água vai além do mau uso residencial, pois envolve outras questões, por exemplo, equipamentos públicos desgastados, como tubulações danificadas, o que ocasiona o desperdício; uso não sustentável da água pelas indústrias, pois muitas fábricas não adotam um consumo consciente, entre outros fatores.
  • Na etapa de Planejamento, para a realização da prática de pesquisa de revisão bibliográfica sôbre o tema “Atitudes de conservação da água em nosso dia a dia”, sugira aos alunos que coletem mais dicas de atitudes de conservação das pessoas do bairro ou seus familiares. Esta atividade proporciona o contato dos alunos com fontes de informação diversificadas. Verifique a possibilidade de essa etapa ser também realizada por meio de uma visita de campo. Para isso, agende uma data com os alunos, obtenha previamente a autorização da direção da escola e também dos familiares da turma e visite com êles estações de tratamento de água do município. Incentive-os a tomar nota das reflexões que fizerem nessa visita, caso ela aconteça.
  • Quanto ao tópico “A importância da conservação dos rios, lagos, represas e córregos”, sugira aos alunos que pesquisem sôbre algum rio, lago, represa ou córrego de sua cidade. Para isso, poderá ser solicitado o auxílio do professor do componente curricular de Geografia.

Metodologias ativas

A questão 2 possibilita o trabalho com a metodologia ativa think-pair-share (Pensar-conversar-compartilhar). Para isso, consulte orientações sôbre essa estratégia no tópico Metodologias e estratégias ativas nas orientações gerais dêste manual. A ideia é realizar uma estratégia de aprendizagem cooperativa sôbre a problemática do desperdício de água. Depois de compartilhar o raciocínio individual com um colega de turma, os alunos poderão socializar os pensamentos e conclusões da dupla com um grupo maior.

Para organizar sua revisão bibliográfica e facilitar a consulta às fontes, siga o roteiro proposto.

Palavras-chave: Delimite o tema de pesquisa, estabelecendo algumas palavras-chave sôbre o assunto. Isso facilitará a busca e a consulta às fontes.

Tipo da fonte: Reúna suas fontes e descreva o tipo de fonte que você consultou (livro, revista, podcast, site da internet etcétera).

Título da fonte, autor e ano de publicação: Descreva também o título, o nome completo do autor e o ano da ou das fonte ou fontes . Se for um site, inclua também o link e a data de acesso.

Momento da leitura: Junto de seu grupo, faça a leitura das fontes, identificando semelhanças e diferenças entre elas e procurando verificar se respondem ao seu tema de pesquisa.

Descrição: Escreva um resumo das principais informações encontradas na ou nas fonte ou fontes que vocês consultaram.

O Instituto Akatu é uma organização não governamental que trabalha pêla conscientização e pêla mobilização da sociedade pêlo consumo consciente. No site dessa ôngui, você vai encontrar informações diversas sôbre o consumo consciente da água e outros temas relacionados ao meio ambiente e à sustentabilidade.

Página da internet. Na parte superior, o nome da página Akatu. Abaixo, cartaz com o texto: Cuidar da água é cuidar de.... TODAS AS FORMAS DE VIDA. No fundo ilustração da silhueta de uma pessoa sobre um fundo azul.
INSTITUTO AKATU. Disponível em: https://oeds.link/z3u1in. Acesso em: 22 março 2022.

2º passo – Execução

Organização dos painéis de divulgação da campanha

Após a realização das pesquisas, produzam cartazes ou painéis para divulgar os resultados. Neles, podem ser disponibilizados gráficos, tabelas e imagens, além de outros elementos, organizados de maneira atrativa, para facilitar a divulgação das informações. Para complementar êsse trabalho, produzam folhetos com dicas de combate ao desperdício de água e os distribuam na escola e entre os amigos e familiares.

Respostas e comentários
  • Durante a Execução, oriente os alunos a organizar os painéis em papel kraftou cartolinas, com a utilização de materiais como tinta guache, cola colorida, lápis de côr, canetas coloridas etcétera Oriente os alunos quanto à estética dos painéis, para que estes tenham letras grandes e legíveis e contenham informações claras e objetivas.
  • Os folhetos podem ser feitos em papéis reciclados e divulgados por meio de fotocópias pelos alunos.
  • O site indicado nesta página (Instituto Akatu) pode auxiliar os alunos no trabalho de planejamento e execução dos painéis. êles poderão analisá-lo como modêlo de iniciativas de mobilização do consumo consciente, analisando exemplos de divulgação de campanhas nas quais pessoas engajadas se unem para contribuir para a sustentabilidade do planeta.
  • Relembre com os alunos o momento inicial do trabalho, quando êles citaram a importância da água para antigas civilizações, bem como para o mundo contemporâneo, pensando em eventuais problemas que sua escassez ocasionaria. Com base nisso, leve-os a compreender que apenas a conscientização sôbre essa questão não é suficiente, sendo necessário assimilar práticas de racionamento e preservação de água no dia a dia, com atitudes locais que têm um reflexo global. A proposta do trabalho deve ser baseada nessas ideias.

A apresentação dos materiais pode ser feita no pátio da escola, na quadra poliesportiva ou mesmo na sala de aula. Cada equipe ficará responsável pêlaapresentação de seu tema de pesquisa.

3º passo – Divulgação

Apresentação da campanha de conscientização

Elaborem um roteiro ordenando os principais assuntos a serem apresentados pelos membros do grupo.

Durante a apresentação, certifiquem-se de que as informações estão sendo transmitidas claramente ao público. Se necessário, façam ensaios em sala de aula, pensando nos possíveis questionamentos feitos pêlo público durante a exposição e aproveitem o momento oportuno para trocar ideias e gerar novas opiniões e posicionamentos.

Depois da apresentação, os cartazes, painéis, entre outros, podem ser afixados em lugares estratégicos da escola.

Com o desenvolvimento dessa campanha, espera-se que as pessoas envolvidas percebam a importância da conservação e do uso racional da água em nosso dia a dia. Deve ficar claro a todos o potencial transformador das pequenas atitudes cotidianas.

Avaliação

Após finalizadas as etapas de planejamento, de execução e de divulgação da campanha, avalie sua atuação no projeto. Reflita sôbre os pontos positivos e os negativos ao longo do desenvolvimento do trabalho. As questões a seguir podem ajudá-lo nessa avaliação. Responda a elas em uma folha de papel avulsa e entregue-a ao professor.

  1. Como você avalia sua participação durante o planejamento, a execução e a divulgação dos materiais da campanha? O que poderia ser melhorado?
  2. Como foi sua atuação na realização do trabalho em grupo? Soube respeitar e dialogar com pessoas de opinião diferente da sua?
  3. O que você aprendeu durante a campanha sôbre a importância da água e seu uso racional pode ser aplicado em outros lugares? Onde? Como?
  4. Você considera que o aprendizado que obteve com a realização do projeto pode ser aplicado em seu dia a dia? De que maneira?
Respostas e comentários
  • Por fim, na etapa de Divulgação, sugira aos alunos a integração entre êles e os demais integrantes da comunidade escolar, incentivando a troca de ideias durante o momento da fala de cada um. É importante que êles sistematizem em um roteiro aquilo que pretendem falar, mas também que se sintam abertos para interagir livremente com o público.
  • O propósito da Avaliação é fazer os próprios alunos analisarem as práticas realizadas ao longo do trabalho. Oriente-os a expor os pontos positivos e os negativos de todo o trabalho, assim como as dificuldades enfrentadas e as soluções adotadas durante todo o processo. Incentive-os a pensar em suas opiniões antes e depois da realização do trabalho.
  • Após a finalização da campanha, peça aos alunos que, com a ajuda dos familiares, comparem mês a mês o consumo por meio da análise das contas de água. êles podem verificar se houve aumento ou diminuição após a adoção das práticas de conservação dêsse recurso. dêsse modo, serão capazes de averiguar de fórma concreta os resultados dessas práticas de conservação e de uso racional da água. Relacione o conceito de conservação ao de economia e reafirme a importância da mudança de hábitos do dia a dia.