UNIDADE 4 A América antes da chegada dos europeus

Fotografia. Uma pirâmide de pedra com uma escadaria central.
Pirâmide de cuculcãn, construída entre os séculos seis e doze, em Iucatã, no México, em 2020.

Você sabia que, muito antes de os europeus chegarem ao continente americano, em 1492, o território já era habitado por diversos povos? Muitos deles chegaram a formar civilizações, cuja complexidade surpreendeu os europeus quando os primeiros contatos foram estabelecidos.

Ao longo dos séculos, houve enorme redução da população de indígenas da América, mas ainda há vários povos que lutam por seus direitos e pêla preservação de sua cultura.

Iniciando a conversa

  1. Que tipo de construção está retratada na imagem? Com que material ela provavelmente foi construída? A utilização dêsse material foi importante para que essa construção resistisse até os dias atuais? Explique sua resposta.
  2. Você conhece alguma construção semelhante a essa? Que povo a construiu? Qual era a finalidade dela?
  3. Em sua opinião, observar como são feitas construções como essa contribui para o estudo da História? Por quê?

Agora vamos estudar...

  • os povos que viviam na América antes do século quinze: maias, astecas e incas;
  • os povos indígenas que habitavam o Brasil antes da chegada dos portugueses;
  • a diversidade cultural dos povos indígenas da América e o legado deixado por êles.

CAPÍTULO 8 Maias, astecas e incas

A América começou a ser povoada há muito tempo, entre cêrca de 11 mil e 50 mil anos. Diversos povos habitaram todo o continente ao longo do tempo, formando desde pequenos grupos e comunidades até sociedades bastante organizadas que chegaram a formar impérios.

Para conhecer povos, utilizamos vários tipos de fontes históricas, como os vestígios arqueológicos deixados por seus habitantes e também relatos de europeus, principalmente os que entraram em contato com o continente americano a partir do final do século quinze.

Foram os europeus que, na época, chamaram o continente de “América”. Você já deve ter ouvido falar em “descobrimento” da América, não é mesmo? É comum as pessoas se referirem aos primeiros contatos entre os europeus e os povos nativos americanos como “descobrimento”. De acôrdo com êsse ponto de vista, Cristóvão Colombo teria descoberto o continente americano em 1492 e Pedro Álvares Cabral teria descoberto o Brasil em 1500.

No entanto, como pode ser percebido por meio do mapa, não se tratava de um território vazio ou despovoado. Antes da chegada dos europeus, o continente já era habitado por diferentes povos.

Povos da América (séculos X-XV)

Mapa. Povos da América (séculos 10-15). Mapa territorial da América delimitando os povos e a região onde habitavam: Povos da América do Norte: ESQUIMÓ (INUÍTE), KUTCHIN, TLINGIT, KASKA, BEAVER, YUROK, NEZ-PERCE, PÉ NEGRO, CREE, MOUNTAGNAIS-NASKAPI, SHOSHONE, YOKUTS, CROW, SIOUX, OJIBWA, ALGONKIN, MICMAC, IROQUÊS, DELAWARE, MIAMI, CHEROKEE, CHEYENNE, PAWNES, ARAPAHO, UTE, PAIUTE, NAVAJO, COCHIMÍ, PUEBLO, APACHE, COAHIULTECA, COMANCHE, NATCHEZ, SEMINOLE, TEPEHUAN, OLMECA, ASTECA, MAIA. Povos da América Central:  GUAIMI, MISKITO, ARUAQUE, CARAIBA. Povos da América do Sul: GUAJIRO, CHIBCHA, TUCANO, JIVARO, INCA, IANOMAMI, WARAU, ARUAQUE, CARAÍBA, UAIUAI, TREMEMBÉ, TIMBIRA, MACU, OMAGUA, XAVANTE, KARAJÁ, NHAMBIQUARA, CAMPA, QUECHUA, MOJOS, BORORO, BOTOCUDO, TUPINAMBÁ, MATACO, GUARANI, KAINGANG, ABIPÓN, CHARRUA, ARAUCANO, PUELCHE, TEHUELCHE. Na parte inferior, à esquerda, planisfério destacando a América. Ao lado, rosa dos ventos e escala de 1300 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: GIRARDI, Gisele; ROSA, Jussara Vaz. Novo atlas geográfico do estudante. São Paulo: éfe tê dê, 2005. página 92.

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Questão 1.

De acôrdo com o mapa, quais eram as localizações dos povos maias, astecas e incas?

Os maias

Entre os séculos três e dez, uma importante sociedade desenvolveu-se na Mesoaméricaglossário : a sociedade maia. Essa sociedade se estabeleceu na região onde hoje se situam países como Guatemala, Belize, Honduras, El Salvador e parte do México, na península de Iucatã.

Os maias cultuavam diversos deuses, geralmente associados a elementos e fenômenos da natureza, como o dia e a noite, o Sol, a chuva, a fertilidade etcétera

Eles organizaram uma complexa estrutura urbana, com mais de 50 cidades-Estadoglossário , que dispunham de centros cerimoniais onde se localizavam templos, moradias e prédios do govêrno. Essas cidades eram governadas por líderes com poder religioso, político e administrativo.

Os maias praticavam o comércio, até mesmo o de longa distância, e também a agricultura, com o cultivo de milho, batata, tomate, mandioca, feijão e frutas diversas. O cacau era um importante produto cultivado por êles e suas sementes eram utilizadas como moeda de troca em transações comerciais.

Eram praticadas, ainda, atividades relacionadas à realização de obras públicas, como a construção de templos e de estradas que compunham as cidades-Estado maias.

Uma das mais complexas estruturas arquitetônicas da qual temos vestígios dos maias é o sítio arqueológico de tchitchén itsá, localizado atualmente na península de Iucatã. êle tinha um observatório astronômico, chamado O Caracol, por causa do formato das escadas em seu interior, em espiral.

Fotografia. Ruínas de um muro de pedra com uma torre central e escadarias. Em frente, pessoas caminhando.
Observatório O Caracol, localizado no sítio arqueológico de tchitchén itsá, na península de Iucatã, México, em 2019.

Tikal: a metrópole maia

A principal cidade maia era Tikal, na atual Guatemala, que chegou a ter mais de 40 mil habitantes em seu centro urbano. Analise a seguir a ilustração que representa os principais elementos dessa cidade na época do auge da sociedade maia.

A. Centro cerimonial

As cidades constituíam-se em tôrno dos centros cerimoniais, onde ficavam os templos, os prédios do govêrno e as moradias das pessoas de origem nobre, como os membros das famílias reinantes, os sacerdotes, os guerreiros e os funcionários do Estado.

Em Tikal, as obras do centro cerimonial foram construídas entre os anos 600 e 800.

Ilustração. Vista de uma cidade antiga. À esquerda, uma pirâmide com uma escada central. Em frente à essa pirâmide, um pátio grande. Sobreposto à letra 'A'. Ao lado, construções pequenas. À direita, outra pirâmide em frente ao pátio. Ao fundo, várias pirâmides. As pirâmides e as construções são marrons com detalhes coloridos em verde, azul, vermelho e amarelo.

As ilustrações sôbre a cidade Tikal são representações artísticas contemporâneas produzidas com base em estudos históricos. Fonte de pesquisa: , Maria. O México Antigo. Tradução: Francisco Manhães. Barcelona: foliô, 2006. página 244, 249. (Grandes Civilizações do Passado).

B. jôgo de bola

De origem olmeca, povo americano anterior aos maias, o jôgo de bola era praticado pelos homens da nobreza maia, em áreas montadas (chamadas canchas) nos centros urbanos. Com o objetivo de manter a bola sempre em movimento, êles a lançavam para o campo da equipe rival, que só podia tocá-la com determinadas partes do corpo, excluindo as mãos e os pés. As regras podiam variar dependendo da cidade. Em alguns campos, havia também arcos por onde a bola deveria passar. Por ter valor simbólico, a atividade também fazia parte de rituais religiosos.

Ilustração. Em primeiro plano, área plana em formato retangular. Na área, há pessoas dentro. Ao redor, algumas construções retangulares com pessoas sobre elas. Sobreposto à letra 'B'. Atrás, uma pirâmide. No fundo, um rio e uma ponte que o atravessa. As construções são marrons com alguns detalhes coloridos.

O declínio da sociedade maia

Por volta do ano de 850, a sociedade maia entrou em declínio. Entre as hipóteses formuladas por estudiosos para justificar o declínio dessa sociedade estão: catástrofes naturais, que poderiam ter sido responsáveis pêla diminuição da colheita e pêla escassez de alimentos; o aumento demográfico, que teria dificultado a produção de alimentos suficientes para a população, tendo em vista a existência de poucas terras férteis; e algumas invasões de outros povos, os quais passaram a predominar na região.

Dessa fórma, aos poucos, os maias dispersaram-se e abandonaram as antigas cidades. Apesar do declínio dessa civilização, até os dias atuais é possível encontrar descendentes dos maias em algumas regiões da Mesoamérica.

História e Matemática

Os maias criaram um complexo sistema de escrita, baseado em símbolos que representavam ideias e sons. Além da escrita, essa sociedade elaborou um sistema de numeração que tinha como base o 20 (acredita-se que seja por causa da soma do número dos dedos das mãos e dos pés), e que incluía o zero para indicar um valor nulo.

Os conhecimentos desenvolvidos pelos maias possibilitaram a realização de diversos estudos astronômicos e também a criação de dois calendários, um deles referente aos rituais, com 260 dias, e outro solar, de 365 dias.

Os astecas

Os povos astecas habitavam a região onde atualmente está localizado o México, desde o início do século catorze. êles migraram de regiões ao norte dêsse local e fixaram-se nas terras próximas ao lago tescôco, onde fundaram a capital, Tenochtitlán.

A sociedade

Após se estabelecerem em Tenochtitlán, os astecas passaram por um período de grande expansão política e de fortalecimento militar.

Conhecidos por sua tradição guerreira, êles deram início à conquista de outros povos, os quais eram obrigados a pagar tributos e a fornecer-lhes trabalhadores.

Assim, os astecas formaram um Estado, com organização política e sociedade bem hierarquizada. Por exemplo, o tlatoãni (governante) comandava com o auxílio do (cargo semelhante ao de um vice), geralmente um parente próximo.

Gravura. À esquerda, uma pessoa, com tecido colorido ao redor do corpo, está sentada em um grande assento. Ao lado, uma pessoa segurando uma pele de animal em direção à pessoa sentada. Ao redor, vários objetos, como enfeite de penas, adornos coloridos, tapetes e pele de animais.
Representação de governante asteca recebendo tributos. Gravura extraída do Códice florentino, de Bernardino de sarragun, escrito no século dezesseis.

Abaixo dos governantes, hierarquicamente, estavam os nobres, compostos por guerreiros, sacerdotes e funcionários públicos. Em seguida, vinham os comerciantes e artesãos e, depois, formando a maioria da população, os (cidadãos comuns), que geralmente trabalhavam na agricultura e às vezes eram obrigados a trabalhar em obras públicas ou como soldados em épocas de guerra.

O cotidiano

Tenochtitlán, capital do Estado asteca, chegou a abrigar uma população de aproximadamente 300 mil habitantes e foi um grande centro econômico, reunindo nos mercados viajantes pequenos e grandes comerciantes e diversos prestadores de serviços, por exemplo.

Nas cidades astecas, havia templos religiosos e espaços como os campos onde se praticava o , um jôgo de bola (semelhante ao praticado pelos maias) que também tinha um significado religioso. Em jógos cerimoniais, os times representavam a Lua ou o Sol, e era comum que o time perdedor fosse sacrificado em homenagem aos deuses.

Os astecas cultuavam deuses relacionados aos elementos e a fenômenos da natureza. Para agradar deuses e pedir boas colheitas, êles realizavam oferendas.

A arte e a arquitetura tiveram intenso desenvolvimento. As pirâmides, por exemplo, são grandiosas construções erguidas em locais determinados de acôrdo com a orientação dos astros e que simbolizavam a busca por alcançar o divino.

Fotografia. No primeiro plano à esquerda, ruínas de pirâmides de pedras com escadaria central. Ao lado, área plana com pessoas caminhando. Ao fundo, grande pirâmide de pedra, vegetação e alguns relevos elevados.
Ruínas de Tenochtitlán, México, em 2020.

Os incas

Os incas chegaram ao território da cordilheira dos Andes, no vale de cúsco, por volta do século treze. Nesse local, êles desenvolveram uma sociedade organizada em clãs, chamados aius.

Cada aiu tinha terras onde se desenvolvia a agricultura, cultivando alimentos, como a batata, o milho e o feijão, e a criação de animais, como a lhama, a alpaca e a vicunha.

Fotografia. Vista de cidade, com várias construções baixas e vegetação ao redor.
Vista da cidade de cúsco, Peru, antiga capital inca formada entre as cordilheiras dos Andes, em 2020.

O Império Inca

Por volta do século quinze, os incas expandiram seu domínio por toda a região de cúsco. Por meio de guerras e alianças com outros povos, formaram um império que, no seu apogeu, no século dezesseis, chegou a contar com mais de 12 milhões de habitantes. As estradas construídas pelos incas integravam as diversas regiões do Império.

Fotografia. Uma estrada de pedras.
Antiga estrada inca próximo a La Paz, Bolívia, em 2014.

reticências

Tauantinsuiu – nome do império inca em quéchua – era dividido em quatro partes ou suyus: Chinchaysuyu (noroeste do Peru e Equador), Antisuyu (parte amazônica do império), Collasuyu (atual Bolívia) e Condesuyu (costa do oceano Pacífico) e tinha cúsco, no atual Peru, como sua capital imperial. Milhares de quilômetros de caminhos incas e o uso de lhamas como animais de carga tornavam possível a comunicação entre estas quatro regiões principais que compreendiam o império.

reticências

MARTINS, Cristiana Bertazoni. Os incas e os Tauantinsuiu. Amplác. Disponível em: https://oeds.link/NLwyxH. Acesso em: 23 março 2022.

O imperador inca, conhecido como Sapa Inca, exercia o seu poder e autoridade buscando manter uma boa relação com os povos dominados. Além da autoridade política, ele era a maior autoridade religiosa, pois era considerado o filho do Sol, o principal deus da religiosidade inca.

Assim, os incas permitiam que os dominados mantivessem sua organização política e religiosa, desde que reconhecessem a superioridade inca e pagassem tributos como a mita, que em quéchua, a língua inca, significa turno.

A mita era paga por meio de trabalhos periódicos nas lavouras, nas obras públicas ou nas fileiras do exército em épocas de guerra, por exemplo.

A sociedade inca

Na época imperial, a sociedade inca era muito bem hierarquizada. Cada membro exercia uma função e um trabalho específico. Essa organização foi fundamental para a expansão e para a manutenção do Império Inca.

Na camada social mais alta, estavam o Sapa Inca, que exercia poder político e religioso no Império.

Em seguida, vinham os sacerdotes, os chefes militares, os juízes e os administradores indicados pêlo imperador, responsáveis por controlar cada região do Império.

A maior parte da população inca era formada por trabalhadores como artesãos, marceneiros, pedreiros e agricultores. Essa camada popular também pagava a mita para o govêrno.

O mural a seguir representa diferentes aspectos da sociedade inca, como distintos grupos sociais e a liderança do Sapa Inca.

Mural. Centralizado, um homem, usando um manto vermelho, um adorno de penas no pescoço, adereço nas orelhas e um chapéu alto de penas, está com o braço esquerdo estendido e apontando o dedo para a direita. Acima, uma escultura em formato circular dourado, com detalhes em relevo com dois olhos, uma boca e outras formas geométricas. Ao redor, várias pessoas, algumas com os braços levantados para o céu, algumas ajoelhadas, outras levantando e carregando pedras e algumas com instrumentos musicais.
Mural de cúsco, produzido pêlo artista Ruán , em 1992. cúsco, Peru, em 2020.

O cultivo do milho na América

Muitos alimentos da culinária brasileira são originários do próprio continente americano, como a batata, a mandioca e o milho. Responda a questão a seguir.

Ícone 'Atividade oral'.

Você e sua família costumam consumir alimentos derivados dêsses produtos? De que maneira? Comente com os colegas.

O milho, proveniente da América Central, começou a ser cultivado há milhares de anos pelos povos que viviam na região. Ao longo do tempo, êsse cultivo se difundiu e passou a ser a base da alimentação das civilizações indígenas.

Além disso, o cereal tinha um significado importante para povos, especialmente para os maias, como veremos a seguir.

Gravura. À esquerda, uma pessoa, com tecido ao redor do corpo, está sentada no chão, segurando uma cesta com alimentos. Ao lado, uma pessoa, vestindo um tecido ao redor do corpo, está com os braços levantados segurando um cesto sobre a cabeça. Acima, uma pessoa, sobre um muro de madeira, com os braços estendido na direção do cesto levantado.
Representação de astecas estocando milho. Gravura extraída do , de Bernardino de sarragun, escrito no século dezesseis.

Deuses e rituais

O milho não só era usado na alimentação como fazia parte dos rituais de alguns povos da América pré-colonial. Entre os maias, as espigas eram ofertadas ao deus para que a colheita fosse bem-sucedida.

Segundo a mitologia maia e sua narrativa tradicional de criação do mundo (encontrada no documento denominado ), o ser humano teria sido criado a partir do milho.

Escultura. Uma pessoa, com cabelos na altura do ombro, adereço ao redor do pescoço e vestindo um tecido ao redor da cintura. Atrás, detalhes em relevo com espigas de milho e outras formas geométricas.
Escultura em pedra feita no século oito que representa uma divindade maia relacionada ao milho.

O milho na atualidade

Atualmente, o milho serve, em várias partes do mundo, de matéria-prima para uma diversidade de produtos industrializados, como óleos e amido. êle também é usado no preparo de ração para animais de grande e pequeno porte, como bois e aves. Contudo, é na culinária que o milho exerce papel de destaque, principalmente na América. Provavelmente, você já experimentou algum prato feito à base dêsse cereal ou já comeu o próprio milho cozido.

Fotografia. Uma mulher, usando chapéu, casaco e calça, está sentada, segurando uma espiga de milho com as mãos. À sua volta, palha seca. Ao fundo, relevo elevado e vegetação rasteira.
Agricultora peruana trabalhando na colheita de milho, em Coporaque, Peru, em 2019.

Conheça a seguir alguns exemplos de pratos típicos de países americanos preparados com milho.

A tortilla é um tipo de pão fino bastante comum na culinária mexicana, produzido a partir de farinha de milho.

Fotografia. Uma mulher usando um avental. Ao lado, uma mesa com alimentos e uma massa cinza. Ela está com a mão sobre um círculo preto grande e alguns círculos de massa cinza.
Tortillas sendo preparadas em uma feira na cidade do México, no México, em 2021.

No Peru, o milho de côr roxa é usado na produção de uma bebida típica do país, a chicha morada. Nessa receita, o milho é fervido com frutas e especiarias para depois ser adoçado e servido bem gelado.

Fotografia. Uma mesa com uma espiga de milho roxa, atrás, um copo com líquido roxo e uma fatia de limão. Ao lado, um prato com alimento.
Milho roxo e chicha morada, em 2021.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

  1. Quais eram as principais atividades produtivas dos maias?
  2. Comente alguns dos principais aspectos da religiosidade maia.
  3. Como era organizada a sociedade asteca? Explique.
  4. Durante o estudo dêste capítulo, quais aspectos relacionados ao cotidiano asteca mais chamaram sua atenção? Por quê?
  5. Explique de que maneira o domínio inca sôbre outros povos era exercido.
  6. Explique o que era a mita e como ela funcionava.
  7. Explique como estava organizada a hierarquia da sociedade inca durante a época imperial.
  8. Qual era a importância do milho para as sociedades mesoamericanas? Ele ainda hoje é importante na culinária de sociedades americanas? Explique sua resposta.

Aprofundando os conhecimentos

9. Os povos da Mesoamérica deixaram um grande legado para as civilizações posteriores. sôbre isso, leia o texto a seguir.

Todos os grandes povos da Mesoamérica sentiram-se poderosamente fascinados pêlo mistério do cosmo: a recorrência cíclica e previsível dos fenômenos celestes, o ritmo infatigável das estações e a influência nas diversas fases da cultura do milho; o próprio ciclo da vida e da morte, do dia e da noite em sua alternância inexorável mas necessária. Com a finalidade de devassarglossário mais profundamente o segredo dos astros, que para êle representava a vontade dos deuses, o homem mesoamericano moldou, através dos séculos, um aparêlhu especulativo fortemente complexo. Entregando-se a uma incessante – e angustiante – interrogação sôbre os astros, êle mediu, com espantosa precisão, seus movimentos aparentes. Naturalmente, o Sol e a Lua o atraíam mais que tudo, assim como o planeta Vênus, particularmente visível nas latitudes tropicais, onde segue periodicamente o Sol. reticências

, Pôl . A civilização maia. Tradução: Maria Júlia . Rio de Janeiro: zarrár, 2005. página 36. (As civilizações pré-colombianas).

  1. Do que se trata o aparêlhu fortemente complexo citado no texto?
  2. Qual era a ligação entre os astros e a religião para o povo maia?
  3. Quais eram os principais astros que povos admiravam?

10. Leia o texto a seguir sôbre a organização social dos astecas e responda às questões.

abre colchete

O aldeão macehuali [ou maceualtin], enquanto membro da comunidade, detinha determinados direitos sociais que, ao mesmo tempo, legitimava a dominação de sua comunidade e justificava seus deveres para com o Estado. Como “cidadão” da Confederação, o homem comum tinha direito ao usufruto da terra no Altépetl, com acesso a uma parcela para o cultivo da terra e construção de sua habitação; direito à redistribuição de alimentos e vestuário pêlo Estado (em épocas de sêcas, inundações etcétera); escola para seus filhos; permissão para tomar parte nas cerimônias do culto; ascensão social pêla valentia e bravura nas batalhas; e, por fim, o direito de eleger seus chefes locais.

Com seus direitos sociais garantidos, mas não sendo um nobre, nosso aldeão tinha, por sua vez, obrigações para com o Estado. A rigor, eram três os tipos de deveres para com o govêrno central. Um primeiro, o serviço militar nas tropas de conquista e “pacificação”, não era visto como uma obrigação ou fardo, ao contrário, era uma honra sua inserção nos quadros da milícia. Além de ritual religioso, a guerra dava para aquele que morresse numa batalha a possibilidade de alcançar o “paraíso”. Um segundo dever era o pagamento do tributo ao Estado em fórma de prestação de serviço pessoal. Neste tipo de tributo, o trabalho coletivo de limpeza, construção e conservação de estradas, pontes, prédios etcétera eram atividades mais comuns. Por fim, sua terceira obrigação era o pagamento de tributo em espécie ao Estado.

reticências

FERREIRA, Jorge Luiz. Incas e astecas: culturas pré-colombianas. São Paulo: Ática, 1988. página 1314.

  1. Quem eram os e qual o papel desempenhado por êles na sociedade asteca?
  2. Por que o autor do texto diz que “não sendo um nobre, nosso aldeão tinha, por sua vez, obrigações para com o Estado”?
  3. Quais trechos do texto indicam a tradição guerreira dos astecas?

11. Antes da chegada dos espanhóis, vários povos se desenvolveram na Mesoamérica. No caderno, relacione alguns dêsses povos às características correspondentes.

A. Astecas

B. Incas

C. Maias

1. Organizavam-se por meio de cidades-Estado descentralizadas, tendo Tikal como um de seus principais centros populacionais.

2. Dominaram outros povos mesoamericanos, fundando um grande império com capital em Tenochtitlán.

3. Tinham uma sociedade baseada nos clãs (aius), fundando um império com mais de 12 milhões de habitantes, com séde em cúsco.

12. Os códices são manuscritos, geralmente ilustrados, nos quais eram registrados diversos aspectos da vida na Mesoamérica. Eles são importantes fontes históricas. Analise a pintura a seguir e leia o texto. Depois, responda às questões.

reticências

Segundo as lendas da tradição asteca, a escolha do local de fundação da cidade [de Tenochtitlán] foi determinada por uma profecia do deus Colibri-Azul. Dizia o deus que os astecas receberiam um sinal quando encontrassem o local ideal para a fundação de sua cidade. O sinal esperado era uma águia pousada num cacto sôbre uma rocha, trazendo em seu bico uma serpente, e teria sido encontrado no centro do lago tescôco, onde fundaram Tenochtitlán — que quer dizer “rocha de cactos”.

reticências

NEVES, Ana Maria Bergamin; HUMBERG, Flávia Ricca. Os povos da América: dos primeiros habitantes às primeiras civilizações urbanas. quarta ediçãoSão Paulo: Atual, 1996. página 64. (Coleção História Geral em Documentos).

Pintura. Centralizado, uma águia sobre um cacto grande. Atrás dela, duas linhas azuis na diagonal dividem a pintura em quatro triângulos. Dentro de cada triângulo, diversas pessoas, construções e algumas plantas.
Pintura extraída do Mendôça, de autoria desconhecida, escrito no século dezesseis.
  1. Qual é o tema principal abordado no texto?
  2. Descreva a pintura apresentada.
  3. Qual é a relação entre o texto e a pintura?
  4. De que maneira fontes históricas como os códices podem nos ajudar a conhecer mais sôbre os povos da Mesoamérica?

Glossário

Mesoamérica
: território que corresponde ao sul do México e a algumas partes da América Central.
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Cidade-Estado
: núcleo urbano ou cidade independente que tinha suas próprias leis, organização social e fórma de govêrno.
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Devassar
: conhecer por completo.
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