UNIDADE 5 Cultura e religiosidade na Europa Moderna

Fotografia. Vista interna de Basílica. Paredes em forma de grandes arcos e decoradas com várias pinturas. Na parte superior, ao centro, uma grande cúpula. Há várias pessoas observando as pinturas nas paredes.
Basílica de Santo André do Vale (construída entre os séculos quinze e dezoito), localizada em Mântua, Itália, em 2019.

Do século catorze ao dezessete, ocorreram diversas mudanças políticas, econômicas e sociais que influenciaram o modo de vida das sociedades ocidentais.

Transformações nos campos da Filosofia, das Artes e da religião foram tão importantes nessa época que marcaram o início de um novo período histórico chamado Idade Moderna.

Iniciando a conversa

  1. Descreva a foto apresentada na página anterior. O que ela retrata?
  2. O estilo arquitetônico e a decoração da basílica foram influenciados pelos ideais do Renascimento europeu. Quais elementos do Renascimento podem ser identificados na foto? Conte aos colegas de turma o que você sabe sôbre êsse período.
  3. Você já ouviu falar em reformas religiosas? Conte aos colegas.

Agora vamos estudar...

  • o Renascimento europeu;
  • a expansão marítima europeia;
  • as reformas religiosas;
  • a reação da Igreja católica às reformas.

CAPÍTULO 10 O Renascimento europeu

A partir da Baixa Idade Média (séculos XI a XV), o poder da Igreja católica passou a ser questionado por diversos setores da sociedade, que criticavam os membros do clero por conta das práticas de corrupção e enriquecimento próprio.

Uma época de transição

Na passagem do século catorze para o quinze, iniciou-se, na Europa, um período de mudanças econômicas, políticas e sociais que influenciaram o modo de pensar a sociedade, a cultura e a religião.

Muitos cientistas, intelectuais e artistas dessa época optaram por buscar referências e valores nas civilizações da Antiguidade, como os gregos e os romanos, favorecendo o surgimento do Renascimento na Europa.

Conhecidos como renascentistas, essas pessoas buscaram romper com o período anterior (que êles passaram a chamar Idade Média), inaugurando o período que ficaria conhecido, posteriormente, como Renascimento ou Renascença. êsse movimento foi caracterizado por uma maior preocupação com a vida e com os assuntos terrenos e pêla valorização do ser humano e de suas capacidades individuais.

Escultura. Uma mulher com o manto ao redor do corpo e da cabeça. O manto está com vários detalhes de dobras. Ela está sentada, segurando nos braços um homem desfalecido, com os braços caídos e com tecido ao redor da cintura. A mulher está com a cabeça baixa, olhos entreabertos e voltados para o homem em seu colo.
, de Miquelângelo. Mármore, 174centímetrospor195centímetros, 1498-1499.
Ícone 'Atividade oral'.

Questão 1.

As esculturas renascentistas, como a apresentada nesta página, passaram a valorizar mais os detalhes e os traços realistas. Identifique essas características na imagem.

A sociedade

Na Península Itálica, entre os séculos quinze e dezesseis, a burguesia, formada principalmente por mercadores enriquecidos, consolidou-se e passou a desempenhar um importante papel nas cidades-Estado, contribuindo para difundir a mentalidade renascentista. Leia o texto a seguir.

A sociedade renascentista caracterizou-se por uma crescente perspectiva secularglossário . Fascinados pêla vida da cidade e ansiosos para desfrutar os prazeres terrenos que seu dinheiro podia obter, os mercadores e banqueiros ricos se afastaram da preocupação medieval com a salvação. Não que fossem descrentes ou ateus, mas cada vez mais a religião tinha de competir com as ocupações mundanas. Consequentemente, os membros da classe alta urbana davam menos atenção à religião ou, pêlo menos, não permitiam que ela interferisse em sua busca de uma vida plena. O desafio e o prazer de viver bem neste mundo pareciam mais excitantes do que a promessa do paraíso. reticências

Péri, . Civilização ocidental: uma história concisa. Tradução: Dutra e Silvana Vieira. São Paulo: Martins Fontes, 2002. página 220.

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Questão 2.

“O desafio e o prazer de viver bem neste mundo pareciam mais excitantes do que a promessa do paraíso”. Em sua opinião, o que o autor quis dizer com essa afirmação?

A vida dos pobres

O Renascimento não significou um rompimento completo da sociedade europeia com o período anterior, principalmente para grande parte da população que habitava as áreas rurais e continuava com a árdua rotina de trabalho. O cotidiano dessas pessoas ainda era profundamente marcado pelos valores religiosos, pêla pobreza, pêla fome e pêlas doenças.

Cocanha era um país mitológico presente no imaginário dos pobres e miseráveis na Europa desde o século treze. Nesse lugar, livre de doenças, havia luxo e comida em abundância.

Pintura. No centro, dois homens e uma criança deitados no chão e olhando para cima. Perto deles, uma mesa com apenas uma perna central inclinada. Sobre a mesa, objetos e alimentos. À esquerda, uma pessoa deitada com a barriga no chão, olhando o céu. Á direita, uma galinha e um porco.
O país da Cocanha, de píter blãrrôl. Óleo sôbre tela, 52centímetrospor78centímetros, 1567.

A visão de mundo renascentista

A nova perspectiva de mundo, conforme o modo de pensar renascentista, foi a base para o movimento denominado humanismo. Os humanistas, como eram chamados os seguidores dêsse movimento, acreditavam no potencial humano para criar e inovar, e entendiam a realidade de um ponto de vista firmado na crítica e na racionalidade.

dêsse modo, acreditava-se que tudo poderia ser explicado pêla observação e pêla experiência. Essa nova corrente de pensamento colocava o ser humano em destaque, em uma visão antropocêntricaglossário , fundamental para o Renascimento.

O Renascimento científico

O pensamento humanista de valorização da razão e da individualidade proporcionou o desenvolvimento de diversas áreas do conhecimento. Entre os intelectuais europeus, tornou-se cada vez mais relevante o conceito de “ser humano universal”, capaz de dominar diversas técnicas e vários campos do conhecimento.

Um dos exemplos dêsses intelectuais foi o italiano Leonardo vinti (1452-1519), inventor, engenheiro, arquiteto, matemático, pintor e escultor.

Observe a seguir um dos estudos feitos por êle, o qual mostra a técnica de perspectiva baseada em cálculos matemáticos e geométricos. Com essa técnica, o observador pôde ter noção de profundidade na cena representada.

Pintura. Esboço com várias linhas na horizontal, vertical e na diagonal. À esquerda, algumas escadarias, uma do lado da outra, sustentadas por arcos. Elas começam no primeiro plano do esboço e seguem até a parte central, seguindo uma linha diagonal. Em volta, animais e pessoas.
Estudo de perspectiva para a “Adoração dos Magos”, de Leonardo da vinti. Pena e tinta sôbre papel, 16,2centímetrospor 29cm, cêrca de 1491.

No campo da Astronomia, o polonês Nicolau Copérnico (1473-1543) criou a teoria heliocêntrica, segundo a qual o Sol era o centro do sistema planetário e a Terra e outros planetas giravam em tôrno dele.

Essa teoria contrariava a teoria geocêntrica, elaborada pêlo filósofo grego Ptolomeu e defendida pela Igreja católica, a qual dizia que a Terra era o centro do Universo.

Durante o Renascimento, os estudos baseados na observação da natureza e em experimentos permitiram novas maneiras de explicar o mundo.

Muitos avanços foram feitos no campo da Medicina, com estudos sôbre a anatomia humana realizados pêlo médico belga Vezálius (1514-1564). Em sua obra (que, traduzida do latim, significa Da Organização do Corpo Humano), publicada em 1543, Vezálius representou e descreveu com grande riqueza de detalhes diversos elementos do corpo humano, como os músculos, o coração, os vasos sanguíneos, o sistema nervoso, entre outros.

Pintura. Um círculo, dividido em doze partes, cada uma com símbolos contendo pessoas, animais e objetos. Dentro do círculo, há outros círculos menores. No centro, um círculo cor laranja com raios amarelos. Em volta, alguns círculos pequenos dispostos.  Na parte exterior do círculo, um homem e uma mulher, ambos sentados, com tecido ao redor do corpo segurando esferas. Na parte superior, há ornamentos e elementos da escrita em latim.
Representação do sistema cosmológico de Copérnico, de (1596-1665), publicada em um atlas de 1660.
Xilogravura. Um corpo humano destacando os músculos e seus ligamentos.
Xilogravura colorizada de Vezálius representando o corpo humano, de 1543.

A invenção da prensa

Um importante fator que contribuiu para a difusão das ideias renascentistas pêla Europa foi o desenvolvimento da prensa de tipos móveis, por Iorranes Gutembergue (cêrca de 1400-1468), em 1450. Diferentemente da prensa usada na China imperial, cujos tipos eram de madeira (como estudamos na unidade 2), a prensa de Gutembergue usava tipos metálicos, mais resistentes e duráveis.

Essa invenção acelerou a produção de livros, reduzindo seu custo. Antes disso, na Europa, grande parte dos livros era produzida por monges copistas e cada cópia podia levar anos até ser concluída.

História e Ciências

O método científico

Uma das mais significativas contribuições dos renascentistas para a ciência foi o desenvolvimento do método científico. Em 1637, o filósofo, físico e matemático francês Renê Decarte (1596-1650) publicou a obra Discurso sôbre o método (também conhecida como Discurso sôbre o método para bem conduzir a razão na busca da verdade dentro da ciência), na qual propôs a sistematização do pensamento na investigação científica, de modo a garantir que a razão fosse a condutora dessa atividade.

Página de livro. Na parte superior, o seguinte texto: DISCOURS DE LA METHODE Pour bien conduire sa raifon & chercher la verité dans les fciences. Plus LA DIOPTRIQVE. LES METEORES. ET LA GEOMETRIE. Lui font des effais de cete Methode. A Leyde. De L'imprimerie de Ian Maire. Avec Privilege. Há também uma pequena ilustração e um carimbo vermelho.
Folha de rosto da primeira edição da obra Discurso sôbre o método, de René Descartes, publicada em 1637.

Ao apresentar seu método, Decárte propôs a explicação matemática e racional dos fenômenos, afirmando que para a compreensão do todo faz-se necessário compreender cada uma das partes por meio da decomposição dos fenômenos e problemas estudados. Uma vez separados, cada um dos problemas deveria ser investigado e comprovado por meio de evidências. êsse processo ficou conhecido como dedução cartesiana.

Entre os processos e as etapas do método elaborado por Decárte, destacam-se os quatro princípios que o regem, indicados a seguir.

  • Tudo deve ser questionado, pois apenas a razão e as evidências comprovam a verdade.
  • Decompor o problema em questões menores e investigar cada uma delas.
  • Organizar o pensamento, partindo sempre do mais simples em direção ao mais complexo.
  • Organizar o conhecimento adquirido de fórma completa, exigindo revisões totais, para garantir que nada foi esquecido ou omitido.

O Renascimento artístico

Você já viu ou ouviu falar sôbre a pintura renascentista? Quais pintores renascentistas você conhece? Pode citar algum exemplo de obra renascentista famosa?

A produção artística provavelmente é um dos aspectos mais conhecidos do Renascimento. Muitas obras produzidas naquele período são mundialmente conhecidas e apreciadas por seus aspectos técnicos e artísticos, mas também pelos temas, que eram muito diferentes daquilo que havia sido produzido até então.

Durante o período Medieval, a arte na Europa Ocidental era voltada aos interêssis da Igreja católica, com o objetivo de instruir os fiéis e propagar a moral cristã da época. Na maioria das representações artísticas, as figuras eram apresentadas de modo estático e plano.

Analise a obra a seguir, que retrata Jesus em um episódio bíblico, no qual êle realiza a cura de cegos.

Pintura. À esquerda, dois homens, usando túnica, estão de pé. Ao lado, Jesus, homem usando túnica e tecido ao redor do corpo, com um círculo amarelo com detalhes na cabeça. Ele está de pé com as mãos estendida para frente, em direção aos olhos de um homem com túnica simples e bengala. À direita, um homem, com túnica simples inclinado sobre uma fonte de água com uma mão na água e a outra nos olhos.
Sem título, de autor desconhecido. Afresco, século onze.
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Questão 3.

Analise a pintura anterior e compare-a com a da página a seguir. Quais são as principais diferenças entre elas?

No entanto, a partir do final do século catorze, a visão humanista passou a ser cada vez mais difundida na sociedade e a arte acompanhou essa mudança. O Renascimento difundiu representações com novos temas, entre êles a temática clássica da Antiguidade greco-romana.

Muitos pintores passaram a produzir obras que se aproximavam mais da realidade, considerando a proporção, a profundidade e os detalhes da cena, dos sujeitos e de outros elementos representados, como podemos observar na pintura a seguir, de Botitcheli (1445-1510).

Pintura. À esquerda, um homem e uma mulher, com tecido ao redor do corpo e asas, voando e assoprando com a boca. No centro, uma mulher, com cabelos ruivos e longos, está de pé sobre uma concha, com a mão direita sobre o seio e a mão esquerda segurando parte dos cabelos cobrindo o quadril. À direita, uma mulher com cabelos longos e castanhos, usando um vestido florido, está segurando um tecido na direção da mulher ruiva. No fundo, um corpo de água com árvores nas margens.
O nascimento de Vênus, de Botitcheli. Têmpera sôbre tela de linho, 172,5centímetrospor278,5centímetros, cêrca de 1484.

O mecenato e a burguesia

Na época do Renascimento, muitos comerciantes e mercadores tornaram-se mecenas das artes, ou seja, passaram a financiar artistas e a apoiar as novas concepções da arte.

dêsse modo, burgueses ficavam mais conhecidos nas cidades da Europa e conseguiam aumentar seu poder e prestígio na sociedade, fortalecendo-se politicamente. Uma das principais famílias italianas de mecenas foi a família .

O têrmu mecenato tem origem na Antiguidade e foi criado em homenagem a Caio Mecenas (68 antes de Cristo-8 antes de Cristo), um influente conselheiro do imperador romano Otávio Augusto. Na época, êle patrocinou a produção de vários artistas e poetas, entre êles Virgílio, autor do poema épico Eneida.

Pintura. Destacando o busto de um homem com cabelos grisalhos e rugas, usando chapéu e uma túnica vermelha. Ele está de perfil.
Retrato póstumo de , de di . Óleo sôbre estanho, 16centímetrospor12,5centímetros, 1565-1569.

A difusão do Renascimento

A partir do final do século quinze e início do século dezesseis, as novas ideias artísticas desenvolvidas nas cidades italianas foram difundidas para outras regiões da Europa e incorporadas por intelectuais de diversas áreas do conhecimento.

As tentativas de compreensão da natureza e de seu funcionamento, características do ambiente intelectual do século quinze, podem ser percebidas nas produções artísticas da época. O espírito de investigação científica incentivou desenhos sôbre Anatomia, Engenharia, Astronomia, entre outros, como mostram muitos desenhos de Leonardo da vinti.

Os ideais clássicos de beleza da Antiguidade foram retomados no Renascimento. Os escultores aproveitaram para evidenciar valores em suas obras. Verifique o exemplo a seguir, a escultura Davi, que representa a figura humana de fórma realista, natural e anatomicamente mais precisa.

A literatura também passou a valorizar a visão antropocêntrica, voltada aos sentimentos humanos. Nessa época, a produção literária, da mesma maneira, começou a ser difundida nas línguas vernáculasglossário , o que contribuiu para maior propagação da literatura, pois antes a maioria dos textos era publicada em latim, estando ao alcance de uma pequena parcela da população.

O inglês Uilian Xêiquispíer (1564-1616) e o português Luís Vaz de Camões (1524­‑1580) são alguns dos principais expoentes da literatura renascentista.

Ilustração. Folha de papel com desenho da cabeça de uma pessoa de perfil. No crânio, desenho de um cérebro com linhas descendo para a direção do pescoço. Abaixo, texto. Na parte inferior, desenho da cabeça de uma pessoa de perfil aberta no topo, por um corte horizontal. Acima, a tampa do crânio e o cérebro com forma arredondada e linhas que descem dele.
Estudo a pena e tinta sôbre papel, de Leonardo da vinti, referente à anatomia humana, produzido no século dezesseis.
Escultura. Davi, um homem com cabelos cacheados e sem vestes, está de pé, com uma das pernas levemente inclinada, e com a mão sobre o ombro. Destaque para os detalhes da estrutura muscular da estátua.
Davi, de Miquelângelo. Mármore, 517centímetrospor199centímetros, 1501-1504.

Investigando fontes históricas

As técnicas de pintura no Renascimento

Durante o Renascimento na Europa, as técnicas artísticas passaram por diversas mudanças, influenciadas pêla nova visão de mundo que vigorava na época. Assim, foram cada vez mais valorizadas a Ciência, a Matemática e as representações realistas das pessoas e da natureza.

Observe a análise documental a seguir, que explora com mais detalhes essas novas técnicas em uma obra renascentista.

Pintura. No primeiro plano, à esquerda, pessoas, usando túnicas coloridas,  estão em pé, uma do lado da outra. Sobreposto à letra 'D'. Centralizado, Jesus, um homem, com cabelos na altura do ombro e usando túnica colorida, está segurando uma chave grande com as mãos. Sobreposto à letra 'E'. Ao lado, Pedro, um homem com cabelos brancos e barba, usando túnica colorida, está com os joelhos no chão, segurando a mesma chave que Jesus. Sobreposto à letra 'E'. À direita, um grupo de pessoas usando túnicas coloridas, algumas estão com a mãos na cintura, outras com a mão no coração, e umas olhando para as outras como se conversassem. Sobreposto à letra 'C'. No segundo plano, pessoas caminhando em tamanho menor. Sobreposto à letra 'B'. No terceiro plano, centralizado, há uma construção redonda com uma porta central. Sobreposto à letra 'A'.
Entrega das chaves, ou Cristo dando as chaves a São Pedro, de . Afresco, 335centímetrospor550centímetros, 1481-1482.

A. A entrada do edifício principal é o ponto de fuga da obra, ou seja, é o ponto da imagem para onde convergem as linhas que indicam a profundidade da cena.

B. Com a técnica da perspectiva, os elementos mais ao fundo da imagem foram representados em tamanho menor, de maneira mais parecida com a realidade.

C. Diferentemente das imagens estáticas do período Medieval, no Renascimento, as obras passaram a representar pessoas em movimento e em situações mais dinâmicas.

D. As pessoas foram representadas na obra de fórma individual, com inúmeros detalhes nas vestes e na expressividade.

E. A simetria é bastante evidente na imagem. Ou seja, se traçarmos uma linha vertical no centro da obra, é possível perceber que o lado esquerdo apresenta equilíbrio em relação ao lado direito.

Um dos grandes pintores do Renascimento foi Botitcheli, que representava em suas obras principalmente temas relacionados à Antiguidade Clássica e à religiosidade cristã. Observe a seguir uma de suas pinturas e realize as atividades propostas.

Pintura. No primeiro plano, centralizado, um homem com roupas brancas e uma mulher com roupas azuis. Eles estão de perfil e com as mãos dadas, um de frente para o outro. À esquerda, um homem, com roupas coloridas e cabelos longos, está inclinado em direção ao homem com roupas azuis. Sobreposto à letra 'A'. Ao redor, várias pessoas com roupas coloridas. Algumas estão sentadas, outras em pé, e algumas se olhando e conversando. Há também alguns anjos. Em segundo plano, representado em tamanho menor, há uma pessoa olhando na direção das pessoas ao centro. Sobreposto à letra 'B'. No terceiro plano, centralizado, há uma construção em formato retangular, com o telhado em formato triangular e uma porta central. Sobreposto à letra 'C'. Ao redor, vegetação.
As tentações de Cristo, de Botitcheli. Afresco, 345centímetrospor550centímetros, 1481-1482.
  1. Descreva no caderno a imagem apresentada nesta página e destaque os elementos dela que remetem à imagem da página anterior.
  2. Em qual das letras está localizado o ponto de fuga da obra?
  3. Considerando a disposição dos elementos na cena, a obra pode ser considerada simétrica? Por quê?
  4. Analise as figuras indicadas com as letras A e B. Por que elas foram representadas com tamanhos diferentes? Explique essa técnica característica do Renascimento.
  5. Podemos afirmar que a nova visão de mundo característica do Renascimento influenciou o campo artístico? Justifique sua resposta.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

  1. Por que o período do Renascimento recebeu êsse nome? O que significa “renascimento”, nesse caso?
  2. Qual foi o papel do humanismo para o movimento renascentista?
  3. Por que as ideias de Copérnico foram importantes? O que êle propunha?
  4. Como funcionava a prensa desenvolvida por Gutembergue?
  5. De que maneira as mudanças na mentalidade europeia refletiram na produção artística dos séculos catorze a dezesseis?

Aprofundando os conhecimentos

6. O texto a seguir aborda um dos conceitos estudados ao longo do capítulo. Leia-o, analise a imagem e, depois, responda às questões.

O têrmu Humanismo surgiu no século dezesseis para designar as atitudes renascentistas que enfatizavam o homem e sua posição privilegiada na Terra. reticências O Humanismo é comumente definido como um empreendimento moral e intelectual que colocava o homem no centro dos estudos e das preocupações espirituais, buscando construir o mais alto tipo de humanidade possível. É preciso ressaltar, no entanto, que os humanistas não seguiam uma única filosofia, ou seja, não formavam um grupo homogêneo. Em comum, compartilhavam ape­nas o entusiasmo pêlo estudo dos clássicos gregos e latinos.

reticências

SILVA, Kalina Vanderlei; SILVA, Maciel Henrique. Dicionário de conceitos históricos. 2. edição São Paulo: Contexto, 2006. página 193.

Desenho. Um homem sem vestes, dentro de um quadrado e uma circunferência. Ele está em pé, com os pés juntos, encostados no lado inferior do quadrado, e os braços estendidos horizontalmente, encostando as pontas dos dedos nos lados do quadrado. Há também a projeção das pernas dele mais afastadas, com os pés encostados na circunferência, e os braços erguidos, tocando a circunferência.
Homem vitruviano, desenho produzido por Leonardo vinti, em 1492.
  1. Qual é o conceito explicado no texto? Como êle é definido?
  2. Em qual contexto histórico a imagem foi produzida? Descreva-a.
  3. É possível estabelecer uma relação entre o conceito descrito no texto e a imagem? Explique.

7. Leia o texto a seguir e, depois, responda às questões.

No Renascimento, artistas como Leonardo [da vinti] aproximaram-se de médicos-anatomistas para retratar melhor a fórma humana em pinturas e esculturas. êles foram chamados de “artistas- -anatomistas”, segundo (Universidade de Stanford) e Saunders (Universidade da Califórnia), que organizaram e traduziram, do italiano para o inglês, os textos de anatomia de Leonardo vinti. “Embora fosse fundamentalmente um artista, [Leonardo] considerava a anatomia como reticências algo mais que simples coadjuvante da arte. Essa atitude o levou a prosseguir com seus estudos, de tal maneira que seus conhecimentos anatômicos ultrapassaram aqueles que seriam suficientes para desempenhar sua arte”, afirmam no livro.

De fato, os desenhos dêsse estudo de Leonardo são anotações, um roteiro de pontos que seriam ainda detalhados e esclarecidos para a publicação de um tratado de anatomia. Os detalhes, os côrtes e os ângulos das figuras impressionam pêlo realismo e respeito pêla proporcionalidade que existe no corpo humano. A influência da engenharia e da matemática é visível: roldanas, fórmas geométricas e engrenagens estão presentes nas gravuras, ao lado de estruturas ósseas, de conjuntos de tendões e músculos, indícios de que êle recorreu a cálculos para interpretar os movimentos e a funcionalidade dos elementos anatômicos que observou.

reticências

SILVA, Alessandro. Leonardo da vinti, o desbravador do corpo humano. Jornal da unicâmpi, Campinas, número 568, julho/agosto 2013. Disponível em: https://oeds.link/UUyZUV. Acesso em: 26 março 2022.

  1. O que caracterizava os chamados “artistas-anatomistas”? Qual artista citado no texto fazia parte dêsse grupo?
  2. Além da Anatomia, que outras áreas científicas eram exploradas por vinti em suas obras? Como isso pode ser percebido?
  3. Em sua opinião, as outras áreas do conhecimento podem contribuir para o desenvolvimento da Arte atualmente? Como isso seria possível?

Glossário

Secular
: nesse sentido, algo mundano, não relacionado à religião.
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Antropocêntrico
: relativo ao antropocentrismo, fórma de pensamento que atribui ao ser humano posição central em relação ao restante do mundo. O antropocentrismo se opunha ao teocentrismo, que considerava Deus o centro de tudo.
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Vernáculo
: idioma próprio de um país ou de uma região.
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