CAPÍTULO 4 A China imperial

No capítulo anterior, você estudou alguns aspectos da história da China e sôbre o Império Chinês, que se formou em 221 antes de Cristo sob o comando de tchin , o primeiro imperador. Com a morte dele, teve início a dinastia Han, que permaneceu no poder entre 206 antes de Cristo e 220 Depois de Cristo êsse foi um período de prosperidade e expansão do Império.

O Império enfraquecido

No Império Chinês, nem todos desfrutavam de prosperidade econômica e social. Os camponeses, que constituíam grande parte da população, enfrentavam condições de vida muito precárias.

Assim, por volta do século dois, os camponeses passaram a organizar diversas revoltas que enfraqueceram o Império e levaram à queda da dinastia no ano de 220.

Os séculos seguintes foram marcados por uma série de guerras e conflitos, causando a fragmentação do Império em vários reinos independentes.

O Império Chinês durante a reunificação (séculos VI-VIII)

Mapa. O Império Chinês durante a reunificação (séculos 6-8). Mapa territorial destacando: Máxima extensão da dinastia Tang, composto pelas regiões de: LUNG-YU, CHIEN-NAN, CH'IEN-CHUNG, CHIANG-NAN HSI-TAO, LING-NAN, CHIANG-NAN TUNG-TAO, HUAI-NAN, TUNG-TAO, SHAN-NAN, CHING-CHI, TU-CHI, HO-TUNG, KUAN-NEI, HO-PEI e HO-NAN. O Império Chinês é cortado pelo Rio Azul (Yang-Tsé) ao leste,  e o Rio Amarelo (Huang-Ho) ao norte. Na parte inferior à direita, planisfério destacando parte da Ásia. Acima, representação da rosa dos ventos e, abaixo, escala de 270 quilômetros por centímetros.

Fonte de pesquisa: blék, diéremi. World history atlas. Londres: dórlin , 2005. página 262.

A reunificação do Império

Em 581, o general conquistou o poder e reunificou o Império, fundando a dinastia Sui, que governou entre os anos de 581 e 618.

Uma série de campanhas militares malsucedidas, aliada a uma crise econômica, ocasionou revoltas populares, que enfraqueceram o Império. Assim, em 618, um general da família Tang depôs o imperador e assumiu o trono, dando início a uma nova dinastia no poder.

Dinastia Tang (618-907)

êsse período foi marcado pêla expansão territorial do Império e por grande desenvolvimento no campo das artes, como a dança, a poesia, a pintura e a escultura. Durante a dinastia Tang, a China foi governada por uma mulher reconhecidamente hábil e talentosa que reinou entre os anos de 690 e 705, a imperatriz .

Escultura. Uma mulher, com cabelos presos, bochechas vermelhas e usando um quimono com as mãos escondidas dentro do tecido na frente do corpo. A peça apresenta desgaste pela passagem do tempo.
Estátua de cerâmica feita durante a dinastia Tang, que representa uma mulher da elite chinesa.

Dinastia Song (960-1279)

Durante a dinastia Song, houve florescimento cultural, principalmente nas áreas da Ciência, da Filosofia e da Arte. Houve também a difusão das técnicas de impressão de livros com tiposglossário , possibilitando a reprodução de obras de fórma mais rápida e barata.

Além disso, com a produção de aço, foram desenvolvidos novos materiais bélicos. Substituindo o ferro fundido por êsse material, as armas tornaram-se mais leves e resistentes.

Dinastia (1279-1368)

Em 1215, cãn, líder do Império Mongol, formado a partir de 1206 na atual Mongólia, expandiu seus territórios e conquistou a região norte da China. Em 1279, seu neto, cãn, conquistou a região sul e dominou o Império Chinês, fundando a dinastia Yuan.

Entre 1279 e 1368, portanto, o Império Chinês foi dominado pelos mongóis, intensificando seu contato com os povos europeus.

Dinastia Ming (1368-1644)

Durante a dinastia Ming, o Império passou por um período de enriquecimento, alcançado por meio do comércio com outros povos, de estabilidade social e de grande aumento populacional.

Para evitar possíveis invasões estrangeiras, como a dos mongóis, o Império foi fortemente militarizado com a criação de um exército e uma marinha permanentes.

A sociedade imperial

A sociedade chinesa na época imperial era dividida entre os membros da nobreza, os mercadores, os artesãos e os camponeses.

Embora houvesse uma hierarquia social estabelecida, os concursos públicos possibilitavam certa mobilidade e que pessoas de diferentes condições sociais pudessem aspirar a cargos no govêrno. Entretanto, o ingresso nesses cargos era difícil e, geralmente, só as camadas mais abastadas da sociedade tinham acesso a êles.

Os grupos sociais

A nobreza era composta de grandes proprietários de terras e de membros da côrte imperial, os quais ocupavam cargos administrativos e públicos, como conselheiros, generais e tesoureiros.

Os mercadores formavam um grupo social muito rico. Com as prósperas relações comerciais com outros reinos e impérios na Europa e na Ásia, êles comercializavam produtos de luxo, como seda, perfumes e porcelana, e especiarias, como gengibre, pimenta e gergelim.

Já os artesãos reuniam-se em oficinas, onde produziam diversos objetos, como utensílios domésticos, armas, joias e instrumentos musicais.

Os camponeses formavam a camada social mais pobre e mais numerosa do Império. Em geral, os camponeses trabalhavam para os nobres proprietários de terras em troca de moradia e proteção. Além disso, cada família recebia um pedaço de terra para cultivar produtos para seu próprio sustento.

Ilustração. Uma embarcação pequena com uma vela. Ela está sobre um corpo de água, encostada em um porto. No porto, há uma pessoa usando chapéu, sobre um cavalo. Atrás, pessoas carregando objetos. No fundo, construção de moradias.

Esta ilustração é uma representação artística contemporânea feita com base em estudos históricos.

Fonte de pesquisa: , Tiã. Ao longo do rio durante o festival de . Pintura panorâmica em rôlu de pergaminho, ​25,5 centímetrospor525 . Museu do Palácio de Pequim.

O cotidiano

Vimos anteriormente as diferentes camadas da sociedade chinesa imperial. Após conhecer grupos, reflita sôbre a seguinte questão.

Ícone 'Atividade oral'.

Questão 1.

Havia diferenças no cotidiano das pessoas no que se refere ao grupo social do qual faziam parte?

A seguir, conheça alguns aspectos comuns do cotidiano, como o vestuário e a alimentação.

Vestuário

As peças básicas do vestuário chinês eram a túnica, o manto, a calça e o chapéu, conforme pode ser observado nesta representação.

As pessoas mais ricas usavam roupas de tecido, como o algodão e a seda. Mulheres e homens costumavam usar joias para se enfeitarem.

Já as pessoas mais pobres, como os camponeses, vestiam-se com tecidos mais simples. O uso de calças e de cintos de couro também era comum entre elas.

Escultura. Um homem, usando um chapéu alto, quimono e calça e com uma corda amarrada na cintura, está de pé. A mão direita está na frente do corpo.
Estátua de terracota feita por volta do ano de 1600 representando um membro da elite chinesa na época da dinastia Ming.

Alimentação

De modo geral, a base da alimentação no norte da China era o painçoglossário , de fácil cultivo na região, de clima sêco e frio. No sul, cujo clima é mais quente e úmido, o arroz era o alimento básico. alimentos ainda são muito consumidos pêla sociedade chinesa na atualidade.

O consumo de chá começou a se tornar popular no norte do país, especialmente entre a elite, durante a dinastia Tang. Ao longo do tempo, o chá também passou a ser consumido em outras regiões da China e por outras camadas sociais, tornando-se um costume entre a população chinesa.

Fotografia. Crianças se alimentando em um refeitório. Elas estão usando casaco, sentadas em um banco. Sobre a mesa, bandejas com arroz e outros legumes.
Crianças fazendo refeição com arroz em uma escola, em , China, em 2021.

Cultura e tecnologia

Ao longo da história da China, diversos exploradores, mercadores e monges chineses trilharam caminhos para outras partes da Ásia, como a Ásia Central e o Oriente Médio, estabelecendo trocas culturais e comerciais com outros povos. Durante a dinastia Tang, essas trocas intensificaram-se, transformando profundamente a sociedade chinesa.

Alguns exemplos dessas influências culturais são o budismo, a astronomia e a cosmologiaglossário . Na literatura, a China recebeu influências de contos populares de origem indiana, persa e europeia, assim como de elementos da cultura greco-romana.

Estados da Ásia Central, como o que corresponde ao Camboja atual, influenciaram a dança, a música e também o modo de se vestir dos chineses. Além disso, especiarias e temperos de diversas partes do mundo enriqueceram a culinária da China naquele período, como a pimenta indiana.

Confucionismo e budismo na época imperial

No século doze, houve uma revalorização dos princípios de Confúcio, nos quais estava estabelecido o caminho para a evolução moral de cada indivíduo, o que resultaria em uma evolução coletiva.

O budismo, por sua vez, é uma religião que surgiu na Índia, na mesma época em que viveu Confúcio. Seu criador foi Sidarta Gautama, o Buda. êle estabeleceu alguns preceitos, como o desapego a bens materiais e a compaixão. O budismo espalhou-se por várias regiões da Ásia e depois para todo o mundo. Muitos monges budistas levam uma vida isolada, em contato com a natureza, e executam suas tarefas com grande disciplina.

Fotografia. Fachada de mosteiro budista, construção com uma porta central, telhado com as bordas levemente voltadas para cima, e adornos coloridos nas paredes. Na frente, há uma escada, com duas esculturas nas pontes. Há duas pessoas, usando roupas vermelhas, subindo as escadas. Ao redor, vegetação e árvores.
Mosteiro budista localizado na província de quíngái, China, em 2020.

Agora, responda às questões a seguir.

Ícone 'Atividade oral'.

1. Quais foram os principais preceitos estabelecidos pêlo budismo?

Ícone 'Atividade oral'.

2. Cite um preceito do budismo e explique o que você entende a respeito dele.

Invenções

Durante o período Tang, a China esteve em plena efervescência criativa. O papel, por exemplo, criado no século dois durante a dinastia , passou a ser muito utilizado.

Outras inovações dessa época foram desenvolvidas com base em técnicas de fundição de ferro, com a criação de ferramentas, de chaves e de fechaduras, entre outros utensílios. A pólvora, obtida no ano de 850, foi inicialmente usada para a fabricação de fogos de artifício. Mais tarde, tornou possível a concepção das armas de fogo, que mudariam radicalmente as fórmas de guerrear.

Houve ainda o aprimoramento da bússola, inventada no século quatro antes de Cristo, e da porcelana, um dos objetos mais comercializados pêla China por longo período.

Fotografia. Um pedaço de papel com elementos da escrita chinesa. Ele apresenta desgaste por conta da passagem do tempo.
Fragmento de papel utilizado na época da dinastia Tang, por volta do século sete.

Conquistas marítimas

O terceiro imperador da dinastia Ming, (1328-1398), procurou expandir as fronteiras da China e efetuar trocas comerciais e culturais por meio das expedições marítimas.

Com o aperfeiçoamento da ciência náuticaglossário , o imperador designou seu conselheiro, , ao cargo de comandante dessas expedições. Foram realizadas sete expedições, sendo a primeira no ano de 1405 (cêrca de oito décadas antes de os europeus conseguirem a transposição do Cabo das Tormentas, em 1488) e a última em 1432.

As viagens davam-se em juncos, embarcações até cinco vezes maiores que as caravelas usadas pelos europeus. As jornadas comandadas por chegaram até a região do atual Quênia, na África, parando por vários portos e comercializando diversos produtos. As viagens serviam também para estabelecer relações diplomáticas com outros povos.

Com a morte do imperador, não houve continuidade das grandes expedições marítimas e a China entrou em um período de isolamento, limitando o comércio com os estrangeiros.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

  1. De que maneira estava organizada a sociedade imperial chinesa?
  2. Cite dois exemplos de invenções chinesas e comente a importância de cada uma delas.
  3. Quais eram os principais objetivos das expedições marítimas ocorridas durante a dinastia Ming?

Aprofundando os conhecimentos

4. Analise as fontes históricas a seguir e, depois, responda às questões.

Fotografia 1. Vaso de porcelana branco com pintura  de pessoas, alguns objetos e linhas tracejadas em azul.
Vaso de porcelana chinês produzido durante a dinastia Ming.
Fotografia 2. À direita, placa de metal com detalhes em relevo, composta por elementos da escrita chinesa. À direita, papel marcado, com tinta preta, os elementos da escrita chinesa contidos na placa de metal.
Carimbo de nota promissóriaglossário do ano de 1287.
Pintura 3. Homens, com tecido ao redor do corpo, estão em meia lua, olhando na direção de uma bola.
Pintura em tecido representando o imperador Taizu (927–976) junto a outros governantes e ministros jogando o , um tipo de jôgo com bola. Produzido por Tirrã , no século treze.
Pintura 4. Homem, com cabelos pretos, está sentado no chão com as pernas cruzadas, os braços sobre uma mesa baixa e segurando com as mãos uma folha de papel.
Retrato do professor produzido pêlo pintor uãng Uêi (701-761), no século oito.
  1. Em que período da história da China cada fonte histórica apresentada foi produzida?
  2. Identifique o tipo de cada uma das fontes apresentadas.
  3. Quais informações essas fontes históricas podem fornecer sôbre o período em que foram produzidas?

5. O texto a seguir aborda algumas alternativas de entretenimento da população chinesa durante o século nove. Leia-o e, depois, responda às questões.

reticências

Senhoras e cavaleiros chineses de classe social elevada, servidos por um corpo de criados e escravos, passavam o seu tempo livre em vários divertimentos. Apreciavam esportes, jogos de salão, música, dança, os grandes festivais da estação e os cerimoniais que marcavam tais ocasiões, como o ano novo — ou o aniversário do rei. O povo mais humilde participava de algumas dessas diversões. reticências

Havia outros esportes movimentados, inclusive um tipo de futebol que tinha sido popular desde a antiguidade e era considerado como um útil exercício militar. Nos tempos Tang, imperadores, cortesãos, intelectuais e mesmo senhoras apreciavam o jôgo de polo, que tinha sido introduzido, não havia muito, das terras iranianas. reticências

Entre os esportes menos movimentados estavam os jogos de mesa e de salão, alguns dos quais eram remotamente aparentados do moderno “Parcheesiglossário ”, loto e gamão. reticências

xáfer, éduard . China Antiga. Tradução: Maria de Lourdes Campos Campello. Rio de Janeiro: José Olympio, 1973. página 41.

  1. O texto trata de alternativas de entretenimento de qual camada social da China imperial?
  2. De acôrdo com o texto, que atividades eram praticadas como fôrma de entretenimento na China do século nove? Qual dessas atividades foi representada na imagem?
  3. Quais fórmas de entretenimento mais chamaram sua atenção? Por quê?
  4. Você ou alguém de sua família costuma praticar alguma dessas atividades como entretenimento? Converse com seus pais ou responsáveis e depois compartilhe sua resposta com os colegas de sala.
Pintura. Uma mulher, com cabelos presos, usando roupa estampada, maquiagem branca com bochecha e lábios vermelhos, está sentada no chão, com a mão sobre uma peça em um tabuleiro em formato quadrangular, com vários quadrados pequenos.
Representação de mulher movendo uma peça em um jôgo de tabuleiro. Detalhe de pintura em seda do século sete, durante a dinastia Tang, encontrada nos túmulos de Astana, em chindjá, na China.

Glossário

Tipo
: nesse sentido, são blocos de madeira com gravações em relêvo que permitem sua reprodução por meio da impressão.
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Painço
: tipo de cereal semelhante ao milho. Rico em nutrientes, é também conhecido como milho-miúdo ou milho-da-itália.
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Cosmologia
: ciência que estuda a estrutura, a composição e o desenvolvimento do Universo.
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Ciência náutica
: ciência relacionada à navegação que reúne os conhecimentos necessários para a condução de embarcações pêlas águas.
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Nota promissória
: título de pagamento, documento que representa a promessa de pagamento de uma dívida.
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Parcheesi
: jôgo de tabuleiro praticado por até quatro pessoas, também conhecido como ludo real.
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