UNIDADE 6 A colonização da América

Gravura. Vista de um território, cortado por um corpo de água. À esquerda, na parte superior, cercamento de madeira em formato circular com indígenas do lado de dentro e em volta de uma fogueira. Ao redor, indígenas com adereços coloridos e arcos e flechas. À direita, cercamento de madeira em formato circular com europeus do lado de dentro e com canhões. Ao redor, europeus com armas, apontando para os indígenas.  No corpo de água que corta o território, há duas embarcações de europeus com armas apontadas para os indígenas. Na parte inferior, uma embarcação grande perto de uma construção de pedra.
Gravura produzida por , no final do século dezesseis, representando a resistência indígena à invasão de seu território pelos europeus.

A partir do século dezesseis, espanhóis e portugueses iniciaram um processo de conquista e colonização das terras que hoje formam a América, transformando profundamente as sociedades indígenas que habitavam o continente.

Nesse processo de colonização e de encontro de diferentes culturas, as relações entre indígenas e europeus foram marcadas por conflitos, influenciando a história dos povos e das sociedades em todo o continente americano.

Iniciando a conversa

  1. Descreva a imagem apresentada nesta abertura.
  2. O que você sabe sôbre a colonização da América?
  3. De acôrdo com a gravura de , o processo de colonização ocorreu de maneira pacífica? Converse com os colegas sôbre o assunto.

Agora vamos estudar...

  • a chegada dos espanhóis à América;
  • a conquista e a colonização espanhola;
  • os portugueses no Brasil;
  • os primeiros anos de ocupação da América portuguesa.

CAPÍTULO 12 A América espanhola

Quando os europeus desembarcaram na América, em 1492, havia cêrca de 50 milhões de indígenas habitando o território. Essa população foi drasticamente reduzida ao longo dos anos de invasão e de ocupação europeia.

Em 1492, algumas sociedades indígenas da América formavam poderosos reinos e impérios, muito ricos, politicamente organizados, e com uma cultura sofisticada.

No entanto, a visão dos europeus com relação a povos era etnocêntrica, pois depreciava os valores e o modo de vida próprios das culturas indígenas. Em muitos relatos europeus, as populações nativas eram descritas como “bárbaras e selvagens”.

A queda do Estado Asteca

Em 1518, os espanhóis chegaram ao território asteca, atual região do México. êles foram recebidos com presentes, entre os quais vários objetos de ouro, provocando grande interêsse nos espanhóis em conquistar o território.

Então, os espanhóis empreenderam outras expedições à região. Uma delas, comandada por cortés, em 1519, reuniu centenas de tripulantes e muitas peças de artilharia, além de cavalos, animais até então desconhecidos pelos nativos americanos.

O mapa a seguir representa Tenochtitlán, a capital asteca, após a conquista, em 1521. O modo como o local e seus habitantes foram representados indica que provavelmente o mapa foi pintado por um asteca.

Mapa. Ao centro, porção de terra envolto por um corpo de água. Dentro da porção de terra, há linhas tracejadas indicando caminhos. Na porção de água, há pequenas embarcações. Ao redor do corpo de água, outra porção de terra com várias linhas tracejadas indicando  caminhos. Em algumas, há pessoas caminhando.
Tenochtitlán1521. Mapa pintado à mão em dois pedaços de pergaminho unidos, 75centímetrospor144centímetros, 1550. Detalhe.
Ícone ‘Atividade oral’.

Questão 1.

Em sua opinião, os conhecimentos de um asteca foram importantes para a construção do mapa apresentado anteriormente?


Sem saber das intenções dos espanhóis, o governante asteca Montezuma recebeu-os como visitantes, oferecendo-lhes alojamento em seu palácio. Aproveitando-se da confiança do governante, os espanhóis, então, deram início a uma série de ataques violentos contra os nativos, mas foram duramente reprimidos.

Após essa derrota, cortés reorganizou suas tropas, armou um cerco contra Tenochtitlán e Montezuma foi assassinado. Apesar da superioridade populacional e da grande resistência do Estado Asteca, em 1521 êle chegou ao fim com o domínio dos espanhóis.

A conquista do Império Inca

A partir de 1520, os espanhóis realizaram várias expedições para reconhecer o território do Império Inca, então localizado na cordilheira dos Andes. Em 1531, a tropa liderada por Francisco pizarro, formada por 180 homens fortemente armados, invadiu as terras incas.

Nessa época, o Império Inca estava atravessando um período de conflitos internos. Além disso, os irmãos Atarrualpa e ruáscar disputavam o trono. Atarrualpa saiu vitorioso, tornando-se governante.

O Império Inca ficou bastante fragilizado pêla crise, permitindo que pizarro se aproveitasse dessa situação para capturar Atarrualpa, em 1532, na cidade de Carramárca (no atual Peru). As tropas de pizarro executaram Atarrualpa e apoderaram-se de Carramárca.

Apesar da forte resistência indígena, a conquista espanhola estendeu-se pêlas demais regiões do Peru. Cuzco, capital do Império, foi tomada no ano seguinte, mas somente em 1572, quando o último governante inca, tupác amarú, foi morto pelos invasores, os incas foram totalmente dominados.

Gravura. Na parte superior, há o texto: CONQVISTA ATAGVALPAINGACIVIDAD DECAXAMARCA ENSVTRONO VSNO.
Ao centro, Atahualpa, um homem, vestindo um manto vermelho, coroa e cetro dourado, sentando em um trono sobre um altar. À esquerda, dois homens, vestindo armaduras de metal, estão de perfil e olhando Atahualpa. À direita, um homem, calvo e usando batina marrom, segura um livro com as mãos enquanto olha para Atahualpa. Ao lado, um homem, com casaco, chapéu, calças e meias até os joelhos, está de perfil e com uma das mãos levemente levantadas com um dedo erguido. Ao fundo, varias pessoas com roupas marrom até os joelhos, adereço colorido na cabeça e lanças nas mãos.
Ilustração que representa o primeiro encontro de pizarro com Atarrualpa, em 1532. Extraída da obra de Felipe guamán Aiála, século dezesseis.

A administração das colônias

Após as guerras de conquista, os espanhóis iniciaram o processo de colonização das terras na América. O território foi dividido em vice-reinos.

Em 1535, foi criado o Vice-Reino da Nova Espanha, englobando o território do atual México e de parte da América Central. O Vice-Reino do Peru, criado em 1542, incluía parte das colônias espanholas da América do Sul.

Cada um deles era governado por um vice-rei, responsável por assuntos administrativos, mi­litares e religiosos. O vice-rei tam­bém exercia o papel de juiz nas , que eram tribunais responsáveis por aplicar a justiça nas colônias.

As cidades maiores tinham um órgão importante, o cabíldo, responsável pêla administração municipal e geralmente controlado pelos colonizadores mais ricos.

Os vice-reinos da América espanhola (séc. XVI)

Mapa. Os vice-reinos da América espanhola (século 16). Mapa territorial de parte da América do Norte, América Central e América do Sul. Conforme a legenda: Vice-Reino da Nova Espanha: Porção de terra localizado na região sul da América do Norte e parte da América Central. Cidades destacadas: Santa Fé, St. Augustine, Cidade do México, Vera Cruz, Mérida, Havana e Santo Domingo. Vice-Reino do Peru: Faixa de terra que se estende pela costa oeste e partes da região central da América do Sul. Cidades destacadas: Caracas, Cartagena, Panamá, Santa Fé de Bogotá, Quito, Lima, Cuzco, La Paz, Potosí, Santiago, Concepción, Assunção e Buenos Aires. Na parte inferior à esquerda, planisfério destacando parte da América. À direita, representação da rosa dos ventos e, abaixo, escala de 1300 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: blék, diéremi. World History Atlas. Londres: dórlin quínderslei, 2005. página 7879.

Ícone ‘Atividade oral’.

Questão 2.

Após observar o mapa, identifique duas cidades que faziam parte do Vice-Reino da Espanha e duas cidades do Vice-Reino do Peru.

A sociedade colonial

A sociedade espanhola colonial estava dividida em cinco grupos distintos.

tchápetones: eram os espanhóis que migraram para a América. Ocupavam os cargos administrativos mais importantes e eram donos de grandes fazendas e de minas e responsáveis pêlo comércio entre as colônias e a metrópole.

criôlos: eram os descendentes de espanhóis nascidos na América. Também pos­suíam terras e minas, mas exerciam cargos inferiores aos dos tchápetones na administração colonial. Com os tchápetones, formavam a elite colonial.

Mestiços: eram filhos de espanhóis, ou de descendentes de espanhóis, com indígenas. Dedicavam-se a diferentes atividades, como o pequeno comércio, o artesanato e a administração de propriedades rurais.

Indígenas: grupo formado por grande variedade de povos nativos. A mão de obra dêsse grupo era utilizada nas minas, na agricultura e nas obras públicas.

Africanos e afrodescendentes escravizados: a presença deles foi mais comum no Caribe e em partes da América do Sul. Sua mão de obra foi utilizada principalmente na produção de açúcar e em atividades mineradoras.

Trabalho indígena

A mão de obra indígena foi predominante na maior parte da América espanhola. O trabalho forçado por meio da mita e da encomienda eram os mais comuns.

A mita era uma espécie de imposto pago pelos indígenas na fórma de trabalho. êsse sistema já era utilizado pelos povos incas e foi adaptado pelos espanhóis, sendo amplamente empregado na mineração e nas obras públicas, principalmente no Vice-Reino do Peru. Por meio dêsse sistema, alguns indígenas eram retirados de suas comunidades e forçados a trabalhar em outra região da colônia. êles recebiam apenas um pequeno pagamento em troca de seu trabalho e só podiam sair mediante autorização. Por causa das péssimas condições de trabalho e dos maus-tratos sofridos, milhares de indígenas submetidos a êsse sistema morreram.

Na encomienda, era estabelecido um contrato entre um colono e a Coroa espanhola. O colono (o encomendero) podia explorar o trabalho ou cobrar tributos de uma comunidade indígena mediante o pagamento de taxas à Coroa. Por meio do contrato, o colono era responsável por vestir, alimentar e catequizar os indígenas explorados.

Representação da exploração do trabalho inca pelos colonizadores europeus.

Gravura. Na parte superior, há o texto: DELOSTANBOS ESPANOLGVAGANÑ DO DESTE REYO COMOENCATILLA. Abaixo, ilustração de um indígena, vestindo roupa marrom e tecido vermelho ao redor do corpo, segurando um objeto comprido e cilíndrico com uma mão e uma espada com a outra. Nas costas, carrega um objeto em formato retangular na cor cinza. À direita, um homem com barba, usando farda, capa azul e chapéu, está montado em um cavalo com o dedo apontado para cima e olhando na direção do indígena.
Gravura do início do século dezessete, extraída do livro A primeira nova crônica e bom govêrno, do espanhol Felipe guamãn pôma de aiála.

Influência da Igreja

Durante a colonização, diferentes ordens religiosas católicas foram responsáveis pêla tarefa de catequizar os indígenas, exercendo importante papel na dominação dos povos nativos. A catequização enfraquecia os laços de identidade existentes entre os indígenas, pois procurava substituir sua cultura tradicional pêla cultura europeia.

Em muitos aspectos, a atuação da Igreja foi contraditória. Em diversas ocasiões, ela auxiliou a metrópole a controlar os indígenas e participou diretamente da exploração de sua mão de obra. Por outro lado, muitos membros da Igreja agiram na defesa dos nativos, tentando proteger a vida deles e diminuir as crueldades praticadas pelos colonizadores.

A conquista do México segundo Bernardino de sarragun

A dominação dos colonizadores espanhóis sôbre Tenochtitlán, capital asteca, foi marcada por muita violência e cobiça. Parte da história dessa dominação foi escrita por Bernardino de sarragun, missionário franciscano que viveu no México no século dezesseis.

Durante aproximadamente 30 anos, êle escreveu a obra História geral das coisas da Nova Espanha, trabalho enciclopédico composto de 12 livros sôbre a história e a cultura do povo asteca, publicado entre 1575 e 1577. Essa publicação também ficou conhecida como . O Livro 12 dessa obra trata especificamente da conquista do México.

Os livros foram escritos com base em relatos históricos de indígenas que testemunharam a conquista espanhola. Os relatos históricos são importantes fontes de estudos, pois permitem que episódios importantes da história sejam compreendidos a partir de diferentes pontos de vista.

Fac-símile. Na parte superior, há um texto. Na parte inferior, ilustrações de homens usando armadura, capacete com plumas e montados em cavalos. Um deles está na frente dos demais e  segurando uma bandeira.
fác símile de páginas da obra História geral das coisas da Nova Espanha, publicada entre 1575 e 1577.

Leia a seguir um trecho da obra de sarragun, que trata da relação dos colonizadores espanhóis com Montezuma, governante asteca que hospedou os europeus em seu palácio lógo após a chegada deles ao território asteca.

Os conquistadores mostram seu interêsse pêlo ouro

Quando os espanhóis instalaram-se, em seguida interrogaram Motecuhzomaglossário a respeito dos recursos e reservas da cidade: as insígnias guerreiras, os escudos; muito procuravam e muito exigiam o ouro.

E rápido vai-lhes guiando. Vai cercado, acossado. êle vai no meio, vai adiante deles. Vão-lhe comprimindo, vão-lhe acossando.

E quando chegaram à casa do tesouro, chamada , tiram para fóratodos os objetos feitos com plumas, como colêtis de pluma de , escudos preciosos, discos de ouro, os colares dos índios, as lunetas para o nariz feitas de ouro, as correntes de ouro, pulseiras de ouro, os diademas de ouro.

Imediatamente foi despojado de todos os escudos de ouro, assim como todas as insígnias. E em seguida fizeram uma grande bola de ouro, e botaram fogo, incendiaram, queimaram tudo o que restava, por mais valioso que fosse: com o que tudo ardeu.

Quanto ao ouro, os espanhóis reduziram tudo a barras, e ficaram com todas as chalchihuitesglossário que acharam mais bonitas; mas todas as outras dêsse tipo de pedra ficaram para os tlaxcaltecasglossário .

[...]

sarragun, Bernardino. Os conquistadores mostram seu interêsse pêlo ouro. ín: , Miguel. A visão dos vencidos: a tragédia da conquista narrada pelos astecas. Tradução: Carlos e Jác . Pôrto Alegre: Ele e Pê ême, 1985. página 77.

Agora, responda às questões a seguir.

Ícone ‘Atividade oral’.

1. De acôrdo com o relato histórico apresentado, como os espanhóis agiram em relação ao governante asteca Montezuma?

Ícone ‘Atividade oral’.

2. Por que os relatos históricos são fontes importantes para o estudo da História?

Ícone 'Atividade oral'. Ícone 'Em grupo'.

3. Em sua opinião, qual é a importância de mostrar a visão dos povos dominados sôbre a história da conquista da América? Discuta com os colegas e troquem ideias sôbre o assunto. Por fim, baseando-se na discussão com os colegas, reflita se sua opinião ainda é a mesma.

Os povos indígenas na atualidade

Com base no que você estudou até aqui, será que podemos afirmar que o processo de conquista e colonização da América espanhola afetou os povos indígenas que vivem atualmente no território? De que maneira?

Só é possível compreender a situação atual dos povos indígenas na América Latinaglossário se levarmos em consideração o processo histórico iniciado com a chegada dos colonizadores europeus ao continente. A violência e a exploração sofridas pelos indígenas, durante a conquista e nos anos seguintes, marcaram profundamente essas sociedades.

De acôrdo com a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (cepál), nos dias atuais, os indígenas constituem aproximadamente 8,3% da população da América Latina, com quase 45 milhões de indivíduos que representam mais de 800 povos e culturas distintos.

povos enfrentam realidades diferentes em cada região. Em geral, muitos deles ainda lutam por melhores condições de vida e por direitos que lhes garantam mais dignidade ou mesmo para que os direitos já conquistados sejam cumpridos. Conheça a seguir um pouco mais sôbre povos.

Mapuche

Os Mapuche são um povo indígena que vive atualmente no sul do Chile e da Argentina. Durante a colonização da América pelos espanhóis, indígenas os enfrentaram com forte resistência, conquistando a autonomia do território que ocupavam.

Ao longo do tempo, principalmente durante o século vinte, parte dos territórios mapuches foi ocupada por latifundiários e por empresários que desejavam explorar economicamente a região. Atualmente, os indígenas lutam pêla devolução dêsses territórios ao seu povo.

Fotografia. Mulheres indígenas com adorno nos cabelos, usando roupas escuras. Elas estão segurando baquetas sobre tambores, com a boca aberta.
Mulheres Mapúche em protesto por maior autonomia e liberdade às suas comunidades, no centro de Santigo, Chile, em 2021.

Quéchua e Aimará

Dois dos maiores grupos de povos indígenas que habitam a América Latina são os Quéchua e os Aimará. A principal identidade dêsses grupos é a língua falada por êles.

Atualmente, o quéchua, antiga língua indígena adotada pelos incas, é falado por aproximadamente 11 milhões de pessoas de diferentes grupos étnicos, principalmente nos países onde é uma das línguas oficiais, como é o caso do Peru, da Bolívia e do Equador.

A língua aimará é falada por aproximadamente 2 milhões de pessoas, principalmente na Bolívia e no Peru.

povos ainda lutam para ampliar e melhorar os serviços oferecidos pêlo Estado aos indígenas, como saúde e educação.

Fotografia. À esquerda, duas mulheres, usando roupas coloridas, estão caminhando em uma rua com muitas barracas com mercadorias penduradas, como chapéus e roupas. Ao fundo, pessoas caminhando entre as barracas.
Mulheres aimará participando de um desfile, na cidade de lá pás, Bolívia, em 2021.

Povos descendentes dos maias

Aproximadamente 6 milhões de indígenas descendentes de povos maias vivem hoje em regiões da Guatemala, de Honduras, de Belize e do México. Muitos dêsses povos procuram preservar suas antigas tradições, embora também tenham incorporado parte da cultura dos colonizadores, como o cristianismo. Apesar de ter havido fusão entre a religião maia e o cristianismo, as crenças de seus antepassados não foram abandonadas, sendo conservados muitos de seus costumes, modos de ver o mundo e rituais. Assim, uma das lutas dêsses povos é para que sua religiosidade seja respeitada e tenha espaço para se desenvolver.

Fotografia. À esquerda, duas mulheres, usando roupas coloridas, estão caminhando em uma rua com muitas barracas com mercadorias penduradas, como chapéus e roupas. Ao fundo, pessoas caminhando entre as barracas.
Descendentes dos maias em mercado tradicional de compra e venda de artesanato, na cidade de xixicastenãngo, Guatemala, em 2020.

Investigando fontes históricas

As representações da conquista

Os espanhóis produziram diversas imagens sôbre os acontecimentos da época dos primeiros contatos com os indígenas. Além de retratos acêrca do dia a dia asteca, por exemplo, eles produziram imagens que tratam da conquista, registrando a visão que tinham sôbre os eventos ocorridos nesse processo.

O primeiro contato entre indígenas e europeus foi representado em códicesglossário . Um dêsses códices foi produzido pêlo religioso espanhol Diego Durán, no século dezesseis. Observe a seguir a análise de uma das ilustrações do chamado Códice Durán. Ela representa como teria sido o encontro entre europeus e astecas.

Gravura. À esquerda, um grupo de homens usando armaduras de metal e segurando lanças. Um deles está com um objeto, marrom, longo e cilíndrico, inclinado. Sobreposto à letra 'A'. Ao lado, um homem, vestindo camiseta com manga comprida, calças e meias até o joelho, está segurando com as mãos um cavalo e uma lança. Sobreposto à letra 'E'. À direita, Hernán Cortés, homem, usando roupas vermelhas, está segurando com a mão um chapéu. Sobreposto à letra 'B'. Seguido, um grupo de pessoas usando um chapéu branco e tecido ao redor do corpo. Sobreposto à letra 'C'. Uma das pessoas está com os braços estendidos na direção de Hernán Cortés, segurando um adereço em formato circular, na cor verde com detalhes em vermelho. Sobreposto à letra 'D'.
Gravura extraída do Códice Durán, produzido no século dezesseis, mostrando o encontro entre cortés e Montezuma.

A. Além de armaduras, os espanhóis trouxeram armas, como arcabuzesglossário e lanças.

B. cortés foi representado à frente dos espanhóis, em posição de liderança.

C. Os astecas foram representados com vestes tradicionais e adereços na cabeça.

D. De acôrdo com alguns estudos, a princípio, os astecas acreditaram que os europeus fossem mensageiros divinos. Por isso, na imagem, estão entregando um presente aos espanhóis.

E. Os cavalos eram novidade para os astecas, pois na América não havia animais.

Agora, analise outra imagem presente na obra de Durán. Aproveite para compará-la ao códice da página anterior. Depois, faça o que se pede.

Gravura. À esquerda, dentro de um quadrado cinza com várias divisões, há homens usando armaduras, segurando lanças, arcabuzes e bestas. Sobreposto ao número '1'. À direita, um grupo de indígenas com lanças e escudos.  Um deles está vestido com roupa de águia. Sobreposto ao número '3'. Outro homem está vestido com uma roupa de jaguar. Sobreposto ao número '2'. Eles estão com as lanças apontadas para os homens com armaduras.
Gravura extraída do Códice Durán, produzido no século , representando um embate entre espanhóis e astecas.

1. Analise a gravura anterior, extraída do Códice Durán, e a representação das personagens. Copie o quadro a seguir no caderno e complete-o com informações correspondentes aos guerreiros representados. Você poderá descrever, por exemplo, as roupas, as armas, a postura e outros elementos que caracterizam cada um deles.

Ícone modelo.

1

Militares espanhóis armados.

2

Guerreiro asteca da ordem dos Jaguares.

3

Guerreiro asteca da ordem das Águias.

  1. Com base na observação da gravura anterior, levante hipóteses sôbre a resistência dos materiais e tipos de armas utilizados pelos guerreiros espanhóis e astecas.
  2. Os astecas aparecem armados na imagem da página anterior? Justifique sua resposta com base nos elementos representados.
  3. Compare a imagem desta página com a da página anterior e descreva o modo como os espanhóis foram mostrados em cada uma delas.
  4. Em sua opinião, a representação da relação dos astecas com os espanhóis alterou-se de uma imagem para a outra? Por quê?
  5. As duas imagens desta seção constam na obra de um religioso espanhol. O que isso nos indica sôbre o ponto de vista dessas representações?

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

  1. Descreva como foi a expedição que deu início à destruição do Estado Asteca.
  2. Copie o quadro a seguir no caderno e complete os espaços com as informações sôbre a divisão da sociedade colonial da América espanhola.
Ícone modelo.

Grupos

Descrições

Descendentes de espanhóis nascidos na América. Possuíam terras e minas, mas exerciam cargos inferiores na administração colonial.

Chapetones

Presentes principalmente no Caribe e em partes da América do Sul. Sua mão de obra foi utilizada sobretudo na produção de açúcar e na mineração.

Grupo formado por grande variedade de povos cuja mão de obra foi utilizada nas minas, na agricultura e nas obras públicas.

Mestiços

Aprofundando os conhecimentos

3. A chegada dos espanhóis à América teve consequências marcantes para a população nativa. Formem grupos, analisem as informações do texto e respondam às questões.

reticências

Para conseguir os 20 mil quilos de ouro, remetidos à Espanha [...], os espanhóis saquearam, mataram e roubaram. Os historiadores discutem o número de mortos, mas ninguém nega a tragédia. Se a ilha de São Domingos tinha 8 milhões de habitantes em 1492, em 1514 restavam 32 mil homens. Se o vale do México comportava 25 milhões de pessoas, no final do século não passava de 70 mil. Sessenta e oito por cento dos maias pereceram nas mãos dos espanhóis. A população do Peru, que em 1530 era calculada em 10 milhões, em 1560 caiu para 2,5 milhões. Um desastre demográfico.

Os europeus dizimaram os construtores de uma civilização que em muitos aspectos superava a sua, desestruturaram um sistema produtivo que permitia a alimentação de milhões de pessoas, queimaram os avanços científicos transmitidos por gerações de americanos e, sobretudo, destruíram as possibilidades de um desenvolvimento autônomo.

reticências

PEREGALLI, Enrique. A América que os europeus encontraram. 13. edição São Paulo: Atual, 1994. página 6-7. (Coleção Discutindo a História).

  1. Segundo o autor, o que motivou tantas mortes no território americano?
  2. Como as civilizações maia, asteca e inca foram caracterizadas no texto?
  3. Além das mortes de indígenas, quais são as outras consequências da conquista da América pelos espanhóis? Reflita sôbre o com os colegas e anote no caderno a conclusão de vocês.

4. O papel dos intérpretes nativos foi decisivo para a comunicação entre espanhóis e astecas. O comandante cortés, por exemplo, teve uma intérprete conhecida como Malinche. Com seu trabalho, Malinche permitiu que os espanhóis se comunicassem com outros líderes indígenas e conseguissem o apôio de grupos nativos que se consideravam inimigos dos astecas e que viam com “bons olhos” a queda do governante. Leia o texto e analise a imagem.

reticências

Nessa época, a figura do intérprete ocupava um lugar importante entre os europeus, que se serviram de tradutores desde as primeiras incursões na América, e entre os nativos, que utilizavam indivíduos falantes de outro idioma para comunicar-se nesse grande mosaico linguístico que era a América. O aparecimento de Malinche serviu, nesse caso, para viabilizar a comunicação, selar alianças e promover a negociação entre cortés e os povos contatados. Além do conhecimento do náhuatl reticências, Malinche também entendia o discurso elaborado e a evocação das palavras apropriadas conforme a idade, o gênero e a posição social do interlocutor. reticências

JOSÉ, Maria Emília Granduque. A imagem de Malinche pêlas crônicas da conquista espanhola do México (século dezesseis). Dimensões, verdadeiro. 29, 2012. página 339.

Gravura. Na parte superior, há o texto: Tenochtlan. À esquerda, três pessoas, usando adereços com penas nos cabelos e tecido ao redor do corpo, estão de pé. Ao lado, um homem com adereço de pena nos cabelos, usando capa, está sentado em uma cadeira de madeira e apontando o dedo na direção de um objeto em formato circular com adereço de penas no meio. À direita, um homem, usando chapéu, camisa, calça e botas, está sentado em uma cadeira e apontando o dedo para o objeto em formato circular com adereço de penas. Os dois homens sentados estão de frente um para o outro. Ao lado, uma mulher, de cabelos lisos e longos, usando vestido e um poncho sobreposto. Na parte inferior, alguns pássaros no chão. Dois deles estão dentro de gaiolas.
Gravura extraída do Códice Florentino, do século dezesseis, mostrando um diálogo entre cortés e Montezuma.
  1. Identifique na imagem a figura de Malinche e descreva como ela foi representada.
  2. Identifique também as representações de cortés e Montezuma. Como você chegou a essa conclusão?
  3. Qual foi o papel desempenhado por Malinche no processo de conquista?
  4. De acôrdo com o texto, qual era o diferencial de Malinche como intérprete?
  5. Em sua opinião, que tipo de problemas poderiam ocorrer por causa da má comunicação entre os diferentes povos?
  6. Em grupo, faça uma pesquisa em livros, em revistas e na internet e procure informações sôbre o trabalho de intérprete na atualidade. Responda às seguintes questões:
  • Em que áreas o intérprete pode atuar?
  • Qual é sua importância?
  • Quais são os requisitos necessários para se tornar um intérprete?

5. A Igreja católica teve um papel muito importante no processo de conquista da América espanhola. Analise a imagem a seguir e responda às questões.

Capa de livro. Na parte superior, título do livro: Biblioteca del niño mexicano. Fray Bartolome de las Casas o la proteccion de los  indios. No centro, ilustração de um homem calvo, usando batina branca e uma capa preta, está de pé com a mão sobre o ombro de um indígena. O indígena está usando tecido ao redor da cintura, cabelos preso no topo da cabeça, com os joelhos no chão e as mãos juntas na frente do corpo. Ao lado, uma criança indígena, com tecido ao redor da cintura, segurando na batina do homem. Atrás, uma mulher, com poncho e com cabelos amarrados, está com os joelhos no chão, a cabeça baixa e um lenço sobre o rosto. Na parte inferior, há o texto: Maucci H.os México.
Capa do livro Frei Bartolomeu de Las Cássas ou a Proteção dos Índios, de Heriberto Frias. Biblioteca del Niño Mexicano, México, 1900.
  1. Quem são as pessoas representadas na imagem? Como elas são caracterizadas?
  2. De acôrdo com a imagem, como a Igreja católica atuou com as comunidades indígenas durante o processo de conquista da América?
  3. A Igreja católica sempre agiu dessa fórma durante o processo de conquista? Por quê?
  4. Qual foi a importância dos religiosos católicos no processo de conquista da América?

Glossário

Motecuhzoma
: refere-se ao governante Montezuma (grafia adaptada à língua portuguesa).
Voltar para o texto
Chalchihuites
: pedras preciosas de côr verde.
Voltar para o texto
Tlaxcaltecas
: povo que se tornou aliado dos espanhóis na invasão de Tenochtitlán.
Voltar para o texto
América Latina
: região do continente americano que reúne países cujas línguas derivam do latim, como português, espanhol e francês. A América Latina engloba 20 países, entre êles o Brasil, a Argentina, o Peru, o Haiti e a Costa Rica.
Voltar para o texto
Códice
: tipo de livro usado para registrar atividades do cotidiano, práticas religiosas, pagamento de tributos etcétera
Voltar para o texto
Arcabuz
: tipo de arma de fogo portátil, similar a uma espingarda.
Voltar para o texto