Respeito aos indígenas

Você já soube de algum caso de desrespeito aos povos indígenas? Algumas vezes temos acesso a notícias que envolvem situações de desrespeito a indígenas, e uma das causas disso é a dificuldade que algumas pessoas têm de reconhecer culturas diferentes da delas. Essa dificuldade de compreender o outro considerando apenas sua própria cultura como válida recebe o nome de etnocentrismo. Para saber um pouco sôbre êsse assunto, leia o texto a seguir, da professora .

Com o respeito somos capazes de reconhecer e valorizar as diferentes culturas e tradições, ampliando o nosso conhecimento e visão sôbre o mundo em que vivemos.

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Para o etnocentrismo, tudo o que é diferente se torna inferior, feio, ridículo, injusto, cruel, selvagem ou irracional. Ao julgar as distinções de forma negativa, o etnocêntrico passa a querer modificar os costumes ou crenças diferentes, em nome da superioridade dos seus próprios costumes ou crenças. Dito de outra forma: ser etnocêntrico é acreditar que só existe uma verdade (a nossa) e uma beleza (a nossa), assim como também só existem a nossa justiça e a nossa racionalidade. Em O que é etnocentrismo, o antropólogo Everardo Rocha escreve: “Etnocentrismo é uma visão do mundo onde o nosso próprio grupo é tomado como centro de tudo e todos os outros são pensados e sentidos através dos nossos valores, nossos modelos, nossas definições do que é a existência”.

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URIARTE, Urpi Montoya. Euro, etno e outros centrismos. Revista de História da Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro, Sabin, ano 8, n. 87, dez. 2012. s. p.

Fotografia. Duas crianças indígenas, usando camiseta, estão dentro de uma pequena embarcação de madeira sobre um corpo de água.
Crianças da etnia Ashaninka, da aldeia apiútcha, no município de Marechal Thaumaturgo, á cê , em 2021.

Uma atitude etnocêntrica, portanto, é uma falta de respeito a outra cultura. Isso desencadeia atitudes preconceituosas que podem gerar consequências graves para a sociedade. Existem muitos povos no mundo, com diferentes modos de vida, hábitos, costumes e valores, que devem ser reconhecidos com suas características específicas.

Há grande diversidade cultural entre os povos indígenas que habitam o território brasileiro, e muitos dos seus costumes diferem, por exemplo, do modo de vida dos portugueses e europeus. Tradicionalmente, os indígenas costumam trabalhar para sua sobrevivência e não para acumular bens e riquezas. Para êles, viver de maneira harmoniosa com a natureza, preservando-a, e sem extrair dela mais recursos do que o necessário para seu próprio sustento, é uma fórma de garantir a subsistência de seus descendentes. Dessa maneira, segundo as culturas indígenas, a terra continuará fornecendo alimentos às próximas gerações.

Para vivermos em um país mais justo e próspero, é importante conhecer e respeitar a cultura dos primeiros povos que habitaram êsse território.

Agora, responda às questões a seguir.

Ícone 'Atividade oral'.

1. Explique o que você entendeu por etnocentrismo.

Ícone 'Atividade oral'.

2. Em sua opinião, é importante respeitar os povos indígenas e outros povos em sua diversidade cultural? Por quê?

Ícone 'Atividade oral'. Ícone 'Em grupo'.

3. Com um colega da turma, conversem sôbre a importância do combate ao preconceito e ao desrespeito contra povos indígenas no Brasil, assim como de que maneira isso pode ser feito. Depois, produzam um breve texto sôbre o que vocês conversaram.

Fotografia. Estrutura de uma moradia em construção, com bases de madeira. Há algumas pessoas sobre a estrutura.
Indígenas da etnia uaurá trabalham coletivamente na construção de uma moradia na aldeia Piiulága, no Parque Indígena do Xingu, Mato Grosso, em 2019.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

  1. Como é possível perceber a diversidade de povos indígenas que viviam, na época da chegada dos portugueses, no território que hoje fórma o Brasil? Dê exemplos de aspectos da vida dêsses povos em que essas diferenças se manifestavam.
  2. Analise as ilustrações das páginas relacionadas ao tópico Os indígenas e a divisão do trabalho. Que aspecto do modo de vida dos Bororo mais chamou sua atenção? Por quê?

Aprofundando os conhecimentos

3. Os povos indígenas expressam sua cultura por meio da música, do canto, da pintura corporal e também pêlo modo de produzir seus artefatos e de construir suas habitações. Uma dessas expressões é a arte plumária, que se caracteriza pêla utilização de penas de aves para produzir artefatos religiosos de uso cotidiano e adornos. Os enfeites corporais feitos de pena são muito usados em festas e cerimônias. Analise a imagem a seguir.

Fotografia. Dois homens indígenas, usando adornos decorados com penas na cabeça, pescoço e nos braços, com os corpos pintados com formas geométricas coloridas, estão segurando um instrumento musical de sopro na boca. No fundo, outros indígenas.
Indígenas Kuikuro participam do quarup, festa ritual em homenagem aos antepassados. Parque Indígena do Xingu, Mato Grosso, em 2021.
  1. Descreva a foto anterior. Você consegue identificar o que as pessoas retratadas estão fazendo?
  2. Como são os adornos corporais usados pêlas pessoas dessa comunidade?

c. Você conhece outros adornos semelhantes aos que foram retratados na foto? Caso conheça, descreva êsse adorno, conte quem ou que grupo o utiliza e com qual finalidade.

  1. Atualmente, existem cêrca de 240 povos indígenas habitando o território brasileiro. Você sabe se na cidade ou na região onde você vive existe alguma comunidade indígena? Com a ajuda de seus pais ou responsáveis, faça uma pesquisa e procure saber:
    • o nome do povo e onde se localiza;
    • as características da habitação;
    • as atividades cotidianas praticadas por seus integrantes;
    • o que costumam fazer nos momentos de lazer;
    • rituais e tradições presentes no cotidiano dêsse povo;
    • costumes da sociedade não indígena incorporados por êles em sua cultura.

Após o levantamento, reúna essas informações e leve-as para a sala de aula. Conte aos seus colegas de turma o que você descobriu sôbre o povo pesquisado.

5. Leia o texto a seguir, que trata de um importante sujeito histórico do povo e, depois, responda às questões em seu caderno.

Ao pajé são atribuídas as responsabilidades de aconselhar, curar doenças e preparar rituais tradicionais, através dos quais se ensinam as novas gerações de . êle é reconhecido e respeitado em razão do grande conhecimento que constrói sôbre o mundo, em razão do que ele estabelece íntimas relações com pessoas, animais, plantas, astros e espíritos ancestrais, a fim de observá-los para aprender sôbre eles. Qualquer um pode se tornar um pajé, desde que deseje e assuma isto. Não há qualquer restrição a quem deseja tornar-se pajé, e sua importância na estrutura da sociedade não é negligenciável, diante do grande prestígio de que usufrui o detentor do conhecimento. reticências

váiguel, Valéria Augusta Cerqueira de Medeiros; LIRA, Márcia de Oliveira. O pajé nas comunidades . , Campo Grande, , ano 11, número 20, janeiro/junho 2011. página 71. Disponível em: https://oeds.link/ESN9sJ. Acesso em: 23 março 2022.

  1. De qual sujeito histórico indígena o texto trata?
  2. Quais são as principais atividades exercidas por êsse sujeito histórico?
  3. O texto afirma que “a sua importância na estrutura da sociedade não é negligenciável, diante do grande prestígio de que usufrui o detentor do conhecimento”. Qual é a importância dêsse sujeito na sociedade ?

O tema é reticências

Diversidade cultural

A pintura corporal indígena

A pintura corporal tem valor simbólico bastante significativo para muitos povos indígenas do Brasil, pois expressa suas crenças e seu modo de vida.

Essa manifestação pode ter diversas funções, como: caracterizar determinada comunidade; identificar a posição de um indivíduo em um grupo; indicar estados de espírito, como o luto; integrar rituais e celebrações, como a passagem da infância para a adolescência ou o casamento; entre outras.

Cada comunidade possui seus próprios padrões de traços, conhecidos como grafismos, desenvolvidos ao longo do tempo. grafismos também são desenhados em peças produzidas por povos, como cerâmicas e cestas. Cada grupo indígena possui uma visão sôbre o que é belo e procura manifestá-la em seus grafismos.

É interessante notar que não são apenas os traços que determinam o que se expressa na pintura. Outros fatores influenciam a mensagem a ser transmitida: por exemplo, quem carrega essa pintura – crianças, homens ou mulheres –, em que parte do corpo ela se localiza, as côres usadas para pintar etcétera

Ilustração. Uma mulher indígena com o corpo pintado. No busto, três linhas tracejadas, uma grossa no meio e duas finas nas laterais, na posição horizontal. No centro do corpo, duas linhas paralelas grossas na posição vertical. O resto do corpo é pintado com linhas tracejadas finas na diagonal. Sobreposto à letra 'A'. Ao lado, um homem indígena com o corpo pintado. No busto, duas linhas tracejadas na horizontal, uma grossa e uma fina. O corpo é todo pintado com algumas linhas tracejadas finas na diagonal. Sobreposto à letra 'B'.

Esta ilustração é uma representação artística contemporânea produzida com base em estudos históricos. Fonte de pesquisa: VIDAL, Lux (organizador). Grafismo indígena: estudos de antropologia estética. São Paulo: istúdio Nobel: Edusp: fapésp, 1992. página 160-167.

A.

Pintura feita em mulheres que têm filho recém-nascido.

B.

Pintura masculina representando o fim do ritual de iniciação para a fase adulta.

Ilustração. Uma mulher indígena com o corpo pintado. Na cabeça, algumas linhas finas contornando a testa e as bochechas. No busto, duas linhas finas na posição horizontal. No peito e barriga, algumas linhas finas na posição vertical. Nos braços, linhas grossas na horizontal. As laterais das coxas estão pintadas e, abaixo do joelho, duas linhas grossas. Sobreposto à letra 'C'. Ao lado, um homem indígena com o corpo pintado. Na cabeça, algumas linhas finas contornando a testa e as bochechas. No busto, linhas finas formando um triângulo com a ponta virada para baixo. A barriga está toda pintada. Nos braços, linhas tracejadas finas na diagonal com algumas partes pintadas. Abaixo do joelho, tudo está pintado até os pés, com alguns detalhes com linhas finas. Sobreposto à letra 'D'.

Esta ilustração é uma representação artística contemporânea produzida com base em estudos históricos. Fonte de pesquisa: VIDAL, Lux (organizador). Grafismo indígena: estudos de antropologia estética. São Paulo: istúdio Nobel: êduspi: fapésp, 1992. página 160167.

C. Karajá

Pintura feminina feita nas solteiras.

As mulheres casadas só podem pintar os braços e as pernas.

D. Karajá

Pintura masculina feita nos jovens que estão no ritual de iniciação para a fase adulta.

O corpo como forma de expressão

Atualmente, nas sociedades ocidentais, o corpo também é usado, de diversas fórmas, como meio de expressão de pensamentos, de valores e de crenças, por exemplo, por intermédio da tatuagem.

Muitas vezes, as tatuagens representam uma particularidade pessoal, ou seja, as vivências, as experiências e os gôstos individuais. Mas, em algumas situações, elas também podem expressar valores coletivos: seguem padrões de beleza, tendências da moda ou, ainda, servem como sinais particulares de pequenos grupos sociais.

Agora, responda às questões a seguir.

Ícone 'Atividade oral'.

1. Qual é a importância da pintura corporal para os povos indígenas do Brasil?

Ícone 'Em grupo'.

2. Forme dupla com um colega e pesquisem sôbre algum povo indígena que faz pinturas corporais, atentando para as fórmas dos desenhos, para as côres utilizadas e para seu significado. Copie o contôrno dos bonecos apresentados nas ilustrações das páginas desta seção e decore com a pintura corporal que vocês pesquisaram. Em seguida, escreva uma legenda explicando o significado da pintura.

O que eu estudei?

Faça as atividades em uma folha de papel avulsa.

  1. O Parque Nacional Tikal, localizado na Guatemala, foi eleito Patrimônio da Humanidade pêla unêsco, em 1979. O local foi um dos principais centros da cultura maia entre os séculos três e dez. A respeito dêsse povo, analise a imagem a seguir e responda às questões.
    1. Qual é a construção central presente na imagem? Qual era sua função?
    2. Como funcionava o jôgo de bola praticado em Tikal?
    3. Quais hipóteses justificam a decadência da sociedade maia?
Fotografia. Uma pirâmide de pedra com escada central. Na frente, pessoas caminhando e, em volta, vegetação.
Templo do Grande Jaguar no sítio histórico maia de Tikal, na Guatemala, em 2021.
  1. Os astecas dominaram diversos territórios na Mesoamérica a partir do século catorze. A respeito deles, analise a imagem e, em seguida, responda às questões.
    1. De acôrdo com a imagem, o que acontece com o asteca que entrega os prisioneiros? Como você chegou a essa conclusão?
    2. Qual era a importância das guerras para os astecas?
    3. Como os povos dominados deveriam contribuir para a manutenção do Estado asteca em tempos de paz?
Ilustração. Dividida em quatro linhas. Na primeira, um homem, com tecido ao redor da cintura, em pé em uma pequena embarcação com remo. Ao lado, um homem de perfil carregando nas costas um objeto em formato circular e outro homem, com túnica simples, segurando um bastão e um escudo. Na segunda, dois homens sentados olhando na direção de um homem alto com túnica simples e escudo, está com as mãos sobre a cabeça e de um homem baixo, com túnica simples e escudo. Na terceira, um homem alto, com roupas, chapéu e escudo vermelho, está segurando com as mãos a cabeça de um homem baixo, com túnica simples e escudo. Ao lado, um homem alto, com escudo, carregando um objeto decorado com penas nas costas, está com as mãos sobre a cabeça de outro homem baixo, usando túnica simples e escudo. À direita, um homem alto, com escudo com vários detalhes coloridos, capacete de penas e roupa vermelha com pontos pretos, está com as mãos sobre a cabeça de homem baixo, com túnica simples e escudo. Na última linha, à esquerda, um homem alto, carregando um objeto ornamentado com penas nas costas, com escudo colorido e decorado e roupas verde, está com as mãos sobre a cabeça de um homem baixo, usando túnica simples e escudo. Seguido, um homem alto, carregando um objeto ornamentado com penas nas costas, com escudo colorido e ornamentado, roupas douradas, está com a mão sobre a cabeça de um homem baixo, usando túnica simples e escudo. À direita, um homem alto com um grande adereço de penas verdes na cabeça e usando um manto vermelho decorado nas bordas com detalhes na cor preto e branco, está de pé.
Asteca entrega prisioneiros de guerra. Côdequis Mendôça, século dezesseis.

3. Analise a imagem a seguir. Depois, leia as afirmações que a seguem e copie apenas a alternativa correta.

Fotografia. Um caminho com pedras. Ao redor, paisagem desértica.
Antiga estrada inca no deserto do Atacama, Chile, em 2018.
  1. As estradas incas tinham curta extensão, sendo restritas apenas à região de cúsco, no atual Peru.
  2. As antigas estradas incas ajudavam a interligar as diferentes regiões do Império Inca, sendo fundamentais para sua manutenção.
  3. Os incas não necessitavam de estradas, por isso não investiram na sua construção.
  4. As estradas incas ligavam a capital, cúsco, apenas aos territórios do norte do Império.

4. Muito do que conhecemos hoje sôbre os povos indígenas brasileiros foi possível através das missões estrangeiras que vieram para o Brasil. acêrca dessa questão, leia o texto a seguir e, depois, responda às questões.

reticências De modo geral, todos os viajantes buscaram representar o que observaram e o que julgaram significativo da vida cotidiana dos índios reticências. A busca da precisão científica na representação da natureza precede o princípio da composição das cenas. Quanto ao homem, o tipo de figuração dominante ainda se encontra preso aos cânones acadêmicos; no entanto, em aspectos como o córte de cabelos, a utilização de adornos corporais e tatuagens coloridas é possível apreender a particularidade do grupo representado.

reticências

SALLAS, Ana Luisa . Narrativas e imagens dos viajantes alemães no Brasil do século dezenove: a construção do imaginário sôbre os povos indígenas, a história e a nação. História, Ciência e Saúde Manguinhos, volume 2, número 17, 2010. página 417.

  1. Como os viajantes representavam os povos indígenas do Brasil?
  2. Qual visão estava presente nas obras dos artistas, de acôrdo com o texto?
  3. Qual é o cuidado que devemos ter ao analisar essas imagens? Por quê?