CAPÍTULO 4 A China imperial
No capítulo anterior, você estudou alguns aspectos da história da China e sôbre o Império Chinês, que se formou em 221 antes de Cristo sob o comando de tchin , o primeiro imperador. Com a morte dele, teve início a dinastia Han, que permaneceu no poder entre 206 antes de Cristo e 220 Depois de Cristo êsse foi um período de prosperidade e expansão do Império.
O Império enfraquecido
No Império Chinês, nem todos desfrutavam de prosperidade econômica e social. Os camponeses, que constituíam grande parte da população, enfrentavam condições de vida muito precárias.
Assim, por volta do século dois, os camponeses passaram a organizar diversas revoltas que enfraqueceram o Império e levaram à queda da dinastia rã no ano de 220.
Os séculos seguintes foram marcados por uma série de guerras e conflitos, causando a fragmentação do Império em vários reinos independentes.
O Império Chinês durante a reunificação (séculos VI-VIII)
Fonte de pesquisa: blék, diéremi. World history atlas. Londres: dórlin , 2005. página 262.
A reunificação do Império
Em 581, o general conquistou o poder e reunificou o Império, fundando a dinastia Sui, que governou entre os anos de 581 e 618.
Uma série de campanhas militares malsucedidas, aliada a uma crise econômica, ocasionou revoltas populares, que enfraqueceram o Império. Assim, em 618, um general da família Tang depôs o imperador e assumiu o trono, dando início a uma nova dinastia no poder.
Dinastia Tang (618-907)
êsse período foi marcado pêla expansão territorial do Império e por grande desenvolvimento no campo das artes, como a dança, a poesia, a pintura e a escultura. Durante a dinastia Tang, a China foi governada por uma mulher reconhecidamente hábil e talentosa que reinou entre os anos de 690 e 705, a imperatriz uú .
Dinastia Song (960-1279)
Durante a dinastia Song, houve florescimento cultural, principalmente nas áreas da Ciência, da Filosofia e da Arte. Houve também a difusão das técnicas de impressão de livros com tiposglossário , possibilitando a reprodução de obras de fórma mais rápida e barata.
Além disso, com a produção de aço, foram desenvolvidos novos materiais bélicos. Substituindo o ferro fundido por êsse material, as armas tornaram-se mais leves e resistentes.
Dinastia (1279-1368)
Em 1215, cãn, líder do Império Mongol, formado a partir de 1206 na atual Mongólia, expandiu seus territórios e conquistou a região norte da China. Em 1279, seu neto, cãn, conquistou a região sul e dominou o Império Chinês, fundando a dinastia Yuan.
Entre 1279 e 1368, portanto, o Império Chinês foi dominado pelos mongóis, intensificando seu contato com os povos europeus.
Dinastia Ming (1368-1644)
Durante a dinastia Ming, o Império passou por um período de enriquecimento, alcançado por meio do comércio com outros povos, de estabilidade social e de grande aumento populacional.
Para evitar possíveis invasões estrangeiras, como a dos mongóis, o Império foi fortemente militarizado com a criação de um exército e uma marinha permanentes.
A sociedade imperial
A sociedade chinesa na época imperial era dividida entre os membros da nobreza, os mercadores, os artesãos e os camponeses.
Embora houvesse uma hierarquia social estabelecida, os concursos públicos possibilitavam certa mobilidade e que pessoas de diferentes condições sociais pudessem aspirar a cargos no govêrno. Entretanto, o ingresso nesses cargos era difícil e, geralmente, só as camadas mais abastadas da sociedade tinham acesso a êles.
Os grupos sociais
A nobreza era composta de grandes proprietários de terras e de membros da côrte imperial, os quais ocupavam cargos administrativos e públicos, como conselheiros, generais e tesoureiros.
Os mercadores formavam um grupo social muito rico. Com as prósperas relações comerciais com outros reinos e impérios na Europa e na Ásia, êles comercializavam produtos de luxo, como seda, perfumes e porcelana, e especiarias, como gengibre, pimenta e gergelim.
Já os artesãos reuniam-se em oficinas, onde produziam diversos objetos, como utensílios domésticos, armas, joias e instrumentos musicais.
Os camponeses formavam a camada social mais pobre e mais numerosa do Império. Em geral, os camponeses trabalhavam para os nobres proprietários de terras em troca de moradia e proteção. Além disso, cada família recebia um pedaço de terra para cultivar produtos para seu próprio sustento.
Esta ilustração é uma representação artística contemporânea feita com base em estudos históricos.
Fonte de pesquisa: , Tiã. Ao longo do rio durante o festival de . Pintura panorâmica em rôlu de pergaminho, 25,5 centímetros por 525 . Museu do Palácio de Pequim.
O cotidiano
Vimos anteriormente as diferentes camadas da sociedade chinesa imperial. Após conhecer grupos, reflita sôbre a seguinte questão.
Questão 1.
Havia diferenças no cotidiano das pessoas no que se refere ao grupo social do qual faziam parte?
A seguir, conheça alguns aspectos comuns do cotidiano, como o vestuário e a alimentação.
Vestuário
As peças básicas do vestuário chinês eram a túnica, o manto, a calça e o chapéu, conforme pode ser observado nesta representação.
As pessoas mais ricas usavam roupas de tecido, como o algodão e a seda. Mulheres e homens costumavam usar joias para se enfeitarem.
Já as pessoas mais pobres, como os camponeses, vestiam-se com tecidos mais simples. O uso de calças e de cintos de couro também era comum entre elas.
Alimentação
De modo geral, a base da alimentação no norte da China era o painçoglossário , de fácil cultivo na região, de clima sêco e frio. No sul, cujo clima é mais quente e úmido, o arroz era o alimento básico. alimentos ainda são muito consumidos pêla sociedade chinesa na atualidade.
O consumo de chá começou a se tornar popular no norte do país, especialmente entre a elite, durante a dinastia Tang. Ao longo do tempo, o chá também passou a ser consumido em outras regiões da China e por outras camadas sociais, tornando-se um costume entre a população chinesa.
Cultura e tecnologia
Ao longo da história da China, diversos exploradores, mercadores e monges chineses trilharam caminhos para outras partes da Ásia, como a Ásia Central e o Oriente Médio, estabelecendo trocas culturais e comerciais com outros povos. Durante a dinastia Tang, essas trocas intensificaram-se, transformando profundamente a sociedade chinesa.
Alguns exemplos dessas influências culturais são o budismo, a astronomia e a cosmologiaglossário . Na literatura, a China recebeu influências de contos populares de origem indiana, persa e europeia, assim como de elementos da cultura greco-romana.
Estados da Ásia Central, como o que corresponde ao Camboja atual, influenciaram a dança, a música e também o modo de se vestir dos chineses. Além disso, especiarias e temperos de diversas partes do mundo enriqueceram a culinária da China naquele período, como a pimenta indiana.
Confucionismo e budismo na época imperial
No século doze, houve uma revalorização dos princípios de Confúcio, nos quais estava estabelecido o caminho para a evolução moral de cada indivíduo, o que resultaria em uma evolução coletiva.
O budismo, por sua vez, é uma religião que surgiu na Índia, na mesma época em que viveu Confúcio. Seu criador foi Sidarta Gautama, o Buda. êle estabeleceu alguns preceitos, como o desapego a bens materiais e a compaixão. O budismo espalhou-se por várias regiões da Ásia e depois para todo o mundo. Muitos monges budistas levam uma vida isolada, em contato com a natureza, e executam suas tarefas com grande disciplina.
Agora, responda às questões a seguir.
1. Quais foram os principais preceitos estabelecidos pêlo budismo?
2. Cite um preceito do budismo e explique o que você entende a respeito dele.
Invenções
Durante o período Tang, a China esteve em plena efervescência criativa. O papel, por exemplo, criado no século dois durante a dinastia rã, passou a ser muito utilizado.
Outras inovações dessa época foram desenvolvidas com base em técnicas de fundição de ferro, com a criação de ferramentas, de chaves e de fechaduras, entre outros utensílios. A pólvora, obtida no ano de 850, foi inicialmente usada para a fabricação de fogos de artifício. Mais tarde, tornou possível a concepção das armas de fogo, que mudariam radicalmente as fórmas de guerrear.
Houve ainda o aprimoramento da bússola, inventada no século quatro antes de Cristo, e da porcelana, um dos objetos mais comercializados pêla China por longo período.
Conquistas marítimas
O terceiro imperador da dinastia Ming, (1328-1398), procurou expandir as fronteiras da China e efetuar trocas comerciais e culturais por meio das expedições marítimas.
Com o aperfeiçoamento da ciência náuticaglossário , o imperador designou seu conselheiro, , ao cargo de comandante dessas expedições. Foram realizadas sete expedições, sendo a primeira no ano de 1405 ( cêrca de oito décadas antes de os europeus conseguirem a transposição do Cabo das Tormentas, em 1488) e a última em 1432.
As viagens davam-se em juncos, embarcações até cinco vezes maiores que as caravelas usadas pelos europeus. As jornadas comandadas por chegaram até a região do atual Quênia, na África, parando por vários portos e comercializando diversos produtos. As viagens serviam também para estabelecer relações diplomáticas com outros povos.
Com a morte do imperador, não houve continuidade das grandes expedições marítimas e a China entrou em um período de isolamento, limitando o comércio com os estrangeiros.
Atividades
Faça as atividades no caderno.
Organizando os conhecimentos
- De que maneira estava organizada a sociedade imperial chinesa?
- Cite dois exemplos de invenções chinesas e comente a importância de cada uma delas.
- Quais eram os principais objetivos das expedições marítimas ocorridas durante a dinastia Ming?
Aprofundando os conhecimentos
4. Analise as fontes históricas a seguir e, depois, responda às questões.
- Em que período da história da China cada fonte histórica apresentada foi produzida?
- Identifique o tipo de cada uma das fontes apresentadas.
- Quais informações essas fontes históricas podem fornecer sôbre o período em que foram produzidas?
5. O texto a seguir aborda algumas alternativas de entretenimento da população chinesa durante o século nove. Leia-o e, depois, responda às questões.
reticências
Senhoras e cavaleiros chineses de classe social elevada, servidos por um corpo de criados e escravos, passavam o seu tempo livre em vários divertimentos. Apreciavam esportes, jogos de salão, música, dança, os grandes festivais da estação e os cerimoniais que marcavam tais ocasiões, como o ano novo — ou o aniversário do rei. O povo mais humilde participava de algumas dessas diversões. reticências
Havia outros esportes movimentados, inclusive um tipo de futebol que tinha sido popular desde a antiguidade e era considerado como um útil exercício militar. Nos tempos Tang, imperadores, cortesãos, intelectuais e mesmo senhoras apreciavam o jôgo de polo, que tinha sido introduzido, não havia muito, das terras iranianas. reticências
Entre os esportes menos movimentados estavam os jogos de mesa e de salão, alguns dos quais eram remotamente aparentados do moderno “Parcheesiglossário ”, loto e gamão. reticências
xáfer, éduard . China Antiga. Tradução: Maria de Lourdes Campos Campello. Rio de Janeiro: José Olympio, 1973. página 41.
- O texto trata de alternativas de entretenimento de qual camada social da China imperial?
- De acôrdo com o texto, que atividades eram praticadas como fôrma de entretenimento na China do século nove? Qual dessas atividades foi representada na imagem?
- Quais fórmas de entretenimento mais chamaram sua atenção? Por quê?
- Você ou alguém de sua família costuma praticar alguma dessas atividades como entretenimento? Converse com seus pais ou responsáveis e depois compartilhe sua resposta com os colegas de sala.
Glossário
- Tipo
- : nesse sentido, são blocos de madeira com gravações em relêvo que permitem sua reprodução por meio da impressão.
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- Painço
- : tipo de cereal semelhante ao milho. Rico em nutrientes, é também conhecido como milho-miúdo ou milho-da-itália.
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- Cosmologia
- : ciência que estuda a estrutura, a composição e o desenvolvimento do Universo.
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- Ciência náutica
- : ciência relacionada à navegação que reúne os conhecimentos necessários para a condução de embarcações pêlas águas.
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- Nota promissória
- : título de pagamento, documento que representa a promessa de pagamento de uma dívida.
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- Parcheesi
- : jôgo de tabuleiro praticado por até quatro pessoas, também conhecido como ludo real.
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